quarta-feira, 4 de abril de 2012

TERRACAP DESMATA PARK WAY A REVELIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

Prezados

Como vocês sabem, a TERRACAP desde 2010 quer desmatar a área verde da Quadra 14 para transformá-la em dormitório de taxistas, que deverão sair do local que ocupam agora ao lado do aeroporto.

A ACPW, que naquela época era liderada pelo Boechat, foi contra. E levou o assunto ao Ministério Publico.

O MPDFT  também  foi contra a iniciativa da TERRACAP, afirmando ser o local um dos últimos Corredores Ecológico da Reserva da Biosfera   do Cerrado, área ambientalmente tão delicada que exige plano de manejo  especial.

Como vocês sabem, o Park Way (das 14 a 29) é  Zona Tampão da Reserva da Biosfera (“buffer zone”) área protegida pela UNESCO por ser parte do Cinturão Verde que protege Brasília

 
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal determinou à TERRACAP que não  fizesse tal empreendimento pois a área é pública e bem de uso comum do povo.
 
Os próprios taxistas são contra a mudança, pois acham o local muito distante do aeroporto onde pegam os clientes.

Os moradores do Park Way também são contra a iniciativa da  TERRACAP;  até as concessionárias localizadas perto da  área, ao longo da avenida do aeroporto,  relutam em ter um dormitório de taxistas ao lado de suas lojas.
 
 
A NOVACAP, contudo,  ignorou a decisão  do Ministério Publico, a determinação do Tribunal de Justiça, a  vontade dos  taxistas que não querem ir para   lá e foi  contra os moradores do Park Way.

Ignorou o PDOT, o PPCUB e a ZEE.
 
Ignorou a UNESCO.

E começou a desmatar tudo!
 
   
Nós, da Associação Park Way Residencial, assim que fomos informados do ocorrido, entramos em contato imediato com o Administrador Regional, com a DEMA, e com o Correio Braziliense. O Administrador Regional trabalhou bem: Acionou a AGEFIS que embargou a obra.

Agora a Associação Park Way Residencial vai entrar com novo processo no Ministério Publico- PROURB contra a Novacap e pedir o reflorestamento da área.

Flavia Ribeiro da Luz
Presidente da Associação Park Way Residencial.