quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Rollemberg tem 47% e Frejat 36% no Datafolha

2º turno para governador

Última pesquisa antes do 2º turno mostra que Rollemberg tem a maioria das intenções de votos
Publicado: 23 de outubro de 2014 às 19:29

Jofran-Frejat-Rodrigo-Rollemberg-Agnelo-Queiroz-copy
Rollemberg mantém distância de 11 pontos para Jofran Frejat

O Datafolha divulgou nova pesquisa nesta quinta-feira (22) sobre a corrida pelo governo do Distrito Federal e o candidato do PSB, Rodrigo Rollemberg, se mantém na liderança com 47% das intenções de voto contra 36% de Jofran Frejat (PR). Os votos brancos e nulos somam 10% e outros 7% não souberam responder.

A pesquisa foi realizada nos dias 22 e 23 de outubro, ouvindo 1.212 eleitores em todo o DF. A margem de erro é de 3% para mais ou menos e o nível de confiança é de 95%.

Registro
TRE: DF-00087/2014
TSE: BR-001162/2014

Eleições: PT trata estado como braço partidário

BLOG do SOMBRA

ONG que ajudou comício de Dilma recebeu meio bilhão de reais do governo!

Comício chapa-branca

O PT enxerga o estado como um braço partidário, uma extensão de seus currais eleitorais. O partido usa os recursos públicos para comprar apoio partidário, para colocar militância nas ruas. O jornal O GLOBO divulgou hoje que a ONG que colocou cem ônibus à disposição do partido para lotar um comício da presidente Dilma recebeu nada menos do que meio bilhão de reais do governo, e uns “trocados”: ...

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), entidade que levou na terça-feira a Petrolina (PE) 99 ônibus com pessoas dispostas a participar do comício da presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, recebeu R$ 587,3 milhões do governo federal nos últimos quatro anos. Só em 2014, os repasses feitos à ASA chegaram a R$ 172,8 milhões. As informações estão disponíveis no Portal da Transparência da Presidência da República.

[...]

O comício de Dilma em Petrolina reuniu cerca de 30 mil pessoas na terça-feira. Os 99 ônibus custeados pela ASA têm capacidade para transportar cerca de 4 mil pessoas e foram usados para levar caravanas de diferentes estados do Nordeste, além de Minas Gerais. Durante as campanhas eleitorais, quaisquer colaborações, sejam elas financeiras ou não, precisam ser declaradas à Justiça Eleitoral. No entanto, a legislação veda a contribuição de sindicatos e organizações, como a ASA, às campanhas.

A Lei das Eleições veda claramente esse tipo de coisa. Mas desde quando o PT respeita as leis? O partido se julga acima delas. E compra todos que estão à venda. Já foi o tempo em que o PT conquistava adesão voluntária em massa. Hoje, precisa abrir as torneiras do estado, ou seja, dos nossos recursos, para comprar militantes. Todos em busca de boquinhas, tetas estatais.

Em contrapartida, o tucano Aécio Neves tem mobilizado cada vez mais brasileiros indignados em busca de mudança. Ao contrário do que ocorre na campanha de Dilma, no caso do tucano são adesões voluntárias, gente do povo, sem receber um tostão para apoiar o candidato, sem esperar nada em troca além de um país melhor, mais livre e próspero.

Em São Paulo, onde o PT foi massacrado nas urnas e o tucano Geraldo Alckmin foi reeleito no primeiro turno com folga, uma manifestação de apoio a Aécio Neves organizada pelas redes sociais reuniu dez mil pessoas:

Cerca de 10 mil pessoas fizeram uma passeata em apoio à candidatura de Aécio Neves (PSDB) na noite desta quarta-feira na Avenida Faria Lima, na Zona Oeste de São Paulo. O ato reuniu cerca de 10 mil pessoas e começou com uma concentração no Largo da Batata, com faixas pró-Aécio. Com o chamado #VemPraRuadia22, manifestantes pró-tucano saíram às ruas em mais seis capitais e nos municípios de Ribeirão Preto (SP) e Londrina (PR).

[...]

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o José Serra, eleito senador, participaram do ato e representaram Aécio, que tinha agenda em Minas Gerais. Em cima do carro de som estavam famosos como o ex-jogador Ronaldo, a cantora Wanessa Camargo e o humorista Juca Chaves. Fernando Henrique afirmou que os tucanos tem, em São Paulo, obrigação de eleger Aécio presidente.

- A mudança não se faz apenas com pessoas jovens. Eu, por exemplo, tenho 83 anos e continuo trabalhando para mudar este país – disse o ex-presidente, que completou: – Eu estou cansado de ouvir mentiras sobre o meu governo.

Assim tem sido de forma geral: aqueles que temem perder privilégios à custa do estado se unem ao PT, Sarney, Maluf, Collor, Renan Calheiros e Jader Barbalho, de olho nas benesses oferecidas com recursos públicos arrecadados por nossos impostos; aqueles que desejam apenas mais liberdade e prosperidade, melhores oportunidades para trabalho, unem-se ao PSDB de Aécio, de olho na libertação do Brasil das garras autoritárias e incompetentes do atual governo.

Rodrigo Constantino


Fonte: Coluna do RODRIGO CONSTANTINO. O Globo - 23/10/2014 - - 18:40:31

Campanha suja da Dilma é replicada por todo o Brasil. PF apreende material em MS.




Delcídio e Dilma: dose dupla de sujeira e baixaria.

A Polícia Federal apreendeu nesta quinta-feira, 23, material de informática utilizado para disseminar ataques e ofensas pessoais contra o candidato do PSDB ao governo do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. Os equipamentos foram encontrados em busca realizada na produtora Macarena Vídeos que, segundo os oficiais de Justiça, estava arrendada para a campanha do candidato do PT, senador Delcídio Amaral. O candidato nega relação com a produtora.

A busca e a apreensão foram autorizadas pela juíza da 44ª. Zona Eleitoral de Campo Grande, Cintia Xavier Letterielo Medeiros, com base em denúncia da campanha do tucano. De acordo com o auto de constatação assinado pelos oficiais, o proprietário do imóvel, Tuba Abrão, informou que arrendara o local à campanha de Delcídio e franqueou a entrada da equipe. Os peritos constataram a existência de material ofensivo ao candidato Reinaldo Azambuja e apreenderam dois discos rígidos de computador.


O material foi encaminhado à Justiça que deve pedir ao Ministério Público Estadual a abertura de investigação da possível prática de crimes comum e eleitoral. De acordo com a campanha de Reinaldo, a investigação foi pedida depois que até endereços eletrônicos e números de telefones de familiares e partidários do candidato, como a candidata a vice em sua chapa, foram usados para disseminar ataques e ofensas pessoais.

O advogado da coligação de Delcídio, Newley Amarilla, disse que a Macarena Vídeos não tem qualquer vínculo com a campanha. "A produtora citada não é e nunca foi produtora da campanha de Delcídio Amaral. Quem está sendo vítima de uma campanha difamatória é o candidato Delcídio." O advogado disse ter ele mesmo recebido mensagens em seu celular com ataques pessoais ao petista. Procurado, Marcelo Abrão, conhecido como Tuba Abrão, não foi encontrado. Sua secretária informou que ele havia viajado para sua fazenda no interior e não autorizava fornecer o celular. (Folha Poder)

Quem conhece o Ibope que se vende, não compra.



Por volta das 15 horas, este blogueiro postou o tuíte acima. Sabem o que aconteceu? A pesquisa Ibope reduziu 2 pontos dos indecisos. E reduziu a diferença de Dilma para Aécio em 14 pontos na Região Sul, onde todas as pesquisas mostram Aécio muita à frente. Mas muito. Quem conhece o Ibope que transforma margem de erro em margem de lucro, nãos e engana nunca.

Não podemos acreditar nestas pesquisas que não erraram. Manipularam os resultados do primeiro turno. Agora temos a certeza de que eles queriam resolver a eleição lá! Não conseguiram. Agora estão fazendo de tudo, com o nosso dinheiro, para derrotar o povo brasileiro. Não vamos nos desmobilizar. Não vamos nos dispersar. Não vamos desistir. Até a vitória!


Pesquisas Ibope e Datafolha saem mais cedo, juntinhas. As duas colocam Dilma à frente, além da margem de erro. É golpe!

Datafolha coloca Dilma com 53% x 47% de Aécio. E Ibope coloca Dilma com 54% x 46% de Aécio. As pesquisas, normalmente, são publicadas no Jornal Nacional. Hoje saíram mais cedo. É o golpe eleitoral em andamento. É para desestabilizar a militância e as pessoas de bem, atacadas junto com o candidato tucano na campanha mais sórdida e abjeta já vista no mundo, comandada por Dilma e Lula, escória da política.

82 comentários

Impeachment já!




Na última terça-feira, o doleiro Alberto Youssef entrou na sala de interrogatórios da Polícia Federal em Curitiba para prestar mais um depoimento em seu processo de delação premiada


Como faz desde o dia 29 de setembro, sentou-se ao lado de seu advogado, pôs os braços sobre a mesa, olhou para a câmera posicionada à sua frente e se colocou à disposição das autoridades para contar tudo o que fez, viu e ouviu enquanto comandou um esquema de lavagem de dinheiro suspeito de movimentar 10 bilhões de reais. 

A temporada na cadeia produziu mudanças profundas em Youssef. Encarcerado desde março, o doleiro está bem mais magro, tem o rosto pálido, o cabelo raspado e não cultiva mais a barba. 


O estado de espírito também é outro. Antes afeito às sombras e ao silêncio, Youssef mostra desassombro para denunciar, apontar e distribuir responsabilidades na camarilha que assaltou durante quase uma década os cofres da Petrobras. Com a autoridade de quem atuava como o banco clandestino do esquema, ele adicionou novos personagens à trama criminosa, que agora atinge o topo da República. 
Perguntado sobre o nível de comprometimento de autoridades no esquema de corrupção na Petrobras, o doleiro foi taxativo:

— O Planalto sabia de tudo!

— Mas quem no Planalto?, perguntou o delegado.

— Lula e Dilma, respondeu o doleiro.

Conheça, nesta edição de VEJA, os detalhes do depoimento que Alberto Youssef prestou às autoridades.

Extra! Veja traz gravações da delação premiada que comprovam que Lula e Dilma sabiam do propinoduto da Petrobras.

Amanhã, nas bancas, as gravações que mostram que Dilma e Lula sabiam e concordavam com o propinoduto da Petrobras. É caso de impeachment às vésperas da eleição.
60 comentários

Aécio questiona pesquisas e diz que Dilma é derrotada em qualquer resultado


Aécio questiona pesquisas e diz que Dilma é derrotada em qualquer resultado

 




  • O candidato a presidente Aécio Neves (PSDB) visita o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, na Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro O candidato a presidente Aécio Neves (PSDB) visita o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, na Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro

O candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, disse nesta quinta-feira que as pesquisas eleitorais estiveram distantes da vontade do eleitor no primeiro turno da disputa presidencial, e que a presidente Dilma Rousseff (PT) já é "derrotada" independente do resultado de domingo.

O tucano voltou a lembrar que durante boa parte da campanha do primeiro turno, os levantamentos o colocavam em um distante terceiro lugar e, ainda assim, ele chegou ao segundo turno.

Os comentários foram feitos logo após pesquisas Ibope e Datafolha, divulgadas nesta quinta-feira, mostrarem Dilma pela primeira vez no segundo turno liderando a corrida para além da margem de erro.




Campanha presidencial 2014

 

 

23.out.2014 - Manifestantes fazem ato pelo voto nulo na praça da Sé, no centro de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (23) Cris Faga/Fox Press Photo/Estadão Conteúdo


Últimas de Eleições 2014

Descoberto na Argentina cemitério de dinossauros de 200 milhões de anos



23/10/2014 21h41 - Atualizado em 23/10/2014 21h41

Segundo paleontólogo, foram encontradas pelo menos 12 espécies novas.


Jazida fica em Marayes, a 1.000 km de Buenos Aires, e tem difícil acesso.

Da France Presse
France Presse
Um sítio contendo cerca de cem fósseis de vertebrados de entre 200 a 210 milhões de anos, com pelo menos doze espécies desconhecidas, foi encontrado no oeste da Argentina, em uma descoberta importante para explicar por que surgiram os primeiros animais pré-históricos.


"É uma descoberta tremendamente relevante por sua composição faunística para saber o que aconteceu no Triássico Superior, por que apareceram os primeiros dinossauros, os primeiros mamíferos, as primeiras tartarugas e os primeiros pterossauros", explicou à AFP o paleontólogo Ricardo Martínez.



O chefe da equipe de pesquisas, formada por dez cientistas argentinos, explicou que se trata de uma jazida "realmente completa, com 113 fósseis, maravilhosamente preservados, entre os quais há, com segurança, no mínimo, 12 espécies novas".


Uma das peças mais relevantes é um fóssil de pterossauro, um réptil voador, "o primeiro registro existente desta espécie no hemisfério sul e em uma região distante da costa".


Esta bacia geológica de grandes dimensões, da qual exploraram apenas "3% ou 5% do potencial", localiza-se em Marayes, 160 km ao sul da cidade de San Juan, 1.000 km a oeste de Buenos Aires.

"Trata-se de uma região inóspita, árida, arenosa, de acesso muito difícil e onde não há água, com vegetação de montanha que danifica as caminhonetes. Fazemos os primeiros 120 km em uma hora e meia, mas para recorrer os últimos 40 km, demoramos mais de quatro horas", contou o especialista.

A província de San Juan já é conhecida pelas jazidas de fósseis de Ischigualasto, no Vale da Lua, com 600 km2 e 231 milhões de anos, onde também fica a formação Los Colorados, que contém restos paleontológicos de 213 milhões de anos.

A descoberta do cemitério de dinossauros aconteceu por acaso, durante uma conversa casual, que despertou o interesse do cientista, chefe da Divisão de Paleontologia de Vertebrados do Museu de Ciências Naturais da Universidade de San Juan, dez anos atrás.

"Há mais de dez anos, um mateiro da região me contou que a irmã tinha encontrado ossos por ali e se perguntava se seria de vacas. Organizei uma pequena expedição e conseguimos encontrar os primeiros restos.... E não eram de vacas", lembrou Martínez.

A partir de então, ele apresentou um projeto e conseguiu recursos do Ministério de Ciência e Tecnologia argentino, que lhe permitiram realizar duas campanhas.

Em 2012, fizeram a primeira descoberta "de uma concentração anômala de vertebrados, produto da ação orgânica", em uma região de 800 metros quadrados, mas em maio passado, a 8 km dali, encontraram a jazida.

Agora, depois de meses de trabalho em laboratório para separar os fósseis das rochas, foi possível determinar que correspondem a uma época da qual ainda não havia registros.


A província de San Juan, vizinha à Cordilheira dos Andes, na região central do país, se soma a outras regiões de importante valor paleontológico, como a Patagônia Argentina, uma espécie de Jurassic Park de enorme valor científico, que não para de render descobertas.

União Europeia conclui acordo histórico contra mudanças climáticas


France Presse 23/10/2014 22h37 - Atualizado em 23/10/2014 22h37

Um dos itens é a redução de 40% da emissão de gases de efeito estufa.
Chefes de Estado também chegaram a consenso sobre uso de energia.

Da France Presse
A União Europeia concluiu nesta sexta-feira (24, horário local) um acordo para lutar contra as mudanças climáticas que inclui uma redução de 40% nas emissões de gases causadores do efeito estufa até 2030 - anunciou o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy.
"Acordo! Pelo menos 40% de redução das emissões até 2030. Acordo do Conselho Europeu para a política energética e climática mais ambiciosa do mundo", escreveu Van Rompuy em sua conta do Twitter.

Os 28 chefes de Estado e de governo também chegaram a um consenso sobre outros dois objetivos: estabelecer a cota de energias renováveis em 27% do consumo, e 27% de economia de energia, disse Van Rompuy. O primeiro é obrigatório, e o segundo, não.

Estimulados em especial por Espanha e Portugal, os europeus também decidiram aumentar as "interconexões" elétricas na União Europeia, completou Van Rompuy.

"É uma boa notícia para o clima, para os cidadãos, para a saúde e para as negociações internacionais sobre o clima em Paris, em 2015", celebrou, acrescentando que criará "empregos duráveis" e "competitividade".
tópicos:
veja também

Ibope: Dilma abre vantagem e tem 54%; Aécio tem 46%



Com o resultado, Dilma assume a liderança fora da margem de erro da pesquisa
Pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo mostra que a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) abriu 8 pontos porcentuais de vantagem sobre o candidato do PSDB, Aécio Neves. O tucano caiu de 51% para 46% dos votos válidos de quarta-feira passada para cá e Dilma Rousseff (PT) subiu de 49% para 54%.

Com o resultado, Dilma assume a liderança fora da margem de erro da pesquisa.


Considerando os votos totais, Aécio foi de 45% para 41% das intenções e Dilma passou de 43% para 49%. Os brancos ou nulos se mantiveram em 7% e os indecisos oscilaram de 5% para 3%.


A pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo entrevistou 3.010 eleitores entre 20 e 22 de setembro em 203 municípios de todo o País. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, em um nível de confiança estimado de 95%. Ou seja, se fossem feitas 100 pesquisas idênticas a esta, 95 deveriam apresentar resultados dentro da margem de erro. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral com o número BR-01168/2014.

Fonte: Estadão Conteúdo Jornal de Brasília

COMENTÁRIOS


Paulo

Estão falando do IBOPE que recebeu 5,2 milhões do governo?? Ah, tá.
1 Gostei0 Não gostei
 
Chacall Originall

Será q eleitor da pesquisa está escolhendo o politicamente correto. Ficando o governo,sabemos do caos nas estatais do Brasil afundando. Depois é decreto ditatorial Bolívar na constituição, justiça dominada, perda da liberdade de expressão, imprensa controlada e polícia repressora do governo contra os opositores dissidentes.Depois é tarde pra se arrepender. Águas passadas ñ movem moinhos. Depois ñ adianta lamentar a oportunidade perdida.O Brasil precisa mudar.O Brasil vai mudar!
5 Gostei2 Não gostei

Brasileiro pode estar entre serial killers mais letais, diz americano


  • 22 outubro 2014

Preso no último dia 16 pela polícia de Goiânia, Tiago Henrique é acusado de matar 39 pessoas, entre homens gays, moradores de rua e mulheres jovens

Caso se confirmem as 39 mortes confessadas em Goiânia, segundo a polícia, pelo vigilante Tiago Henrique Gomes da Rocha, o brasileiro estará entre os serial killers mais letais da história moderna. É o que afirma o professor de criminologia americano Scott Bonn, da Universidade Drew, em Nova Jersey (EUA).
A polícia de Goiânia diz que Rocha, de 26 anos, cometeu os crimes a partir de 2011. Entre suas vítimas estão moradores de rua, homens gays e jovens mulheres. Rocha foi preso na semana passada numa operação policial.

"Isso (o total de vítimas) o colocaria no topo do ranking, ao lado dos mais prolíficos serial killers da história moderna", disse Bonn à BBC Brasil.

Bonn, autor do livro "Why We Love Serial Killers" (Por Que Amamos Serial Killers", em tradução livre), a ser lançado na próxima semana, compara o brasileiro a psicopatas americanos que ficaram célebres por seus crimes.

Leia mais: Polícia britânica suspeita que brasileira esteja entre vítimas de serial killer


"Ele parece ser um psicopata, como Ted Bundy, John Wayne Gacy, Dennis Rader ou Gary Ridgway, que foram alguns dos mais prolíficos serial killers da história americana", diz Bonn.

Psicopatas

Acredita-se que Ted Bundy, executado em 1989, tenha estuprado e assassinado pelo menos 36 mulheres nos anos 1970. Considerado bonito e extremamente carismático, ele atraía suas vítimas muitas vezes fingindo algum tipo de ferimento e pedindo ajuda. Diferentemente de Tiago, Bundy não usava armas de fogo, preferindo golpear ou estrangular suas vítimas.

John Wayne Gacy torturou, violentou e assassinou pelo menos 33 rapazes nos anos 1970. Ele era considerado um membro exemplar da comunidade, inclusive se vestindo de palhaço em eventos beneficentes para arrecadar fundos para caridade, o que o tornou conhecido como "o Palhaço Assassino".

Segundo a polícia de Goiânia, o vigilante cometeu os crimes nos últimos três anos e é também suspeito de dezenas de roubos e assaltos na cidade
Dennis Rader torturou e matou dez homens e mulheres de diferentes idades entre os anos 1970 e 1990 no Estado do Kansas. Ele costumava enviar cartas à polícia e a jornais detalhando seus crimes. Já Gary Ridgway foi condenado por matar 49 mulheres a partir dos anos 1980, mas acredita-se que o número de vítimas possa passar de 90.

"Todos eles eram completos psicopatas, e só foram pegos porque acabaram cometendo algum erro", observa Bonn.
O Brasil também já teve outros casos célebres de serial killers, como Pedro Rodrigues Filho, o "Pedrinho Matador", acusado de mais de 70 mortes, entre elas a do próprio pai, e Francisco das Chagas Rodrigues de Brito, que estuprou, matou e castrou 42 meninos no Maranhão e no Pará entre 1991 e 2003.

Missão

O criminologista ressalta que, assim como Rocha, os psicopatas americanos mencionados por ele levavam vidas aparentemente normais, sem despertar suspeitas.
Vizinhos e colegas de Rocha se declararam surpresos com a revelação dos crimes. Seus empregadores afirmaram que até então a conduta do vigilante no ambiente de trabalho era "irrepreensível".
"Psicopatas usam máscaras, conseguem fingir ser perfeitamente normais. Sabem qual a coisa correta a dizer e a fazer em cada situação. Eles não sentem emoções, mas são muito bons em fingir emoções. Conseguem se camuflar, como um camaleão", diz Bonn.

Para o criminologista americano, bullying e abuso sexaul teriam deixado suspeito com "raiva da sociedade"
Bonn salienta que psicopatas não são doentes mentais. "É um transtorno de personalidade. Esses indivíduos são capazes de compartimentalizar suas vidas. Ele (Rocha) trabalhava em um hospital, poderia parecer um cara legal. Mas tinha esse alter ego", afirma.
Leia mais: Serial killer mais famoso da Suécia pode não ter matado ninguém
A escolha das vítimas feita por Rocha, que diz ter matado homossexuais e pelo menos oito moradores de rua, leva o especialista a classificar o brasileiro em uma categoria de serial killers definida como "mission killers", ou assassinos com uma missão.
"É alguém que imagina, em sua mente perturbada, estar fazendo um bem para a sociedade. É uma forma de racionalizar seus crimes", afirma.
Bonn lembra o caso do ex-fuzileiro naval Itzcoatl Ocampo, acusado de uma série de assassinatos em Los Angeles entre 2011 e 2012, cujas vítimas principais eram moradores de rua.
"Ele estava revoltado porque havia sido treinado para ser um atirador de elite no Iraque, mas nunca pode colocar isso em prática. Então, decidiu livrar a sociedade dos moradores de rua."

Rejeição e abuso

O ex-advogado de Rocha revelou que seu cliente havia sofrido abuso sexual na infância e bullying na escola.
Para Bonn, é provável que esse tipo de experiência tenha deixado no brasileiro um sentimento de raiva.

"(Os crimes) eram sua maneira de canalizar essa raiva. Ele sentia que havia sido abusado pela sociedade e encontrou uma maneira de revidar", diz.

O criminologista observa que no caso dos assassinatos de mulheres atribuídos a Rocha, há indícios de que os crimes não tenham tido motivação diretamente sexual.

Desde janeiro deste ano, pelo menos 15 mulheres foram assassinadas a tiros em Goiânia por um motociclista com o rosto coberto. Agora, acredita-se que Rocha seja o autor desses crimes.
"O fato de que ele atirou contra elas à distância indica que não há um componente sexual para esses crimes, que tinham outra motivação. E suspeito que seja porque ele simplesmente tinha raiva de mulheres, por ter sido rejeitado quando era mais jovem", afirma.

Segundo os policiais que trabalham no caso, Rocha teria dito que sofreu traições e desilusões amorosas. O suspeito também teria demonstrado desconforto com a presença de mulheres durante seus depoimentos.

Além dos assassinatos, Rocha é investigado por cerca de 90 roubos. Ao ser preso, ele pediu ajuda médica.

Bonn salienta, porém, que não existe cura para um psicopata. "Tipicamente, psicopatas são isolados nas prisões e podem aprender a obedecer as regras e até se tornarem prisioneiros modelos. Mas não há cura."

Batatas como fonte de energia eletrica.


Como iluminar um quarto por 40 dias só com uma batata

O pesquisador Haim Rabinowitch e seus colegas dedicaram os últimos anos para tentar criar aparelhos "movidos a batata" - extraindo energia elétrica do tubérculo.

A ideia parece absurda, mas o cientista da Universidade Hebraica de Jerusalém em Israel, diz que, com placas de metal, fios e lâmpadas, é possível gerar energia assim.


"Uma batata tem potência suficiente para iluminar um quarto com lâmpada LED por 40 dias", diz o Rabinowitch.

Os princípios desta técnica já são ensinados há anos nos colégios e conhecidos desde 1780, quando o italiano Luigi Galvani fez as primeiras experiências do tipo. Mas a tecnologia desenvolvida em laboratório aumenta muito a potência.


A bateria com material orgânico é criada com auxílio de dois metais: um ânodo (um metal como zinco, com eletrodos negativos) e um cátodo (cobre, que possui eletrodos positivos). O ácido dentro da batata forma uma reação química com o zinco e o cobre que libera elétrons, que fluem de um material para o outro. Nesse processo, a energia é liberada.


Leia mais: Brasileiro inventor de 'luz engarrafada' tem ideia espalhada pelo mundo

'Super batata'

Em 2010, os cientistas da universidade de Jerusalém começaram a fazer experiências com diversos tipos de batatas para descobrir como aumentar a eficiência energética.

Eles descobriram que uma medida simples - cozinhar as batatas por oito minutos - quebra os tecidos orgânicos e reduz a resistência, facilitando o movimento dos elétrons e produzindo mais energia.

Outra mudança pequena - fatiar a batata em quatro ou cinco pedaços - aumentou a eficiência energética em até dez vezes.

Esses testes conseguiram comprovar que pode ser economicamente viável usar as batatas como fontes de energia.

"É energia de baixa voltagem, mas é suficiente para construir uma bateria que poderia carregar telefones celulares ou laptops em lugares onde não há rede de energia", diz Rabinowitch.


A análise de custos que eles fizeram sugere que uma batata cozida ligada a placas de cobre e zinco pode gerar energia a um custo de US$ 9 por quilowatt-hora. O custo da energia gerada por uma pilha alcalina AA de 1,5 volt chega a ser 50 vezes maior. As lâmpadas de querosene - usadas em muitos ambientes remotos para iluminação - costumam ser seis vezes mais caras.


Leia mais: Concurso de fotos premia beleza da luz; veja imagens

Alimento ou fonte de energia

Por que, então, as batatas não são usadas em todo o mundo como fonte de energia?
O mundo produziu, em 2010, 324 milhões de toneladas de batatas. O alimento é plantado em 130 países. É barato, fácil de ser estocado e dura muito tempo.


Com 1,2 bilhão de pessoas sem acesso a luz elétrica no mundo, a batata poderia ser a resposta. 

Rabinowich sugere que a falta de divulgação sobre a potencial da batata como fonte de energia elétrica é parte do problema.

Mas autoridades dizem que a questão é mais complexa.

Com tanta fome no mundo, o uso de alimentos como fonte de energia é polêmico.

"A primeira pergunta a se fazer é: há batatas suficiente para comermos", pergunta Olivier Dubois, autoridade em recursos naturais da FAO, agência da ONU para agricultura e alimentos.
Há lugares em que isso seria impraticável. No Quênia, a batata só perde para o milho como fonte de alimentação.

Em outros países, há pesquisas para explorar a criação de energia com alimentos abundantes localmente. No Sri Lanka, pesquisadores estudam a forma de otimizar o uso da energia elétrica com bananas. As mesmas técnicas - cozinhar e fatiar - funcionaram.

Os custos de se desenvolver uma tecnologia desse tipo e distribuir entre pessoas que necessitam de energia elétrica podem parecer economicamente viáveis. Fabricar placas de zinco e cobre é mais barato do que uma lâmpada de querosene. Mas ainda há outro tipo de resistência à técnica.


Gaurav Manchanda vende painéis solares no Quênia, que são colocados nos telhados de casas. Ele diz que muitos dos seus clientes não procuram apenas seu produto devido à eficiência energética ou preço.

"Eles precisam ver valor no produto, não só em termos de desempenho, como também de status social", conta Manchanda. Uma bateria a base de batatas não é algo que impressione muito a vizinhança.


Leia a versão original em inglês desta reportagem no site BBC Future.

Ponto de vista: Para onde irá o ódio na segunda-feira?

  • 22 outubro 2014
  • 15comentários


Proximidade de candidatos nas pesquisas têm acirrado ânimos de partidários de PT e PSDB

Me pergunto com que estado de espírito acordará metade do eleitorado brasileiro na manhã do dia 27 de outubro.

Como as dezenas de milhões de derrotados nas urnas vão encarar a segundona brava, no trabalho ou nas ruas, as gozações, os gritos de "chuuuupa ("petralha" ou "coxinha", dependendo do que acontecer)".


O ódio político crescente dos últimos meses tornou o diálogo cada vez mais difícil. Um lado não escuta o outro, estão impermeáveis a argumentos e não são raros casos em que a violência verbal descamba para a física.


O que sentirão os que não elegerem o próximo presidente?


Será que explodirão em ira com a certeza de que o país galopa para o bolivarianismo, condenado à estagnação econômica, refém de um grupo há 12 anos no poder?


Ou prevalecerá a turma que acha que o Brasil jogará para o ralo as conquistas sociais e embarcará em um delírio fascista, despejando hordas de menores no sistema prisional e, quem sabe, até sonhando com a volta da escravatura?


Será que o ódio continuará a crescer, descambando para pequenas guerras urbanas?

Motoristas plantarão coxinhas explosivas recheadas de tachinhas nas ciclovias, gerando reação: guerrilheiros bike blocs, especialistas em depredar qualquer veículo com mais de duas rodas?


Ou talvez, passada a dor de cabeça inicial, seja possível enxergar que PT ou PSDB não vão fazer governos tão diferentes como gostamos de pensar?


Não vão acabar com o Bolsa Família ou ousar políticas econômicas diametralmente opostas. 


Mas também não devem avançar radicalmente em temas que poderiam fazer a diferença, como a reforma política, da previdência, o combate à corrupção e a possibilidade de uma nova matriz energética.


O novo governo, seja azul ou vermelho, e independentemente das promessas que fez, já nascerá engessado por alianças com políticos e partidos – legitima e democraticamente eleitos, diga-se - sem cores definidas, mutantes.


Enquanto se gastou tanta energia com demonizações, foi perdida uma enorme oportunidade de se tentar diminuir a influência no poder de quem realmente representa o atraso social. De discutir as coisas como elas são para eventualmente mudar o jogo.


Eu sei que é gostoso eleger um vilão e descarregar nele nossas frustrações com toda a força.
Deixa a alma levinha. Mas, para isso, existe videogame. Na política, isso não ajuda muito.


Seria tão bom ver petistas e tucanos apontando o dedo para seus próprios partidos, cobrando-os por suas contradições e malfeitos, em vez de defendê-los cegamente - como se alguma organização política merecesse tal defesa.


Apoiar PT ou PSDB por sentir ódio do outro apenas dá mais liberdade para que o seu "time" faça o que não deve ou o que não pode.


Minha impressão é de que, no futuro, essa selvageria atual será lamentada.


Talvez, se as cabeças de hoje, quentes e desidratadas, esfriarem e avançarmos de alguma forma nos próximos anos, a análise que se fará desse período seja generosa e o entenda como necessário, dores do crescimento, antes da maturidade.


Aposto nisso. Que nosso espírito do "deixa-disso" nos faça perceber que não está com nada, não é produtivo ou divertido nutrir tanta raiva.

Comentarios
  • 15. Publicado por Hamilton felipe


    Na segunda feira,um passara telegrama para o outro,dizendo fica tranquilo(A)os a sua cadeira já esta separada,sua aposentadoria eu Garanto mesmo vc não ficar no poder ,quando abaixar a poeira,ganharas um ministerio,e não vou pedir desculpa por tudo que eu disse por que você sabe;né foi tudo estrategia de politica,mais vamos nos encontrar as escondidas para acertar os prejuízos em contratos corruptos/e seus militantes arrumaremos uma boquinha nas prefeituras ok,
    E O POVÃO ,ACHANDO QUE FEZ BOM NEGOCIO AO entregar seu VOTO, E VOLTANDO PARA SUAS REALIDADES DE EMBOLAÇÃO DO PODER POR MAIS ALGUNS ANOS ,tai .. da onde saiu o ebola,independente de quem ganhar é só febre.

    O Brasil precisa de Oração.;

  •   Publicado por maria luiza guião bastos


    Gostei muito da matéria e concordo com Milton, no comentário de 39' atrás. Permito-me sonhar em que sairemos dessa fortalecidos, foi duríssima a batalha...O PT ganhará e se avizinha uma, no jargão dos economistas, ''tempestade perfeita''. Veremos como se sairá, é um partido sem quadros e guiados pelos sem-cultura, rsrsrs.... isso é le-tal! Aécio poderá amadurecer, estará montado em milhões de votos e finalmente veremos uma maravilha acontecendo: uma oposição atenta e consistente. Votei nele, agora não é mais necessário (idade) então verei Robert Duvall, que é garantia de felicidade, em lugar de aguardar o resultado. Saudações a todos, pro Milton também. Lembrando que das crises surgem os estadistas e os líderes....... Oremos para que tal aconteça!


  • Número do comentário 13. Publicado por Milton


    Alem do que falei, concordo com Marrize, mas infelizmente nosso povo não é unido, nunca passou por uma guerra, por um terremoto , não sabe o que é ter que se unir nessas horas, um ajudar o outro, sem diferença de raça, cor, religião ou qualquer outra coisa,ajudar por que se faz necessario, se unir por que é preciso,se fossemos unidos muita coisa seria diferente,poderiamos por exemplo exigiir que uma PEC fosse feita pra acaber com a corrupção, e que qualquer funcionario em cargo publico, não importando o nivel, ao ser pego em uma fraude, um desvio de verba, ou qualquer coisa do genero, NUNCA mais podera exercer novamente um cargo publico, outra coisa: acabar com os votos secretos e com a IMUNIDADE parlamentear. Isso que deveriamos ter pressionado nas ruas quando tivemos oportunidade , uando começamos as manifestações de rua em todo o país. Pensem nisso, é parte do que precisamos com urgencia.

  • Número do comentário 12. Publicado por Milton


    Nosso pais necessita urgentemente de saude e educação, pois um povo sadio e culto é sinonimo de liberdade, infelizmente os politicos não querem isso, pois do jeito que esta é muito mais facil de manipular/manobrar o povo com qualquer mesquinharia.

  • Número do comentário 11. Publicado por Filipe Assunção


    Para os analistas políticos intermitentes será difícil conceber um raciocínio lógico pelos próximos 4 anos (ou 2). Ou talvez ainda irá se manter em hibernação até o próximo embate político.

  • Número do comentário 10. Publicado por Márcio


    O Brasil está se perdendo por falta de liderança, é impressionante como não vemos nenhum empresário de peso "gritar"em defesa do desenvolvimento sério do país. Por quê será? E esta omissão custará muito caro para todos nós.

  • Número do comentário 9. Publicado por Betão


    Não consigo concordar com Rodrigo Durão Coelho...não sou filiado ao pt...mesmo nos bons tempos antes do mensalão, até passou pela cabeça me filiar mas, não consegui usar aquela camisa vermelha sempre tive problemas com essa cor em roupas...a ideologia concordava com quase tudo o problema era o "quase"... o pt é um partido de expressão que realmente debatia com coragem as mazelas sociais do pais... enquanto outros partidos considerados de direita minimizavam as nossas mazelas em seus discursos...O pt cresceu devido as suas gestões revolucionárias nas municipalidades, como em Porto Alegre que ficou com cara de cidade de país de primeiro mundo...até mesmo revistas como a veja elogiavam as administrações petistas...porém eu lembrava muito bem do ódio dos ricos e dos direitistas pobres pelos os petistas(pasmem Brasil tem direitista pobre e ignorante que acha que pobre merece se lascar, não aquele direitista culto que tem na europa)...eles os chamavam de petezada...Ai passou Collor,dois mandatos do FHC... e só neste momento Lula se elege...fiquei decepcionado com o resultado das eleições congressuais e a minúscula bancada do pt no congresso...pensei..."Isso não vai prestar" para governar Lula vai ter que negociar com essas cobras...e não poderia dar outra coisa...mesmo o ódio antipetista ter sido na época sufocado...tive uma sensação que ele voltaria mais forte do que antes...e veio mensalão e ressuscitou o antigo ódio, muito forte e poderoso, agora os petistas não são mais chamados de petezada, mas de petralhas, uma referencia aos personagens da Disney os irmãos metralha...O ódio voltou também mais apavorante do que antes...pois antes não havia caso de agressão física não lembro se tinha verbal só eram chamados de petezada pelas costas...foi apavorante o retorno deste ódio... uma militante petista quase teve o dedo mindinho arrancado a dentadas por uma mulher enlouquecida, possivelmente eleitora do psdb...sem contar um militante petista esfaqueado em público na cidada de Curitiba no estado do Paraná...mas atribuição do ódio aos dois lados está vindo de gente arrependida, com certeza é uma forma de se livrar da culpa...é importante ressaltar que mensalão viralizou o ódio antipetista...quem esta voltando ao normal para um estado de indiferença com as pessoas militam no pt, dá aquela sensação do "porquê desse ódio" de onde veio, então atribuir ao outro diminui e torna mais fácil de digerir o ocorrido...Esse país, bem como a maioria dos países da América Latina carrega ainda uma herança maldita do período escravocrata...existe sim ódio de classe neste país...um ódio bizarro... até mesmo pobres odeiam pobres e idolatram os ricos...uma personagem emblemática é a dona Florinda do Chaves, que mostra que isso não é apenas um fenômeno brasileiro, mais típico de ex-nações escravocratas...temos até negros odiando negros...é absurdo...quando era garoto vi um mulato chamando um negro retino de macaco, eu fiquei chocado na época, não entendia tamanha maluquice...Mas este é o Brasil que nem mesmo nós brasileiros conseguimos entender. As brasileiros que sentem ódio não são a maioria, pois somos um povo bom humilde, generoso e hospitaleiro o mundo inteiro sabe disso... pois esse foi o maior legado da copa do mundo, pois o brasileiro comum que se encontra nas ruas foi a principal atração desta copa pela bondade e generosidade em ajudar pessoas que não conhecemos.

  • Número do comentário 8. Publicado por edgar


    Não haverá paz. Estamos todos no mesmo barco, mas um grupo insiste em ir por um caminho e outro para o lado oposto. Enquanto isso vivemos uma inflação alta (com números maqueados), contas públicas fora do controle, corrupção nas estatais, burocracia burra, impostos altíssimos com pouco retorno, políticos burros e corruptos, justiça que solta os bandidos, um partido que se aparelhou do estado para atender seus interesses, etc. etc. Nem PT ou PSDB ou outro partido são soluções. Se o lado que ganhar não tiver a humildade de entender que neste momento de crise é necessário união e respeito com as opiniões diferentes não haverá solução e a crise somente se agravará com consequencias imprevisiveis. Nunca vi o pais tão dividido e com tanto ódio e preconceitos. Esta campanha de baixarias só piorou a situação. Vai ser dificil apaziguar este sentimento ruim.

  • Número do comentário 7. Publicado por ThalesBR


    Só um adendo: as pessoas são livres para fazerem o que quiserem desde que não cometam nenhum crime (ninguém é livre para matar, por exemplo). Agora: quer o bônus de ser livre? Então aguente o ônus de suas escolhas. Quanto à liberdade de expressão (que não é plena no Brasil, mas isso é outra questão), ela não é sinônimo de liberdade de consequências...

  • Número do comentário 6. Publicado por Magie


    Estou com Marrize. Brilhante comentário. Isso é que é pensamento democrático!

Ver comentários

Putazo!!!Revista argentina xinga e mostra o Papa travestido..


En la publicación de esta semana de la Revista Barcelona se lo ve al Papa Francisco pintado de mujer y con el título de “Putazo”, en relación sobre el debate que abrió la Iglesia sobre la homosexualidad.


El titular de la DAIA, Julio Schlosser, manifestó sentirse “avergonzado” por la parodia al Sumo Pontífice: “Realmente es vergonzoso, doloroso para cualquiera que tenga sensibilidad religiosa y para los que no la tengan también”, explicó Schlosser.


Mauricio Macri, señaló: ” yo me río de mí mismo, no vi la tapa, pero con el Papa hay que tener mucho cuidado”.

Eduardo Feinmann se comunicó con la directora de Barcelona, Ingrid Beck, con quien mantuvo un cruce al aire debido a que considera que el trato que le dieron al Papa es una falta de respeto.
Beck dio su punto de vista: “No me parece una falta de respeto, nosotros hacemos una parodia“, explicó.

“Me parece que no hay límites para el humor, no los tiene que haber, así como no hay límites en als noticias. Es una parodia, humor. Nosotros trabajamos con el absurdo”, concluyó la periodista.