segunda-feira, 2 de junho de 2014

Copa ou guerra civil? Novas técnicas da PM para protestos são importadas e já geraram polêmica em outros países


blog prontidão







Como em Londres em 2009, policiais estão trocando nomes nas fardas por código alfanumérico



Diante das promessas de uma nova onda de protestos em São Paulo, desta vez contra a realização da Copa do Mundo no Brasil, a Polícia Militar decidiu “importar” de diversos países técnicas de confronto em multidões.  


A prática mais recente e polêmica começou a ser implantada há cerca de dois meses. A habitual tarjeta de identificação, com a patente e um dos nomes do policial, está sendo substituída por um código alfanumérico de dez dígitos para os agentes que atuam em protestos.





 Tática conhecida como “kettling” foi usada em 2º ato contra a Copa Epitácio Pessoa/22.02.2014/Estadão Conteúdo

 

A corporação alega que a medida evita que os policiais sejam alvo de ofensas direcionadas e represálias, mas a mudança foi recebida com críticas por movimentos sociais. Para André Zanardo, do grupo Advogados Ativistas, a omissão dos nomes vai prejudicar as denúncias de abuso policial


— A tarjeta foi feita para dificultar a identificação dos policiais. No caso do [Batalhão de] Choque, a cor da farda e do código é muito parecida. Tudo isso é proposital, para que eles possam fazer o que quiser sem ser investigados depois. 

 [a dúvida é: quem merece mais repúdio? os bandidos que cometem os atos criminosos ou os que ficam a postos para defendê-los e livrá-los da punição por seus crimes? 

  Sinceramente, é preferível um confronto frente a frente com membros do PCC ou seus aliados do 'black blocs' a serviço do Foro de São Paulo - em que se sabe o que esperar deles - do quem um confronto com esses protetores de bandidos chamados 'advogados ativistas'.]




 

A observação faz eco às reclamações de manifestantes que atuaram em Londres contra uma reunião do G20, em 2009. Diversos ativistas disseram ter sido agredidos por agentes que nunca foram identificados. Policiais admitiram terem tirado, inclusive, o código numérico da farda durante os atos.


 
Outras “importações”

No segundo ato contra a realização do Mundial, no dia 22 de fevereiro, algumas das estratégias importadas começaram a ser postas em prática. 


Um grupo de manifestantes foi impedido de sair de um círculo formado por policiais com escudos, na avenida Paulista, tática conhecida como “kettling”. Mais de 200 pessoas foram levadas à delegacia, a maior parte delas por ter ficado dentro do círculo, inclusive jornalistas.

 

Casacos de frio também dificultam identificação de policiais. Na foto, tenente-coronel José Eduardo Bexiga usa jaqueta durante ato Do R7




A prática foi usada pela primeira vez na Alemanha na década de 80, para conter manifestantes contrários à construção de usinas nucleares: o Caldeirão de Hamburgo, ou “kettling”.  


Junto com essa tática, foi levada para a rua também a Tropa Ninja ou Tropa do Braço: um grupo de aproximadamente cem policiais militares que praticam artes marciais, principalmente jiu-jítsu


Desarmados, eles entram em ação para conter, com força física, pessoas que julgam estar exaltadas no meio do protesto.


 
[esse tais 'advogados ativistas' precisam entender de uma vez por todas que protestos, baderna, manifestações e outras ilegalidades que atrapalhem o direito constitucional do cidadão IR e VIR devem ser reprimidas com rigor.


Reclamam até da polícia enviar para reprimir vândalos policiais desarmados - são contra policiais armados porque podem eliminar algum dos vândalos com um disparo involuntário e são contra os policiais desarmados porque estes podem encher de porrada os baderneiros. 

  Os tais advogados ativistas fiquem cientes que nos EE.UU, país sempre citado como modelo de direitos humanos, no começo do protesto a polícia até conversa, mas na hora de dissolver a baderna eles agem sem pena.

  Os ingleses, tão conhecidos por grande parte do efetivo policial não usar armas, quando o negócio é para valer, agem com energia e matam mesmo - aquele caso do brasileiro, salvo engano o Jean Menezes, é um exemplo eloquente de que na hora da verdade a polícia não pode vacilar, se acovardar ou recuar.

  Tem também aquele caso na Austrália em que um brasileiro achou que estava no Brasil, tentou reagir a uma ação policial legitima e foi morto.]  

O uso de artes marciais na polícia foi desenvolvido pelo inglês William Ewart Fairbairn, na China, antes da 2ª Guerra Mundial. As técnicas de enfrentamento sem armas foram levadas para a Inglaterra e, posteriormente, para outros países.

No Brasil, o grupo Advogados Ativistas teme que o uso da força física possa ser desproporcional, segundo Igor Leone. — Um policial chamado para fazer parte dessa Tropa do Braço, ele já entende que está sendo convocado para descer a porrada em alguém. Não é tropa da conversa, ou tropa manifestação


[regra principal a ser considerada no controle de uma manifestação que nada mais é do que um DISTÚRBIO CIVIL: a Polícia, NÃO PODE E NEM DEVE, entrar para conversar e sim para descer a porrada mesmo. Nos bons tempos, era fácil limpar uma área pública da 'sujeira' representada pelos manifestantes.

  Hoje, a Polícia perde um tempo enorme com conversar, sendo provocada. Naqueles tempos a chegada da polícia na esquina, já era suficiente para começar a limpeza da área, com muitos dos integrantes da 'sujeira' disfarçando e caindo fora.]
 


  Polícia Militar

Em nota, o CPCopa (Comando de Policiamento da Copa) afirmou que “o intercâmbio com outras polícias de todo o mundo é permanente, sempre com o objeto de compartilhar as melhores práticas”. A corporação ainda diz que as estratégias citadas pela reportagem “nada têm a ver com a Copa do Mundo, mas sim com um processo natural de aperfeiçoamento técnico-operacional”.



 
Fonte: R 7

Skaf agradece Dilma, mas diz que PT é adversário em SP


02 de junho de 2014 • 19h07 


O pré-candidato do PMDB ao Estado de São Paulo, Paulo Skaf, comentou uma fala da presidente Dilma Rousseff (PT), que disse que o governo tem "duas candidaturas” em São Paulo. 

Skaf agradeceu a presidente, mas enfatizou que as legendas, apesar de aliadas no governo federal, são adversárias na disputa em São Paulo.


“Se a presidente da República tece um elogio público, eu só tenho a agradecer a ela (...) Mas neste momento o PT é adversário do PMDB em São Paulo”, disse Skaf após almoço com empresários nesta segunda-feira.

A presidente afirmou durante um jantar fechado com membros do PMDB na terça-feira passada que o governo conta com duas candidaturas em São Paulo para derrotar Geraldo Alckmin (PSDB), que tenta a reeleição.

 "Temos duas candidaturas, uma que é o ex-ministro (Alexandre) Padilha (PT), e o Skaf. Acredito que é essa a fórmula do segundo turno. Então, quero enfatizar esse fato. A gente não pode ser ingênuo e não perceber o que significa uma derrota dos tucanos em São Paulo", afirma Dilma em um áudio divulgado pelo site da Folha de S.Paulo.


Terra

ZapZap, o aplicativo brasileiro que quer desbancar o WhatsApp





02/06/2014 | 15h06min



Com o enorme sucesso do WhatsApp, não foram poucos os serviços que quiseram seguir o mesmo caminho e desbancar o aplicativo de troca de mensagens. 

Um dos que prometem chamar a atenção dos brasileiros é o ZapZap (uma alusão à maneira como muitos chamam o próprio WhatsApp), um app baseado no também famosoTelegram que vem com temática brasileira e alguns extras interessantes.



Se você já usou algum aplicativo do gênero, provavelmente sabe o que esperar. Depois de cadastrar seu número, tudo o que resta a fazer é procurar seus amigos para criar salas de chat ou conversar diretamente com outras pessoas. 

Vale notar, é claro, o visual abrasileirado do ZapZap, como a logo com a bandeira do Brasil, o fundo com o símbolo da CBF e, para a nostalgia de quem já é “velho” na internet, o som de notificações do ICQ.


O maior destaque do ZapZap em comparação ao WhatsApp, contudo, fica para a função de conversas secretas, tirada diretamente do Telegram: com ele, você pode configurar uma mensagem enviada para se “autodestruir” em segundos, minutos, horas ou dias. E não vamos esquecer da opção de acessar o app diretamente pelo seu navegador.


Caso tenha se interessado, é possível baixar o ZapZap através de sua página no Google Play (o app é uma exclusividade de Android). Agora resta apenas torcer que o serviço consiga ganhar mais público para chamar a atenção e construir uma rede social cada vez maior.


Copa de 2014 gera US$ 500 milhões a fabricantes têxteis em Bangladesh





02/06/2014 | 11h26min


Os fabricantes de têxteis de Bangladesh tiveram pedidos de pelo menos 500 milhões de dólares em camisetas por parte de torcedores de equipes do Mundial de futebol do Brasil, indicam nesta segunda-feira funcionários do setor.



Estes pedidos foram feitos apesar de uma série de graves incidentes que mancharam a imagem da indústria têxtil de Bangladesh, em particular o desabamento do edifício Rana Plaza em abril de 2013, que deixou ao menos 1.138 mortos.


 


A associação de fabricantes e exportadores de artigos têxteis de Bangladesh (BKMEA), que reúne 1.000 fabricantes de camisetas, principalmente, indica que as vendas subiram 14% neste ano, em grande parte graças aos produtos vinculados ao Mundial.
 


"Uma centena de fábricas tiveram pedidos de camisetas para os torcedores do Mundial. Não temos números exatos, mas devem representar entre 500 milhões e 1 bilhão de dólares", disse à AFP o presidente do BKMEA, Mohammad Hatem.


 

As exportações de roupas em Bangladesh - segundo fabricante mundial do setor, atrás da China - alcançam um recorde de 25 bilhões de dólares no exercício que termina este mês (3 bilhões a mais que há um ano).

 

A indústria têxtil é a principal atividade econômica do país, e gera 80% de suas receitas totais. Emprega 4 milhões de pessoas.

 

As fábricas de Bangladesh abastecem empresas como Puma e Adidas, e fabricam quase todas as camisetas dos torcedores das 32 equipes do Mundial, principalmente graças ao seu baixo custo. 


Uol

SP: 'Batman' é preso ao fazer rapel no prédio da Câmara



COM A PASSAGEM DE HOJE, É 19ª VEZ QUE O BATMAN É LEVADO PARA UMA DELEGACIA. EM OUTRAS OCASIÕES, O MANIFESTANTE SE PENDUROU EM VIADUTOS DO CORREDOR NORTE-SUL, TAMBÉM PARA PROTESTAR. NA MANHÃ DE HOJE, OUTROS FANTASIADOS DERAM APOIO AO BATMAN: ZORRO, MULHER MARAVILHA E O PIRATA JACK SPARROW DO FILME PIRATAS DO CARIBE. ROBSON FERNANDJES/ESTADÃO



São Paulo - Um manifestante fantasiado de Batman foi detido no final da manhã desta segunda-feira, 2, após invadir a Câmara dos Vereadores, na região central de São Paulo, e descer de rapel do sétimo andar do edifício. 

O homem, que não se identifica pelo nome verdadeiro, protestava contra o atendimento que recebeu na Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Capão Redondo, na zona sul, na semana passada. "Batman" disse que ficou oito horas dentro da unidade após pegar uma pneumonia.

"Esse problema não acontece só comigo, é algo que atinge toda a população", afirmou o manifestante que faz parte de um grupo chamado Loucos Pela Paz (LPP) e tem a parceria de outros fantasiados.

Além da demora no atendimento, ele afirmou também que o médico da unidade receitou cinco remédios para ele pegar, gratuitamente na farmácia da AMA. No entanto, de acordo com "Batman", havia apenas um dos medicamentos. 


"Nada é de graça. Pagamos impostos justamente para ter o serviço. Como na AMA não tinha todos os remédios, precisei gastar R$ 380 em medicamento. Graças a Deus eu tenho dinheiro para pagar. Agora, o resto dos pacientes não têm", afirmou.


Após descer de rapel o prédio, o manifestante foi detido e levado para 1º Delegacia de Polícia (Sé). 


Lá, segundo policiais, "Batman" assinou um termo circunstanciado (crime de menor potencial ofensivo) de provocação de tumulto e conduta inconveniente. Com a passagem desta segunda-feira hoje, é 19ª vez que o Batman dos protestos é levado para uma delegacia. 



Em outras ocasiões, o manifestante se pendurou em viadutos do Corredor Norte-Sul, também para protestar. Na manhã de hoje, outros fantasiados deram apoio ao "Batman": Zorro, Mulher Maravilha e o pirata Jack Sparrow do filme Piratas do Caribe.


Disfarce.


Para conseguir entrar na Câmara sem chamar atenção, o Batman acessou o prédio vestido de padre. Enquanto isso, um sósia com a fantasia do herói dos quadrinhos ficou do lado de fora do prédio com equipamentos de rapel. "A Guarda Civil Metropolitana (GCM) e os policiais militares ficaram empenhados no Batman falso. 


Sem chamar muita atenção, montei meu equipamento, troquei de roupa e desci. Foi esquema de cinema", afirmou. Ele afirmou que, caso o atendimento na AMA não melhore, irá descer de rapel do prédio da Prefeitura, no Viaduto do Chá, também na região central.


Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que o atendimento prioritário nas unidades é para o casos classificados como "urgência e emergência". A pasta afirmou não ter acesso aos dados pessoais do paciente e que, por isso, não é possível responder pela falta de medicamentos relatada pelo manifestante. No entanto, a secretaria afirmou que o estoque de medicamentos na AMA "encontra-se abastecido".

Nova reunião entre Metrô-SP e funcionários que ameaçam greve não tem acordo



Do UOL, em São Paulo



Um nova reunião de conciliação entre representantes do Metrô-SP e dirigentes dos sindicatos dos Metroviários e dos Engenheiros de São Paulo na tarde desta segunda-feira (2) no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) terminou sem acordo.


Os metroviários ameaçam iniciar uma greve na próxima quinta-feira (5), a uma semana do início da Copa do Mundo, caso a companhia não melhore as propostas aos trabalhadores.






Protestos e greves pelo Brasil1


28.mai.2014 - Terminal do Norte de Florianópolis ficou totalmente vazio com greve de rodoviários. A prefeitura montou um esquema de transporte de emergência com 200 vans em duas grandes linhas nos sentido norte-centro e centro-sul. 

Os preços das passagens do plano emergencial variam entre R$ 5 e R$ 7 --a passagem de ônibus normal custa R$ 2,75 (com cartão eletrônico) e R$ 2,90 a dinheiro Leia mais Renan Antunes de Oliveira/UOL

Segundo informações da assessoria do tribunal, metroviários e engenheiros querem aumento de 16,5% --7,98% de recomposição calculada pelo IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado) e 7,5% de aumento real. Na semana passada, as categorias exigiam aumento de 35,47%, mesmo percentual de aumento que uma comissão do Senado aprovou, no início do mês, para ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).


O Metrô, no entanto, oferece 7,8% de reajuste para as duas categorias, mesmo percentual proposto em outras reuniões de conciliação. Outro ponto que emperra a negociação é o plano de carreira dos metroviários. As magistradas Ivani Contini Bramante e Patrícia Therezinha de Toledo conduziram a reunião de conciliação.


A greve dos metroviários foi aprovada em assembleia na última terça-feira (27). Bramante pediu ao secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, empenho para evitar a paralisação no Metrô.


Outra reunião entre as partes, também mediada pelo TRT, está marcada para quarta-feira (4), às 11h. Na mesma data, metroviários e engenheiros farão novas assembleias para definir se haverá greve.


Liberação de catracas

 

Caso as negociações não evoluam, os metroviários planejam outras ações além da paralisação, como a liberação das catracas aos usuários e a realização de atos de rua. Na semana passada, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que não aceita a liberação das entradas como forma de protesto


Os metroviários pedem ainda aumento no valor do vale-refeição e vale-alimentação. 


Cerca de 4,5 milhões de pessoas usam diariamente o Metrô, que é o principal meio de transporte para o Itaquerão, estádio que abrirá o Mundial no dia 12. O Metrô tem quase 10 mil funcionários, dois terços deles envolvidos diretamente na operação.


Ameaça de greve para pressionar

 

Nos últimos anos, a praxe do Sindicato dos Metroviários tem sido aprovar greves com antecedência para forçar o Metrô a subir as propostas. Nos anos de 2010, 2011 e 2013, a categoria chegou a anunciar a paralisação, mas desistiu diante de propostas melhores.



A exceção ocorreu em 2012, quando os metroviários paralisaram por algumas horas, no período da manhã, o que revoltou o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Naquele ano, a categoria fechou acordo de reajuste de 6,17% e encerrou a greve. 



 

Desde 2011, o Sindicato dos Metroviários é comandando por dirigentes ligados ao PSTU e ao PSOL. O grupo que está no poder do sindicato derrotou uma chapa ligada ao PCdoB, que estava há anos na direção da entidade.

Já começou!!Jornalista francês diz ter carro furtado no primeiro dia em Ribeirão Preto





Suspeitos fugiram com GPS e estepe do veículo, e não foram identificados.


Cinegrafista diz que estava em bar e não registrou ocorrência na polícia.

Do G1 Ribeirão e Franca
 
Enviado ao Brasil para acompanhar a seleção francesa durante a Copa do Mundo, o repórter cinematográfico Aurelian Ezvan disse ter sido furtado logo no primeiro dia em que desembarcou em Ribeirão Preto (SP), cidade que recepcionará a delegação da França. 

Segundo o jornalista, suspeitos quebraram um dos vidros do carro, que era alugado, e fugiram levando o GPS e o estepe do veículo. Ninguém foi identificado ou preso.

O crime ocorreu na última sexta-feira (30), enquanto Ezvan estava em um bar com um colega de trabalho. Ele contou que só descobriu o furto quando deixava o local. “Na França, não costumam levar o estepe. Ficamos um pouco chocados, mas, tudo bem, é Copa do Mundo”, disse Ezvan, que não procurou pela Polícia Militar e nem registrou a ocorrência na Polícia Civil. “Estamos habituados com um pouco de vandalismo”, afirmou.

Cinegrafista do "Canal Mais", Ezvan disse que o furto não interferiu na rotina de trabalho e que está feliz por ter sido escalado para acompanhar a Copa do Mundo no Brasil. “Eu adoro Ribeirão Preto, é muito legal. Encontrei gente simpática e o ambiente é fantástico.”

Aurelian Ezvan conta que teve o carro furtado enquanto estava em um bar com colega de trabalho (Foto: Márcio Meireles/EPTV) 
 
Aurelian Ezvan conta que teve o carro furtado
enquanto estava em um bar com colega de
trabalho
 
Esquema de segurança
 
A delegação da França chega a Ribeirão na próxima segunda-feira (9) e um esquema especial de segurança já foi montado para receber jogadores e comissão técnica. A Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte público da cidade, informou que haverá interdições nas proximidades do hotel oficial da delegação, nos arredores do estádio Santa Cruz – onde a equipe realizará os treinos – e na região central.


Nas conferências de imprensa no Theatro Pedro II, por exemplo, a Rua Duque de Caxias será interditada. A medida já está confirmada para dia 10 de junho, das 17h às 22h, quando está prevista a primeira coletiva francesa no município.

Os deslocamentos da delegação também serão facilitados por batedores, a fim de garantir a segurança da equipe, o que poderá causar paralisações momentâneas em algumas vias. A Polícia Militar também informou que Ribeirão receberá 300 policiais a mais para auxiliar na segurança, durante a Copa do Mundo.

Relator quer convocar Paulo Roberto, Youssef e Cerveró para depor na CPI






Marco Maia (PT-RS) não sugeriu quebrar sigilos fiscais e telefônicos.


Ele defendeu deixar para 'depois' convocação a Graça Foster e Gabrielli.



Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília


Mesa da CPI Mista da Petrobras, com os deputados Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e o relator, deputado Marco Maia (PT-RS) (Foto: Luis Macedo/Câmara)Mesa da CPI Mista da Petrobras, com os deputados Arnaldo Faria de Sá PTB-SP), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e o relator, deputado Marco Maia (PT-RS)

O deputado Marco Maia (PT-RS), relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito criada para investigará a Petrobras, apresentou nesta segunda-feira (2) uma proposta de plano de trabalho que prevê como "prioridade" as convocações do doleiro Alberto Youssef e dos ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró.


O depoimento deles à CPI depende da aprovação do plano de trabalho, cuja votação foi marcada para esta terça (3), e ainda de requerimentos individuais. Só depois disso, as datas em que cada um irá à CPI serão definidas.

Youssef e Paulo Roberto foram presos pela Polícia Federal em março por suspeita de participarem de um esquema de lavagem de dinheiro que movimentou cerca de R$ 10 bilhões e envolve contratos de empresas privadas com a Petrobras. O ex-diretor da estatal foi solto, mas o doleiro continua preso.

Ex-diretor da área internacional da Petrobras, Cerveró foi o autor do parecer que baseou a decisão do Conselho de Administração da estatal de comprar a refinaria de Pasadena, no Texas (EUA). A transação é investigada por suspeita de superfaturamento. "Coloco como prioridade ouvir Nestor Cerveró, o Paulo Roberto Costa e o senhor Alberto Yousseff", propôs Marco Maia.


O petista defendeu "deixar para depois" a votação de requerimentos para convocar a presidente da Petrobras, Graça Foster, e o ex-presidente da estatal José Sérgio Gabrielli. 

 "Como os dois já foram ouvidos pela CPI da Petrobras exclusiva do Senado, proporia deixá-los para depois, para que possamos coletar mais informações [para embasar novas perguntas]", disse.

Marco Maia não sugere no plano de trabalho quebras de sigilos bancários, fiscais ou telefônicos de quaisquer dos suspeitos de envolvimento nas denúncias de irregularidades apuradas pela CPI mista.

A oposição criticou a proposta do petista e argumentou que a CPI da Petrobras formada apenas por senadores é "chapa branca"."Vossa excelência tem um relatório razoável, mas pecou quando disse que pessoas importantes a serem ouvidas já foram ouvidas lá na outra CPI e agora não tem mais nada a dizer. Não vamos aceitar que nos empurrem a CPI do Senado", disse o senador Mário Couto (PSDB-PA).

Eixos
No plano de trabalho, Marco Maia divide as investigações da CPI mista em três eixos: Compra da refinaria de Pasadena; Indícios de pagamento de propina pela empresa holandesa SBM Offshore a funcionários da Petrobras; e indícios de superfaturamento na construção da Refinaria Abreu e Lima.


Além das oitivas, o petista defendeu solicitar oficialmente documentos da Petrobras, como as atas das reuniões do Conselho de Administração da estatal, informações da Polícia Federal sobre apurações em andamento e de órgãos de controle internacionais que investiguem denúncias relacionadas à empresa brasileira.


Pesquisa Ibope aponta que apenas 51% dos brasileiros são a favor da Copa no país




Número era de 58% no levantamento anterior, realizado em fevereiro.


Margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.



Do G1, em Brasília
 


Uma pesquisa do Ibope, divulgada nesta segunda-feira (2), mostrou que 51% da população brasileira são a favor da realização da Copa do Mundo no país. Os que são contra o evento totalizam 42%. Em fevereiro último, data do levantamento mais recente, 58% eram a favor e 38% contra.

Os que acreditam que o torneio será bem sucedido são 36% dos entrevistados, contra 31% que acham que as chances do evento dar certo são pequenas. Aqueles que pensam que as chances são médias somam 28%.

Perguntados sobre o que eles próprios pensam, 71% dos entrevistados dizem querer que a Copa dê certo e 11% afirmam querer que dê errado. Os que se dizem indiferentes são 14% do total. Outros 4% não sabem ou não quiseram responder.

O levantamento também apurou a percepção da população sobre o que pensa o brasileiro em relação à Copa. Para 59% dos entrevistados, o brasileiro está torcendo mais para que a competição seja um sucesso. Outros 22% acham que o público deseja que o evento seja um fracasso. Para 12%, a questão é indiferente. Os que não sabem ou não quiseram responder totalizam 7%.

Os sentimentos negativos prevalecem sobre os positivos, segundo a pesquisa. Os sentimentos negativos mais citados são preocupação (30%) e desperdício (29%). Na pesquisa anterior, os itens respondiam por 27% e 28%, respectivamente. Entre os entrevistados com ensino superior completo, 39% citam preocupação e 37%, desperdício.

Os sentimentos positivos mais mencionados são alegria (26%) e esperança (18%). Em fevereiro eram 29% e 20%, respectivamente. O número sobe para 43% e 23%, quando o entrevistado possui renda familiar de até um salário mínimo.

Temperatura
A pesquisa do Ibope pediu para que os entrevistados apontassem em um termômetro qual o grau de envolvimento com a Copa do Mundo. Em 39% dos casos, a população disse ser “frio”. Para 30%, o envolvimento é “quente”; 18% disseram que é “gelado”; 7% mencionaram “fervendo; e 5%, “muito quente”.


A pesquisa do Ibope ouviu 2.002 eleitores com 16 anos ou mais, em 140 municípios do país, entre os dias 15 e 19 de maio. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.



Será que o PT aprendeu?, por Ricardo Noblat



Sempre se dirá que isso ocorre porque o ano é de eleições – mas o PT parece ter mudado de comportamento quanto a seus filiados flagrados envolvidos em mal feitos.

Foi assim com o deputado federal André Vargas, do Paraná, ligado ao doleiro Alberto Yousseff, preso por suspeita de lavagem de dinheiro. O partido obrigou Vargas a se desfiliar.

Tudo indica que será assim com o deputado estadual paulista Luiz Moura, acusado de ter participado em março último de encontro com integrantes da organização criminosa PCC.

No episódio do mensalão, somente Delúbio Soares, ex-tesoureiro do partido, acabou expulso do PT. Como o partido não admite que o mensalão existiu, deveria ter pedido desculpas a Delúbio.

Delúbio Soares. Foto: O Globo

Justiça eleitoral suspende caravanas de Padilha



Josias de Souza


 

O juiz Mathias Coltro, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, ordenou a suspensão das caravanas que o PT vinha realizando em cidades do interior do Estado, para promover seu candidato a governador, Alexandre Padilha. O magistrado deferiu um pedido de liminar feito pelo procurador regional eleitoral André de Carvalho Ramos.


Em representação protocolada na semana passada, André Ramos sustentara que as caravanas de Padilha, eventos públicos, abertos inclusive a não-filiados do PT, constituem propaganda eleitoral. Algo que está proibido pela legislação até o dia 5 de julho. O juiz do TRE deu razão ao procurador. Daí a concessão da liminar.


A Procuradoria Eleitoral solicitara também a imposição de uma multa de R$ 750 mil a Padilha e ao PT. Anexou à representação gravações em audio e vídeo das caravanas do candidato petista. Esse pedido será julgado pelo TRE. Não há prazo para que o julgamento ocorra.

Supersticiosa, Dilma bate na madeira para evitar azar ao pegar taça da Copa







Dilma recebe taça da Copa de Blatter - 



 A presidente Dilma Rousseff tentou "fugir" de levantar a taça da Copa do Mundo em evento realizado nesta segunda-feira (2) no Palácio do Planalto, em Brasília. No entanto, nos instantes finais, ela tocou no artigo após insistência de Joseph Blatter, presidente da Fifa. Tratava-se da cerimônia de apresentação oficial da taça da Copa no Brasil, após o troféu ter sido exposto em todas as capitais brasileiras.

Dilma evitou tocar na taça durante todo seu discurso e só encostou na Copa do Mundo nos minutos finais do evento, quando Joseph Blatter pediu a palavra novamente -- ele já havia discursado, em português, antes da presidente, e a cerimônia encaminhava-se para o encerramento -- e disse que o evento não poderia terminar sem antes a presidente levantar a taça como tradicionalmente acontece.

"Atenção, um momento histórico de emoção: a passagem da 'Copa de las Copas' da Fifa às mãos do último campeão mundial [brasileiro] e da presidente brasileira", disse Blatter de forma um pouco confusa e de improviso em "portunhol". Depois de pegar a taça da Copa, Dilma bateu três vezes na madeira, como se estivesse "isolando o azar". 

Ela repetiu o gesto ao menos duas vezes. Ao levantar o artigo, precisou da ajuda do ex-jogador e campeão do mundo com a seleção brasileira Cafu, devido ao peso do prêmio.

"Foi o nosso capitão Belini que imortalizou o gesto de erguer a taça como símbolo de conquista da Copa", afirmou a presidente. "Hoje é inevitável olhar para ela, e imaginar qual seleção irá erguê-la no dia 13 após a final no Maracanã. Para nós brasileiros, é impossível não imaginar que será a seleção brasileira", falou Dilma. "Nosso desejo é que no dia 13 de julho mais 23 brasileiros possam tocar nessa taça", completou.

Tanto Dilma quanto Blatter ressaltaram que essa Copa é o Mundial do combate ao racismo e a discriminação. "Da última vez que estive com a presidente e reafirmamos este compromisso agora, determinamos que esta Copa será uma plataforma contra a discriminação e racismo no mundo e para fortalecer o futebol feminino no Brasil", falou Blatter, sempre em português.

 
A presidente conclamou todos os brasileiros a trabalharem juntos para o sucesso do evento e garantiu mais uma vez que o país está preparado para o desafio. "Aos brasileiros, convido a serem parceiros na realização de uma Copa sem racismo, sem discriminação e sem violência", afirmou Dilma. "Façamos da Copa do Mundo Fifa 2014 um momento histórico em favor do respeito à diversidade e contra a discriminação e o racismo. O Brasil, nação onde todas as etnias e raças do mundo se encontram e convivem fraternalmente, os convida a se engajar nessa tarefa".


Manifestações

A presidente não falou diretamente sobre manifestações e protestos que possam atrapalhar a realização do Mundial, mas mandou um recado velado. "Asseguro que é um país [Brasil] capaz de preservar o direito daquela parcela que é a maioria que quer torcer e acompanhar os jogos e a Copa do Mundo em paz", completou.

"Estamos preparados para oferecer ao mundo um maravilhoso espetáculo, acrescido da alegria, do respeito e da gentileza característica do povo brasileiro. Nós sabemos que estamos prontos, os estádios estão prontos, muitos deles já foram palco dos campeonatos estaduais e do campeonato brasileiro. E os torcedores que já os conheceram sabem que são modernos, confortáveis e seguros", garantiu Dilma. 

"A estrutura de segurança que organizamos vai proporcionar a todos a tranquilidade necessária para aproveitar os jogos, as festas e os passeios para conhecer as nossas belezas', afirmou Dilma.


Blatter agradeceu todo esforço da presidente, do governo e do país na preparação do evento e concordou com Dilma que essa será a "Copa das Copas".