segunda-feira, 13 de julho de 2015

Dinheiro desviado da Petrobras foi usado até para contratar prostitutas de luxo


Por Revolta Brasil -
13 de julho de 2015

Helicópteros, barcos de luxo, entre vários outros “mimos” e que mais chama a atenção>>Prostitutas de Luxo ao valor de até 20 mil reais foram contratadas e pagas com dinheiro desviado da Petrobras. É mole tanta patifaria?

O dinheiro da maior estatal brasileira tem sido queimado ao bel prazer de muitos “cumpanheiros”.

Segundo editorial da Folha de hoje, assinado pelo jornalista Flávio Ferreira, estas prostitutas caríssimas seriam capas de revistas e até famosas da TV e estariam sendo contratadas para satisfazer as lascívias de diretores da estatal e políticos. Para cada “programa”, até 20 mil reais eram pagos às garotas.

As informações foram apuradas pelas autoridades que investigam o maior escândalos de corrupção da história da humanidade (PETROLÃO) por delatores do caso.



Leia mais sobre o maior escândalo de corrupção da história do mundo

Trabalhador brasileiro vai pagar MEIO BILHÃO para marajás do congresso descansarem



Esse será o valor pago pelo brasileiro para os parlamentares tirarem suas primeiras férias do ano, aliás, mais uma, não é? Já que a cada feriado, como foi o caso dos 11 dias de folga no carnaval, eles mesmos lhes concedem um generoso descanso.


O vida boa (sem trabalhar) dos parlamentares custou cerca de R$ 300 milhões no carnaval e mais este mino concedido por eles a eles mesmos, do dia 17 de julho a 1º de agosto, vai custar ao bolso do brasileiro, cerca de R$ 500 milhões, segundo informa o portal Folha Centro Sul, em artigo assinado por José Lerguino. 



O melhor emprego do mundo
Esse é ou não é o melhor trabalho do mundo? Milhões ao ano para fazer muito pouco ou nada pelo patrão, folgas a vontade que o próprio empregado escolhe tirar, além de o próprio empregado escolher sobre seus aumentos salariais. Pois é, pra chegar lá não precisa nem mesmo de um curso superior, basta se candidatar, prometer mundos e fundos, e quem sabe “uma boquinha”, que terá tudo isso a vontade.

TCU retira documentos com irregularidades nas contas de Dilma de processo e é rebatido por procurador






Olha vejam só….documentos que incriminam Dilma sumindo das provas que podem provocar seu impeachment…
Pois é, ainda bem que o procurador de contas do MP,  Júlio Marcelo de Oliveira, atento, não deixou passar essa ‘jogadinha’ por debaixo dos panos.


O Procurador de Contas do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União, Júlio Marcelo de Oliveira, rebateu o ministro do Augusto Nardes sobre a retirada de documento que elencava irregularidades nas contas da presidente Dilma Rousseff.TCU retira documentos com irregularidades nas contas de Dilma de processo e é rebatido por procurador


De acordo com o procurador, “petição do Ministério Público de Contas não pode, em nenhum processo, ser retirada dos autos e não receber um despacho sobre seu conteúdo também nos autos”.


O TCU simplesmente deixou de encaminhar ao governo esse memorial, com diversas irregularidades fiscais cometidas pelo próprio governo Dilma, para que o governo possa explicar. Ou seja, Dilma não terá que explicar irregularidades que não foi questionada.



O ministro relator afirmou que Júlio Marcelo só entregou o memorial dois dias antes (15) da sessão de apreciação de contas (17) e relatou que o procurador-geral Paulo Soares Bugarin, responsável por solicitar a inclusão durante a sessão (o que não fez), confessou-lhe só ter tomado conhecimento do documento “a posteriori”.


Para o procurador, no entanto, não há prazo legal ou regimental para apresentação de memoriais aos Ministros do TCU em nenhum tipo de processo. “Os memoriais, por sua própria natureza, são apresentados pelos interessados e pelo MP de Contas a qualquer tempo antes do julgamento e o são, via de regra, nos últimos momentos que antecedem uma sessão”.


Pois é…lembra do que Barbosa havia alertado à nação? A tal “maioria de circunstâncias” está por todos os lados.


Relembre o alerta de Barbosa:

 Via: Contas Abertas, Editado por Revolta Brasil

Enfim Bolsonaro tem nome citado na Lava-Jato. Veja o vídeo





Pois é, que o citou em delação gravada pela justiça foi Alberto Yousseff, doleiro que tem colocado dezenas dos mais poderosos políticos e empresários do país de cabelos em pé com suas delações.


Confira o trecho em que Yousseff cita Bolsonaro:


Visto o vídeo acima, podemos observar  que a citação de Bolsonaro foi muito aquém dos demais delatados. Por outro lado, da mesma sorte de Bolsonaro um antigo conhecido da justiça, Paulo Maluff, também foi citado como não tendo feito parte do esquema. Ao menos essa semelhança com Maluff, não é das piores, não é?



Implicante Explica 02 – Desmascarando as expressões manjadas da Esquerdista

de julho de 2015

Screen Shot 07-09-15 at 05.48 PM
Este é o Implicante Explica, programa do portal Implicante, no qual explicamos, de maneira simples e objetiva, algumas coisas aparentemente complexas. O episódio de hoje é uma coleção de frases falaciosas da esquerda, explicando os significados reais de cada uma.


Para tanto, chamamos o querido Lênin Baixo-Augusta, agitador cultural, DJ alternativo e militante de redes sociais. Confiram, prestigiem e DÊEM LIKE NO VÍDEO E ASSINEM NOSSO CANAL, POXA!


E, para quem não viu, aqui está o primeiro episódio.

Crise Mundial? Nada disso! O Brasil que está um desastre. E vai piorar.



O abraço dos afogados.
O abraço dos afogados.

Uma grande lorota do governo é a história de que o mundo está em crise e, desse modo, o Brasil acabou também atingido por isso. Cascata da braba, mas repetida à exaustão a ponto de fazer alguns incautos caírem no golpe.

Mas o mundo está ou estava em crise? Claro que não.

Utilizamos a excelente ferramenta do site Trading Economics para conferir alguns números. E esses números são pra lá de assustadores. Vejamos primeiro os índices do Brasil (conforme quadro abaixou ou este link):

source: tradingeconomics.com


Situação bem feia.

E como está o resto do mundo? Como estão os demais países dotados de grandes economias? Todos, é claro, bem na frente do Brasil. Exceto justamente a Russia que, não por acaso, faz parte dos BRICS, bloco que também inclui India, Africa do Sul e China (atualmente em passo acelerado de crise).

Sim, o governo cometeu a façanha de incluir o Brasil num bloco econômico cuja maioria dos membros estejam em acelerado processo de crise. Coisa de gênio.

Apenas 10 países NO MUNDO TODO têm taxa de crescimento pior que a do Brasil no último ano. São eles: Síria (sob guerra civil e invadida pelo Estado Islâmico), Iraque (idem/ibidem), Ucrânia (em confronto com a Russia), Russia (parceiraça do Brasil nos BRICS) e “players” como Macau, Guiné Equatorial, Líbia, Sérvia, Bielo-Russia e a poderosa Venezuela (também estragada pelo socialismo bolivariano).

Quem cresceu mais que o Brasil? Potências como a Grécia (sim, A GRÉCIA CRESCEU MAIS QUE O BRASIL NO ÚLTIMO ANO!), Palestina (sim, exatamente, a Palestina!), Gambia, Argentina (pois é, até a Argentina), Coréia do Norte (não, não é piada) e muitos outros.

Não somos uma potência. O governo nos relegou à zona de rebaixamento, estamos no grupo dos piores, até Grécia e Argentina estão na nossa frente na taxa de crescimento. É uma desgraça, uma incompetência sem tamanho.

E agora, diante disso tudo, agora sim se avizinha uma crise em escala global. Grécia, Zona do Euro, China… Cabe citar uma tese curiosa. Acompanhem.

Teoria Geral do “Tá Trânsito” Quando não Tá

O nome é meio confuso, mas todos entenderão. Expliquemos.

Um truque comum da galera espertalhona é estar atrasada pro trabalho e daí dizer que foi por causa do trânsito, mas na verdade nem saiu de casa. Aí, depois disso, chega rápido, pois não estava mesmo muito trânsito, e a desculpa cola. Tudo certo, tudo resolvido.

Depende.
Pois às vezes ESTÁ MESMO TRÂNSITO e a pessoa senta na graxa, porque chegará ainda mais atrasada. É o risco da mentira, não? Pois bem…

Dilma Rousseff fez isso com a crise mundial. Enquanto outros países cresciam, ela mandava a lorota de que havia uma crise em todo o mundo.

O truque parecia razoável: como o mundo está mesmo numa boa, o Brasil alcançaria em dado momento e essa desculpa mentirosa acabaria tendo alguma valia no jogo político e eleiotoral.

Mas deu ruim. Porque agora DE FATO alguns países começaram a esboçar sinais de crise mais profunda, como a China, além de casos realmente sérios como o da Grécia.

A desculpa mentirosa virou uma verdade e o Brasil, portanto, como no exemplo da teoria exposta acima, chegará ainda mais atrasado.

Conclusão
A culpa da Dilma é dupla. Primeiro, por mentir, dizendo que havia uma crise mundial para safar-se de críticas quanto à própria incompetência. Mas, antes e acima disso, por colocar-nos nesse buraco terrível.

Por essas e outras, gritamos: Fora, Dilma! Fora, PT!

Não foi golpe: STF mantém votação que reduziu a maioridade penal


12 de julho de 2015

eduardo cunha 2018
O Supremo Tribunal Federal, por meio do Ministro Celso de Mello, negou liminar dos parlamentares que alegaram ilegalidade (ou “golpe”) na votação da Câmara na qual foi aprovada a Emenda Constitucional que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos em casos de crimes hediondos.

A alegação seria de “golpe”, pois a Casa teria votado o tema numa seção anterior e, de acordo com as regras, isso não poderia ser mais votado neste ano legislativo.

Mas tal argumentação não é correta. Numa seção, votou-se uma matéria e, na outra, o que se pôs em votação foi MATÉRIA DISTINTA. Ou seja: teores diferentes. E isso é permitido.
Confiram trecho de reportagem do jornal O Globo, por Evandro Éboli:
“O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou liminar ao pedido feito por 102 deputados para anular a aprovação na Câmara da proposta de emenda constitucional (PEC)que reduziu a maioridade penal de 18 para 16 anos. De acordo com o ministro, como a proposta ainda precisa ser analisada em segundo turno pela Câmara, não há dano que justifique uma liminar suspendendo a decisão. Celso de Mello levou em consideração argumentação apresentada na sexta-feira pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de que não há urgência na matéria, porque o segundo turno da votação da PEC só acontecerá no segundo semestre deste ano. A ação ainda será julgada pelo plenário do tribunal.”
Vale lembrar que a redução da maioridade é apoiada por 90% da população. E os parlamentares já não caem mais na conversa-mole de ONGs que tentam dizer o contrário – especialmente diante da fiscalização direta das pessoas nas páginas e sites de deputados e senadores.
Agora, é questão de tempo.

Mais Médicos: ditadura cubana já recebeu quase 3 BILHÕES de reais

12 de julho de 2015


dilma rousseff cuba raul castro
Ainda em 2013, falamos aqui sobre o que de fato seria o programa “Mais Médicos”. Revelamos que não se tratava meramente de uma medida para melhorar a saúde do país, mas sim de uma maneira de levar dinheiro para a ditadura cubana – que, em posse dos valores, pode fazer o que quiser com os bilhões. Até mesmo dar uma parte aos amigos do regime.


Hoje, chega-se ao número “mágico” de quase 3 bilhões (sim, BILHÕES!) de reais já destinados ao regime ditatorial de Cuba. Segue trecho de reportagem da Veja, por Leonardo Coutinho:
“Dados disponíveis no site do Fundo Nacional de Saúde revelam que desde agosto de 2013, o Governo brasileiro desembolsou 2,85 bilhões de reais como pagamento pelo envio de 11 400 médicos de Cuba para o Brasil. As transferências são realizadas em nome da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que embolsa 5% dos valores, como pedágio para triangular a operação – que seria considerada ilegal sem a sua intermediação.


Descontados os 142,5 milhões de reais de comissão devida à Opas, a ditadura dos irmãos Castro embolsou desde então 2,7 bilhões de reais com a venda dos serviços médicos. Planejado para custar aos cofres públicos 511 milhões de reais, o programa sofreu ao longo do tempo uma série de alterações. Atualmente, o Ministério da Saúde trabalha na preparação do sétimo aditivo do contrato.


Considerando que a governo cubano confisca mais de 80% do salário dos médicos que trabalham no Brasil, chega-se ao lucro líquido de 2,3 bilhões de reais com a operação no Brasil. Somente nos quatro primeiros meses de 2015, o Brasil entregou para Cuba mais 729 milhões de reais.” (grifos nossos)
Se alguém ainda tem alguma dúvida de como a coisa é feita de maneira descarada, é importante ler esta outra reportagem, com direito a gravação comprovando o negócio todo. É simplesmente vergonhoso.


E o que os ditadores de Cuba farão com esse dinheiro vindo do povo brasileiro? Ora, eles farão o que bem entenderem. Numa ditadura, o governo não deve satisfação a nada nem ninguém. Desse modo, podem gastar, guardar ou até mesmo repassar uma parte a amigos do regime.
Precisa desenhar?

Aquecimento global está matando abelhas pelo mundo, sugere estudo


France Presse 09/07/2015 20h25 - Atualizado em 09/07/2015 20h25


É a 1ª pesquisa que relaciona fenômeno ao declínio global de abelhas.
Até agora, havia suspeita de que pesticidas e parasitas causavam perdas.

Da France Presse
Aumento de casos se dá por conta da estiagem, queimadas e desamatamento (Foto: Divulgação/Secom Campos)Aumento de casos se dá por conta da estiagem, queimadas e desamatamento (Foto: Divulgação/Secom Campos)
 
As abelhas não estão se adaptando bem às mudanças climáticas.

Em vez de migrarem para o norte para buscarem temperaturas mais clementes, estes insetos cruciais para a polinização estão morrendo, de acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira (9).
A pesquisa publicada na revista "Science" é o primeiro estudo que explica a responsabilidade da mudança climática para o declínio das populações de abelhas e mamangabas a nível mundial. Até agora, os principais suspeitos desta diminuição eram a utilização de pesticidas, doenças e parasitas.
"Imagine um parafuso. Agora imagine que o habitat das abelhas é no centro do parafuso", disse o principal autor do estudo, Jeremy Kerr, professor de macroecologia e conservação na Universidade de Ottawa. "Conforme o clima esquenta, as espécies de abelhas e mamangabas são esmagadas por este 'parafuso climático' que comprime as zonas geográficas onde o inseto consegue viver", explicou.
"O resultado é o declínio rápido e generalizado dos polinizadores em todos os continentes, que não é devido ao uso de pesticidas ou à perda de habitat", acrescentou.


Registros pelo mundo
Para a investigação, os pesquisadores analisaram quase meio milhão de registros - anotados por museus e cientistas voluntários - de 67 espécies de abelhas e mamangabas na América do Norte e Europa desde o início dos anos 1900.

"O território abrangido pelas abelhas no sul da Europa e da América do Norte caiu cerca de 300 quilômetros. O escopo e o ritmo destas perdas são sem precedentes", disse Kerr.

Esses insetos "geralmente não conseguem" migrar para o norte. Ao contrário das borboletas, que se mudam mas não desaparecerem, acrescentou o estudo.

As abelhas são muito importantes para a agricultura e para a vida silvestre porque polinizam plantas, flores e frutos.

Caso as emissões de efeito estufa não sejam reduzidas, a redução da polinização poderia fazer que algumas plantas, frutos ou legumes se tornem mais escassos e mais caros, alertou o estudo.

(E tem blogueiro que ainda afirma que aquecimento global não existe! Dizem que é golpe.Golpe de quem? Por que ?) Cientistas pedem ação urgente sobre clima ao fim de cúpula em Paris.

Mais de 2 mil cientistas se reuniram ao longo da semana na França.
Aquecimento tem o potencial de afetar a cada região do mundo.

Da France Presse
 
Produzir energia de forma distinta, otimizar o consumo nos transportes e na construção, reduzir o desmatamento e transformar a agricultura: para limitar o impacto das mudanças climáticas, os cientistas pediram nesta sexta-feira medidas urgentes e de importância.


O pedido foi lançado em uma declaração que encerrou quatro dias de debate na sede da Unesco, em Paris, onde estavam presentes 2.000 especialistas de 100 países, faltando menos de cinco meses para a conferência sobre o clima (COP 21) de Paris, um momento esperado e decisivo na luta contra as mudanças climáticas.


"As mudanças climáticas são um desafio determinante do século 21" e "2015 é um ano crucial para realizar avanços", escreveram os 36 pesquisadores que representam o comitê científico da conferência da Unesco.



Os impactos das mudanças climáticas que estão acontecendo em uma velocidade sem precedentes "já afetam todos os continentes, do Equador aos polos, das montanhas às planícies", dizem. Advertem também que as modificações do sistema climático favorecem os fenômenos extremos (ondas de calor, fortes precipitações, incêndios florestais, secas, derretimento de neve e gelo).


O aumento do nível do mar, a acidificação dos oceanos, a migração acelerada de espécies marinhas, o declínio de outras ou a modificação do rendimento agrícola são também consequências do aquecimento e aumentarão se a alta mundial das temperaturas seguir no ritmo atual.


O aquecimento "tem o potencial de afetar a cada região do mundo, cada ecossistema e vários aspectos da atividade humana", advertem os pesquisadores, em sua maioria membros do grupo intergovernamental de especialistas na evolução do clima (IPCC), referência no assunto.



O mundo está em um momento divisor de águas e "cada país tem um papel a cumprir", dizem, enquanto 195 nações devem concluir em dezemro em Paris um acordo universal que comprometa a todos os países - desenvolvidos, emergentes ou em vias de desenvolvimento - em um modelo econômico cada vez menos baseado em energias fósseis (gás, carbono, petróleo).



"Economicamente possível"
"Uma ação ambiciosa destinada a reduzir as emissões de gases de efeito estufa para que não superem uma alta de 2ºC na escala planetária "é econômicamente possível" segundo eles. Postergar as medidas "aumentarão seus custos e sua complexidade".


Nas próximas décadas, os investimentos no setor de energia alcançarão montantes exorbitantes e a soma necessária para uma transição para energias limpas (não emissoras de gases de efeito estufa) constitituiria "uma pequena fração do montante", calculam os economistas.


Joseph Stiglitz, prêmio Nobel de Economia, argumentou nesta sexta-feira nesse sentido durante uma apresentação da Unesco: investir para lutar contra as mudanças climáticas "estimularia o crescimento e o emprego", disse. Isso permitiria também lutar contra "o aumento das desigualdades", insistiu.


Ao destacar que muitos países nem sequer conseguem suprimir os subsídios de energias fósseis, o economista preconiza "um preço único para o carbono" a nível mundial.


Em sua declaração, os cientistas lembram que para limitar o aquecimento a 2ºC (lvendo em conta que já foi registrado + 0,8°C) as emissões de gases de efeito estufa devem ser nulas de hoje até o final do século, o que necessitaria de uma redução de 40 a 70% em 2050 com relação a 2010.


Para avançar nessa direção, os setores mais fáceis de atuação são: desmatamento, eficácia energética, produção de eletricidade, prédios e automóveis, indicam os pesquisadores.


Atuar no campo "da aviação, dos caminhões do setor marítimo e da agricultura será mais complicado".


Finalmente, para incentivar os políticos a atuar sem demora, os cientistas invocam a "vulnerabilidade" mais importante dos países onde existe pobreza, desigualdade, falta de infraestrutura e boa governança.

Fez MUITO BEM!No lugar dele eu faria o mesmo!!!Agente é suspenso por se recusar a matar filhotes de urso no Canadá

1/07/2015 05h00 - Atualizado em 11/07/2015 05h00

Abaixo-assinado para reverter situação já tem mais de 130 mil apoiadores.


Mãe de filhotes foi sacrificada depois de invadir trailer onde vive família.

 Filhotes de urso Athena e Jordan estão na instituição de proteção ambiental North Island Wildlife Rocover Association, em foto de 8 de julho  (Foto: Chad Hipolito/The Canadian Press via AP) Filhotes de urso Athena e Jordan estão na instituição de proteção ambiental North Island Wildlife Rocover Association, em foto de 8 de julho (Foto: Chad Hipolito/The Canadian Press via AP)
Um agente de conservação ambiental da província de Colúmbia Britânica, no Canadá, foi suspenso por se recusar a matar dois filhotes de urso. Segundo a imprensa canadense, a notícia provocou comoção e um abaixo-assinado para reverter a suspensão de Bryce Casavant recebeu mais de 130 mil apoiadores na plataforma Change.org.


Segundo a emissora canadense CBC News, a mãe dos filhotes foi morta depois de invadir, pela segunda vez, um trailer na cidade de Port Hardy, na Colúmbia Britânica, para "assaltar" um freezer cheio de carne.


Após o incidente, no dia 5 de julho, os filhotes - um macho e uma fêmea que depois receberam o nome de Jordan e Athena - voltaram ao local procurando por sua mãe e subiram no alto de uma árvore ao lado do trailer.


Mãe dos filhotes de urso foi sacrificada depois de invadir, pela segunda vez, um trailer  (Foto: Chad Hipolito/The Canadian Press via AP)Mãe dos filhotes de urso foi sacrificada depois de invadir, pela segunda vez, um trailer (Foto: Chad Hipolito/The Canadian Press via AP)
O Serviço de Conservação Ambiental foi chamado e uma equipe formada por bombeiros e pelo agente Bryce Casavant conseguiu tirá-los da árvore. A ordem era sacrificar os filhotes, mas Bryce resolveu levá-los a um hospital veterinário.


Depois de constatar que estavam bem de saúde, decidiu transportá-los até uma instituição que promove a reabilitação de animais selvagens, a North Island Wildlife Recovery Association, onde os filhotes estão até agora.


Sua decisão levou o Serviço de Conservação Ambiental da Colúmbia Britânica a suspendê-lo temporariamente. Segundo a CBC News, o órgão está conduzindo uma investigação para apurar os fatos.
Agente de conservação ambiental foi suspenso depois de desobedecer ordem para sacrificar filhotes de urso (Foto: Chad Hipolito/The Canadian Press via AP)Agente de conservação ambiental foi suspenso depois de desobedecer ordem para sacrificar filhotes de urso (Foto: Chad Hipolito/The Canadian Press via AP)

Previdência Complementar: garfada em fundos deve render CPI

Para oposição, investimentos temerários feitos pelo governo do PT colocam aposentadorias em risco
Da Redação
redacao@jornaldebrasilia.com.br


Investimentos temerários gerados por um suposto aparelhamento do governo do PT nos fundos de pensão estão no campo visual de deputados da oposição, que tentam emplacar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na  Câmara dos Deputados. Os déficits acumulados pelos principais fundos de pensão preocupam parlamentares, que pressionam o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-AL), para indicar os membros, já que alguns partidos estariam resistentes às investigações.
Leia a matéria completa na edição digital do Jornal de Brasília deste domingo (12)

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Eleitores do DF apoiam processo contra Dilma



Publicação: Segunda-feira, 13/07/2015 às 07:14:48

Só minoria dos entrevistados na capital quer posse de Temer ou de Aécio: 64,5% pedem novas eleições
 
Francisco Dutra
Especial para o Jornal de Brasília


As revelações da operação Lava Jato dinamitaram a confiança da população do Distrito Federal no governo Dilma Rousseff. De cada


10 entrevistados, sete respondem  ser favoráveis à abertura de processo de cassação do mandato da presidente.


A posição de 70% da população brasiliense não leva em consideração o fato de, até o momento, não haver uma prova concreta contra Dilma. A população passou a defender a tese de impeachment em função do escândalo envolvendo desvios bilionários de recursos públicos da Petrobras.


Estes números são mostrados em pesquisa do Instituto Exata OP. A pergunta central do estudo foi: “Com base nas investigações da operação Lava Jato, o(a) senhor(a) é a favor ou contra a cassação do mandato da presidente Dilma?”. A resposta de 75,2% dos entrevistados foi a favor. Enquanto 22% marcaram posição contra, 2,8% não souberam responder. O levamento foi produzido entre os dias 7 e 8 deste mês, ouvindo 600 pessoas.



Jovens são mais revoltados
A pesquisa permite identificar que os principais grupos favoráveis à abertura de cassação estão entre as faixas etárias de  16 e 26 anos e de 38 a 48 anos. Os entrevistados contrários se concentram nas pessoas com mais de 60 anos. A maior parcela dos entrevistados a favor está entre as mulheres.
 O estudo também perguntou se o ex-presidente Lula deveria ser incluído nas investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. E recebeu resposta positiva de 85,3% das pessoas ouvidas.
A pesquisa projetou um eventual cenário pós-impeachment e buscou definir qual seria o desejo da população.



Conforme a opinião de 64,5% dos entrevistados, o País deveria passar diretamente por um novo processo eleitoral. Somente 16,2% concordam com uma possível posse do vice presidente Michel Temer. A entrega do governo ao segundo colocado em 2014, o senador Aécio Neves, é defendido por 14,3%. E apenas 2,3% aprovariam que o presidente da Câmara Eduardo Cunha assumisse o Planalto.



Questionamento no TCU
A operação Lava Jato não é o único potencial gatilho para a abertura de processo de impeachment de Dilma. Corre no Tribunal Superior Eleitoral um processo contra a chapa da presidente por supostas irregularidades durante a eleição de 2014. Em paralelo, as contas do Governo Federal estão sendo alvo de sérios questionamentos por parte do Tribunal de Contas da União. A situação ainda se agrava com a crise econômica e a atual fragilidade da base governista no Congresso.



Planalto evita comentar
1 A reportagem do Jornal de Brasília entrou em contato com a Presidência da Republica para saber qual seria a estratégia governista para a reconstrução da imagem pública da presidente. No entanto, por nota, o Governo Federal se limitou a informar: “O Planalto não comentará o assunto em pauta”.
2 A pesquisa foi realizada pela Exata OP, nos dias 7 e 8 de julho de 2015.  A amostra se compôs de 600 entrevistas feitas com eleitores de todas as cidades do Distrito Federal, acompanhando a proporção de gênero, faixa etária, classe social e escolaridade.






Tucanos da capital esperam, mas querem impeachment
Aguardar o rito das investigações da Polícia Federal e do Ministério Público é o rumo natural, repetem os tucanos do Distrito Federal, diante da possibilidade de que as investigações da Lava Jato culminem em processo de cassação.


“Minha posição é a mesma do meu partido. Vamos esperar que o processo legal se defina em seu tempo. E que tudo siga um caso jurídico sólido”, afirmou o presidente regional do PSDB, Eduardo Jorge. No entanto, na avaliação política do líder tucano, tudo caminha para que haja elementos para a abertura de impeachment, seja pela Lava Jato, pelo processo na Justiça Eleitoral ou pelos questionamentos do TCU.


População convencida
“A população já tem o seu convencimento. Ele coincide com o de membros do nosso partido. Mas vamos seguir todos os procedimentos jurídicos e a Constituição. Essa posição é unânime no PSDB. Nós não vamos concordar com qualquer tipo de aventura”, ponderou. Extraoficialmente, os tucanos sonham com a possibilidade de voltar ao Planalto antes de 2018. .


O senador Ronaldo Caiado, líder do DEM, considera que é preciso seguir o rito legal. No entanto, o senador aposta que o novo depoimento do dono da UTC, Ricardo Pessoa, acusado de envolvimento no  esquema, poderá trazer munição não apenas para abertura de um processo de cassação, mas também para derrubada da chapa do PT-PMDB. A fala de Pessoa é prevista para a quarta-feira desta semana.



Reflexo do País
Para o senador Ronaldo Caiado, líder do DEM, a pesquisa conduzida no Distrito Federal é um reflexo nacional. “Essa pesquisa convalida tudo que nós assistimos e vivemos pelo País. A população não confia mais na presidente”, diz. “Esse sentimento não se restringe a Brasília, mas já se tornou um sentimento nacional. É preciso reconhecer, em termos nacionais, que o processo de contaminação mostrado pela Lava Jato já tomou a Presidência e a falta de confiança da população levará o Governo Federal para um quadro de ingovernabilidade”.
 
Petista protesta contra “massacre”
Caso a tese de impeachment ganhe contornos concretos, o presidente regional do PT, Roberto Policarpo, antecipa que o partido se mobilizará junto com os movimentos sociais para assegurar o mandato de Dilma. “Não é legítimo. Não dá para ter golpe. Sendo eleita por 80% dos votos ou com uma margem mínima, a presidente foi eleita. Tem que se respeitar esse fato”, disparou Policarpo.
 
Sobre os dados da pesquisa, o petista faz duas leituras. Primeiramente, ele considera que a imagem do partido vem sendo “massacrada” por instituições e pela imprensa “monopolizada”. Nesse sentido, Policarpo apontou que a Lava Jato também levanta duvidas quanto a parlamentares da oposição, inclusive em relação ao senador Aécio Neves.
 
 
Pesos diferentes 
“O dono da UTC disse que doou dinheiro para Dilma Rousseff. Mas doou um valor muito maior para Aécio Neves. Então, pelas versões que se procura difundir por aí,  para Dilma esse fluxo de recursos constitui extorsão e propina. E, para Aécio, é doação livre e espontânea”, criticou.
Em segundo lugar, o líder petista recordou que o partido não teve um bom desempenho em 2014. Além de não conseguir reeleger o ex-governador Agnelo Queiroz, a sigla conseguiu que Dilma recebesse apenas 38% dos votos da população no Distrito Federal. 
 
 
 
Inocente, com certeza
Para Roberto Policarpo, que até a eleição passada era deputado federal pelo DF, não existem quaisquer dúvidas quanto à inocência de Dilma e de que os responsáveis pelos desvios na Petrobras serão punidos. 
 
 
A reportagem tentou entrevistar os senadores Delcídio Amaral (PT) e  Humberto Costa (PT) e os deputados federais José Guimarães (PT) e Sibá Machado (PT). Em nenhum dos casos conseguiu resposta.
 
 
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília


Comentário

paulo co

Dilma e PT, larguem o osso! Niguém quer ver mais o PT e a Dilma no poder. Vcs já estão bilionários e se continuarem mais 3 anos o Brasil quebra feio. Cadeia para vcs e o Lula e Cia também.

Park Way: O perigo da implantação de comércio em um país com graves problemas sociais.Comércio atrai moradores de rua.Moradores de rua são os donos da praça em Taguatinga

Reflexos de um problema nacional, sem-teto moram na rua e irritam moradores. GDF diz que há opções
 
Natasha Dal Molin
redacao@jornaldebrasilia.com.br

Não é o endereço mais nobre da cidade, tampouco o mais barato. O aluguel de uma loja no local custa, aproximadamente, R$ 2 mil. Mas os moradores da praça da Vila Mathias, em Taguatinga Sul, não pagam nada e expõem um problema social nacional. São cerca de 20 pessoas que se amontoam com colchões, panelas, roupas penduradas e bebidas.

Leia a matéria completa na edição digital do Jornal de Brasília deste domingo (12)
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Park Way: O perigo da implantação comércio em um país com alto índice de criminalidade.Comércio atrai bandidos.Onze furtos são registrados por dia em lojas do DF

Fecomércio diz que o número é maior, pois não são todos que registram crime

 
Aparentemente, são clientes comuns. Alguns até compram uma ou outra mercadoria. Questionam os vendedores, pedem preços e chegam a experimentar peças de roupa, por exemplo. São verdadeiros atores. Tudo depende do lugar de ação. O que mais impressiona é a cara de pau de quem furta.


Leia a matéria completa na edição digital do Jornal de Brasília deste domingo (12)
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Por que ministros do TSE, do TCU e do STF são colocados sob suspeita pela Imprensa e não reagem?



É recorrente que a Imprensa, toda vez que existem votações complexas nos mais diversos tribunais, identifica cada ministro com o respectivo presidente que o indicou, deixando implícito que seu voto será favorável ao "padrinho". Hoje a Folha relata o caso do TSE na seguinte forma:

Dos sete ministros, cinco foram escolhidos por governos do PT e dois pelo PSDB. A indicação, no entanto, não garante um cenário favorável ao governo. 
 
Relator do pedido de cassação no TSE e ministro do STJ, João Otávio de Noronha foi nomeado por Fernando Henrique Cardoso.

Presidente do TSE e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli tem criticado o governo --sendo que já atuou como advogado-geral da União no governo Lula e advogou para o PT. Vice-presidente do tribunal, Gilmar Mendes tem atacado ações de governos petistas. 
Chegaram aos cargos pelas mãos de Dilma o ministro do STF Luiz Fux e a ministra do TSE Luciana Lóssio, que ocupa vaga dos advogados no tribunal e foi escolhida depois de atuar na área jurídica da campanha do PT em 2010. 

O ex-presidente Lula indicou a ministra do STJ Maria Thereza de Assis Moura e o ministro Henrique Neves, também da classe dos advogados, para atuar como substituto no TSE. Ele, porém, foi reconduzido para cadeira de ministro titular por Dilma. 

A notícia não afirma, mas sugere que os votos serão dados de acordo com a orientação de quem fez as nomeações. Isto depõe contra a imagem da Justiça no país, mergulhando-a nas sombras. E a culpa é da própria Justiça, pois nenhum tribunal emite uma nota comprometendo-se com a isenção e com o cumprimento da lei, reagindo contra este tipo de informação enviesada.  No fundo, ao não reagirem, estes ministros concordam tacitamente com a Imprensa. Não afirmam, não confirmam, continuam num silêncio obsequioso que faz com que o brasileiro acredite cada vez menos na Justiça. E com toda a razão, pois os julgamentos têm sido assim.

Fatos como o encontro secreto entre o presidente do STF, o ministro da Justiça e a presidente da República no exterior, para tratar de processos em andamento e que envolvem as partes, são o pior dos retratos do que se transformou o Judiciário no Brasil. Não há mais isenção. Não há mais respeito a Lei.



Às togas pretas, estes ministros deveriam agregar máscaras para que não tivéssemos vergonha de ver em quem os juízes estão votando. Eles votariam secretamente a favor dos corruptos e criminosos associados aqueles que os nomearam, mas ao menos não ficaríamos sabendo. A Justiça voltaria a ser cega, pelo menos para nós, que nada podemos fazer diante de tanta corrupção e cinismo.


2 comentários:

Anônimo disse...
DIA 16/AGOSTO, TODOS NA RUA!

A população dará sua resposta: NÃO pagaremos a conta do PT!

FORA DILMA!



Chris/SP
TERMINATOR disse...
Uai, por causa da cara de pau deles e também porque sabem que o ¨perigoso¨ povo brasileiro não vão fazer nada mesmo de prático contra eles. Eu queria ver é se esses caras teriam a mesma coragem de fazer isso em um país de verdade cheio de gente decente. É claro que não. Mas como é no Brasil, terra da putaria com mais da metade dos habitantes composto por lixo humano e vagabundo, tá tudo certo. KKKKKKKKKKKKKKKKK Querem mudar esse panorama? É só dar armas para a minoria decente recém acordada do coma ¨pacífico¨ de anos de esquerdismo (que por coincidência adoram e sabem usar armas e muitos com treinamento militar para guerra!) que isso tudo muda. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Dilma aumenta o crédito consignado, dois meses depois de afirmar que ele gera endividamento, inadimplência e inflação.


Em 22 de maio passado, menos dois meses, portanto, Dilma Rousseff vetou o aumento do limite de crédito consignado (aquele descontado diretamente em folha) de 30% para 40% para pensionistas e aposentados com a seguinte justificativa:

"sem a introdução de contrapartidas que ampliassem a proteção ao tomador do empréstimo, a medida proposta poderia acarretar um comprometimento da renda das famílias para além do desejável e de maneira incompatível com os princípios da atividade econômica... A proposta levaria, ainda, à elevação do endividamento e poderia resultar na ampliação da inadimplência, prejudicando as próprias famílias e dificultando o esforço atual de controle da inflação"

Assim foi publicado no "Diário Oficial" da União.E valia para aquele Brasil de dois meses atrás.

Pois pasmem, senhores e senhores que, hoje, a mesma Dilma Rousseff publica uma medida provisória ampliando de 30% para 35% o limite de desconto em folha, o chamado crédito consignado. Só que estes 5% deverão ser usados para pagamentos de empréstimos, financiamentos, cartão de crédito e operações de arredamento mercantil autorizados por empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), por aposentados e pensionistas do INSS e por servidores públicos.Ou seja: Dilma permite o aposentado e o pensionista aumentarem a dívida, mas o dinheiro só pode ser usado para pagar os credores. É, na verdade, um empréstimo aos bancos, financeiras e operadoras de cartão de crédito, para reduzir o débito dos aposentados e pensionistas com o mesmos, aumentando-o com o governo.

Hoje, no Brasil, estima-se que existam cerca de 15 milhões de aposentados e pensionistas em débito com empréstimos consignados, que se constituem numa corrente de financiamentos e refinanciamentos que tornam os mesmos escravos dos bancos e financeiras. As dívidas, mesmo que possam tomar apenas 35% da renda, tornam-se impagáveis.


O que Dilma publicou no Diário Oficial em maio passado não vale mais. Não existe planejamento econômico, não existe a mínima avaliação do mercado e isto resume o governo do PT. Agora o aumento do empréstimo consignado não vai trazer endividamento e inflação, tampouco inadimplência. Já o reajuste das pensões pela variação do salário mínimo, que aumenta a renda, gera consumo e repõe perdas salariais, isto a Dilma vai vetar. O negócio do PT é que o aposentado seja devedor, jamais consumidor. A prova está aí, no aumento do consignado para que possa pagar os especuladores e os juros estratosféricos do mercado financeiro.
2 comentários

Estudo mostra mecanismo velado de seleção em escolas públicas





Um estudo do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), feito entre outubro de 2011 e janeiro de 2012 e divulgado neste mês, mostrou que escolas públicas teriam mecanismos velados de seleção e expulsão de alunos. Os casos acontecem principalmente em regiões de maior vulnerabilidade social, segundo o levantamento.



A pesquisa ouviu secretários de escolas estaduais e municipais, diretamente ligados à efetivação de matrículas. Eles revelaram que há uma espécie de "sondagem" para saber do passado do aluno e de seu comportamento. Essas situações, diz o estudo, tendem a penalizar famílias com mais dificuldades.



As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

" Eu sou como a inflação, eu não caio". BC da Dilma indica 9,12% para 2015.



(Veja) O mercado financeiro voltou nesta segunda-feira a aumentar a estimativa da inflação para 2015, desta vez de 9,04% para 9,12%. Esta é a décima terceira semana consecutiva em que a projeção é ajustada para cima. Com isso, consolida-se a perspectiva de que o Índice de preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ultrapassará a barreira dos 9% neste ano, muito acima do teto da meta, de 6,5%, e mais longe ainda do centro dela, de 4,5%.

As informações constam do boletim Focus, que é divulgado semanalmente pelo Banco Central e é produzido a partir das estimativas de mais de cem instituições financeiras. Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), os analistas mantiveram a perspectiva de queda de 1,50%. Se ela for concretizada, será o pior desempenho da economia brasileira desde 1990, quando foi verificada retração de 4,35%.

Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o IPCA subiu 0,79% em junho, atingindo a casa dos 6,17% no primeiro semestre - o maior porcentual em doze anos. Segundo o instituto, o preço da conta de luz e dos alimentos foram os grandes responsáveis pela escalada da inflação.

Guarapiranga e Cantareira ficam estáveis, demais mananciais têm queda



  • AFP - 14 horas atrás


Após dez dias consecutivos registrando aumento no volume armazenado de água, o Sistema Guarapiranga voltou a ficar estável nesta segunda-feira, 13, segundo boletim divulgado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O nível do Cantareira também não sofreu variação.

De acordo com os dados da Sabesp, o Guarapiranga, que atualmente é responsável por garantir o fornecimento de água ao maior número de pessoas na capital paulista e na Grande São Paulo (5,8 milhões), opera com 78,6% da capacidade - mesmo índice do dia anterior. Não choveu sobre a região nas últimas 24 horas.

O volume de água no Sistema Cantareira, considerado o principal manancial de São Paulo em função de sua capacidade de armazenamento, também permanece o mesmo: 19,5%. Nas últimas 24 horas, a pluviometria sobre o sistema, responsável por abastecer 5,2 milhões de pessoas, foi de apenas 0,1 milímetro, o que fez o acumulado do mês subir para 21,9 mm. A média histórica de julho é de 50 mm.

O nível de água do Cantareira é medido também em outros dois índices. No primeiro deles, o nível de água do sistema voltou a ficar estável em 15,1%. No segundo, o qual leva em consideração o volume armazenado dividido pelo volume útil somado às duas cotas da chamada reserva técnica, o manancial permanece com -9,8%.

Outros mananciais
Os dados divulgados pela Sabesp apontam queda no volume de água armazenada nos outros quatro sistemas: Alto Tietê, Rio Grande, Rio Claro e Alto Cotia.

O Alto Tietê viu o nível de água armazenada voltar a cair 0,1 ponto porcentual nesta segunda, passando de 20,2% para 20,1%. O índice leva em conta uma cota de volume morto, com 39,4 bilhões de litros de água, adicionada em dezembro passado. No Rio Grande, o indicador sofreu queda semelhante: de 92,5% para 92,4%.

Já os Sistemas Rio Claro e Alto Cotia sofreram variação negativa de 0,2 ponto porcentual. O primeiro caiu de 74% para 73,8%, enquanto o segundo foi de 66,4% para 66,2%.

Projeto de design italiano transforma pessoas falecidas em árvores.O que voce acha dessa idéia?

Vi na Internet

image
Imagine se a gente pudesse ter uma alternativa aos caixões. Feitos em madeira de lei, as urnas funerárias utilizadas atualmente são um desperdício de recursos naturais em um recipiente a ser consumido embaixo da terra. Não seria melhor uma opção mais ambientalmente responsável e que fizesse jus à expressão “ciclo da vida”?


Leia também:
É proibido morrer: o cemitério está lotado


Essa é a proposta do Capsula Mundi, projeto desenvolvido pelos designers italianos Anna Citelli e Raoul Bretzel, uma cápsula orgânica e biodegradável capaz de transformar um corpo em nutrientes para uma árvore. O falecido é colocado numa cápsula e enterrado. Depois, uma árvore ou semente é plantada acima da urna biodegradável para aproveitar a matéria orgânica gerada pela decomposição do organismo.


A árvore é escolhida pela pessoa ainda em vida e os familiares e amigos assumem a responsabilidade de cuidar da planta depois da partida do ente querido. Segundo os criadores, a ideia é transformar os atuais cemitérios - lugares bastante tristes e pouco frequentados - em florestas sagradas. As árvores serão os elementos a manter a memória das pessoas que se foram da existência. Uma memória viva, segundo os designers.



No entanto, há várias restrições religiosas e jurídicas. A carga biológica que adentra o subsolo poderia transformar essa floresta em área contaminada e haveria o risco de afetamento em lençóis freáticos, por exemplo. O projeto não deixa claro quem arcaria com as despesas advindas desses riscos à saúde pública, conforme questiona a colunista da revista Veja.


Com a urbanização, os cemitérios foram englobados pelas cidades. Cada vez mais, precisamos de locais para enterrar os mortos: são 55 milhões a cada ano. Uma solução são os cemitérios verticais: o maior do mundo na categoria, o Memorial Necrópole Ecumênica, fica em Santos (SP). Sua funcionalidade é a cara do mundo atual. Ou você prefere o romantismo da urna biodegradável?


Siga-me no Twitter: @charlesnisz

Governo acaba com programa que foi vitrine em eleição-O Estado de S. Paulo


Fornecedores receberam R$ 2,5 bi do PAC Equipamentos em 2014 e R$ 75 mi este ano; ministério diz que suspensão já era prevista

SÃO PAULO - O programa do governo federal de entrega de máquinas para pequenos municípios recuperarem estradas vicinais foi enterrado neste segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. As 18 empresas que ganharam bilhões em 2014 vendendo escavadeiras, niveladoras e caçambas para 5 mil municípios por meio do PAC 2 Equipamentos não receberam neste ano nem 3% do que ganharam no mesmo período do ano passado, poucos meses antes das eleições nacionais. 
Em 2014, essas empresas figuraram entre as 200 que mais faturaram com contratos com a União, que promovia a entrega de equipamentos em cerimônias oficiais pelo interior do País, contando às vezes até com a presença da presidente.


De janeiro a abril daquele ano, elas receberam R$ 2,5 bilhões, segundo levantamento do Estadão Dados feito nas contas do governo federal - valor que caiu para R$ 75 milhões neste ano. Se for levado em conta apenas o gasto via Ministério do Desenvolvimento Agrário, responsável pelo programa de compra de máquinas, as empresas não receberam nem um centavo do governo em 2015.



A curva dos gastos federais com a compra desse tipo de equipamento no primeiro governo Dilma é crescente: a quantia repassada às revendedoras de máquinas foi subindo de maneira vertiginosa até 2014, ano em que o governo registrou o maior déficit primário nas contas públicas da série histórica, iniciada em 1997.



O valor gasto com essas empresas naquele ano chegou a R$ 5,5 bilhões - 60% disso foi desembolsado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. No total, a pasta diz ter comprado mais de 19 mil máquinas que foram distribuídas para praticamente todos os municípios brasileiros de pequeno porte, com o objetivo de recuperar estradas vicinais, facilitar o acesso das zonas rurais aos centros urbanos e melhorar o escoamento da produção agrícola.


Acompanhamento. O programa, porém, foi levado a cabo sem que nenhum indicador de execução dessas obras tivesse sido criado e monitorado pelo governo federal. Desde o início, o único objetivo colocado para o programa, como consta o Plano Plurianual 2012-2015, era doar máquinas aos municípios.  

A falta de acompanhamento para saber se os municípios estavam usando as máquinas de maneira correta e se as estradas estavam melhorando foi alvo de críticas em relatório da Controladoria-Geral da União sobre as contas de 2013 do Ministério do Desenvolvimento Agrário.



Segundo a CGU, apenas acompanhar o total de doações é “insuficiente para concluir sobre a efetividade da ação ou sobre a efetividade na recuperação das estradas vicinais”. O órgão diz que o governo federal não investiu na capacitação de mão de obra para operar os equipamentos e não designou responsáveis no ministério para verificar os resultados.


“Constata-se, ainda, ausência de normativos definindo os procedimentos e rotinas de avaliação dos resultados quantitativos e qualitativos da ação, no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio de indicadores de gestão (indicadores de eficácia, eficiência e efetividade) que monitorem o uso e a manutenção dos equipamentos, a quantidade e a qualidade das obras e/ou serviços realizados, e os impactos para o público-alvo”, afirma o relatório.


Na época, o ministério informado à CGU que havia contatado a Universidade de Brasília para, em parceria, criar os indicadores necessários de avaliação do programa. Questionado pela reportagem, no entanto, a pasta não disse quais foram os indicadores criados ou a conclusão dos estudos. Afirmou apenas que a parceria com a UnB foi concretizada e que os resultados estão sendo avaliados.


Segundo o ministério, o programa atingiu seus objetivos. “A demanda pelos equipamentos partiu dos próprios municípios, que não tinham condições de equipar seus parques de máquinas para realizar a recuperação e manutenção das estradas vicinais e o enfrentamento aos períodos de seca”, informou em nota. De acordo com a pasta, o programa já estava planejado para não ter continuidade em 2015 e seu foco não foi em 2014, ano em que os gastos se concentraram.

Congresso discute controle do TCU às vésperas de análise das contas de Dilma--O Estado de S. Paulo


Projetos, como o que prevê fiscalização externa do órgão, voltaram à pauta de comissões há um mês, em datas próximas ao início do julgamento do balanço de 2014

BRASÍLIA - Parlamentares governistas e de oposição fizeram andar no Congresso projetos que pressionam integrantes do Tribunal de Contas da União (TCU) às vésperas do julgamento das contas da presidente Dilma Rousseff. Desde o mês passado, voltaram à pauta de comissões da Câmara propostas que encurtam a permanência de ministros da corte nos cargos e a obrigam a abrir sua administração para fiscalização do Legislativo e do próprio governo. No Senado, o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) quer criar uma “autoridade fiscal” com atribuições semelhantes às do tribunal.
O TCU monitora a tramitação dos projetos, que constam em uma lista de 61 que têm impacto no seu funcionamento. Na semana passada, o tema foi tratado pelos ministros em reunião fechada e tem sido fonte de preocupação. A avaliação interna é que “essa movimentação repentina” das propostas “sugere que é para pressionar” a corte.



O TCU apontou no mês passado distorções de R$ 281 bilhões no Balanço Geral da União de 2014 e fixou prazo de 30 dias para a presidente apresentar defesa sobre 13 irregularidades, entre as quais as chamadas “pedaladas fiscais”.



Com base nas explicações, o tribunal dará, possivelmente em agosto, parecer para embasar julgamento do Congresso sobre as contas. Os ministros podem recomendar que sejam rejeitadas, aprovadas ou se abster de uma opinião.
Propostas de controle do TCU são vistas com preocupação pelos ministros da corte
Propostas de controle do TCU são vistas com preocupação pelos ministros da corte
A oposição e setores da base aliada em conflito com o governo tentam influenciar os ministros a optar pela reprovação, o que abriria caminho para pedir o impeachment de Dilma por suposto crime de responsabilidade. O Palácio do Planalto, por sua vez, faz lobby em contrário e tenta evitar que um parecer adverso da corte chegue ao Congresso.


Fiscalização. Na Câmara dos Deputados, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle incluiu na pauta de votação desde 17 de junho - dia em que o TCU abriu o prazo para Dilma responder - proposta que abre uma fiscalização “contábil, financeira, orçamentária e operacional” do Congresso sobre a área administrativa da corte.


O projeto original, do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), põe o próprio governo, por meio da Controladoria-Geral da União (CGU), como auxiliar do Legislativo na tarefa de fazer o pente-fino. “O TCU chega na Câmara e dá todo tipo de pitaco. Acho estranho não querer ser fiscalizado. Nenhum órgão é soberano, acima do bem e do mal”, justifica o deputado.


A proposta foi apresentada em 2013 e, de lá para cá, tramitava em “banho-maria”. Na semana anterior ao julgamento no TCU, ela recebeu parecer favorável do deputado Hissa Abrahão (PPS-AM), da oposição. O presidente da comissão, Vicente Cândido (PT-SP), já o incluiu duas vezes na pauta, mas o colegiado recuou diante dos pedidos de integrantes do tribunal e de divergências na própria comissão sobre o texto a ser adotado.


O TCU faz auditorias em órgãos do governo, entre eles a própria Controladoria-Geral da União. Um dos principais problemas, para integrantes da corte, é que o projeto inverteria papéis, colocando um ente fiscalizado pelo tribunal para fiscalizá-lo. A CGU é um órgão de controle interno do governo e não tem, por lei, competência para inspecionar o tribunal, um órgão auxiliar do Legislativo.


No último dia 1.º, a proposta quase foi votada, mas, a pedido do TCU, o deputado Edinho Bez (PMDB-SC) pediu vista e apresentou um parecer em separado, que exclui a possibilidade de a CGU participar. Diante da polêmica, o relator também recuou e protocolou, na sexta-feira passada, um relatório com a mesma alteração. Vicente Cândido avisa que o projeto voltará à pauta no mês que vem, quando o TCU prevê julgar as contas de Dilma. “Vamos dizer que é uma coincidência. Não vejo nenhuma retaliação”, alega.


Reformulação. Ainda na Câmara, na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), uma Proposta de Emenda à Constituição sugere uma ampla reformulação do TCU. Um dos artigos prevê que ministros da corte, que hoje ficam no cargo da nomeação até a aposentadoria compulsória, aos 75 anos, tenham mandato de três anos.


O texto foi apresentado em 2007 pela deputada Alice Portugal (PC do B-BA), foi arquivado no início do ano e desarquivado em seguida. Em 16 de junho, véspera da sessão no TCU que julgaria as contas do governo, ganhou parecer pela admissibilidade - o que significa que não fere aspectos da Constituição e está apto a tramitar nas demais comissões.


O relatório foi do deputado Veneziano do Rêgo (PMDB-PB), irmão do ministro do TCU Vital do Rêgo. O gabinete do deputado explica que o relatório não aborda o mérito da proposta, por não ser atribuição da CCJ, e que o peemedebista é até contra as alterações sugeridas.


Integrantes da oposição se mobilizam também para desenterrar uma proposta que pune o presidente do TCU por crime de responsabilidade se ele deixar de processar e julgar infração cometida por prefeitos. Em geral, presidente do TCU não relata nem julga. Em casos específicos, ele vota quando é necessário o desempate.


No Senado, Renan apresentou no fim de junho, dias após o início do julgamento no TCU, proposta para criar uma “autoridade independente” a fim de monitorar, avaliar e fazer alertas sobre a política fiscal do governo. O tribunal, no entanto, já faz trabalho semelhante.


Para integrantes da corte, trata-se de um órgão concorrente. Além disso, argumentam, o texto não deixa claro como será constituído seu corpo técnico, que estará sob o comando de um diretor escolhido, em lista tríplice, pelo presidente do Senado.


Renan diz que a ideia é “aprimorar os mecanismos de avaliação e controle da política fiscal”, em favor do “crescimento econômico”. Segundo sua assessoria, não há conflito com as atividades do TCU, pois o novo órgão não aplicará sanções nem terá função no julgamento das contas do governo.

PF investiga empresa de Dirceu por lavagem de dinheiro


A JD Consultoria, do mensaleiro Zé Dirceu, foi incluída na lista de empresas suspeitas de promoverem lavagem de dinheiro. Dá para entender porque o gangster insiste em pedir habeas-corpus preventivo:


 
 
A Polícia Federal (PF) incluiu a JD Consultoria, do ex-ministro José Dirceu, na lista de empresas usadas para lavagem de dinheiro no esquema de fraudes na Petrobras. Em laudo da PF, enviado à Justiça pelo Ministério Público Federal, a consultoria de Dirceu, condenado no processo do mensalão, aparece entre 31 empresas “suspeitas de promoverem operações de lavagem de dinheiro” em contratos das obras da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.
 
 
Também constam do documento as empresas utilizadas pelo doleiro Alberto Youssef (MO Consultoria, GFD e Rigidez), pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa (Costa Global) e pelo consultor Júlio Camaro (Treviso e Piemonte). 

 
 
Os delegados da Polícia Federal relatam que foi localizada uma planilha eletrônica na construtora Camargo Corrêa com uma descrição de um contrato com Dirceu, cujo objeto seria “serviços de consultoria análise dos aspectos sociológicos políticos do Brasil”. A data do contrato era 22 de abril de 2010 e havia referência “vencido”.
 
FRAUDE TERIA GERADO SOBREPEÇO DE R$ 650 MILHÕES
 
De acordo com a Polícia Federal (PF), embora a investigação em relação à JD Consultoria tenha sido aprofundada em inquérito separado, “permanece suspeita sobre regularidade dessas relações, reforçada pelo vínculo temporal estabelecido com a obra da UCR/Rnest (Unidade de Coqueamento Retardado, da Refinaria Abreu e Lima)”.

 
Os pagamentos feitos pela Petrobras ao Consórcio CNCC, chefiado pela Camargo Corrêa, coincidiram, segundo as investigações, com a vigência do contrato entre a construtora e a JD Consultoria. Os pagamentos a Dirceu foram feitos no mesmo período em que o consórcio recebeu da estatal.

 
Segundo a PF a Camargo Corrêa repassou a apenas quatro das empresas usadas para lavagem de dinheiro R$ 71,480 milhões — Costa Global, JD Consultoria, Treviso e Piemonte. Entre essas, a empresa de Dirceu foi a que recebeu menos repasses, totalizando R$ 844.650. Para a Costa Global, foram R$ 2,875 milhões. Treviso e Piemonte, empresas usadas pelo operador Júlio Camargo, um dos delatores da Lava-Jato, receberam R$ 67,760 milhões.

 
Também faz parte da lista da PF a empresa de marketing Muranno, que havia informado ter prestado serviços para a Petrobras na divulgação da Fórmula Indy e recebido o pagamento por meio do esquema controlado pelo doleiro Alberto Youssef, sem ter conhecimento de fraudes. Agora, os investigadores a incluíram entre as que podem ter sido usadas para lavar dinheiro.


O relatório também aponta que as empresas Labogen Quimica, Industria Labogen, Piroquímica, Bosred, Hmar e RMV & CVV foram usadas para lavar dinheiro para o consórcio.

 
De acordo com a PF, o cenário de conluio permitiu ao consórcio impor à Petrobras um sobrepreço de aproximadamente R$ 650 milhões, que representa cerca de 17% do valor do contrato.

DEFESA E EMPREITEIRA NEGAM ACUSAÇÃO

 
Em nota ao GLOBO, a defesa do ex-ministro afirma “que nunca teve contrato com o consórcio responsável pela obra da refinaria Abreu e Lima”. Segundo o advogado Roberto Podval, “Dirceu foi contratado pela Camargo Corrêa para atuar em Portugal, como a própria construtora reconhece”. "Portanto não há qualquer relação com contratos ou obras da Petrobras”, conclui a nota, acrescentando que “todas as informações, como contrato e notas fiscais, já foram encaminhadas à Justiça Federal do Paraná em janeiro”.
 

 
A Camargo Corrêa informou que, por meio de seu advogado Cesar Vilardi, apresentou em abril documentos nos autos sobre os pagamentos e o contrato da JD com a Construtora. De acordo com a empreiteira, todos os serviços foram efetivamente prestados.(O Globo).