quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Lei de Uso e Ocupação do Solo.Reuniões.Perigo! Compareçam!

Prezados,



Como vocês sabem, a Lei de Uso e Ocupação do Solo –LUOS- que define o que pode ou não ser construído no DF-- está sendo atualizada.

Como vocês sabem, também, a TERRACAP e a SEDHAB estão empenhadas em modificar a atual legislação de uso e ocupação do solo do Park Way para poder colocar comercio e lotear as nossas áreas verdes. Nesse sentido estão tentando também alterar o PDOT.

Precisam, contudo, da aprovação da comunidade. A implantação de uma padariazinha simpática é simplesmente uma desculpa para colocarem comércio dentro do Park Way. Não se iludam, se comércio for autorizado no PW entrará TODO tipo de comercio não apenas padariazinhas e/ou farmácias simpáticas.Ouvi falar (não sei se é verdade) que, caso comércio seja autorizado no Park Way, será construído um hotel para turistas onde hoje em dia é o Aeropark (primeiro conjunto da Quadra 14, quase na esquina da 14 com a avenida do Aeroporto).Como não é condomínio, o lote seria comprado de seu atual proprietário e, na área de 20.000 mts 2, seria construído um hotel de 3 andares.Isso explicaria a insistência da TERRACAP  em implantar naquela esquina um estacionamento para taxistas.

No que se refere às áreas verdes, por incrível que pareça, a TERRACAP e a SEDHAB NÃO estão conseguindo que  a PROMAI (Procuradoria -Geral do Distrito Federal para o Meio Ambiente, Saúde, Patrimônio Urbanístico e Imobiliário ) dê autorização para o loteamento dos "espaços livres do Park Way".

Segundo documento conseguido junto àquela Procuradoria, a PROMAI afirma serem “temerárias as afirmações categóricas (da TERRACAP) de que existem áreas registradas como espaços livres disponíveis para a criação de novos lotes” no Park Way.

A SEDHAB e a TERRACAP estão querendo pressionar a população no sentido de aceitar o loteamento dos espaços livres e ter o argumento da “vontade da comunidade” para convencer a PROMAI.

Não conseguiram o aval da comunidade durante a Conferência das Cidades. Ficaram desapontadas e continuam tentando. O Administrador Regional também continua tentando alterar o PDOT, através de reuniões de quadras e visitas domiciliares.

Nesse sentido, a SEDHAB e a Administração Regional estão marcando novas reuniões para "discutir" a LUOS. A primeira reunião será realizada no dia 18 de setembro, às 19:30 horas, na quadra 14, na sede da ACPW. A escolha do local nos pareceu suspeita, pois o local deveria ser neutro e a ACPW parece compartilhar com a SEDHAB e a TERRACAP a vontade de implantar enormes Centros Comerciais, Hospitais e Colégios no Park Way.

Representante da SEDHAB, já me adiantou que aquela Secretaria pretende construir um Colégio particular na quadra 23.

Só conseguirá isso, contudo, se a comunidade autorizar a implantação do comercio no PW!

Então, convido a todos para participarem  dessa reunião do dia 18 e das proximas pois elas vão decidir sobre a preservação do PW  como está agora ou se abrirá espaço para todo tipo de construções.

Venham participar! A presença de moradores bem intencionados poderá inibir atos de degradação ambiental e urbanistica daqueles que se tornaram os predadores da nossa cidade!

Na atual conjuntura, o povo tem que seguir o velho ditado popular: "dormir com um olho aberto e o outro fechado".


Atenciosamente,


Flavia Ribeiro da Luz
Presidente da Associação Park Way Residencial