sexta-feira, 2 de maio de 2014

O DETRAN-DF é ineficiente e preguiçoso; só atua quando o acidente ocorre e o engarrafamento se tornou colossal.



Falta de agentes e equipamentos contribuem para aumento do congestionamento  

Especialistas defendem planejamento na gestão

Os agentes do DETRAN-DF precisam deixar de ser preguiçosos e usarem mais o apito e a caneta - ferramentas básicas para desatar um nó no trânsito.







Agente do Detran organiza o trânsito na W3 Sul, próximo ao Pátio Brasil: diretor-geral do departamento admite deficit de pessoal - a foto mostra claramente que os agentes não estão organizando m ... nenhuma.
A foto mostrasse a via de forma mais ampla, se perceberia o tamanho do engarrafamente. O local parece ser debaixo de um viaduto = engarrafamento quilométrico


Evitar que a cidade fique travada pelos congestionamentos e garantir o mínimo de mobilidade para o brasiliense é um desafio a ser conquistado pelo Governo do Distrito Federal. Os problemas começam pelo mais simples, como liberar a pista em caso de acidente, organizar o fluxo de veículos quando o sinal para de funcionar ou rebocar carros que impeçam ou dificultem o tráfego. Para isso, porém, falta pessoal, veículos e equipamentos. 



Por causa da escala de trabalho, apenas 100 agentes do Departamento de Trânsito (Detran) estão todos os dias nas vias. Muito pouco para cuidar de uma frota de 1,5 milhão de veículos. [o DETRAN-DF tem mais de 1.500 funcionários e muito provavelmente a metade trabalha em atividades burocráticas - hoje mesmo foram empossados mais de 150 agentes de trânsito - restando 750 para funções de policiamento das vias e atuação preventiva e corretiva nos engarrafamentos colossais que ocorrem em todo o DF.



Mas, como agem os agentes do DETRAN-DF quando em serviço?  (não vamos nem questionar a informação de que apenas cem agentes trabalham por turno, já que se estes cem agentes, ocupando trinta viaturas  - o DETRAN-DF tem mais de 30 viaturas novas, plenamente operacionais -  três agentes por viatura, sobram dez agentes que constituirão uma reserva técnica para atuar em problemas localizados.) NADA.

 
Isso mesmo, o mais comum em Brasília é o motorista encontrar engarrafamentos causados porque um sinal quebrou, houve um acidente ainda que leve e não tem uma 'autoridade de trânsito" para disciplinar a circulação de veículos naquela área.



O mais comum no Distrito Federal é se encontrar dupla de agentes ocupando uma viatura - sempre um veículo novo, de luxo - estacionado em uma sombra, dentro da viatura, apenas observando o trânsito. Se acontecer um acidente em frente à sombra em que 'descansam', podem interferir - nada de ter trabalho controlando o fluxo de veículos, levam a viatura para o meio da via, interditam uma ou duas faixas, colocam alguns cones e observam o engarrafamento se formar e crescer, crescer.



Outra atividade predileta dos senhores agentes do DETRAN-DF é circularem, sempre em dupla, nas viaturas e quando encontram um engarrafamento em formação (por falha de um sinal, desregulagem do tempo de abertura para uma das vias, acidentes) acionam a sirene apenas para saírem do local e continuarem o passeio.



 A administração do DETRAN-DF esquece de treinar seus agentes para interferirem com eficiência e presteza no controle do trânsito quando um sinal quebra, acontece uma colisão.



DETALHE: quando constatamos um agente do trânsito trabalhando é multando veículos estacionados irregularmente.
Multem os carros estacionados em desacordo com o Código Brasileiro de Trânsito - é DEVER do DETRAN-DF cumprir a lei - mas também ajam de forma preventiva e corretiva para melhorar o trânsito no Distrito Federal.] 
 

Nas vias urbanas, a intervenção deve ser feita pelo Detran. Nas distritais, pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O secretário de Transporte, José Walter Vazquez Filho, criticou esses dois órgãos, em entrevista ao Correio publicada na edição da última segunda-feira. 



A qualquer cidade que a gente vá por aí, quando dois carros batem, vem o ‘azulzinho’ ou o ‘marronzinho’ (guarda municipal) apitando para liberar a pista. Atuam quando o semáforo quebra e evitam bloqueio das ruas. O Detran no DF se concentra nas atribuições relativas ao Estado. Por isso, falta a gestão municipal do trânsito”, afirmou.
 


Vazquez defende, por exemplo, a criação de cargos de fiscais de trânsito com nível médio e salários mais baixos na estrutura do Detran. O diretor-geral da autarquia, Rômulo Augusto de Castro Félix, no entanto, alega que não faz parte da política do órgão contratar fiscais de trânsito com vencimentos menores do que os atuais. 


 [seu Rômulo, vamos resolver isso de forma simples; Leia o Código Brasileiro de Trânsito e legislação complementar editada pelo CONTRAN, mande seus agentes também ler e combinem: o senhor e eles passem a cumprir e fazer cumprir as leis de trânsito e os engarrafamentos colossais que são uma constante no DF vão se reduzir apreciavelmente.



Vacilando como o senhor está, corre o risco de perder o emprego. De longa data, esse Blog protesta contra a 'omissão' e 'amor por mordomias' dos agentes do DETRAN-DF, nada conseguimos. Mas agora o secretário de Transporte já bateu firme em vocês e logo mais autoridades vão estar apontando as falhas óbvias do ineficiente DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO DO DISTRITO FEDERAL.]  



 E enumerou uma série de iniciativas para melhorar a fluidez do trânsito, como a compra de 220 no-breaks, instalados nos semáforos até o fim do ano. “Temos ainda o helicóptero, que enxerga o ponto de retenção do alto. Ele passa essas informações para as viaturas, que, por terra, são enviadas ao local”, explicou. [a compra desses no-breaks e das 'tasers' é uma gigantesca palhaçada. O que os agentes de trânsito precisam é de apito e caneta.



Os engarrafamentos no DF decorrentes de falta de energia - única falha que pode ser resolvida por no-break - é um percentual mínimo. Em sua maior parte é consequência de pequenas batidas - que um agente com um apito e caneta resolveria facilmente - ou de desajuste do tempo de abertura de um semáforo - um agente pode constatar isso e passar para a Engenharia de Trânsito.]

 
A reportagem fez um levantamento sobre a estrutura de fiscalização e as medidas adotadas pelos órgãos de trânsito das cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba para melhorar o tráfego local. Das quatro, as capitais mineira e paranaenseessa última considerada modelo de investimento em transporte de massa — têm a pior proporção de agentes por frota registrada. Em Belo Horizonte, é um para cada 3,9 mil veículos. Em Curitiba, um para 3,8 mil veículos.



 Brasília lidera o ranking do melhor salário da categoria: R$ 5,4 mil

 
A diferença é que, no DF, exige-se curso superior. [para que curso superior para uma atividade que exige basicamente um apito e anotar infração de trânsito?


Um dia desses um amigo nosso foi multado no Setor de Autarquias Sul e o agente escreve Setor de ALtarquias Sul. Curso superior não resolve esse tipo de analfabetismo. Basta um segundo grau bem feito.]

Fonte: Correio Braziliense



Petralhas tentam vender a tese - MENTIROSA, como é 99,999999% do que os petistas falam - que Genoíno foi preso propositadamente no no dia 1º de maio





PML mente quando diz que a prisão do condenado Zé Genoíno foi decretada em 1º de maio - o decreto de prisão do mensaleiro petista foi efetuado em NOVEMBR0/2013; agora, mais precisamente em 30 de abril, diante de laudos médicos oficiais e incontestáveis, o ministro Barbosa decretou que Genoíno saísse do REGIME DE PRISÃO DOMICILIAR voltando  ao REGIME DE PRISÃO CARCERÁRIA.




[PRIMEIRA MENTIRA ou MENTIRA INICIAL é dizer que o condenado Zé Genoíno foi preso no dia 1º de maio de forma proposital.



Existem três vertentes para tal mentira:



- alguns petralhas, entre eles o senador Jorge Viana, PT/ACRE,  afirmam que Barbosa decretou a prisão do mensaleiro condenado as vésperas do feriado de 1º de Maio para impedir recursos.



- Jorge Viana MENTE - a prisão do Genoíno foi decretada em novembro 2013, o que o ministro Joaquim Barbosa determinou no dia 30 de abril foi apenas a MUDANÇA DE REGIME de PRISÃO DOMICILIAR para PRISÃO NO CÁRCERE (haja vista que laudos médicos derrubaram as razões que mantinham Genoíno no regime de prisão domiciliar.)




MENTIRA 2: da decisão do ministro Barbosa - presidente do STF e relator do MENSALÃO - PT - só cabe recurso do Pleno do STF e recursos dirigidos àquela instância costumam ter alguma demora até serem apreciados - o caso do Genoíno se encaixa entre os que devem sofrer tal demora, não por perseguição ao mensaleiro, já que se trata de bandido condenado pelo próprio Supremo e devido a vários laudos médicos (isentos e imparciais) respaldam o retorno do mensaleiro sentenciado ao cárcere.



Assim, é indiferente a data da decretação da mudança de regime da sua prisão no que concerne à apreciação de eventual recurso.



MENTIRA 3: um jornalista - bom profissional mas possuidor de uma patologia gravíssima: é obcecado em defender petistas e sempre encontra uma forma de justificar a estupidez, o alopramento de qualquer petista (ele deve estar dando tratos à bola para justificar (tentar, já tentou) a forma utilizada pelo Lula que permitiu o cálculo de percentuais que definem quanto do julgamento do MENSALÃO - PT foi político e quanto não foi.



Então esse jornalista está interpretando que a mudança de regime da prisão do mensaleiro condenado Genoíno ocorreu no dia 1º de maio, devido a um novo sinal político. Também equivocadamente - equívoco proposital, para confundir - o PML confunde decretação de mudança de regime prisional com decretação de prisão.].

Totalmente equivocado esse raciocínio, conforme passamos a demonstrar em comentários inseridos no texto do ilustre jornalista, conforme segue:


A prisão de José Genoíno é um novo sinal político. Só durante a ditadura os militantes do movimento operário eram presos no 1 de maio. Depois disso, a data era respeitada. Havia um compromisso tácito, um respeito por aqueles milhões de brasileiros que ajudaram a transformar o país numa democracia. [O  Zé Genoíno é um criminoso condenado pela mais alta Corte do Brasil, sentença transitada em julgado, e que por inexistentes razões de saúde estava, PROVISORIAMENTE, em regime de prisão domiciliar.


 
No instante em que vários laudos médicos oficiais - incontestáveis - asseguram que aquele condenado pode ser recolhido ao cárcere, o presidente do Supremo determinou sua prisão - melhor dizendo, DETERMINOU A MUDANÇA DO REGIME DE SUA PRISÃO - de domiciliar para  prisão em cárcere - no tradicional 'ver o sol nascer quadrado'.


 
OUTRO DETALHE: além de sua prisão não ter sido decretada em 1º de Maio, Zé Genoíno NUNCA FOI MILITANTE DO MOVIMENTO OPERÁRIO.


 
Foi guerrilheiro, passou para a política e NUNCA exerceu qualquer atividade que permita ser considerado OPERÁRIO.


 
Genoíno após a derrota na guerrilha do Araguaia - quando entregou dezenas de companheiros, sem necessidade sequer de um interrogatório enérgico - passou a viver da política.


 
Se o indivíduo não é operário como pode ser MILITANTE do MOVIMENTO OPERÁRIO?]

VOLTAMOS AINDA ESTA TARDE PARA CONCLUSÃO DA RÉPLICA

A primeira a perceber o que se passava foi Maria Laiz Nobre Guimarães. Aos 89 anos, ela acompanhou o noticiário sobre a volta do primogênito à Papuda pela TV parabólica da casa onde mora, em Encantado, no interior do Ceará. Quando atendeu ao telefone, ficou com receio de que tentassem amenizar sua dor: - Só não me venha com mentiras, meu filho, disse ao deputado José Guimarães, irmão de Genoíno.

 

Genoíno retornou a Papuda no 1 de maio, data histórica dos trabalhadores, depois de ter sido preso pela primeira vez em 15 de novembro, da República.  Justo Genoíno, que tentou organizar trabalhadores rurais no Araguaia, onde seu partido, o PC do B, queria montar uma guerrilha contra a ditadura militar. [desde quanto organizar guerrilha é militar no movimento operário ou qualquer outro; Genoíno tentou entregar o Brasil para a Rússia - fracassou, entregou dezenas de companheiros e com isso adquiriu condições para viver da política, deixando definitivamente trabalhar, passou a explorar o movimento operário - alguns oportunistas chamam essa exploração de militância.

 
mas, só quem leva na tarraqueta na hora que a coisa pega são os verdadeiros operários, os 'militantes' sempre se dão bem.] Que foi torturado. Que ajudou a aprovar as principais leis a favor dos assalariados no Congresso, onde foi uma das lideranças mais importantes desde a democratização. Que ajudou a incluir cláusulas democráticas na Constituição.  (E que continuou vivendo com a dignidade de seus vencimentos de parlamentar num sobrado comprado com financiamento da Caixa na Vila Indiana, Zona Oeste de São Paulo).

Veja só. Ele foi condenado por corrupção ativa e cumpre pena de quatro anos e oito meses. Genoíno embolsou algum no esquema? Nem um centavo. Colocou a mão em algum trocado? Não. Entregou para alguém? Assinou os empréstimos do PT. Sabe o que a PF concluiu? Que foram empréstimos legítimos, entregues ao partido. 



 [o PML tenta confundir os leitores desavisados e finge esquecer que quem participa de um crime, concorre de alguma forma para a efetivação do delito, é também criminoso.

 
O dinheiro repassado ao PT foi ilegalmente, criminosamente, usado para corromper parlamentares e isso é crime: formação de quadrilha, corrupção e outros.
O dinheiro dos supostos empréstimos só entrou no caixa do PT, com aparência de legalidade, devido Genoíno ter assinado os empréstimos.


 
Ocorreu um concurso para a concretização total do delito e Genoíno foi peça essencial.]

Este é o corrupto preso do 1 de maio.  Como disse dona Maria Laiz: “só não me venha com mentiras, meu filho.”  É mais engraçado do que isso.  Pimenta da Veiga, um dos fundadores do PSDB, ministro das Comunicações no segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, é hoje candidato ao governo de Minas Gerais.  



 A Polícia Federal informa, desde 2006 - está lá, no inquérito 2474 que ficou escondido dos ministros do STF até o julgamento da AP 470 -  que Pimenta da Veiga recebeu R$ 300 000 das agências de Marcos Valério.  


Até agora, Pimenta não foi julgado nem condenado. Já colheu um benefício: o tempo trabalha para ele. A PF encontrou zero centavo a mais na conta de José Genoíno. Também apurou as contas de familiares – e nada. O ministério público atesta sua honestidade. Admite isso.  Mas ele voltou a Papuda, ontem.


 
O dinheiro caiu na conta de Pimenta da Veiga muitos meses antes de várias remessas da AP 470. Seu valor é maior até do que os R$ 296 000 que Henrique Pizzolato mandou um auxiliar buscar no Banco Rural. Como já lembrei aqui, é seis vezes maior que os R$ 50 000 que João Paulo recebeu na mesma instituição. 



João Paulo disse que usou o dinheiro para fazer pesquisas eleitorais e até encontrou uma testemunha para confirmar a história. Pizzolato garante que não colocou a mão no dinheiro e mandou para o PT. Acredite você no que quiser. A quebra do sigilo fiscal e bancário de Pizzolato não conseguiu demonstrar que ele mentia.


Pimenta da Veiga, ao contrário de Pizzolato e de João Paulo, admitiu que o dinheiro foi para ele. Explicou que eram honorários advocatícios.  Ao contrário de João Paulo, não apresentou documentos para provar o que dizia além de sua própria palavra. 




Quando os policiais perguntaram qual era a causa que poderia justificar honorários tão bons, Pimenta alegou que fizera serviços internos para as agencias de Marcos Valério. Ele, que acabara de deixar o ministério das Comunicações, três meses antes do dinheiro entrar na conta, já estava advogando para as agencias do valerioduto. 


Em serviços internos.  Recebeu um dinheiro que, com algum reforço, daria para Genoíno comprar uma casa ao lado da sua. [destacando dois detalhes: todas as afirmações que o PML faz são desprovidas de qualquer comprovação. Nada do que ele afirma foi provado em um tribunal. Se alguém do PSDB, agiu igual os criminosos do PF - seja Pimenta da Veiga ou qualquer outro - que seja preso, julgado e condenado.

 
A questão do julgamento em segunda instância só não se aplicou aos criminosos do MENSALÃO - PT porque aqueles marginais foram julgados pela instância máxima do Poder Judiciário, devido muitos criminosos serem detentores de foro privilegiado (inclusive o próprio Genoíno).



 
Contra sentença do Supremo Tribunal Federal só cabe recurso àquele Tribunal e através dos embargos, que foram impetrados, aceitos e analisados.]



 
Se um dia Pimenta da Veiga se tornar réu, terá assegurado o direito a um julgamento em segunda instância. Se tudo der errado, dará certo para ele.   Terá muito mais chances de provar seus pontos de vista. É o correto.   




 Pela idade, tem 100% de chances de escapar das penas a que eventualmente venha ser condenado porque já terá completado 70 anos, quando a denúncia – se for feita – estará prescrita. Olha outro momento de sorte. Outro azar de Genoíno. Ele completa 68 anos amanhã, na cadeia. [aqui você exagera PML, se torna cômico ou mesmo ridículo. Parece que ser mais velho do que Genoíno é um crime.]

 

Pimenta recebeu o dinheiro no início de 2003, meses depois de deixar o ministério. Mesmo assim, está enquadrado no mensalão mineiro, que é de 1998. Deve ser um milagre de denuncia retroativa.  Confesso não saber se Pimenta é culpado de alguma coisa. Acho errado pré condenar qualquer pessoa. Ele tem o direito de ser tratado como inocente, até que se prove o contrário.   A discussão política, contudo, é útil.  Numa tentativa tosca para justificar o retorno de Genoíno a prisão, Joaquim Barbosa praticou um truque demagógico manjado.



 Apresentou estatísticas que mostram o elevado número de prisioneiros que têm doenças semelhantes a de Genoíno e nem por isso cumprem regime domiciliar. [A lei que determina a concessão do beneficio de prisão domiciliar estabelece que casos para sua aplicação - no caso do Genoíno, doença grave.


 
Só que duas juntas médicas da UnB - oficiais e que não foram contestadas na sua composição ou competência - e uma da Câmara dos Deputados, concluíram que Genoíno não tem doença grave - o risco que corre de morrer é o mesmo de milhões de brasileiros... aqui vale o famoso ditado: "para morrer, basta estar vivo".
A citação de estatísticas foi apenas para corroborar o acerto da decisão de mandar Genoíno de volta para as grades = "ver o sol nascer quadrado".]



 
É um truque que se utiliza de dados verdadeiros para sustentar teses falsas quando é conveniente. Não vamos lembrar os muitos momentos históricos em que isso foi feito porque seria muito constrangedor. Basta dizer que seu efeito é estimular o ressentimento e não a vontade de Justiça.   



Numa homenagem ao 1 de maio, não custa lembrar um episódio comum sob a ditadura militar. Sempre que os trabalhadores faziam greve, os amiguinhos dos generais na política e na imprensa diziam que os sindicatos eram egoístas, queriam dar aumento para quem já ganhava bem, tinha carteira assinada, enquanto a maioria do povo vivia na miséria. Entendeu, né? É por isso que aos 89 anos dona Maria Laiz sempre avisa que não quer ouvir mentiras.  Este mesmo raciocínio se tenta aplicar hoje contra Genoíno. 


Todo mundo sabe que ele sofre de uma cardiopatia grave, ainda que controlada. A mortalidade de sua doença é alta, ainda que sua cirurgia de implante de um tubo de PVC no peito tenha sido feita pelos melhores médicos do país.


 [PML: você e o PT deveriam parar de discurseira vazia e infundada insistindo que o reeducando Genoíno está gravemente enfermo e passar para a ação, ou seja, processem os médicos integrantes das três juntas que dizem o contrário.]
 

Qualquer médico sabe que ele estará melhor em casa, em situação de melhor conforto e cuidado, do que num presídio. Os médicos que examinaram Genoíno discordam sobre a conveniencia de enviá-lo para a Papuda.  A maioria dos médicos que examinou Genoino deixou claro, por vias claras ou indiretas, que as condições de tratamento em casa são melhores. Elas ajudam a explicar sua recuperação. 



É sintomático que ninguém tenha ficado surpreso com o fato de que Joaquim Barbosa tenha optado pelo laudo mais favorável ao encarceramento. Medicina? Não. Política.   Numa atitude correta, mas cuja razão de fundo é fácil de adivinhar, Joaquim autorizou o médico de Genoíno a entrar na Papuda a qualquer momento. 


 
Se milhares de prisioneiros, com problemas de saúde equivalentes, não conseguem cumprir prisão em regime domiciliar, embora tenham o mesmo direito, a responsabilidade é do sistema prisional, do Estado, quem sabe até do presidente do STF ou mesmo do ministro da Justiça. Só não pode ser imputada a Genoíno, certo? [nem tão pouco a suposta impossibilidade de milhares de prisioneiros com problemas de saúde cumprirem prisão domiciliar, pode ser ignorada para favorecer apenas um criminoso - exatamente um que tem o apoio do partido que atualmente AINDA está no governo.]


 
O médico particular de Genoíno mediu sua coagulação e prova, com base em laudos do laboratório Sabin, um dos mais respeitados de Brasília, que seus índices estão abaixo da média recomendável. O índice de é de 1,7, enquanto o recomendável fica entre 2 e 3.  Os outros prisioneiros-pacientes da Papuda têm o mesmo atendimento? Têm o mesmo médico? É claro que não. Infelizmente. 



 [índice de coagulação representa um fator de risco no caso de algum tipo de acidente e convenhamos que enjaulado na Papuda o risco de Genoíno sofrer acidentes é bem menor.


 
Claro, se ele tentar fugir ou o micro ondas que ele e Zé Dirceu são os únicos prisioneiros da Papuda a dispor de tal equipamento cair sobre o pé dele.
Mas, a diferença é tão pequena que não impede o Genoíno de se submeter a qualquer procedimento cirúrgico, essa alteração de coagulação influi ZERO no aumento do índice de risco cirúrgico.]



 
Da mesma forma, poucos brasileiros com dores lombares terríveis têm direito a um tratamento caro e sofisticado para amenizar seu sofrimento. Joaquim Barbosa teve, com recursos pagos pelo contribuinte. Tirou licenças tão prolongadas no seu trabalho que chegou a ser criticado publicamente por colegas. Descobriu clínicas modernas, tratamentos de vanguarda.  



 Está errado? Não. É um direito dos ministros do Supremo.  A desigualdade estrutural de um país não impede nenhuma pessoa de fazer o que tiver a seu alcance – dentro da lei -- para defender seus direitos.

É errado culpar um indivíduo pelo conjunto de mazelas de uma sociedade. É uma espécie de covardia retroativa. Um dos mais eruditos juízes da Suprema Corte dos Estados Unidos, Antonio Scalia, de insuspeitas credenciais conservadoras, deu uma lição inestimável para o debate desses casos.   Lembrou que ninguém pode ser responsabilizado individualmente pelos erros das gerações passadas.  




Num debate sério, produtivo, Genoíno deveria ser comparado com com pessoas de condição equivalente. Por exemplo, Pimenta da Veiga.[Novamente PML tenta responsabilizar Pimenta da Veiga por não ter - caso tenha cometido algum ilícito penal - informado na ocasião ao Genoíno para que esse se defendesse no MENSALÃO - PT alegando que havia seguido o exemplo de Pimenta - apesar de sem complicado justificar aí 'gerações passadas'.]

O problema aí é um efeito desagradável. Na condição de relator da AP 470, Joaquim Barbosa foi um dos responsáveis, ao lado do procurador geral Antonio Fernando de Souza, de manter o laudo 2474 em segredo de Justiça – e ali aparecia o curioso pagamento a Pimenta da Veiga. 




 [aqui PML age igual a 'com omissão da verdade', ou seja, aponta que ocorreu alguma coisa, mas, não apresenta provas testemunhais ou técnicas, apenas cita o que na ótica dele aconteceu.]


 


O ministro do STF Celso de Mello chegou a cobrar, em tom indignado, que o 2474 fosse exibido aos ministros, antes do julgamento. Joaquim se negou. Disse que não traria maiores novidades. Alegou que poderia provocar novos atrasos. Foi uma pena.  Na época ninguém estava prestando a devida atenção ao julgamento. A maioria dos observadores apenas engrossava o coro de “Morte aos cães!” que eles tanto condenavam quando era ouvido em tribunais stalinistas. 


Mas seria curioso tomar conhecimento de casos fora do roteiro do “maior espetáculo da terra.” Imagine se, por acaso, alguém entrasse na página 179 do Relatório da Polícia Federal, incluído no inquérito, e encontrasse o dinheiro para Pimenta da Veiga. 
Quinze vezes mais do que o dinheiro recebido pelo professor Luizinho que, após oito anos de massacre midiático, foi inocentado. 


 [o que o Supremo julgou foi o crime e não a quantia roubada por cada um dos mensaleiros; João Paulo Cunha se vendeu, pelo menos foi amplamente provado no julgamento, por R$50.000, o Genoíno por outros valores, o Dirceu por outros e assim por diante.]

Genoíno pode, sim, ser julgado por seus atos e por suas ações políticas no presente. E aí vamos combinar que poucos cidadãos brasileiros – dentro ou fora prisão – construíram uma folha de serviços tão respeitável na luta contra a desigualdade e pelo progresso dos mais pobres.  A postura combativa mesmo na prisão lhe gerou punições suplementares quando Genoíno organizou um protesto pela morte de Vladimir Herzog, o jornalista assassinado no porão pela atividade militante no PCB, em 1975. 



Estimulados por Genoíno, os presos batiam nas grades, gritavam o nome de Herzog, faziam todo barulho que conseguiam. Por causa disso, Genoíno foi punido e enviado para o Ceará, onde teve de cumprir parte de sua pena. Saiu arrastado da cela. 


 [vejam o quanto Genoíno é traidor: o individuo nasceu no Ceará e sua transferência para aquele Estado para cumprir merecida pena foi considerada punição.]

 


São cenas corajosas, que ajudam a mostrar quem é quem e quem se tornou quem, 39 anos depois. Que tristeza. Um assessor do PPS, sigla que herdou o espólio do PCB, é o principal suspeito de cometer um ato lamentável de provocação na Papuda: a filmagens clandestina de Dirceu enviada aos jornais. Na mesma ocasião se disse que a cela de Dirceu – a mesma que Genoíno ocupa desde ontem – oferece banho quente aos detentos. 


Mentira. Canalhice. A água é fria, como de toda a Papuda – mas, no clima de estimular o ressentimento, a falsa notícia foi até manchete de jornais. Falando nisso: água quente é luxo? Respondendo: a utilização de água quente por bandidos condenados  no Presidio da Papuda não representa só luxo, discriminação em relação aos outros detentos é antes de tudo um CRIME.

Essa é a diferença, que salta aos olhos no 1 de maio. 

- Não me venha com mentiras, meu filho.

Fonte: Blog do PML na Revista IstoÉ  


Blog Prontidão

O risco de ser morto no Brasil na Copa do Mundo



Se você está na Gávea, no Rio de Janeiro, e caminha dez minutos, chega a uma grande favela (uma das maiores do mundo). Essa caminhada de dez minutos significa a perda de mais de 13 anos na expectativa de vida. O local em que você se encontra retira anos da sua expectativa de vida. 


Muitos estrangeiros virão para o Brasil para assistir aos jogos da Copa do Mundo. Talvez não tenham consciência exata dos riscos que estarão correndo. Somos o 15º país mais violento do planeta (conforme os números da ONU de duas semanas atrás) e das 50 cidades mais violentas do mundo, 16 estão aqui. São mais de 53 mil assassinatos por ano. 

 [a favela referida é a da Rocinha, a maior do Brasil, consequentemente, a maior do mundo.


Já a segunda maior favela do Brasil, a 2ª maior do mundo, fica localizada no Distrito Federal, Brasília - capital do Brasil e uma cidades sede da Copa FIFA 2014,cujo nome é favela Sol Nascente.]

Imagine um estrangeiro de um desses países econômica e socialmente “escandinavizados” (Dinamarca, Suécia, Suíça, Bélgica, Holanda, Nova Zelândia, Austrália, Coreia do Sul, Japão, Alemanha etc.). Nos seus países eles têm (em média) apenas um homicídio para cada 100 mil pessoas (veja nossas estatísticas no Instituto Avante Brasil)? 


Os Estados Unidos têm 5 (embora seja um império capitalista)? O Brasil tem 27? Quando um “escandinavizado” colocar os pés no Brasil, seu risco de vida já aumenta 27 vezes. E conforme a capital em que ele estiver, sua expectativa de vida vai reduzir drasticamente.

O que os “escandinavizados” estão mostrando para o mundo? O seguinte: quanto mais igualdade material e social, menos violência (menos crime). Esses países possuem as seguintes médias: PIB per capita de USD 50.084, Gini de 0,301 (pouca desigualdade e, ao mesmo tempo, pouca concentração da riqueza nas mãos de pouquíssimas pessoas), 1,1 homicídios por 100 mil habitantes, 5,8 mortos no trânsito por 100 mil pessoas, 18.552 presos (na média) e 98 encarcerados para cada 100 mil pessoas.

Vamos comparar os números (não os países): O Brasil conta com renda per capita de USD 11.340, Gini de 0,519 (0,51: país exageradamente desigual), 27,1 assassinatos para 100 mil pessoas, 22 mortos no trânsito para cada 100 mil, quase 600 mil presos, 274 para cada 100 mil habitantes. 


Somos 27 vezes mais violentos que a média dos países mais civilizados do planeta.


A palavra chave para explicar tudo isso se chama igualdade, porém, não a igualdade puramente formal, sim, material, social, cultural etc. E isso se consegue por meio de (a) educação de qualidade para todos e (b) aumento da renda per capita. [a situação do Brasil que já era ruim, antes do Lula duas vezes e da posta Dilma uma vez, piorou drasticamente, já que os gênios eleitos pelos brasileiros, entendem igualdade como algo que funciona tanto IGUALANDO A RIQUEZA quanto a IGUALANDO A MISÉRIA - e passaram a envidar esforços para se perpetuarem no poder igualando a miséria. 

Para eles educação não é prioridade - vai que o pessoal melhora o nível cultural e deleta a maldita esquerda !!! IGUALDADE POR CIMA também não serve, já que possibilita condições dos 'bolsistas' dispensarem as bolsas, concluírem que trabalhar rende mais e assim oficializaram a IGUALDADE POR BAIXO.]

A única maneira de salvar o planeta das tragédias anunciadas (rebelião dos pobres, revolução dos indignados, sangue das guerras, mutilações decorrentes dos conflitos etc.) é melhorar a qualidade de vida de todo mundo. Os “escandinavizados” (Suécia, Noruega, Islândia, Holanda etc.) são os únicos que estão salvando o capitalismo desigualitário do seu desastre final. São dignos de ser copiados. 


Não temos, portanto, que nos comparar a eles, sim, copiar o que eles estão fazendo de certo (e deixar de fazer as coisas erradas).

Fonte: Jus Brasil - Por: Luiz Flávio Gomes 

BLOG Prontidão

 

Presidente do PT não para de dizer besteiras.


O presidente do PT, Rui Falcão, abriu o 14º Encontro Nacional do PT, que se realiza nesta sexta-feira, 2, com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao presidente da Corte, Joaquim Barbosa. Falcão disse que o partido vai responsabilizar Barbosa publicamente por qualquer problema de saúde do ex-presidente do partido José Genoino, condenado a regime semiaberto a uma pena de 4 anos e 8 meses no processo ao mensalão.

Genoino se apresentou, nessa quinta-feira, à Penitenciária da Papuda, depois que o presidente do STF suspendeu sua prisão domiliciar. Uma junta médica da Universidade de Brasília (UnB) emitiu laudo afirmando não haver risco à saúde do petista caso ele cumpra a pena na prisão. Preso em novembro do ano passado, Genoino ficou menos de uma semana na Papuda. Alegando problemas cardíacos, foi transferido para um hospital em Brasília e depois para prisão domiciliar.

Rui Falcão também disse que o direito do ex-ministro José Dirceu à progressão de pena está sendo desrespeitado por conta de uma decisão monocrática de Barbosa. A filha de Dirceu Joana Saragoça é uma das participantes do encontro, mas não quis comentar o caso. Ela está credenciada pela escola de formação política do PT.

O presidente do STF suspendeu a análise de pedido de Dirceu para trabalhar fora do presídio da Papuda, onde ele também cumpre pena no processo do mensalão. A suspensão ocorreu devido a investigações sobre o uso de um celular por Dirceu no começo do ano. Há suspeitas de que ele teria falado com o secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia, por celular de dentro da prisão. (Estadão)
 

Inversão de valores.Presidente do PT responsabiliza Joaquim Barbosa pela vida de Genoino

Folha


O presidente do PT, Rui Falcão, abriu o congresso do PT em São Paulo nesta sexta-feira (2) com críticas ao ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal). 

Falcão qualificou de arbitrariedade a decisão de Barbosa que cassou a prisão domiciliar do ex-presidente do PT José Genoino, condenado a 4 anos e 8 meses no julgamento do mensalão pelo crime de corrupção. 

Genoino voltou para a prisão da Papuda, em Brasília, após Barbosa decidir que não há risco à saude do petista, que realiza tratamento contra doença do coração. 

A decisão de mandar Genoino para a cadeia novamente foi tomada na quarta-feira (30) por Barbosa, após uma junta médica da UnB (Universidade de Brasília) atestar em laudo que, embora seja portador de cardiopatia, Genoino está com seu quadro de saúde estabilizado. 

Falcão disse à plateia de petistas que Barbosa passou a ser responsável pela vida de Genoino. "Nós o responsabilizamos publicamente pela vida e pela saúde do companheiro José Genoino", afirmou o presidente do PT. 

Ontem, o Advogado de Genoino, Claudio Alencar, acompanhou o retorno dele à Papuda e criticou a decisão do STF. "Vamos recorrer ao plenário para tentar reverter novamente para prisão domiciliar, que é o mais adequado no caso dele", disse. 

Segundo Alencar, hoje não tem médico no sistema penitenciário do Distrito Federal. "Nos feriados e finais de semana não tem médico na Papuda. E a informação que obtivemos é que o único médico do complexo está de férias. O sistema penitenciário tinha que prover isso. É temerária a decisão do STF. Estamos preocupados", afirmou. 

O 14º Encontro Nacional do PT acontece no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. A presença da presidente Dilma está prevista para as 19h, segundo agenda divulgada pelo Palácio do Planalto. 

Aécio e Campos divergem sobre redução da maioridade penal





Os pré-candidatos ao Planalto, tucano Aécio Neves (à esq.) e Eduardo Campos (PSB) em evento na BA






Os dois pré-candidatos de oposição mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), apresentaram posições diferentes sobre propostas de redução da maioridade penal, em discursos nesta sexta-feira (2) diante de uma plateia de empresários na Bahia. 


Durante o 13º Fórum de Comandatuba, Aécio defendeu enfaticamente um projeto elaborado por seu partido que reduz a idade mínima em que um juiz pode decretar a prisão de uma pessoa, a depender da gravidade do crime e de características como a reincidência. Já Campos afirmou que busca outras soluções para remediar falhas na segurança pública do país. 

O tucano definiu a proposta como "polêmica", mas disse que apoiará a proposta de redução da maioridade em casos especiais, se for eleito presidente. "O projeto permite que, em casos extremamente graves, como reincidência em crimes como latrocínio, havendo a concordância do Ministério Público, pode um magistrado a decretação naquele caso específico do fim da maioridade", disse Aécio. 

O senador mineiro declarou que se trata de um "processo complexo, uma discussão que não é simples". "Mas precisamos enfrentar essa questão para não ficarmos apenas a contemplar o aumento absurdo da criminalidade", completou. 

Aécio lembrou ainda aos empresários que apresentou no Congresso um projeto de lei que triplica a pena de criminosos que usam menores em seus bandos para evitar a punição da lei. "Virou quase uma indústria: o menor de idade, que não será punido, sempre assume o crime mais grave." 

Já Eduardo Campos, ao discursar sobre a complexidade do desenvolvimento de políticas públicas, afirmou que a redução da idade penal não é a principal solução para combater a criminalidade. "É muito complexo fazer um ensino de qualidade. Não é singelo fazer. É muito complexo fazer uma saúde de qualidade e fazer a segurança pública funcionar. É muito mais complexo do que reduzir a idade penal", disse o presidenciável do PSB. 


* O jornalista Bruno Boghossian viajou a convite da organização do 13º Fórum de Comandatuba. 


Comentario

Eu voto em quem prometer colocar esses d menor assassinos todos na cadeia e diminuir a idade penal para 14 anos!Chega de coitadificar bandido e criminalizar as vitimas!

Vera Regina Moraes RS


Parabens MPE.Justiça de SC embarga por dano ambiental obra do maior edifício do Brasil



Renan Antunes de Oliveira
Do UOL, em Florianópolis
Infinity Coast pretende se tornar o prédio mais alto do país


  • Infinity Coast pretende se tornar o prédio mais alto do país
A Justiça de Santa Catarina embargou por danos ambientais as obras do edifício Infinity Coast, em Balneário Camboriú, a 80 km de Florianópolis. O projeto, que deve ter 60 andares e chegar a uma altura de 240 metros, ainda está na fase das fundações, mas pretende se tornar o prédio mais alto do Brasil.

Antes da suspensão, o prazo previsto para entrega das unidades era 2017. Hoje, o maior edifício é o Mirante do Vale, de São Paulo, com 170 metros.

Usando a atriz americana Sharon Stone como garota propaganda, a construtora FG já anuncia o empreendimento e oferece apartamentos de luxo ao valor de até R$ 7 milhões cada um.

O prédio, inspirado nas construções do emirado árabe de Dubai, terá vista perpétua do mar e dois apartamentos por andar. Seu formato segue uma asa delta.

A suspensão da obra foi pedida pelo Ministério Público Estadual (MPE-SC). A ação pede demolição parcial do prédio, anulação do projeto arquitetônico e cancelamento do alvará concedido pela prefeitura da cidade.

Segundo o MPE, um parecer da Fatma (Fundação de Meio Ambiente de SC) indica que parte do edifício está a 11,92 metros do Canal do Marambaia, desrespeitando a distância mínima de 30 metros estabelecida pela legislação federal.

A assessoria da FG Empreendimentos divulgou nota informando que vai recorrer da decisão.

Comentario

É muito deslumbramento, muita cafonice.O que um prédio desse tamanho, mais próprio para uma capital como São Paulo, Washington, tem a ver com o cenário bucólico de Camboriú?Brasileiro como sempre o rei do mau gosto.

Vera Regina Moraes RS

Vaias, gargalhadas, “cala a boca”: Gilbertinho Carvalho achava que iria falar para plateia amestrada no Sindicato dos Bancários do Rio, mas trombou com a fúria dos presentes


02/05/2014
às 14:00 \ 




Na chegada à sede do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, cenário da etapa carioca dos “Diálogos Governo-Sociedade Civil Copa 2014″, o sorriso confiante e a voz de orador da turma avisaram que o ministro Gilberto Carvalho estava em casa ─ e cercado por amigos de fé.

Decerto imaginou que passaria as duas horas seguintes saboreando aplausos e carícias verbais da plateia amestrada, formada por integrantes dos “movimentos sociais”.

Todos estavam ali para aprender que a Copa da Roubalheira, vista de perto, é outra soberba evidência de que o Brasil vai tão bem que, se melhorar, estraga.

Quebrou a cara, informa o vídeo acima.

Já na entrada do auditório o sorriso morreu, esganado pela inscrição na faixa pendurada atrás da mesa no palco: NÃO VAI TER COPA.

A voz começou a claudicar com as primeiras manifestações de hostilidade. E a autoconfiança foi dissolvida pela pancadaria sonora. Durante 15 minutos, a caixa preta ambulante resistiu a vaias, apupos, risos debochados, apartes desmoralizantes ou cobranças de promessas jamais cumpridas.

Enfim rendido ao som da fúria, interrompeu o falatório, deu o encontro por findo, prometeu voltar em agosto e caiu fora da zona conflagrada.

Até capitular, o camelô de embustes esforçou-se para vender à freguesia o conto da Copa. Jurou que a mina de dinheiro da Fifa, vista de perto, é uma usina de empregos para nativos. Lembrou que já trabalhou em favela, celebrou o Minha Casa, Minha Vida, culpou a oposição pelo atraso nas obras, pediu paciência aos presentes, fez o diabo. Nada funcionou.

Gilberto Carvalho preparou-se para uma festiva noitada no Brasil Maravilha.

Só depois de consumado o fiasco descobriu que estava no Brasil real. É um país habitado por gente farta de vigarices. E é cada vez mais populoso.

Sindicato de auditores da Receita denuncia: “mordida” indevida do imposto de renda chega a espantosos 623,25%

02/05/2014
às 18:00 \ 


Um leão mordendo a cabeça do ator Ewan McGregor, na concepção da artista plástica katie8787
Um leão mordendo a cabeça do ator Ewan McGregor, na concepção da artista plástica katie8787


Do Sindifisco Nacional


A manutenção do percentual de 4,5% de correção da tabela do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para 2015, anunciada pela presidente Dilma Rouseff em pronunciamento na noite de quarta-feira, 30, agrava uma defasagem que atualmente está em 61,42% ante a inflação oficial.

Para piorar, com o aumento da arrecadação na base, incluirá ainda mais trabalhadores que deveriam estar isentos do pagamento do tributo.

É o que denuncia Cláudio Damasceno, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional).

Desde 2013, o Sindifisco Nacional alerta a sociedade para tamanha distorção.

Estudo divulgado pelo Sindicato, em fevereiro, observa que quem ganha R$ 3 mil mensais atualmente é descontado na fonte em R$ 129,39. Mas se a tabela fosse corrigida pelo menos de acordo com o IPCA, medido pelo IBGE, pagaria somente R$ 17,89.

Representa dizer que o Estado fica, indevidamente, com R$ 111,50 a mais do que deveria ser justo.

O tamanho da mordida é equivalente a 623,25%.

Projeto de lei perto de aprovação

Por causa do prejuízo no bolso do assalariado, o Sindifisco Nacional trabalha pela aprovação do Projeto de Lei nº 6.094/13, que corrige a tabela e será votado na próxima semana na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Nesse projeto, a proposta é que o imposto de renda pessoa física seja reajustado entre 2015 e 2024 em 5%, mais a variação do rendimento médio do trabalhador, medido pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Após o ano de 2024, os 5% saem desse cálculo.

O projeto nº 6.094/13 integra a campanha Imposto Justo, lançada pelo Sindifisco Nacional em maio do ano passado, e não indexa a correção da tabela a qualquer índice inflacionário.
Vale ressaltar que o projeto de lei serviu de base para a Ação Direta de Inconstitucionalidade (adin) impetrada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em março, no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Quando se corrige a tabela do imposto de renda da pessoa física abaixo da inflação oficial, todos os trabalhadores são prejudicados”, afirma Damasceno. “O maior afetado, claro, é o de baixa renda. A presidente disse claramente que esses 4,5% vão ‘significar um importante ganho salarial indireto e mais dinheiro no bolso do trabalhador’. Como é que o trabalhador ganha alguma coisa pagando por aquilo que não deveria pagar?”, contesta.

Wagner Moura tem como herói um psicopata assassino

02/05/2014
às 13:24 \


Quero ganhar mais alguns milhões no capitalismo defendendo terroristas comunistas…


O ator Wagner Moura deu uma longa entrevista a Folha hoje, falando sobre seus projetos e, claro, sobre sua ideologia política. Um de seus projetos preferidos à frente é o filme sobre o terrorista comunista Marighella. Para enaltecer o assassino comunista, a produção vai gastar R$ 10 milhões, de olho no lucro bem capitalista, já que ninguém é de ferro.

O filme será filmado em Cuba, lugar bem adequado, pois além de baratinho para a produção, representa a realidade miserável criada pelos sonhos de gente como Marighella. É o que o Brasil seria hoje se os comunistas tivessem vencido.

Moura elogia a disposição de sacrifício dessa geração: ”Sem querer parecer piegas, havia um comprometimento com o coletivo nos anos 1960, 1970, especialmente dos jovens, que não faz muito sentido hoje. Os caras iam para a clandestinidade, muitos morriam, eram torturados, abdicavam de vida pessoal, de carreira, filhos, porque acreditavam numa coisa”.

Detalhe bobo ignorado pelo ator: essa “coisa” em que acreditavam foi responsável pela morte e escravidão de milhões de pessoas. Os nazistas também acreditam numa “coisa” e estavam dispostos a matar ou morrer por ela (mais matar do que morrer, assim como os comunistas). Para Wagner Moura isso não importa: o importante é crer em algo e apertar o gatilho!

O ator engajado acrescenta: ”É um filme sobre sacrifício. Ele tinha uma visão aguçada do futuro, com muita lucidez, um dos únicos a entender, antes do golpe, que a chapa ia esquentar muito. O herói que eu gosto de ver é esse, o que caminha para um destino trágico com altivez”. Visão do futuro? Lucidez? O que o homem tinha era uma incontrolável sede por sangue e violência, assim como seu ídolo Che Guevara. A chapa esquentou justamente por gente como ele.

Como o sujeito precisa dar pitaco sobre tudo, sempre com seu viés socialista (mas o Francisco Bosco jura que ele defende o modelo social-democrata moderado!), Wagner Moura falou sobre a morte do torturador Paulo Malhães: “Um cara diz publicamente que matou, torturou, fez o diabo e, no mês seguinte, morre? É queima de arquivo, mostra como as forças conservadoras são atuantes”.

Forças conservadoras atuantes? E falam que o Olavo de Carvalho é que gosta de teoria conspiratória! Reinaldo Azevedo dá a resposta para antas desse naipe:

A morte provocou certa histeria na imprensa, que decretou “queima de arquivo”. Nessa hipótese, ter-se-ia formado, creio, um bando de velhinhos torturadores – o facínora júnior teria uns 70 e poucos; o sênior, mais de 90– para exterminar “traidores” da causa, ainda que tal designação não coubesse exatamente ao coronel. Afinal, ele afirmou ter praticado, sim, coisas horríveis, mas pôs tudo na conta do dever cumprido. Também não citou nomes.

Por que “os porões reagiriam”? Ainda que os vovozinhos da tortura não executassem pessoalmente a tarefa, teriam de estar notavelmente organizados para, com um braço ágil e operativo, partir para a ação direta. Ora, se estão estruturados o bastante para matar um dos seus, por que não, então, para eliminar alguns dos inimigos de antes? A hipótese era ridícula de saída. E ousei escrever isso desde o primeiro dia, o que me rendeu as simpatias costumeiras dos pistoleiros das palavras.

O exame do corpo constatou que Malhães não morreu sufocado, mas de ataque cardíaco. O caseiro da chácara confessou que organizou o assalto em companhia dos irmãos. Queriam as armas que o coronel colecionava. Os que viram no caso mais uma evidência de que a direita pré-Jango (Deus do Céu!) estava se reorganizando não se deram por vencidos. Como é que os fatos ousam desafiar a interpretação conveniente, aquela que põe no seu devido lugar moral os atores de… 1964?

Claro, esses “jornalistas” não gostam dos fatos, assim como Wagner Moura. Se gostasse não diria que o terrorista comunista tinha visão aguçada do futuro e muita lucidez. O que Wagner Moura gosta, de verdade, é de acumular uma boa fortuna vendendo socialismo no modelo capitalista para idiotas, e ainda posando de humanitário engajado e preocupado com os mais pobres. Uma delícia de hipocrisia!


Rodrigo Constantino