sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Imagens mostram 'antes e depois' de locais afetados pela seca em MG


10/10/2014 08h30 - Atualizado em 10/10/2014 11h42

Moradores usam a internet para mostrar pontos críticos da estiagem.
Queda é perceptível em São João Batista do Glória e São José da Barra.

Lucas Soares Do G1 Sul de Minas

 
A estiagem e a consequente seca que atinge o Sul de Minas tem feito com que imagens
impressionantes apareçam a todo o momento. Onde antes se via abundância de água e paisagens de tirar o fôlego de turistas e moradores, o que agora se vê é um cenário de desolação. Por causa dessa situação, moradores de cidades como Passos (MG) e São João Batista do Glória (MG), onde passa o Rio Grande e São José da Barra (MG), onde fica a barragem da Hidrelétrica de Furnas, têm inundado as redes sociais com fotos que mostram a gravidade da situação. (Veja na arte acima, situação do Rio Grande após a barragem de Furnas, no antes e depois)
Pensando nisso, um técnico de enfermagem que mora em São João Batista do Glória criou uma comunidade onde os moradores da região podem postar fotos e mostrar a situação dos pontos nas cidades onde vivem. O "Amigos do Rio Grande" é atualizado diariamente com novas imagens e já recebeu cerca de mil curtidas.

"Eu tive a ideia porque estava colocando as fotos no meu perfil e então quis fazer uma forma com que as pessoas pudessem ir compartilhando. Eu nunca vi algo assim, com quem a gente conversa fala o mesmo. Já esteve baixo antes (o nível), mas nunca desta forma", diz Alex dos Reis Garcia.
Imagens mostram ponte em São João Batista do Glória antes, em 2011 e agora (Foto: Reprodução Amigos do Rio Grande)Imagens mostram ponte em São João Batista do Glória antes, em 2011 e agora, em 2014 (Foto: Reprodução Amigos do Rio Grande)
Além das imagens que mostram o antes e o depois de locais que sofrem com a seca, agora a comunidade também tem recebido denúncias de pessoas que estão desperdiçando água, seja para lavar a calçada ou a garagem. Para o criador da comunidade, muita gente ainda não tem a noção da gravidade da situação.

"Outro dia um vizinho aqui da minha rua rompeu um cano e deixou a água lá escorrendo o dia todo, sem tomar nenhuma providência. Tem muita gente desperdiçando água. Tenho um rancho na zona rural e lá a água está longe. Nem estou querendo ir mais lá. Muita gente também não está indo", comenta Alex.
Rodízio de água
Por causa da queda do nível do Rio Grande, moradores de pelo menos 10 bairros de Passos (MG) começaram a enfrentar um rodízio de água no final do mês de setembro. Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Passos, órgão responsável pelo abastecimento na cidade, os dois sistemas de captação do município estavam comprometidos.

Devido à estiagem, o nível do Rio Grande havia caído de 8 metros para menos da metade. Segundo o diretor-adjunto do Saae, Carlos Batista Bonfim, informou ao G1, a melhora no tempo e uma maior conscientização da população fez com que o rodízio fosse suspenso temporariamente nos últimos dias.
Ponte do Rio Turvo, entre São João Batista do Glória e Capitólio, no antes e agora (Foto: Reprodução Amigos do Rio Grande)Ponte do Rio Turvo, entre São João Batista do Glória e Capitólio, no antes e agora (Foto: Reprodução Amigos do Rio Grande)
01/10/2014 10h47 - Atualizado em 01/10/2014 10h47

Estiagem faz extração de areia cair 70% no Rio Grande no Sul de Minas

Empresários de Passos e São João Batista do Glória reclamam da situação.
Carga horária de funcionários foi reduzida e estoque diminui a cada dia.

Do G1 Sul de Minas
Empresários que retiram areia do Rio Grande, entre Passos (MG) e São João Batista do Glória (MG), têm enfrentado dificuldades por causa do baixo volume de água. Devido à estiagem, as extrações diminuíram cerca de 70%. Os areieiros dizem que estão com dificuldades para movimentar as dragas no leito do rio. Por causa da situação, a carga horária dos funcionários foi reduzida e o estoque de areia diminui a cada dia.

"Estou tentando controlar aqui até acabar o meu estoque, porque o freguês a gente não pode deixar até quando tiver. Depois a gente não pode fazer mais nada", diz o empresário Paulo César de Oliveira.

Na região onde as empresas fazem a extração de areia, o nível do rio é tão baixo que os barcos não conseguem se distanciar da margem. As embarcações passam a maior parte do tempo encalhadas no meio das pedras. Em algumas empresas, as tubulações tiveram que ser mudadas de local para que a extração de areia continuasse.

"Nós fizemos um investimento da ordem de R$ 40, R$ 50 mil em tubos. Tivemos que avançar ai uns 200 metros ao leito do rio porque não há condições de dragagem e navegabilidade", diz o empresário Alan Parreira.
Dragas estão encalhadas por estiagem do Rio Grande em Passos (Foto: Reprodução EPTV)Dragas estão encalhadas por estiagem do Rio Grande em Passos (Foto: Reprodução EPTV/Luciano Tolentino)
 
A diminuição na extração de areia pode afetar a construção civil, já que o material que está sendo retirado pode não ser suficiente para fazer estoque.

"O preço hoje está quase 100% mais caro. Isso pesa no começo da obra. O cliente já reclama logo no começo da obra. É uma coisa que não tem jeito, vai ter que ser repassado para o consumidor final", completa Oliveira.

No exterior, Aécio teve 49% dos votos, Marina, 26% e Dilma, 17%



Na Europa, o país em que o candidato do PSDB teve mais votos foi Portugal, onde 3.722 eleitores votaram nele

 
Cerca de 132,7 mil brasileiros que moram no exterior votaram no último domingo (5), segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O candidato Aécio Neves (PSDB) foi o mais votado em quatro continentes: Ásia, Europa, América e Oceania. Já a candidata Marina Silva (PSB) venceu na África.


Ao todo, Aécio teve 65.713 votos (49,5%), Marina teve 34.527 (26%) e Dilma 24.353 (18,3%).
Na Europa, o país em que o candidato do PSDB teve mais votos foi Portugal, onde 3.722 eleitores votaram nele. O tucano também teve votação expressiva na Grã-Bretanha, onde teve 2.573 votos e na Alemanha, onde recebeu 2.340 votos. Em Portugal, Marina recebeu 2.507 votos, e na Suíça, 1.996 votos. Dilma recebeu 2.795 votos em Portugal e, na Itália, 1.626.


Na Ásia, Aécio ficou à frente dos concorrentes em 16 países e sua votação mais expressiva foi no Japão, onde está a maior comunidade brasileira, com 12.155 votos. Ele totalizou 13.439 votos no continente. Marina, que teve 5.319 votos na Ásia, também teve a melhor votação no Japão, com 4.889 votos. Dilma teve 3.103 votos no continente asiático, 2.207 deles no Japão.


Em toda a América, Aécio teve 32.817 votos, mais de 21 mil deles nos Estados Unidos. Entre os países do Mercosul, o candidato tucano teve 3.845 votos. Marina teve 14.910 votos em toda a América, 9.91l nos Estados Unidos. Entre os brasileiros nos países do Mercosul, ela obteve 1.158 votos. Dilma somou 9.945 votos na América, sendo 3.969 nos Estados Unidos e 2.635 no Mercosul.
Na África, Marina Silva somou 323 votos. Dilma ficou em segundo lugar com 304 votos entre os brasileiros no continente. Aécio Neves teve 268 votos. Na Oceania, Aécio teve 867 votos, Marina 316 e Dilma 164.


Os brasileiros no exterior puderam votar nas embaixadas, nos consulados ou locais previamente comunicados pelas representações do Itamaraty nos países. Eles se cadastraram previamente e só foram montadas seções onde havia pelo menos 30 brasileiros interessados em votar. Ao todo, houve votação no primeiro turno em 89 países e 135 cidades.


Fonte: Agência Brasil  Jornal de Brasilia

Assim como nega o "mensalão" até hoje, PT também diz que o "petrolão" não existiu. Mas agora o povo já conhece a quadrilha.



João Vaccari substituiu Delúbio Soares. O mensalão deu lugar ao petrolão. O milhão roubado virou bilhão. Dinheiro, que além de enriquecer os companheiros, também foi usado para pagar a riquíssima campanha de 2010, que elegeu Dilma Rousseff, segundo revelaram os delatores que operavam o esquema para o PT. 


Após a divulgação do conteúdo dos depoimentos do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, e do doleiro Alberto Youssef, o PT informou, por nota oficial, que o presidente nacional do partido, Rui Falcão, negou as acusações de Costa e disse que a legenda “estranha a repetição de vazamentos de depoimentos no Judiciário, tanto mais quando se trata de acusações sem provas”.

Ainda segundo a nota, o partido diz repudiar com “veemência e indignação” as “declarações caluniosas” do ex-diretor da estatal, “proferidas em audiência perante o mesmo juiz que, anteriormente, acolhera seu depoimento, sob sigilo de Justiça, no curso de um processo de delação premiada”.

“O PT desmente também a totalidade das ilações de que o partido teria recebido repasses financeiros originados de contratos com a Petrobras”, diz a nota de Rui Falcão. O líder petista prossegue dizendo que “todas as doações para o Partido dos Trabalhadores seguem as normas legais e são registradas na Justiça Eleitoral”.

Para finalizar, a nota afirma ainda: “Lamentamos que estejam sendo valorizadas as palavras do investigado, em detrimento de qualquer indício ou evidência comprovada”. “A Direção Nacional do PT, por intermédio de seus advogados, analisa a adoção de medidas judiciais cabíveis.”

Em depoimento à Justiça, Costa disse que o esquema de corrupção na diretoria de Serviço da estatal era operado pelo PT. Segundo ele, dos 3% de cada contrato cobrado como propina, 2% era “para atender o PT”. Em outro depoimento, Costa disse que o partido ficava com o total do dinheiro desviado, de 3%. Ainda de acordo com o depoimento, o esquema da Diretoria de Serviços era operado pelo tesoureiro da sigla, João Vaccari.

Indagado pelo juiz Sérgio Moro sobre quem distribuía o dinheiro dentro da diretoria de Serviços, afirmou que a ligação era diretamente com o tesoureiro. No PMDB, quem era responsável pela articulação era Fernando Soares, o Fernando Baiano.

A Secretaria Nacional de Finanças do partido também enviou nota respondendo as acusações de Costa. Segundo o texto, o secretário João Vaccari Neto "nunca tratou sobre contribuições financeiras do partido, ou de qualquer outro assunto" com o ex-diretor de Abastecimento da estatal. De acordo com a nota, "o depoimento prestado por ele à Justiça está carregado de afirmações distorcidas e mentirosas".

"Essas acusações, difundidas insistentemente por meio de notícias na imprensa, sem possibilidade de acesso de nossos advogados aos depoimentos, impedem o direito ao exercício constitucional da ampla defesa", diz o texto. A nota diz ainda que "as contribuições financeiras recebidas pelo PT são transparentes e realizadas sempre de acordo com a legislação em vigor", e que Vaccari vai processar "civil e criminalmente aqueles que têm investido contra sua honra e reputação".

TRANSPETRO TAMBÉM NEGA ACUSAÇÕES
A Transpetro, também citada no depoimento de Costa, também negou as acusações por meio de nota à imprensa. Ao ser questionado pelo juiz Sérgio Moro se empresas subsidiárias a Petrobras participavam do esquema de propina, Paulo Roberto Costa afirma não ter conhecimento sobre o esquema na BR Distribuidora, mas que ele sabia do funcionamento na Transpetro, onde, segundo depoimento, “também tinha repasse para políticos”.

— O senhor recebeu propinas da Transpetro? — questionou Moro

— Recebi uma parcela. R$ 500 mil. Quem me pagou foi o Sergio Machado, presidente da Transpetro, em 2009 ou 2010, não lembro direito o ano. Da Transpetro recebi numa única oportunidade. Contratação de alguns navios pela Transpetro. Foi me entregue no apartamento dele, no Rio de Janeiro. Saiu em 2012 — respondeu Costa.

— O esquema continuou depois que ele saiu da Petrobras? — insistiu Moro.

— Eu tinha algumas pendências a receber. Eu recebi através de contratos de prestação de serviços com essas empresas. Para justificar repasses, mas valores eram relativos ao 1% que eu tinha que receber do que ficou para trás. Tinha recursos a receber do Youssef.

Por nota, a Transpetro diz que “o presidente da Transpetro, Sergio Machado, nega com veemência as afirmações feitas a seu respeito pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. As acusações são mentirosas e absurdas. Machado faz questão de ressaltar o seu estranhamento com o fato de que as declarações estejam sendo divulgadas em pleno processo eleitoral. Machado jamais foi processado em decorrência de qualquer dos seus atos ao longo de 30 anos de vida pública. E tomará todas as providências cabíveis, inclusive judiciais, para defender a sua honra e a imagem da Transpetro”. ( O Globo)

4 comentários

Em desespero diante da comprovação que o PT roubou a Petrobras, Dilma destila ódio no Nordeste para tentar dividir o país.


Em mais um dia de campanha pelo Nordeste, a presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou nesta quinta-feira (9) que seus rivais promovem uma "oposição ridícula" entre o Sudeste e o Nordeste."É uma visão preconceituosa e elitista. [Eles estão] dizendo que meus votos são os dos ignorantes e dos letrados são os deles. Eles não andam no meio do povo, não dão importância ao povo. Querem desqualificar, destilar um ódio mal resolvido", afirmou a presidente em entrevista a rádios locais.

A presidente associou o PSDB de seu adversário Aécio Neves ao "conservadorismo" e disse que o povo "tem que lutar pelas conquistas dos últimos 12 anos". E mirou nos eleitores que ascenderam socialmente, dizendo que "criou" a classe média que cresceu nos últimos anos. "Temos de ter foco nos mais pobres. Mas também fizemos política para classe média ascendente que nós mesmos criamos", afirmou.

Em discurso em Salvador, Dilma voltou a criticar o economista Armínio Fraga, que foi presidente do Banco Central durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Aécio declarou que Armínio será seu ministro da Fazenda caso ele vença a eleição."Esse senhor [...] não gosta do salário mínimo. Eles acham que o salário mínimo é recessivo. É um escândalo", afirmou. Em nota, Armínio disse que ela "está mal informada ou distorce os fatos".

Em Sergipe, Dilma pediu que o Nordeste faça uma "onda" pela sua reeleição: "Eu já pedi uma onda na Bahia para ganhar no segundo turno. Agora, estou pedindo uma onda sergipana, uma onda forte, que nos leve a um segundo turno vitorioso".

ONDA DE LAMA AFUNDA A CANDIDATURA DE DILMA

A divulgação das primeiras pesquisas do segundo turno e o devastador depoimento de Paulo Roberto Costa coroaram nesta quinta-feira (9) a "tempestade perfeita" que atinge a campanha de Dilma Rousseff (PT). O termo designa a convergência de fatores negativos que agudizam uma situação já difícil. No caso da campanha da presidente, a saber:

1. Seu oponente Aécio Neves (PSDB) teve um desempenho acima do previsto no primeiro turno. Ganhou fôlego.

2. O desastre eleitoral em São Paulo colocou o PT em pé de guerra. Lideranças emergentes questionam a velha guarda paulista do partido, e até Lula virou alvo de críticas.

3. Enquanto isso, Aécio amealhou apoios ao longo da semana, inclusive o do arredio PSB. A principal "noiva", Marina Silva, indicou estar à beira do "sim", embora isso ainda esteja em aberto.

4. Na quarta (8), encadearam-se diversas más notícias para Dilma. Gente ligada ao PT foi pega com malas de dinheiro, a inflação estourou o teto da meta e uma autoridade econômica sugeriu que o povo comesse frango no lugar de carne, a Procuradoria-Geral da República descartou acusação criminal petista contra Aécio no caso do aeroporto de Cláudio e, por fim, foi divulgado que o delator da Petrobras citou PT, PMDB e PP como receptores de dinheiro desviado da estatal na campanha de 2010.

5. A divulgação do depoimento de Costa, de própria voz. É peça única no anedotário da corrupção e atinge o centro do grupo no poder.

6. A perda da vantagem que Dilma manteve durante toda a campanha nas simulações de segundo turno, e ainda sem o impacto pleno do caso Petrobras, com ultrapassagem numérica de Aécio.(Folha de São Paulo)

6 comentários

Abreu e Lima, orçada inicialmente em U$ 2,5 bilhões, já passa de U$ 20 bilhões. Só nesta obra, a propina do PT e aliados pode chegar a U$ 600 milhões!


Lula e Dilma, na Refinaria Abreu e Lima, quando Hugo Chávez ainda era sócio. A obra pode ter rendido até U$ 600 milhões para o PT e para a Turma da Dilma. Isso é um roubo de quase R$ 1,5 bilhão!
Nos últimos anos, temos assistido o pobre Tribunal de Contas da União (TCU) denunciar que existe superfaturamento na refinaria Abreu e Lima, enquanto a presidente cúmplice e partícipe desfia o velho e cínico discurso de que não varre a corrupção para debaixo do tapete. Ontem o furúnculo veio a furo e explodiu na cara de Dilma Rousseff, de Luiz Inácio Lula da Silva e de toda a cúpula do governo. De própria voz e em delação premiada, Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, que era chamado de "Paulinho" por Lula e Dilma, informou que sobre todas as compras da estatal o PT e aliados recebiam 3% de propina. O fornecedor pagava a propina ou não executava obras para a empresa. É por isso que uma obra orçada inicialmente em R$ 2,5 bilhões já ultrapassa R$ 20 bilhões. Ela está rendendo, para a Turma da Dilma, composta pelo PT e aliados, uma receita de 3%. Ou seja: a extraordinária cifra de R$ 1,5 bilhão, roubada dos cofres públicos e dos pobres deste país, que ela diz tanto defender. 
 

A falsa indignação de Lula diante do "petrolão" que pagava 3% de propina para o PT.

Diante das denúncias, não se sabe o que Lula comemora nesta foto: se o pré-sal ou o pré faturamento que viria para o PT.
Acusado pelo doleiro Youssef de ter nomeado Paulo Roberto Costa para roubar na Petrobras , ontem Lula tentou expressar uma falsa indignação de quem, como sempre, não sabia de nada.  "E eu já estou de saco cheio. É todo ano a mesma coisa", afirmou Lula. O ex-presidente disse que o PT não vai fugir de debater corrupção e falou que é preciso "encarar esse problema de frente". "Acho que muitas vezes ficamos inibidos." Dilma poderia começar demitindo toda a cúpula da Petrobras, em vez de usar Lula para enganar a militância a soldo que ainda defende o partido da corrupção, sem inibição.

O Brasil indignado começa a dizer "não" para o governo mais corrupto da história deste país. Aécio arranca na frente no segundo turno em todas as pesquisas.


O segundo turno da eleição presidencial começa com uma disputa extremamente acirrada e aspectos inéditos. Pesquisa Datafolha finalizada nesta quinta (9) mostra o senador Aécio Neves (PSDB) com 51% das intenções de voto válido ante 49% da presidente Dilma Rousseff (PT). É uma situação de empate técnico, já que a margem de erro é de dois pontos. Assim, o tucano pode ter entre 49% e 53%, e a petista pode ter entre 47% e 51%.

Considerando todas as pesquisas do instituto desde 1989, é a primeira vez que um candidato que ficou em segundo lugar na disputa inicial aparece numericamente à frente do vencedor numa simulação de turno final. Analisando o histórico da polarização PT x PSDB desde 2002, quando o ex-presidente Lula triunfou, é a primeira vez também que um tucano aparece numericamente à frente de um petista em um teste de embate final.

Em votos totais, Aécio tem 46% contra 44% para Dilma. Há 4% de eleitores dispostos a votar nulo ou em branco. Outros 6% estão indecisos.

Aécio vence Dilma em três das cinco regiões do país. Sua maior vantagem proporcional é no Centro-oeste (55% a 33%). A maior dianteira em votos é no Sudeste, região mais populosa (55% a 34%). No Sul, a diferença é mais apertada (50% a 41%). Já Dilma vence Aécio no Nordeste, a segunda maior região (60% a 31%), e no Norte, a área com o menor número de eleitores (56% a 37%).

Diferenças marcantes também são visíveis em outras segmentações investigadas pelo Datafolha, como nos recortes por idade, renda e escolaridade. Aécio vence entre os eleitores que têm até 34 anos. Dilma ganha junto aos que têm 45 anos ou mais. E há empate (50% a 50%) no grupo intermediário, o dos que têm entre 35 e 44 anos.

Conforme a renda, as intenções de voto em Dilma crescem quanto mais pobre é o eleitor. Ela tem 26% entre os que vivem em famílias que recebem mais de 10 salários mínimos por mês. Alcança 58% no segmento mais carente (até 2 salários). Com o tucano, a tendência é inversa.

Na escolaridade, Aécio sobe na medida em que melhora o grau de instrução do eleitor. Ele vai de 40% no ensino fundamental a 67% no superior. Dilma vai na contramão.

O Datafolha investigou ainda o grau de convicção do voto. O placar também é equilibrado: 43% dizem que votam em Aécio "com certeza", 42% respondem o mesmo para Dilma. Há 22% que "talvez" possam votar no tucano. O "talvez" de Dilma está em 14%. Já os que afirmam que não votam em Aécio "de jeito nenhum" são 34%. Com Dilma, a rejeição alcança 43%.

MARINA
Dos eleitores que declaram ter votado em Marina Silva (PSB) no primeiro turno, 66% optam por Aécio agora, 18% escolhem Dilma. Outros 10% deste grupo estão indecisos. E 6% afirmam que pretendem votar branco ou nulo.

Para 67%, o apoio de Marina seria "indiferente" na escolha entre Aécio e Dilma no segundo turno. Para 16%, o apoio da pessebista "poderia" levá-lo a votar no indicado. E para 13%, o apoio de marina teria efeito inverso: não o faria votar no indicado. Por encomenda da Folha e da TV Globo, foram ouvidos 2.879 eleitores na quarta e nesta quinta.(Folha de São Paulo)

Avaliação: horário eleitoral 09/10

dilmaaecio
Resolvi acompanhar o horário eleitoral hoje à noite, mostrando o programa inicial dos candidatos Dilma e Aécio. Infelizmente, o começo não foi nada bom para o tucano.


Eu espero sinceramente uma mudança de rumo na campanha de Aécio a partir de amanhã.

Entre os erros graves cometidos pela equipe que montou seu programa, ele perdeu simplesmente 2 minutos com musiquinhas que não significaram absolutamente nada. Um verdadeiro desperdício de tempo.

Nos quesitos técnicos (de acordo com os paradigmas de guerra política), o programa de Dilma foi um espetáculo.

O marqueteiro de Dilma não precisou nem sequer utilizar Lula. Bastou usar símbolos de medo e esperança o tempo todo, intercalando propostas novas com ataques contundentes à Aécio e o PSDB. Em alguns momentos, os ataques vinham sempre em sincronia com símbolos de esperança.


Exemplo: “Eu represento X, ele, ao contrário, representa Y; eu fiz Z, ele, ao contrário, fez W”.


Veja uma lista de frames de ataque lançados por Dilma:
  1. Aécio não foi eleito em MG, então seu povo não o apoia
  2. FHC quebrou país três vezes
  3. FHC privatizou empresas
  4. FHC causou desemprego
  5. FHC se curvou ao FMI
  6. FHC esqueceu os mais pobres
  7. O PSDB não investiu na área social e nem na infraestrutura
  8. O Brasil do PSDB varria tudo para baixo do tapete
  9. FHC era apático e insensível ao povo
  10. FHC chamou os aposentados de vagabundos
  11. FHC atacou chamou os eleitores do PT de ignorantes
  12. O Brasil era o segundo país do mundo em desemprego no governo FHC
  13. O Brasil tinha 50 milhões de indigentes no governo FHC
  14. O governo do PT resolve corrupção, ao contrário de FHC
  15. FHC produziu além de desemprego, arrocho salarial
  16. Só o PT tem propostas concretas para arrumar a corrupção
  17. Hoje o pobre, negro, favelado existe, antes não existia
Ou seja, 17 frames de ataque em 10 minutos de programa. Belíssimo aproveitamento dos 10 minutos disponíveis.

Veja agora os frames de ataque lançados por Aécio:
  1. Os brasileiros querem mudar o que está aí, e representamos a mudança
  2. O povo está indignado com a má política
  3. O PT não tem limites em seu projeto de poder
  4. O governo atual é ineficiente
  5. Dilma pegou um país que ia bem e entregou em recessão
  6. Dilma aumentou o número de ministérios de cargos públicos
  7. Dilma diz que a culpa do problema é do mundo, o que está errado
Acho que os números são claros. Por uma opção deliberada da campanha do PSDB (que incluiu 2 minutos de musiquinha, lembre-se), foi dado à Dilma um potencial de ataque fabuloso. João Santana pode ser um Goebbels, mas está de parabéns.

Por exemplo, se Aécio é uma mudança, como ele vai “tocar” o coração das pessoas se não apresentou pontos contundentes de ataque ao governo de Dilma? Para que mudar algo que não é tão ruim? Será que eles acham que o eleitor deve adivinhar o que está ruim?

Mas nem tudo foi desastroso no programa de Aécio. A exibição do início da carreira do candidato, junto a Tancredo, pegou bem. Outro bom momento ficou perto do final, quando ele mostrou as novas alianças do PSDB, o que dá um tom de “crescendo” à campanha. Basicamente, é o uso do efeito dominó, presente não apenas no ser humano, como nos demais animais.

Mas é claro que a falta de ataques é imperdoável. Em um dos aspectos mais importantes da guerra política, simplesmente não foi um bom começo do uso do horário eleitoral.

Não é motivo para desespero, claro, pois o estado atual das coisas é sinistro para Dilma, com o aumento da inflação e as notícias mostrando as delações premiadas de Youssef e Costa. E mesmo com uma ótima campanha, as notícias da mídia podem ser suficientes para derrubar o PT. Mas um alerta deve ficar claro para a campanha tucana: a campanha de Dilma hoje deu um show de competência.

Como já disse antes, espero que eles mudem o tom das coisas, pois nos debates Aécio Neves tem ganho de lavada de Dilma Rousseff, destoando completamente deste programa aguado.

E os programas eleitorais de 09/10? Ei-los…

dilmecio
No post de ontem, avaliando os programas eleitorais de início do segundo turno de Aécio e Dilma, ficaram faltando os vídeos. Agora corrijo o problema.


Abaixo o vídeo do programa de Dilma:


E aqui está o do programa de Aécio:



Eis aqui o link para o artigo de ontem, onde avaliei ambos os programas.

E você, concorda com a avaliação? Terei sido muito duro com o programa de Aécio?

Em tempo, seguem respostas que deveriam ser dadas à Dilma, para os próximos programas (é bem melhor que usar musiquinhas):

Sobre os mísseis lançados por Dilma no programa do PT de hoje (conforme falei, eles começaram atacando, e o PSDB foi “light”), eis o que pode ser lembrado nos próximos programas, neste tom:

1. Aécio foi eleito em São Bernardo do Campo, sede do PT. Logo, quem conhece o PT os rejeita. Aécio venceu até em Santo André, cidade onde o PT reinou por muito tempo e onde Celso Daniel foi assassinado.

2. Dilma disse que “FHC quebrou país três vezes”, demonstrando incapacidade de gestão, pois nem sabe avaliar a situação de 900% de inflação que FHC pegou e entregou o país estável. Qualquer gerente sério saberia avaliar o resultado final, a partir de uma situação caótica inicial. [mostrar que Dilma também mente pois no passado ela homenageou FHC pela estabilidade]

3. Por causa da privatização, hoje o cidadão humilde pode comprar telefones, antes não podia. A privatização de serviços como telefonia ajudou o povo. Também é preciso reestatizar a Petrobrás, pois o petróleo é do povo brasileiro, não do PT.

4. O Brasil do PT hoje paga juros mais altos na dívida interna do que o Brasil pagava ao FMI, que sempre emprestava juros baixos. Ao priorizar aumentar a dívida pública interna, o PT optou por gastar mais e prejudicar o povo que depende de dinheiro público.

5. O PT é tão insensível ao sofrimento do povo que votou contra o Plano Real, que permitiu que FHC criasse Bolsa Escola e Bolsa Alimentação. Quando Aécio propôs melhorar o Bolsa Família, tornando-o um programa de estado (para evitar que o PT siga fazendo chantagem e ameace o povo), o PT foi contra. O Bolsa Família hoje existe apesar do PT.

6. PT distorce os fatos sobre a previdência ao mencionar algo que FHC jamais disse: “que os aposentados são vagabundos”. Na verdade, havia um comentário citando pessoas que se aproveitavam de fragilidades na lei para aposentar cedo demais. As regras mudaram e FHC salvou a previdência. Como sempre, o PT foi contra, o que iria prejudicar todos os aposentados. Se eles não se importam com os pobres, também não se importaram com os aposentados.

7. O PT diz que FHC chamou “os eleitores do PT de ignorantes”. É mais justo chamar alguém de vítima de desinformação do que ignorante, mas o termo não está errado. Mas em uma coisa o PT está certo: é injusto dizer que todos são ignorantes. Existem alguns que são deliberadamente desonestos, como a companheirada, que é um bom contingente de eleitores petistas.

8. Sobre desemprego, FHC sempre atuou com indicadores reais, ao contrário do PT, que tem uma inflação de mais de 10% ao ano (conforme o DIEESE) e usa um indicador irreal do IBGE, de 5,3%, somente para enganar o povo. Quem faz isso é cruel e insensível com o sofrimento da população.

9. O governo do PT mente ao dizer que “investiga corrupção”, pois essa é uma atribuição da PF, não do governo. Uma prova disso é que quando pediu para ter acesso à delação premiada de Paulo Roberto Costa, a PF negou. O governo petista é um investigado pela PF, não alguém “que manda investigar”.

10. O PT disse que “hoje o pobre, negro, favelado existe, antes não existia”. Só faltou eles dizerem que o juiz Joaquim Barbosa é negro e de origem e sempre existiu, assim como vários outros negros que conseguiram sucesso.

E um membro da Comitê de Ética do PT ameaçou Barbosa de morte.

O PT como sempre desrespeita os pobres.

DataCP: Aécio 53%, Dilma 47%

Marina-Silva-PSB-Dilma-Rousseff-PT-e-Aécio-Neves-PSDB
Hoje, logo após o Jornal Nacional, divulguei o DataCP na minha timeline do Facebook, mas havia esquecido de adicionar aqui: Aécio tem 53% e Dilma 47%. Veja os números:
datacp
Conforme vimos, no primeiro turno o DataCP foi o indicador mais confiável, muito próximo dos resultados finais.

As pesquisas do Datafolha e IBOPE foram feitas entre 7 e 8 de outubro, portanto ainda não capturam a reação do eleitorado à delação premiada de Youssef e Costa hoje, divulgadas no Jornal Nacional. Porém, hoje o programa de Dilma foi muito melhor que o de Aécio. Se fizermos um balanço entre o programa ruim de Aécio e a bomba da corrupção, creio que ambos tenderiam à estabilidade. Conta ponto a favor de Aécio o “frisson” causado ontem pelas novas alianças (mesmo que Marina ainda não tenha decidido se juntar a ele), portanto no geral a tendência é de crescimento para o tucano.


Felix Rodrigues, um brasileiro, diz à Dona Dilma o que ela precisa ouvir… mesmo que não goste

felixrodrigues
Felix Rodrigues é nordestino, pobre e pardo, conforme ele próprio diz em seu vídeo (que vai ao final deste post). Antes de tudo, temos o mais importante: ele é um indivíduo com uma visão muito lúcida da realidade brasileira, reconhecendo os méritos tanto do governo FHC como do governo Lula, assim como apontando falhas e incongruências quando cabível.


O mais importante no relato de Felix é a mensagem que ele nos transmite: a de que precisamos superar o discurso de ódio e divisionismo artificial criado pelo PT. Discurso este que jamais serviu para beneficiar o povo, mas ao projeto de poder do partido. (Observe especialmente quando ele denuncia o decreto bolivariano)

Conforme já disse nos textos Lula ofende o povo nordestino dizendo que eles não andavam de cabeça erguida e PT, o partido que promove o ódio entre paulistas e nordestinos, segue discriminando, já passou da hora de exigirmos, pela via da cobrança moral, que o PT pare de praticar este tipo de terrorismo ideológico.

Será que alguns paulistas (e pessoas de outras regiões do Brasil) reclamaram pela boa votação de Dilma no Nordeste? Sim. Será que alguns nordestinos (e pessoas de outras regiões do Brasil) reclamaram de paulistas pela boa votação de Aécio em estados do Sul e Sudeste?

Sim. Será que existiram excessos em alguns dos comportamentos, em raras exceções, com gente falando coisas absurdas como “nordestinos devem sofrer castração química” ou “paulistas devem ser fuzilados”? Sim, infelizmente isso ocorreu. Basta consultarmos os sites Esses Paulistas e Esses Nordestinos.

Mas nada disso era motivo para o governo fazer uma simulação de guerra de classes, tentando colocar nordestinos contra paulistas (e vice versa), assim como fazer o que já se acostumou: colocar negros contra brancos, colocar heterossexuais contra homossexuais e mulher contra homens. Esse discurso de ódio entre classes, uma violência gravíssima contra o indivíduo, é uma mania que o PT não consegue mais largar.

O povo nordestino historicamente foi mais vitimado pelo coronelismo, assim como por períodos históricos de saqueamento de estados por esses políticos. É um povo honesto, trabalhador e dedicado, mas que vive sob muitas dificuldades. É claro que o Nordeste merece um olhar mais cuidadoso do governo (o que tem ocorrido desde os tempos de FHC), mas não merece ser usado para chantagem eleitoral e terrorismo político.

Ao fazer isso, o PT ofende não apenas o povo nordestino, como os cidadãos de todas regiões do país.
Assista o ótimo vídeo de Felix Rodrigues abaixo:

Negociar com Marina? Sim. Ceder às exigências? Jamais!

Aécio-Marina
O PSB, partido que integra o Foro de São Paulo (e conforme alguns analistas estaria com tudo “combinado com o PT”), resolveu apoiar Aécio Neves, conforme divulgado em 08/10.
Quer dizer, aqueles que pareciam mais resistentes ao diálogo foram os mais abertos. Já Marina fez uma lista de exigências para apoiá-lo, conforme a Veja:
Derrotada nas urnas, Marina Silva elaborou, ao lado de seu grupo político, a Rede Sustentabilidade, um documento com uma série de exigências para que apoie Aécio Neves no segundo turno das eleições. A carta defende antigas bandeiras da ex-ministra do Meio Ambiente, como o crescimento econômico aliado à sustentabilidade, e bate de frente com uma das principais propostas do tucano: a redução da maioridade penal para crimes hediondos. “Numa visão progressista de segurança, não há espaço para projetos como a redução da maioridade penal ou a precarização das condições de apenamento de menores”, diz o documento, que deve ser entregue ao tucano nesta sexta-feira, provavelmente no Rio de Janeiro.

Marina Silva pretendia anunciar nesta quinta o posicionamento no segundo turno, mas, diante da resistência de parte de seu grupo político, decidiu esperar um retorno sobre se Aécio vai aderir a pontos considerados caros por ela (leia abaixo). “Aguardo com tranquilidade e confiança a manifestação individual ou coletiva dos partidos sobre os compromissos que precisam ser assumidos pela candidatura identificada com o sentimento de mudança.

Essa manifestação e a resposta que ela obtiver serão fundamentais para minha manifestação individual”, afirmou Marina por meio de carta enviada nesta manhã a representantes de partidos coligados ao PSB durante as eleições.

Internamente, o sentimento é de que Aécio precisará fazer um aceno aos movimentos sociais e dar uma sinalização à esquerda. “Hoje meu voto é nulo. Se ele me convencer, tudo bem. Mas não vai ser fácil ganhar meu voto”, resume Pedro Ivo, coordenador da campanha de Marina e um dos braços-direitos da ex-senadora. “Ele não vai poder ser um candidato à direita e conservador”, continuou.

Embora seja crucial para definir o apoio a Aécio, o documento traz críticas ao partido do candidato. Logo no início do texto, o grupo de Marina aponta que o desejo de mudança “foi tragado para dentro da velha polarização PT x PSDB”, mas que ainda não há uma perspectiva de reinvenção da política. “Nessa encruzilhada, nenhum dos caminhos aponta para uma saída política de profundidade, capaz de reduzir as desigualdades sociais promovendo a plena cidadania”, aponta trecho da carta.
A coisa já não começou bem com o uso do tom de exigência, além da exposição pública dessas exigências. Não é assim que se negocia civilizadamente!

É claro que negociar é positivo e o apoio de Marina tem o seu valor, embora muitos de seus eleitores já tenham migrado para o tucano. Mas aceitar suas imposições seria um verdadeiro beijo de morte.

O principal motivo para não cair neste jogo é que o marqueteiro do PT iria apontar “incoerência” do candidato do PSDB. Candidatos “titubeantes” são mais facilmente desconstruídos. Basta apresentar o oponente que faz muitas concessões em troca de apoio como alguém sem princípios e capaz de ser vítima de chantagens. Foi exatamente em cima desta simbologia que o PT fez uma de suas desconstruções mais eficazes.

Ou seja, melhor confiar na própria campanha, abrir o diálogo com Marina (negociar um ou dois pontos, mas não os críticos), e não voltar atrás em nenhuma bandeira levantada anteriormente. Por exemplo, a questão da redução da maioridade penal deve ser inegociável, pois já foi apresentada em campanha. 

Repito o alerta: candidatos “titubeantes” que não sabem o que querem perdem pontos, especialmente diante de um marqueteiro muito competente como João Santana.

E se Marina resolvesse apoiar Dilma? Isso nas mãos de um marqueteiro talentoso poderia se transformar em ouro, pois todas as contradições apontadas pelo PT sobre ela se transformariam em contradições do próprio PT. 

Mas aí o PSDB teria que adentrar ao território da desconstrução do oponente, um território para fortes. Tenho gostado da postura de Aécio especialmente nos últimos debates. Mas será que a equipe dele tem esse tipo de sangue frio?


Priceless: PT reconhece e adota o rótulo “petralhas” e fala do socialismo de direita do PSB

petralhas_confessos
Sim, eu sei que elogiei bastante o programa inicial de Dilma Rousseff no horário eleitoral em 09/10, abrindo o segundo turno das eleições. Mas nas redes sociais parece que o PT perdeu o juízo.

Veja, por exemplo, o texto Socialismo de Direita, feito para destilar rancor e fúria contra o PSB pelo fato do partido ter apoiado Aécio Neves:
Por maioria de votos, o Partido Socialista Brasileiro decidiu apoiar a candidatura do tucano Aécio Neves para a Presidência da República. É o primeiro revés à direita do partido, criado em 1947, cujo principal expoente, o falecido ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, foi um combativo político contra a ditadura militar instaurada pelo golpe de 1964.

A decisão foi tomada na tarde de hoje, em Brasília, quando foi superado os 15 votos necessários para a adesão, dentro da Executiva Nacional do partido.

Apenas os diretórios da Paraíba e do Amapá foram liberados da decisão. Nos dois estados, os governadores são do PSB e tentam a reeleição com o apoio do PT.

A partir de agora, a exemplo do PPS, o PSB passa a fazer parte do inusitado grupo de socialistas brasileiros que apoiam candidatos conservadores vinculados a interesses da direita brasileira, como a redução do Estado, a defesa do latifúndio e a submissão ao receituário do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Como sempre, temos o truque de chamar o PSDB “de direita”. E aí todos os seus aliados seriam “de direita” também. É claro que eles sabem que é truque, minimamente planejado para desvirtuar o debate.

Mas o mesmo não pode ser dito de um verdadeiro show do bizarro, quando eles resolveram adotar o rótulo petralha. Sim, você não leu errado! Eles fizeram isso na página de Facebook do partido.

Provavelmente eles se inspiraram no fato de várias torcidas de futebol adotarem mascotes e apelidos. Como no caso do “porco”, adotado pelos palmeirenses. O problema é que os porcos não são conhecidos por surrupiarem dinheiro dos outros.

O rótulo petralha foi criado por Reinaldo Azevedo para definir pessoas que não apenas votam no PT, como também endossar todo tipo de embuste ou crime em favor do partido. Isso é ser petralha. Não há como reverter esse rótulo para algo positivo.

Mas já que eles reconheceram que são petralhas, todos já podem fazer a festa sem que eles tenham qualquer moral para dizer que “petralha é pejorativo, então você é racista por me chamar assim” (eu não duvido que eles façam isso qualquer dia desses). Se eles já assumiram o rótulo, não podem mais reclamar de nada…

Por exemplo, se eles dizem (como nesta imagem que ilustra o post) que vão “petralhar pelos 56 milhões de brasileiros que saíram da problema”, agora sabemos o que isso significa: falsificar a realidade, inventar indicadores inexistentes e mudar os critérios para que a classe média abranja até pessoas ganhando a partir de R$ 291,00.

De fato, eles petralham muito.

'Ela faz o discurso do medo' Aécio acusa Dilma de não dignificar o cargo que ocupa



Publicado: 9 de outubro de 2014 às 21:44 - Atualizado às 21:45
aecio by marcos fernandes
Aécio acusa Dilma de promover o “discurso do medo”

O candidato Aécio Neves (PSDB) disse que sua adversária Dilma Rousseff (PT) não dignifica o cargo que ocupa e apelou que os próximos dias da campanha sejam baseados em um debate real e proposições. Ele a acusa de adotar o discurso do medo, afirmado que o adversário vai adotar medidas que prejudicam a população de baixa renda e que nunca foram sequer cogitadas, como a diminuição do salário mínimo ou a extinção de programas sociais.

“[A declaração de Dilma] é muito mais do que uma tentativa de desconstrução, é um ato de desespero de uma presidente que está vendo que caminha para ser derrotada. Esse tipo de atitude não dignifica o cargo que ela ocupa. Vamos para o debate real. Vamos falar das nossas propostas, das nossas diferenças”, disse Aécio. “Não temos que criar uma fantasia em torno dos nossos adversários para vencer as eleições. Isso, por si só, já seria uma fraude”, ressaltou.

 Ele afirmou que nenhuma ação governamental na história atual foi tão eficiente na promoção da inclusão social do que o Plano Real. E lembrou que o PT combateu a política de estabilização da moeda durante todo o governo FHC.

Eleições 2014 PT atribui à imprensa o crescimento de Aécio Neves nas pesquisas






Secretário do PT culpa resultados nas pesquisas na mídia ‘denuncista’
Publicado: 9 de outubro de 2014 às 22:59 - Atualizado às 6:50

Captura Youtube - Florisvaldo Souza PT
Florisvaldo Souza, secretário nacional de organização do PT. 


Brasília - O Secretário Nacional de Organização do PT, Florisvaldo Souza, responsabilizou a mídia pelo resultado das pesquisas Ibope/Estadão/TV Globo e Datafolha divulgadas nesta quinta-feira, 9, nas quais o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, aparece numericamente à frente da presidente Dilma Rousseff (PT). Florisvaldo afirmou que os meios de comunicação promovem “denuncismo” e favorecem o tucano no noticiário.

Tanto o Ibope quanto o Datafolha apontaram Aécio com 51% dos votos válidos e Dilma com 49%. Como a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, o que significa que ambos estão empatados tecnicamente.

“Só tem notícia ruim para a Dilma e boa para o Aécio. Explorando o resultado de domingo, falando que o PT perdeu em São Paulo, mas não falam que o Aécio perdeu em Minas Gerais”, disse.

“Continua o vazamento ilegal e irresponsável, sem ouvir as pessoas”, acrescentou, citando as denúncias de corrupção envolvendo a Petrobras. Para ele, as sondagens não surpreenderam e, diante do que chamou de “massacre da mídia”, a diferença do tucano sobre Dilma poderia ser até maior.


O governo tem sofrido desgastes com as acusações de corrupção na Petrobras que estão sendo reveladas pelos depoimentos à Justiça do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Alberto Youssef, alvo da operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Florisvaldo afirmou que o debate será “equilibrado” com o início do programa eleitoral de rádio e televisão do segundo turno, retomado nesta quinta-feira (9). “Quando o debate ficar mais igual e transparente não tenho dúvidas de que vamos virar e ganhar a eleição”, disse. (Ricardo Della Coletta/AE)

Comentario

 Altamiro Rezende, Alagoas

Por que será que a mídia está massacrando a Dilma?Alguma razão deve ter, não é?


  • Antonio Carlos Oliveira Filho · 
    ISSO É HORRÍVEL, A IMPRENSA EXPLORA O DENUNCISMO E O PT ROUBA NOSSAS EMPRESAS.

    • João Medina Fernandes ·
      Reginaldo Sales Sales , PORQUE SERÁ QUE ESTE GOVERNO QUE DIZ DAR AUTONOMIA A POLICIA FEDERAL NÃO MANDA PRENDER, CONFORME O QUE VOCÊ DIZ, É SÓ PRENDER, PURA INCOMPETÊNCIA DESSE POVO CORRUPTOS, FORA DILLLLLLLLLLLLLLLLLMMMMMMMMMMMMMMMMMAAAAAAA E LEVA OS PTRAALHAS JUNTO.
    • Marco Mesquita ·
      Reginaldo Sales Sales Eu vivi o governo Tucano do FHC e voto nele, da onde vc tirou que quem tem mais de 35/40 anos não vota no PSDB. Que chute
  • Marco Mesquita · 
    O Aécio só perdeu em Minas, por causa do uso indevido dos correios, isso todo mundo já sabe. Estou impressionado como eles jogam sujo, um militante que segue o partido porque acredita realmente que eles vão fazer o que falam, não se envergonha de tanta sujeira?
    • Fernando Maciel Rodrigues · 
      Muito bem dito, Marco Mesquita. Só os desletrados não admitem o escancaramento da inépcia desta quadrilha que se disfarça de partido político. Estão vendendo até a mãe para continuar no poder, com receio da prestação de contas l[a na frente. Essa lógica já mudou. Esse partideco socialista de araque já morreu, mas, continua cavando sua cova mais profunda ainda.
  • Jesseú Emerick ·
    A culpa sempre é dos outros, na visão do PT. O PETISMO nunca erra.
  • Paulo Cavallieri ·
    Talvez se o PT roubasse menos a imprensa não denunciaria tanto.
    Será que eles já pensaram nessa possibilidade?
    • Waldisar Queiroga ·
      Sr. Paulo, isso eles sabem, apenas não sabem como parar. Roubar menos? Nunca nesse país. Coisas de Delegacia: Ladrão não gosta de ser chamado pelo que é, e a culpa sempre é do Delegado que o persegue. Nunca fez nada.
  • Vida F M Rádio 
    POUCOS falam da surra que Lula levou em sua terra natal, Pernambuco, onde Dilma perdeu feio, não elegeram senador e o PT desapareceu na bancada federal, só restando uns gatos pingados na Assembléia Legislativa...
  • Dirceu Costa Pereira 
    O PT está sempre envolvido em corrupção por culpa da imprensa!!-Eles querem que acreditamos nisso!!!-
    • Joaquim Mendes · 
      Vale lembrar que a nossa imprensa é quase toda aparelhada pelo PT,imaginem então,se não fosse !...
  • Sabadini Motociclista ·
    Começou a choradeira dos terroristas. 45 Neles sem dó e piedade.
  • Marcus Belfort ·
    O PT falando em virada já é uma vitória pra ética.
    • Edesio Adorno ·
      Para os canalhas encastelados no Planalto a imprensa deveria permanecer silente diante aos escândalos que povoam o noticiário e envergonham a todos nós.
  • Aparecido De Souza Lima · 
    É pena que a mídia não chegue aos incautos, que, conforme já demonstrado, Norte e Nordeste, império do PT, por conta das dificuldades ocasionadas politicamente a este fim, vivem das esmolas e mentiras de boca em boca.
  • Luiz Oliveira ·
    Tinha propina que o PT ficava com tudo, tinha outra que dividia com o PMDB .
    • João Medina Fernandes · 
      O PT NÃO FICAVA COM TUDO, ELE DIVIDIA ENTRE OS "COMPANHEIROS".
    • Joaquim Mendes · 
      João Medina Fernandes ,dividia sim,algumas migalhinhas que sobravam...