sábado, 7 de junho de 2014

Feministas protestam contra revogação de portaria que regula o aborto




Agência Brasil

Publicação: 07/06/2014 18:27

Movimentos feministas organizaram protesto na tarde de sábado (7/6) contra a revogação da Portaria 415, que incluía procedimentos para aborto previstos em lei na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato começou às 16h na Praça da Sé, no centro da cidade.

Para Jéssica Hipólito, que integra o movimento feminista, a revogação vai trazer prejuízos para as mulheres que têm direito legal ao aborto por serem vítimas de estupro, terem gerado feto com anencefalia (má formação que impede o desenvolvimento do cérebro) ou sofrerem risco de morte.


Ela lembra que muitas mulheres acabam recorrendo a procedimentos clandestinos. “Isso é um absurdo. A gente está demonstrando aqui com esse ato que a portaria é muito importante para nós e para as mulheres em situação de violência. Essa portaria revogada é um retrocesso, é uma violação aos nossos direitos”, defende.

A feminista Maria Luppi Foster defende que essa é uma pauta histórica do movimento: “Tem a ver com a liberdade de escolha das mulheres sobre o seu próprio corpo. Embora as mulheres já tenham esse direito, nos casos em que a lei já prevê, muitas vezes passam por vários problemas". Para ela, a revogação da Portaria é uma continuação da violência: "ter que passar por tudo isso, depois de já ter sido violentada, para conseguir abortar”.


Mulher sofre sequestro-relâmpago próximo a supermercado da Epia


Após renderem a vítima, os criminosos efetuaram saques e compras com o cartão de crédito da mulher

Publicação: 07/06/2014 17:40 Correio Braziliense

A polícia encontrou dinheiro, celulares e roupas com os suspeitos do crime (PMDF/Divulgação)
A polícia encontrou dinheiro, celulares e roupas com os suspeitos do crime


Uma mulher viveu momentos de pânico na manhã deste sábado ao ser rendida e ficar sob o poder de três criminosos. A vítima foi abordada no momento em que se preparava para entrar no carro, próximo a um supermercado na Epia. Dois adolescentes e um homem a renderam e a colocaram no porta-malas do veículo.

Armados com uma arma de fogo, o trio dirigiu até alguns caixas eletrônicos e lojas para realizar saques e compras com o cartão de crédito da mulher. Logo em seguida partiram em direção à via Estrutural (DF-095).

Após ser informada pelo Ciade (190), uma equipe do 4º Batalhão da Polícia Militar conseguiu localizar o veículo abandonado e a mulher. De posse das características físicas dos criminosos descritas pela vítima, os policiais conseguiram localizar o trio. Na abordagem, foram recuperados R$ 500, aparelhos de celular, uma chave micha e as roupas e objetos comprados com o cartão da vítima.

Eles foram encaminhados para a 5ª DP e para o DCA. Na delegacia, a vítima reconheceu os suspeitos como autores do sequestro-relâmpago.

Pentecostes reúne 400 mil pessoas no Taguaparque


Cinquenta dias após a Páscoa, os católicos celebram Pentecostes, em Brasília festa espera reunir 2 milhões pessoas até amanhã

Publicação: 07/06/2014 21:11 Correio Braziliense


 (Ed Alves/CB/DA Press)


Pelo menos 400 mil pessoas se reuniram na noite deste sábado (7/6) para a festa de Pentecostes organizada pelo padre Moacir Anastácio, no Taguaparque, em Taguatinga. Por volta das 20h, outras 60 mil pessoas tentavam acessar o local, de acordo com o Corpo de Bombeiros. 



 

Desde o início da manhã a movimentação em torno da festa era intensa. Logo cedo os fiéis participaram dos momentos de oração, agradecendo e pedindo por graças.

 

A missa presidida pelo padre Moacir Anastácio é um dos momentos mais esperados do evento. “O mais importante pra mim é entre a homilia e a Eucaristia, quando é feita a oração e recebemos o Espírito Santo. É um momento de renovar as forças e de se purificar”, conta a secretaria executiva Alenícia de França Sousa, 34.

 

Ela e o esposo, o policial militar Raimundo Araújo Filho, 46, participam da celebração há dez anos. O casal conta que o único aspecto negativo da festa é local onde é realizado o evento. “Aqui (no Taguaparque) é grande, mas não suporta a quantidade de pessoas esperadas”, comenta Raimundo.


 (Ed Alves/CB/DA Press)


Celebrada há 15 anos pelo padre Moacir Anastácio, o tema da festa este ano é "Vinde e Vede!". O evento termina no domingo (8/6) e até lá os organizadores esperam ter recebido 2 milhões de pessoas.

O Pentecostes é festejado 50 dias depois da Páscoa. Segundo a Igreja Católica, no dia de Pentecostes a Páscoa de Cristo se realiza na efusão do Espírito Santo, que é manifestado, dado e comunicado como Pessoa Divina, em que o Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho.

Marina diz que aliança do PSB com Alckmin é equívoco

A provável vice na chapa do PSB à Presidência da República, Marina Silva (PSB), divulgou nota neste sábado discordando do apoio de seu partido à candidatura de Geraldo Alckmin ao governo de São Paulo (PSDB). 


Marina afirma que a aliança é um "equívoco" e que a Rede Sustentabilidade "não seguirá essa indicação". 

"Consideramos necessário manter independência e lançar uma candidatura 
própria, que dê suporte ao projeto de mudança para o Brasil liderado por Eduardo Campos, e que dê ao povo de São Paulo a chance de fazer essa mudança também no âmbito estadual", escreveu a ex-senadora.

Desde que a Rede Sustentabilidade se uniu ao PSB, em outubro de 2013, há divergências entre os grupos, sempre minimizadas pelo presidente do partido, Eduardo Campos. 

A aliança com o PSDB em São Paulo, desejo do presidente estadual do PSB, Márcio França, é uma das disputas internas mais importantes. Na última sexta-feira (6), uma reunião do diretório paulista do PSB aprovou por unanimidade um indicativo de apoio a Alckmin.

Na nota, Marina ressalta que a Rede busca criar uma alternativa "que supere a velha polarização PT-PSDB, e que proporcione apoio efetivo à candidatura de Eduardo Campos". Em seguida, a ex-senadora diz que espera que os "companheiros do PSB" não levem adiante essa indicação.

"Desde já, deixamos clara nossa posição de que, caso essa indicação não seja revertida, seguiremos caminho próprio e independente em São Paulo", escreveu.


Leia abaixo a íntegra da nota:

"Nota sobre a decisão do diretório do PSB de SP de apoiar o projeto político do PSDB no estado

Juntamente com todos os integrantes da Rede Sustentabilidade, discordo da indicação aprovada ontem na reunião do diretório estadual do PSB de São Paulo de apoiar o projeto político do PSDB. Para nós, isso é um equívoco. 

Consideramos necessário manter independência e lançar uma candidatura própria, que dê suporte ao projeto de mudança para o Brasil liderado por Eduardo Campos, e que dê ao povo de São Paulo a chance de fazer essa mudança também no âmbito estadual.

A Rede Sustentabilidade não seguirá essa indicação. Em todo o país, estamos debatendo o assunto e apoiando nossos companheiros de São Paulo na busca de uma alternativa que supere a velha polarização PT-PSDB, e que proporcione apoio efetivo à candidatura de Eduardo Campos, que demonstre uma nova forma de fazer política e, principalmente, que represente os ideais de democracia e sustentabilidade expressos no programa de nossa Aliança.

Esperamos que os companheiros do PSB, em sua convenção estadual, não levem adiante essa proposta. Nesse sentido, manteremos o diálogo aberto e respeitoso. Mas, desde já, deixamos clara nossa posição de que, caso essa indicação não seja revertida, seguiremos caminho próprio e independente em São Paulo.

A nova força política que emerge no Brasil, interpretando o desejo de mudança tantas vezes manifestado por milhões de pessoas, encontrará também em São Paulo sua legítima expressão.

Marina Silva"

Fonte: Estadão Conteúdo  Jornal de Brasília

Militares querem votos em candidatos proprios

Quatro grupos de bombeiros e PMs se juntam para escolher os candidatos
 

daniel.cardozo@jornaldebrasilia.com.br


A mobilização dos militares para conseguir representatividade continua. Nos próximos dias, quatro grupos de policiais e bombeiros se juntarão para tentar unir forças e votos em candidatos únicos para deputado distrital e deputado federal. 


Já surgiu a ideia de um “chapão” entre os policiais militares, que se filiariam em um partido, o PRTB, para juntar votos e conseguir pelo menos uma cadeira na Câmara dos Deputados. 


Mas a iniciativa ainda não foi confirmada nem mesmo pelo presidente regional do partido, o ex-senador Luiz Estevão. 

Agora, os bombeiros do Ideal Coletivo e do Bombeiros DF e os policiais da Rede Democrática e do Novo Ciclo Policial se juntarão na escolha de um candidato.

Insatisfação

Um dos motivos que fazem os grupos se unirem é a insatisfação com os deputados distritais que representam as categorias, Aylton Gomes (PR), por parte dos bombeiros, e Patrício (PT), policial militar. Os dois dividem opiniões entre as tropas e podem não ter o apoio que tiveram em outras eleições. Durante a crise da segurança pública, no começo do ano, os dois bem que tentaram se reaproximar das corporações, se unindo as movimentos, mas as intenções de substituir os dois continuam.


Pesa contra Aylton Gomes a condenação em segunda instância, que pode deixá-lo inelegível para as próximas eleições e, por isso, os bombeiros já tentam se antecipar à perda de um parlamentar. No caso de Patrício, o caminho seria a candidatura a deputado federal, o que deixaria a Câmara Legislativa sem nenhum distrital militar.

De acordo com o cabo do Corpo de Bombeiros  Élton Lima, integrante do Ideal Coletivo, os movimentos reúnem cerca entre 10 e 15 mil militares. 

Apesar de ser vista com bons olhos pelo o grupo, a eleição de um deputado distrital é secundária, já que a representatividade na Câmara dos Deputados seria estratégica. 

“Ter um deputado federal seria mais importante, porque nossas reivindicações, de salário, por exemplo, só podem ser resolvidas na esfera federal, já as verbas saem do Fundo Constitucional”, disse.


Entre os bombeiros, já foram publicadas no boletim interno da corporação os nomes dos 26 possíveis candidatos que pediram licença durante o período eleitoral. O PSDC é o partido com mais representação, 12 deles, e também há candidatos de PPS, PHS, PPL, PRB e PRTB.

Eles pensam nas futuras reivindicações

De acordo com um dos líderes do Novo Caminho Policial, que conta com 2 mil membros, o medo é ficar em posição secundária nas eleições de outubro. “A gente percebeu que se não unirmos esforços com outros grupos, não teremos vez. Ter essa representatividade é muito importante para que nós tenhamos nossas reivindicações atendidas”, disse, sem se identificar, por temer represálias.  


O deputado Patrício considera  normais as mobilizações para eleger candidatos e promete ajudar para que a PM e o Corpo de Bombeiros estejam representados. “Sempre, na história de todos os parlamentos, o candidato militar teve diminuição de votos de uma eleição para outra e comigo, não. Tive 4 mil votos a mais. Estou tranquilo para mostrar minhas conquistas para a PM, como a reforma dos quartéis”, afirmou.

Por meio de sua assessoria, o deputado Aylton Gomes afirma ser um “representante legítimo” dos bombeiros, por ter conseguido melhorias, como, exemplo o fim da faxina nos quartéis, que antes era de responsabilidade dos próprios militares, além da luta pela aprovação do projeto de reestruturação da carreira. O distrital garantiu que será candidato à reeleição, porque recorrerá ao Supremo Tribunal Federal contra a condenação.

Saiba mais

A intenção é fazer uma prévia entre todos os militares que se dispuserem a votar, para escolher quais serão os candidatos da PM e do Corpo de Bombeiros. 

A urna já foi até fabricada e os quatro grupos se reúnem amanhã para oficializar o objetivo em comum. 

A votação ainda não tem data para acontecer, mas o certo é que deve ocorrer a uma distância de 200 metros dos quartéis.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Jovem fica sete horas em poder de três bandidos


Criminosos efetuaram saques e realizaram compras com o cartão de crédito da vítima
Ary Filgueira

Especial para o Jornal de Brasília
Uma mulher ficou sete horas em poder de três assaltantes. 

Depois de efetuar saques e realizar compras com o cartão de crédito dela, a vítima foi abandonada na cidade Estrutural. 

O crime ocorreu por volta das 2h de ontem. A jovem voltava de um bar nas imediações da Estrada Parque Indústria (Epia) e seguia em direção ao carro, que estava parado um pouco antes da linha do Metrô, erguida sobre a Epia.  


No momento em que ela se preparava para sair, três desconhecidos cercaram o veículo e ordenaram que a vítima saísse e fosse para o porta-malas. 


De lá, seguiram com ela para a saída norte de Brasília, em direção ao Cruzeiro. De acordo com as informações da Polícia Militar, a vítima informou que o trio de assaltante estava armado.

Passava das 9h da manhã de ontem, quando o trio abandonou a vítima em uma quadra da Estrutural. A PM acredita que eles só a libertaram porque a gasolina do veículo acabou. Eles foram presos na própria cidade Estrutural. Do trio de assaltantes, apenas um é maior de idade: 18 anos. Os outros dois são adolescentes. 

Leia mais na edição deste domingo (8).

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Casal é encontrado morto em Ipanema, no Rio

Um casal foi encontrado morto por volta das 7 horas da manhã deste sábado no bairro de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro. A polícia foi chamada ao local após uma mulher ter caído da varanda da cobertura do edifício de alto padrão localizado na rua Barão da Torre. Em seguida, os policiais descobriram o corpo do homem esfaqueado no apartamento do casal.

 O casal, que não foi identificado, chegou a ser encaminhado para o hospital Miguel Couto, no Leblon, mas não resistiu. 

De acordo com a avaliação preliminar da Polícia Militar, a suspeita é que a mulher tenha matado o marido e logo depois tenha se jogado. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios (DH) da Polícia Civil. As primeiras informações indicam que o casal estava separado e teve uma briga pela manhã. O homem seria um empresário de jogadores de futebol.

Fonte: Estadão Conteúdo Jornal de Brasília

A realidade da Mata Atlântica



Triste diagnóstico de que o desmatamento aumentou na Mata Atlântica sinaliza que, apesar de avanços, esta é uma floresta que precisa, mais do que nunca, ser protegida


Viver na Mata Atlântica é um privilégio. Um dos biomas mais ricos do planeta, ela possui mais de 20 mil espécies de plantas, 270 espécies conhecidas de mamíferos e 992 espécies de pássaros - só para se ter uma ideia, o país de Portugal inteiro tem 200 espécies de aves. Estão também na Mata Atlântica sete das nove bacias hidrográficas brasileiras e o bioma é considerado Patrimônio Nacional, na Constituição Federal de 1988, e Reserva da Biosfera pela Unesco.

Viver na Mata Atlântica é também uma responsabilidade. Distribuída por 17 Estados - Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí - a Mata Atlântica é uma das florestas mais ameaçadas do mundo. 


Hoje, restam 8,5% de remanescentes florestais acima de 100 hectares (ha) do que existia originalmente. Somados todos os fragmentos de floresta nativa acima de 3 hectares, temos 12,5%. E, infelizmente, depois de um período de recessão, os desmatamentos voltaram a avançar sobre essa floresta.

No último 27 de maio, Dia Nacional da Mata Atlântica, a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgaram os novos dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, levantamento que monitora o bioma há 28 anos.

O estudo, referente ao período entre 2012 e 2013, detectou o desmatamento de 23.948 hectares, ou 239 Km², de vegetação nativa, um aumento de 9% do valor bruto se comparado ao ano anterior. A taxa anual de desmatamento é a maior desde 2008, cujo registro foi de 34.313 ha.

Minas Gerais é o estado campeão do desmatamento pelo quinto ano consecutivo, com 8.437 hectares de áreas devastadas, seguido do Piauí (6.633 ha), Bahia (4.777 ha) e Paraná (2.126 ha). Juntos, os quatro estados são responsáveis por 92% do total dos desflorestamentos, o equivalente a 21.973 ha. Confira o ranking completo.

Cerca de 118 milhões de pessoas - 69% da população brasileira - dependem diretamente da Mata Atlântica para a disponibilidade de serviços ambientais essenciais, como a regulação do clima, a produção e o abastecimento da água e a qualidade do ar. São eles os mais prejudicados a cada ano que se constata o aumento do desmatamento dessa vegetação.

Historicamente, os principais ciclos econômicos do país - exploração do pau-brasil, mineração do ouro e diamantes, plantações de café e cana, pecuária e indrustrilização - se desenvolveram ao custo da devastação da Mata Atlântica. 



Daqui em diante, é preciso escrever essa história por caminhos diferentes, pelos quais o desenvolvimento e a conservação andem lado a lado, de forma sustentável. O triste diagnóstico apresentado pelo Atlas sinaliza que a realidade da Mata Atlântica, apesar de avanços, é ainda a da devastação e que esta é uma floresta que precisa, mais do que nunca, ser protegida.

*Márcia Hirota é diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica

O Globo | O perigo dos agrotóxicos



embalagem de agrotóxicosArtigo de Fernando Carneiro, integrante da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, publicado em O Globo


O agronegócio brasileiro vem pressionando a Presidência da República e o Congresso para diminuir o papel do setor de saúde na liberação dos agrotóxicos. O Brasil é o maior consumidor desses venenos no planeta e a cada dia se torna mais dependente deles. Qual o impacto que essas medidas terão na saúde da população brasileira?

No Brasil, a cada ano, cerca de 500 mil pessoas são contaminadas, segundo o Sistema Único de Saúde (SUS) e estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Os brasileiros estão consumindo alimentos com resíduos de agrotóxicos acima do limite permitido e ingerindo substâncias tóxicas não autorizadas.


Em outubro, a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) revelou que 36% das amostras analisadas de frutas, verduras, legumes e cereais estavam impróprias para o consumo humano ou traziam substâncias proibidas no Brasil, tendência crescente nos últimos anos.

Os agrotóxicos afetam a saúde dos consumidores, moradores do entorno de áreas de produção agrícola ou de agrotóxicos, comunidades atingidas por resíduos de pulverização aérea e trabalhadores expostos. Mesmo frente a esse quadro, mais dramática é a ofensiva do agronegócio e sua bancada ruralista para aprofundar a desregulamentação do processo de registro no país.

Qualquer agrotóxico, para ser registrado, precisa ser analisado por equipes técnicas dos ministérios da Agricultura, Saúde e Meio Ambiente. Inspirados na CTNBIO, instância criada para avaliar os transgênicos, que até hoje autorizou 100% dos pedidos de liberação a ela submetidos, os ruralistas querem a criação da CTNAGRO, na qual o olhar da saúde e meio ambiente deixaria de ser determinantes para a decisão.

Quem ganha e quem perde com essa medida? Não há dúvida que entre os beneficiários diretos está o grande agronegócio, que tem na sua essência a monocultura para exportação. Esse tipo de produção não pode viver sem o veneno porque se baseia no domínio de uma só espécie vegetal, como a soja.

 Por isso, a cada dia, surgem novas superpragas, que, associadas aos transgênicos, têm exigido a liberação de agrotóxicos até então não autorizados para o Brasil. O mais recente caso foi a autorização emergencial do benzoato de amamectina usado para combater a lagarta Helicoverpa, que está dizimando as lavouras de soja de norte a sul do país. A lei que garantiu a liberação desse veneno tramitou e foi aprovada em um mês pelo Congresso e pela Presidência da República.

A pergunta que não quer calar é: no momento em que a população brasileira espera um Estado que garanta o direito constitucional à saúde e ao ambiente, por que estamos vendo o contrário? Na maioria dos estados brasileiros os agrotóxicos não pagam impostos.

O Estado brasileiro tem sido forte para liberalizar o uso de agrotóxicos, mas fraco para monitorar e controlar seus danos à saúde e ao ambiente. Enquanto isso, todos nós estamos pagando para ser contaminados…

fator Joaquim - PLÁCIDO FERNANDES VIEIRA--- CORREIO BRAZILIENSE - 07/06


Era tudo o que o PT mais temia. A Copa do Mundo vai começar - praticamente, um mês perdido para a política - com a presidente Dilma em queda livre nas pesquisas. A mais recente, do Datafolha, mostra que, mesmo sendo, de longe, a candidata com mais exposição e visibilidade na mídia, a petista caiu de 37% para 34% na preferência dos eleitores. 


A trajetória descendente é clara. Em fevereiro, ela tinha 44%. De lá para cá, perdeu nada menos que 10 pontos. Outro dado também deixa os partidários da reeleição dela de cabelos em pé: 74% dos eleitores ouvidos dizem querer um governo diferente do atual. Além disso, o pessimismo com a economia é recorde: 36% dos entrevistados acham que a situação vai piorar nos próximo meses. 


Sem contar que, entre os três candidatos mais bem posicionados na pesquisa, a presidente é quem registra a mais elevada taxa de rejeição: 35%. Aécio (PSDB) e Eduardo (PSB) têm 29% cada um.


 
Mas há um alento para os petistas na sondagem. Apesar de Dilma despencar rumo ao piso histórico do partido, em torno de 30%, a oposição também perdeu fôlego. No total, o percentual dos que declaram voto nos concorrentes à Presidência da República recuou de 38% para 35%. Ou seja, ninguém está conseguindo capitalizar o sentimento de frustração dos brasileiros com o atual governo.
 


Surpreendente mesmo é o crescimento do número de indecisos, que passou de 8% para 15%; e o daqueles que se dizem dispostos a anular o voto: 17%. Na pesquisa, o Datafolha perguntou aos eleitores quem mais influencia a decisão deles na escolha do candidato. Lula, com 36%, lidera, como esperado. 


A novidade é o fator Joaquim Barbosa, que virou uma espécie de herói nacional após a prisão dos mensaleiros. Ele vem em segundo, com 26%. Um cacife invejável para quem, pelo menos até agora, mantém distância regulamentar das querelas políticas.

Polarização mantida - MERVAL PEREIRA O GLOBO - 07/06



O candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves, tem razão de estar alegre e animado com a pesquisa Datafolha divulgada ontem, mesmo tendo ficado no mesmo lugar: descolou-se de Eduardo Campos, do PSB, e a presidente Dilma manteve uma trajetória de queda. Ele trabalhava com a hipótese de os novos números repetirem os das últimas pesquisas, mas o resultado foi melhor do seu ponto de vista, pois seus concorrentes caíram além da margem de erro.  


Há outra leitura importante na pesquisa divulgada, que demonstra que é apenas aparente a estagnação da candidatura do tucano. No segundo turno, cuja realização essa pesquisa confirma, a diferença de Aécio para Dilma está sendo reduzida a cada rodada. Ela já foi de 27 pontos percentuais a favor da presidente, e agora caiu para apenas 8, com Dilma perdendo 8 pontos e Aécio Neves subindo 11.

 

Uma análise no detalhe da pesquisa do segundo turno mostra que a presidente Dilma vence apenas entre os eleitores de até 2 salários mínimos, onde faz 56% a 28%. É esse o eleitor que o PSDB vai ter que buscar, sobretudo no Nordeste, onde Dilma mantém uma forte dianteira. Entre os eleitores de 2 a 5 salários mínimos, Aécio vence de 44% a 41%, e, na faixa de cinco a dez mínimos, Aécio faz 51% a 35%.

 

A confirmação da contínua queda de popularidade da presidente Dilma é especialmente grave se levarmos em conta que ela vem de uma ofensiva midiática e política. Eduardo Campos fica ferido gravemente, 12 pontos atrás de Aécio Neves e em virtual empate técnico com o Pastor Everaldo, do PSC, que aparece com 4%.
Os candidatos evangélicos somam, assim, 6% na pesquisa, com 2% para Magno Malta, do PR, o que mostra que o voto evangélico, importante na eleição de 2010 para Marina, está indo para os candidatos declaradamente evangélicos, e não para Eduardo Campos por meio dela.

 
Nesse momento, com as convenções de PMDB, PP e PR, e com o PSD tendo que se definir, a pesquisa é muito ruim para Dilma. O Aezão no Rio foi o maior movimento de rebelião aberta feito até agora, no principal partido da coalizão governamental, o PMDB, além de pegar franjas dos demais partidos da aliança, numa clara erosão da base.


 
Lula ainda é o grande eleitor, mas a trajetória dele de queda está mais acentuada que a de Dilma, pois perdeu 5 pontos percentuais de uma pesquisa para outra. Mesmo continuando em primeiro na hipótese de se candidatar, a pesquisa mostra que Lula não tem condição de se expor, pois, mesmo só falando para plateias simpáticas e blogueiros governistas, está caindo nas pesquisas. Passou a ficar contaminado por Dilma, sua criatura.


 
Dilma continua forte no Norte e no Nordeste, onde os principais candidatos oposicionistas são menos conhecidos. No Nordeste, Eduardo Campos tem apenas 9% de eleitores que dizem conhecê-lo bem, e o seu nível de rejeição é de 36%, o que mostra que ele é o candidato de Pernambuco, não da região.


 
A maior rejeição a Aécio Neves é também no Nordeste, de 44%, índice que cai para 29% em nível nacional. A pesquisa mostra também que caiu a rejeição a Aécio Neves e Eduardo Campos: o tucano tinha 31%, e o peessebista, 33%, e ambos têm agora 29%. Dilma manteve os 35% e é a candidata mais rejeitada.


 

Por fim, a do Datafolha é mais uma pesquisa que coloca o nível de aprovação do governo Dilma num patamar que indica a dificuldade, quase impossibilidade, de reeleição, segundo pesquisas do cientista político Alberto Carlos Almeida: os que consideram o seu governo ótimo ou bom caíram de 37% para 33%.



 
Dos 74% que responderam que querem mudanças no próximo governo, fora Lula, que
 é o mais lembrado, Aécio superou Dilma como o mais capaz de realizá-las.

Não atendo emergência - RUTH DE AQUINO--REVISTA ÉPOCA





A morte do fotógrafo Marigo na frente de um hospital em greve é uma história do "padrão Brasil"


É possível que se conte nos dedos de uma mão o número de países em que um paciente morre do coração em frente a um Instituto Nacional de Cardiologia (INC), sem receber socorro de nenhum médico ou enfermeiro do hospital. O INC está em greve, como muita gente nesta fase de amistosos pré-Copa das Copas.

A omissão de atendimento imediato a Luiz Cláudio Marigo, de 63 anos, é falta para cartão vermelho. Marigo, fotógrafo premiado de Natureza, embarcou num ônibus, no Rio de Janeiro. Começou a passar mal pouco depois. O motorista, Amarildo Gomes, desviou seu percurso por estar perto do INC, em Laranjeiras, único hospital público no Rio que faz transplantes de coração em crianças e adultos, referência em ensino e pesquisa.

O ônibus foi estacionado em frente ao hospital, e Marigo, deitado no chão do veículo, com dores no peito. Amarildo e passageiros estavam solidários com o drama do anônimo. Ele não levava documentos, apenas uma bolsa com chaves, moedas e R$ 42. Não sabiam que era um homem das florestas. Naquele momento, o povo do ônibus acreditava que poderia salvá-lo. Qualquer um sabe que os primeiros minutos após um infarto são cruciais.

Começava ali uma história padrão Brasil. Seguranças do hospital disseram que o INC não atende emergência e que seria melhor chamar os bombeiros ou uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Assim agiu o motorista Amarildo, mas a contragosto: “Achei um absurdo, um pouco-caso com a vida humana”. Quando uma ambulância chegou ao hospital levando outro paciente, o paramédico prestou os primeiros socorros. Mais tarde, chegaram os bombeiros.

Mesmo em greve, havia no hospital um leito, alguns médicos e plantonistas na Unidade Coronariana. O sargento dos bombeiros Alves afirmou: “Se viesse um médico na hora, já era muita coisa. Isso aí é omissão de socorro”.

Dá dor no coração. Nem falo do Juramento de Hipócrates. Nele, um médico formando jura, por todos os deuses e deusas, aliviar o sofrimento humano. Quantas vezes ouvimos num avião o comandante pedir ajuda: “Se houver um médico neste voo, favor atender um passageiro que está passando mal”. Já pensou o médico se omitir por achar que ganha pouco, ou que não é função dele trabalhar de graça? Já pensou ele dizer: “Não atendo emergência”?

O hospital tem sua versão. A nota do INC diz, e é verdade, que o hospital não tem emergência aberta ao público geral. E daí? A direção diz que o INC nunca fez primeiro atendimento e que sua especialidade são procedimentos de alta complexidade. Sim, e quando se trata de um caso de vida ou morte na frente do hospital?

A diretora do INC, Cynthia Magalhães, afirmou: “Não houve omissão de socorro e não houve erro (...). Nenhum membro da equipe médica foi notificado de que havia um paciente passando mal dentro de um ônibus (...), e sim um paciente passando mal na rua”. Então, médico não sai para socorrer na rua? Cynthia disse que os seguranças do hospital não entenderam a gravidade do caso. Como poderiam? Quem entende de gravidade é médico.

“O que houve foi uma omissão de socorro generalizada, uma falta de integração na rede”, disse Lúcia Pádua, diretora do Sindsprev, ao elogiar o INC como uma “ilha de excelência”. O que não pode, afirmou Lúcia, é “o paciente chegar a um hospital e ser recepcionado por seguranças”. Apela-se a quem? Ao Bom-Senso Medicina Clube?

Então, quem faz a triagem na porta de hospitais, públicos e privados, não são profissionais de Saúde. São seguranças, vigilantes. Na semana passada, um vídeo na recepção de um hospital mostrou seguranças arrastando pelo chão, para fora do hospital, um paciente em cadeira de rodas. Acompanhantes levaram socos e gravatas. O paciente estava sem documentos e “agressivo”, disse Geraldo Medeiros, diretor do Hospital de Trauma de Campina Grande, na Paraíba. Entendi. O hospital deixa os pacientes com trauma.

A morte do fotógrafo Luiz Cláudio Marigo, que trabalhou diversas vezes para ÉPOCA, expõe nossa vulnerabilidade à humilhação, à frieza e à incompetência das recepções hospitalares. Entre no site http://www.lcmarigo.com.br e perceba como era talentoso: “A conservação da biodiversidade depende do conhecimento e do amor. 
 
 
O papel dos fotógrafos de Natureza é despertar a consciência do homem para a incrível riqueza da vida na Terra, sua beleza e valor espiritual. (…) Espero que meu trabalho transmita a mesma alegria e emoção que sinto nos ambientes selvagens e que minhas fotografias não se transformem apenas em mais um documento do passado”.

Se depender do filho dele, Vítor Marigo, que processa União e hospital, sua vontade será respeitada: “Queremos conseguir uma indenização para abrir uma fundação. O importante é manter viva a obra de meu pai”. Porque “selvagem” é a vida aqui fora.
 
 

Torço para dar certo - ZUENIR VENTURA

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,eles-e-que-bebem-e-nos-ficamos-tontos,1505276O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:



O GLOBO - 07/06

 
Por que ser contra a Copa agora, quando de nada mais adianta, pois os gastos já foram feitos, os ingressos vendidos e os times estão chegando?

 
Estamos a menos de uma semana — este é o último sábado — da 20ª Copa do Mundo, a segunda realizada no Brasil, mais de meio século após a primeira, em 1950. Tomara que daqui até o dia 12 prevaleça a vontade da maioria, não a desconfiança e o medo estimulados por ameaças da minoria, numa total inversão do princípio democrático. Estou com os 71% que disseram ao Ibope que vão torcer para que tudo dê certo (só 11% de espíritos de porco querem que o Mundial fracasse). 
 
 
Concordo que a Copa não é prioridade, que saúde e educação deveriam vir antes, que houve desperdício de recursos, atraso nas obras, inépcia e provável superfaturamento, entre outras críticas dos que se opõem. É tanta coisa dando errado, e ainda querem privar o povo de uma fonte de alegria. Além do mais, em que o cancelamento do evento esportivo nessa altura do campeonato ajudaria a resolver as mazelas do país? E por que não houve protestos quando o governo se empenhou tanto para sediá-la, nos sujeitando às imposições tirânicas da Fifa? Houve comemoração.

 
Em vez de palavras de ordem, gostaria de assistir a um amplo debate em que fossem contestadas as vantagens anunciadas pelo governo de que, por exemplo, os turistas vão gastar R$ 25 bilhões, de que o nosso PIB vai receber um reforço de R$ 30 bilhões, três vezes mais do que na Copa das Confederações, e de que, ao contrário do que se diz, a reforma dos estádios não está drenando recursos que deveriam ir para a educação. A presidente declarou que no início da administração Lula o orçamento dessa pasta era de R$ 18 bilhões e hoje é de R$ 112 bilhões. As despesas com os estádios vão ficar, segundo ela, em R$ 8 bilhões.

 
Por que ser contra a Copa agora, quando de nada mais adianta, pois os gastos já foram feitos, os ingressos vendidos e os times estão chegando? Não se trata evidentemente de proibir as manifestações, mas de impedir seus abusos e excessos, de dar um basta a uma rotina em que grupos organizados, sob qualquer pretexto e muitas vezes com violência, tumultuam as cidades, impedindo o trânsito, bloqueando ruas e cerceando a prerrogativa de ir e vir da população. Por isso, foi muito oportuno o manifesto recém-lançado por sociólogos, antropólogos, pesquisadores universitários, exigindo respeito aos direitos constitucionais que estão sendo “usurpados”.

 
Em suma, por que não seguir o exemplo dos servidores de Goiânia em greve? Eles aproveitaram a oportunidade do jogo amistoso lá e realizaram protesto pacífico contra o governador do estado, sem atrapalhar a alegria de milhares de torcedores que foram vibrar com a vitória do Brasil.


É incrível (ou não…): o PT conta mentiras até a seus próprios militantes





Ai, ai… O PT decidiu criar uma seção em sua página na Internet destinada, como diz o título, a contar “tudo o que você precisa saber sobre a Petrobras, mas não vai ler na mídia”. Como resta claro, os petistas chamam “mídia”, em tom pejorativo, o jornalismo independente, que se leva a sério, que não é sustentado por estatais para contar mentiras e fazer proselitismo a soldo.

Muito bem. Encontro lá esta coisa fantástica, que segue em vermelho (prestem atenção):

3) Mas é verdade que o Fernando Henrique quis privatizar a Petrobras?

 O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse à Folha que o modelo de gestão da empresa no governo tucano (1995-2002) reduzia a exploração petrolífera, desmembrava a área de refino, inibia investimentos e deixava o custo para a empresa e o lucro para o setor privado.

Há inclusive documento no Fundo Monetário Internacional que comprova a tentativa do governo tucano de privatizar a estatal:

“The government intends to accelerate and further broaden the scope of its privatization program–already one of the most ambitious in the world. In 1999 it intends to complete the privatization of federal electricity generation companies, and in 2000 it will begin the privatization of the electricity transmission network. At the state level, most remaining state-owned electricity distribution companies are expected to be privatized in 1999. 

 The government has also announced the intention to sell in 1999 its remaining shares of previously privatized companies (notably Light and CVRD), as well as the remaining portion of the noncontrolling share of Petrobrás

The legislative framework for the privatization or leasing of water and sewage utilities is being prepared. The government also intends to accelerate the privatization of toll roads and the sale of its redundant real estate properties. 

Total receipts from privatization are projected at around R$27.8 billion (nearly 2.8 percent of GDP) (of which R$24.2 billion at the federal level) in 1999 and at R$22.5 billion over the period 2000-2001.”

O governo também anunciou a intenção de vender em 1999 a parte remanescente nas participações de empresas previamente privatizadas (ressalta-se Light e Vale), assim como a participação remanescente das ações da Petrobras. (Tradução livre do trecho sublinhado:http://www.imf.org/external/np/loi/1999/030899.htm)

Voltei
  1) Recorrer a uma fala toda enviesada de José Sérgio Gabrielli como prova de que FHC queria privatizar a Petrobras é como convidar Satanás para fazer uma leitura independente das Santas Escrituras.

2) Reparem que os petistas falam em “tradução livre” do trecho sublinhado. Ô!!! Nem diga! Como diria Castro Alves, trata-se de uma tradução “libérrima e audaz”. E mentirosa também! Escancaradamente mentirosa. O documento do FMI prova justamente o contrário. O partido engana até os seus militantes, coitadinhos!, que não conseguem ler o que vai no texto do Fundo.

Vejam lá. O PT esqueceu de traduzir “noncontrolling share of Petrobrás”. As ações, então, a serem vendidas jamais dariam ao comprador o controle da companhia. O texto diz exatamente o contrário do que anuncia o partido.

O PT, nesse caso e como de hábito, faz é uma tradução livre da verdade, que também atende pelo nome de “mentira”.

Por Reinaldo Azevedo
 

Ricardo Teixeira teria R$ 100 mi em conta secreta, segundo jornal

  VEJA



O caso estaria sendo investigado pelas autoridades monegascas por lavagem de dinheiro


Ex-presidente da CBF, Ricardo Teixeira durante entrevista
Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, durante entrevista 

 
O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, teria mais de 30 milhões de euros (cerca de 100 milhões de reais) em uma conta secreta em Mônaco. A informação foi revelada pelo jornal eletrônico francês Mediapart, como parte de uma investigação conduzida sobre o banco Pache, uma filial do grupo Credit Mutuel.

O caso estaria sendo investigado pelas autoridades monegascas por lavagem de dinheiro, num processo conduzido pelo juiz Pierre Kuentz. Em gravações realizadas pela Justiça e obtidas pelo jornal francês, o nome de Teixeira é citado pelo diretor do banco, Jürg Schmid. "Eu não quero ter de ficar explicando a situação a todos. 


Quando se faz barulho interno e externo, nós estaremos na rua", disse ele. "Nós, no banco Pasche, temos uma situação em que devemos provavelmente aceitar clientes que outros bancos certamente não aceitariam", disse. Ele explicaria de forma mais precisa sua declaração. "Eu tenho um, o grande brasileiro", afirmou.

"Eu sei muito bem que nenhum outro banco de Mônaco queria abrir uma conta dele", disse. "Agora, ninguém o quer porque se trata verdadeiramente de uma fria", estimou. "Mas nós fizemos tudo, já que temos a declaração de imposto e a declaração dos tribunais que dizem que ele não foi condenado", declarou. "Evidentemente, ele é conhecido, mundialmente conhecido", afirmou. "Portanto, existe um risco de reputação".

O banqueiro chegou a dar explicações sobre a origem do dinheiro. "Sabemos que ele recebeu dinheiro em troca de favores, mas não são políticos", disse. "Decidimos juntos que nós o receberíamos porque ele nos traz 30 milhões de euros e isso não é pouco", declarou Schmid.

Segundo o jornal, nos últimos meses, Teixeira teria feito diversas viagens até Mônaco. Ele teria passado pelo principado em janeiro, fevereiro, abril e maio de 2014, sempre ficando pelo menos dois ou três dias. De acordo com a publicação, o cartola se hospeda no luxuoso hotel Metropole e a conta é sempre paga pelo banco Pasche. Isso não seria por acaso: o hotel fica a poucos metros do banco.

(Com Estadão Conteúdo)


Transporte público Desejo de Lula se cumpre: sem metrô e com trânsito caótico, paulistano pode usar jumento para ver a seleção


Paulistano passou a manhã preso no maior engarrafamento da história da cidade nesse horário. 

 

E a situação deve piorar à tarde quando a seleção brasileira estará em campo no estádio do Morumbi


O ex-presidente Lula durante entrevista a blogueiros integrantes de rede de apoio ao PT
PROFECIA – O ex-presidente Lula durante entrevista a blogueiros da rede de apoio ao PT 
 
O desejo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se cumpriu nesta sexta-feira, a menos de uma semana da abertura da Copa do Mundo na cidade de São Paulo. No último dia 16 de maio, o petista afirmou ser "babaquice" a preocupação de oferecer metrô para o torcedor chegar aos estádios.

 "Nós nunca tivemos problemas em andar a pé. Vai a pé, vai descalço, vai de bicicleta, vai de jumento, vai de qualquer coisa", disse Lula, em palestra para blogueiros. 


Nesta sexta, o paulistano que comprou ingresso para assistir ao último amistoso da seleção brasileira antes da estreia no Mundial, no Morumbi, não poderá usar o metrô, parado pelo segundo dia de greve. 

E o carro também não será um bom negócio: com chuva e o rodízio de veículos liberado pela prefeitura, as ruas e avenidas da maior cidade do país estão travadas.


 Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), foram registrados 251 quilômetros de vias engarrafadas às 10h30, recorde  histórico para o horário. As principais artérias que cortam a cidade estão congestionadas. 


Por volta das 11h, um protesto de metalúrgicos ajudou a piorar o cenário caótico ao bloquear duas faixas da Avenida Paulista. 


Outras manifestações, de funcionários da construção civil e as marchas diárias dos sem-teto (MTST), estão programadas para esta sexta.


greve dos metroviários paralisa parcialmente três linhas do metrô – 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha. 


Nas primeiras horas da manhã, grevistas decidiram realizar piquetes em estações e impedir funcionários que não aderiram à paralisação de trabalhar normalmente. 


A Polícia Militar utilizou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar o grupo e impedir depredações. 

O Metrô informou em sua conta no Twitter que havia "impedimento da entrada de funcionários nos postos de trabalho por grevistas".


Os metroviários vão fazer um ato de protesto, às 16 horas, na Estação Tatuapé, com possibilidade de fechar a Radial Leste, principal via de ligação da Zona Leste ao Centro da capital. "Há risco de a greve continuar (até a Copa), se o governador não negociar", afirmou Altino de Melo Prazeres Júnior, presidente do sindicato. 

Leia também:

 
Metroviários mantêm greve, e São Paulo recebe a seleção com trânsito caótico


Em reunião na sede do sindicato nesta sexta-feira, os metroviários rejeitaram a proposta de reajuste de 8,7% feita pelo governo paulista e decidiu manter a paralisação. O governo de São Paulo acionou o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) por considerar a greve abusiva. 

O Tribunal de Justiça de São Paulo marcou para sábado o julgamento da liminar que obriga os funcionários a manter 100% da frota funcionando em horário de pico, e 70% no restante do dia.







Movimentação intensa de usuários do metrô em ponto de ônibus da estação Ana Rosa do Metrô durante a paralisação dos metroviários em São Paulo, SP, nesta sexta-feira (6)

Movimentação intensa de usuários do metrô em ponto de ônibus da estação Ana Rosa do Metrô durante a paralisação dos metroviários em São Paulo, SP, nesta sexta-feira (6)

O Brasil na era dos jegues!

Mais um dia de caos em São Paulo. Mais uma vez, uma seita de extrema esquerda, o PSTU, se apodera de um bem público, o metrô, para levar adiante seus delírios. O pretexto para a greve usado pelo sr. Altino Prazeres, presidente do sindicato, me parece tão verdadeiro como a cor de seus cabelos, mais negros do que as asas da graúna, já ele passado dos 50 anos. 


Aliás, ultimamente, os radicais de esquerda decidiram cuidar de forma meio patética da aparência, com excesso de tinta no cabelo e botox. Nada contra os expedientes em si. Neles, no entanto, parece haver uma tentativa de forçar uma eterna juventude para que possa se eternizar a irresponsabilidade.


Na estação Ana Rosa do metrô, a polícia teve de recorrer a bombas de gás lacrimogêneo para dispersar piqueteiros que tentavam fechar a estação e impedir o acesso dos usuários à plataforma. Os comandados do sr. Altino Prazeres se comportam como os donos do bem público. O metrô não pertence mais à população de São Paulo. O PSTU se apropriou do suor, do esforço, do trabalho e do tempo dos brasileiros que moram nesta cidade ou que aqui trabalham.


A PM emitiu uma nota sobre a sua ação. Lá se lê: “A Polícia Militar agiu em defesa dos direitos dos usuários do metrô. [...] a estação Ana Rosa está funcionando. Não fosse a PM, estaria fechada e seus usuários, sem transporte”. Parabéns, Polícia Militar de São Paulo! Dentro das regras e usando a força necessária, que lhe confere a lei, os policiais são a democracia com farda.


Um sindicalista ainda chiou: “Chegamos às 3h30 para fazer um piquete e acabamos surpreendidos com a entrada da Tropa de Choque, que nos atacou em ambiente fechado. Tô fazendo 30 anos de Metrô esse ano e olha o que eu ganho”, apontando para um ferimento na perna.


Como é? Este senhor acha que está fazendo algum favor a alguém? Faz piquete com que direito? Cinquenta e quatro anos e ainda não aprendeu a respeitar os direitos alheios? Ganha quase mil reais por mês só de vale-refeição e vale-alimentação e quer impedir que gente que recebe isso de salário tenha acesso a transportes? Tenha compostura, meu senhor. Aliás, julgada a ilegalidade certa desta greve, que o governador Geraldo Alckmin mande pôr na rua os baderneiros.


Eis aí o país que estão construindo os baderneiros. Isso tudo tem história e tem explicação. Não foi Lula quem convidou os brasileiros a ir à Copa nem que fosse de jegue? A cidade vive o seu inferno. Há um amistoso da Seleção hoje no Morumbi! Vamos lá, paulistanos, montando no lombo daquele que zurra!

Lula, como sempre, é um homem profético.

Reinaldo Azevedo