sábado, 3 de maio de 2014

Corpo é encontrado no Lago Paranoá na tarde deste sábado (3)



 Sábado, 03/05/2014 às 18:35:45



Os bombeiros, que efetuaram o resgate, não confirmaram o sexo da vítima, encontrada próxima ao Clube do Servidor
 
Um corpo foi encontrado no Lago Paranoá na tarde deste sábado (3) nas proximidades do clube do servidor. Segundo o Corpo de Bombeiros, o sexo não foi confirmado.
Os bombeiros já resgataram o corpo e estão aguardam a perícia no local.


Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Blog do Mino Racha na militância



02/05/201421:37
 

  

Um racha sem precedente na história do PT do Distrito Federal está prestes a explodir. 

Dois fatos contribuem para que a poucos meses das eleições de outubro a militância que tanto faz a diferença nas ruas vai se por de costas para o partido. A cúpula da legenda fechou questão em torno do nome de Geraldo Magela para o Senado Federal, a imposição fez explodir a ira de várias tendências dentro do partido. 

A situação tá tão critica que Abimael Nunes marcou uma reunião no auditório do PT nacional para dar uma aula de comunicação aos 78 inscritos como pré-candidatos a Câmara Legislativa e ninguém compareceu. 

É unanime entre os petistas de que Abimael entende de comunicação tanto quanto o homem da idade da pedra. 

Basta ver a rejeição da população ao Partido dos Trabalhadores para saber quem realmente colocou o PT do DF na pior situação desde sua fundação.
 

O Predador Magela fala em implantar no Brasil um "Projeto Nacional".

Blog do Mino

Formatando as candidaturas
02/05/201421:31
 

  

O fato do candidato petista, Geraldo Magela, ter batido o martelo no diretório regional do Partido dos Trabalhadores com sua candidatura ao Senado Federal, está fazendo uma parte da militância trabalhar para enterrar a possibilidade do PT apoiar a candidatura de Antônio Reguffe, seguindo a base do PDT nacional, que já declarou aliança com a presidente Dilma Rousseff. No Encontro Nacional que aconteceu nestes 2 e 3 de maio em São Paulo uma das proposta de Magela, quando entrou em discussão à composição de alianças do PT com outras legendas, obteve unanimidade entre os petistas, que é a que exclui totalmente de qualquer composição para as eleições de 2014 com DEM, PSDB e PPS. Para Magela "estes partidos , sistematicamente, se posicionam em oposição ao nosso projeto nacional”, por isso não merecem estar ao lado do PT", justificou.

Comentário

Qualquer coisa pensada e proposta pelo predador Magela será péssima para o Brasil.Se ele ganhar faço minhas malas.E recomendo a vocês fazerem o mesmo. 

anonimo
 

Moradores denunciam invasões e pedem ações de preservação

Ao entrar no parque, a primeira impressão é de uma grande área descampada, mas, ao longo da caminho, placas de sinalização indicam que ali fica um local protegido por lei
 

patricia.fernandes@jornaldebrasilia.com.br


Considerado uma área de preservação ambiental desde 1994, o Parque Ecológico e Vivencial de Sobradinho encontra-se em estado de abandono. 

Em contraste com a área verde há vestígios de uso de drogas, sujeira e indícios de ocupação irregular. O descaso com o local preocupa os moradores, que além de não terem condições adequadas para  usufruir do espaço, lamentam a falta de responsabilidade ambiental dos órgãos responsáveis por zelar  do espaço.

Ao entrar no parque, a primeira impressão é de uma grande área descampada, mas, ao longo da caminho, placas de sinalização indicam que ali fica um local protegido por lei. Mas, na prática, a proteção não é tão visível. Desde sua criação, o parque não recebeu investimentos expressivos. O espaço destinado à sua sede e a guarita  são usados como refúgio para os usuários de entorpecentes.

 De acordo com o morador da região Nelson Rodrigues, 39 anos, a área deveria ser tratada com mais cuidado, afinal, poderia ser usada como espaço de lazer. “Eu vinha sempre aqui fazer trilha, mas hoje nem me atrevo a vir sozinho. Só me encorajo se vier com mais uma cinco pessoas”, diz.

Invasões

Como o terreno fica desprotegido, a ocupação irregular também tem sido um problema recorrente. De acordo com moradores, é comum encontrar proprietários de chácaras ao longo da extensão do parque. Criação de porcos e galinhas também são usuais, de acordo com frequentadores.

“Brasília vai sediar o Fórum Mundial da Água, em 2018,  e  enfrentamos a maior escassez dos nossos recursos hídricos. Além disso, essas construções degradam e danificam as nascentes do parque”, explicou o ambientalista Ilton dos Santos, 40 anos.

Segundo Ilton, os pedidos de ajuda ao Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do DF (Ibram) são ignorados
constantemente. “A resposta é a mesma. O projeto está em andamento e deve sair ainda este ano”, diz.

A reportagem procurou o órgão e recebeu justificativa semelhante à prevista pelo ambientalista: “O Horto Ambiental de Sobradinho é uma das áreas previstas no Programa Brasília, Cidade Parque, com previsão para ser atendido ainda neste ano de 2014”, afirmou o órgão.

Ibram promete fiscalizar ocupação ilegal


De acordo com o Ibram,  com relação às invasões no parque de Sobradinho, no que cabe à pasta, a fiscalização será intensificada na área mencionada. “Lembramos, ainda,  que dentre os 12 parques já entregues à população, encontra-se o Parque Jequitibás, situado em Sobradinho”, informou a assessoria de imprensa do órgão.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Ibram, desenvolvem o Programa Brasília, Cidade Parque, que tem por objetivo implantar e revitalizar os 72 parques e 22 unidades de conservação existentes no DF.  Segundo o Ibram, até o momento, já foram entregues 12 parques, outros 18 se encontram em obras, que serão finalizadas até o final de 2014. 

O programa é desenvolvido por meio de ações de compensação ambiental e florestal, ou seja, ações integrantes do processo de licenciamento que funcionam como uma contrapartida paga pelo empreendedor por significativos impactos ambientais causados ao meio ambiente, por ocasião da implementação de um empreendimento, ou pela retirada de árvores de algum local.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Geraldo Magela : "Os predadores"


                                                 
Os predadores

O Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB) é um verdadeiro afronto à população brasiliense. O setor de clubes idealizado por Oscar Niemeyer, para dar liberdade e lazer aos moradores de apartamentos que não têm quintal, está sendo transformado em arranha-céu de concreto.

O maestro de toda essa engenhoca é o secretário de Habitação do Distrito Federal, o petista Geraldo Magela (foto). O plano se estende por vários pontos da cidade. A conhecida avenida W3 terá seus estacionamentos transformados em áreas comerciais e o Eixo Monumental, na região próxima à Catedral Rainha da Paz, será transformado em empreendimentos com hotéis e centros comerciais que vão dar às empreiteiras escolhidas centenas de milhões de reais no lucro da venda dos imóveis. 

Ali, no Setor de Clubes à beira do lago Paranoá, descansa o verdadeiro jacaré predador. Ocupando o espaço de três terrenos que poderão ser transformados em qualquer empreendimento comercial, outros predadores que têm o coração de concreto estão abocanhando os espaços que transformaram a cidade em modelo de arquitetura reconhecido pela Unesco.

Geraldo Magela é candidato a um cargo majoritário em 2014. A Companhia Imobiliária do Distrito Federal (Terracap) foi saqueada para socorrer a obra faraônica de R$ 2 bilhões que é o Estádio Nacional Mané Garrincha, mas nem assim a Terracap foi abalada financeiramente. 

Dona de um patrimônio incalculável, agora, a companhia está servindo para atender projetos impostos aos deputados distritais que dependem de recursos financeiros de empresas privadas escaladas para destruir o sonho de Oscar Niemeyer.

Os predadores que disputam cada palmo de terra no Plano Piloto não estão preocupados com a beleza natural hoje transformada num cartão-postal para o mundo. Os deputados distritais que estão para aprovar o PPCUB contam com as barganhas a fim de garantir seus mandatos. 


A população está alerta e vai castigar com o voto aqueles que querem fazer em Brasília uma verdadeira desordem urbanística. 

(Mino Pedrosa - Jornal de Brasília)

Comentários

Geraldo Magela é o que o PT tem de pior, ou de melhor, dependendo de seu grau de tolerancia à cupidez, ganancia, manipulação e maldade.

Ele é MENTIROSO, MANIPULADOR e DESTRUIDOR DO MEIO AMBIENTE (agora que destruir a nossa Embrapa!) PÉSSIMO CARATER!!!

SÓ PENSA NO LUCRO IMEDIATO, NÃO TEM A MENOR CONSIDERAÇÃO COM BRASÍLIA E SEUS MORADORES.

NÃO VOTEM NESSE MONSTRO PARA SENADOR!

Anônimo

QUEDA DA DILMA ANIMA O MERCADO. EXPECTATIVA DE NOVA PESQUISA ELEITORAL NESTE FINAL DE SEMANA FAZ A BOLSA DISPARAR!


Fotomontagem que circula intensamente pelas redes sociais. Clique sobre a imagem para vê-la ampliada.
O Ibovespa, principal índice da BM&FBovespa, encerrou esta sexta-feira com alta de 2,62%, a 52.980 pontos, seu maior nível de fechamento desde novembro do ano passado. Segundo operadores do mercado financeiro, o movimento foi atribuído, principalmente, à expectativa com relação a nova pesquisa eleitoral, que será divulgada neste fim de semana. As ações da Petrobras, as mais negociadas da sessão, também ajudaram a impulsionar o Ibovespa: o papel ordinário (ON) teve alta de 4,73% (16,37 reais) e o preferencial (PN), de 6,81% (17,70 reais).

O dólar, por sua vez, fechou a sexta-feira com queda de 0,48%, cotado a 2,2193 reais. Na opinião de analistas, o mercado de trabalho norte-americano em abril deu suporte para que o Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) continue retirando gradualmente suas medidas de estímulo econômico, o que reforçou as expectativas de ingresso de recursos externos no Brasil.

As intervenções diárias do Banco Central no mercado de câmbio e o baixo volume de negociações também contribuíram para a desvalorização da moeda norte-americana. Especialistas afirmaram que o mercado permaneceu "vazio", nesta sexta-feira, devido ao feriado do Dia do Trabalho no Brasil. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em apenas 900 milhões de dólares. Do site da revista Veja
 

Sponholz: reação emblemática ao discurso da Dilma: PAPUDA!

Inveja benigna

3/03/2014 às 13:27 

A chanceler (primeira-ministra) Angela Merkel recebe o primeiro-ministro neozelandês John Key com honras militares na sede da Chancelaria, em Berlim (Foto: demolix.com)
Angela Merkel recebe o primeiro-ministro neozelandês John Key com honras militares na sede da Chancelaria, em Berlim (Foto: demolix.com)

Ah, como eu gostaria que um dia o Brasil pudesse servir na frase histórica que The Economist, a revista mais inteligente do mundo, construiu sobre a chanceler alemã Angela Merkel e seu país — aos quais, naturalmente, não hesita em criticar quando acha que deve:
– É um governo sério, num país sério, onde a palavra sério quer dizer exatamente isto.

Augusto Nunes VEJA


Ah, que inveja da Alemanha! Que inveja! Uma coligação de governo sem maracutaia!

Angela Merkel e seus aliados, Sigmar Gabriel, presidente do SPD (esq), e Horst Seehofer, presidente da CSU (dir.) (Foto: Michael Sohn / AP)
Merkel com seus aliados, o presidente do SPD, Sigmar Gabriel (esq.), e o presidente da CSU, Horst Seehofer: coligação de governo séria, em um pais sério onde, segundo a revista “The Economist”, “a palavra sério quer dizer exatamente isto” (Foto: Michael Sohn / AP)


Esta semana a chanceler da Alemanha, Angela Merkel — a governante mais poderosa da Europa e uma das líderes mais influentes do mundo — fechou um acordo para que seu partido, a União Democrata-Cristã (CDU) e seu partido irmão União Social-Cristã (CSU), do Estado da Baviera, governasse em coligação com os tradicionais adversários do Partido Social-Democrata (SPD).


Merkel terá uma maioria esmagadora: num Parlamento de 631 deputados, como o Bundestag alemão, terá uma bancada de 503.


E sabem como se procedeu a aliança com os social-democratas?

Merkel NÃO aparelhou o governo com os sindicalistas aliados do SPD para agradar os novos aliados.


Merkel NÃO loteou cargos de confiança no governo entre os partidos da coligação.

Merkel NÃO prometeu destinar “emendas parlamentares” para que os deputados da coligação distribuam verbas em fontes luminosas e ginásios de esportes em suas regiões de origem.

Merkel NÃO decidiu rechear as seríssimas e rigorosas agências reguladoras do governo alemão — em áreas como telecomunicações, transportes terrestres, aviação e energia — com cupinchas dos aliados, nomeados (como ocorre no Brasil) por sua ideologia ou militância, e não por sua competência.

Merkel NÃO resolveu aumentar os atuais 14 Ministérios existentes para abrigar políticos.
Merkel, é claro, NÃO acertou qualquer mensalão para atrair deputados para a base de apoio de seu governo.

Merkel, em suma NÃO FEZ NADA do que se costuma fazer no Brasil do lulopetismo, em nome desse monstro invisível chamado “governabilidade”, que justifica todo tipo de atropelo ao bom senso, à meritocracia e à moralidade pública.

O que fez a firme chanceler alemã, há oito anos e três eleições no poder, para fechar uma coligação que vai permitir que governo tranquilamente por todo seu mandato de quatro anos?

Merkel fez o que se faz nos governos decentes de países sérios — e, como escreveu há algum tempo a revista britânica The Economist, a chanceler vem conduzindo “um governo sério, num país sério onde a palavra sério quer dizer exatamente isto”: discutiu, durante um mês, em que medidas para o bem da Alemanha democratas-cristão e social-democratas — que divergem em inúmeros pontos — concordam.


O Bundestag, o parlamento alemão: entre 631 deputados, Merkel terá o apoio de 503 -- sem mensalão, sem aparelhamento do Estado, sem aumentar o número de ministérios... (Foto: bundesfinanzministerium.de)
O Bundestag, o parlamento alemão: entre 631 deputados, Merkel terá o apoio de 503 — sem mensalão, sem aparelhamento do Estado, sem aumentar o número de ministérios…


Os pontos sobre os quais ambos concordam foram a ponte para o acerto político. Mas, em se tratando de um pais sério, esses pontos foram esmiuçados em um sólido documento de 170 páginas contendo o programa que o governo de coalizão entre dois grupos adversários executará.

As 170 páginas prevêem, com detalhes, como se darão as melhoras no sistema de previdência social, em quais projetos serão aplicados os investimentos adicionais na área de educação e pesquisa científica, o que deve ser feito para aperfeiçoar e ampliar os sistemas de transportes (rodovias, as já fabulosas autobahns, e ferrovias), o estabelecimento por lei, a partir de 2015, de  um salário mínimo (8,5 euros — 27 reais — por hora, o que significa algo como 4.320 reais mensais) — não existe salário mínimo legal na Alemanha, só os valores estabelecidos em acordos entre sindicatos de patrões e de trabalhadores — e outros itens de importância semelhante.

O entendimento abrange inclusive a solução de um problema que se arrasta por quase meio século no país — a possibilidade, enfim, de aquisição de dupla nacionalidade para o grande contingente de alemãs de origem turca, pouco mais de 4% de uma população de 80,5 milhões. Até agora, os descendentes dos imigrantes turcos que ajudaram a erguer o “milagre econômico” alemão só podem optar por uma das duas nacionalidades.

Detalhe importante: o documento inclui o compromisso férreo de não se aumentar impostos durante os próximos 4 anos.

Enquanto isso, num grande país do Hemisfério Sul, que tem 39 ministros e 20 mil cargos de confiança loteados entre cupinchas dos partidos do governo…

DEPOIS DE CUBA, O URUGUAI: Governo Dilma poderá colocar 1 bilhão em porto que vai concorrer em vantagem com os brasileiros







Neste local, junto à cidade d e Rocha, no Uruguai, está prevista a construção do superporto -- em boa parte com o dinheiro brasileiro (Foto: elpais.com.uy)
Neste local, junto à cidade d e Rocha, no Uruguai, está prevista a construção do superporto — em boa parte com o dinheiro brasileiro 

Depois de Cuba, o Uruguai.

O BNDES vai precisar explicar as razoes que levaram o governo Dilma Rousseff a apoiar a construção, no Uruguai, de um porto de águas profundas que — acreditem!!! — poderá, por ser moderno e projetado para ter custos baixos, “roubar” cargas de terminais brasileiros.

Repetindo o caso Cuba — e enquanto os obsoletos portos brasileiros aumentam o custo Brasil e prejudicam a competitividade das nossas exportações –, o governo está prestes a colocar pelo menos 1 BILHÃO DE DÓLARES nas mãos do governo uruguaio para o porto, a ser erigido na cidade de Rocha, que fica a menos de 300 quilômetros de um dos principais portos brasileiros, o de Rio Grande (RS). 

O requerimento de informação para esclarecer o caso é de autoria do líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), e foi protocolado na Secretaria Geral da Mesa, após o jornal O Globo ter revelado que as negociações entre Brasil e Uruguai estão “a pleno vapor”.

A reportagem mostra que o apoio brasileiro deve ser forte: “cerca de US$ 1 bilhão do BNDES, recursos do Orçamento, via Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), e conhecimento técnico, segundo fontes que acompanham a negociação. Maior oferta de frequências marítimas, fretes mais baratos, tempo de deslocamento menor e, principalmente, possibilidade de alcance do mercado asiático pelo Estreito de Magalhães (na extremo sul do continente), em condições de concorrência com o Canal do Panamá, atraem o Brasil.”


O senador Aloysio Nunes Ferreira, líder do PSDB: país está exportando sua poupança (Foto: Agência Senado)
O senador Aloysio Nunes Ferreira, líder do PSDB: país está exportando sua poupança em vez de investir na própria infraestrutura 

Para Aloysio, porém, o governo brasileiro, além de exportar a poupança do país, prejudica cada vez mais o investimento em infraestrutura. “O BNDES precisa enviar ao Senado todas as informações que esclareçam essa tentativa de gastar recursos do povo brasileiro em obras que não sejam para melhorar a infraestrutura do país”.

O Globo registrou que operadores portuários brasileiros temem uma concorrência com um porto mais moderno, mais capacitado e menos burocrático (e caro) que os nacionais, principalmente no Sul do Brasil.

Caso o empreendimento de fato saia do papel, poderá contar não só com recursos do BNDES e do Focem, como do Programa de Financiamento às Exportações (Proex), que prevê, por exemplo, subsídios para tornar a taxa de juros compatível com as do mercado internacional.

Do tamanho de Paranaguá e Rio Grande juntos

Diz ainda o jornal: “Como os navios no mundo são cada vez maiores, para ganho de escala, o porto deve se consolidar como parte das grandes rotas intercontinentais, deixando os terminais brasileiros de fora.

“O próprio governo uruguaio publica em sua página na internet algumas estimativas sobre o novo porto, que em 2025 deve movimentar 87,5 milhões de toneladas, mais do que a soma dos terminais de Paranaguá (PR), com 44,7 milhões de toneladas em 2013) e de Rio Grande (com 33,2 milhões de toneladas em 2013).

“Os preços dos fretes serão competitivos a ponto de atrair empresários brasileiros. Nas rotas para China — maior destino das exportações brasileiras –, Japão e Sudeste Asiático, a tonelada transportada pode ficar entre 12,50 e 22,50 dólares mais barata, enquanto para a Europa a redução de custos pode chegar a 3,50 dólares por tonelada.

Governo do Paraná alega “risco de atentado” para tirar ex-diretor da Petrobras de presídio

02/05/2014
às 20:15


Por Daniel Haidar, na VEJA.com. Volto no próximo post.

O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa voltou por volta de 14h desta sexta-feira para a superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Ele foi transferido do Presídio Estadual de Piraquara II, na região metropolitana de Curitiba, onde estava desde segunda-feira (28), porque a secretária de Justiça do Estado do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, alegou que Costa poderia ser alvo de um atentado praticado por outros detentos

A secretária relatou ao juiz federal Sérgio Moro que o ex-diretor da estatal não estava “seguro” no convívio com outros presidiários de Piraquara. Por isso, o juiz determinou o retorno para a carceragem da PF em Curitiba. Ele ainda poderá ser transferido para a Penitenciária Federal de Catanduvas, de segurança máxima. De acordo com o governo paranaense, a penitenciária possui atualmente 940 presos. Maria Tereza sugeriu na quarta-feira (30) que Costa fosse transferido para o Presídio Federal de Catanduvas, o que está sob análise da Justiça. O advogado Fernando Fernandes, que defende Costa, solicitou à Justiça que Costa fosse transferido com urgência, ainda na quinta-feira. Mas o pedido foi recusado. Fernandes argumentou que Costa corria risco “iminente” de sofrer um atentado e destacou que houve “onze rebeliões nos últimos três meses no local”.

“Após vistoria na PEP II na data de hoje, os subscritores notaram que o risco relatado pela Ilma. Secretária de Estado está ainda majorado, e o clima de instabilidade dentro da Penitenciária tem crescido em razão da presença de Paulo Roberto Costa, o que constitui fato novo, urgente e de ordem pública a permitir a análise por este MM. Juízo do Plantão”, argumentaram os advogados em petição protocolada na Justiça.

Em bilhete anexado pelos advogados no processo, Costa reclama da cela “muito suja” e da ausência de vaso sanitário. Ele relata que passou “frio à noite pois foi entregue apenas uma manta”. Também se queixou da comida: “não tenho condição de comer pois é de muita baixa qualidade”. Antes de ser transferido para Piraquara, o ex-diretor ficou detido na carceragem da PF em Curitiba. Mas alegou que foi ameaçado por um agente e a Justiça decidiu pela transferência dele para um presídio estadual.
Costa foi preso no dia 20 de março porque familiares destruíram provas que seriam apreendidas na operação Lava-Jato da Polícia Federal. 

Ele é acusado de lavagem de dinheiro, participação em organização criminosa e obstrução de investigação. De acordo com denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal, o ex-diretor da Petrobras comandou, com o doleiro Alberto Youssef, um esquema de desvio de verbas da construção da refinaria Abreu e Lima. A polícia suspeita que a dupla se apropriou de pelo menos 7,9 milhões de reais desviados de contratos da estatal. Duas filhas de Costa (Shanni e Arianna Bachmann) e os genros (Márcio Lewkowicz e Humberto Mesquita) também respondem na Justiça pelo crime de obstrução de investigação, porque ocultaram os documentos que a polícia buscava.

Por Reinaldo Azevedo

02/05/2014
às 20:24

Escândalo da Petrobras é impopular também entre presidiários

Pois é… A questão da Petrobras “pegou”. Inclusive nos presídios, onde costumam estar os bandidos. Sabem como é… Mesmo num lugar em que os padrões morais e éticos não são os mais elevados, roubar dinheiro público não é uma coisa bem vista. Há práticas que o código de conduta da bandidagem não suporta.

Por isso Paulo Roberto Costa, o ex-diretor da Petrobras que estava preso no Presídio Estadual de Piraquara II, na região metropolitana de Curitiba, teve de voltar para a superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Privilégio? Não nesse caso. É uma questão de prudência. Ele realmente corria riscos lá onde estava. E o Brasil precisa de Paulo Roberto vivo. Precisa de tudo o que ele sabe e, até agora, não disse.

Por Reinaldo Azevedo

PARA REGISTRO! EIS O FILHO DO BRASIL








              PARLAPATÃO/APRENDIZ DE DÉSPOTA FRUSTRADO/ASQUEROSO : Lula dá entrevista indecorosa sobre mensalão em Portugal

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva parece ser adepto da máxima "uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”. Em entrevista indecorosa à TV portuguesa RTP, publicada neste domingo no site da emissora, Lula — a quem caberia defender no exterior as instituições brasileiras, fosse ele estadista e não chefe de partido — desqualificou o trabalho do Supremo Tribunal Federal e afirmou que as condenações do julgamento do mensalão foram, em sua maioria, políticas e não jurídicas.

"O que eu acho é que não houve mensalão. Eu também não vou ficar discutindo a decisão da Suprema Corte. Eu só acho que essa história vai ser recontada. É apenas uma questão de tempo, e essa história vai ser recontada para saber o que aconteceu na verdade", afirmou o ex-presidente. "O tempo vai se encarregar de provar que no mensalão você teve praticamente 80% de decisão política e 20% de decisão jurídica."


Àquilo que Lula "acha" se contrapõem as provas das 5 000 páginas dos autos do mensalão. São documentos, perícias e testemunhos que demonstram que em seu governo instituiu-se um grande esquema de compra de apoio parlamentar. Num tribunal formado majoritariamente por ministros indicados pelo próprio Lula e por sua sucessora, Dilma Rousseff, as evidências foram tidas como suficientes para mandar para a cadeia algumas figuras centrais de seu partido — mesmo depois de esgotadas todas as instâncias de recurso previstas pela legislação.



O ex-presidente, aliás, tratou de se dissociar, de maneira desleal, dos mensaleiros que o ajudaram a fundar o Partido dos Trabalhadores, nos anos 1980, e a conquistar o mais alto posto da República, em 2002. Ele afirmou que embora haja "companheiros do PT presos, não se trata de gente da sua confiança".



Um desses companheiros é José Dirceu, que chefiou a primeira campanha eleitoral de Lula e depois, no primeiro ano de seu mandato, exerceu o cargo de ministro-chefe da Casa Civil. Dirceu foi condenado a 7 anos e 11 meses de prisão e passa seus dias atualmente no presídio da Papuda, em Brasília.



Outro companheiro é José Genoíno, igualmente fundador do PT. Ele ocupou a presidência do partido entre 2002 e 2005 — a era do mensalão, e um momento em que Lula exercia hegemonia absoluta sobre as engrenagens do PT.


Carlos Graieb
Veja.com
03 de maio de 2014

DIA DO TRABALHADOR, DIA DO OTÁRIO E O DIA DE SER ENGANADO


http://up.arthuriusmaximus.com.br/imagens/DIA-DO-TRABALHADOR-DIA-DO-OTRIO-E-O-DIA_AA8E/148911_552252348120185_364935777_n.jpg


Quem viu ou leu o discurso de Dilma sobre o Dia do Trabalho deve ter se sentido morando na Suíça (os petistas) ou uma verdadeira besta (os demais brasileiros). Afinal, vomitar mentiras não é novidade para este governo e muito menos para os políticos brasileiros, contudo certas coisas devem respeitar um limite mínimo de vergonha na cara.

Despencando nas pesquisas, com a exposição das claras falcatruas petistas na PETROBRÁS e o fracasso da política econômica de irresponsável incompetência, os caciques petistas ordenaram que sua marionete dentuça viesse a TV para, descaradamente, oferecer bondades para comprar votos nas próximas eleições.

Por que Dilma não anunciou a correção da tabela do imposto de renda numa data anterior que beneficiaria milhões de brasileiros trabalhadores? Porque o governo não queria abrir mão de uns “cobres” a mais para forrar o caixa espoliado pelo partido. Mas, diante do fracasso do discurso ufanista e miraculoso diante dos fatos, agora se agradam aos desavisados com um anúncio em cadeia nacional.

Por que Dilma não corrigiu o Bolsa Família desde o início do ano? Porque agora, acenar com mais dinheiro para a massa escrava do benefício é a certeza da garantia do voto comprado. Mesmo que o parco aumento seja devorado instantaneamente pela inflação causada pela conduta irresponsável e corrupta desse governo.

As máscaras do “sucesso econômico” e da “preocupação com os pobres”, tão alardeadas pelo governo passado e atual, estão sendo arrancadas pela realidade dos fatos que não se incomodam com cores partidárias, discursos escritos por marqueteiros bem pagos ou com a militância bancada com sanduíche de mortadela e dinheiro público.

http://up.arthuriusmaximus.com.br/imagens/DIA-DO-TRABALHADOR-DIA-DO-OTRIO-E-O-DIA_AA8E/299978-970x600-1.jpg


A má gestão; a corrupção desenfreada e sistêmica; a incompetência criminosa e o aparelhamento das instituições republicanas cobraram o seu preço e estão destruindo os pilares da economia nacional. Mesmo a empresa mais lucrativa do país e a mais amada pelo brasileiro, caiu diante da máquina petista e da ganância de seus integrantes e aliados.

O PT usa as armas que tem para tentar manter-se no poder, tentando garantir a riqueza e a prosperidade para suas elites partidárias, seus aliados e seus planos de transformar nossa nação num paraíso de parasitas e aproveitadores. Buscando com sua máquina de propaganda corromper o brasileiro carente, enganar e iludir os mais instruídos e cooptar os inocentes úteis que possam servir aos seus propósitos.

Mas, ao que tudo indica, mesmo com as “bondades” pipocando aqui e ali (como o “desconto” de 20% na conta de luz que vai se transformar em aumento de quase 83% ao final de 2015), o brasileiro parece acordar de seu sono letárgico e perceber que há uma enorme distância entre o discurso do governo e a verdade, vivida duramente por ele a cada dia.

Podemos exigir coisa melhor, devemos perseguir e banir de nossa política não só os corruptos como aqueles que os toleram. Não podemos mais conviver com o discurso imbecil do “eles também roubam” ou coisas do tipo “todo mundo faz”. O cidadão brasileiro tem que compreender o seu papel nesse jogo e assumir também a sua parcela de culpa pelo estado em que nos encontramos.

Proteste, lute, reclame e não faça do Dia do Trabalho (ou do Trabalhador) o “Dia de Ser Enganado”. Mas, também cumpra o seu papel de cidadão e seja mais responsável na hora de dar o seu voto.
Pense nisso.


03 de maio de 2014
visão panorâmica

SEM O MARQUETINGUE DOS VELHACOS! BRASIL REAL


Brasil tem 30% de suas escolas sem abastecimento de água. Cerca de 60% das 151 mil unidades de ensino na rede pública não tem internet. Mais de 6 mil funcionam sem sequer luz elétrica



- O intenso processo de reestruturação da rede escolar, em muitos casos com redução no número de unidades em funcionamento, como O GLOBO mostrou ontem, ocorre em meio a um drama vivido por pais, professores e alunos: a falta de infraestrutura das escolas. Se, nos últimos anos, houve aumento no acesso à energia elétrica e à internet em banda larga, as mudanças ainda estão longe de alcançar os objetivos previstos no Plano Nacional de Educação (PNE). Em toda a rede pública do país, apenas 4,15% das escolas têm todos os itens da infraestrutura adequada descrita pelo PNE. Ou seja, pouco mais de seis mil unidades de um total de mais de 151 mil.
 

Esses dados fazem parte de um estudo elaborado pelo Movimento Todos Pela Educação. O trabalho demonstra que, entre 2009 e 2013, houve um aumento de apenas 1,09 ponto percentual do número de escolas públicas com todos os itens adequados: água tratada e saneamento básico, energia elétrica, acesso à internet em banda larga de alta velocidade, acessibilidade para pessoas com deficiência, bibliotecas, espaços para práticas esportivas, acesso a bens culturais e à arte e equipamentos e laboratórios de ciências.


Hoje, há mais escolas públicas com acesso à internet do que com saneamento básico: 40,73%, contra 35,78%, respectivamente. As bibliotecas e quadras esportivas estão presentes em menos de 30% delas. Eletricidade atende a 94,60%. Mas 30% dos estabelecimentos não têm abastecimento de água da rede pública ou mesmo filtrada.


— Vários estudos já indicaram que a infraestrutura afeta o desempenho dos alunos. Não é que uma escrivaninha explica o quanto um aluno vai aprender. É que ela faz parte de uma infraestrutura básica que precisa existir para as crianças poderem estudar. Mais de 90% das escolas não têm laboratório de ciência. Temos capacidade de levar uma agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica para quase todos os municípios, mas não conseguimos ainda melhorar as nossas escolas — observa Alejandra Meraz Velasco, gerente da área técnica do Todos Pela Educação.

 

Oito mil escolas sem energia elétrica no país
 
Uma análise dos microdados do Censo da Educação 2013 feita pelo GLOBO e publicada hoje, Dia Internacional da Educação, mostra que mais 8,2 mil escolas do país ainda não têm energia elétrica. É o caso da Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, no povoado Sambaíba, em Miguel Alves, a 116 quilômetros de Teresina. A unidade — que não dispõe ainda de água e banheiros, é feita de taipa e tem paredes esburacadas, que permitem até a entrada de animais, como cabras e cães, durante as aulas — é uma espécie de exemplo extremado de um problema verificado, em maior ou menor grau, em comunidades pobres e rurais.
 
 
 
— A louça usada na merenda é lavada no chão porque não temos pias. É triste, uma situação precária. Qual o futuro dessas crianças? O que tem de atrativo nesta escola para que elas venham todos os dias pela manhã? — lamenta a professora Juliana Lopes Freitas, há cinco anos ali.
 
 
A água que as crianças bebem vem do poço de uma residência próxima, mas o filtro da unidade não tem velas. Os professores e os pais dos alunos fizeram um abaixo-assinado, com fotografias da escola, e o entregaram a promotores de Justiça do município cobrando melhores condições para os 47 estudantes — 15 da pré-escola, 22 de uma sala multisseriada que vai do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, e dez de uma turma de 4º e 5º anos.
 

— Quando chove, não tem goteira: derrama água, mesmo, porque o teto de palha está cheio de buracos. A gente tem que esperar passar para continuar a aula — diz Júnior Lima Sousa, de 11 anos, estudante do 5º ano do ensino fundamental.




Outras 19 mil unidades de ensino país afora informaram que as crianças consomem água não filtrada. Cerca de oito mil disseram que não contam com o serviço regular de abastecimento. Em Venturosa, a 249 quilômetros do Recife, a seca obriga a prefeitura a enviar caminhões-pipa às escolas. Na Creche Irmão Leonie, 80 crianças de até 5 anos bebem a água sem qualquer filtragem.
 
— Toda sala tem um bojão (garrafão) com um filtro — afirma a responsável pela creche, Maria Almeida dos Santos.

A secretária de Educação, Sônia Regina Diógenes Tenório, defende a qualidade da água:

— Nessa região, o fornecimento é assim devido ao colapso no abastecimento. Na licitação, os concorrentes trazem laudos, comprovando a qualidade da água. Apesar da precariedade, não temos registros de surtos de diarreia.


União diz repassar recursos a prefeitura

Para o professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Ocimar Alavarse, os exemplos são preocupantes:

A legislação obriga a que as crianças estejam em sala de aula, mas as estamos colocando em lugares sem a infraestrutura básica, como água filtrada. Precisamos investir muito mais nas escolas, mas não pode ser qualquer investimento.



(...)

RIO, MIGUEL ALVES (PI) E VENTUROSA (PE)
 
O Globo
03 de maio de 2014