sexta-feira, 7 de março de 2014

Cão avisa família sobre afogamento de criança no DF e menino é salvo


18/11/2013 13h45 -


Menino de 4 anos havia jogado bola na água para cães e escorregou.


Cadela pulou na piscina, pegou bola e correu para perto de adultos.

Do G1 DF


Uma cadela da raça labrador avisou uma família que uma criança de 4 anos estava se afogando na piscina de uma casa no Distrito Federal e o menino foi salvo. O acidente aconteceu na última sexta-feira (15), em um condomínio de Sobradinho.

O menino Samuel, de 4 anos, que não sabe nadar, arremessou uma bolinha na piscina para os cachorros da casa pegarem, sentou na borda, escorregou e afundou.  “A água foi na minha boca, engoli, foi no meu pulmão”, conta o garoto.

A casa tem seis cachorros: dois labradores, dois da raça golden, um yorkshire e um vira-lata. Foi a labradora Brisa, de 3 anos, quem avisou a família. Ela pulou na piscina, pegou a bola e correu para a cozinha, onde estavam os adultos.

Quando ela chegou molhada, pensei: ‘pode ser que o Samuel possa ter pulado na piscina também’. Gritei por ele pela casa, gritei aqui fora. 

"Quando olhei de longe, o chinelinho estava boiando. Quando eu cheguei na beirada da piscina, ele estava no canto no fundo, virado pra baixo”, conta a jornalista Janaína Aguiar Mangeroti, mãe do menino.


Não se sabe quantos minutos o menino ficou debaixo d'água, desacordado. Assim que ele foi retirado da piscina, parentes fizeram massagem cardíaca e respiração boca a boca, enquanto ligavam para o Samu.

Com as orientações por telefone, a criança voltou a respirar. “Ela [atendente do Samu] estava me orientando, com um pouco que a gente sabe,  trouxemos ele à vida de novo. Hoje dá pra sorrir, mas a gente estava baqueado. Hoje a gente vê ele correndo e brincando, um  milagre mesmo”, fala o pai, Carlos Alberto Mangeroti.

O acidente foi na sexta-feira (15). Samuel ficou internado um dia no hospital. Depois do susto, as brincadeiras estão autorizadas, mas ninguém se desgruda dele.

De acordo com o Samu, a ligação rápida da família ajudou no salvamento. O socorro por moto chegou em quatro minutos e meio e a ambulância, em nove. “Por mais rápido que o serviço de emergência chegue, aqueles momentos, aqueles segundos iniciais, são definitivos na sobrevida da criança”, afirma o coordenador do Samu, Rodrigo Caselli.

O rojão que aumenta as chances de 1º turno - MARIA CRISTINA FERNANDES



Valor Econômico - 07/03

Desde que inventaram eleição em dois turnos no Brasil dela só escapou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, tanto em 1994 quanto em 1998. Em nenhuma das três eleições posteriores o PT foi capaz de chegar à maioria absoluta dos votos para liquidar a fatura de uma só vez.

Num momento em que pemedebistas e petistas deixados ao relento, além de empresários e banqueiros queixosos, só se ocupam do "volta Lula", a aposta de que a reeleição da presidente Dilma Rousseff pode repetir a façanha de FHC parece uma alucinação.

A aposta tem nome e endereço e está a léguas, em distância e propósito, do quartel-general da campanha presidencial. Chama-se Alexandre Marinis, foi analista do banco Garantia e hoje tem uma consultoria que se dedica a esquadrinhar a política em números para seus clientes.

Todos se surpreendem até serem apresentados ao caminho percorrido pelo economista da Mosaico até as previsões que, só à primeira vista, parecem uma ressaca mal curada de carnaval. O ponto de partida são as manifestações de junho do ano passado. Duas pesquisas Datafolha feitas antes e depois de as ruas se encherem mostram que o percentual de eleitores dispostos a dar um voto em branco ou anulá-lo havia mais do que duplicado.

Até o início de junho o patamar se mantinha no limite padrão de 7%. A partir das manifestações, esse percentual cresceria a ponto de chegar a 18% na última rodada de fevereiro.

Se um maior número de eleitores se diz disposto a anular sua opção para presidente ou votar em branco, diminui a cesta de votos válidos a partir da qual se conta a maioria necessária para que se liquide a fatura no primeiro turno. 
A remissão às duas eleições de FHC é obrigatória. De cada dez eleitores que compareceram para votar em 1994 e 1998, oito validaram seus votos. O ex-presidente elegeu-se com metade desses votos.

Na era petista o sarrafo aumentou. Caiu o percentual de nulos, muito provavelmente por causa da universalização da urna eletrônica. Os votos nulos sempre foram maiores em cidades com maior número de analfabetos. A urna eletrônica facilitou o voto dessas pessoas.

Com isso, de cada dez eleitores que compareceram aos locais de votação nas três últimas disputas presidenciais nove validaram seus votos. Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma precisavam fazer uma metade mais robusta de votos que a de FHC. Falharam e acabaram enfrentando um segundo turno.

A julgar por todas as pesquisas desde as manifestações, o patamar de nulos estará mais próximo daquele observado nas eleições de FHC do que na dos petistas, o que embasa as convicções de Marinis sobre as chances de um único turno em outubro.

Além das evidências aritméticas, as pesquisas revelam que o alheamento prejudica a oposição porque tira do mercado os eleitores mais oposicionistas do pedaço. É duas vezes mais fácil encontrar um eleitor que aprova governo Dilma entre aqueles que pretendem escolher o senador Aécio Neves ou o governador Eduardo Campos do que entre aqueles que pretendem votar em branco ou nulo.

A entrada da ex-senadora Marina Silva como vice de Campos ou mesmo como candidata melhora as chances do PSB, mas não reduz o alheamento eleitoral. 
Tanto Campos quanto Aécio devem torcer por candidaturas que ajudem a captar esse voto nulo. Se o pré-candidato do PSOL, o senador Randolfe Rodrigues (AP), começar a ser ouvido pelos desencantados pode ajudar a oposição. O mesmo talvez não possa ser dito se o ministro Joaquim Barbosa resolver disputar e, além dos alheios, roubar os votos da oposição.

O alheamento acendeu o sinal amarelo no Tribunal Superior Eleitoral, que prepara campanha institucional sobre a importância do voto. Ao contrário de outras, de teor mais educativo e voltada para grotões analfabetos, esta, com um apelo mais cívico, buscará o eleitor das grandes cidades. Desde as massivas demonstrações de junho, os protestos reduziram-se em escopo, mas não é só quem solta rojão que se afasta da urna. A violência gerada por ambos os lados e seu noticiário inflam a descrença na política institucional.

A despeito do empenho do governo em aprovar lei contra os rojões, as manifestações, pelo que mostram as contas de Marinis, podem acabar ajudando a reeleição. À dura tarefa de conquistar quem quer votar, soma-se aos percalços da oposição a façanha de arrebanhar os alheios.

Dilma Bolada provoca, e líder do PSB fica 'zoando' perfil fake da presidente


07/03/2014 17h46


Beto Albuquerque ironizou personagem satírico da presidente da República.


Na troca de mensagens, deputado acusou perfil de campanha antecipada.

Do G1, em Brasília
 

Líder do PSB na Câmara, o deputado Beto Albuquerque (RS) trocou mensagens irônicas nesta sexta-feira (7) com o personagem satírico da presidente Dilma Rousseff no microblog Twitter, o perfil Dilma Bolada. 

 Durante a "discussão virtual", o parlamentar gaúcho acusou o personagem de fazer propaganda eleitoral antecipada e ironizou o fato de a presidente ter viajado nesta quinta (6) para uma praia da Bahia para se encontrar com a família.

O perfil falso da chefe do Executivo é administrado pelo humorista Jéferson Monteiro, que já chegou a se reunir com Dilma no Palácio do Planalto devido ao sucesso de seu personagem nas redes sociais. O perfil tem 181 mil seguidores no Twitter.

A troca de farpas entre o líder do PSB e o personagem humorístico teve início com uma mensagem na qual Dilma Bolada afirmou que estaria "faltando trabalho" a Beto Albuquerque no Legislativo. O perfil falso da presidente disse que o deputado do Rio Grande do Sul pretende protocolar uma representação contra ele no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

"Também está faltando trabalho para o @BetoAlbuquerque na Câmara: ele vai ao TSE contra mim no Facebook. Hahahaha Beijinho no ombro!", escreveu Monteiro.

Em resposta, Beto ressaltou que fazer campanha eleitoral antecipada é "proibido por lei". "Você não esta acima da lei lindona!", retrucou.

"Você esta muito nervosa hoje querida. Muito ácida. Ta com medo de mais um apagão certamente", complementou o líder do PSB.

Nesta quarta (5), o ministro do TSE Admar Gonzaga determinou que o Facebook retirasse do ar uma página que trata sobre a candidatura à Presidência da República do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Na avaliação do magistrado, houve propaganda eleitoral antecipada.

Ao G1, Beto Albuquerque negou ter a "real intenção" de protocolar representação contra o perfil Dilma Bolada. Ele afirmou, no entanto, que é preciso o TSE deixar claras as regras para uso de perfis falsos (fakes) nas redes sociais e o uso deles com fins eleitorais.

“Não temos a intenção de representar contra ninguém. Queremos é regra clara e atitudes iguais para todos mundo baseado na concordância. Fake não pode fazer campanha eleitoral antecipada”, declarou. “Eu não sei de onde saiu que eu vou fazer representação contra a Dilma Bolada, porque eu não vou fazer isso. 

Foi a Dilma Bolada que puxou assunto comigo dizendo que eu ia representar contra ela no TSE”, destacou.

Beto também disse que, ao ser provocado no Twitter pelo perfil, decidiu “tirar sarro” por saber que se trata de um fake da presidente Dilma Roussef - e não da própria Dilma. “Quem puxou assunto comigo foi a Dilma Bolada. Depois eu respondi e tirei um sarro. Fiquei zoando porque sei que é o perfil é um fake”, explicou.

Descanso na Bahia

Em meio à discussão virtual, o perfil Dilma Bolada criticou o fato de Beto Albuquerque estar trocando mensagens pelo Twiiter no início da tarde de uma sexta-feira.

"@BetoAlbuquerque nada nessa vida é fácil. Aliás deputado, 13h09 de sexta-feira, dia útil, não tem nada pra fazer não? Tá faltando serviço?", ironizou.

Ao responder à provocação, o líder do PSB citou a viagem da presidente Dilma Rousseff para a Base Naval de Aratu, na região metropolitana de Salvador, para passar o final de semana. 

Dilma foi se encontrar com a filha, Paula Araújo, e o neto, Gabriel, que permaneceram no local quando a presidente voltou para Brasília, nesta quarta (5), após o feriado de Carnaval.

"@diImabr Mas quem tá na Bahia hoje descansando é você lindona, em plena sexta!", enfatizou o parlamentar.
 

Caminhão tomba no PR, e moradores saqueiam 7 toneladas de carne


07/03/2014 17h38 -


Acidente aconteceu na PR-466, em Lidianópolis, no norte do estado.


Motorista perdeu o controle do veículo na curva da rodovia, diz PRE.

Erick Gimenes Do G1 PR
 

Caminhão ficou com as rodas para cima depois do acidente. (Foto: Gilmar Freitas/Blog do Wellyngton Jhonis)Caminhão ficou com as rodas para cima depois do acidente.
 
Dezenas de moradores da região da Bica d'Água, no município de Lidianópolis, no norte do Paraná, se aglomeram em torno de um caminhão tombado na rodovia PR-466, na noite de quinta-feira (6), para saquear carnes espalhadas pela estrada. O tombamento aconteceu por volta das 16h30, depois que o motorista perdeu o controle do veículo em uma curva, de acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

A empresa responsável pelo caminhão estima que cerca de 7 toneladas de carne bovina foram furtadas no local. O motorista, de 58 anos, foi arremessado para fora do caminhão, sofreu ferimentos leves, e foi prontamente liberado pela equipe de resgate, ainda conforme a empresa. O veículo demorou a ser removido por causa da dificuldade de acesso ao local, segundo a PRE.

O caminhão, com placas de Icaraíma (PR), parou com as rodas para cima depois do acidente. Muitas carnes, então, ficaram penduradas na carroceria; outras, espalharam-se pelo acostamento da rodovia. Quando anoiteceu, moradores da região aproveitaram o lusco-fusco para furtar a carga - muitos deles carregavam carros com as carnes, diz a polícia.

Até o começo da tarde desta sexta-feira (7), o caminhão ainda permenecia às margens da rodovia aguardando remoção, afirma a PRE. A principal dificuldade era a liberação do guincho pela seguradora da empresa proprietária do veículo. Ninguém foi preso pelo furto das carnes.

Ueba! O Galvão ficou cegueta! - JOSÉ SIMÃO


FOLHA DE SP - 07/03

O Putin tem cara de Guerra Fria! E tá proibido fazer trocadilho com o Putin. Só com o filho do Putin


Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! Piada Pronta: Unidos da Tijuca tirou primeiro lugar porque homenageou o Senna. Se tivesse homenageado o Rubinho, teria ficado em segundo! Ou teria quebrado na largada! Estouraria o pneu do alegórico! Rarará!

E se tivesse homenageado o Massa, um dos carros alegóricos ia bater, com certeza! Engavetamento de alegóricos! E todo ano, no Rio, sai o bloco Me Beija que Eu Sou Cineasta. E em São Paulo, depois das manifestações, saiu pela primeira vez: Me Bate que Eu Sou Jornalista. Rarará!

E o site Futirinhas fez uma apuração de notas do futebol. "Quesito Apanhando da Torcida, Sport Club Corinthians, nota deeeezzzz". "Quesito Virada de Mesa, Fluminense Football Club, nota deeeezzzz". "Quesito Ajuda da Arbitragem, Clube de Regatas Flamengo, nota deeeeezzzz".
 
 "Quesito Falta D'água, Clube de Regatas Vasco da Gama, nota miiiil". Rarará!

E o amistoso Brasil x África do Sul! O Galvão ficou cego. Tá cegueta. Mr. Magoo! Não viu, nem narrou e nem gritou o primeiro gol do Brasil! Ele fala tanto, quer mostrar tanta informação que não vê mais nada! Ele passa o jogo inteiro gritando: "Olha o gol, olha o gol, olha o gol", que na hora de olhar ele não olhou! Rarará!

E a Ucrânia? Como disse uma amiga: "por favor, alguém me explica o que está acontecendo na Ucrânia?". Silêncio geral. Rarará! Traumatismo ucraniano! A Ucrânia é um país tão louco que, nas eleições de 2004, ambos os candidatos se chamavam Viktor! E ambos se consideraram VIKTORIOSOS.

E a Rússia é um país tão louco que proibiu a Parada Gay. Por cem anos! Rarará! E o Putin tem cara de vilão de filme de 007. O Putin tem cara de Guerra Fria! E tá proibido fazer trocadilho com o Putin. Só com o filho do Putin. Rarará!

E como dizia o Golias, o Bronco: "A civilização não se comportou". E como dizia o Nelson Rodrigues: "A humanidade não deu certo".

E esse repórter de programa policial em Natal: "mulher foi presa por tentar entrar na penitenciária com drogas alojadas em suas cavidades naturais". 
 
Essa é inédita: chamar as partes pudendas de cavidades naturais. Buraco agora é cavidade natural! E teve um bloco em Marituba, no Pará, só de idosos, chamado Bloco da Rola Morta! Rarará!

Nóis sofre, mas nóis goza!

Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!
 

Contabilidade "criativa".Tesouro resgata R$ 2 bi do BNDES para superávit

Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil

O Tesouro Nacional poderá usar R$ 2 bilhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para reforçar o caixa em fevereiro. Portaria publicada hoje (6), no Diário Oficial da União, autoriza o resgate da quantia em títulos públicos em poder do banco de fomento.


A operação será retroativa a fevereiro, o que permitirá que os recursos sejam registrados como receita e aumentem o superávit primário – economia para pagar os juros da dívida pública – do segundo mês do ano. Somente no fim de março, o Tesouro Nacional divulgará os resultados de fevereiro.

De acordo com o texto da portaria, os R$ 2 bilhões em títulos públicos serão resgatados como antecipação de lucros. No entanto, o Tesouro Nacional informou que a operação está vinculada ao repasse de parte do lucro de R$ 8,15 bilhões, obtido pelo banco no ano passado. Parcela dos lucros que as empresas repassam aos acionistas - os dividendos, no caso das estatais - são transferidos ao Tesouro, que é o maior acionista desse tipo de empresa.

No ano passado, o Tesouro recebeu R$ 17,141 bilhões em dividendos de empresas estatais. Do total, o BNDES contribuiu com a maior parte, R$ 6,999 bilhões – 40,8% do total. Para 2014, o governo prevê receber R$ 24 bilhões em dividendos de estatais.

Neste ano, a meta de superávit primário do Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) corresponde a R$ 80,8 bilhões. Os estados e municípios terão de economizar mais R$ 18,2 bilhões, totalizando R$ 99 bilhões. Em janeiro, o esforço fiscal totalizou R$ 12,954 bilhões, 34% a menos que no mesmo mês do ano passado.

5 comentários em "Tesouro resgata R$ 2 bi do BNDES para superávit"
 
 
Os comentários aqui postados expressam a opinião
dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do BLOG


  1. Comunismo onde passou fudeu o povo
    Agora entendi porque o governo petralha paralizou as obras de tranposição do São Francisco. Mandou a grana pra contruir porto na ditadura cubana. Brasil falido manobrando as contas. A urna será o sarcofago do pt.

  2. Ex PT
    É mais uma contabilidade criativa do governo do PT. Tenho até mêdo do que sobrará quando esses ratos deixarem o poder. Então veremos quem tinha razão, e os pobres dependentes das bolsas esmolas do governo deixarão de ser classe média de acordo com as avaliações de Lula e Dilma.

  3. O ANO MAL COMEÇOU E A PTRALHADA JÁ ESTÁ FAZENDO MAQUIAGEM CONTÁBIL.
    DILMULA E SEUS COMPARSAS NAO CONSEGUEM MAIS ADMINISTRAR O ROMBO CHAMADO GOVERNO PTRALHA...

  4. Bene 
    Auditoria da divida já. Estamos sendo roubados. Abaixo a ditadura banqueira no nosso dinheiro

  5. Bene
    Auditoria da divida já. Essa divida esta errada. Estamos sendo roubado. Aqui esta o problema, o ralo.

Será? Comissão da Verdade quer que Dilma culpe ditadura por morte de JK

Elaine Patricia Cruz - Repórter da Agência Brasil

A Comissão Municipal da Verdade de São Paulo encaminhou hoje (6) um ofício à presidenta da República, Dilma Rousseff, pedindo para que seja atribuída à ditadura militar a responsabilidade pela morte do ex-presidente Juscelino Kubitschek. 

Desde o ano passado, a comissão tem investigado a morte de Juscelino e concluiu que a versão oficial sobre a morte do ex-presidente foi "forjada" durante a ditadura militar.

A versão oficial diz que JK morreu em agosto de 1976 em um acidente de carro na Rodovia Presidente Dutra, quando o carro em que estava colidiu com uma carreta após ter sido fechado por um ônibus. Após uma série de audiências durante o ano passado para investigar a morte do ex-presidente e de seu motorista, Geraldo Ribeiro, a comissão decidiu declarar, em dezembro, que Juscelino sofreu um atentado político e foi, na verdade, assassinado durante a ditadura militar.

Um relatório sobre a morte do ex-presidente, produzido pela comissão e com a conclusão de que ele foi assassinado, também foi encaminhado à presidenta Dilma. 

Além da presidenta, também receberam uma cópia do relatório o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa; o presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros; o procurador-geral da República, Rodrigo Janot; e o coordenador da Comissão Nacional da Verdade Pedro Dallari.

"Juscelino Kubitschek não perdeu a vida em um simples acidente de trânsito, conforme alegaram as autoridades do período militar com base em perícias feitas em 1976 e mesmo as que vieram depois", disse o vereador Gilberto Natalini (PV), presidente da Comissão Municipal da Verdade, por meio de nota. 

"JK foi vítima de conspiração, complô e atentado político. Agora, queremos que as autoridades federais proclamem oficialmente o assassinato de JK, para que possamos alterar de uma vez por todas essa página vergonhosa de nossa história".

O cinismo do Renam é cavalar. (Leiam os comentarios)


Renan  Calheiros

RENAN CALHEIROS
Que as manifestações presentes se espelhem naquela da Praça da Sé, que hoje comemoramos 30 anos
Eleger o presidente da República, depois de longo período de ditadura, foi um sonho que, pouco a pouco, ocupou as mentes e os corações dos brasileiros nas últimas décadas.

O anseio tomou conta de todo o país após o célebre comício da Praça da Sé, em São Paulo, realizado em 25 de janeiro de 1984, que reuniu cerca de 300 mil pessoas, e hoje comemoramos seus 30 anos.

Ainda hoje a Movimento pelas Eleições Diretas para Presidência da República é considerado o maior e a mais consequente manifestação de massas do Brasil. Sem violência, sem apelação, pacíficas e objetivas, as passeatas e comícios que se seguiram se constituem em um marco das conquistas sociais do país.

As manifestações a favor das eleições se iniciaram com uma tímida reunião de cem pessoas em Abreu e Lima, região metropolitana do Recife, organizado por vereadores do PMDB no dia 31 de março de 1973. Foi considerada uma provocação ao golpe militar. Entretanto, o desejo pela redemocratização do país falava mais forte.

Assim, a partir do comício na Praça da Sé, a campanha pelas eleições diretas para Presidência se propagaria em todo o país levando nas semanas que se seguiram 300 mil pessoas à Praça Afonso Pena, em Belo Horizonte; 250 mil em Goiânia, o que representava um quarto da população daquela capital; um milhão à Candelária, no Rio; e já em abril daquele ano de 1984, 1,5 milhão no Anhangabaú, em São Paulo.

A expectativa dos participantes dos comícios e passeatas era que fosse aprovada a emenda Dante de Oliveira. No entanto, para decepção da maioria da população brasileira, faltaram pouco mais de 20 votos. A chama da democracia que brilhou no comício da Praça da Sé deu início à retomada do respeito aos direitos civis de todos nós, brasileiros.

O Brasil mudou muito nessas três décadas. Assistimos ao fim do regime militar, a retomada das liberdades democráticas, tais como a de expressão, a de organização sindical, eleitoral e partidária, de manifestação popular.

Muito mais ainda precisa ser feito. E para isso trabalhamos no Congresso Nacional. Que as manifestações presentes se espelhem naquela da Praça da Sé, que hoje comemoramos 30 anos. E que ao invés de levar destruição e morte às praças, ruas e avenidas de nosso país, sejam como uma luz a nos inspirar e iluminar.

Comentários

2 comentários em "Diretas sempre"

Os comentários aqui postados expressam a opinião
dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do BLOG


  1. Espero que o espírito democrático! se sobreponha aos interesses pessoais.
    Política não pode ser só um toma lá da cá ,há que haver respeito pelo bem da população. O Brasil está tendo um bom desenvolvimento,não há espaço para vaidades!precisamos de trabalho dos homens públicos. Essa briga PMDB e PT só fortalece a oposição que tem uma política voltada para a elite abastada do Brasil. Isso será um retrocesso para o país.

  2. Emilio 
    Falou o inclito democrata, grande respeitador do dinheiro publico, moral inatacável, homem de valores familiares. O cinismo do Renam é cavalar.

O PMDB rasga dinheiro?( Inclui comentarios)

Lula Miranda
LULA MIRANDA
Estaria o PMDB de fato interessado em se divorciar do governo Dilma (e do PT) e tentar um namoro com Aécio Neves (e o PSDB)? Ou com a dupla Eduardo Campos & Marina? Logo agora que tem uma reeleição quase líquida e certa à frente
Deu a louca no PMDB?

Na Bahia da minha infância e juventude havia um ditado popular em que se dizia que louco era quem rasgava dinheiro ou quem comia excremento. Sem violentar a sensibilidade dos leitores mais puristas e sem querer faltar com o respeito aos doentes mentais e aos peemedebistas  –  afinal os ditos populares não costumam ser politicamente corretos –,  que eu saiba os partidários dessa importante legenda não andam comendo merda, e, muito menos, rasgando dinheiro. Portanto, é de se supor, não perderam a razão.

Mas qual seria então a razão do PMDB?

Apesar dos detratores dessa nobre agremiação na grande imprensa chamarem-na de “fisiologista”, “carreirista” e outros epítetos ainda menos nobres e honrosos, este é inegavelmente um grande partido que inestimável contribuição tem dado ao Brasil e à democracia brasileira. Não dá para apagar o passado. Mas dá para construir um futuro.

O PT e o PMDB, assim como, gostem ou não os partidários de distintas legendas, o PSDB, o PSB e até mesmo o DEM, enfim os grandes partidos, todos eles, têm importantes e capacitados quadros que valiosas contribuições têm dado na formulação, planejamento, execução e acompanhamento de importantes políticas públicas implementadas nos últimos anos neste país.

Enfim, essa parceria, ao que tudo indica, tem feito bem às duas legendas e ao Brasil. Negar isso seria negar o óbvio e ululante. Seria negar a premissa básica, a improvável cola que dá a liga necessária à junção de agremiações ideologicamente tão díspares. Ou os interesses inconfessáveis e paroquiais estariam falando mais alto e levando essa união à ruína?

Analisemos, pois, para além dos interesses comezinhos e das paixões partidárias, todas as hipóteses e “verdades”.

Se não, por que esse “imbróglio”? Por que o PMDB abriria mão dessa parceria que vem rendendo bons frutos a ambos  – e também, supostamente, como aventei, ao país?

O PMDB estaria mesmo disposto a dizer “deu pra ti” e pular fora do barco? Estaria o PMDB de fato interessado em se divorciar do governo Dilma (e do PT) e tentar um namoro com Aécio Neves (e o PSDB)? Ou com a dupla Eduardo Campos & Marina? Logo agora que tem uma reeleição quase líquida e certa à frente, e ainda a possibilidade de emplacar uma candidatura própria em 2018 com boa probabilidade de vitória?!

Este [o desejo do “the end” e o rompimento] é um pensamento majoritário no partido? Ou, insisto, seria apenas a velha e usual grita de pequenos caciques de paróquia como Cunha, Geddel e Mabel. Esses nomes podem até soar como uma rima ou música aos ouvidos de alguns interesses (e interessados), mas seria uma solução para o partido? Seria esse o caminho a seguir?

Mas isso, cá entre nós, é um problema do PMDB. E do PT.

Nós, eleitores e espectadores, assistimos de camarote a todo esse degradante espetáculo. Como quem assiste a uma lute de MMA ou vale-tudo.

Mas vale tudo mesmo?

Por via das dúvidas, para que não sejamos grosseiros ou indelicados, retomemos a indagação inicial: o PMDB rasga dinheiro?

Comentários

4 comentários em "O PMDB rasga dinheiro?"

Os comentários aqui postados expressam a opinião
dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do BLOG


  1. Perigo à vista 7.03.2014 às 16:54

    Diletos, o busílis é mais em cima. Lula, o Inácio da Silva, nunca foi de esquerda e isso o ajudou muito no primeiro mandato. Barrando os radicais, militantes doidos para botar fogo no governo. Cubanizar a coisa logo de cara. A senha que Lula estava se lixando para a esquerda foi seu Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, um cara ligado ao agronegócio, que abriu as portas da agricultura brasileira para os transgênicos deixando ecologistas num baixo astral danado. Mesmo o segundo mandato foi calmo, ideologicamente falando. Uma invasãozinha de fazenda aqui, outro ameaçando quebrar o Congresso, ...e os bancos lavando a égua. O bicho está pegando agora com Dilma que tem muito mais história de luta do que Lula. Afinal a moça pegou em armas, foi presa etc. É aí a encruzilhada. Eu sempre achei que quando o PT sentisse firmeza, maioria folgada no Congresso, ibope favorável nas ruas, essas coisas, ele mandaria o PMDB a casa do caralho. O PMDB percebeu, lógico, e está fazendo o jogo que lhe convém. Se é blefe ou não ninguém sabe. São transas de Poder, jogo bruto em Brasilia que não temos acesso. Com Lula o negócio estaria resolvido. Dilma é meio Collor de Mello. Falta-lhe cintura. Literalmente. Ah! sem essa de eleição tranquila. Não vai ser mesmo!

  2. Renan 7.03.2014 às 16:23

    Pode anotar, caro Lula Miranda: O cenário é altamente improvável para "reeleição quase líquida e certa". O PMDB não brinca em serviço e já farejou a água que entra pelos vários rombos no casco da embarcação lulopetista, que navega sem rumo e afundará fragorosamente. Aguarde e verás.

  3. Albino 7.03.2014 às 15:50

    Para um petista, uma pergunta com lógica e perspectiva petista: o PMDB rasga dinheiro? Mas o que estão pensando é igual marido traído: Legenda ingrata, pagamos e demos tudo a voce, e agora vai para os braços da oposição, afinal, dinheiro não basta? Haja estreiteza de pensamento, eu diria que os ratos estão abandonando o navio que naufraga, TALVEZ saibam algo que o povo não sabe, e não exista a tal "reeleição quase líquida e certa..."

  4. Pedro Ferreira 7.03.2014 às 14:17

    Geddel, Cunha e Mabel querem apenas aumentar a fatura. O PMDB está a venda. Quem dá mais? Precisa ver se Cunha e o baixo clero vão se impor aos cardeais e aumentar o seu preço.

E o Governo vai entregar mais moradias no Complexo do Alemão!Quer aumentar o numero de criminosos.

Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil 

Brasil 24/7

O governo do estado do Rio de Janeiro está perdendo a oportunidade de retomar de forma definitiva os territórios historicamente controlados por facções criminosas armadas. 

A avaliação é de Roberto Borges, presidente da Associação de Moradores da Nova Brasília, que integra o Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

Na noite de ontem (6), o policial militar Rodrigo de Souza Paes Leme, de 33 anos, da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Nova Brasília, foi baleado quando fazia um patrulhamento na comunidade. 

Essa foi a sexta morte de policiais nos complexos do Alemão e da Penha desde que foram implantadas UPPs nessas favelas. Também morreu o policial militar baleado na comunidade da Vila Cruzeiro, depois de uma semana internado em hospital.

“A UPP sozinha não vai resolver o problema público de décadas. Cadê o resto do complemento que o governador prometeu ao Complexo do Alemão? A urbanização, a educação melhor, a saúde? O PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] fez o teleférico, que não era nossa prioridade, e algumas coisas no entorno, mas no interior do Complexo do Alemão está pior. Os moradores estão morando pior do que antes, há ruas sem calçamento, o esgoto corre a céu aberto, tem famílias vivendo abaixo da linha da pobreza”, disse Borges.

Questionado sobre se ainda existiam muitos criminosos armados atuando na comunidade, o presidente da associação de moradores disse que não queria responder. “Sobre isso eu não quero falar. Eu falo sobre a questão social. Sobre segurança, eu não estou dando minha opinião”, disse.

O vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, disse que não dá para resolver um “abandono de 40 anos” em quatro anos. “Não temos a utopia de que vencemos a guerra. 

É um processo, tem que ter pelo menos uns 20 anos de intervenções lá dentro, permanentemente”, disse.

Segundo ele, o PAC ainda não foi concluído no Complexo do Alemão e, por isso, ainda há muitas obras previstas para o conjunto de favelas. “Até o meio do ano, vamos entregar mais 300 moradias e dar início a mais 1.600, só no Complexo do Alemão. Estamos vencendo paulatinamente, conseguindo terrenos, fazendo infraestruturas. A gente não saiu de lá e vamos continuar a fazer diversas intervenções que estão previstas”

Pezão disse que a previsão é concluir o PAC em um ano. 

Ele também defendeu o teleférico, ressaltando que é importante porque já transportou 9 milhões de pessoas desde que foi inaugurado, inclusive turistas. “Isso está possibilitando abrir um comércio forte no local”, disse.

Barbosa no tronco - REINALDO AZEVEDO

sexta-feira, março 07, 2014


FOLHA DE SP - 07/03

Para os 'petralhas', o 'negro nomeado por Lula' seria a expressão do 'novo Brasil'. O príncipe virou um sapo


A discriminação racial assume muitas faces, mas três delas se destacam. Há o ódio desinformado, raivoso, agressivo. O sujeito não gosta do "outro" porque "diferente", o que, para ele, significa inferior. Há a discriminação caridosa, batizada de "racismo cordial". 
 
Olha-se esse "outro" como um destituído de certas qualidades, mas sem lhe atribuir culpa por essa falta; o "diferente" merece respeito e, se preciso, tutela. Uma vertente da cordialidade é ver a "comunidade" dos desiguais (iguais entre si) como variante antropológica. 
 
Com sorte, seus representantes acabam no "Esquenta", da Regina Casé, tocando algum instrumento de percussão --nunca de cordas!-- ou massacrando a rima num rap de protesto. 
 
E há uma terceira manifestação, especialmente perversa, que chamo de "racismo de segundo grau". Opera com mecanismos mais complexos e só pode ser exercida por mentalidades ditas progressistas. É justamente essa a turma que tenta mandar o negro Joaquim Barbosa, ministro do STF, para o tronco.

Os leitores da Folha que conhecem o meu blog sabem que, ao longo dos anos, mais critiquei Barbosa do que o elogiei. Antes ou depois do processo do mensalão. E os temas foram os mais variados --inclusive o mensalão. Ainda que a internet não servisse para mais nada, seria útil à memória. Os textos estão lá, em arquivo. Cheguei a ser alvo de uma patrulha racialista porque, dizia-se então, este branquelo não aceitava a altivez de um negro.

O ministro era saudado como herói por esquerdistas, "progressistas" e blogs financiados por dinheiro público --aqueles que se orgulham de ser chamados por aquilo que são: "sujos". Como esquecer os ataques nada edificantes de Barbosa a Gilmar Mendes, seu parceiro de tribunal, em 2009? Os "petralhas" consideravam Mendes o seu único inimigo na corte, e o "negro nomeado por Lula" seria a expressão do "novo Brasil". O príncipe virou um sapo.

Não entro, não agora, no mérito dos votos do ministro no caso do mensalão. 
 
Fato: não tomou nenhuma decisão discricionária --até porque, na corte, a discricionariedade, quando existe, atende pelo nome de "prerrogativa". Que a sua reputação esteja sob ataque, não a de Ricardo Lewandowski, eis a evidência da capacidade que a máquina petista tem de moer pessoas. 
 
Por que Lewandowski? O homem inocentou José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino até do crime de corrupção ativa, mas foi duro com Kátia Rabello e José Roberto Salgado, do Banco Rural. Para esse gigante da coerência, os crimes da "Ação Penal 470" (como ele gosta de chamar) poderiam ter sido cometidos sem a participação da trinca petista. É grotesco!

Mas o que é esse tal "racismo de segundo grau"? É aquele que tenta impor ao representante de uma "raça" (conceito estúpido e desinformado!) um conteúdo militante que independe da sua vontade, da sua consciência, da sua trajetória pessoal. Assim, por ser negro, Barbosa seria menos livre do que um branco porque obrigado a aderir a uma pauta e a fazer o discurso que os "donos das causas" consideram progressista. Ao nascer negro, portanto, já teria nascido escravo de uma agenda.

O mensaleiro João Paulo Cunha foi explícito a respeito: "[Barbosa] Chegou [ao Supremo] porque era compromisso nosso, do PT e do Lula, reparar um pedaço da injustiça histórica com os negros". O ministro não se pertencia; não tinha direito a um habeas corpus moral.

Afinal de contas, quantos votos Barbosa tem no tribunal? Notem que os movimentos negros --a maioria pendurada em prebendas estatais-- silenciou a respeito. Calaram-se também quando o jornalista Heraldo Pereira foi chamado de "preto de alma branca" por um desses delinquentes financiados por dinheiro público. Por que defender um negro que trai a causa? Por que defender um negro bem-sucedido da TV Globo?

Um preto só prova que é livre quando obrigado a carregar a bandeira "deles".

Carros elétricos chegam ao Brasil.

Pernambuco 247 - Uma frota de sete carros elétricos Zero Emission Driver (ZED) está prevista para chegar em Pernambuco em abril. Os veículos fazem parte de um projeto do Governo do Estado que visa reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa, além de melhorar a mobilidade urbana. Comprados do grupo chinês Xindayang, os automóveis farão parte da primeira frota do Brasil que realizará um sistema de compartilhamento de veículos.

O sistema de partilha dos carros será semelhante ao que é realizado atualmente no projeto Bike PE, onde uma pessoa pode alugar uma das bicicletas disponíveis em vários pontos da cidade. A Serttel-PE, que administra o projeto das bicicletas, também é parceira do empreendimento. Dos sete carros, quatro ficarão no Recife e os outros três em Fernando de Noronha, local que o Governo de Pernambuco pretende transformar no primeiro território brasileiro livre de gases causadores do efeito estufa. Na ilha, o projeto pretende, a longo prazo, substituir os 800 carros utilizados atualmente por veículos elétricos.

Os automóveis que chegarão em abril farão parte de uma série de testes que serão realizados nesta primeira fase do projeto. 

Posteriormente, o sistema de compartilhamento será implantado com uma quantidade maior de carros. 

O projeto deve entrar em pleno funcionamento ainda em 2014.

Caso os resultados sejam positivos, o Governo de Pernambuco pode implementar uma fábrica de ZEDs no Estado..

Os carros ZED ocupam a metade do espaço de um veículo comum, com lugar para duas pessoas e uma mala. Além de melhorarem a mobilidade e a qualidade do ar, os automóveis também reduzem a poluição sonora ao diminuir os ruídos. O projeto recebeu apoio do Porto Digital, da Prefeitura do Recife e do grupo espanhol CIMD InterMoney.

Médicos negam melhora do estado de saúde de Schumacher

(Atualizado em 7/3/2014 às 15h20) R7


Heptacampeão mundial de F-1 está internado no Hospital de Grenoble desde 29 de dezembro


O estado de saúde de Michael Schumacher ainda inspira cuidados. 

Os médicos do Hospital de Grenoble, na França, onde o heptacampeão mundial de Fórmula 1 está internado desde 29 de dezembro do ano passado, trataram de esfriar os ânimos dos torcedores e familiares. 

 Depois das notícias de que o alemão estava respirando sem ajuda de aparelhos, os médicos disseram nesta sexta-feira (7) que nada mudou no quadro do ex-piloto

A assessora de Michael Schumacher também decidiu quebrar o silencia que já durava semanas e divulgar um comunicado. Segundo Sabine Kehm, o processo para retira o ex-piloto do coma segue em andamento

Lei pretende proibir que empresa obrigue funcionária a usar roupa sensual

 7/3/2014 às 13h52 R7


Deputada lamenta a “coisificação da mulher” e diz que sociedade continua com preconceitos

Do R7, com Agência Câmara Notícias


Garçonete atende clientes no Arizona (EUA). Rede americana também possui bares no Brasil 
 
Um Projeto de Lei, em tramitação no Congresso Nacional, pretende proibir que os patrões obriguem suas funcionárias a usar roupas que coloquem em risco a saúde ou a segurança, ou ainda que tenham como objetivo a exposição de seu corpo.

Segundo a deputada Sandra Rosado (PSB-RN), autora do PL 6124/13, “lamentavelmente, é comum a coisificação da mulher, cujo corpo é exposto como apelo comercial, utilizado em anúncios ou estratégia de vendas”.

— Em pleno século 21, a sociedade brasileira continua impregnada de preconceitos e a depreciação da mulher persiste em muitos setores, inclusive nas relações de trabalho.


Rosado afirma que é "fundamental estabelecer limites para o poder diretivo do empregador, que não pode ferir a dignidade da mulher, tampouco colocar a sua saúde ou segurança em risco”.

O projeto foi encaminhado, em caráter conclusivo, às comissões de Seguridade Social e Família; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Enquete

Na nota publicada na Agência Câmara Notícias, uma enquete mostrava que, por volta das 13h desta sexta-feira (7) a maioria das pessoas (68,89%) era contra o projeto. Apenas 31,11% eram a favor. 

E você? O que pensa a respeito? Vote em nossa enquete e dê a sua opinião.

Mãe, filho e nora são achados mortos em imóvel de alto padrão na zona oeste de São Paulo

7/3/2014 R7


A autoria dos crimes ainda é desconhecida, mas há relatos de brigas entre a mulher e o filho

Agência Estado
 
O caso mobilizou a cúpula da Segurança Pública do Estado 
 
Três pessoas foram encontradas mortas dentro do apartamento de um condomínio de alto padrão em City Lapa, na zona oeste de São Paulo. Os corpos foram achados pela Polícia Militar às 9h desta sexta-feira (7), depois que vizinhos ouviram tiros vindos de dentro do imóvel.

A identidade das vítimas ainda não foi revelada, mas a polícia informou que se trata de uma moradora, médica, de seu filho, de 22 anos, estudante de medicina, e da namorada dele. Ainda não se sabe quem cometeu o crime, mas vizinhos relataram que a mãe brigava constantemente com o filho por não querer que ele se casasse.

De acordo com a PM, uma arma foi encontrada no imóvel — o condomínio tem um apartamento por andar. A perícia, no entanto, ainda estava sendo feita às 13h27 e os ferimentos que levaram as pessoas à morte não haviam sido informados.


O caso mobilizou a cúpula da Segurança Pública do Estado. O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Fernando Grella, o delegado-geral da Polícia Civil, Maurício Blazeck, e o Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil estão no local.

Ser doador de órgãos no Brasil é colocar a vida em risco.



Enquanto Alagoas realiza com sucesso 33º transplante de coração, a familia de Paulinho não se conforma com sua morte provocada com a retirada de seus orgãos enquanto o garoto estava vivo.




Cinco horas depois, transplantado pelo SUS já respirava sem aparelhos

Publicado: 7 de março de 2014 às 12:23 -

Dr. José Wanderley Neto (o 4º, da esq. para a dir.) e sua equipe, com o paciente já na recuperação da UTI
Dr. José Wanderley Neto (o 4º, da esq. para a dir.) e sua equipe, com o paciente já
na recuperação da UTI

paciente de transplante
O paciente já na UTI. Agora, já respira sem aparelhos

A equipe chefiada pelo cirurgião José Wanderley Neto realizou seu 33º transplante de coração. A cirurgia ocorreu entre as 2h e 4h da madrugada desta sexta-feira (7), em Maceió, e com sucesso: menos de cinco horas depois, pelas 9h, o paciente, um homem de 49 anos, já se comunicava e respirava sem ajuda de aparelhos. A cirurgia foi realizada pelo SUS.

O paciente é um homem simples, morador do município de São Miguel dos Campos, a 120km de Maceió. Motorista, ele atua no transporte de cana-de-açúcar, entre as fazendas  e as usinas e destilarias da região. Ele era portador da doença de Chagas e sua única esperança de sobrevivência era o transplante, que afinal foi viabilizado por um doador de 52 anos, que morreu vítima de hemorragia cerebral.

Alagoano de Cacimbinhas, o médico José Wanderley Neto foi escolhido pelos próprios colegas como o mais admirado cirurgião cardiovascular do Brasil, segundo levantamento do anuário Análise, publicado em São Paulo e distribuído nacionalmente.

Ele e sua equipe implantaram há anos, em Alagoas, um importante centro de cirurgia cardiovascular, na Santa Casa de Misericórdia de Maceió, onde o transplante de hoje também foi realizado. Essa equipe é responsável por cerca de 30 mil  implantes de pontes de safena e cirurgias cardíacas, ao longo de três décadas.


16.02.2014 - 17h49

Tráfico de Órgãos – uma tragédia silenciosa

Além da violência crescente e da corrupção, o Brasil vive de algumas tragédias silenciosas. Uma delas está relacionada diretamente com algo que deveria salvar vidas, a doação de órgãos. Pela simples natureza de falta de controles, corrupção, sistema ineficaz, além da natureza maldosa do ser humano, muitas famílias têm suas vidas destruídas pela simples ganância do ser humano.

O Tráfico de Órgãos está relacionado como o novo crime internacional do século XXI. O crime atinge praticamente todos os países, mas alguns têm maiores incidências, por exemplo China, Índia, Paquistão, Rússia e Brasil. Mas é óbvio que em todos os países o crime acontece, mas em alguns, em função de “facilidades” políticas e de baixa fiscalização e investigação, acontece com mais relevância.

No caso brasileiro, parece que o olhar fechado das autoridades gera uma letargia no desenvolvimento de investigações. Segundo a OMS, de todos os transplantes realizados no mundo, 5% estão relacionados diretamente com o tráfico de órgãos.

O tema ainda parece um grande mistério, tanto para autoridades, como também para a mídia internacional. Como a busca do “Santo Graal”, o mundo parece não saber o que acontece. Mas pelos diversos relatórios internacionais de organismos que investigam o crime, como da própria Interpol, a estrutura por trás do tráfico de órgãos é extremamente inteligente e organizado, como uma verdadeira máfia envolta em sigilo, e com “peixes” muito grandes da política, da medicina e de outros grupos criminosos. 

Em especial no caso da China, é evidente que políticos estejam envolvidos, pois muitas das vítimas são condenados na justiça, e os condenados à morte, “são” literalmente, “aproveitados” para alimentar este nefasto comércio.


Engraçado que em uma pesquisa simples no site da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República do Brasil, o tema “tráfico de órgãos” não aparece em nenhum tópico e pesquisa. Por quê? Mesmo considerando que apareça o tema “tráfico de pessoas”, é de se imaginar que o mesmo tráfico possa alimentar o tráfico de órgãos.

E para piorar o problema, muitas autoridades, inclusive políticos, tratam o tema como uma grande “lenda urbana”, mas a Secretaria Nacional de Justiça, publicou em 2013 um documento referente ao tráfico de seres humanos (Cartilha Tráfico de Pessoas), e no documento consta efetivamente os problemas de tráfico de órgãos e seus impactos no Brasil e no mundo.

O Blog EXAME Brasil no Mundo conversou com o brasileiro, residente em Londres, Paulo Pavesi que sofre na “pele” a tragédia do crime de tráfico de órgãos. Seu filho, Paulo Veronesi Pavesi, o Paulinho, na época com 10 anos, sofreu um acidente no playground do prédio que morava. Depois de diversos exames, foi constatado morte encefálica, e a família resolveu doar os órgãos. 

Mas o Paulo Pavesi desconfiou da conta hospitalar e dos procedimentos realizados, e a partir daí começou, com faro investigativo, uma das maiores batalhas de sua vida. O caso de Paulo Pavesi e de seu filho Paulinho, é mais um entre muitos da tragédia silenciosa que acontece diariamente no mundo e no Brasil.

 Os médicos envolvidos no caso de Paulinho estão presos. Os mesmos foram condenados pela justiça, mas absolvidos pelo Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, onde o caso ficou conhecido como o caso de “Poços de Caldas”.

Paulo Pavesi escreveu o livro “Tráfico de Órgãos no Brasil – O que a máfia não quer que você saiba”, e também mantém o blog “Tráfico de Órgãos no Brasil” http://ppavesi.blogspot.com.br para contar a história de Paulinho, e de todas as tragédias silenciosas que acontecem sobre o tema, diferente do que as autoridades acham. 

Na verdade é uma tragédia urbana, e não uma lenda urbana.

Hoje, dia 16/02/2014, o cantor Lobão fará seu Hang Out com Paulo Pavesi sobre o caso “Paulinho” e sobre o tema Tráfico de Órgãos. A entrevista ao vivo será às 22hs . 

http://lobaoentrevista.blogspot.com.br/2014/02/lobao-e-paulo-pavesi-trafico-de-orgaos.html .

Hoje, Paulinho teria 24 anos.
Paulo Veronesi Pavesi - Paulinho
Paulo Veronesi Pavesi – Paulinho

Brasil no  Mundo: O tráfico internacional de órgãos é uma realidade mais do que presente  no Brasil. Por que o Brasil pouco fala sobre isso?

Paulo Pavesi: A imprensa é pressionada a não divulgar casos como o do meu filho, com o argumento de que pode atrapalhar a  doação de órgãos. No entanto, as pessoas que  pressionam a imprensa hoje, são justamente as que estão envolvidas com o  comércio ilegal de órgãos há décadas, e nunca são investigadas.

Esta pressão foi confirmada  durante a CPI do tráfico de órgãos em 2004, por delegados de policia federal. Órgãos estão sendo removidos de  pacientes em coma, para servir à hospitais públicos. Existe todo um processo  que estou detalhando no meu segundo livro.

Brasil no  Mundo: Você é uma vítima direta do tráfico internacional de órgãos. Seu filho  Paulinho, foi vítima desta atrocidade. Conte-nos um pouco de sua história.

Paulo Pavesi: É muito difícil para mim, como pai, resumir estes 13  anos. Até mesmo para escrever o livro foi difícil, pois tive que cortar muitas coisas. Tudo o que apurei é importante. Mas o que posso dizer é que  esbarrei em uma máfia que jamais imaginei existir. Não conheço nada tão sofisticado como o funcionamento desta organização. Tudo funciona perfeitamente como um relógio. Há muito dinheiro envolvido.

Brasil no Mundo: De tempos em tempos vemos notícias sobre o tráfico de órgãos no Brasil. Na sua visão, por quê a mídia não noticia de forma mais contundente?

Paulo Pavesi: Quando é trafico internacional, como o caso de Pernambuco, a imprensa fala amplamente. O que a imprensa não fala é sobre o que esta acontecendo dentro do Brasil.
Para você ter uma idéia de como eles estão infiltrados e estabelecidos, a justiça brasileira tem um programa chamado “doar é legal”. Você entra em qualquer site da justiça, de qualquer Estado, e vai encontrar um link para se tornar um doador de órgãos, emitindo um  certificado imediatamente. Nestes sites, a justiça  explica que o tráfico de órgãos não existe, e que tudo não passa de lenda urbana.

Quando eu ainda morava em São Paulo, as viaturas da polícia militar possuíam um adesivo no vidro traseiro dizendo “doe órgãos”.  Em redes sociais, você pode informar ao mundo todo que você é  doador de órgãos. As universidades estão recebendo com freqüência, médicos renomados que fazem palestras visando plantar a semente da doação nos jovens. Quando alguém se diz contrário é agressivamente repreendido, chamado de egoísta e ridicularizado. A doação deixou de ser uma ação de bondade, e está se tornando uma obrigação. A mídia tem colaborado muito para isso. O outro lado  da história – a verdade sobre os transplantes – está sendo censurada.

Brasil no Mundo: Como está sendo a sua luta contra o tráfico  internacional de órgãos?

Paulo Pavesi: Trata-se de uma batalha impossível. Você avança um  passo e eles te empurram outros três para trás. A luta não se limita a combater e denunciar os médicos envolvidos. Você precisa combater diversas frentes, como por exemplo o Ministério Público. Durante a CPI ficou evidente que TODOS os casos levados  ao Ministério Público, e analisados pela comissão, foram arquivados sem nenhuma investigação ou informação aos denunciados. 

Casos e mais casos comprovados de tráfico de órgãos, simplesmente, são ignorados inexplicavelmente. A máfia foi descoberta na década de 1980 em Taubaté, onde vários doadores tiveram os órgãos  retirados quando ainda estavam vivos. O processo de homicídio dos médicos de Taubaté levou 23 anos para ser julgado, e quase foi arquivado antes disso. Em  2011, estes médicos foram condenados a 17 anos de prisão, saíram pela porta da frente do fórum, continuam trabalhando normalmente e foram  inocentados pelo conselho regional de medicina. 

Estão aguardando o julgamento em segunda instância há três anos, e não há prazo para serem julgados. Os médicos  envolvidos no caso de Poços de Caldas, já foram condenados duas vezes por tráfico  de órgãos, e da mesma forma foram absolvidos pelo conselho regional de  medicina. Em ambos os casos, é possível identificar um mesmo núcleo que  funciona em São Paulo. 

Não por coincidência, nos últimos anos duas auditorias  do TCU (Tribunal de Contas da União) comprovaram que a fila de espera em São Paulo é sujeita a fraudes.  

Outro fator que chama a atenção, é que mesmo condenados, os médicos passam a  ser protegidos por diversos setores da sociedade, e ignoram as sentenças  judiciais, alegando inocência. 

No caso do meu filho, os médicos insistem em  dizer que tudo é uma grande mentira, apesar das inúmeras provas  existentes.

Brasil no Mundo: Quais os últimos resultados em  relação ao caso do seu filho?

Paulo Pavesi: O processo tem duas vertentes. Na primeira, quatro médicos respondem pelo artigo 121 do código penal, homicídio doloso qualificado por motivo torpe. 

Este deve ir a júri popular em breve, sem data marcada. Na segunda, três médicos responderam pela retirada ilegal dos órgãos em paciente vivo que resultou em morte (homicídio também), e estão condenados em primeira instância. 

Como estes mesmos médicos já foram condenados em outro caso,  tiveram a prisão decretada e continuam presos até o momento.

Brasil no Mundo: Em um texto seu publicado no seu blog “A verdade. Nada mais que a verdade”, você comenta sobre o modelo nazista. Você acredita que esta filosofia ainda se instala no Brasil?

Paulo Pavesi: Nunca foi tão real. Nos estamos vivendo um círculo vicioso e perigoso na saúde pública. Não temos leitos de UTI suficientes para  todos que precisam. 

Brasileiros estão tendo de recorrer à defensoria publica para conseguir uma vaga. Para que esta vaga apareça, não existe milagre. Alguém precisa desocupar. Com a ordem judicial, sem perceber, a justiça está condenando pacientes em coma à morte. 

Ao mesmo tempo, existe dezenas de casos que estou acompanhando onde um leito de UTI é negado, a pessoa tem a morte encefálica diagnosticada por não receber o tratamento adequado, e em seguida é levada para a UTI para que os órgãos sejam mantidos para transplantes. Esta matemática é bastante estranha. 

O mesmo  Estado que está dizendo que precisamos salvar vidas doando órgãos, está negligenciando o atendimento de pacientes que poderiam ser salvos, transformando-os em doadores. 

Uma solução de mau gosto. Em uma única ação eles liberam leitos de UTI e obtêm órgãos para transplantes. Infelizmente, parece  que o brasileiro não consegue entender esta situação, e acredita que o que acontece nos hospitais “é assim mesmo”.

Brasil no Mundo: Considerando todo o seu  esforço investigativo, como o Brasil é visto no mundo em relação ao tema de  tráfico internacional de órgãos?

Paulo Pavesi: O Brasil é citado em várias publicações internacionais como fonte fácil para obtenção de órgãos. Há um hospital em São Paulo, em que você pode encontrar pessoas com problemas renais, e com um certo poder econômico, vindas de países vizinhos como Paraguai,  Argentina, Peru e Colômbia, e aguardando um órgão para transplante. 

O único lugar onde não se pode falar que o Brasil tem tráfico de órgãos é  dentro do próprio Brasil. Cito um exemplo muito interessante. Há alguns anos, um filme de ficção chamado “Turistas, Go home!” em que retratava o tráfico de  órgãos no Brasil foi amplamente criticado, e quase teve sua exibição suspensa pela Embratur. O Brasil vive de aparências. A realidade é muito diferente.

Brasil no Mundo: Que orientações você daria para as  famílias brasileiras?

Paulo Pavesi: Simples. Não doe órgãos. É muito  difícil dizer isso, e quero lembrar que eu doei os órgãos espontaneamente, acreditando no sistema. Mas diante do que está acontecendo, não podemos tomar uma decisão séria como esta, sem segurança. Nem mesmo médicos confiam no sistema.

Quando foi implantada a lei de doação presumida, apenas 2% dos médicos brasileiros colocaram a frase “doador  de órgãos e tecidos” em seus documentos. Chegamos num ponto em que os  conselhos de medicina estão contrariando suas próprias regulamentações para  defender condenados por tráfico de órgãos.

O presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), é testemunha de defesa de vários acusados. 

Aliás, um irmão do principal acusado no caso Paulinho já foi presidente da ABTO.   

Enquanto o Brasil não enfrentar  este problema seriamente, ser doador no Brasil é colocar a vida em risco. Protocolos criados pelo próprio Conselho de Medicina estão sendo ignorados para produzir doadores, com o apoio do próprio conselho.