sexta-feira, 23 de março de 2012

ECO BAIRRO



Foi realizada no dia 19, na sede da ACPW, por iniciativa da Administração Regional, uma reunião cujo objetivo era informar a comunidade sobre o projeto de transformação do Park Way em um eco bairro.
Presentes estavam o Administrador Regional do Park Way acompanhado por seus funcionários, os membros da diretoria das duas Associações, moradores do Park Way, Vargem Bonita e feirantes.
A apresentação ficou a cargo da Camila Coutinho, técnica da Administração Regional, que iniciou sua exibição discorrendo sobre os vários eco bairros que existem em outros países. Comparou o Park Way com bairros modelos internacionais e depois informou aos presentes que o projeto de transformar o Park Way em eco bairro já tinha sido aprovado pelo IBRAM e que, caso a comunidade estivesse de acordo, em breve seria incluído no PDOT.
Os apresentadores enfatizaram as vantagens do eco bairro para a comunidade, com o conseqüente aumento da qualidade de vida, porém, nenhum documento foi fornecido aos presentes, prejudicando uma avaliação mais detalhada. O Administrador Regional se comprometeu a fornecer aos líderes das Associações as minutas dos documentos elaborados até o momento para críticas e sugestões dos moradores. Informou também que uma audiência pública oficial seria realizada antes do encaminhamento do projeto à Câmara Distrital.
No que se refere às mudanças que ocorreriam no Park Way, caso a transformação em eco bairro fosse implementada, Camila disse que as áreas verdes seriam transformadas em parques e que nesses parques seriam criados pólos de atração turística, como museus, escolas de educação ambiental, serviços públicos.
O primeiro parque a ser criado seria o da quadra 14 onde se encontra, atualmente, a feirinha. Esse Parque seria vivencial e ecológico e comportaria áreas arborizadas, ciclovias, play ground, coreto, quatro quadras de vôlei e um campo de futebol.
Comentários:
Com relação à implantação do projeto eco bairro, a PWR entende que a proposta, conforme apresentada é boa, uma vez que caminha da direção da preservação da integralidade do Park Way, da conservação ambiental, da contenção do adensamento demográfico, da proteção do bioma do cerrado, entre outros pontos destacados.
No entanto, como nenhum documento formal foi apresentado aos presentes durante a reunião, não nos é possível avaliar conclusivamente a proposta.
Entendemos que a audiência pública é uma etapa fundamental para a discussão desse projeto com a sociedade e deve ser realizada de forma democrática e transparente.
Quanto à implantação do campo de futebol no parque em frente à quadra 14, entendemos que a medida necessita ser mais bem discutida tanto pela Administração quanto pela comunidade, já que suscitou reações de divergência entre os presentes e, em nosso entendimento, tais mudanças só devem ser implantadas após obtenção de consenso dos envolvidos. Entre as propostas apresentadas na ocasião, destacamos aquelas que permitem utilização mais pluralista do espaço, contemplando interesses de várias idades e gostos, com atividades físicas, intelectuais e lúdicas.
Alguns moradores disseram que seria ótimo ter um parque como o Pithon Farias (Parque da Cidade) no Park Way. Outros recordaram esse parque abriga criminosos, vendedores de drogas, prostituição e que talvez os moradores da quadra 14 não gostassem de ter um parque assim na frente de suas casas. Isso sem falar no congestionamento que acarretaria. Esses moradores afirmaram preferir um Parque Ecológico apenas com árvores e ciclovias.
A reunião terminou com esse impasse. Decidir o que vai ser colocado no Parque Ecológico e Vivencial da Quadra 14 do Park Way.
Outras reuniões serão realizadas e seria muito interessante que a comunidade do Park Way participasse, não apenas para descobrir o que significa exatamente essa transformação do Park Way em eco bairro (de acordo com a Administração Regional documentos sobre o assunto serão distribuídos à comunidade), mas também para decidir que equipamentos colocar no Parque Ecológico da quadra 14, no caso dele vir a ser efetivamente implementado.
Flavia Ribeiro da Luz - Associação Park Way Residencial