sexta-feira, 8 de agosto de 2014



Investidores minoritários preparam denúncia à Corte Penal Internacional sobre escândalos na Petrobras


Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Prevendo o alto risco de pizza na CPMI da Petrobras no Congresso, investidores brasileiros e estrangeiros da petrolífera resolveram apelar a uma outra “CPI” – realmente independente para receber denúncias e julgar com isenção técnica uma longa lista de escândalos com repercussão transnacional. Cansados de prejuízos, os acionistas minoritários vão recorrer à Corte Internacional Penal (CPI) – também conhecida como Tribunal Penal Internacional (TPI) -, sediada em Haia, na Holanda, partindo de provas obtidas pela Operação Lava Jato: lavagem de dinheiro obtido com contratos ilícitos que geraram prejuízos à empresa e a seus acionistas. Ação semelhante pode ser demandada na Corte de Nova York. Tais ações apavoram a petralhada.

Os investidores vão usar a lógica de um precedente aberto pelo julgamento de uma outra corte, sediada em Estrasburgo, no Leste da França. O Tribunal Europeu de Direitos Humanos julgou, com rigor, o caso Yukos – uma petrolífera russa expropriada pelo governo em 2004, no qual o governo da Rússia acabou obrigado a indenizar, em bilhões de euros, antigos acionistas minoritários lesados. Embora cuide de casos de violação dos direitos individuais (direito à vida, segurança pessoal e liberdade), o TEDH tem recebido denúncias contra empresas, relacionadas a crimes fiscais e financeiros. O mesmo pode ocorrer com a CPI de Haia, se for provocada.

A Petrobras é alvo de escândalos de extrema gravidade. O caso Pasadena, alvo da CPMI sob suspeita de manipulação pelo governo federal, parece peixe pequeno. Merecem investigação séria e isenta vários focos de prejuízos no sistema Petrobras: BR Distribuidora, PFICO (braço financeiro internacional da companhia), Fundo BB Millenium 6 (e outros menos votados), a refinaria Abreu e Lima (também a mais votada entre outras que merecem investigação por superfaturamento), o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (que corre o risco de ser tudo, menos petroquímico).

Os alvos prioritários na denúncia internacional dos investidores serão as caixas pretas das Sociedades de Propósito Específico, firmadas pela Petrobras com transnacionais brasileiras e estrangeiras, com destaque para o caso Gemini e o aluguel de plataformas). Nesta dança também entram os contratos de terceirização de mão de obra (que podem ser fontes milionárias de mensalões), sem falar nos claros conflitos de interesse entre governo, membros dos conselhos de administração e empresas que fazem negócios com a Petrobras. Na CPI de Haia também pode ser questionada a capitalização da Petrobras - um show de contabilidade criativa com detalhes que, se forem investigados a fundo, podem render bilhões em problemas.

Se tudo isso for investigado com rigor, a República Sindicalista do Brasil cai de podre. Lula e Dilma só se livram dos problemas na Petrobras porque o Brasil é o Pais da impunidade. A regra é claríssima. Como a Petrobras é uma empresa controlada pela União, o Presidente da República, sua diretoria e conselheiros administrativos e fiscais são os responsáveis diretos por seu sucesso ou fracasso de gestão. Por isso, o Presidentro Luiz Inácio Lula da Silva e a Presidenta Dilma Rousseff, junto com o conselho diretor da estatal de economia mista, têm de responder, individualmente, na Justiça, por prejuízos gerados por tomadas de decisão com característica de má gestão ou comprovada corrupção.

Basta uma denúncia contra todos eles em um Judiciário independente e livre de suas influências, como a Corte de Nova York ou a Corte de Haia, para a casa desabar.


Tem uma lógica: Se a Argentina recorreu à Haia contra os fundos abutres, os brasileiros também precisam ir contra bandidos e gestores de questionável competência que levam o Brasil e uma empresa do tamanho da Petrobras ao fundo do poço...

Calote até na ONU?


Erremos feio, mas consertemos...

Erramos ao Publicar ontem que o Boston Consulting Group está prestando consultoria à Petrobras (e nosso redator, pela burrice já ganhou uma passagem para um passeio, com tudo grátis, na Faixa de Gaza, e, se voltar de lá, um ingresso grátis para o próximo jogo do Flamengo).

Essa gigante de consultoria, apesar do nome, nada tem a ver com o Bank Boston.

Na verdade, informações de bastidores na empresa, revelam que é o próprio Bank Boston – do qual Henrique Meirelles foi dirigente global –, atualmente uma subsidiária do Bank os America, que desenha um futuro estratégico para a empresa, junto com outros grandes bancos credores da companhia.

Tal plano futuro não agrada a ala sindical da empresa, em polvorosa com o estranho processo de terceirização de mais de 300 mil funcionários...

Peritagem


Meu bem, meu mal...


Naufrágio do PTitanic




© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 8 de Agosto de 2014.

Ibope: diferença de Dilma para Aécio cai para 6% no segundo turno.


Vocês sabem. Se Aécio sobe 3%, Dilma cai 3%, a eleição estará rigorosamente empatada. É assim que está o segundo turno, o tucano com 36% e a petista com 42%.

No Ibope divulgado pelo JN , no primeiro turno Aécio subiu para 23% e a Dilma parou em 38%. Eduardo Campos está com 9%. O Pastor Everaldo soma 3% e ficou estável. Os demais tem 3%. 

Depois de uma semana de maciça perseguição da Imprensa contra Aécio, no caso do aeroporto, ele ainda subiu 1% no primeiro e 3% no segundo turno. Dilma continuou estacionada. E 49% desaprovam o seu governo, contra apenas 47% que aprovam. 

O aviãozinho de papel jornal puft! caiu!  
 

Como Joaquim Barbosa no STF, José Jorge não está suportando a pressão no TCU. É o aparelhamento completo das instituições.


Pressão. Chantagem. Ameaças. É assim que se dá a relação do governo petista com as instituições da República. Primeiro foi o STF. A cada indicação feita pelo PT, mais distante Joaquim Barbosa ficava da Suprema Corte. Agora é o TCU, contra o qual o governo usa de todos os estratagemas para proteger potenciais corruptos de penas simples, como a indisponibilidade de bens. José Jorge, presidente do TCU se aposenta em novembro. O PT faz de tudo para que ele não julgue contra os diretores da Petrobras. Sai José Jorge e, no seu lugar, com toda a certeza, boa coisa não virá. A matéria abaixo é do Estadão.

O governo conta com a aposentadoria do ministro do Tribunal de Contas da União José Jorge, em novembro, para adiar a decisão sobre o bloqueio de bens da presidente da Petrobrás, Graça Foster, pelo menos até a eleição. Na avaliação do Palácio do Planalto, um veredicto desfavorável à presidente da estatal atingiria não só a imagem da companhia, num momento de crise econômica, como causaria danos políticos à campanha da presidente Dilma Rousseff.

"Vou me aposentar, mas não vou deixar de herança esse processo", disse José Jorge, que é relator do caso no TCU. O ministro completará 70 anos daqui a três meses e vai se aposentar por idade, mas promete apresentar o parecer sobre o assunto antes de sua última sessão no TCU, em 11 de novembro.

Na prática, o governo tenta ajudar Graça Foster a conseguir se livrar do processo rapidamente, mas, se a estratégia não funcionar, a alternativa é pressionar novamente o TCU para outro adiamento da decisão. A presidente da Petrobrás entrou com recurso no Supremo Tribunal Federal para que seus bens não sejam bloqueados.

O TCU avalia a responsabilidade de Graça Foster pelos prejuízos decorrentes da compra da refinaria de Pasadena, no Texas. No mês passado, José Jorge isentou Dilma, que era ministra da Casa Civil e presidente do Conselho de Administração da Petrobrás na época da polêmica transação, em 2006. No diagnóstico do governo, a inclusão de Graça Foster na lista dos diretores com bens bloqueados ressuscitaria a vinculação do negócio mal feito com Dilma, que pretende "vender" na campanha a imagem de boa gestora.

O advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, disse ontem não ter feito pressão para evitar o bloqueio de bens da presidente da Petrobrás no TCU, mas apenas uma "sustentação administrativa". Na quarta-feira, Adams ocupou a tribuna da corte para fazer a defesa oral de Graça e de outros diretores da Petrobrás indicados no processo, sob a alegação de que o bloqueio do patrimônio deles causaria repercussão negativa.

José Jorge chegara a se manifestar pela indisponibilidade dos bens de Graça ao colocar em pauta recurso do Ministério Público, que pedia uma correção da decisão do plenário, do dia 23, apontando uma lista de 11 diretores e ex-dirigentes da Petrobrás como responsáveis por prejuízo de US$ 792,3 milhões à empresa. Diante dos argumentos de Adams, porém, pediu vista no processo para avaliar os argumentos da AGU.

"Quem sou eu para pressionar José Jorge?", questionou Adams, ontem, em conversa com jornalistas. "Vocês acham que sou tão poderoso assim?" O ministro disse que não poderia representar Graça Foster, nem os diretores da Petrobrás no Judiciário. "Mas no tribunal administrativo atuo ao lado da Petrobrás. E os atuais gestores da empresa foram indicados pela União."
 

Conselho de Segurança denuncia perseguição de cristãos no Iraque


France Presse


Segundo a ONU, atos podem constituir um crime contra a Humanidade.


Jihadistas do Estado Islâmico (EI) realizam ofensiva no país.

Da France Presse
O Conselho de Segurança da ONU denunciou a perseguição dos jihadistas do Estado Islâmico (EI) mantêm contra as minorias no Iraque, especialmente os cristãos de Mossul, recordando que isso pode constituir um crime contra a Humanidade.

Em uma declaração unânime adotada na noite de segunda-feira (21), os 15 países membros do Conselho "condenam nos termos mais enérgicos possíveis a perseguição sistemática por parte do EI e seus grupos partidários de indivíduos pertencentes a minorias e de pessoas que rejeitam a ideologia extremista do EI".

"Os ataques sistemáticos e em grande escala contra a população civil motivados por sua origem étnica ou religiosa ou por sua fé podem constituir um crime contra a humanidade pelo qual os responsáveis terão de prestar contas", afirma a declaração.
Na véspera, os jihadistas do Estado Islâmico (EI) tomaram o controle de um antigo mosteiro localizado ao norte do Iraque, de onde expulsaram seus monges, informaram testemunhas e um religioso.

Os combatentes do EI invadiram no domingo o monastério de Mar Behnam, um dos locais de culto mais antigos do cristianismo no Iraque, e obrigaram uma comunidade de monges da Igreja Católica síria a deixar o local situado perto de Qaraqosh.

"Vocês já não têm mais lugar aqui. Devem ir embora imediatamente", disseram os insurgentes deste grupo ultrarradical sunita, segundo um membro do clero sírio.
Os monges caminharam vários quilômetros antes de serem levados pelos combatentes curdos peshmergas até Qaraqosh, segundo habitantes cristãos da cidade.

A Igreja Católica síria indicou que os jihadistas expulsaram cinco monges. Segundo famílias cristãs da região, nove religiosos viviam no monastério.

O EI lançou na sexta-feira (18) um ultimato à minoria cristã de Mossul, cidade sob controle dos insurgentes, para que a abandonassem.

O patriarca caldeu Luis Rafael I Sako indicou que a maioria dos 35 mil cristãos de Mossul

Estudo comprova que 2003-2012 foi uma década perdida para o Brasil. Se não fosse o PT, país poderia estar até 15% mais rico.



O gráfico acima mostra que o PIB per capita vinha mais ou menos em linha com esse grupo de 1995 a 2002, durante o governo de FHC, e começou a se descolar dele a partir do governo Lula em 2003.
Três economistas - Vinicius Carrasco (PUC-RJ), João Manuel de Pinho Mello (Insper) e Isabela Duarte (PUC-RJ) - fizeram o primeiro estudo para avaliar o Brasil no período Lula e nos dois primeiros anos do governo Dilma. Os autores construíram um país "gêmeo" para cada variável a ser cotejada e extraíram dos dados a comparação entre qual poderia ter sido e qual foi o desempenho do Brasil entre 2003 e 2012. O método, segundo Carrasco e Mello, "é agnóstico". Ou seja, independe das preferências dos autores.

Para confrontar a performance do PIB per capita do Brasil, por exemplo, o estudo buscou nos dados ponderados dos países da América do Sul, da Tailândia, da Turquia e da Ucrânia a síntese do "melhor grupo de comparação" ou "grupo de controle sintético".

O estudo estabelece o comparativo de 85 variáveis macro e microeconômicas e setoriais. Abarca do PIB à mineração, da taxa de homicídios aos termos de troca. Os resultados são: o Brasil cresceu, investiu e poupou menos; recebeu menos investimento estrangeiro direto, adicionou menos valor na indústria, teve inflação mais alta, perdeu competitividade e produtividade e piorou a qualidade regulatória. Isso ocorreu mesmo tendo recebido "um maná externo", dado pelo boom das commodities e outro "maná interno", da demografia.

"Se tivéssemos crescido em linha com os melhores grupos de comparação, estaríamos pelo menos 10% a 15% mais ricos atualmente", sugerem os autores. Por ter o Brasil ficado aquém das suas possibilidades, eles ousaram no título do trabalho - "A Década Perdida: 2003 a 2012" -, que traduz um julgamento político do período considerado. O estudo não se estendeu a 2013 por ausência de dados sobre os países dos grupos de comparação, informam os autores. Como a economia brasileira se deteriorou em termos relativos, os indicadores devem ter piorado em 2013 e 2014, sublinha Mello.
É inegável, porém, que o Brasil avançou nas questões sociais e andou em linha com seu "irmão gêmeo" na distribuição da renda, no combate à subnutrição e na saúde. Na educação, ficou aquém mesmo elevando o gasto.

E foi substancialmente melhor no mercado de trabalho. "Nesse caso, porém, colhemos as frutas que estavam baixas na árvore: colocamos as pessoas para trabalhar, o que aumentou a massa salarial e a renda dos trabalhadores", salientam os autores. Esse avanço, no entanto, não foi acompanhado de aumentos da produtividade e dos investimentos em capital físico e humano.

Uma das constatações mais importantes, destacam, é a piora na qualidade regulatória do Brasil de 2003 para cá. "Nesse quesito, pioramos em termos absolutos", informa Carrasco. "Comprometemos inutilmente as bases da prosperidade futura piorando o arcabouço institucional do país, enquanto o melhor grupo de comparação melhorou ao longo da década". A qualidade regulatória, identifica Carrasco, começou a se deteriorar em 2003, quando o governo Lula abriu uma polêmica com a Anatel por causa da autorização de aumentos nas tarifas telefônicas de até 41,7%. Desde então a autonomia das agências reguladoras foi comprometida.

O risco regulatório seria uma das razões para o aumento do custo do capital e suas consequências, como a redução dos investimentos e prejuízos para o crescimento do PIB per capita e da distribuição da renda, indica o estudo. A intermediação financeira, telecomunicações e a produção de petróleo andaram em linha com o melhor grupo de comparação ou foram além.

Desenvolvida na década passada, essa metodologia foi aplicada na avaliação da performance, antes e depois, de países que entraram na União Europeia, mas seu uso não é pacífico entre economistas. E vem se disseminando na medição dos mais distintos objetivos, seja dos efeitos do uso da maconha nos índices de criminalidade no Colorado (EUA) ou dos danos do terrorismo para a economia dos países bascos.

O Brasil avançou de 2003 para cá na área social. Isso não está em questão. Mas poderia ter avançado muito mais. E se atrasou em outras áreas relevantes. Aí começa a discussão sobre o futuro. Não por outra razão, o texto está subsidiando a discussão no núcleo das campanhas eleitorais dos candidatos das oposições. (Valor Econômico)
LEIA AQUI o estudo completo. 
 

Central de calúnias instalada no Palácio do Planalto, que antes atacava adversários, agora também persegue jornalistas.



Lembram destes post acima? Cliquem aqui para ler. Abaixo, matéria de O Globo que mostra que agora a central de calúnias do Palácio do Planalto voltou as suas baterias contra jornalistas econômicos. É o desespero com a crise e com as pesquisas eleitorais.

A rede de internet do Palácio do Planalto foi usada para fazer alterações nos perfis dos jornalistas Míriam Leitão, colunista do GLOBO, e Carlos Alberto Sardenberg, da CBN e Rede Globo, na Wikipédia, com o objetivo de criticá-los. O IP 200.181.15.10, da Presidência da República, foi usado na enciclopédia colaborativa virtual para fazer alterações em maio do ano passado. O IP é uma espécie de identidade digital que permite saber de onde partiram as modificações. No entanto, apenas os administradores da rede do Planalto têm como saber exatamente qual equipamento do local foi usado. 

As mudanças ocorreram em uma sexta e uma segunda-feira, dias 10 e 13 de maio. A primeira alteração no perfil de Míriam Leitão, feita dia 10, às 16h43m, foi para qualificar análises suas como “desastrosas”. Três dias depois, às 18h32m, a rede da Presidência voltou a ser usada para incluir trechos contra a jornalista, desta vez associando-a ao banqueiro Daniel Dantas: “Míriam Leitão fez a mais corajosa e apaixonada defesa de Daniel Dantas, ex-banqueiro condenado por corrupção entre outros crimes contra o patrimônio público. A forma como Míriam Leitão se envolveu na defesa de Dantas chamou a atenção de Carlos Alberto Sardenberg, seu companheiro na CBN, para quem a jornalista estava diferente naqueles dias. Para Míriam Leitão, apesar do vídeo que flagrava o suborno a um delegado da Polícia Federal, a prisão de Dantas não se justificava, posto que se tratava de coisas do passado”

Por fim, às 18h50m, o mesmo IP fez uma última alteração no perfil da jornalista: “Um dos maiores erros de previsão ocorreu durante a Crise Financeira Internacional. Em 29/06/2009, Míriam Leitão escreveu o seguinte sobre a previsão de crescimento do Ministro Guido Mantega de 4,5% do PIB de 2010: ‘Ele fez uma afirmação de que em 2010 o Brasil está preparado para crescer 4,5%. É temerário dizer isso’. Contrariando o pessimismo de Míriam Leitão, o Brasil cresceu 7,5% naquele ano”.

Procurada pela reportagem, Míriam mostrou-se surpresa com o uso da estrutura do Palácio e desmentiu as acusações: — É mentira que eu tenha defendido Daniel Dantas. Acho que é espantoso que um órgão público, ainda mais o Palácio do Planalto, use recursos e funcionários públicos para fazer esse tipo de ataque a jornalistas, quando deveria estar dedicado às questões de Estado.

‘É IMORAL, É ANTIÉTICO’ 

Com Carlos Alberto Sardenberg, a disposição foi semelhante. No dia 10, às 12h51m, quatro horas antes das alterações no perfil de Míriam, o IP do Planalto começou a fazer mudanças no perfil do jornalista. O texto anteriormente publicado já dizia que o âncora da CBN e da Rede Globo era um forte crítico das políticas econômicas de Lula e Dilma, então o equipamento no Planalto adicionou: “... principalmente em relação aos cortes de juros promovidos nesses governos. É irmão de Rubens Sardenberg, economista-chefe da Febraban, instituição que tem grande interesse na manutenção de juros altos no Brasil, uma medida geralmente defendida também por Carlos Alberto Sardenberg em suas colunas. Já cometeu erros notáveis em suas previsões, como afirmar que ‘(...)a economia mundial segue em marcha de sólido crescimento. Sólido porque não é nenhuma bolha financeira (...)’ um ano antes de estourar a crise mundial de 2008”.

Três dias depois, às 14h31m, o IP do Planalto foi então usado para criticá-lo explicitamente: “A relação familiar denota um conflito de interesse em sua posição como colunista econômico”.

Procurado, Sardenberg reagiu: — Minhas opiniões são sempre muito claras. A política do Banco Central tem sido muito errática e sem uma lógica, tanto é que fizeram uma redução de juros forte e, depois, tiveram que subir, então, é óbvio que está errado. É evidente que minha posição é claramente crítica a esse governo. Esse é um debate de ideias, agora dizer que, porque meu irmão trabalha na Febraban, sou lacaio dos bancos é uma canalhice, uma baixaria. É imoral, é antiético, porque você coloca no perfil uma ilação. Usando um equipamento do governo, se faz uma ilação que não pode ser feita — afirmou.

Ao longo dos três anos e meio do governo Dilma, o IP da Presidência foi usado para realizar cerca de 170 alterações na Wikipédia. Muitas modificaram verbetes relativos a órgãos ligados à Presidência e de ministros e ex-ministros como Moreira Franco, Antonio Palocci, Thomas Traumann, Ideli Salvatti e Alexandre Padilha, além do assessor especial da presidente, Marco Aurélio Garcia, e do vice-presidente, Michel Temer.

O Palácio do Planalto afirmou que “o número do protocolo de internet (IP) citado pela reportagem é o endereço geral do servidor da rede sem fio do Palácio do Planalto. Isso significa que qualquer pessoa que utilizou essa rede via internet móvel terá como endereço de saída este número geral de IP. Por isso, não é possível apontar com segurança a identidade de quem alterou os textos citados pela reportagem a partir deste número de IP em maio de 2013”.
 

Toninho rouba a cena e Rollemberg ataca Agnelo


Brasília 247 - Na noite desta quinta-feira (7), os candidatos ao governo do Distrito Federal participaram de debate promovido pelo Colégio Marista, na Asa Sul. Sem justificativa, José Roberto Arruda (PR) não compareceu. O momento mais quente da noite ocorreu no terceiro bloco, quando Toninho do Psol (PSOL) questionou os demais candidatos sobre as doações feitas por empresas privadas a suas campanhas.


Referindo-se aos dados divulgados hoje pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Toninho dirigiu-se à plateia de jovens em defesa do financiamento público de campanha e questionou cada um dos candidatos presentes citando nominalmente as cifras e respectivos doadores declarados nas prestações de contas. Mirando o espírito juvenil do público presente, o socialista convocou uma mobilização de rua, à moda de junho de 2013, para questionar o modelo atual de financiamento e a pirotecnia das campanhas eleitorais.

A provocação rendeu direitos de resposta a Agnelo Queiroz (PT), Rollemberg (PSB) e Luiz Pitiman (PSDB), que, embora diretamente atingidos, rederam clamor à proposta do financiamento público, condenaram com veemência o financiamento privado e, cordialmente, se dirigiram ao autor da provocação justificando-se, em uníssono, pela necessidade de busca por competitividade no embate da propaganda.

"Nossas doações de campanha foram feitas dentro da lei vigente. O Junior Friboi foi do PSB, quase foi candidato ao governo do Goiás", comentou Rollemberg, referindo-se ao sócio do frigorífico que doou R$ 353,5 mil para sua campanha. O candidato de defendeu o fim do finaciamento privado, mas "para ter iguadade de condições, fazemos como a lei permite", disse.

Transparência, gestão e ficha limpa
Perguntas do corpo docente do Marista suscitaram a discussão sobre as alianças políticas. Agnelo referiu-se a sua base de governo, coposta por PT, PMDB e mais 14 partidos, que segundo ele, seguem estritamente o programa de governo. "Rompemos o esquema de pagamento por apoio na Câmara Legislativa", disse o petista, referindo-se ao caso que ficou conhecido como mensalão do DEM e à prisão de José Roberto Arruda. "Nosso governo é implacável, temos o melhor portal de transaparência do Brasil". 



Em sequência, Toninho do Psol disse que a aliança base do governo de Agnelo "é um verdadeiro saco de gato", e completou: "É muito ruim o método de governar com alianças fisiológicas. Um péssimo defeito da nossa administração pública, que infelizmente se manteve no governo do Agnelo".

Os debatedores enfatizaram a crise de confiança pela qual passam as administrações regionais. Rollemberg criticou a relação política entre os administradores e os deputados distritais. "Tem deputado que tem 300 cargos no governo, três administradores foram presos (...). No nosso governo, daremos transparência total", disse.

Perguntado sobre a legitimidade da candidatura de Arruda, Toninho abriu um sorriso irônico. "Arruda não deveria ter sua candiatura homologada. Espero, em nome da ética, que ele seja expurgado do processo eleitoral", afirmou o candidato do PSOL.
Estratégia para chegar ao segundo turno
 
Com a ausência de Arruda, líder nas pesquisas de opinião e unanimidade entre as críticas em prol da Ficha Limpa, Rollemberg dedicou grande parte de suas energias a atacar Agnelo Queiroz, com quem, segundo a última pesquisa Ibope divulgada em 30 de julho, o candidato do PSB está tecnicamente empatado. Agnelo e Rollemberg têm, respectivamente, 17% e 15% das intenções de voto.


Ao longo do debate, o senador criticou as obras do Estádio Mané Garrincha, citando as despesas que superaram o orçamento inicial da arena. "Se o Mané Garrincha tivesse sido contruído pela metade do orçamento - R$ 1 bilhão - daria para construir 400 creches", argumentou. Em defesa, Agnelo alegou que as cifras citadas estavam equivocadas e apresentou resultados de sua gestão. "R$ 2,3 bi em obras, o maior investimento da história do DF em obras", enfatizou o governador.

Rollemberg ainda questionou o modelo de transporte público e provocou Agnelo. "Basta ir à rodoviária para perceber a indignação da população com a demora dos ônibus". Em contraponto, o governador lembrou do combate ao cartel de empresas que dominava o serviço de transporte no DF, e aproveitou para devolver a alfinetada. "Fomos o único governo que enfrentou a máfia do transporte e não tivemos solidariedade nenhuma do Rollemberg, que era senador".

Esperança de votos do PT pode ter levado tiro fatal

247 – Esperança de votos na eleição do PT para deputado federal em São Paulo, o ex-presidente do Corinthians e ex-capataz todo poderoso do Itaquerão está levando uma mordida pesada da Receita Federal. O leão mandou abrir processo criminal contra a gestão dele no clube, sob acusação de sonegação de impostos, omissão de informações sobre rendas de jogos, não recolhimento de obrigações sobre luvas de jogadores e até subtração da contribuição previdenciária dos funcionários do clube de maior torcida do Estado e, para muitos, do País.

Um rolo enorme que, todo somado, representa um Darf a ser recolhido pelo Corinthians de mais de R$ 93 milhões. Como responsável por ele, Sanchez está sendo indiciado.

- Todos fazem assim, resume o ex-dirigente em sua própria defesa até aqui. Trata-se de uma referência ao que, segundo ele – e ao que se sabe -, acontece em outros grandes clubes do futebol brasileiro. Juntas, as agremiações, cujos dirigentes, até aqui, eram protegidos de responsabilidade legal, somam uma dívida bilionária com as autoridades do Fisco e da Previdência, especialmente. Neste momento, um grupo de clubes pressiona o governo a incluir na renegociação das dívidas o que, na prática, representaria uma anistia para as entidades e nenhuma responsabilidade para seus dirigentes.

O inquérito criminal anunciado pela Receita contra Andrés já quebra o paradigma da impunidade. Intrincado no campo jurídico, na arena política o caso pode dinamitar as chances que Andrés encerra de ser um campeão de votos pelo PT. A aposta do partido é a de que, antes da revelação sobre seu modo de gestão no Corinthians, ele poderia puxar até 600 mil votos entre os eleitores paulistas. Isso abriria um coeficiente adequado para entrada de mais três ou quatro candidatos na bancada dos eleitos. Agora, o estrago que a situação poderá causar na imagem dele não pode ser calculado com exatidão.

Na frieza do caso, com o Darf de R$ 93 milhões a ser pago sobre a mesa, é difícil imaginar um cidadão que venha a escolher um candidato a deputado federal com este tipo de marca em seu currículo como gestor. Por bem menos – a reclamação de torcedores quanto ao preço considerado caro dos ingressos no Itaquerão -, o próprio Andrés resolveu deixar o cargo de capataz todo poderoso na gestão do estádio. Oficialmente, agora, ele é apenas mais um candidato.

Não há dúvida, entretanto, que o voto em Andrés é marcado pela paixão pelo Corinthians, que ele diz amar "desde quando eu estava na barriga da minha mãe". Pode ser. Mas praticar o amor pelo clube não passa, exatamente, por espetar uma conta em impostos de R$ 93 milhões no quadro de cortiça e sair para comemorar uma eleição pessoal a um cargo político que será muito útil para sua própria defesa.

Comentários


  1. CRIME NO PALACIO DO PLANALTO 8.08.2014 às 15:53
    COMPUTADOR DO PLANALTO ALTERA PERFIL DE JORNALISTA NA WIKIPÉDIA.......... http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/08/1497514-computador-do-planalto-foi-usado-para-editar-paginas-de-temer-e-ideli.shtml............COMPUTADOR DO PLANALTO ALTERA PERFIL DE JORNALISTA NA WIKIPÉDIA.......... http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/08/1497514-computador-do-planalto-foi-usado-para-editar-paginas-de-temer-e-ideli.shtml............COMPUTADOR DO PLANALTO ALTERA PERFIL DE JORNALISTA NA WIKIPÉDIA.......... http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/08/1497514-computador-do-planalto-foi-usado-para-editar-paginas-de-temer-e-ideli.shtml.....
    .......
  2. Tutuca 8.08.2014 às 15:52
    VEM PRA CÁ, VEM PRO PSDB, AQUI SUAS DÍVIDAS SERÃO PERDOADAS E O PIG TERÁ AMNÉSIA.VEM PRA CÁ, VEM PRO PSDB, AQUI SUAS DÍVIDAS SERÃO PERDOADAS E O PIG TERÁ AMNÉSIA.VEM PRA CÁ, VEM PRO PSDB, AQUI SUAS DÍVIDAS SERÃO PERDOADAS E O PIG TERÁ AMNÉSIA.VEM PRA CÁ, VEM PRO PSDB, AQUI SUAS DÍVIDAS SERÃO PERDOADAS E O PIG TERÁ AMNÉSIA.VEM PRA CÁ, VEM PRO PSDB, AQUI SUAS DÍVIDAS SERÃO PERDOADAS E O PIG TERÁ AMNÉSIA.VEM PRA CÁ, VEM PRO PSDB, AQUI SUAS DÍVIDAS SERÃO PERDOADAS E O PIG TERÁ AMNÉSIA.VEM PRA CÁ, VEM PRO PSDB, AQUI SUAS DÍVIDAS SERÃO PERDOADAS E O PIG TERÁ AMNÉSIA.

  3. DILMA ABRE ROMBO DE 53 BILHOES NO SETOR ELETRICO 8.08.2014 às 15:52
    ANEEL APROVA ALTA DE QUASE 30 % NA LUZ DE 118 MUNICIPIOS DO RS.......... 1441471-aneel-aprova-alta-de-quase-30-na-conta-de-luz-de-118-municipios-do-rs........ANEEL APROVA ALTA DE QUASE 30 % NA LUZ DE 118 MUNICIPIOS DO RS.......... 1441471-aneel-aprova-alta-de-quase-30-na-conta-de-luz-de-118-municipios-do-rsANEEL APROVA ALTA DE QUASE 30 % NA LUZ DE 118 MUNICIPIOS DO RS.......... 1441471-aneel-aprova-alta-de-quase-30-na-conta-de-luz-de-118-municipios-do-rs

  4. CATAVENTO (JOAQUIM BARBOSA + MILITARES) 8.08.2014 às 15:50
    POLÍCIA FEDERAL COMEÇA A COMER PELAS BEIRADAS...COISA PIOR ESTÁ POR VIR...Estou assim tão certo de que uma avalanche súbita e de última hora abaterá o PT nas eleições. Minha intuição indica que está sendo preparado na Polícia Federal alguma coisa contra a corja do PT e que será apresentado pela Rede Globo em rede nacional com abertura daquela musiqueta Tchan Tchan Tchan, tchan tchan... Tchan Tchan Tchan...O coração do Lula não vai agüentar.

  5. Oswaldo 8.08.2014 às 15:50
    O itaú deve quase 20 BILHÕES a Receita Federal e a dívidas tributárias das Organizações Globo mais valor das multas aplicadas pelo fisco vai a mais de 1 BILHÃO. E não pagam.

  6. daniel 8.08.2014 às 15:50
    Qual é a novidade. O Andrés é o reflexo da administração petista nos últimos 12 anos. Onde o PT governa é isso. Nada de anormal, segue o jogo.

  7. DILMA ABRE ROMBO DE 53 BILHOES NO SETOR ELETRICO 8.08.2014 às 15:49
    NO RS TARIFA DA LUZ VAI SUBIR 26,41 % EM OUTUBRO..........Para os usuários da CEEE, que terão nova tarifa a partir de 25 de outubro, as notícias não são nada animadoras. Projeções da consultoria TR Soluções, especializada em calcular custo da energia, indicam alta para as residências de 26,41%, quatro vezes a inflação no período. Os tarifaços não devem parar por aí. Especialistas estimam que reajustes pesados sejam aplicados pelo menos até 2018. 

  8. valdo 8.08.2014 às 15:48
    O discurso é o seguinte, e faz tempo: ELES TUDO PODEM!!! Aos que se atrevem a defender o País e ao povo, nada pode! ...Por isso, só a reforma politica salva o Brasil e PF nelles !!!!

  9. Cássio Cunha Lima (PSDB) fez coisa muito pior 8.08.2014 às 15:46
    Mas está lá, limpinho, cheiroso, com a candidatura deferida, e liderando as pesquisas. 

  10. Tutuca 8.08.2014 às 15:45
    VEM PRA CÁ, VEM PRO PSDB, AQUI SUAS DÍVIDAS SERÃO PERDOADAS E O PIG TERÁ AMNÉSIA.

Fraga critica auxílio-reclusão em campanha

Brasília 247 - Nota na coluna de Eduardo Brito informa que o candidato a deputado federal e presidente regional do DEM, Alberto Fraga, começa a centrar sua campanha na segurança pública, hasteando as bandeiras do combate aos crimes praticados por menores e da crítica ao auxílio-reclusão. 


Esse auxílio consiste no pagamento mensal de R$ 929 para os presidiários, que o repassam a suas famílias. Para Fraga, esse desembolso constitui um absurdo, uma vez que beneficia a família de criminosos, enquanto as vítimas deles nada recebem.

 Como informa Eduardo Brito, Fraga pretende cobrar que, se as autoridades quiserem continuar com o auxílio-reclusão, ao menos passem a pagar o mesmo valor às famílias de vítimas também. Segundo Fraga, o auxílio-reclusão custa anualmente R$ 450 milhões aos cofres públicos. "Não daria para cobrir o gasto com o Estádio Nacional Mané Garrincha, mas seria o suficiente para construir meia dúzia de boas escolas", alfineta

Empresário usa trator e destrói carro de som durante assembleia sindical





Ato em frente a indústria reivindicava melhorias nas condições de trabalho.
Vídeo mostra a máquina esmagando o veículo, em Catalão, GO.

Do G1 GO, com informações da TV Anhanguera
 Um empresário de uma cerâmica destruiu o carro de som de um sindicato usado um trator nesta sexta-feira (8) em Catalão, no sudeste de Goiás. O fato ocorreu durante uma assembleia dos trabalhadores da indústria, que reivindicavam melhorias nas condições de trabalho e pagamento de salários sem atrasos. A ação foi registrada por um dos sindicalistas, que preferiu não se identificar (veja vídeo).

Procurados pelo G1 no início desta tarde, os donos da indústria não foram encontrados para comentar o assunto até a publicação dessa reportagem.
Nas imagens, é possível ver que o empresário utiliza o trator da indústria para arrastar e amassar o veículo, que era utilizado pelos sindicalistas durante a reunião dos trabalhadores, que ocorria em frente à cerâmica. O carro ficou completamente destruído depois de ter diversas partes arrancadas.

De acordo com o presidente do Sindicato da Construção Civil (Sintracom), Leandro Borges, os trabalhadores e membros da entidade trabalhista tiveram de fugir do local para que não fossem atingidos pela máquina. “Foi uma sorte ninguém ficar ferido”, disse o sindicalista.

Uma comissão formada pelo sindicato e por trabalhadores da cerâmica foi até a delegacia registrar a ocorrência e prestar depoimento. A Polícia Civil já investiga o caso.
Trator arrastou e esmagou o carro de som em Catalão, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Trator arrastou e esmagou o carro de som em Catalão

Imprensa internacional destaca série de assassinatos em Goiânia



Jornais do México, Holanda e EUA noticiaram ação de suposto 'serial killer'.


Este ano, 15 mulheres foram mortas de maneiras semelhantes na capital.

Do G1 GO
Jornal New York Times destaca série de assassinatos em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução) 
 
Jornal New York Times destaca série de assassinatos em Goiânia (Foto: Reprodução)
Diversos veículos da imprensa internacional publicaram reportagens a respeito da investigação de uma série de 18 crimes, sendo 15 homicídios de mulheres, com características semelhantes, ocorridos nos últimos meses, que geraram a suspeita de que um "serial killer" estaria agindo em Goiânia.

Publicaram reportagens sobre o tema sites como os dos jornais norte-americanos New York Times, Washington Post, Fox News, Houston Chronicle, Lancaster Online e Seattle Post, além do mexicano La Cronica e do holandês HLN.be.

As reportagens destacam a morte de Ana Lídia Gomes, de 14 anos, assassinada por um motociclista em um ponto de ônibus no último sábado (2), no Conjunto Morada Nova. O assassinato da menor aumentou a desconfiança em relação a um assassino em série devido às semelhanças dos crimes.

A imprensa também ressalta entrevista do delegado Murilo Polati, da Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH), em que ele afirma que a polícia não descarta a hipótese da ação de um assassino em série na capital.

Homicídios
Uma força-tarefa da Polícia Civil investiga 18 crimes ocorridos neste ano em Goiânia. Entre eles estão as mortes de 15 mulheres, a de um homem e duas tentativas de homicídios de vítimas do sexo feminino.


Participam do grupo de investigação 16 delegados, sendo nove da Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH), três que atuam em outras delegacias e mais três do interior do estado. Além deles, 30 agentes e dez escrivães também integram o grupo.

O primeiro crime aconteceu em 18 de janeiro deste ano, quando uma adolescente de 14 anos foi morta a tiros no Setor Lorena Park, na capital. Testemunhas informaram à Polícia Civil que homens em uma motocicleta roubaram o celular da vítima, atiraram contra a jovem e fugiram em seguida. No dia seguinte, outra jovem de 23 anos também foi morta por um motociclista ao sair para comprar pão no Setor Jardim América.

Site HLN.be, da Holanda, destaca série de assassinatos em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução)Site HLN.be, da Holanda noticiou a série de assassinatos ocorrida em Goiânia
 
 
Segundo informações da Polícia Civil, os crimes tiveram dinâmica semelhante. Porém, de acordo com o delegado titular da Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH), Murilo Polatti, as investigações apontam que as motocicletas usadas são de marcas e cilindradas diferentes, além das descrições físicas dos suspeitos não serem as mesmas.

O delegado explica que algumas das investigações indicam crimes passionais e outras apontam envolvimento das vítimas com consumo e tráfico de drogas. Entretanto, ele não dá detalhes para não comprometer os inquéritos.

Desde maio, quando surgiu a possibilidade de que exista um "serial killer" na capital, a Polícia Civil tratava o caso como um boato. No último domingo, a corporação voltou a afirmar que não crê na possibilidade de que um assassino em série esteja agindo em Goiânia, mas revelou, pela primeira vez, que não descarta a hipótese.