quarta-feira, 18 de junho de 2014

Ódio chapa-branca?





Li hoje na Folha o artigo de Gregorio Duvivier, Ódio Chapa-Branca, no qual o autor convida os brasileiros a fazerem um mea culpa de si mesmos pelas mazelas do nosso país que costumam atribuir aos outros. 

Paradoxalmente, ele mesmo não faz em seu texto nenhum ato de penitência pessoal, senão que repete aquilo que alega denunciar. Pode? 

Por Klauber Cristofen Pires

Porém, não lhe basta ser hipócrita e contraditório:   Sequestra para si a posição de bom brasileiro e impõe as condições de resgate a quem quiser se redimir: parar de comer carne, de andar de carro, reciclar o lixo, não receber como pessoa jurídica e lembrar-se de quem votou como vereador....

Deixar de comer carne e de usar meu carro? Só vou fazer isto quando o Brasil enfim se solidificar como uma nação socialista... Entenderam o que eu quis dizer? ;)

Reciclar o lixo? Quando eu for pago pra isto, eu faço. Até lá, contentem-se com do jeito que está porque eu pago caro para o retirarem da porta da minha casa, e não estou a fim de trabalhar de graça.

Além disso, me socorram: Por quê alguém que abre um negócio por meio de pessoa jurídica, atendendo às leis do país, deve receber de outra forma?

Por último, eu realmente não me lembro de quem votei em vereador, e tampouco para deputado estadual ou federal, porque o voto no Brasil, sendo proporcional, não possui representatividade nenhuma, o que se agrava com o fato de que as receitas tributárias estão concentradas em mais de 80% em poder da União. Então, o vereador, depois de eleito, me dá uma banana e vai procurar negociar com quem ele depende de verbas para permanecer no poder. Simples assim.
Talvez Duvivier tenha sido econômico: nosso país estaria melhor ainda sem os maus brasileiros que não aprovam o auxílio-reclusão, o kit-gay, a ideologia de gênero, o mensalão, as negociatas com meta-capitalistas, o MST, as FARC, o desarmamento, a liberação do aborto e das drogas, a maioridade penal só aos 18 anos e outras políticas esquerdistas que já estejam sendo implementadas ou que venham a ser. 

Confesso que me incluo entre tais pessoas, mas tenho certa dificuldade em admitir minha parcela de culpa sobre coisas em voga de que sou contra. Ora, se eu condeno aqueles que defendem as políticas keynesianistas de endividamento público, porque tenho de me ajoelhar no milho com eles? Se eu condeno a maioridade penal aos 18 anos, devo vestir um suplício porque um assassino de 17 anos e 364 dias de vida matou a sua namorada de apenas 14 anos? 
Em sua sanha acusatória - ei, esperem aí, o texto não se propunha a falar de auto-crítica? - o autor menciona um autoproclamado filósofo residente nos Estados Unidos, sem citar seu nome, que justamente por todas estas políticas atualmente em vigor, declarou: "O povo brasileiro é o povo mais covarde, imbecil e subserviente do universo". Eis o líder dos maus brasileiros que não fazem auto-crítica! 

O termo que usou, "auto-proclamado", é porque o tal sujeito de quem fala - adivinhem que seja -  tem debatido com os maiores colegas do mundo e proferido palestras em importantes e renomadas instituições privadas e governamentais que nenhum bacharel em filosofia jamais ousou sonhar em participar. 

Ora, ora, Sr. Olavo de Carvalho: confesse que andou assando uma picanha...! Quem diria, hein?

Finalmente, não entendi porque o colunista decidiu intitular seu artigo de "Ódio chapa-branca". O termo "chapa-branca" é utilizado para se referir ao que pertence ao estado, ou ao que vem do estado. Estaria ele querendo dizer que nós pertencemos ao estado? Pelo que entendi, chapa-branquista é ele próprio. 

***

 

A respeito desse tema sugiro que leiam o texto abaixo:

Jogos esquerdistas: 

Obtenção de autoridade moral





De todas as estratégias da esquerda, seja durante a execução do framework completo como de qualquer uma de suas rotinas, aquela que é de prioridade número 1 de execução é a “Obtenção de Autoridade Moral”.

Tecnicamente, esta característica não está só presente em ideologias como marxismo, humanismo, positivismo e outras do tipo, como também em doutrinas que alguns classificam como “de direita”, como o nazismo e o fascismo. 

Mas, como sabemos, essas duas ideologias são coletivistas, ao invés de individualistas. O pensamento de direita (ou conservador) é essencialmente individualista.

O mais importante no momento é definir por que a obtenção de autoridade moral é tão fundamental. Tanto que, sem a implementação desta estratégia, todas as outras perdem parte de seu efeito.

Existem contextos conservadores no qual a obtenção da autoridade moral existe. Por exemplo, muitos conservadores são católicos, e acreditam que o Papa não erra (a questão da infalibilidade papal). Isso dá, automaticamente, uma autoridade moral ao Papa. 
 
Mas não é um problema tão crítico, por causa da sociedade laica.

Isso tudo se torna crítico quando vamos para o cenário político, em que a obtenção de autoridade moral de um grupo sobre o outro tende a fazer com que o primeiro seja ouvido, e o segundo, ignorado. Somente pela obtenção da autoridade moral.


Vamos a um exemplo bem simples. Imagine que você coma carne diariamente. E então apareça um vegetariano, afirmando que o ato de comer carne é indigno, vil e cruel. 


Automaticamente, ele vai se colocar do lado dos animais, as criaturas “sofridas” por causa de seres cruéis (aqueles que comem carne). 

Ele poderá usar imagens de animais sofridos em fazendas de criação de vitela para impressionar o público e jogá-los contra você. 

Se obtiver sucesso, poderá até conciliar com outra estratégia, “A Retórica do Ódio” (da qual falarei em breve), e deixar todos com raiva de você. 

E a partir daí ele terá conquistado a imagem de alguém que protege os animais contra os “malvados”. 

Observe que ele poderá convencer a platéia de que os interesses deles são tão altruístas, mas tão altruístas, que ele defende não só os humanos, como também os animais. 

E assim ele defenderia a criação de uma regra na qual os humanos poderiam viver em paz, e os animais também. Enfim, ele obtém a autoridade moral perante a plateia.

É claro que os animais que deixarem de viver em fazendas de criação estarão vulneráveis às leis da selva, podendo ser predados por outros animais, ao invés de servirem de alimentos aos humanos. Mas isso tudo é omitido do discurso do vegetariano. 

Ele omite obviamente pois isso não é importante para a propaganda dele. O centro da propaganda é tentar convencer a platéia de que os interesses dele são mais nobres, e portanto alguém com autoridade moral sobre os demais.

Para compreender a questão da autoridade moral, é preciso saber a diferença entre autoridade jurídica e autoridade moral. 

A autoridade jurídica é aquela imposta por obrigação. Por exemplo, um oficial da lei possui autoridade jurídica sobre o cidadão comum caso este esteja cometendo delitos. Já a autoridade moral não é imposta por obrigação, mas por aceite aparentemente espontâneo daqueles que se subordinarão a alguém. 

No caso, a subordinação ocorre por que alguém possui mais conhecimentos (em uma organização, por exemplo), ou por que possui interesses mais nobres do que os demais (especialmente no debate político).


No exemplo do vegetariano, todo o discurso estaria planejado para mostrar que ele possui interesses mais nobres do que aqueles que comem carne.

Na questão de apresentar “nobrezas” de interesses, aí os socialistas (assim como os nazistas) são especialistas. 

Por ambos serem coletivistas, é mais fácil para eles convencerem a platéia de que estão lutando por um “bem maior”, ao invés dos individualistas, que teriam a sua imagem vendida ao público como se fossem pessoas que só pensam em si mesmas. (Naturalmente, nem de longe isso é um fato, mas o que importa nessa estratégia é o convencimento da platéia, e não os fatos em si)

No caso desta estratégia em específico, há uma enorme quantidade de rotinas de argumentação e rotinas de frame. Em relação às rotinas de frame, em especial, muitas delas são especialmente desenhadas para atenter à estratégia de obtenção de autoridade moral.

Veja como exemplo as rotinas de frame Auto cético, Cético universal e Sou liberal

Cada uma delas, se não refutada, garante a obtenção da autoridade moral para o esquerdista.

Wasserstrassenkreuz: Nós merecemos mais que lero-lero


Amigos de LIBERTATUM:


Recentemente alguém postou no Facebook sobre na Wasserstrassenkreuz, uma verdadeira maravilha da engenharia contemporânea. 

Trata-se de uma ponte, na verdade um aqueduto navegável, que cruza (por cima!) o rio Elba, ligando dois canais, o Elbe-Havel e o Mittelland, nas proximidades da região de Magdeburg. Esta obra, além de fantástica, tem produzido grande eficiência na área dos transportes com significativa economia de custos. 

Fiz questão de postar aqui no blog para que nós, brasileiros, agucemos nossas ambições. O Brasil tem como ser uma grande nação próspera, pacífica e feliz. Basta darmos um fim aos nossos erros e começarmos a fazer as coisas certas, e isto inclui dar um basta à mentalidade socialista e coletivista, e abrir os braços para a sociedade livre.

Na verdade, temos feito muitos fazemos milagres, como o  próprio Lula andou discursando em tom ufanista recentemente, a não ser pelo fato de que nossas realizações têm sido mérito nosso, e não dele ou do PT. Na verdade, o tanto que conseguimos até aqui fazer a economia andar pra frente, nem que tenha sido só de passinho em passinho, foi APESAR de LULA, DILMA e do PT, e não GRAÇAS a esta gente!

A lição que o exemplo dos alemães nos proporciona serve para nos darmos conta que queremos e merecemos muito mais que lero-lero, e isto me lembra a famosa paródia da moça Amanda Valverde, no momento em que escrevo com quase oito milhões de acessos (!) que escreveu para responder: " - mereço mais, mais, mais, mais que lepo-lepo..." 

Adorei a sua letra: foi uma resposta pra lá de inteligente à música Lepo-Lepo, da banda Psirico, que imagina que agir como um cachorro é o máximo que uma mulher pode desejar de um homem. Amanda representa a civilização, 

Assistam ao vídeo:


A INDIGNAÇÃO JÁ ALCANÇOU O POVO MAIS SIMPLES



Prezados amigos de LIBERTATUM,

O vídeo acima não prima pela estética, motivo pelo qual muitos de vocês vão estranhar um pouco ter sido publicado neste blog. Assistam e leiam os meus comentários abaixo, por favor:


Relevem, por favor: o importante é demonstrar como a indignação já alcançou o povo mais simples, de tal sorte que nem mais o bolsa-família faz todo o efeito que um dia já surtiu. 
No fim das contas, as pessoas estão vendo que está faltando luz quase todo dia, e quando chega, queima os eletrodomésticos comprados com tanto sacrifício; que suas casas estão sendo alagadas por cada chuvinha de 10 minutos; que o salário acaba cada mês mais cedo; que os hospitais públicos são um eufemismo para açougues de seres humanos; que a dengue e outras doenças se espalham; que as escolas públicas somente ensinam pornografia e devassidão, bem como servem como pontos de venda de drogas, e que ir de casa para o trabalho e vice-versa é cumprir um penoso e perigoso calvário. 


O PT, desesperado, quer recorrer ao seu baú de picaretagens para tirar dali sua velha e manjada fórmula de incitar a luta de classes proclamando que há uma campanha de ódio coordenada pelo que chama de elite branca conservadora. 

Jamais eu disse qualquer coisa contra os pobres. Muito pelo contrário, sempre procurei demonstrar  que o socialismo é uma sociedade piramidal e hierarquizada, na qual uma escória de burocratas se refestela em luxo às custas da população trabalhadora. 


O PT não ama os pobres; o que ele ama é o poder e fascínio que exerce sobre os pobres desavisados, que já não se deixam enganar mais tão facilmente. 

Olhem para Lula, Dilma e seus comparsas: Relembrem suas extravagâncias jamais vistas antes por nenhum político: um avião presidencial que mais parece pertencer a um marajá; lençóis de algodão egípcio; ternos e champanhes mais caras do que um salário de um ano todo; penteados que ninguém que se fez rico com o próprio esforço tem coragem de gastar; bolsas de grife exclusivas; viagens com numerosas comitivas e acomodação em hotéis caríssimos...

Tudo isto estou falando aqui só de rápida lembrança; se buscar nos arquivos, a farra com o NOSSO dinheiro é estupendamente maior, revelando neste próprio fato o descaso dos governantes petistas com o povo que tanto diz amar, mas que na verdade tem nojo! 

Vocês sabem o que os comunistas-marxistas dizem sobre as pessoas pobres? Que elas são "lumpen"! "Lumpen" é uma palavra alemã que significa "lixo". Para os intelectuais marxistas, e povo sempre foi isto: lixo. Para eles, o povão devia servir de massa de manobra descartável para morrer pela revolução, ...mas que ódio sentiram quando descobriram  que as pessoas pobres desejavam era trabalhar no sistema capitalista e prosperar em paz para comprarem suas próprias coisas ! 

Portanto, caro amigo, se você que leu este artigo é uma pessoa mais humilde, jamais perca a fé em Deus e nas coisas moralmente corretas, e entenda que o PT só usa o discurso do amor aos pobres para eternizar-se no poder, assim como faz com os negros contra os brancos, com as mulheres contra os homens, com os filhos contra os pais, com o cidadão contra a polícia e assim por diante. 


Não seja um peão de tabuleiro! Você não é lumpen! Você é uma pessoa digna e filha de Deus, e você conseguirá melhorar de vida se acreditar no trabalho, nos estudos, em fazer uma poupança mensal e evitar gastar com vícios. 

O teste da “democracia da Dilma” by fernaslm


a12O "movimento social" Guilherme Boulos em ação
 
 
A “democratização dos meios de comunicação” que o PT advoga inscreve-se no mesmo espírito e nos mesmos métodos de execução dessa “democratização da democracia” que, apesar do seu jornal esforçar-se por ignorá-lo, está em pleno vigor no país desde que dona Dilma baixou o Decreto nº 8243, de 26 de maio passado, e permanecerá assim até que o nosso vigilante Congresso Nacional encontre uma brecha entre a Copa do Mundo e as eleições neste “ano sabático” que o PT escolheu para baixá-lo, para produzir e aprovar um Decreto Legislativo que revogue o da presidente.
As perspectivas para essa eventualidade não são nada animadoras.
a8A "sociedade civil" de Guilherme Boulos (Itaquerão ao fundo)
 
A primeira medição de forças entre os representantes da sociedade civil paulistana eleitos por aquele método “careta” que o PT quer revogar, e a “sociedade civil” que atende aos chamamentos do Secretário Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e priva da intimidade da chefe dele resultou, segundo todos os prognósticos, em que fosse devidamente remetido à lata de lixo o Plano Diretor elaborado pela Câmara Municipal de São Paulo para definir os princípios e limites que nortearão tudo que acontecerá no futuro da maior metrópole do país.
Ele foi substituído por outro, “democraticamente” redigido pelo próprio, para colocar dentro da legalidade as cinco invasões de propriedades alheias comandadas pelo senhor Guilherme Boulos, aquele do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto que veio para invadir “Sua Casa, Sua Vida” e transformar as cidades brasileiras naquela mesma ilha de segurança e tranquilidade que tem sido o campo, pelo Brasil afora, desde o advento do MST, o seu precursor rural.
a1O "movimento social" Altino dos Prazeres
 
 
Tudo certo, aliás, pois está escrito nesse decreto que em propriedade invadida por “movimento social” – e o senhor Guilherme Boulos é um “movimento social” – nem o Supremo Tribunal Federal põe mais a mão, ainda que fosse o Supremo Tribunal Federal de antes da deserção de Joaquim Barbosa.
Somente nesse primeiro ensaio, portanto, revoga-se, junto com a Lei dos Mananciais – porque o mais importante dos que abastecem São Paulo está no caminho de uma das cinco invasões do “movimento” Guilherme Boulos – e o Direito de Propriedade, também o instrumento que faz as vezes da Constituição para nortear toda legislação que diz respeito aos espaços urbanos que 90% ou mais dos brasileiros habitam hoje.
a4No flagrante, o exato momento da "legitimação democrática" do novo Plano Diretor de São Paulo
 
 
O Direito de Ir e Vir foi de troco nessa embrulhada já que o “movimento” Altino dos Prazeres, dos Metroviários, tem sido o ator coadjuvante da chantagem de Boulos sobre São Paulo.
Quanto ao “Guilherme Boulos” do setor de comunicações, ele se chama Franklin Martins, homem que, no passado, baixava sentenças de morte à revelia de condenados a serem sequestrados e/ou “justiçados” na rua, e o “MTST” dele que, conquanto ainda não marche por aí atravancando avenidas com hordas vestidas de vermelho e agitando bandeiras vermelhas para transformar num inferno a vida de quem tem de ir e vir para ganhar o pão de cada dia nas metrópoles brasileiras, é horda também e vareja ha tempos os caminhos da internet atacando democraticamente “sites” inimigos e promovendo sequestros e linchamentos morais de indivíduos que pensam diferente deles.
a00O "Poder Legislativo democrático" em sessão plenária
 
 
Como ainda está por ser consumada a execução do Plano Diretor de São Paulo em favor da receita “democrática” do “movimento social” Guilherme Boulos, e por ser enfrentada a eventual resposta do Congresso Nacional ao desafio do Decreto nº 8243, dona Dilma e seu fiel Gilberto, a quem o tal decreto atribui as prerrogativas todas dos nossos representantes eleitos, esse “sociedade civil” em particular foi chamado, entre uma invasão e outra, para uma conversa privada com os dois em Palácio, onde recebeu ordens de maneirar suas estripulias – especialmente na invasão do terreno vizinho à Arena Corinthians que recebeu a abertura da Copa do Mundo – pelo menos até que os olhos da imprensa internacional, que tio Franklin ainda não controla, se desviem destes Tristes Trópicos.
Então sim, tudo poderá voltar ao “normal”, com a cidade batendo recordes sucessivos de engarrafamentos combinados com greves selvagens do metro e ataques a ônibus, todos “democraticamente” promovidos sob a devida proteção policial.
Quer dizer, isto se o PT permanecer no poder. Se ele perder a eleição então...

fernaslm | 18 de junho de 2014 às 17:52

Barroso diz que ser relator de mensalão é "prêmio" e quer pressa







Do UOL, em Brasília



  • O ministro Luis Roberto Barroso em sessão plenária do STF (Supremo tribunal federal) desta quarta que discute a formação de bancadas parlamentares O ministro Luis Roberto Barroso em sessão plenária do STF (Supremo tribunal federal) desta quarta que discute a formação de bancadas parlamentares


O novo relator do mensalão petista, ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), disse nesta quarta-feira (18) que vai pedir ao presidente da Corte, Joaquim Barbosa, para que os recursos dos condenados sejam julgados já na próxima quarta (25), antes do início do recesso do Judiciário, a partir de julho. Ele disse ainda ser um "prêmio" ter sido sorteado como relator do caso.

"Quem está preso tem pressa", disse Barroso pouco antes do início da sessão de hoje. "Tudo o que envolve punição penal tem que envolver uma ponderação entre o interesse da sociedade em reprimir o crime e o efeito que a prisão tem como prevenção geral de um lado e de outro lado o direito fundamental das pessoas que também tem que ser considerado." 



Cabe, porém, a Barbosa, por ser o presidente, definir a pauta de julgamento. No entanto, ele ainda não sinalizou a intenção de submeter os recursos aos pares em plenário. Barbosa, que anunciou a sua aposentadoria para o fim deste mês, renunciou à relatoria do processo ontem. 

"Acabei de chegar de viagem e tive essa notícia de que fui sorteado, de que ganhei esse prêmio. Vou passar o fim de semana estudando. A minha ideia era pedir pauta rapidamente, só há mais uma sessão neste semestre. A minha ideia era pedir pauta para a próxima sessão", disse Barroso. "Gostaria de entrar no recesso com isso decidido e gostaria de fazê-lo em plenário, se possível."




Veja frases do ministro Barroso


5.jun.2013 - "Não sei exatamente como cheguei aqui [à indicação ao STF pela presidente Dilma]. Eu verdadeiramente não tinha uma articulação política relevante", disse Luís Roberto Barroso, 55, indicado pela presidente Dilma Rousseff para o STF (Supremo Tribunal Federal). 

O advogado constitucionalista teve seu nome aprovado pelo plenário do Senado e pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado depois de ser sabatinado por horas nesta quarta-feira (5). Na sabatina, Barroso disse que irá participar da análise dos recursos do julgamento do mensalão e que vai se declarar impedido de julgar a questão dos royalties Leia mais Arte/UOL

Barroso fez questão de ressaltar que não se sente pressionado por "nada": "nem governo nem advogado de defesa nem imprensa" e que fará o que achar certo sobre essa questão. "Ouço todo mundo, com prazer e interesse, trato todo mundo com respeito e consideração e faço o que eu acho certo. Portanto, ninguém me pauta, nem governo, nem advogado de defesa nem imprensa."

Os recursos incluem pedidos de autorização de trabalho externo para alguns condenados, como o ex-ministro José Dirceu e o ex-deputado João Paulo Cunha, que acabaram revogados por  decisão individual de Barbosa. A defesa de Genoino também pede que ele volte a cumprir a sua pena em regime domiciliar sob o argumento de que seu estado de saúde é frágil por ser cardiopata.

Barbosa acabou cassando o trabalho externo dos condenados sob o argumento de que precisariam ter cumprido um sexto pena, contrariando jurisprudência do próprio STF e do STJ (Superior Tribunal de Justiça). Em relação a Genoino, ele mandou que voltasse para a cadeia após laudo médico apontar que seu estado não é grave.

Barroso disse, porém, que, caso isso não ocorra, ele não descarta decidir sozinho. "Queria tomar uma decisão colegiada, mas se eu tiver que decidir sozinho, vou decidir sozinho, mas eu preferiria decidir de maneira colegiada."

O ministro afirmou ainda que só terá uma opinião formada sobre os pedidos da defesa após estudar o caso. "Não começo o processo com uma ideia formada. Semana que vem, terei uma opinião sobre as principais questões envolvidas: trabalho externo, prisão domiciliar e a ocorrência ou não de falta grave. Neste momento, eu não tenho."

 

Joaquim Barbosa deixa caso

 

O ministro Joaquim Barbosa decidiu nesta terça-feira (17)  renunciar à relatoria do processo do mensalão. Na decisão, Barbosa afirmou que os advogados dos condenados passaram a atuar politicamente no processo, por meio de manifestos e insultos pessoais. 

O presidente citou o fato envolvendo Luiz Fernando Pacheco, advogado do ex-deputado José Genoino. Na semana passada, Barbosa determinou que seguranças do STF retirassem o profissional do plenário.




Relembre polêmicas e bate-bocas de Joaquim Barbosa no STF


JOAQUIM BARBOSA X GILMAR MENDES - Em abril de 2009, uma dura troca de ofensas entre Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes, presidente do Supremo na época, ganhou destaque na imprensa. Barbosa se irritou quando Mendes disse que ele não tinha condições de dar lição a ninguém e retrucou dizendo que o colega "não estava falando com os seus capangas do Mato Grosso" Leia mais Gervásio Baptista/STF

Americano é preso por enviar foto vestindo só calcinha para celular de policial


Do UOL, em São Paulo


  • Paul Kirleis, 30, mandou as mensagens picantes para o celular do policial Ryan Montgomery. Em uma delas, Kirleis aparecia só de calcinha fio dental Paul Kirleis, 30, mandou as mensagens picantes para o celular do policial Ryan Montgomery. Em uma delas, Kirleis aparecia só de calcinha fio dental

Um morador da cidade de Marco Island, na Flórida (EUA), foi preso por mandar fotos de si mesmo vestido de mulher via mensagem de celular... para um policial. A prática é conhecida como "sexting".


O engraçadinho é Paul Kirleis, 30, que mandou as mensagens picantes para o policial Ryan Montgomery na manhã deste domingo (8).
 
O policial havia usado o celular que lhe foi fornecido pela própria delegacia, mais cedo, para responder a uma denúncia de Kirleis sobre um "veículo suspeito" na rua onde mora.

Em uma das três fotos enviadas por Kirleis, ele vestia "apenas" uma calcinha fio dental preta, segundo o boletim de ocorrência. Na segunda, ele estava completamente nu. E, na terceira, vestia outra lingerie sexy e aparecia mostrando o "derrière".

Perguntado pela polícia sobre o motivo de ter enviado às fotos ao oficial, Kirleis disse apenas que "estava muito drogado" e não se lembrava do que havia feito.

Ele foi indiciado por dois delitos, um deles é o de perseguição. Ele já havia sido preso em outras 12 ocasiões desde 2004 por vários crimes. (Com NY Daily News) 



Esta tentou amolecer os coração dos policiais fazendo cara de criança birrenta - o que, provavelmente, não deu certo.

Adeus à campeã: Chile bate Espanha, vai às oitavas e elimina Fúria da Copa




Como se estivesse em casa, Roja sul-americana faz 2 a 0 na melhor seleção dos últimos anos e garante classificação junto com a Holanda

Por Rio de Janeiro

Tivesse o Maracanã nascido para silêncios, seria possível escutar, depois de Vargas fazer o primeiro gol do Chile, aos 19 minutos do primeiro tempo, o barulhinho de uma bomba-relógio fazendo a contagem regressiva para a implosão da grande campeã do mundo: tic-tac, tic-tac, tic-tac; ou melhor: tik-taka, tik-taka, tik-taka. 

Com vitória de 2 a 0 na tarde desta quarta-feira, no Rio de Janeiro, o Chile se garantiu junto com a Holanda nas oitavas de final da Copa do Mundo, dinamitou a Espanha e tremeu as bases de uma filosofia de futebol. Mandou o melhor time do planeta dos últimos anos de volta para casa e deu ares de capítulo final ao estilo (encantador para tantos, chato para outros) da Fúria  - o chamado tik-taka, alicerçado em muita posse de bola, em toques curtos e rápidos, em movimentação constante, em trocas de posições.

Com os gols de Vargas e Aránguiz, ainda na etapa inicial, ruiu o tik-taka, ruiu a Espanha, ruíram heróis históricos, como Casillas e Xavi (que nem titular foi). 

Ruiu Diego Costa, o brasileiro que escolheu defender outra pátria e tentou, em vão, deixar a equipe mais goleadora. É prematuro (até injusto) dizer que a Espanha acabou, que agora ela retoma sua rotina de coadjuvante. 

Ela deixou um legado e segue com jogadores muito bons. Mas entre a goleada de 5 a 1 para a Holanda na Fonte Nova e a derrota de 2 a 0 para o Chile no Maracanã, algo parece mudar na ordem mundial da bola.


Vargas comemora gol Chile x Espanha (Foto: Reuters)Vargas comemora, espanhóis lamentam: Chile classificado no Maracanã 
 
O Chile, heroico, histórico, ganhou no campo e nas arquibancadas. Teve o Maracanã todo para si – como se estivesse em Santiago. Milhares de chilenos emocionaram-se ao repetir o gesto dos brasileiros e cantar a segunda parte do hino nacional à capela.

Gritaram o tempo todo. Apoiaram sem parar. Agora, buscam um sonho maior, um inédito título mundial. 

Para isso, tentam passar em primeiro na chave. Decidirão a ponta segunda-feira, contra a Holanda, em São Paulo - um deles, caso o Brasil avance, será o adversário do time verde-amarelo nas oitavas. 

No mesmo dia, a Espanha, mergulhada em melancolia, enfrentará a Austrália em Curitiba.

O começo do fim

Em idos dos 46 minutos do primeiro tempo, quando das cadeiras do Maracanã começaram a reverberar gritos de “eliminado”, já era possível tirar do campo alguns simbolismos de tamanho fiasco: Iniesta, que magnetiza a bola com os pés, errando domínios; Diego Costa, que tantos gols faz, desperdiçando um chute depois do outro; Pedro, tão frio em decisões, provocando a torcida adversária; Casillas, fortaleza da maior Espanha de todos os tempos, falhando novamente; Xabi Alonso, serenidade em pessoa, dando entradas violentas. 

É que a Fúria desabou. 

Ela desmoronou, foi implodida como conjunto, como ideia de futebol, como filosofia. 

Fracassou o time que tanto encantou; apequenou-se o maior gigante dos últimos anos.

E toda essa percepção coube em tão pouco tempo, na brevidade de 45 minutos iniciais. 

Avisos não faltaram. Com menos de um minuto, Vargas quase colocou o Chile na frente – e Jara também, em cabeceio assustador logo depois. 

Mas em seguida a Espanha começou a controlar o jogo, como faz desde 2008, quando ganhou a Eurocopa e pegou gosto pelos títulos. 

 Deu a impressão de que poderia vencer. Só que talvez aí esteja a explicação central dessa passagem de ciclo da Espanha: de time que dominava por vontade própria a time que passou a dominar por vontade do adversário. 

Porque o Chile fez o mesmo que a Holanda: combateu o volume com agressividade; enfrentou com ação aquilo que se tornou mera retórica futebolística – correr o tempo todo para lugar nenhum.

O primeiro gol saiu aos 19 minutos, em rápida construção de Sánchez. A bola chegou a Aránguiz, que logo acionou Vargas. Caindo, o atacante desviou de Casillas e fez 1 a 0.


Charles Aranguiz gol jogo Espanha x Chile (Foto: Reuters)Aranguiz chuta de bico para fazer o segundo gol do Chile no Maracanã 
 
 
A Espanha pareceu não se abalar. Seguiu jogando em seu estilo: Diego Costa mais fixo na frente, sustentado por três figuras em uma linha pouco atrás: Pedro, a melhor delas, David Silva e Iniesta. Surgiram chances, mas nenhuma delas límpida, e especialmente o atacante brasileiro não soube aproveitá-las.

E aí ruiu de vez o mundo espanhol. Aos 43 minutos, Sánchez bateu falta. Casillas voou na bola e espalmou. Mas para dentro da própria área. Aránguiz, no rebote, de bico, fez 2 a 0. O Maracanã viveu momentos de surto – de puro êxtase para os dezenas de milhares de apoiadores do Chile: os próprios chilenos e os brasileiros, dispostos desde o início a infernizar os (atuais até 13 de julho) campeões mundiais.
Nem em seu pior pesadelo a Espanha poderia imaginar que seria tão visitante no Brasil...

Adeus à campeã


O segundo tempo serviu apenas para confirmar a despedida da campeã. A Espanha tentou reagir. Não é um time acostumado a perder, afinal. Mas em vão. As entradas de Koke no lugar de Xabi Alonso e depois de Fernando Torres na vaga de Diego Costa foram apenas acessórios em uma tarde toda voltada para a glória chilena. A vaia que o brasileiro levou ao ser substituído foi uma agulhada no tímpano – de tão forte. Que péssima Copa ele fez...

O Chile poderia ter ampliado. Encaixou contra-ataques perigosíssimos, como a Holanda fizera na goleada de 5 a 1, mas foi menos hábil na conclusão. A Espanha também teve chances, em especial uma com Busquets, que, vá saber, poderia ter mudado o destino do jogo. Quase dentro do gol, ele chutou para fora.

O resto foi espera: cantorias, gritos de olé, humilhação para uma Espanha tão habituada a ser melhor que todos. E o barulhinho do relógio sempre presente, tic-tac, tik-taka, tic-tac, tik-taka, anunciando o adeus a uma equipe que entrou para a eternidade espanhola, que foi lendária, mas que uma hora teria que se reinventar.
Pois a hora chegou.

Protesto contra a Copa do Mundo deixa feridos em Porto Alegre




Ao menos três pessoas ficaram feridas, segundo a prefeitura da capital.


Policiais lançaram bombas de efeito moral para conter o protesto.

Fábio Almeida e Vinícius Guerreiro Da RBS TV e do G1 RS
Protesto em Porto Alegre (Foto: Fábio Almeida/RBS TV)Polícia usou bombas de efeito moral para dispersar grupo no Centro
 
 
Cerca de 100 pessoas realizaram um protesto na tarde desta quarta-feira (18) contra a realização da Copa do Mundo no Brasil. O grupo se concentrou na Praça Argentina, no Centro de Porto Alegre, a cerca de quatro quilômetros do Estádio Beira-Rio, que recebe o jogo entre Holanda e Austrália nesta tarde. 

Três pessoas ficaram feridas sem gravidade, conforme o Centro Integrado de Comando da Cidade (Ceic), sendo um deles repórter. Ele foi atendido pelo Serviço de Atencimento Móvel de Urgência (Samu). Siga a cobertura em tempo real. 


protesto em Porto Alegre (Foto: Fábio Almeida/RBS TV) 
 
Polícia faz barreira para isolar manifestantes
 
Os manifestantes tentaram deixar o local e foram impedidos pela Brigada Militar. O grupo foi cercado pelos policiais, que usaram bombas de efeito moral para dispersar o grupo. Em todas as ruas que cercam a praça, há homens da Brigada Militar. Munidos de faixas e cartazes, eles pedem que o dinheiro investido na Copa seja revertido para a educação.

Houve tumulto e correria por volta das 13h. Em linha, os policiais bloqueiam o trecho entre a Avenida João Pessoa e a Rua André da Rocha.

Mais cedo, outro grupo aproveitou a caminhada de milhares de holandeses pela capital gaúcha para se manifestar de forma bem-humorada contra a realização do Mundial. Com uma faixa laranja posicionada em frente ao carro de som que puxava o deslocamento dos estrangeiros, criticou a Fifa.

"Quem é contra a Copa veste laranja", dizia a faixa, com o símbolo do movimento anarquista. O grupo passou pelo chamado Caminho do Gol, na Avenida Borges de Medeiros, onde milhares de holandeses passavam depois de sair do Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, transformado em Orange Square pelos estrangeiros.


Protesto em Porto Alegre (Foto: Fábio Almeida/RBS TV)Jornalistas deixam área onde ocorre protesto

Oposição derruba chance de Haddad decretar feriado na segunda em SP





De acordo com vereador Paulo Fiorilo, oposição assumiu risco.
Tema pode voltar a ser avaliado na sessão de terça-feira (24).





Roney Domingos Do G1 São Paulo
A cidade de São Paulo não terá feriado na segunda-feira (23). Os vereadores de oposição ao governo Fernando Haddad (PT) manobraram para impedir que fosse votada ainda nesta quarta-feira (18) emenda que permitiria ao prefeito declarar folga no dia que terá jogo da seleção em Brasília e a segunda partida da Copa na capital paulista.


Sem acordo na Câmara e com sessão agendada apenas para a próxima semana, Haddad só tem agora autorização para decretar ponto facultativo, que atingirá apenas o funcionalismo público. A Prefeitura diz que estuda outras medidas para atenuar os efeitos do trânsito na cidade.
 
O PSDB jogou com a irresponsabilidade de a cidade viver o caos na segunda-feira
Paulo Fiorilo, vereador pelo PT
A manobra da oposição ocorreu quando os aliados de Haddad tentavam colocar em prioridade a votação da emenda sobre o feriado. Por três vezes, a base convocou os presentes a se manifestarem favoravelmente à prioridade do projeto.


A base não obteve a maioria, que seria alcançada com 28 votos. No horário, dos 55 vereadores da Casa, mais de 40 estavam no plenário. O número exato não foi divulgado pela Câmara. Sem apoio de vereadores da oposição, o expediente foi encerrado sem que o tema fosse levado de fato à votação.

"A base não teve os 28 votos para aprovar o feriado. O PSDB e outros partidos inviabilizaram", explica o vereador Paulo Fiorilo (PT). "O PSDB jogou com a irresponsabilidade de a cidade viver o caos na segunda-feira", disse Fiorilo.
O governo precisa definir o que é importante. (...) Seriam cinco dias de feriado na cidade."
 O vereador Andréa Matarazzo (PSDB) disse que a administração municipal "precisa definir o que é importante" e rebateu as críticas. "Seriam cinco dias de feriado na cidade", criticou Matarazzo.

No começo da tarde, Haddad explicou que não havia previsão de feriado em todos dias com jogos disputados na cidade. "O que a lei previa é que a abertura seria feriado e depois seria analisado caso a caso", explicou Haddad na Prefeitura, antes da tentativa de votação.



 
Segunda derrota
 
A administração municipal já havia tentado obter permissão para declarar feriado nos dias em que partidas fossem realizadas na capital paulista. Haddad foi derrotado pelos vereadores da oposição em maio, quando o projeto de lei enviado pelo Executivo recebeu uma emenda que liberou feriado apenas no jogo de abertura e ponto facultativo nos demais.


Diante do caos nas ruas na terça (17), a Prefeitura tentou novamente obter poderes para declarar feriado. Não havai tempo para fazer uma nova tramitação do projeto, por isso os vereadores da base optaram por colocar em votação uma emenda no Projeto de Lei (PL) 72 de 2014, do vereador Paulo Fiorilo, que insere a Revolução dos Cravos no calendário oficial da cidade. 

O projeto foi escolhido porque tinha condições técnicos de ser votado em segunda votação nesta tarde.

Como na quinta-feira é feriado e não há sessão convocada para sexta-feira (20), o tema pode voltar a ser analisado somente na próxima terça-feira (24).

Caos na véspera: 302 km
 
O prefeito queria permissão para declarar folga em toda a cidade para evitar um novo caos no trânsito após a cidade registrar 302 km de congestionamento na terça-feira (17). O pico ocorreu por causa do fim de expediente antecipado pelo segundo jogo do Brasil na Copa.


"Nós entendemos que dia 23 tem jogo em São Paulo e jogo do Brasil fora. Isso combinado com a volta do feriado poderia trazer muitos transtornos para a cidade", disse. "Por isso pedimos para sancionar esse projeto, que promova a alteração na lei", afirmou Haddad no começo da tarde.Gráfico de lentidão durante o jogo de terça: de 302km a 0 km  em 2 horas e 30 minutos.

Previsão de mais trânsito
 
Na terça-feira, o trânsito de São Paulo travou horas antes e até mesmo durante parte do primeiro tempo do jogo do Brasil x México. Os problemas começaram por volta das 13h, quando muitas empresas dispensaram seus funcionários para assistir ao jogo.


Em duas horas, o congestionamento aumentou 586%: o índice saltou de 44 km, às 13h, para 302 km às 15h. Um pouco depois, em outro intervalo de duas horas, caiu 91%: do pico de 302 km para 26 km às 17h.

Nem Pelé escapou do congestionamento: em entrevista à TV Globo ele disse que "pela primeira vez na vida" assistiu ao primeiro tempo no carro, por causa do trânsito que enfrentou na vinda de Santos para São Paulo.