terça-feira, 14 de outubro de 2014

Dilma se encontra com movimentos sociais e expõe as suas pretensões bolivarianas se for reeleita. Ela deixa claro: o Congresso só atrapalha!



O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, se encontrou nesta segunda com militantes dos ditos movimentos sociais em Pernambuco. A presidente-candidata Dilma Rousseff, por sua vez, fez o mesmo em Brasília. Ela falou o que se espera entre aliados: transformou o PT em monopolista de todas as coisas boas que já aconteceram no país e o PSDB em monopolista das ruins. Até aí, vá lá. Não se esperava o contrário. A coisa beirou o risível, embora seus convivas tenham achado o máximo, quando ela afirmou que, se vitorioso, o tucano Aécio Neves pretende acabar com o Mercosul e com os Brics, embora isso não tenha sido o mais preocupante do encontro. Já chego lá.

Deus do Céu! Que o Mercosul precise deixar de ser um fator de atraso para o Brasil, isso é evidente. Acabar com ele, ninguém pretende. Isso é só uma mentirinha. A tolice espantosa fica por conta dos Brics, que é só uma sigla criada pelo economista Jim O’Neill, em 2002, para designar países emergentes: Brasil, Rússia, Índia e China, aos quais se incorporou depois a África do Sul. Não é um bloco econômico. “Ah, mas eles criaram um banco…” Lamento! Não tem a menor importância. Ainda que tivesse e mesmo que o Brasil quisesse pular fora, passariam a existir os Rics… De resto, Aécio, se eleito, não teria poder para acabar nem com o Mercosul. Imaginem, então, com os Brics. É só mais uma falinha terrorista. Sei lá qual é a satisfação de falar a um grupo que está lá só para aplaudir, não importa o quê.

Mas vamos ao que preocupa. O ato foi organizado para que se entregasse à presidente um manifesto com 8 milhões de assinaturas, colhidas por entidades petistas disfarçadas de movimentos sociais, em favor de um plebiscito pela reforma política.

Depois de elogiar o protoditador da Bolívia, Evo Morales, que se reelegeu presidente (já trato do assunto), Dilma resolveu tocar música para os ouvidos dos presentes: “Eu diria de forma radical: eu não acredito que a gente consiga aprovar as propostas mais importantes, como é o caso do fim do financiamento empresarial de campanha, sem que isso seja votado num plebiscito. Não basta convocar Assembleia Constituinte, tem que votar em plebiscito. Se não votar, não tem força suficiente para fazer.”

Entenderam? Se reeleita, Dilma deixa claro que pretende dar um golpe no Congresso: ela quer uma Constituinte exclusiva para fazer a reforma política, o que é um absurdo teórico, mas a quer embalada por plebiscito. Com a força que tem o Executivo no Brasil, com sua poderosa máquina publicitária, a presidente quer ir para a galera. Foi precisamente o que fizeram Hugo Chávez na Venezuela — vejam lá como está o país — e o que está fazendo Morales, o elogiado, na Bolívia. Os opositores tiveram de deixar os dois países, a corte suprema se transformou em braço do Executivo, e as oposições são perseguidas por milícias e forças policiais.

No encontro, os presentes atacaram também o jornalismo independente, que eles chamam “mídia”. Entre os valentes, estavam a CUT, o braço sindical do PT, e o MST, o braço dito campesino do partido. Até uma certa Paola Estrada, de quem nunca ouvi falar, presidente de um tal “Movimento Consulta Popular”, decidiu atacar a imprensa. Um dos pontos de honra dos petistas, caso Dilma vença a eleição, é o tal “controle social da mídia”.

Então está combinado. Se reeleita, Dilma prometeu à CUT, ao MST e a outros movimentos sociais recorrer às mesmas práticas de Hugo Chávez e Evo Morales para reformar a Constituição. Ou me provem que não. E já deixou claro que esse eventual futuro governo não pretende comprar fatias do Congresso que se instalará em 2015. Não! Se reeleita, Dilma vai querer um Congresso Constituinte só pra ela, inteirinho.

Não custa lembrar: o perfil do Congresso eleito deixa claro que a esquerda é minoritária no Brasil. Vai ver há petistas achando que já chegou a hora da guerra civil. Pelo visto, há gente querendo as coisas na lei ou na marra.

Por Reinaldo Azevedo

Aécio promete combater ataques e diz: 'Quinze dias nos separam da libertação'


Eleições 2014


Durante entrevista coletiva, o presidenciável ainda fez questão de frisar o apoio recebido pela candidata derrotada no primeiro turno, Marina Silva

Bruna Fasano, de Curitiba
Candidato Aécio Neves participa de ato político com o governador eleito do Paraná, Beto Richa, no Expo Unimed - Universidade Positivo em Curitiba, nesta segunda-feira (13)
Candidato Aécio Neves participa de ato político com o governador eleito do Paraná, Beto Richa, no Expo Unimed - Universidade Positivo em Curitiba, nesta segunda-feira (13) 
 
O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, afirmou nesta segunda-feira em Curitiba, no Paraná, que sua vitória seria a "libertação" do país. “Exatos quinze dias nos separam da libertação. Da libertação de um governo que vem respeitando muito pouco a democracia. Que, como eu disse em Pernambuco, não respeita seus adversários. Mas eu digo a eles, aqui do Paraná, preparem-se porque nós vamos vencer e colocar a decência e a eficiência de novo a comandar o destino dos brasileiros”, disse o tucano em discurso para lideranças políticas regionais.

Leia também:

O que os gastos do governo Dilma dizem sobre suas escolhas políticas
No horário eleitoral, Aécio agradece apoio de Marina
“Opção de Marina é compreensível”, diz Dilma Rousseff
Em Campina Grande, 'ilha tucana' resiste no Nordeste 



Ao lado do governador reeleito Beto Richa (PSDB), Aécio afirmou também que vai combater os ataques do PT – que antevê “pesados e cruéis”. "Para cada ataque, vilania e calúnia sobre nós, vamos responder com dez verdades sobre eles, como tem dito José Serra [ex-governador de São Paulo, eleito para o Senado] há vários anos". Também estava com Aécio o senador Alvaro Dias, reeleito para o cargo com a maior votação porcentual do país.

O presidenciável tucano discursou durante dez minutos com a voz rouca. Pediu mobilização para vencer a disputa e chegar ao último dia da eleição com "empenho e dedicação" dos paranaenses. "Eu preciso muito do apoio, solidariedade, mangas arregaçadas e do trabalho de cada um de vocês. Eu vou fazer a minha parte. Serei a voz de cada um de vocês pelo Brasil. Mas peço que vocês sejam, a partir do momento que saírem desse evento, a minha voz rouca e corajosa por mudanças", disse o tucano.

Aécio fez questão de agradecer a votação que recebeu no Paraná na primeira etapa da disputa pela Presidência. O tucano obteve no Estado 3,02 milhões de votos - o equivalente a 49,79% do total.
Dias antes do fim do primeiro turno, o tucano divulgou de forma fatiada suas propostas de governo nas redes sociais. Hoje, Aécio cobrou Dilma pela falta de clareza de suas ações e por não entregar o documento com suas intenções para governar o país em um segundo mandato. "Nós temos um projeto para o Brasil. Nosso programa foi divulgado. Agora sou eu quem digo. A candidata oficial sequer tem um programa de governo para apresentar ao Brasil. É um grande salto no escuro."

Durante entrevista coletiva, o presidenciável ainda fez questão de frisar o apoio recebido pela candidata derrotada no primeiro turno, Marina Silva (PSB), e confirmou que encontrará a ex-ministra do Meio Ambiente ainda nesta semana. Uma reunião entre os dois está prevista para ocorrer em São Paulo. Marina já foi convidada para aparecer ao lado de Aécio nas propagandas eleitorais no rádio e na televisão, mas ainda não se pronunciou a respeito.


"É possível que nós estejamos juntos essa semana. Não definimos o dia. Falei com ela por telefone mais uma vez depois do evento. Liguei pessoalmente para ela para agradecer a clareza da sua manifestação", afirmou Aécio. Ele evitou, no entanto, abordar qual papel Marina teria em um eventual governo. Disse apenas que Marina representa uma "presença corajosa, firme e patriótica".


PMDB - O tucano ainda disse não sabe qual seria o papel do PMDB em um eventual governo. "Sinceramente, nem pensei nisso. A minha relação é com as forças políticas que estão no nosso entorno. Estou extremamente honrado com os apoios que tenho recebido desde que saiu o resultado das urnas", disse. A declaração de Aécio veio horas depois de Richa dizer que não é preciso excluir o PMDB em um eventual governo tucano. O presidenciável afirmou que não está pensando em nomes e que só pensará nisso se vencer as eleições.

Ao final do discurso, Aécio citou o escritor Guimarães Rosa. "Um conterrâneo meu, Guimarães Rosa, costumava dizer que na vida, o mais o importante não é a largada nem a chegada. Guimarães nos ensinava que na vida - e na política isso também é verdade - o mais importante é a caminhada. Me orgulho muito de fazer essa caminhada ao lado de gente honrada", disse.

O tucano encerrou a agenda em Curitiba com uma visita a Pastoral da Criança, onde assinou um documento com compromissos futuros. Em um rápido pronunciamento, lembrou a importância da nutrição infantil citando os filhos gêmeos, que têm quatro meses de vida. "Um dos meus meninos ficou 65 dias internado em uma UTI, o Bernardo. Se não fosse o atendimento adequado que ele recebeu, talvez ele não estivesse aqui. Vamos criar na rede pública com um amplo programa para crianças prematuras. Buscar ajuda para todo o Brasil, principalmente para as regiões mais carentes, e garantir atendimento adequado para evitar sequelas para aquelas que nascerem com baixo peso", afirmou.

Gilberto Carvalho reconhece a situação dramática de Dilma, mas acha que tudo deriva da cultura do ódio. E se refere a uma palavra que eu criei. Então vamos lá!


14/10/2014
às 6:45

Prestem atenção a esta fala do ministro-chefe da Secretaria-geral da Presidência, Gilberto Carvalho:
“Atravessamos um momento delicadíssimo da nossa campanha. Plantou-se um ódio enorme em relação a nós. Eu não sei o que foi aquilo. Em São Paulo, estava muito difícil andar com o broche ou a bandeira da Dilma. Em Brasília, a cidade estava amarela, sem vermelho. O ódio tem sido construído com a gente sendo chamado de ladrão. Com frequência, a gente vem sendo chamado com desprezo. Estamos sendo chamados de um grupo de petralhas que assaltaram o governo”.

Opa! De “petralhas”, eu entendo, porque fui eu que inventei a palavra, né?, fundindo “petista” com “Irmãos Metralhas”, já lá se vão, atenção!, ONZE ANOS. Ouça bem, ministro Carvalho! Eu criei essa palavra há 11 anos, em 2003, na primeira gestão do seu partido à frente do governo federal. Ela já foi parar no Grande Dicionário Sacconi da Língua Portuguesa, como vocês podem ver abaixo.

Petralha Dicionário


Desde o primeiro dia, expliquei o sentido do vocábulo e deixei claro, o que está firmado em livro — “O País dos Petralhas I” (Editora Record) —, que nem todo petista é “petralha”, só aqueles que justificam o assalto aos cofres públicos em nome de uma causa. Apanhei que foi uma beleza! Ainda hoje, uma vasta rede de blogs, sites, revistas e publicações as mais xexelentas, todos fartamente financiados com dinheiro público, tem, entre suas missões, tentar me desqualificar.


Quando, em passado remoto, apenas 3% dos brasileiros consideravam o governo Lula ruim ou péssimo, eles sugeriam abertamente que eu deixasse o país, que eu me mudasse pra Miami, que eu fosse para a ponta do pavio. Quando a VEJA me convidou para hospedar este blog, que já existia, em 2006, vieram os vaticínios: “Vai durar pouco! Quem vai querer ler esse cara?”. Pois é. O blog recebe, em média, 350 mil visitas por dia, com picos de mais de 500 mil.

Criei o termo em 2003 porque pessoas vinham me contar coisas horripilantes sobre o que se passava nos bastidores do governo. Mas quem queria saber? “Direitista!”, gritavam. “Tucano!”, vociferavam. “Vendido!”, babavam. Fiquei na minha. No máximo, indagava se o lado vitorioso não costuma pagar sempre mais, se é que entendem a ironia. Aí veio o escândalo do mensalão. Aí veio o escândalo dos aloprados. Aí veio a primeira leva de acusações sobre desmandos na Petrobras. Aí vieram as lambanças no Dnit e assemelhados. Aí veio a compra da Refinaria de Pasadena. Aí vieram Paulo Roberto Costa, Alberto Youssef e cia.

A que “ódio” se refere Gilberto Carvalho? Eu criei a palavra “petralha”, mas eu não criei “os petralhas”. Tampouco os criou a população de São Paulo. A fala de Carvalho sugere que há uma repulsa artificial ao partido, não uma reação objetiva à forma como ele governa — que, ainda assim, conta com a aprovação de milhões, a estarem certas as pesquisas de opinião.

Infelizmente, o ministro se dedica, mais uma vez, à demonização de pessoas. Em junho, Dilma ainda vencia a eleição no primeiro turno, e Alberto Cantalice, vice-presidente do PT, resolveu criar uma lista negra de nove jornalistas, articulistas e comunicadores, encabeçada por mim — os outros são Diogo Mainardi, Augusto Nunes, Arnaldo Jabor, Demétrio Magnoli, Guilherme Fiuza, Lobão, Danilo Gentili e Marcelo Madureira —, que fariam mal ao Brasil. Não se ouviu um pio de protesto por aqui. Quem reagiu foi a organização internacional de defesa da liberdade de imprensa http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/reporteres-sem-fronteiras-a-mais-importante-entidade-internacional-de-protecao-ao-trabalho-de-jornalistas-critica-a-lista-do-pt-de-inimigos-da-patria/. 

Janio de Freitas, articulista da Folha, como sou, não criticou nem a lista nem o PT, mas a… Repórteres Sem Fronteiras.

O PT tenta posar de vítima de crime de intolerância — como se o partido fosse o exemplo acabado da… tolerância. É uma piada! Por que seria vítima? Já indaguei aqui: estamos diante de alguma vanguarda que desafia o statu quo? Os petistas constituem hoje os porta-vozes da luta de oprimidos que não têm outro canal para se expressar? A legenda representa algum valor de vanguarda que uma sociedade atrasada e reacionária se negaria a abrigar? Ora, ministro Gilberto Carvalho…

Dirijo, então, ao chefão petista as perguntas que fiz em minha coluna. Responda, ministro, por favor:
“É preciso assaltar os cofres públicos para conceder Bolsa Família? É preciso usar de forma escancaradamente ilegal os Correios para implementar o ProUni? É preciso transformar a gestão pública na casa-da-mãe-Dilma (como Lula, o pai, já a chamou) para financiar o Minha Casa, Minha Vida? Pouco importa o juízo que se faça sobre esses programas, a resposta, obviamente, é “não”. A matemática elementar nos diz que, com menos roubalheira, sobraria mais dinheiro para os pobres.”

A fala de Carvalho faz parte de uma ação coordenada do comando político do PT. O partido quer despertar o poder sempre forte — e violento — das falsas vítimas. Ódio, ministro Gilberto Carvalho, foi aquele destilado contra Marina Silva no horário eleitoral do seu partido, acusando-a, e o senhor sabe se tratar de uma mentira, de tentar retirar R$ 1,3 trilhão da educação. 


Ódio, ministro Gilberto Carvalho, foi aquele destilado no programa contra Marina Silva, acusando-a de querer tirar a comida do prato dos brasileiros, e o senhor sabe se tratar de uma mentira, porque ela defendia a independência do Banco Central. E quem escreve aqui não é um admirador da líder da Rede, como sabem todos. Ódio é a pregação terrorista que se vê hoje na TV, agora contra Aécio Neves e FHC, fraudando números, mentindo de forma descarada, massacrando a história, distorcendo os fatos.

O PT inventou a corrupção?

Não! Eu nunca escrevi que o PT inventou a corrupção, até porque seria falso. É claro que não! Já havia antes. Está na Bíblia. Existia antes dela. A questão relevante, desde sempre, não está em ser ou não corrupto — em sendo, que o sujeito seja expelido da vida pública. A criação detestável e exclusiva do PT — e foi nesse contexto que surgiu a palavra “petralha” — é a suposta “corrupção do bem”, a suposta “corrupção necessária”, a suposta “corrupção libertadora”. Esse relativismo, diga-se, está absolutamente adequado ao amoralismo das esquerdas históricas. Stálin, por exemplo, era, a seu modo, incorruptível. Ele só não se importava em matar inocentes — inclusive ex-camaradas de jornada — para consolidar o seu poder.

Se parte considerável da população alimenta hoje um sentimento de repulsa em relação ao PT, isso não se deve a suas qualidades. Não conheço ninguém, e acho que ninguém conhece, que deixe de votar no partido por causa dos ditos “programas sociais” — que eu, no meu rigor, chamo de medidas compensatórias; se eu fosse de esquerda, diria até que são contrarrevolucionárias, como devem achar o PSOL, o PCO e o PSTU. Segundo a lógica perturbada das esquerdas, eles têm razão, não é mesmo?
Se o PT expulsasse da legenda os condenados por corrupção ativa, entre outros crimes, em vez de chamá-los de “heróis do povo brasileiro”, talvez a reação da população fosse outra.

E ainda lhe dou um conselho, senhor Carvalho: não sei se sua candidata ganha ou perde a eleição. Como o senhor sabe, torço para que ela perca. Mas, caso vença — certamente seria por margem bem estreita —, pense que será preciso governar depois. E chegar ao fim do mandato. Vocês perderam a mão e a leitura da realidade.

Ah, sim: Carvalho estava em Pernambuco, num encontro com ditos “movimentos sociais”, que divulgaram em seguida um manifesto em favor de Dilma. Muitos dos signatários são grupamentos fartamente financiados com… verbas federais. Carvalho ainda não percebeu que é crescente o número de pessoas que já não suportam esse procedimento. Justo ele, o encarregado de “falar com a sociedade”. É que Carvalho integra aquele grupo de homens que não entende que possa existir uma “sociedade” fora dos interesses do petismo.

E há!

As pessoas estão se opondo ao PT, senhor ministro, porque, de fato, não aguentam mais os “petralhas”. Sim, eu criei o termo, mas vocês criaram a espécie.
Espalhem este artigo. Vamos fazer o debate.
Texto publicado originalmente às 4h37
Por Reinaldo Azevedo

Do “Rouba, mas faz” ao “Rouba, mas dá bolsa família”. Ou: A confissão dos petralhas. Ou ainda: Corruptos sinceros

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,fazendo-o-diabo-imp-,1575549http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,fazendo-o-diabo-imp-,1575549O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:


O ministro Gilberto Carvalho resolveu fazer seu chororô, reclamando que estão chamando os petistas de “petralhas” (post anterior). Associa isso ao que chama de campanha do ódio… Que gracioso!
Um leitor me manda esta maravilha, extraída da página do PT no Facebook.

Petralhar no Face
Notem que, incapazes de vencer o termo “petralha” — que pegou (e só pegou porque aquilo que a palavra designa se impõe como um dado da realidade) —, os “companheiros” decidiram tentar transformá-lo numa coisa boa. Impossível!

A composição acima, a seu modo, é perfeita! Afinal, o que é um “petralha”? É alguém que justifica o roubo em nome da “causa”. O sujeito que afirma ter petralhado “pelos 56 milhões que saíram da miséria”— um número falso e delirante — está dizendo, então, que, ainda que verdade fosse, adota a máxima de que não há mal nenhum em ser ladrão se for para fazer “o bem”.

O Brasil já teve a era do “rouba, mas faz”. Os valentes decidiram inovar: “Rouba, mas dá Bolsa Família”.

Veja aí, ministro Carvalho! Trata-se de uma declaração de seus aliados, na página oficial do seu partido no Facebook. Eu não lhe disse? Inventei a palavra, mas vocês inventaram a espécie, que ainda se orgulha do próprio feito.

Por Reinaldo Azevedohttp://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,fazendo-o-diabo-imp-,1575549

Na resposta de estadista à carta de apoio da família Campos, Aécio aproveitou para ensinar como deve ser tratado o idioma que Lula e Dilma torturam há 12 anos

O material jornalístico produzido pelo Estadão é protegido por lei. Para compartilhar este conteúdo, utilize o link:
13/10/2014
às 20:22 \ História em Imagens




http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,como-roubaram-a-petrobras-imp-,1575576

Caso Celso Daniel: O PT pagou o chantagista



Meire Poza:

Era chantagem mesmo

...
Fonte: Revista VEJA. Por ROBSON BONIN - 14/10/2014 - - 12:39:03

No Brasil até a Cruz Vermelha é corrupta?

5:14:24

Genebra: Cruz Vermelha do Brasil corre o risco de ser suspensa

Missão internacional foi enviada ao País; auditoria mostrou desvio de R$ 25 mi em donativo e repasse público entre 2010 e 2012

A Cruz Vermelha brasileira corre o risco de ser suspensa da Federação Internacional da Cruz Vermelha se não der uma resposta à crise de corrupção descoberta na entidade. A informação é de Matthias Schmale, subsecretário-geral da Federação Internacional da Cruz Vermelha. Ele afirmou ao Estado que, na semana passada, uma missão da entidade foi enviada ao Brasil para reuniões. ...

Segundo ele, uma “chance” está sendo dada aos representantes brasileiros da instituição para que provem que estão dispostos a lutar contra a corrupção da administração que os precedeu. Mas, se nos próximos meses nada for feito para remediar a situação, a instituição com sede em Genebra já fala em suspensão, algo que só esteve perto de acontecer com a África do Sul durante o regime do apartheid.

Auditoria encomendada pela própria entidade foi concluída em maio deste ano com indícios de desvio de pelo menos R$ 25 milhões arrecadados com donativos e repasses públicos para ajudar vítimas de catástrofes, entre 2010 e 2012. Os responsáveis já foram afastados.

Auditoria encomendada pela própria entidade foi concluída em maio deste ano com indícios de desvio de pelo menos R$ 25 milhões

Schmale afirmou que a atual gestão da Cruz Vermelha no Brasil se comprometeu a agir e corrigir as falhas. Genebra assinou um compromisso formal com a entidade brasileira, estipulando que o dinheiro desviado seja recuperado. “A liderança da Cruz Vermelha no Brasil se comprometeu a devolver o dinheiro a quem fez as doações ou a destinar o volume às populações que precisavam ser ajudadas”, explicou o número 2 da entidade em Genebra.

A organização ainda quer que os responsáveis sejam levados à Justiça no Brasil. “Estamos dando uma chance e torcendo para que tudo seja feito. Mas, se nada acontecer, não vamos ter alternativa”, indicou.

“Uma das opções seria a suspensão, o que indica que os brasileiros não poderiam participar de nossas assembleias mundiais e seriam cortados do financiamento internacional”, destacou. Questionado sobre quanto tempo a nova direção teria para agir, Schmale não deu um prazo. Mas alertou: “O tempo está se esgotando”.

Outro lado. Para a Cruz Vermelha Brasileira, a suspensão da Federação Internacional seria “improcedente”, já que representantes da entidade internacional estiveram no País recentemente e “saíram com uma mensagem de confiança”.

“O Comitê de Mediação e Cumprimento (órgão encarregado de verificar denúncias) visitou nossas filiais, acompanhou nosso trabalho e saiu daqui sem notícia de que isso (suspensão) pudesse acontecer. Nos últimos dois anos, estamos unidos em uma tentativa de soerguer a Cruz Vermelha brasileira”, afirmou o secretário-geral do órgão nacional, coronel Paulo Roberto Costa e Silva.

Segundo ele, desde a auditoria, a unidade brasileira faz um “saneamento financeiro” na sede e nas filiais. Costa e Silva afirmou que, em maio deste ano, entregou cópias da conclusão da auditoria para a Delegacia Fazendária, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Rio, que investigam denúncias de desvio de verbas. / COLABOROU THAISE CONSTÂNCIO

Fonte: Estadão. Por JAMIL CHADE. Foto: Daniel Teixeira/Estadão - 14/10/2014 - - 15:14:24
BLOG do SOMBRA

Procuradores: Lava Jato é ‘técnica e apartidária’



Josias de Souza

Os procuradores da República que atuam na Operação Lava Jato divulgaram uma nota.


 No texto, contestam a insinuação de que estariam manipulando o caso com o objetivo de influir na eleição presidencial. Anotaram: “A atuação da Polícia Federal, do Ministério Público e do Poder Judiciário […] é estritamente técnica, imparcial e apartidária, buscando adequadamente elucidar todos os fatos para, se for o caso, serem aplicadas punições a quem quer que sejam os responsáveis.”


Sobre a divulgação do áudio dos interrogatórios do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef, esclareceram: “Os depoimentos colhidos nas ações penais como regra são públicos…” No caso específico, “desde maio deste ano o procedimento é público, e por esse motivo os depoimentos e suas gravações podem ser acessados por qualquer pessoa, sem restrição.”

Reiteraram, de resto, algo que o juiz Sérgio Moro, responsável pelo caso, já esclarecera na semana passada. Os depoimentos públicos nada têm a ver com as inquirições feitas sob segredo judicial pela dupla de delatores. “Outras declarações prestadas pelos acusados, em procedimentos investigativos que não fazem parte deste processo, possuem regramento próprio e não podem ser confundidos com os interrogatórios da ação penal pública.”

São mesmo surreais os dias que correm. À medida que as apurações do petrolão avançam, aumenta o número de pessoas que imaginam ser possível ao rato colocar a culpa no queijo.

Ao menos 380 mil famílias são afetadas por falta de água na Grande SP


Fabiana Maranhão
Do UOL, em São Paulo

Ao menos 380 mil famílias convivem com a falta de água nos municípios da Grande São Paulo abastecidos pela Sabesp (Companhia da Saneamento Básico do Estado de São Paulo).

Diante da falta de água, você acha que o governo deve implantar racionamento em SP?


 
A presidente da companhia, Dilma Pena, afirmou na semana passada, durante sessão da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga queixas de falta de água na capital paulista, que até 2% dos clientes da empresa enfrentam "falta de água pontual". Esse percentual corresponde a 380 mil clientes dos nove milhões que a Sabesp tem na região metropolitana de São Paulo.
Em depoimento à CPI, Dilma Pena afirmou que há "falta de água pontual" na capital paulista, mas que não se trata de racionamento.

"Não existe racionamento. Existe, sim, falta de água pontual em áreas muito altas, muito longe dos reservatórios setoriais que distribuem água e em residências onde moram muitas pessoas que têm reservação muito pequena. Nessas situações sim, tem falta de água", declarou Pena na última quarta-feira (8).

Pesquisa do Ibope feita no começo de setembro indicou que 50% dos entrevistados moradores da cidade de São Paulo afirmaram ter sofrido interrupção no abastecimento de água nos três meses anteriores. Em todo o Estado, o percentual foi de 38%.

Reservatórios de água na Grande SP

Arte/UOL
Confira entre quais reservatórios se divide o abastecimento de água na Grande São Paulo
Raio-x dos sistemas

Nível dos reservatórios

O nível dos reservatórios que abastecem a Grande São Paulo continua a cair. Nesta terça-feira (14), o índice do Cantareira, responsável pelo fornecimento de água para 6,5 milhões de pessoas na região, caiu para 4,5%, o menor nível da sua história. No mesmo dia do ano passado, o sistema estava com 38,5%.

O sistema Alto Tietê, que abastece 4,5 milhões de pessoas na região metropolitana, atingiu um novo recorde negativo, com 10,1%, o mais baixo da história. Em 2013, estava em 52,9% de sua capacidade.

E o nível dos reservatórios deve seguir a tendência de queda já que não há previsão de chuva nos próximos dias para a região onde eles estão localizados.

Falta de chuvas afeta abastecimento de água em São Paulo

12.out.2014 - A seca que atinge a represa Jaguari-Jacareí, em São José dos Campos, faz aparecer diversas carcaças de carros. O nível do Sistema Cantareira caiu para 4,8% de sua capacidade neste domingo, 0,2 ponto porcentual abaixo do índice registrado ontem e novo recorde negativo Leia mais Nilton Cardin/ Estadão Conteúdo

Notícias relacionadas

Preço alto PT cobra de Haddad fatura por derrota de Padilha em SP



PT cobra Haddad por derrota de Padilha ao governo do Estado
Publicado: 14 de outubro de 2014 às 12:42

Partido cobra do prefeito de SP derrota ao governo do Estado
Partido cobra do prefeito de SP derrota ao governo do Estado

O clima entre o PT e o prefeito Fernando Haddad azedou. Na sexta-feira passada, o presidente estadual do partido, Emidio de Souza, e o ex-candidato petista ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, foram à Prefeitura fazer um balanço da campanha com o prefeito.

Depois de certo tempo de conversa, os ânimos ficaram exaltados, a ponto de assessores terem percebido o clima ruim. O prefeito levantou a voz para Emidio, que cobrava a fatura da derrota de Padilha. Os petistas acham que Haddad não se empenhou como deveria, que sua gestão na Prefeitura não serviu de vitrine para a campanha em São Paulo, principalmente no eleitorado de mais baixa renda que vota no PT, e que ele não fez pontes com potenciais doadores de campanha.

Na conversa, sobrou para o presidente do PT, Rui Falcão, que defendeu o afastamento de Haddad da Prefeitura para mergulhar na campanha de Padilha antes do primeiro turno – ideia que o prefeito não abraçou, mas que agora também é apresentada como dívida. Haddad não gostou das cobranças dos “aliados” e criticou o PT.

Durante a eleição, Lula reclamou da postura de Haddad, considerada pelos petistas pouco colaborativa e distante das demandas do partido. Os integrantes do PT politizam a posição do prefeito: ele não teria se empenhado por Padilha porque quer se candidatar ao governo do Estado em 2018. Quanto menos gente na fila, melhor.

Aliados de Haddad negam que ele tenha pretensões eleitorais e dizem que ele sequer fala da própria reeleição em 2016. (Julia Duailibi/AE)

Ibope No DF, Aécio venceria de goleada, hoje: 69 x 31%


Ibope no DF: incluídos votos brancos e nulos, Aécio tem 63% e Dilma 28%
Publicado: 14 de outubro de 2014 às 10:54

sen aecio neves 11
Segundo o Ibope, as intenções de voto em Aécio no DF o colocam em situação confortável no segundo turno

Segundo pesquisa do Ibope para presidente da República, realizada no Distrito Federal,  o candidato Aécio Neves (PSDB) tem 69% dos votos válidos contra 31% da candidata Dilma Rousseff (PT). No primeiro turno o tucano teve a maioria dos votos dos brasilienses e a petista ficou em terceiro lugar.


No caso dos votos totais, se forem incluídos os votos brancos, nulos e dos indecisos, Aécio alcança 63% e Dilma aparece com 28% dos votos válidos. Aqueles que votariam em branco ou nulo representam 5% e  aqueles que não sabem em quem vão votar ou não responderam  somam 4%.

Entre os dias 10 e 12 de outubro para a pesquisa foram ouvidos 2.002 eleitores em todo o Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) sob o número DF-00081/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01085/2014

 COMENTARIOS

  • Pedro Paca ·
    Isso mostra que o funcionalismo federal não está nada satisfeito com Dilma/PT. São os funcionários de carreira, concursados, fustigados pelo aparelhamento do Estado.
  • Neusa Aparecida Lanza · 
    Bom D+
  • Bartolomeu Bastos Acioli Lins ·
    Eu queria avisar aos petralhas que o DF, de que trata a matéria, é o DISTRITO FEDERAL. Distrito Federal, petralhas, é BRASÍLIA! Brasília, petralhas é onde a tal da "presidenta" mora! E lá Aécio dá uma surra nela de 69% a 31%! Tá pouco, ou querem mais?
  • William Souza · 
    Aécio para Presidente ! Dentre tantos absurdos, o PT quer silenciar a mídia
  • Felipinho Freitas ·
    Esse pesoal de Brasilia sao insaciaveis. Mas, Nos nordestinos vamos dar o troco.
  • Flávio M. Paschoal · 
    FANTÁSTICO !!!!
  • Katia Patricia · 
    Aêeeeeee

Cientistas da Coreia do Sul criam material eficiente para capturar CO2


04/10/2013 11h33 - Atualizado em 04/10/2013 11h33


Membrana feita de grafeno evita que gás seja emitido à atmosfera.
Estudo foi publicado na revista 'Science'.

Da EFE
 

Um grupo de cientistas sul-coreanos desenvolveu um novo material que permite a captação do dióxido de carbono (CO2) de maneira seletiva e de outros gases poluentes de maneira mais eficiente, informou nesta sexta-feira (4) o Ministério de Ciência do país asiático.

Mediante ao uso do grafeno, uma das formas mais cristalinas do carbono, a equipe da Universidade Hanyang de Seul desenvolveu uma nova membrana que pode capturar diferentes gases de maneira específica, incluindo o CO2.

Em vez de nanopartículas, os cientistas atualmente usam grandes moléculas (polímeros) para produzir as membranas utilizadas na captação do CO2, evitando que o gás seja emitido à atmosfera e também contribuindo para controlar sua crescente concentração.

No entanto, os polímeros têm uma eficiência muito limitada na hora de separar o dióxido de carbono de outros elementos, entre os quais se incluem gases que têm usos práticos e que são trabalhosos de sintetizar, como o hidrogênio.

Material mais barato
Em um artigo publicado na revista "Science", a equipe sul-coreana garante conseguir uma "difusão seletiva" dos gases, em função do tamanho de suas moléculas, para assim capturar aqueles interessados.

Neste sentido, o grupo ressaltou que pode controlar os respectivos fluxos dos gases através "canais e poros" de diferentes tamanhos que podem ser criados empilhando as camadas de grafeno de diferentes formas.

A princípio, o Ministério de Ciência da Coreia do Sul acredita que o custo desta nova membrana é inferior ao dos materiais que são utilizados atualmente para capturar os gases.

"Vamos realizar estudos e provas adicionais de eficiência para poder comercializar em breve esta tecnologia", declarou o responsável do centro sul-coreano de P&D para a captura de carbono, Park Sang-do, em declarações à agência "Yonhap", que acrescentou que esta nova membrana poderia ser comercializada em menos de três anos.

Mundo está fracassando nas metas para 2020 de proteção da natureza


Reuters 06/10/2014 11h24 - Atualizado em 06/10/2014 11h25


Dados são de relatório da ONU divulgado nesta segunda.
Governos aumentaram esforço, mas isso não será suficiente para metas.

Da Reuters
Governos estão fracassando no cumprimento de metas para proteger animais e plantas sob um plano estabelecido para a biodiversidade até 2020, o qual também busca aumentar o abastecimento alimentar e desacelerar a mudança climática, mostrou um relatório da Organização das Nações Unidas nesta segunda-feira.

Muitas espécies raras enfrentam um crescente risco de extinção, florestas estão sendo desmatadas por fazendeiros a uma taxa alarmante, e a poluição e a pesca excessiva continuam, apesar de um esforço da ONU, definido em acordo em 2010, para reverter as tendências prejudiciais para a natureza.

“Tem havido um aumento no esforço (pelos governos)… mas isso não será suficiente para se alcançar as metas”, disse Bráulio de Souza dias, secretário-executivo da Convenção de Diversidade Biológica (CDB), à Reuters, citando o relatório de progresso sobre o tema.

No geral, o relatório da Previsão para a Biodiversidade Global, divulgado no começo de um encontro sobre o tema na Coreia do Sul, nesta segunda-feira, mostrou que apenas cinco das 53 metas estabelecidas para se preservar a natureza estavam dentro da meta ou à frente do itinerário. As outras 48 estavam para trás.

Os governos estão no caminho certo, por exemplo, em relação a uma meta que estabelece 17 por cento da área terrestre mundial até 2020 como áreas protegidas para a vida marítima, tais como parques ou reservas.

Mas estavam para trás em metas como cortar pela metade a taxa de perda de habitats naturais, ou de prevenir extinções de espécies conhecidas ameaçadas.

“Apesar de histórias individuais de sucesso, o risco médio de extinção para pássaros, mamíferos e anfíbios ainda cresce”, disse o relatório, acrescentando que a biodiversidade significa mais do que campanhas para salvar orangotangos, ursos polares ou sapos raros.

Pedindo que os governos redobrem os esforços, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que o sucesso na preservação da vida no planeta ajudaria nas metas de “eliminar a pobreza, melhorar a saúde humana e fornecer energia, alimentos e água potável para todos”.

Outros relatórios da ONU estimaram, por exemplo, que a polinização por insetos - amplamente feita por abelhas - vale cerca de 190 bilhões de dólares por ano ao assegurar a produção da alimentos.
O relatório de segunda-feira estimou que o mundo precisaria gastar entre US$ 150 bilhões e US$ 440 bilhões por ano para alcançar as metas de 2020.

Acidificação dos oceanos cresce 26% nos últimos 200 anos, diz relatório


France Presse 08/10/2014 01h59 - Atualizado em 08/10/2014 02h00


Estudo destaca a gravidade e impacto do fenômeno nos próximos anos.
Apenas redução das emissões de CO2 detém o problema, diz pesquisa.

Da France Presse
Corais na Papua Nova Guiné (Foto: Katharina Fabricius/Australian Institute of Marine Science)Corais na Papua Nova Guiné 
 
 
O pH dos oceanos aumentou 26% em média nos últimos 200 anos, ao absorver mais de um quarto das emissões de CO2 geradas pela atividade humana, adverte um relatório publicado nesta quarta-feira (8), em Seul.

Pesquisadores ligados à Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) analisaram centenas de estudos existentes sobre este fenômeno para redigir o documento que apresentaram em Pyeongchang (Coreia) por ocasião da 12ª reunião da convenção das Nações Unidas sobre a proteção da biodiversidade.

O relatório destaca a gravidade do fenômeno, que apresenta uma rapidez sem precedentes e um impacto muito variado, que seguirá aumentando nas próximas décadas. "É inevitável que entre 50 e 100 anos as emissões antropogênicas de dióxido de carbono elevem a acidez dos oceanos a níveis que terão um impacto enorme, quase sempre negativo, sobre os organismos marinhos e os ecossistemas, assim como sobre os bens e serviços que proporcionam", destacam os cientistas.
A acidez dos oceanos varia naturalmente ao longo do dia, das estações, do local e da região, mas também em função da profundidade da água. "Os ecossistemas das costas sofrem uma maior variabilidade do que os que estão em alto mar", destacam os pesquisadores.
Alguns trabalhos revelam que a fertilização de certas espécies é muito sensível à acidificação dos oceanos, enquanto outras são mais tolerantes.

Os corais, moluscos e equinodermos (estrelas do mar, oriços e pepinos do mar, por exemplo) estão particularmente afetados por esta mudança, que reduz seu ritmo de crescimento e sua taxa de sobrevivência, mas algumas algas e microalgas podem se beneficiar, do mesmo modo que alguns tipos de fitoplânctons.

O relatório destaca o impacto sócio-econômico já visível em algumas regiões do mundo: na aquicultura do noroeste dos Estados Unidos e na criação de ostras.

Os riscos para as barreiras de coral nas zonas tropicais também são uma "enorme preocupação, já que envolvem a subsistência de 100 milhões de pessoas, que dependem destes habitats".

Segundo os pesquisadores, "apenas a redução das emissões de CO2 permitirá deter o problema".

Bombeiros seguem combatendo incêndio na Região Serrana do RJ


14/10/2014 08h08 - Atualizado em 14/10/2014 08h55


Cento e vinte militares combatem chamas na região.
Fogo já chegou ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Do G1 Rio
Incêndio Petrópolis (Foto: Divulgação/Parnaso)Incêndios já atingiram área correspondente a 2.200 campos de futebol 
 
 
Cento e vinte bombeiros seguiam trabalhando na manhã desta terça-feira (14) no combate ao incêndio que atinge as regiões de Araras e Bonfim, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, como informou o Bom Dia Rio. Três helicópteros eram aguardados para ajudar no combate às chamas. 


fogo que já afetou as regiões de Araras e Bonfim, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, causa prejuízos também a áreas como o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) e a Área de Proteção Ambiental (APA) Petrópolis, ligada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal. O combate já dura seis dias e está sendo feito pelo Corpo de Bombeiros, com o reforço de brigadistas da Reserva Biológica de Araras (RBA), ICMBio e Parnaso. 


Ao todo, 22 km², que correspondem a 2.200 campos de futebol, foram afetados pelas chamas. Além da perda de área de Mata Atlântica, espécies da fauna também são afetadas. Neste domingo (13), o laboratório do Parnaso em Teresópolis recebeu um ouriço e uma paca, que morreu no caminho, vítimas das queimadas.

A fuligem e o cheiro de queimado denunciam a situação que afeta diversos pontos da cidade, como Araras, Secretário, Brejal, Manga Larga, Santa Mônica, Correas, BR-040 e Nogueira. Na manhã desta segunda-feira (13), 18 focos eram combatidos pelas equipes. A preocupação maior era evitar que o fogo chegasse às regiões de grande importância ambiental, o que não foi possível.
Incêndio Petrópolis ouriço (Foto: Divulgação/Parnaso)Ouriço intoxicado pela fumaça foi levado para
laboratório do Parnaso 
 
 
“Tivemos a informação de que o incêncio entrou na área do Parnaso já na noite de domingo. Como se trata de um local de difícil acesso, ainda não sabemos a proporção e a área atingida”, explicou Leandro Goulart, chefe do Parnaso, que recebeu dois animais resgatados das chamas.

 “O ouriço está bastante intoxicado e com dificuldade para se alimentar. Os veterinários não tiveram tempo de socorrer a paca, que morreu no caminho”, lamentou Leandro. Segundo ele, muitas espécies são afetadas. “Cobras e ninhos de pássaro, por exemplo, são atingidos com frequência”, revelou.

Nesta segunda-feira, três helicópteros trabalhavam no combate às chamas. Dois eram das polícias civil e militar, e já retornaram para a capital. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros na Região Serrana, tenente-coronel Roberto Robadey, uma aeronave foi solicitada à Marinha e deve começar a atuar na manhã desta terça-feira (14).
Incêndio Petrópolis (Foto: Divulgação/Parnaso)Bombeiros, Parnaso, RBA e ICMBio atuam no
combate às chamas 
 
 
Os incêndios são, em sua maioria, provocados pela população, o que configura crime ambiental. A lei federal 9.605, de 1998, prevê prisão de dois a quatro anos e multa. Segundo Sérgio Bertoche, analista ambiental e chefe da APA Petrópolis, o incêndio florestal que atinge a região do Bonfin e Araras pode ter sido proposital. “Uma pessoa ficou de nos enviar fotos que flagram o momento em que um homem ateia fogo no local. Com as imagens vamos abrir um procedimento administrativo e responsabilizar o culpado. Esperamos que sirva de exemplo”, afirmou Sérgio, que acrescenta: “Desde 2009 não vejo um caso como este de tantos focos. Pela cor do céu é possível ter uma ideia da gravidade da situação”, pontua.

Sérgio acrescenta que os proprietários de terrenos particulares terão a área embargada até que seja feita a restauração. “Muitas são áreas de mata atlântica em estágio inicial, ou seja, com vegetação de até 5 metros de altura. As pessoas colocam fogo para descaracterizar e fugir das obrigações impostas em uma área de preservação”, disse o analista ambiental, ressaltando que a prioridade no momento é extinguir o fogo.
Incêndio Petrópolis (Foto: Divulgação/Parnaso)Incêndio já atingiu cerca de 150 hectares nas regiões de Bonfim e Araras

Na corrida ao Buriti, Rollemberg tem 52% e Frejat 35% dos votos

Se forem excluídos os indecisos e quem vota em branco ou nulo, Rollemberg atinge 60% das intenções de voto e Frejat chega a 40%

 
O senador Rodrigo Rollemberg, do PSB, lidera a corrida ao governo do Distrito Federal, de acordo com a primeira pesquisa feita com o Ibope desde que se iniciou o segundo turno. Ele tem 52% das intenções de voto segundo o levantamento do instituto divulgado ontem.

Seu adversário, o ex-secretário e ex-deputado Jofran Frejat, do PR, registrou uma recuperação, mantém-se em alta e alcançou 35% das intenções de voto. Eleitores que declararam votar branco ou nulo somaram 8% e quem disse não saber ou não respondeu totalizou 5%.

Voto nominal
Se forem excluídos os indecisos e quem vota em branco ou nulo, Rollemberg atinge 60% das intenções de voto e Frejat chega a 40%. Esse é o procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Esse tipo de voto é conhecido como voto nominal e se refere exclusivamente aos votos dados aos candidatos que estão na disputa. Quando um deles chega a 51% no primeiro turno — o que não foi o caso do Distrito Federal esta vez — é considerado eleito pela Justiça Federal.

Caso se comparem os dados ontem divulgados com os registrados no primeiro turno, Rodrigo Rollemberg conseguiu passar dos 50%. Ele recebeu 692 mil votos, o correspondente a 45,23% do total. Teria agora aumentado esse volume de votos no equivalente a mais de 6%.

Frejat, porém, mantém-se em alta. Seus 428 mil votos no primeiro turno representam 27,97% do total, montante com que desbancou o governador Agnelo Queiroz, que ficou em terceiro, com 20,07%.

Evolução constante
Desde que assumiu a cabeça de chapa no lugar do ex-governador José Roberto Arruda — que desistiu após sucessivas derrotas na Justiça Eleitoral —, Frejat manteve uma evolução constante. Na última pesquisa Ibope em que seu nome constava das alternativas dadas aos eleitores, Arruda chegava a 37%,. o que corresponde a pouco mais das intenções de voto com que Frejat conta agora,
O acréscimo desde o final do primeiro turno é superior à votação dada aos candidatos Luiz Pitiman (PSDB) e Toninho Andrade (PSOL), mostrando que Frejat absorveu também alguma proporção dos votos dados a Agnelo.

Taxa de rejeição
A pesquisa mediu ainda a taxa de rejeição de cada candidato. Substituto de José Roberto Arruda, que desistiu do pleito por causa da Lei da Ficha Limpa, Frejat tem 39% de rejeição entre os brasilienses. Rollemberg é rejeitado por 26% dos eleitores. Já os que declararam que podem votar tanto em um como no outro somaram 21% e 16% disseram não saber ou não quiseram responder à pesquisa.

As pesquisas — governador e presidente —  foram encomendadas pela Rede Globo. Foram ouvidos 2.002 eleitores em todo o Distrito Federal entre os dias 10 e 12 de outubro para governador. A margem de erro  é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Terracap firma acordo com famílias indígenas que ocupam Noroeste

Área de 220 mil m² constituirá a Reserva Indígena Kariri-Xocó do Bananal-DF; Estatal ainda construirá unidades habitacionais com a infraestrutura, um centro de convivência e ocas
 
A Terracap firmou um acordo com representantes de 16 famílias Kariri-Xocó e Tuxá, que atualmente ocupam uma área no Noroeste, para constituir a futura Reserva Indígena Kariri-Xocó do Bananal-DF. O Termo de Compromisso, assinado com a Fundação Nacional do Índio (Funai), põe fim a demandas jurídicas existentes com indígenas.

Uma área de 22,08 hectares, aproximadamente 220 mil m², (correspondente a quase 20 campos de futebol) de propriedade da Terracap, localizada entre o viveiro de mudas da Novacap e o Parque Nacional de Brasília, será doada pela estatal à União e destinada à posse permanente e usufruto dos Kariri-Xocó.

Além de doar a área que abrigará a nova reserva indígena, em dezenove meses a Terracap deverá ter elaborado todos os projetos das edificações que servirão aos índios. Também deve construir, até abril de 2016, dezesseis unidades habitacionais com a infraestrutura de sistema de distribuição de energia, abastecimento de água, captação de esgoto, cercamento do perímetro, além de benfeitorias como um centro de convivência e ocas.

O compromisso também inclui projetos de reflorestamento e remoção das árvores produtivas, frutíferas e de espécies de valor simbólico e uso para artesanato que estão na área atualmente ocupada pelos índios para a área da nova reserva indígena.

O documento que define o compromisso foi assinado pela presidente da Terracap, Maruska Lima, o diretor técnico da Terracap, Jorge Francisconi, a presidente da Funai, Maria Augusta Assirati e o cacique Kariri-Xocó, Ivanice Tanoné.

Cumprido o acordado, as partes se obrigam a desistir dos processos judiciais. As famílias desocuparão a área no Noroeste e seguirão à nova reserva.

Fonte: Agência Brasília   Jornal de Brasilia

Minha Terra tem Palmeiras...



Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Carlos Maurício Mantiqueira

Nesta época de secura absoluta devemos aproveitar a ocasião para tratar de temas que possam provocar tempestades.
A coisa mais perigosa no país é tentar raciocínios lógicos.
Melhor seria pedir conselhos a um amigo português chamado Joaquim Manoel Leite Cabral da Câmara Passos Dias Aguiar.
Uma vez explicou o porquê de seu nome:
“Joaquim Manoel me deram à pia batismal;
Por tomar leite de cabra vem daí Leite Cabral;
Meu primeiro emprego foi no Conselho; daí da Câmara;
Tornei-me motorista e passo os dias a guiar.”

A nossa fauna de idiotas é tão rica que os há para todos os gostos.
Por exemplo: os pichadores.

Gastam comprando tinta; arriscam o pescoço subindo em alturas; fazem rabiscos sem significado e se orgulham da porcaria.
Talvez não sejam idiotas. Recebem dinheiro de alguma ONG para destruir o habitat da burguesia?

O fenômeno é igual em várias cidades. Não há coincidências e sim uma franquia de demolição de nossos valores estéticos, éticos e morais.
Carlos Maurício Mantiqueira é Livre Pensador.