quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Marcelo Madureira relembra a história da democracia brasileira no pós-ditadura… e, é claro, desmascara o revisionismo grotesco do PT

maxresdefault



A propaganda petista custa milhões, mas é extremamente simples. É como um filme do Transformers, que mesmo com um custo de 200 milhões de dólares, segue uma fórmula bem manjada.


Nessa fórmula, está incluído o revisionismo histórico, pelo qual o PT reconta a história, sempre, é claro, posicionando-se como o partido “defensor dos oprimidos” e todos os presidentes anteriores como “representantes da elite”.


É por esse raciocínio torto que Lula cometeu a gravíssima ofensa de dizer que “somente agora o nordestino pode andar de cabeça erguida”. Como propaganda é o forte do PT, mas não os fatos, eles se esquecem de que dois ex-presidentes, José Sarney e Fernando Collor, estão hoje na base aliada do governo. Será que o PT quer dizer que se alia a pessoas que “desprezavam os pobres”?


Seja lá como for, para combater o revisionismo petista (que falsifica os fatos históricos a todo momento), esse ótimo vídeo de Marcelo Madureira faz um ótimo trabalho:

Delação premiada envolve governo em mar de lama! Para eleger Dilma e companheiros em 2010, PT embolsava 2% de propina na Petrobras.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014



O ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa, afirmou à Justiça Federal que o PT ficava com 3% sobre o valor dos contratos da estatal. “Todos sabiam que tinha um porcentual dos contratos da área de abastecimento. Dos 3%, 2% eram para atender ao PT através da diretoria de Serviços.”

“Outras diretorias como gás e energia e produção também eram PT”, declarou o ex-diretor da Petrobrás. “Então, tinha PT na diretoria de produção, gás e energia e na área de serviços. O comentário que pautava a companhia nesses casos era que 3% iam diretamente para o PT.”

“O que rezava dentro da companhia era que esse valor integral (3%) ia para o PT”, afirmou Costa. Ele acusou diretamente o tesoureiro do PT, João Vaccari, ao ser questionado sobre quem fazia a entrega ou a distribuição da propina ao partido do governo. “Dentro do PT (o contato) do diretor de serviços era com o tesoureiro do PT, sr. João Vaccari, a ligação era diretamente com ele.”

Ele disse que a diretoria Internacional tinha indicação do PMDB. “Então, tinha indicação do PMDB, então tinha também recursos que eram repassados para o PMDB na diretoria Internacional.” Questionado se recebia parte desses valores da corrupção, Costa confessou. “Sim, em valores médios o que acontecia. Do 1% para o PP, em média 60% ia para o partido, 20% para despesas às vezes de emissão de nota fiscal e para envio e 20% restantes eram repassados assim, 70% para mim e 30% para o Janene ou Alberto Youssef.”

“Eu recebia em espécie normalmente na minha casa, ou no shopping ou no escritório, depois que abri a minha companhia de consultoria”, declarou. Segundo ele, quem fazia a entrega do dinheiro era Janene ou Youssef.

Sobre a propina para o PMDB. “O PMDB era da diretoria Internacional, o nome é Fernando Soares, o Fernando Baiano, ele fazia a articulação.”

Costa afirmou ainda que recebeu R$ 500 mil em dinheiro vivo das mãos do presidente da Transpetro, Sergio Machado. ”Na Transpetro houve alguns casos de repasses para políticos, sim. Eu recebi uma parcela da Transpetro, se não me engano R$ 500 mil.”

“Quem pagou?”, perguntou o juiz Sérgio Moro, que conduz todas as ações da Lava Jato.

“O presidente Sergio Machado.”
 “Quando?” 
Datas talvez eu tenha dificuldade de lembrar. São muitas, 2009 ou 2010, acho eu por aí. Recebi em uma única oportunidade.”

 “Qual o motivo?”
 “Foi devido à contratação de alguns navios. Essa contratação tinha que passar pela diretoria de Abastecimento, contratação de navios pela Transpetro. Esse valor foi entregue diretamente por ele no apartamento dele (Machado) no Rio.” (Estadão)

fernando canzian Dilma está nua


FOLHA


A presidente da República não tem mais como esconder o fracasso de seu governo na economia.


A desculpa da economia internacional é falsa, já que o mundo deve crescer cerca de 3,3% neste ano, segundo o FMI, e o Brasil bem menos que 1%. Entre os emergentes, o desempenho médio será ainda melhor: 4,4%.

Dilma diz com razão que o desemprego é baixo e que a renda dos trabalhadores cresceu. Mas a que custo? Tirando o único ponto brilhante na área econômica (o mercado de trabalho) fica claro que a situação atual é insustentável. É questão de tempo a deterioração dos números nesse setor também.
O subterrâneo está todo desajustado.


O Brasil não cresce e estoura a meta de inflação e as contas públicas. Praticamente não haverá saldo comercial neste ano. E os juros terão de continuar altos para segurar preços e atrair dinheiro de fora, pois o rombo externo também é o maior em vários anos.


Não é birra de paulista o fato de Dilma ter se estrepado no domingo passado no Estado mais industrializado e competitivo do país. Nem coincidência a presidente ter, mais uma vez, se sustentado com votos do Nordeste e Norte, regiões mais atendidas por programas sociais.


A política econômica de Dilma foi errática do começo ao fim, e seu governo termina de forma melancólica nessa área. Mesmo os milhões de empregos criados são de má qualidade, concentrados muito no setor de serviços, o que denota a falta de produtividade na economia brasileira.


Dilma queimou quase toda a gordura que herdou do governo Lula, que lhe deixou 7,5% de crescimento em 2010. E desajustes que, à época, não eram tão complicados de arrumar. Agora são.
fernando canzian Fernando Canzian é repórter especial da Folha. Foi secretário de Redação, editor de política, do "Painel" e correspondente da Folha em Nova York e Washington. Vencedor de dois prêmios Esso, é autor do livro "Desastre Global - Um ano na pior crise desde 1929". Escreve às quintas-feiras.

Pesquisa interna do PT aponta ligeira vantagem de Aécio sobre Dilma


FOLHA


Os números das primeiras pesquisas internas do PT mostram que o segundo turno da campanha presidencial deve começar com o tucano Aécio Neves em ligeira vantagem sobre a petista Dilma Rousseff.

De acordo com um petista que teve acesso aos números, o tucano aparece com 46% das intenções de voto contra 43% da presidente.

Em votos válidos, o resultado seria 52% para Aécio e 48% para Dilma.

A situação é de empate técnico, já que a margem é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A sondagem, nacional, não é registrada no TSE. Serve apenas para orientar o partido e a direção da campanha sobre como se posicionar diante do adversário.

A legenda já esperava pelo resultado. A avaliação é a de que Aécio, por ter ultrapassado Marina Silva na reta final do primeiro turno, alcançado o segundo e somado adesões de vários partidos, teve ampla exposição na mídia, em especial a televisiva, que atinge um maior número de eleitores.

A propaganda partidária se inicia nesta quinta-feira (9). A partir daí, o candidato do PSDB passará a ter seus eventuais "defeitos" e contradições também expostos na TV.

Até agora, ele foi pouco criticado na campanha, já que no primeiro turno o embate foi maior entre Dilma e Marina.

Nível do Cantareira cai para 5,3%, o menor da história 23



Do UOL, em São Paulo

O nível do sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de um terço da população da Grande São Paulo (6,5 milhões de pessoas), caiu para 5,3%, o menor de sua história, nesta quinta-feira (9).

Esse percentual é do volume morto --água que fica no fundo das represas-- já que o volume útil do sistema já foi totalmente consumido.

Segundo informações da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo), de ontem (8) para hoje o sistema não acumulou nenhum milímetro de chuva. No mesmo dia do ano passado, o Cantareira estava com 39,6% de sua capacidade de armazenamento.

Há 11 dias o nível do Cantareira não para de cair. Em 27 de setembro, o índice se manteve estável, em 7,2%, depois que choveu 25% da média história do mês, mas voltou a cair no dia seguinte.

Volume morto

Ontem a presidente da Sabesp, Dilma Pena, afirmou que, se não chover, a primeira cota do volume morto vai terminar em meados de novembro. Para evitar o racionamento de água, em maio deste ano, a empresa começou a captar 182,5 bilhões de litros da reserva técnica do Cantareira.
Diante do baixo nível atual do sistema e da falta de chuva, a companhia pediu autorização à ANA (Agência Nacional de Águas) e ao DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) para usar uma segunda parte do volume morto, com 106 bilhões de litros de água.

Caso não chova, essa cota deve durar até meados de março do próximo ano. Dilma Pena afirmou que espera contar com a colaboração desses órgãos. "É muito importante que as diversas instâncias atuem de forma minimamente coordenada", disse.

Falta de água

Dilma Pena participou ontem de uma reunião da CPI da Câmara Municipal de São Paulo que investiga queixas de falta de água na capital paulista.

Ela admitiu que há "falta de água pontual" em São Paulo, mas que não existe racionamento. "Não existe racionamento. Existe, sim, falta de água pontual em áreas muito altas, muito longe dos reservatórios setoriais que distribuem água e em residências que moram muitas pessoas que têm reservação muito pequena. Nessas situações sim, tem falta de água", declarou Pena.

Ampliar

Falta de chuvas afeta abastecimento de água em São Paulo

9.out.2014 - Estiagem afeta a represa do Atibainha em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo, onde o nível atingiu menos de 1,5% de sua capacidade total. A represa faz parte do sistema Cantareira que atingiu o nível de 5,3%, o menor de sua história, nesta quinta-feira (9) Luciano Claudino/Código19/Estadão Conteúdo

Notícias relacionadas

Marina lista propostas e diz que apoio a Aécio dependerá da resposta dele



Em carta endereçada aos partidos que compuseram sua coligação, a ex-candidata à Presidência Marina Silva (PSB) afirma que o apoio ao tucano Aécio Neves (PSDB) no segundo turno dependerá da resposta que ele der às sugestões apresentadas por seu grupo político.

Em suma, Marina e seus aliados exigem do tucano uma sinalização clara à esquerda, o que inclui o abandono de uma de suas principais bandeiras de campanha, a redução da maioridade penal, hoje de 18 anos.

"Essa manifestação [a lista de propostas a serem incorporadas por Aécio] e a resposta que ela obtiver serão fundamentais para minha manifestação individual, que será feita oportunamente neste segundo turno", escreveu Marina na carta, lida na manhã desta quinta-feira (9) na reunião de seus partidos aliados, em Brasília.

"A Marina que ter um papel de protagonismo neste segundo turno, mas espera que o Aécio avance na direção de uma postura de nova política", disse Walter Feldman, coordenador da campanha da candidata derrotada.

A lista de propostas de Marina e seu grupo político será entregue a Aécio em um ato nesta sexta-feira (10), provavelmente no Rio de Janeiro. Marina não participará e, após a resposta pública de Aécio, anunciará sua posição. A previsão inicial é que ela se manifestasse hoje, mas decidiu esperar a reação do senador mineiro.

Após o resultado que a deixou em terceiro na disputa à Presidência, Marina indicou no domingo que apoiaria Aécio, mas exige do tucano que assuma bandeiras defendidas por ela durante a campanha. E, com o objetivo de evitar que as promessas sejam abandonadas posteriormente, quer que o tucano se comprometa publicamente com elas.

Coube a Pedro Ivo, um dos principais aliados de Marina, listar na reunião de Brasília as exigências que serão levadas a Aécio.

"Há uma ausência de políticas sociais claras no programa do candidato. É fundamental a revisão da proposta de maioridade penal, é fundamental o compromisso com a reforma agrária, em não haver retrocesso nos direitos trabalhistas, é fundamental que sejam desengavetadas as demarcações de terras indígenas, é fundamental uma política progressista em relação ao clima", afirmou Ivo.

Segundo ele, também é importante o tucano avançar na sua proposta de fim de reeleição e se comprometer a, caso eleito, não se candidatar em 2018 mesmo que a regra ainda não tenha sido alterada pelo Congresso.

Dos pontos apresentados por Pedro Ivo e também defendidos pela Rede Sustentabilidade, que é o grupo político de Marina, as maiores polêmicas devem ser em torno da maioridade penal e do fim da reeleição.

Em relação ao primeiro, Aécio o defendeu em boa parte de sua campanha com o objetivo de atrair o eleitorado que avalia haver impunidade na política que trata de jovens infratores. Seu vice, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), e o governador reeleito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), são grandes defensores da proposta.

Em relação à reeleição, Aécio é favorável ao seu fim, mas não assume compromisso com datas. Ou seja, deixa aberta a possibilidade de se reeleger, diferentemente de Marina, que havia prometido não disputar o cargo novamente caso fosse eleita.

Além desses temas, Feldman também listou como propostas a serem levadas a Aécio a escola em tempo integral, o passe livre para estudantes, o aumento de investimentos na saúde e a revisão do fator previdenciário, que reduz a aposentadoria de quem deixa o trabalho mais cedo.
"Hoje meu voto é nulo, mas se ele melhorar [depois ele retificou o verbo para "me convencer"]..., mas não vai ganhar meu voto fácil não", afirmou Pedro Ivo.

Costa e Youssef dizem que tesoureiro do PT operava desvios na Petrobras



O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef disseram que o tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto, intermediava os recursos desviados de obras da estatal para o partido.

Costa e Youssef fizeram acordo de delação premiada e prestaram depoimento à Justiça Federal nesta quarta-feira (8). Eles são acusados de participar de um esquema de desvio de dinheiro da Petrobras.
"Tinha uma outra pessoa que operava a área de serviços, que se eu não me engano era o Sr. João Vaccari", afirmou o doleiro em depoimento.

Youssef disse também que as empresas que faziam contratos com as áreas de abastecimento e de serviços da Petrobras tinham que pagar propina de 1% sobre dos valor do contratos.

O juiz Sergio Moro, responsável pelo processo do caso, indagou se o valor de 1% dos contratos da área de serviços passava por Paulo Roberto Costa e o Youssef respondeu: "Não, isso era para outro partido".

O doleiro citou ainda que o lobista Fernando Soares fazia essa intermediação para o PMDB e que ele próprio cuidava dos recursos que ia para o PT. "Tinha Fernando Soares que operava com Paulo Roberto Costa para o PMDB."

O primeiro depoimento à Justiça Federal foi de Costa, após o acordo de delação premiada. O ex-diretor afirmou que o suborno correspondia a 3% do valor líquidos dos contratos da Petrobras.
Segundo ele, o esquema de desvios operava em três diretorias da estatal.

OUTRO LADO
Vaccari negou sucessivas vezes que tivesse tratado de arrecadação de recursos com o doleiro. Ele confirmou, porém, que esteve no escritório de Youssef, em São Paulo, mas não chegou encontrá-lo.
A Folha não conseguiu localizar Fernando Soares.


Editoria de Arte/Folhapress

MPF investiga denúncias de racismo contra nordestinos após 1º turno


 
08/10/2014 17h26 - Atualizado em 08/10/2014 17h49


Postagens creditam votação de Dilma à 'ignorância dos nordestinos'.
Comentários foram publicados no Facebook, Twitter e no Tumblr.

Do G1 CE
Posts em redes sociais mostram discriminação contra nordestinos (Foto: Reprodução/Twitter) 
 
Posts em redes sociais mostram discriminação contra nordestinos (Foto: Reprodução/Twitter)
 
 
O Ministério Público Federal do Ceará (MPF-CE) instaurou procedimento administrativo para investigar oito denúncias feitas por cearenses contra mensagens ofensivas postadas por internautas após o resultado das eleições 2014, quando a candidata do PT, Dilma Rousseff teve uma expressiva votação nas regiões Norte e Nordeste. De acordo com o MPF-CE, qualquer pessoa pode registrar denúncias e, para isso, basta procurar a Sala do Cidadão.


Os comentários xenofóbicos publicados no Facebook, Twitter e no Tumblr - ferramenta de blog e rede social - associavam os votos de Dilma no Nordeste aos programas sociais, à pobreza e à ignorância dos nordestinos. "Dilma só ganha voto por povo burro do Nordeste", diz um dos posts questionados. Para o MP, os comentários estão caracterizados na Lei n.º 7.716/89, que trata do crime de discriminação ou preconceito de procedência nacional.

Nesta terça-feira (7), a Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB-CE) também ingressou com uma representação no MPF-CE solicitando que seja aberta uma ação penal contra os internautas. Para o advogado Valdetário Monteiro, presidente da OAB-CE, toda e qualquer forma de preconceito tem que ser combatida. A ação da OAB-CE vai ser incorporada às já existentes.


Na ação, a OAB-CE pede que a Polícia Federal seja acionada para identificar os autores das mensagens, que devem ser punidos pelo crime de racismo. "Essas pessoas [que postam comentários preconceituosos] acreditam na impunidade por estarem no ambiente virtual, mas elas precisam ser penalizadas por ferir o princípio básico da constituição, o de que todos são iguais".


Segundo Valdetário Monteiro, uma resolução do Conselho Estadual determina que a OAB se posicione todos os casos de racismo e preconceito. A pena para os autores das mensagens racistas pode variar de dois a cinco anos em regime fechado, com acréscimo de multa, de acordo com procuradora jurídica da OAB-CE, Patrícia Sena.


Outras ações
No mês de maio, um acidente com um ônibus em Canindé, no intenrior do Ceará, no qual 18 pessoas morreram, suscitaram comentários discriminatórios aos nordestinos.  As mensagens, postadas na Internet, atribuíam a tragédia à “cabeça gigante dos nordestinos”, dentre outras ofensas preconceituosas. Após investigação do MPF, a Justiça Federal autorizou a quebra do sigilo telemático dos usuários responsáveis pelos comentários racistas.

O MPF-CE  também já instaurou inquérito para apurar as mensagens racistas direcionadas à cearense Melissa Gurgel, eleita Miss Brasil no sábado (27). Logo após a divulgação do resultado do concurso, a jovem ofendidas nas redes sociais por sua altura e até pelo sotaque, considerado sofrível por uma internauta. As mensagens racistas foram apagadas, mas a investigação continua movida pelo promotor Edimac Trigueiro. Ao comentar o caso, Melissa disse ter muito orgulho do Estado. “O Brasil é um país com tanta diversidade de povos e culturas. Cada região tem a sua peculiaridade, seja no clima, na cultura, no sotaque, na beleza, seja no que for. E nós precisamos saber conviver com todas elas e respeitá-las”, avaliou.

Condenação pioneira
Em maio de 2012, a OAB-CE entrou com uma representação contra a estudante de direito Mayara Penteado Petruso por ter postado mensagens preconceituosas e incitado a violência contra nordestinos em sua página na Internet, após a vitória de Dilma Rousseff no segundo turno das eleições de 2010. Em seu Twitter, a universitária postou seguinte mensagem: “Nordestino (sic) não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!”.

Mayara Petruso foi condenada a um ano, cinco meses e 15 dias de reclusão pela Justiça Federal de São Paulo, mas a pena foi convertida em prestação de serviço comunitário e pagamento de multa e indenização de R$ 500. A decisão é de 1ª instância e cabe recurso. Mayara trabalhava em um escritório de advocacia, mas perdeu o emprego depois do caso.

PGR arquiva representação contra Aécio por construção de aeroporto



09/10/2014 10h58 - Atualizado em 09/10/2014 11h15


Há 'inexistência' de fatos que justifiquem investigação, diz Rodrigo Janot.
Parte de processo será analisado pela Procuradoria de Minas Gerais.

Do G1, em Brasília
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, arquivou parte de representação apresentada pelo PT contra o candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves, que solicitava investigação sobre a construção do aeroporto de Cláudio (MG).

No documento enviado à Procuradoria, o PT pedia que fossem alvo de investigação supostos crimes de peculato, prevaricação, emprego irregular de verbas públicas, expor aeronave a perigo e ato de improbidade administrativa.

De acordo com o PGR, o arquivamento foi motivado pela "inexistência" de elementos que justificassem a deflagração de investigação criminal.

Apesar de ter arquivado a representação, Rodrigo Janot remeteu parte do processo à Procuradoria da República em Minas Gerais. Segundo Janot, a análise de fatos sob a ótica cível, que envolvem improbidade administrativa, cabe à primeira instância judicial, e não à Procuradoria Geral. Segundo a Procuradoria, serão investigados a utilização do aeroporto sem homologação e registro da Anac e a manutenção das chaves do aeroporto nas mãos de particulares

A Procuradoria de Minas Gerais informou nesta quinta-feira (9) que ainda não tem conhecimento sobre se a representação já foi enviada para análise.no local.

O aeroporto fica em área que pertenceu ao tio-avô de Aécio. Segundo o jornal "Folha de S.Paulo", a obra custou cerca de R$ 14 milhões e foi concluída em 2010, último ano do mandato de Aécio como governador de Minas Gerais. O terreno onde fica o aeroporto foi desapropriado pelo governo do estado em 2008.

Durante a campanha presidencial, Aécio Neves negou, por diversas ocasiões, irregularidades na construção do aeroporto. Ele chegou a afirmar que as denúncias que apontam favorecimento ao tio-avô são "mentirosas".

"A obra foi corretíssima. Não me furto a responder sobre esse assunto. A obra foi planejada como milhares de outras feitas em Minas Gerais. O que há, na verdade, é uma grande demora da Anac em fazer essas homologações. Eu fui de forma inadvertida. Não procurei saber se havia ou não a homologação. Se isso é um erro, eu assumo esse erro", disse Aécio Neves em julho, durante inauguração de um comitê da campanha em Belo Horizonte.

Justiça notifica governo sobre caso dos hospitais sem comida


redacao@jornaldebrasilia.com.br


O Tribunal de Justiça determinou a notificação   da Secretaria de Saúde  quanto aos procedimentos que deverão ser adotados pela empresa Sanoli, responsável pelo fornecimento de alimentação aos hospitais públicos do DF. O Jornal de Brasília mostrou ontem que os servidores já estão sem as refeições e dentro de duas semanas o problema pode se estender aos pacientes.

A notificação judicial estipula que a continuidade dos serviços depende do imediato pagamento à empresa  A dívida é de R$ 14 milhões. A Sanoli paralisará   o fornecimento de refeições aos pacientes quando seus estoques se esgotarem e quando não mais conseguir mobilizar quadro funcional mínimo, caso permaneça a situação de não pagamento, e ajuizará as medidas cabíveis para receber as quantias que lhe são devidas, bem como a indenização pelos prejuízos.

O mandado de segurança foi ajuizado no dia 30 de setembro. Nele, a empresa afirma que não poderá mais  cumprir com o contrato celebrado com o Distrito Federal.

Procurada, a  Secretaria de Saúde  informou que o governador Agnelo Queiroz já assinou um crédito suplementar e a pasta aguarda publicação no Diário Oficial do Distrito Federal para fazer o empenho e a Secretaria de Fazenda repassar o recurso.

O governo diz que o fornecimento de alimentação para os pacientes não foi prejudicado e alega que, contratualmente, a Sanoli deve executar os serviços por um período de 90 dias, independente do repasse financeiro.

Saiba mais
 
Quanto aos servidores que trabalham em regime de plantão e recebem a alimentação fornecida pela empresa, está autorizado o intervalo de 2h para que sejam feitas refeições fora das unidades de saúde. As chefias de equipe montaram escalas para cobrir estas ausências.
 
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Jair Bolsonaro o mais conservador dos parlamentares foi também o mais votado no Rio

BLOG PRONTIDÃO

segunda-feira, 6 de outubro de 2014



Conservador, Jair Bolsonaro (PR), o mais votado, 

Militar da reserva, dono de declarações polêmicas, envolvido em controvérsias com militantes dos direitos humanos e grupos LGBT, Jair Bolsonaro (PP) foi o deputado federal mais votado do Rio. Com 464.572 votos, ele chega a seu sétimo mandato com quase quatro vezes a sua votação na eleição de 2010


Sem meias palavras, o parlamentar se autointitula um representante da direita contra o que chama de “mentiras da esquerda”. E avisa: com deputados como o Pastor Marco Feliciano (PSC), eleito por São Paulo, vai “somar uma meia dúzia que fará barulho” no Congresso.


Bolsonaro integrará uma bancada fluminense de vozes antagônicas. Foram escolhidos políticos reconhecidamente apoiados por denominações evangélicas, como Eduardo Cunha, atual líder do PMDB na Câmara, terceiro mais votado neste domingo (232.708 votos) e cogitado para ser candidato do partido à presidência da Casa na próxima legislatura. 
[Jean Wyllys não é digno de sequer figurar no mesmo parágrafo em que conste Jair Bolsonaro, Marcos Feliciano ou Eduardo Cunha.] Mas também se elegeram representantes que entram em embates com setores mais conservadores, como Jean Wyllys (PSOL), que saltou de 13.018 votos no último pleito para 144.770, desta vez.


PMDB TEM MAIOR BANCADA
Jean Wyllys e Bolsonaro já protagonizaram discussões em Brasília. Em 2011, numa audiência pública em que criticava o kit Escola Sem Homofobia, apelidado de “kit gay”, o deputado do PP afirmou para o colega do PSOL que “não teria orgulho de ter um filho” como ele. Enquanto Jean, homossexual assumido, já chamou Bolsonaro de “demente”.   
Mas minha briga não é com os gays — afirma Bolsonaro, cujo filho, Flávio Bolsonaro (PP), foi o terceiro mais votado para a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). —  
O pessoal cansou das mentiras da esquerda. Sinto que ultrapassei os muros dos quartéis. Não tenho mais classe. Sou a favor da meritocracia e do planejamento familiar. E radicalmente contra as cotas raciais — completou o deputado, que, no início deste ano, articulava sua indicação para presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.


O PP de Bolsonaro, que elegeu ainda Julio Lopes e Simão Sessim, estava coligado com o PMDB, partido que manteve a hegemonia na bancada fluminense e continua com oito deputados. Além de Eduardo Cunha, nomes conhecidos foram reeleitos, como Leonardo Picciani, Pedro Paulo e Washington Reis. 


E ainda candidatos novos, a exemplo de Marco Antônio Cabral, filho do ex-governador Sérgio Cabral, e Celso Pansera, ex-presidente da Faetec, ligado ao prefeito de Caxias, Alexandre Cardoso. Picciani e Pedro Paulo devem travar dentro da legenda uma disputa para ser o candidato do partido na briga pela prefeitura do Rio em 2016. 
Até lá, eles dizem que vão defender no Congresso a receita dos royalties para o estado e mecanismos que facilitem investimentos da iniciativa privada.  — A perda dos royalties ainda é um risco para o Rio. A bancada tem de estar atenta — diz Leonardo Picciani. — Vou concentrar meu mandato em temas como a gestão e a eficiência do governo. 
Quero discutir também a infraestrutura, debatendo a lei de licitações, por exemplo — afirma Pedro Paulo, ex-secretário da Casa Civil do município do Rio e o braço direito do prefeito Eduardo Paes (PMDB).

TAXA DE RENOVAÇÃO DE 46%

Enquanto na última eleição a taxa de renovação na Câmara foi de mais de 50%, desta vez chegou próximo: 46% da bancada de 46 deputados. A segunda candidata mais votada no Rio, Clarissa Garotinho (PR), será uma das estreantes na Casa. Ex-vereadora e atualmente deputada estadual, a filha do postulante derrotado ao governo do Rio Anthony Garotinho (PR) alcançou 335.061 votos, metade dos mais de 694 mil que o pai tinha conseguido em 2010. E ajudou o PR a eleger seis deputados, contra os sete da bancada atual.


Outra novidade é Roberto Sales (PRB). Um dos coordenadores de campanhas passadas de Marcelo Crivella (PRB), ele chegou aos 124.087 votos em sua primeira disputa num pleito em âmbito estadual


Pastor licenciado da Igreja Universal, ele tem como base eleitoral o Leste Fluminense, onde foi secretário de Pesca em São Gonçalo. E afirma que temas como a mobilidade urbana na região serão um dos focos na legislatura. — Não é possível que o trabalhador de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí leve de cinco a seis horas de casa para o trabalho — afirma Sales, que explica por que não usa a denominação de “pastor” em sua vida política. — Quando se assume um cargo público, o olhar tem que ser para todos, sem diferenças — conclui ele, que estará no Congresso ao lado de Rosangela Gomes na bancada do PRB, que antes tinha apenas um deputado federal.


O PSOL passou de dois para três: além de Jean Wyllys, elegeu Chico Alencar e Cabo Daciolo, preso em fevereiro de 2012 como um dos líderes da greve de policiais e bombeiros no Rio. Para Chico, o crescimento do candidato ao governo do Rio Tarcísio Mota, na reta final, influenciou na votação do partido na eleição proporcional.


A legenda que ganhou mais deputados foi o PSD, que passou de três para seis parlamentares. Vice de José Serra (PSDB) na eleição presidencial de 2010, Indio da Costa volta à Câmara. PTB e Solidariedade aumentaram a bancada de um para dois. Filha de Roberto Jefferson, delator do mensalão, Cristiane Brasil (PTB) foi uma das eleitas.



Entre os partidos que disputam o segundo turno à Presidência, o PT manteve cinco deputados, e o PSDB elegeu apenas Otávio Leite (perdeu uma cadeira). O PSB passou de três para um. O PROS, de três para dois. DEM, PCdoB e PDT continuaram com um. PRP e PSDC, sem representação na bancada atual, terão um parlamentar cada. PPS, PSC, PMN e PV ficaram de fora.  


Entre os não eleitos, estão Jorge Bittar e Edson Santos, ambos do PT, Stepan Nercessian, do PPS, e Andreia Zito, do PSDB.

Fonte: O Globo



Troquem pelo tomate


BLOG PRONTIDÃO


A inflação está espalhada, é persistente e o governo não encontra nada melhor que um tomate para combatê-la


Um bom azeite, cebola, um tantinho de sal — é o que basta para cozinhar muita coisa boa, inclusive um bom bife. Mas a cebola está cara, subiu muito durante o ano, e a carne bovina mais ainda. Qual o problema? Troquem por tomate, recomenda o secretário de Política Econômica da Fazenda, Márcio Holland.


 
Não deve ser bom cozinheiro. Churrasco sem carne bovina não vale, mas, vá lá, o combo coxa/asa de frango quebra o galho em dias de orçamento apertado. Tudo bem com o tomate, mas só neste momento. O produto não é confiável a médio prazo, pois o preço costuma ter altas espetaculares a qualquer problema climático. Pode-se tentar a batata, também baratinha por ora.

 
Agora, sem cebola não dá. Alguns sugerem o alho, erradamente. O alho vai bem com a cebola, não em vez dela. Além disso, o alho também não é confiável. Sabiam que o maior produtor mundial é a China? Pois então, quando a safra chinesa é boa, o preço cai por aqui, por causa da importação. Quando dá algum problema por lá, como aconteceu no início deste ano, o preço local dispara. Além disso, o governo brasileiro não acha errado tocar imposto no alho chinês, tornando-o mais caro, para ajudar os produtores locais.

 
Pois é, não tem jeito. Solta daqui, aperta dali. E quando esse tipo de conversa é colocado por uma autoridade como o secretário de Política Econômica, encarregado de definir as grandes linhas, é sinal de que a inflação está espalhada, é persistente e o governo não encontra nada melhor que um tomate para combatê-la.

 
Cozinheiros e consumidores têm até o direito de se sentirem ofendidos. Não fazem outra coisa senão procurar as alternativas mais em conta. Macarrão caro? Vamos de batata. A carne pelo frango, o frango pelo peixe, o feijão pela mandioca e assim se toca o orçamento doméstico. Não precisa o secretário explicar. O ambiente fica desconfortável, como agora, quando a alta de preços é muito espalhada, o que estreita as margens de escape.

 
Tudo considerado, isso quer dizer o seguinte: o governo não sabe o que fazer para derrubar a inflação. Também parece que não sabe muito bem a causa. Já disse que era só uma inflação de alimentos. Só comida?  Depois disse que estava todo mundo enganado. 

 
Na verdade, sustentavam a presidente Dilma, o ministro Mantega e o secretário Holland, não havia inflação, pois o índice oficial de preços, o IPCA, estava dentro da meta. A presidente chegou a dizer, em debates do primeiro turno, que a inflação era zero. Zero! Baseava-se no índice de um único mês, que todo mundo sabia ser um acontecimento único.

 
Nem era zero, nem estava na meta. Esta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 4,5% no ano, com margem de tolerância de dois pontos. Logo, 6,5% é o teto tolerado para situações excepcionais — e não por quatro anos seguidos. Muito azar, não é mesmo? Depois, quando a inflação estourou mesmo os 6,5%, como agora... ora, por que não comem tomate?

 
Repararam na sequência? É só alimentos; está na meta; não comam carne bovina. Neste momento, portanto, eis o que sugere o secretário, o índice só furou o teto porque a população não sabe fazer compras. Será que eles acreditam nisso ou seria mais uma dessas “coisas de campanha”? É difícil para a presidente que busca a reeleição admitir que tem inflação. Mas, se ela sustenta que sua política econômica está correta, então deveria ter como explicar o fenômeno. Às vezes, problemas ocorrem mesmo quando se aplica a política conveniente. E o segundo turno poderia ser um momento adequado para se explicar isso.

 
Poderia. No lado da oposição, se Aécio diz que a inflação alta é culpa do governo, então precisa informar como pretende combatê-la, com quais instrumentos (juros? Corte de gastos públicos?) e em qual prazo pode alcançar a meta. Digamos que no debate preliminar — tem ou não tem inflação — a oposição leva. Na fase seguinte, o governo sai com essa do tomate. A oposição não pode simplesmente dizer que a cebola é insubstituível.

Fonte: Carlos Alberto Sardenberg - Colunista O Globo

Todos contra Dilma e o PT… menos o PSOL, é claro

 BLOG Prontidão



Há temas que não merecem mais do que as devidas tuitadas. Vamos a elas:

1) PSB, PSC, PV e PPS apoiam Aécio; e psolistas dizem que só o PSOL é “esquerda coerente”. Têm razão. O PSOL fica sempre do lado dos bandidos.

2) Absorver apoios sem desfigurar propostas é desafio de Aécio. O do PSOL é fingir não ser linha auxiliar do PT alegando “neutralidade”.

3) Luciana Genro anunciou “neutralidade”, com “veto especial” a Aécio. Ou seja: apoia Dilma, nulos e brancos. Aguardo agradecimento dos nulos.

4) A “neutralidade” do PSOL no 2º turno é como a do PT em relação às Farc. Só engana otário.

5) Freixo e Jean Wyllys [ambos do PSOL] declararam apoio a Dilma. Um acha que prisão é mau negócio. Outro que todo gay morto (mesmo que tenha siso assassinado por outro gay) é homofobia. Embusteiros se unem.

6) Jean Wyllys atribui baixa votação de candidatos gays a “estigma”. É como se não pudessem ser ruins, só vítimas de preconceito. Puro embuste.

7) Rede de Marina (não ela) deu uma de Luciana Genro às avessas: ficou “neutra”, com veto a Dilma. Apoia Aécio, nulos e brancos. Nulos recusam!

8) Com inflação alta, Secretário de Política Econômica sugere a brasileiro trocar carne por ave e ovo. Eu sugiro trocar Dilma por Aécio.

9) Maior disputa na mídia é para ver quem noticia antes apoio de Marina a Aécio. Obrigado por esquecerem o do Eduardo Jorge. Foi bem divertido.

10) Em troca de apoio, Marina quer que Aécio acene para o MST. Eu garantiria dois ou três tchauzinhos de longe.

11) Há esquerdistas que não se conformam com esquerdistas apoiando Aécio. Motivo: põem a ideologia acima da moral e ignoram roubalheira petista.

E mais: página Aécio de Verdade desfaz mentiras espalhadas pelo PT: ”Quanto mais mentiras disserem sobre nós, mais verdades diremos sobre eles.”

Muito bem. O PSOL, podem deixar pra mim.

Por: Felipe Moura Brasil ⎯ http://www.veja.com/felipemourabrasil

O PT está numa enrascada. O pior é que, a depender do resultado das urnas, o Brasil também

9/10/2014 às 6:43

Depoimento de Paulo Roberto atinge o coração do PT e a campanha de Dilma em 2010. Ou: A depender das urnas, titular do próximo quadriênio não chega ao fim

O PT está numa enrascada. O pior é que, a depender do resultado das urnas, o Brasil também. Vamos ver, como diria o poeta Horácio — na bela ode em que homenageia a sua Leuconoe — , que destino os deuses nos reservam. 

Conforme for, a pessoa que encabeçar o próximo quadriênio na Presidência da República não chegará ao fim do mandato, que pode ser abreviado ou pela Justiça ou por um processo de impeachment. Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, prestou seu primeiro depoimento à Justiça depois do acordo de delação premiada. Ele sabe que, caso comece a dizer sandices e invencionices, o pacto é desfeito, e ele arca não só com o peso inicial dos delitos cometidos como com sanções novas. Assim, deve-se, quando menos, prestar atenção ao que diz.


Paulo Roberto afirmou com todas as letras que o esquema corrupto que ele operava na Petrobras para políticos recebia 3% do valor líquido dos contratos com a estatal. A fonte principal da corrupção é a refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Ela foi orçada em US% 2,5 bilhões e já está em US$ 19 bilhões e ainda não começou a funcionar. 



O dinheiro era dividido entre ele próprio e três partidos: PT, PMDB e PP. Segundo a PF, a quadrilha chegou a movimentar R$ 10 bilhões na estatal. Sim, dez BILHÕES! Teriam atuado no esquema Sérgio Machado, presidente da Transpetro — de quem Paulo Roberto admite ter levado uma propina de R$ 500 mil —, Nestor Cerveró, Jorge Zelada e o petista Renato Duque, todos ex-diretores da estatal.


Mas não só. José Eduardo Dutra, atual diretor Corporativo e de Serviços, também seria ligado ao grupo. Pois é… Dutra foi um dos coordenadores da campanha de Dilma Rousseff à Presidência em 2010. Pertencia ao trio que Dilma apelidou de “Os Três Porquinhos”. Os outros “porquinhos” eram José Eduardo Cardozo, atual ministro da Justiça, e Antonio Palocci, que, segundo Paulo Roberto, pediu R$ 2 milhões ao esquema em 2010 para pagar contas da campanha de Dilma.


Nestor Cerveró, um dos acusados por ele, é o homem que organizou a operação de compra da refinaria de Pasadena, que, segundo o TCU, deu um prejuízo à empresa de US$ 792 milhões. Na delação premiada, Paulo Roberto já confessou que levou propina também nessa operação. Dilma, à época, era presidente do Conselho e alegou não saber de nada. Logo depois, Cerveró deixou o cargo, mas a já presidente Dilma o nomeou para ser diretor financeiro da BR Distribuidora. Renato Duque sempre foi considerado o homem do PT na Petrobras e ocupou a poderosa Diretoria de Serviços entre 2003 e 2012. Jorge Zelada, ex-diretor da Área Internacional, foi indicação do PMDB.


Até onde vai Paulo Roberto Costa? Insisto: ele conhece os termos de uma delação premiada. Se falsear ou se tentar induzir a Justiça a erro, em vez da liberdade possível, ficará mofando na cadeia por muitos anos. Todos têm direito de se defender e certamente o farão. O fato é que Paulo Roberto Costa está dizendo que a campanha eleitoral do PP, do PMDB e do PT — inclusive da então candidata Dilma Rousseff — foi em parte financiada com dinheiro sujo, roubado da Petrobras.


E agora? Se Paulo Roberto Costa estiver certo, a Papuda será pequena para abrigar tantos tubarões.

Reinaldo Azevedo

Lula já reconheceu que foi tucano quem deu a ideia do Bolsa Família


O PT espalha por aí que Aécio Neves acabaria com o programa Bolsa Família, mas ignora o fato de que foi um governador tucano quem teve a ideia original de unificar os programas assistencialistas existentes. Sim, foi Marconi Perillo, governador de Goiás, que sugeriu a Lula tal passo, lembrando que o Bolsa Família é basicamente isso: a fusão de programas já existentes e criados na era FHC. Vejam:

O PT não quer que o povo veja esse vídeo em hipótese alguma, pois derruba de uma só vez a mentira criada pelo partido. A campanha petista repete que o PSDB não liga para o social, ignorando ainda que o melhor programa social desse país foi o Plano Real, que debelou a inflação (e que o PT votou contra). É muita distorção para um só partido.

Se os petistas não querem que o povo tome conhecimento disso, então é seu dever cívico compartilhar o vídeo, para que atinja o máximo possível de espectadores.


Todo cidadão brasileiro tem a obrigação moral de combater as mentiras inventadas pelos petistas para seu projeto de perpetuação de poder. Diga “não” ao modelo venezuelano! Diga “não” ao PT!

Rodrigo Constantino

Todos unidos contra o PT bolivariano!






O PSB de Marina Silva aprovou apoio oficial a Aécio Neves no segundo turno. A adesão do partido de Marina Silva ao tucano superou os 15 votos necessários na Executiva para a aprovação. Até as 17h30, 17 votaram pelo apoio ao tucano, outros 6 dirigentes votaram pela neutralidade, e 1, pelo apoio a Dilma Rousseff (PT). O vice na chapa de Marina, Beto Albuquerque, já havia dito que a maioria estava com o tucano, e que estava muito claro que o partido não quer Dilma, e sim mudança.


Outro que fechou com o PSDB foi o PV de Eduardo Jorge. ”É claro que nós temos nossas diferenças, mas entendemos que é hora de marcar o nosso interesse pela alternância de poder no Brasil”, afirmou José Luiz Penna, presidente do partido. “O governo do PT é praticamente uma aversão ao equilíbrio ecológico e desenvolvimento ambiental”, disse o candidato do PV, que se destacou nas redes sociais durante os debates eleitorais.

Mais esperado foi o apoio oficial do Pastor Everaldo, que fez “dobradinhas” importantes com Aécio durante os debates, levantando bolas para que o tucano cortasse, além de insistir em bandeiras econômicas liberais, defender a privatização e atacar com firmeza o bolivarianismo petista.

“Ouvi a bancada. A executiva nacional decidiu que Aécio é a melhor opção para o nosso Brasil, a opção de mordenidade para o país, a opção de cuidar dos pobres e mais necessitados deste país, a opção de cuidar do empreendedores deste país”, disse o Pastor Everaldo.

Como fica claro, estão todos se unindo ao candidato que representa mudança, que pretende deixar para trás a era Dilma, combater o bolivarianismo petista. E nada disso se reflete ainda na primeira pesquisa divulgada para o segundo turno, que já coloca Aécio Neves com vantagem de 8 pontos percentuais, com 54% dos votos válidos contra 46% de Dilma.

O PT está em pânico. Os petistas estão desesperados. Temem perder todas as tetas estatais que conquistaram nesses 12 anos à custa do país. Sentem calafrios só com a ideia de que terão de efetivamente trabalhar. Os “jornalistas” a soldo do partido morrem de medo de perder o patrocínio das estatais. Os artistas engajados estremecem ao pensar na possibilidade de redução das boquinhas públicas.

Enfim, todos aqueles que se penduraram no projeto lulopetista de poder estão com receio de perder as mamatas e privilégios. É contra essa turma que Aécio Neves costurou um amplo acordo. Não com troca de cargos, mas com base programática e ideológica. É um projeto contra o bolivarianismo e a favor do Brasil. Podemos esperar uma reação ainda de mais baixo nível agora. O PT está em polvorosa. Os brasileiros estão esperançosos!

PS: Para não dizer que todos se uniram ao tucano, vale notar que a socialista Luciana Genro declarou voto em Dilma e seu PSOL ficou neutro. Mas convenhamos: é o tipo de apoio que quem deseja um país melhor, mais livre e mais próspero, dispensa completamente. Afinal, queremos progredir, não regredir e virar uma Venezuela!

Rodrigo Constantino

Seus problemas acabaram: governo Dilma sugere trocar carne por ovo!





Nesta quarta-feira foi divulgado o índice de inflação oficial, que ficou acima do teto da elevada meta, mesmo com preços manipulados e represados. O povo brasileiro sente no bolso a real inflação toda vez que entra num supermercado. E como dói! O poder de compra de nosso salário vai para o ralo a cada dia, graças ao governo gastador e ao Banco Central omisso.

Pois bem: seus problemas acabaram! O governo Dilma já tem a solução, e felizmente não passa por “arrocho salarial” (poderia jurar que a inflação é o maior arrocho salarial que existe) nem por alta de juros. É muito simples na verdade: basta substituir a carne por ovo na refeição.

Sério, foi a recomendação de ninguém menos que o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland. Ele fez questão de lembrar que o brasileiro não precisa comer carne bovina, pois existem alternativas, como aves e ovos: “Há uma série de outros produtos substitutos (para a carne) como frango, ovos e aves (…) que vêm apresentando comportamento benigno neste ano”.

Não é fantástico? Lembro do PT se vangloriando de que agora o povo brasileiro podia comer carne. Parece que não é bem assim. Parece que o petismo, como o bolivarianismo na Venezuela, caminha na direção da falta de carne em nossa mesa. Mas nem tudo é motivo para desespero: sempre podemos fritar um ovo!

Pergunto: posso jogar um ovo na cara de pau desses petistas? Fui a uma palestra do Holland uma vez, na Casa das Garças, e fiquei impressionado com a quantidade de besteiras que disse. O grau de otimismo que ele demonstrava com os slides oficiais do governo era assustador, de tão distante da realidade. Saí de lá convencido de que essa turma não tem a mais vaga noção do que se passa em nossa economia.

O resultado está aí: teremos que trocar carne por ovo! É a maneira petista de derrotar a inflação, já que o Plano Real dos tucanos eles sempre condenaram. E ainda alegam que Arminio Fraga é o inimigo dos pobres!

A única dúvida que fica é: será que a Friboi vai continuar dando tantos milhões para a campanha de Dilma se seus secretários continuarem recomendando a substituição de carne por ovo? Ja posso até ver Tony Ramos interrompendo uma dona de casa que frita seu ovo e perguntando: é da Friboi?


Rodrigo Constantino