sexta-feira, 18 de julho de 2014

MP quer devolução de dinheiro desviado no mensalão

Justiça

 

VEJA


Ao longo do julgamento do maior escândalo de corrupção história do país, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estimaram que pelo menos 173 milhões de reais tenham passado pelas mãos dos mensaleiros

Laryssa Borges, de Brasília
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, durante sessão no STF para julgar recursos de mensaleiros
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, durante sessão no STF para julgar recursos de mensaleiros


 
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou nesta sexta-feira que o Ministério Público planeja entrar com ações na Justiça para tentar recuperar o dinheiro desviado no mensalão.


Ao longo do julgamento do maior escândalo de corrupção da história do país, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estimaram que pelo menos 173 milhões de reais tenham passado pelas mãos dos mensaleiros. Já o operador do esquema, Marcos Valério, chegou a projetar que o caixa para subornar políticos chegaria a pelo menos 350 milhões de reais.


Leia também:
Mensaleiros deixam a cadeia juntos para trabalhar nesta 2ª

De acordo com o chefe do Ministério Público, a principal tarefa agora é conseguir contabilizar o montante dos recursos que escoaram pelo esquema. “O Ministério Público está trabalhando, mas temos primeiro que saber o tamanho do estrago”, disse. Em 2007, o Ministério Público Federal tentou, por meio de ações de improbidade administrativa na primeira instância, cobrar dos réus do mensalão a devolução dos recursos. Na época, foi pedida a devolução de 55 milhões de reais, montante calculado a partir dos valores recebidos pelos partidos políticos que participaram do mensalão.


Leia também:
Mensaleiros receberam mais doações do que ONGs

Além da dificuldade de mensurar o montante de recursos movimentados no escândalo do mensalão e a quantidade que cada condenado deveria ressarcir aos cofres públicos, os pedidos de recuperação do dinheiro ainda encontram percalços, por exemplo, na própria Lei de Improbidade. O STF não tem uma posição definitiva sobre a instância indicada para julgar esse tipo de processo contra autoridades com foro, como ministros de Estado, deputados e senadores.


Multas – De acordo com Janot, o Ministério Público também trabalha para fazer com que os mensaleiros paguem as multas impostas a eles pelo STF. Embora os petistas José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares tenham realizado campanhas de arrecadação online para quitar os débitos, os condenados do núcleo operacional do esquema, como Marcos Valério e seus ex-sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, não pagaram as multas impostas pela condenação. 


“Por se tratar de uma pena fixada em processo penal, o autor da execução tem que ser o próprio Ministério Público, que é o titular da ação penal. As dívidas que não foram pagas teremos de executar”, afirmou.

Datafolha: 47% dos paulistanos reprovam Haddad

veja

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), durante coletiva sobre os escândalos de corrupção e a prisão dos auditores na operação que desvendou esquema de corrupção milionário na Prefeitura, nesta segunda-feira (4)
QUEDA LIVRE - Fernando Haddad: quase metade da população reprova sua gestão 



A semana definitivamente não foi das melhores para o PT. Em evento de campanha de Alexandre Padilha ao governo de São Paulo, nesta sexta-feira, o ex-presidente Lula afirmou ter ficado "preocupado" com os números da pesquisa Datafolha divulgados na quinta.


Não é para menos: Padilha, seu terceiro "poste", patina com 4% de preferência do eleitorado, e pela primeira vez o instituto apontou empate técnico em eventual segundo turno entre a presidente-candidata Dilma Rousseff (PT), seu primeiro "poste", e o tucano Aécio Neves. 



E a sexta-feira termina com mais um dado desfavorável aos "postes" de Lula: em queda livre, a popularidade do prefeito Fernando Haddad (PT) atingiu o pior índice desde que assumiu a cadeira, há um ano e sete meses – 47% dos paulistanos reprovam sua administração, ante 36% na sondagem anterior, feita em junho. 


O Datafolha ouviu 1.047 pessoas nos dias 15 e 16 de julho. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SP-00010/2014.

Seria a escolha de Dunga o desdobramento de um gracejo sem graça?

Em vez de choque de competência, CBF decide dar um choque de testosterona bronca na Seleção: Dunga deve ser anunciado como técnico na terça. Ou: Ele foi conviva de Dilma no Maracanã e fez a presidente rir até as lágrimas


Dunga: um choque de testosterona bronca na Seleção. Dará erro mesmo que dê certo!
Dunga: um choque de testosterona bronca na Seleção. Dará erro mesmo que dê certo!
O jornalista Wanderley Nogueira, da Jovem Pan, informa em seu blog que Dunga — sim, ele mesmo, Dunga!!! — será o novo técnico da Seleção Brasileira. Eu adoraria que ele estivesse errado, mas errar não está entre os hábitos de Wanderley. Então deve ser isso mesmo. Na verdade, o jornalista tinha essa informação havia alguns dias.



Santo Deus! É o que eu chamaria de triunfo do caipirismo existencial — caipira eu também sou; o caipirismo existencial é outra coisa: é a mentalidade estreita pela própria natureza. Lá em Dois Córregos, a gente está acostumado a larguezas…



O que quer a CBF? Um bedel? Então encontrou! Dunga já recebeu um prêmio por ter sido o “capitão do Tetra”: tornou-se técnico da Seleção em 2006. Ganhou um pouco, perdeu um pouco e foi eliminado nas quartas-de-final pela Holanda por 2 a 1. De fato, nada que se pareça com os 7 a 1 que o Brasil tomou da Alemanha. O pior resultado foi um 3 a zero contra a Argentina, placar que foi devolvido na Copa América, vencida pelo Brasil. 


O melhor resultado foi um 6 a 2 contra a Seleção de Portugal.



Vamos ver: Felipão e Parreira foram campeões do mundo e levaram a Seleção ao pior resultado de sua história. Dunga conquistou um título como jogador e se despediu da Copa nas quartas-de-final, derrotado pela Holanda por 2 a 1. Por que essas informações? Eu quero saber qual é o compromisso do técnico com o futuro, não com o passado. Por que Dunga agora? A farsa se repete como… farsa!


Vamos ver Parreira se sagra Campeão do Mundo em 1994 — era o Tetra, com Dunga como capitão. Em 1998, há o desastre contra a França, com Zagallo no comando. Vocês se lembram do famoso episódio, nunca suficientemente explicado, do mal-estar de Ronaldo etc.
Aí temos dois anos de desacertos, maluquices e escolhas bisonhas. 


Até que o comando fosse passado a Felipão, esquentaram o banco Vanderlei Luxemburgo, Candinho e Leão. Em 2002, o Brasil conquista o Penta. Em 2006, Parreira assume a Seleção, com o auxílio de Zagallo. Ficou a impressão de que o técnico não tinha controle da equipe, que seria gerida, digamos, por uma turma que gostava mais de farra do que de disciplina, com destaque para Adriano e Ronaldinho. 


Não só: também teria mantido jogadores já fora de forma, como Roberto Carlos e Cafu.



Então alguém teve a ideia: a Seleção precisa de um choque de ordem. E veio Dunga, com o resultado conhecido. Com a mediocridade também conhecida. De modo impressionante, tem-se a mesma conversa: teria faltado disciplina à Seleção de Felipão: muito jogador com cabelo tingido, com a perna raspada, com a cueca de fora…



Olhem aqui: disciplina é, sim, muito importante. Mas é bom não confundi-la com moralismo tosco. Recomendo mais uma vez uma reportagem da revista alemã “Der Spiegel” sobre o sucesso do futebol alemão. É o anti-Duga. Em vez de um choque de testosterona bronca, de manual, o futebol alemão recebeu um choque de competência e planejamento. 


A revista até brinca, afirmando que os jogadores, hoje, são um pouco mais “feminis” do que os antigos “machos Alfa”. Em vez de um comandante esporrento, os alemães preferiram enviar seus técnicos para o outros países, como Espanha, França e Itália, para ver como se jogava no resto do mundo.



Não que fosse um futebol malsucedido no mundo quando se tomou essa decisão: eles já eram tricampeões mundiais — agora são tetra. Os alemães que vocês viram no Brasil, interagindo com a população da Bahia, enviando mensagens em português aos brasileiros no Twitter, sorridentes, “moleques”… Tudo isso era parte de um planejamento também de marketing.



Dunga é a contramão da modernidade; é o atraso orgulhoso, machão e, lamento, meio abestado. Pode ganhar ou pode perder a próxima Copa. 


Só não conseguirá fazer o futebol avançar. Quando o atraso ganha, diga-se, em certo sentido, é pior. A propósito: depois que ele deixou a Seleção, qual é seu currículo para merecer tal galardão?


Sim, a escolha também dá conta da ruindade da CBF. Vejam que coisa: a confederação chegou a flertar com um técnico estrangeiro e acabou escolhendo… Dunga! É o triunfo da falta de rumo e da… caipirice existencial.


Dilma e Duga na área VIP Espero que a convivência de Dilma e Dunga na área super-VIP do Maracanã, na final entre Alemanha e Argentina, não tenha definido a escolha. Ali, os dois conversaram de pertinho. Ele até teria cochichado ao pé do ouvido presidencial:

  — Eu tô torcendo para nenhum dos dois ganhar.
  Dilma então respondeu:
  — Essa foi boa! Eu também, Dunga! Mas não dá! Um vai ter de vencer.

Dilma riu tanto com o gracejo que foi às lágrimas.


Seria a escolha de Dunga o desdobramento de um gracejo sem graça?


Por Reinaldo Azevedo

Assaltos nas áreas nobres do Rio já são o dobro do ‘teto’ estipulado pela Secretaria de Segurança

Segurança pública

 

VEJA




Somente no primeiro semestre de 2014 houve 106% de roubos a mais do que o esperado na região onde empresária foi morta durante um assalto


Leslie Leitão, do Rio de Janeiro


Movimentação em frente ao Guimas após a morte de empresária (MARCOS DE PAULA)
O cruel e banal assassinato da empresária Maria Cristina Bittencourt Mascarenhas, de 66 anos, dona de um dos mais badalados restaurantes do Rio de Janeiro, o Guimas, na última quarta-feira, explicitou um problema que vem sendo tratado com leniência pelas autoridades que comandam a Segurança Pública do Estado. 


Mês após mês, os índices de criminalidade do 23º BPM (Leblon) – responsável pelo policiamento da região mais nobre da cidade, englobando Jardim Botânico, Lagoa, São Conrado, Ipanema, Leblon e Gávea, onde ocorreu o crime – vêm ultrapassando com folga todas as "metas" estabelecidas pelo governo.


Sim, a Secretaria de Segurança têm metas estipuladas para o que considera tolerável. Para resumir o cenário do primeiro semestre de 2014, a "meta" para a área neste período era de 399 assaltos nas ruas dos seis bairros, mas o número total chegou a 824 roubos, ou seja, 106% acima do previsto.



Os dados obtidos por VEJA constam num relatório interno feito no próprio batalhão da área, com base em dados que são enviados para o Instituto de Segurança Pública. E eles mostram um nítido aumento dos crimes no asfalto depois que as duas favelas da área, o Morro do Vidigal e a Favela da Rocinha, foram ocupadas pelas forças de segurança, em outubro de 2011 e, em seguida, receberam Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). Hoje, o efetivo do projeto nessas duas localidades é de 869 policiais, para uma população total de 82.153 moradores, fazendo com que a relação policial por habitante chegue a um para cada 94,5 moradores. 


O problema é que, com o cobertor curto, a proporção para o restante da região (onde vivem 156.449 pessoas e há 643 policiais lotados) é de um PM para cada 243 pessoas.




Esta proporção fica pior ainda se levarmos em conta o fato de 191 policiais do 23º BPM não estarem aptos para atuar nas ruas (por motivos diversos, de saúde, férias ou afastados por indisciplina). Assim, com 452 policiais prontos para defender o cidadão, a proporção chega a um PM por 346 habitantes. 


Para se ter uma ideia do reflexo desse abismo de patrulhamento, o número de assaltos nas ruas da região ao longo dos seis primeiros meses de 2011 (pré-UPP) foi de 482 (70% a menos do que os 824 de hoje). Outro dado impressionante é relacionado ao roubo de veículos, que há três anos registrou 25 e, agora, chegou a 57, um acréscimo de 128%. A "meta"’ de carros roubados para o primeiro semestre de 2014 era de 21.


Outro item utilizado pelos técnicos do Instituto de Segurança Pública para avaliar as taxas de criminalidade é classificado como "Letalidade Violenta", que engloba homicídio doloso, homicídio decorrente de intervenção policial (auto de resistência), lesão corporal seguida de morte e latrocínio (roubo seguido de morte). É nesta última legenda que se enquadra o caso de Maria Cristina Mascarenhas.


Vítima de uma "saidinha de banco", ela havia sacado 13.000 reis numa agência próxima e estava parada em frente à Praça Santos Dumont, ao lado do bar BG (local que foi o point principal de turistas no Rio durante a Copa do Mundo), quando um homem tentou levar sua bolsa. A empresária tentou evitar o roubo, levou um tiro na cabeça e morreu na hora. A Divisão de Homicídios assumiu as investigações. 



O problema é que, sem o patrulhamento, esses índices de letalidade violenta têm apresentado números bem acima do que os especialistas previam. A "meta" deste item, que era de sete em todo o primeiro semestre, chegou a 17.

Arruda consegue liminar contra Ministério Público




Candidatura impugnada?


TRE-DF acata ação de Arruda contra Ministério Público Eleitoral

Publicado: 18 de julho de 2014 às 14:07



MP pediu impugnação de candidatura do Arruda. Foto: Claudio Reis
MP pediu impugnação de candidatura do Arruda. 


O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) acolheu uma representação apresentada pelo Diretório Regional do Partido da República no DF e concedeu uma medida liminar contra o Ministério Público Eleitoral do DF – que divulgou nota afirmando ter impugnado a candidatura de José Roberto Arruda ao Governo do DF. 



A ação do PR cita os procuradores Elton Ghersel e Fabiana Derziê, que teriam feito “propaganda irregular” contra Arruda no intuito de “incutir no imaginário do eleitorado a inviabilidade jurídica da candidatura”.


O TRE-DF declarou que, ao lançar nota pública dizendo que o candidato José Roberto Arruda teria a diplomação impugnada caso vença a corrida eleitoral, a Procuradoria Eleitoral fez propaganda irregular prevista no Código Eleitoral. Desta forma, o TRE-DF determinou que o Ministério Público Eleitoral retire de seu site oficial a nota emitida a respeito do assunto.

“De fato observa-se que as mensagens do Ministério Público Eleitoral configuram propaganda negativa”, afirma a  juíza Eliene Ferreira Bastos. “Os conteúdos impugnados dizem respeito a pleito de competência desse Tribunal Eleitoral e por isso concedo a medida liminar pleiteada para determinar a retirada imediata das mensagens constantes da página virtual do Ministério Público Federal”, conclui.

E as invasões contiuam, destruindo o que resta de bonito em Brasilia e transformando o DF numa grande favela.Já temos a maior favela da America do Sul que mais podemos almejar?




Nos últimos 5 anos, houve pelo menos três grandes movimentos que tentaram invadir a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) da Granja do Ipê, normalmente durante feriados, finais de semana e madrugadas. Em cada uma destas ocorrências houve danos ambientais e atritos sociais. 


Na madrugada do último domingo, dia 13 - final da copa do mundo, a sina se repetiu. Uma área próxima ao Córrego Capão Preto amanheceu com dezenas de carros, motos e barracos de invasores. O número estimado de pessoas, declarado pela líder do movimento no local, Sra. Margô, é de 100 famílias (mapas em anexo).


Desta vez, os ocupantes fazem parte da FETRAF-DFE- Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Distrito Federal e Entorno (http://www.fetraf.org.br/19/federacoes).

O histórico de ações ilegais desta entidade é antigo. Eles invadiram, residiram por 3 anos várias áreas pertencentes à União, incluindo a Área de Proteção de Manaciais (APM) próxima à Brazlândia, e a Floresta Nacional (FLONA), colocando em risco o abastecimento de água da cidade e obrigando a instalação de uma Ação Civil Pública contra eles:



 

http://www.mpdft.mp.br/portal/index.php/comunicacao-menu/noticias/noticias-2014/6933-area-de-protecao-em-brazlandia-e-desocupada-apos-intervencao-do-ministerio-publico

 

Texto da Ação Civil Pública: http://www.mpdft.mp.br/portal/pdf/noticias/julho%202014/acp_apm_barrocao.pdf


 

Texto da Decisão Liminar: http://tjdf19.tjdft.jus.br/cgi-bin/tjcgi1?MGWLPN=SERVIDOR1&NXTPGM=tjhtml34&ORIGEM=INTER&CIRCUN=1&SEQAND=45&CDNUPROC=20120111944614

 

Na Ação Civil Pública é relatado textualmente no início da Página 08 que "As características dessas invasões chamaram a atenção em virtude da 
proximidade com a área urbana, da presença de automóveis e de um grande número de barracos vazios, além dos relatos de funcionários da Administração Regional de Brazlândia sobre constantes atividades de topografia na região. Essas características são indicativas de que a área está prestes a ser objeto de um parcelamento do solo para fins urbanos, o que pode inviabilizar a captação e o abastecimento de Brazlândia.

Enfim, o que vemos acontecer nestas invasões que ocuparam a APM do 
Barrocão é de uma imoralidade absurda. E nada acontece, não se efetiva nenhuma providência. E isto em plena capital do país!



 A maioria dos barracos está vazia! Há pessoas guardando lugar para, 
sem dispor de um centavo, garantir seu quinhão de terra em uma área valorizada, para a qual está sendo orquestrado um parcelamento cuja regularização será politicamente construída, o que explicaria a inércia dos entes federais em efetivarem a desocupação da área. 



Com certeza, entre essas pessoas que mantêm barracos vazios no local há 
especuladores, quiçá até funcionários públicos que já se inteiraram sobre a imperdível oportunidade de se locupletar com terras muito bem localizadas e valorizadas, ao custo de manter um barraco de lona vazio no meio de um acampamento da FETRAF.  E Brazlândia que fique sem água. É revoltante!"

Fizeram isso, mesmo já tendo recebido 4 áreas para assentamentos no DF:
http://k7brasil.wordpress.com/2013/08/12/gdf-cede-quatro-areas-para-reforma-agraria-no-df/

Ainda invadiram a região Próxima à Brazlândia, colocando nascentes em risco:

e

e

Na segunda feira, dia 14 fizeram inspeções no local equipes do IBRAM, da SPU, SEOPS e Polícia Militar Ambiental. Foram feitas apenas vistorias, sem nenhuma ação.

Na terça feira, dia 15, a Superintendência de Fiscalização (SULFI) prometeu autuar a federação pela invasão. Chegaram notícias também que outros movimentos de invasores começaram a entrar no acampamento, declarar apoio e tentar fazer acordos para recrudescer a ação, ampliando-a.



Na quarta feira, veículos de comunicação fizeram contato e iniciaram a produção de reportagens sobre o tema. Uma verificação no local indicou que o número de ocupantes ainda é mais ou menos o mesmo de segunda feira.

Estamos aguardando uma tomada de decisão por parte da SPU, do IBRAM, da Secretaria de Governo do GDF, da SEOPS e uma manifestação da PRODEMA, Ministério Público e IPHAN.

Estas invasões são como os incêndios que atacam a área, sempre repentinos e destruidores. Da mesma forma em que solicitamos todos os anos a construção de aceiros para deter o fogo que continua nos atacando (semana passada houve um incêndio de grandes proporções), também solicitamos sem sucesso a instalação de cerca e duas guaritas que desestimulariam tais invasões à ARIE.



 

Mananciais, nascentes dos dois ÚLTIMOS córregos com qualidade de água na bacia do Riacho Fundo, corredores e espécies raras de flora e fauna, sítios arqueológicos (IPHAN CNSA DF-PA-08 e DF-PA-09), sítios históricos (como a Mesa JK) existentes na ARIE estão ameaçados.

As pessoas que lá chegaram na sorrateiramente na madrugada de domingo não têm ideia do mal que podem causar e da importância do patrimônio que podem destruir na sua demanda de conseguir terras para si, eles se assentaram sobre riquezas e recursos infimamente mais valiosos, que são insubstituíveis e de todos os brasileiros.

Procurador-geral garante Lei da Ficha limpa terá ‘aplicação plena e integral’ no Brasil



Ficha Limpa valerá e impugnações serão mantidas
Publicado: 18 de julho de 2014 às 16:49 - Atualizado às 16:50

Foto: Wilson Dias/ABr

O Ministério Público Eleitoral (MPE) já impugnou 1.850 registros de candidaturas às eleições em todo o país. De acordo com balanço parcial divulgado hoje (18), cerca de 20% delas (367) foram com base na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de condenados em segunda instância pela Justiça. 


O número de impugnações deve aumentar até o levantamento final, previsto para o fim deste mês.

O procurador-geral Eleitoral, Rodrigo Janot, considerou alto o número de impugnações com base na Lei da Ficha Limpa e disse que vai defender a aplicação da norma na íntegra para evitar brechas. 
“Nós vamos ter uma atuação bastante forte para que a Lei da Ficha Limpa se consolide em prol da democracia e em prol da sua aplicação. No que depender do Ministério Público Eleitoral, a lei terá aplicação plena e integral”, afirmou.

Os dados se referem à análise de 20 mil candidaturas, feita por 26 procuradorias regionais e pelo Distrito Federal. Faltam ainda as informações de São Paulo, estado com o maior número de candidaturas.

Após o fim do prazo para registro na Justiça Eleitoral, no dia 5 de julho, as procuradorias eleitorais tiveram cinco dias para impugnar as candidaturas que apresentaram irregularidades. Em outubro, cerca de 30 mil candidatos devem concorrer aos cargos de deputado estadual e federal, senador, governador e presidente da República.

A entrega do registro não garante a participação do político nas eleições. Após parecer do MPE, os pedidos são julgados por um juiz eleitoral, que verifica se as formalidades foram cumpridas.

Para estar apto a concorrer às eleições de outubro e ter o registro deferido pela Justiça Eleitoral, os candidatos devem apresentar declaração de bens, certidões criminais emitidas pela Justiça, certidão de quitação eleitoral que comprove inexistência de débito de multas aplicadas de forma definitiva, entre outros documentos, como previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/97).

O primeiro turno do pleito deste ano será em 5 de outubro. O segundo será realizado no dia 26, nos casos de eleições para governador ou à Presidência da República em que o primeiro colocado não obter 51% dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos. (Agência Brasil)

Candidata a deputada pelo PR-DF pede impugnação de Agnelo“Agnelo Queiroz responde a pelo menos quatro processos civis por improbidade cometida ao longo do atual mandato e uma ação popular”, acusou, em nota, a candidata.


Ação na Justiça

Candidata do PR pede impugnação de Agnelo Queiroz em Brasília



Publicado: 18 de julho de 2014 às 11:58 - Atualizado às 12:34

Foto: Ed Ferreira/Estadão Conteúdo
A candidata a deputada federal pelo PR-DF, Doutora Raquel, entrou com uma ação nesta sexta-feira (18) para tentar impugnar a candidatura à reeleição do atual governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). 


Ela acusa o petista de não ter apresentado as certidões negativas do Superior Tribunal de Justiça (STJ) no momento de registrar seus documentos à Justiça Eleitoral.


A apresentação das certidões negativas do STJ está prevista no artigo 26 da Resolução 23.405/12 do Tribunal Superior Eleitoral. Trata-se de uma exigência para que a candidatura seja validada.

“Agnelo Queiroz responde a pelo menos quatro processos civis por improbidade cometida ao longo do atual mandato e uma ação popular”, acusou, em nota, a candidata.

Jorge Oliveira A caminho da derrota, Dilma pode encerrar ciclo de poder do PT


Publicado: 18 de julho de 2014 às 15:56

Brasília – Não faz muito tempo o Ibope deu uma de João sem braço e tentou aproximar Aécio e Eduardo da rejeição da Dilma. Agora, a pesquisa do Data Folha, conserta o erro. A Dilma lidera a rejeição com quase 40% e os seus dois principais adversários têm entre 15% e 16% respectivamente. Com a queda em mais dois pontos, de 38% para 36% na intenção de voto, a presidente caminha para o cadafalso e dificilmente será reeleita. Além disso, seu governo é considerado ruim por quase 30% dos eleitores. No segundo turno, uma revelação que deixou os petistas arrepiados: Dilma empata com Aécio, que ainda não é conhecido por boa parte da população. Quem apostou na Dilma vai mudar de palpite, se não quiser se frustrar.

As campanhas ainda não estão nas ruas. Os candidatos fazem apenas caminhadas em algumas capitais e participam de debates fechados. Mas o espaço na mídia agora é igual para todos eles. Quem se planejar para bons eventos evidentemente vai chamar a atenção dos eleitores, o que não vem ocorrendo com Eduardo Campos que caiu nas pesquisas depois que começaram as campanhas. Continua com um discurso vazio e sem objetividade. Carrega o peso da vice Marina Silva que tem dificuldade em se comunicar com o eleitor pelo discurso rebuscado e de difícil compreensão.

O Planalto aposta numa reviravolta. Considera que o bom tempo de televisão que dispõe pode reverter a popularidade da presidente que já sente, como a Seleção Brasileira, o peso de ter que vencer as eleições para não enfurecer os petistas  no poder há 12 anos. Mas se não deslanchar durante os primeiros programas, o ambiente dentro da campanha vai ficar insuportável e a partir daí ninguém se entende.  A exemplo de Felipão, em quem a Dilma disse se espelhar, os marqueteiros serão execrados e responsáveis pelo fracasso da candidata.

No ambiente do Aécio e de Eduardo, caso este cresça, será de euforia a cada ponto que avançar nas pesquisas, o que certamente vai influenciar os programas da TV, as caminhadas e a militância que se mobiliza com mais rapidez a medida que o seu candidato cria expectativa de poder. Pelo andar da carruagem, o PT amarga uma das disputas mais acirradas dos últimos dez anos. Com um detalhe: vai ter que administrar a tendência de queda na intenção de voto e o crescimento da rejeição da sua candidata.

O últimos números do Datafolha, já contabilizados depois da Copa do Mundo, mostram que o comercial do Blatter a favor da organização do evento não surtiu efeito. Não pingou um voto sequer nas urnas a favor da Dilma. Ao contrário, todos os seus índices: aprovação do governo, rejeição e aceitação são desfavoráveis. E para piorar, o Datafolha tratou de corrigir o erro do Ibope na rejeição dos adversários da Dilma.

Outro fator que joga contra o PT é a estagnação econômica que reflete negativamente em todos os setores, inflação alta e sem controle, inadimplência da pessoa jurídica e física na estratosfera, maquiagem dos números para falsear os índices econômicos, obras inacabadas e superfaturadas na Copa, falta de planejamento e inaptidão dela para administrar o país. 


Para coroar o fracasso, na política ela conta com outras adversidades: o fastio dos militantes petistas e de parte da cúpula do PT com a sua campanha, a falta de apoio do empresariado, que começa a debandar para o Aécio, e a dissidência do PMDB, principal aliado, em vários estados.

Em 2015, quem sabe, o Brasil não respira melhor.

Temer e Renan puseram panos quentes após intervenção do PT no AM


Caciques em ação
Temer e Renan apaziguam Braga após traição do PT

Publicado: 18 de julho de 2014 às 0:01 - Atualizado às 0:03

Foto: Wilson Dias/ABr
Renan e Temer entraram em ação para acalmar líder do governo Dilma no Senado. 



O vice-presidente da República, Michel Temer, e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), entraram em campo para apaziguar os ânimos do líder do governo, Eduardo Braga (AM), que não se conforma com a ordem da presidenta Dilma para retirar Francisco Praciano da disputa ao Senado em sua chapa. 


A intervenção do PT favorece o adversário Omar Aziz (PSD), que é candidato a senador na chapa de José Melo (PROS).

Caciques do PMDB dizem que Renan agiu feito malabarista para impedir Braga de sair da liderança. Ele nega: “quem diz isso não gosta de mim”.

A presidenta Dilma mandou intervir de última hora no PT-AM após fechar acordo com o governador Cid Gomes (PROS) e Gilberto Kassab (PSD).

Responsável por costurar a vaga a Praciano, o ex-presidente Lula tem se mostrado indignado com intervenção do PT nacional, o qual ele comanda


O deputado Francisco Praciano afirmou que sua candidatura foi decidida em convenção, e que vai lutar até o fim na Justiça eleitoral para mantê-la. Leia mais na Coluna Cláudio Humberto

Conselhos Populares Entidades e artistas criticam ‘decreto bolivariano’ de Dilma



Publicado: 18 de julho de 2014 às 17:01 - Atualizado às 17:03

Dilma quer instituir a participação de conselhos populares na participação da
Artistas, pensadores e entidades de classe se mobilizam por derrubada de decreto de Dilma Rousseff

O decreto bolivariano da presidenta Dilma Rousseff (PT), determinando que movimentos sociais participem da administração e auxiliem o Executivo, enfrenta forte resistência não só entre os parlamentares. Artistas e entidades de classe dispararam contra a canetada da petista.

O presidente da Federação Nacional dos Médicos, Geraldo Ferreira, comparou a medida de Dilma à atuação do Executivo em outros países da América Latina. “É uma medida que aproxima o Brasil de regimes semelhantes na América Latina que estão tendo uma posição muito à esquerda e, consequentemente, solapando as bases da democracia”.

Artistas, celebridades e pensadores, engajados em causas políticas e sociais, se mobilizaram e também pressionam para derrubar a proposta de Dilma.

O apresentador Danilo Gentili, que aparece na lista negra de jornalistas do PT, retuitou a seguinte mensagem: 


“E SEM DITADURA BOLIVARIANA! RT @PrisciIlIa: 294 votam CONTRA o decreto bolivariano d BANDO. Vão se lascar seus bandidos. O  Brasil é NOSSO.”


O filósofo Luiz Felipe Pondé foi outro que disparou contra a criação dos conselhos populares. Ele classificou a criação de conselhos populares como um “golpe totalitário indireto”. Em entrevista à TV Cultura, na semana passada, Pondé explicou que “esse tipo de prática que é bem ao gosto da sensibilidade bolivariana, que destruiu a Venezuela e Cuba, entre outros países”.


O deputado federal Mendonça Filho, líder do DEM na Câmara, endossou o coro. “A casa de representação popular é o Parlamento, é o Congresso. Evidente que a gente tem outras maneiras de ouvir a sociedade e estamos abertos a esses outros métodos. Mas todos eles devem estar baseados em projetos de lei discutidos de forma democrática aqui no Parlamento brasileiro”, disparou o parlamentar.

Lava Jato :Janot diz que esquema descoberto pela Lava Jato envolve parlamentares



Janot: nunca vi tanto dinheiro desviado na vida

Publicado: 18 de julho de 2014 às 15:04 - Atualizado às 15:08

Foto: Wilson Dias/ABr
Montante envolvido deve superar R$ 10 bilhões. “Nunca vi tanto dinheiro na vida”, disse o procurador.


Brasília - O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou nesta sexta-feira, 18, que o esquema de lavagem de dinheiro investigado pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, envolve vários “destinos e destinatários” e teria movimentado uma quantia de recursos que ele nunca havia visto.


“O que eu posso dizer é que é um esquema enorme de lavagem de dinheiro. E esse dinheiro era utilizado em mais de uma utilidade. Então, tem campanha, corrupção, enfim. São vários os destinatários e destinos dessas importâncias”, disse Janot. 


Questionado se o montante ultrapassaria as primeiras estimativas de desvios de R$ 10 bilhões, afirmou: “Está difícil fazer uma estimativa ainda, mas é muito dinheiro, nunca vi tanto dinheiro na minha vida”.


O procurador-geral não quis dar detalhes sobre as investigações, que correm em segredo de Justiça, mas afirmou que, assim que o processo estiver “maduro” para ser encaminhado à Justiça, revelará os nomes dos envolvidos. Na lista deve constar a participação, por exemplo, de alguns congressistas.


 “A gente está atrás dessas pessoas parlamentares e assim que tivermos condição de revelar os nomes, revelaremos”.


Segundo Janot, o fato de nos próximos meses o País passar por período eleitoral não influenciará num possível adiamento da divulgação dos envolvidos. 


“Esses fatos aconteceram todos antes do processo eleitoral. As investigações começaram antes do processo eleitoral. O que a gente não pode fazer é deixar de trabalhar em razão de um processo eleitoral. 


O que a gente não pode fazer, e não faremos, é fazer o uso político de uma investigação”, afirmou. “Esses nomes serão revelados quando a investigação estiver madura para ir para juízo”, acrescentou.


O procurador-geral informou ainda que já está de posse dos dados fornecidos pelo governo da Suíça, que pode ter informações referentes a movimentações bancárias do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa no país europeu. 


No mês passado, o Ministério Público da Suíça bloqueou US$ 23 milhões depositados em contas atribuídas ao ex-diretor da estatal.

Rejeição a Dilma cresce e indica que derrota petralha virá por má gestão na economia, inflação e corrupção



Mais chineses: para afundar de vez com o Brasil

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Que Dilma Rousseff já era, já se sabia. Agora, a candidata-presidenta já começa a tomar pau até nas inconfiáveis pesquisas eleitorais (com amostragens um pouco maiores, porém ainda insuficientes para o tamanho do Brasil). O DataFolha constatou a alta impopularidade de Dilma – o que as vaias e xingamentos nos estádios, durante a Copa das Copas, já tinham comprovado. Nada menos que 29% dos 5.377 ouvidos nos dias 16 e 16 de julho desaprovam seu desgoverno.



A taxa de rejeição da presidente Dilma atinge 35%. Ganha fácil do Pastor Everaldo (PSC) com 18% de rejeição. Aécio é rejeitado por 17%. Eduardo Campos, por 12%. Curiosamente, 32% classificam a administração dela de ótima e boa. Outros 38% definem o governo de “regular”. Eis justamente o problema dela, se os números refletirem mesmo a realidade: O regular, que tende a uma avaliação crítica, parece consolidado, enquanto a percepção negativa cresce. Em junho de 2013, Dilma tinha 57% de aprovação... Seu mundo caiu...



Os tucanos ficaram animadinhos. A diferença de Dilma para Aécio Neves caiu para apenas quatro pontos percentuais. Dilma teria 44% contra 40% de Aécio. Mas os petistas fingem festejar que Dilma ainda lidera a disputa, com 36% das intenções de voto, contra 20% de Aécio, 8% de Eduardo Campos (PSB) e 3% do Pastor Everaldo. O problema é que a numerologia e a impopularidade facilmente verificável nas ruas indicam que Dilma perderá a eleição.



Nem precisa de pesquisa, basta ouvir as pessoas informalmente, para constatar o descontentamento com os políticos. Muitos não querem votar. Um percentual que pode passar de 15% deseja anular o voto. E muita gente ainda não sabe em quem votar, simplesmente porque não se identifica com os candidatos em disputa. Pelo DataFolha, os votos brancos e nulos eram 13% e os que não sabiam em quem votar eram 14%.



Também não é necessária qualquer pesquisa para constatar que a avaliação de Dilma é impactada pela sensação de que algo vai mal na economia. As contas do mês das pessoas que trabalham fecham no vermelho. 



A carestia é geral. A inflação não é pior por conta da maquiagem das tarifas públicas – que o governo segura agora, para soltar depois da eleição. O endividamento das famílias é grande e tende a aumentar. Juros altos e 56 impostos sobre a atividade produtiva, junto com a dificuldade de crédito, aumentam os riscos e inviabilizam investimentos. Quem dinheiro tem não põe. E quem não tem sequer sabe de onde tirar para sobreviver. Só o governo consegue gastar cada vez mais, endividando-se, sabe-se lá até quando...




Dilma será derrotada porque a gestão petista avacalhou com a estabilidade econômica. O resto é conversa para boi virar comida dos chineses – que são a esperança dos negociantes petistas (que vendem a alma do Brasil) para fazer uma grana forte, neste crepúsculo de mandato. A petralhada, que evolui seu patrimônio milagrosamente, só não obra e anda para a perda do poder porque sabe que, quando perder o Palácio do Planalto, corre riscos de perder tudo.



O inferno petralha é uma realidade. Só falta cobrar o imposto de renda sonegado pelo Diabo e seus sócios endemoniados.
Perdida
 

Bolsonaro Hits
Rola viralmente o video de uma entrevista dada pelo deputado federal Jair Bolsonaro no dia 2 de abril deste ano.



É imperdível para que se conheça o cinismo ideológico da petralhada.


Galinha PintaDilma, again
Repetimos, a pedidos, nossa “presidenta” mostrando toda sua "fofurice" em A Galinha PintaDilma.
Trata-se da versão jocosa do programa “Agora é Tarde”, de Rafinha Bastos, da Band.
Já tem criança reproduzindo as musiquinhas – o que consolida a desmoralização da péssima gestão presidencial de Dilma.


Viva João Ubaldo do Povo Brasileiro
Triste que os trastes continuem por aqui e Deus convoque para sua Seleção Eterna um bom baiano como João Ubaldo Ribeiro.
O desfalque deste imortal aqui na terra é um prejuízo para os que amam o Brasil, a excelente literatura e, sobretudo, o bom humor.
O consolo é que o céu fica mais engraçado com a chegada do João Ubaldo por lá...



Tiro no saco
Balança mas não cai
© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 18 de Julho de 2014.