quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Pelo menos quatro professores são presos durante protesto em Brasília


28/10/2015 19h00 - Atualizado em 28/10/2015 21h30


Grupo fechou o Eixão; PM usou bombas e spray de pimenta para liberar via.


Categoria reivindica reajustes acordados em 2013 e suspensos pelo GDF.

Isabella Formiga Do G1 DF
Pelo menos quatro professores foram presos em confronto com a Polícia Militar durante manifestação na tarde desta quarta-feira (28) em Brasília. Os professores, que estão em greve desde o último dia 15, haviam fechado o Eixão. Os policiais chegaram a usar bombas de efeito moral, spray de pimenta e tiros de borracha para liberar a via.
Os professores reivindicam o pagamento de reajuste salarial escalonado que havia sido aprovado na gestão anterior. Eles estão em greve desde o último dia 15.

Vídeo feito pelo cinegrafista da TV Globo Diego André mostra o momento que policiais do batalhão de choque cercam um veículo que participava da manifestação e retiram o motorista à força. Em outra sequência, um manifestante é jogado ao chão e recebe um golpe conhecido como "mata-leão" antes de ser algemado (veja acima).

Mais tarde, na delegacia, o manifestante mostra a barriga com uma marca supostamente causada por um tiro de bala de borracha. Na delegacia, três professores com camisetas iguais às usadas pelos demais manifestantes aguardavam em um banco o momento de serem ouvidos – dois deles algemados.

E um determinado momento, um policial toma de forma abrupta o celular do homem que não estava algemado. Outro policial grita com o dedo em riste ao mesmo manifestante: "Alguém, mais aí vai chamar a polícia de bandido (sic)?"

Policiais detêm manifestantes durante protesto de professores no Eixão (Foto: Isabella Calzolari/G1)Policiais detêm manifestantes durante protesto de professores no Eixão (Foto: Isabella Calzolari/G1)
 
Por nota, a PM disse que "Batalhão de Choque foi acionado e desobstruiu a via com o uso gradativo da força e dos meios legais para garantir o direito de ir e vir dos cidadãos que trafegavam por aquele local".

Segundo a PM, o uso da força ocorreu após uma hora de negociação para a liberação da via. "Quatro manifestantes foram detidos, sendo dois por desacato e dois que pararam ônibus coletivos e tomaram as chaves dos motoristas com o intuito de fechar o Eixinho W", diz a nota.

O diretor de imprensa do Sindicato dos Professores, Cléber Soares, diz que cerca de cem pessoas fecharam duas faixas do Eixão para "dialogar com a população". "A gente ocupou e rapidamente a polícia chegou. A polícia chegou e nós negociamos a saída. Quando estávamos entrando no carro, chegou a polícia de choque e comecou a atirar. Geralmente eles atiram para cima, mas atiraram contra a gente."

"O objetivo era mandar um recado para o governador com esse processo todo de congelar salários, e aí na saída isso aconteceu. A confusão chegou a esse absurdo de pessoas serem presas. Nossa programação era de ser algo rápido. O problema é para o policial que tudo o que [a gente] diz é desacato. A gente não pode discordar", disse a diretora do Sindicato dos Professores, Rosilene Correia.
Em nota, o governo do DF criticou a manifestação dos professores. "O governo de Brasília lamenta que alguns poucos professores, sob o comando do sindicato, tenham radicalizado o movimento grevista que realizam com o fechamento de vias públicas e interrupção do tráfego. Assim, além de prejudicar os alunos das escolas públicas e seus pais, esses professores em greve causaram transtornos a milhares de pessoas que transitavam pelas vias de Brasília", diz trecho da nota (veja íntegra ao final desta reportagem).


O deputado Chico Vigilante (PT) repudiou o uso da força contra os professores. "Eu lamento essa atitude da Polícia Militar. Não é correto esse tratamento dado aos professores.
Greve não se resolve com polícia, não se resolve decretando ilegalidade. Greve se resolve negociando com os servidores."
Manifestantes bloqueiam Eixão durante protesto de professores em greve (Foto: Heloísa Javiel/Arquivo Pessoal)Manifestantes bloqueiam Eixão durante protesto de professores em greve (Foto: Heloísa Javiel/Arquivo Pessoal)
 
Confusão
Durante a manifestação, um ônibus urbano chegou a ser usado em uma suposta tentativa de fechamento do Eixinho. Soares disse que o motorista do ônibus teria se assustado com o barulho das balas de borracha disparadas por policiais e tentou fugir do local, razão pela qual o veículo acabou parado sobre o canteiro e na contramão.

O governo de Brasília lamenta que alguns poucos professores, sob o comando do sindicato, tenham radicalizado o movimento grevista que realizam com o fechamento de vias públicas e interrupção do tráfego. Assim, além de prejudicar os alunos das escolas públicas e seus pais, esses professores em greve causaram transtornos a milhares de pessoas que transitavam pelas vias de Brasília"
 
Trecho de nota do GDF
 
O motorista do ônibus, no entanto, disse que o veículo foi invadido por um grupo de manifestantes, mesma versão dada pela PM. "Eles entraram na nossa frente e abordaram o ônibus. Pararam a gente. Tomaram a chave", disse.

Pouco antes da manifestação no Eixão, outro grupo de professores havia fechado a Ponte do Bragueto, que dá acesso às regiões de Sobradinho e Planaltina. A via foi liberada cerca de uma hora depois de ter sido fechada.

Reajuste
O governador anunciou na semana passada que o reajuste dos servidores públicos, que deveria ter ocorrido em setembro, será pago integralmente a partir de 1º de outubro do ano que vem. A medida não inclui os retroativos, que não têm data para serem quitados.

“Os reajustes que deveriam ser implementados a partir de setembro não estão sendo implementados por total impossibilidade de fazê-lo”, afirmou durante o anúncio da medida.
“No ambiente de crise, em que o PIB está decrescente, essa é uma grande conquista. Estamos fazendo isso a partir de um grande esforço para garantir a implementação do reajuste. O DF será a única ou uma das poucas unidades da federação que dará aumento no ano que vem”, disse Rollemberg.
Ônibus usado em suposta tentativa de bloquear Eixinho prado na contramão e sobre canteiro da via  (Foto: Isabella Formiga/G1)Ônibus usado em suposta tentativa de bloquear Eixinho prado na contramão e sobre canteiro da via (Foto: Isabella Formiga/G1)
 
O pagamento depende da aprovação de um conjunto de projetos já encaminhados ou que ainda serão enviados à Câmara Legislativa. Ele afirmou que acredita que o Legislativo vai colaborar com o governo. “Esse é um tema de interesse da cidade, e os deputados sabem que estamos fazendo aquilo que é possível.”

O chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, afirmou que o governo espera ter um acréscimo de R$ 500 milhões na receita de 2016 com a aprovação do pacote de projetos enviado ao Legislativo.

Rollemberg declarou que grande parte dos projetos enviados à Câmara são de venda de imóveis em que o recurso entra de uma vez. Ele disse que o pacote será importante para o orçamento do ano que vem, mas que não garante o pagamento dos anos seguintes.
No último dia 20, o Tribunal de Justiça considerou ilegal e abusiva a greve dos professores da rede pública e determinou a volta imediata às funções, sob pena de multa de R$ 400 mil por dia ao sindicato em caso de descumprimento. Segundo o magistrado, o motivo alegado pelos professores não justifica a paralisação.

Veja íntegra de nota do GDF
"Nota Oficial

O governo de Brasília lamenta que alguns poucos professores, sob o comando do sindicato, tenham radicalizado o movimento grevista que realizam com o fechamento de vias públicas e interrupção do tráfego. Assim, além de prejudicar os alunos das escolas públicas e seus pais, esses professores em greve causaram transtornos a milhares de pessoas que transitavam pelas vias de Brasília.


O governo nunca deixou de receber os sindicatos e já deixou claro, aos servidores e à população, que não tem condições orçamentárias e financeiras de pagar agora os reajustes salariais concedidos em 2013. As greves e a interrupção de vias em nada contribuem para que os pagamentos possam ser feitos.


O governo de Brasília tem a obrigação de assegurar à população o livre trânsito pelas vias da cidade e não pode permitir que algumas pessoas interrompam o tráfego por sua vontade ou a qualquer pretexto. A Polícia Militar agirá sempre, dentro da lei e de suas atribuições, para impedir o fechamento de vias públicas."

Mensagem de um defensor das mulheres.



Somos homens. E eu vou usar linguagem "de homem", para tentar ficar mais claro.
Ninguém nos apalpa no caminho do banheiro, na balada, puxa nosso cabelo ou nosso braço, ou sussurra "vagabundo" no pé do nosso ouvido apenas porque queremos mijar.


Ninguém nos encoxa no metrô ou no ônibus, goza na nossa calça ou no nosso ombro, filma escondido a gola da camisa e publica em site pornô.

Ninguém fotografa nossa bunda e envia por Whatsapp. Ninguém coloca câmera escondida p'ra filmar por baixo de nossas bermudas na rua.

Ninguém pega foto do nosso pau ou vídeo gravado transando p'ra tirar onda com as amiguinhas de como nós somos gostosos e que vagabundos nós somos.

Ninguém se vinga de fim de relacionamento expondo nossa intimidade na Internet, p'ra familiares, amigos, chefes.

Nenhum taxista, por mais bêbado que estivesse, me levou p'ra um matagal em vez do destino que pedi.


Nunca fui seguido na rua, voltando do trabalho, e temi coisa alguma senão perder o celular ou a carteira.

Nenhuma mulher nojenta ficou se lambendo ou esfregando a mão enquanto eu atravesso a rua.
Nenhum assaltante jamais enfiou a mão na minha calça ou tentou me beijar à força.

Ninguém nunca me ameaçou a vida depois de uma bota.

Ninguém nunca ameaçou meu emprego a troco de sexo.

Nunca tive medo de circular de noite ou de dia e ser vítima de um estupro.

Meu salário é oferecido de acordo à minha qualificação e estado do mercado. Só.

Minha liberdade sexual é garantida pelos bagos que carrego, e, inclusive, quanto mais mulheres eu colecionar, mais foda eu sou.

Ninguém espera que eu largue o trabalho e dedique minha vida a filhos, quando eles nascerem.

Ninguém vai me chamar de puto se desejar tomar uma cerveja no fim do expediente.

Ninguém vai criar qualquer conceito sobre mim senão baseado nas minhas reais atitudes.

Então, fera, veja em quantos pontos supracitados você se enquadra e me conta como é bacana a vida sem essa violência indireta ou direta, como é simples viver assim.

Lembra desse papo quando nomear "vitimismo", "mimimi", "falta de rola", "louça p'ra lavar", enfim, os clichês que a gente conhece bem.

Não precisa pensar na desconhecida não: pensa na sua mãe, sua irmã, sua companheira, sua filha...
Faz o mais forte exercício de empatia do mundo, que é se colocar no lugar delas, volta aqui e me chama de "feministo".

Aguardo ansiosamente.

Comentários

1.Não são apenas os homens que fazem isso com as mulheres, Mario.As lésbicas são responsáveis por grande parte do assedio sexual que as mulheres normais sofrem. E é ainda mais degradante.Só que não existe uma delegacia especializada  para nos proteger das lésbicas.

Anônima

2.A delegacia especializada para casos de assedio entre mulheres é a delegacia da mulher... Lembrando também que em casos de violência doméstica a lei que confere é a Maria da Penha. em Mensagem de um defensor das mulheres.
Anônimo
3.Concordo com a Anônima.Lésbica é tão agressiva quanto os homens .Já fui ameaçada de perder emprego por uma chefe lésbica. Elas não se enxergam, se acham o máximo, te cercam nos corredores, põem a mão na gente em lugares íntimos quando, por acaso, nos pegam sozinhas no elevador.E o nojo que causam na gente é um milhão de vezes maior do que o nojo que o homem mais feio do mundo poderia nos causar caso nos assediasse fisicamente. 

As lésbicas estão se achando o máximo, achando que podem convencer qualquer mulher considerada hétero a transar com elas.Isso não é verdade!Lésbica causa repulsa em mulher normal.Por mais lindas que se achem, por mais malhadas, etc...a repulsa é igual.Mas elas não entendem isso.Prefiro ser paquerada e assediada por um homem super feio, mendigo de rua, do que pela lésbica mais metida a sofisticada desse mundo.

Mulher hétero pede socorro.

O perfil do macho (com experiência com mulher) – Parte 2


Homens de Honra16 comments
Desapego, frieza, insensibilidade são características masculinas ideais. Logo, o assediador, só serve para ser rejeitado, comunica que ele é incapaz de obter algo melhor, comunica que ele não tem outros focos nem objetivos de vida. Isso tudo comunica fraqueza, submissão, desespero, urgência. Portanto pare de ficar ligando sem parar, de ficar procurando, procurando e procurando. Deixe que ela faça isso por você, caso ela não faça, então é porque ela não sente mesmo nada por você, cai fora!


Se ela fizer charme te procurando, depois rejeitando, desapareça, ignore-a. Deixe-a sem saber onde você está, o que está fazendo. Se ocupe com outras coisas, estude, trabalhe viva sua vida, porque ela está vivendo a dela.


Graças aos modernos como você que não aguentam ver uma menininha pela rua. As mulheres estão acostumadas a serem bajuladas em troca de sexo, carinho e amor.



Ficaram mal acostumadas com esse comportamento dos moderninhos, que estão sempre dando presentes, elogiando-as, dando privilégios e tratamentos especiais.  



Por isso levam um choque quando um homem as ignora. Sentem-se diminuídas, pequenas, pensam que estão perdendo a disputa contra suas rivais. Isso mexe com a auto estima delas, não se sentem mais gostosas como antes, quando passavam pela rua e os pedreiros a chamavam de gostosa.


Aliás, pare com isso.. Pare de chamar as meninas de gostosa pela rua, isso não serve pra nada, além de inflar ego delas a troco de nada. Primeiro que esse comportamento ridículo não te torna mais homem do que ninguém, tu não é mais másculo porque chamou uma mulher de gostosa na rua. Segundo que eu nunca vi, um homem que chamou uma mulher de gostosa na rua, pra ela voltar e trepar com ele no beco por causa disso. Então pare, se comporte feito homem e se respeite, pare de agir como um mendigo.


Voltando ao assunto, quando a mulher é ignorada, ela tenta conquistar o tal homem por vingança, na tentativa de rejeitá-lo assim que ele estiver enfeitiçado novamente. Cuidado com isso, nem tudo que reluz é ouro.


Esqueça essa a ideia de ser um namorado democrático e maleável. Seja democrático se ela merecer, mais seja firme nos seus pontos de vista. Deixe sempre muito claro que o voto de minerva é seu, sempre seu. O ato de ceder é visto como uma fraqueza de espírito, indica pouca firmeza e pouca força de vontade.



A democracia nesses casos não é recompensada pela fêmea, pelo contrário ela aproveita isso pra abusar. O maleável é considerado um homem otário, um bundão e não o hooomem-super-maravilhoso como muitas costumam dizer. Na verdade elas procuram por machos que consiga guiar, proteger, dominar e não servos, idiotas que ficam choramingando por ai.


O problema é que alguns moleques quando sentem que não estão sendo notados, eles costumam fazer macaquices, costumam assediar, lançam cantadas vagabundas, elogios e todas essas baboseiras. Se mudassem o assédio por atitudes de macho, isso iria ativar a atração da fêmea.


O macho não precisa assediar. As únicas que aceitam assédio dos famintos, desesperados e ansiosos, são as igualmente desesperadas, que na maioria dos casos são as feias, que não possuem muitos poderes de atração, nem ganham olhares esfomeados dos pedreiros. Aquelas que já estão perto dos trinta, com o corpo meio sem graça, quando tudo está começando a cair, a fertilidade dela está indo pra onde Judas perdeu as botas, tem filhos precisando de leite, precisam de um provedor urgente.


Solteironas, as chatas e insuportáveis. Se apesar de tudo uma mulher interessante aceitar tal comportamento repulsivo, está fazendo apenas por dinheiro ou status mais nunca por atração. Chute que é macumba!


Os homens de hoje aparentam estar envergonhados de terem nascido macho, e com o tempo começam a perder isso. Vão acreditando no que dizem sobre machistas. Que machista é o vilão da novela, que bate na mulher e tem ciúmes-excessivos, foi levado a acreditar que tudo de ruim que acontece no mundo é culpa do machismo. Isso é o que eu chamo de conversa fiada.


Um idiota moderno, se provocado, perde a cabeça e comete crimes ridículos, do mesmo modo. Lembra daquele bostinha do Lindemberg, que matou Eloá? Assim como uma mulher se provocada, pode fazer muitas palhaçadas, tipo, muuuuitas mesmo. Então a moda agora é ser cada vez mais sensível, e qualquer um que levantar a bandeira da masculinidade, será visto como um pré-histórico, troglodita, retrógrado, machista e rústico. Como se isso fosse o fim do mundo, na visão de muitas, o homem hoje deve passar prancha no cabelo, tem que ter franjinha, usar calças coloridas tipo da turma do Lanza. O macho de verdade está sendo acuado.


Costumam dizer que não servimos para nada. Se julgam evoluídas demais. Entretanto quando o navio vai afundar, tem sempre algum idiota que grita “CRIANÇAS E MULHERES PRIMEIRO!!!”. Nesse momento não aparece uma feminista fodona, com duas bolas e um pau duro, pra cair no mar gelado e sair nadando pra se salvar e salvar os outros.  


Nas enchentes, nenhuma mulher super poderosa virada no cacete, bota um sofá nas costas ou carrega um fogão na cabeça. Na verdade eu vou te dar um argumento que costumo sempre usar pra encerrar esse papo.
Aprenda com o Major: Pense comigo, desde a antiguidade, no tempo das cavernas, quando o homem fez fogo batendo uma pedra na outra. (não foi uma mulher, nenhuma mente brilhante feminina pensou nisso.) Quem caçava? Quem entrava no rio pra matar jacaré? Quem brigava com mutantes pra trazer comida pra casa?  Quem saía para caçar tigres-dente-de-sabre, para trazer o papá para casa? Huh?


Adiantando o tempo mais um pouco, quem inventou a roda? Huh? Me diz então sobre a luz elétrica, o avião, o carro? Estou falando aqui das principais invenções utilizadas hoje em dia. Me diga quantos nomes masculinos tem? E quantos nomes femininos? Eu não quero exterminar as mulheres, não, pelo contrário. Tanto homens quanto mulheres tem seus papéis, sem mulher não tinha como nascer, porém sem homem não tinha leitinho quente pra depositar lá no fundo, não é verdade? Diferente do feminismo, eu não falo em exterminar, não falo em ódio contra qualquer mulher. Ambos são importantes!


Mas também não sou a favor desse discurso de que homem não serve pra nada. Acho fraco quando vejo alguma menininha falando isso, eu só imagino que ela é meio que um robô sabe? Sinto que ela leu isso em um lugar, achou muito da moda e adotou esse discurso, esse comportamento, mesmo não sendo no fundo sua real conduta.  Mesmo em muitos casos, que ela não saiba o que fazer quando o papai, que dá mesada, morrer.


Sabe porque falei sobre as invenções da roda, da luz e etc? Porque no meu ponto de vista, evoluir hoje, depois de tudo criado, depois de batom, maquiagem, calças de lycra pra deixar as barangas gostosas nas academias, empresas multinacionais entre muitas outras coisas, é bem mais fácil. Dizer que o homem hoje é descartável quando já tem criações importantes, quando tem avanços tecnológicos, quando tem tantos avanços em tantas áreas é fácil demais. Queria ver evoluir sozinha na época que tinha que matar tigres-ente-de-sabre pra jantar. 

 Todo mundo sabe que muita mulher junto, nunca dá certo. Quando não tiver briga, tem inveja do cabelo, tem rivalidade, tem tantas outras coisas que a deixam desnorteadas. É muito difícil para a mulher traçar um rumo, já que a mulher como um todo é muito incerto, oscila tanto. Oscila se não acorda bem, oscila se está gorda, oscila se o cabelo naquela manhã não está como ela quer, oscila na tpm, se eu estiver mentindo, me avise. Eu vou falar sobre isso mais pra frente..

Não estou negando a importância da mulher, preste bem atenção antes de se revoltar e falar merda. Leia  direito. Nenhum homem idealiza o mundo sem mulher. Nenhum homem quando se tornou presidente de algum país jogou isso na cara de ninguém. Dilma ganhou, e todo mundo começou a agir como se ela fosse fazer a gestão do país sozinha, eu sinto muito por desmontar seu castelo de cartas, mas pra ela administrar qualquer coisa, tem muitos homens segurando na alça do caixão por trás. Sem contar que no primeiro governo, se Lula não estivesse feito uma campanha forte pra promover, ela não ganharia nem bingo escolar. Não fode!

Então, para as garotas que estão aprendendo a odiar os homens, é bom lembrar que você está ai linda hoje, mas saiu de dentro de um saco de algum macho! Abraços!

Resumo, pra finalizar, porque estou ficando cansado. Se comporte como macho. Não tenha vergonha de ser homem, estude, trabalhe e acumule dinheiro. Tenha foco na vida, objetivos, saiba onde você quer chegar. Uma mulher, não pode ser o seu objetivo principal de vida, ela tem que compartilhar dos seus planos e trilhar o caminho junto com você. Siga adiante, uma linha reta, deixe ela escolher se quer ou não seguir com você, e veja por suas atitudes se ela merece tua atenção.

Posts que você PRECISA ler... 

O perfil do macho – Parte 1

5 comments
Olá pessoal, um tempo atrás nós falamos sobre a terapia do desapaixonamento, (é bom relembrar), que é um princípio básico, ensinando você a ter mais domínio sobre si, tendo o controle de suas ações e atitudes. Hoje eu vim te falar como tu deves se comportar, na prática diante de alguns casos.


Se estiver em uma relação, e nesse momento estiver estranhando sua companheira por ela estar distante, fria, calada, se ela te ignora, recusa sexo, não quer te ver entre outras coisas do tipo, provavelmente a sua pessoa não a interessa mais. É a hora de mudar, mas não mudar só pra fazer de conta que virou homem, que mais cedo ou mais tarde sua máscara cai, acredite, o cérebro feminino trabalha com 4 outras áreas, isso dá para elas o poder de reconhecer pela sua linguagem corporal que você esconde algo, que você está mentindo, fingindo, com medo e etc. A fêmea tem a capacidade de perceber no seu tom de voz, nos seus trejeitos, que você não está falando o que queria, não está sendo sincero, então nada de fazer de conta.


Essa é a hora que você tem que morrer em si, o velho garoto tem que sair de cena. O garotinho mimadinho pela mamãe e pela vovó que existe em você deve morrer. Isso mesmo, seus egos, seus mimos, suas fraquezas toda essa palhaçada que você sempre ouviu de que o homem deve ser mimimi, deve ser isso e aquilo, pra não ser visto como o terrível machista. Deve deitar no chão pra servir de ponte pra garota indefesa.. Tu deves morrer em si. Tu tem que se tornar uma pessoa completamente diferente, modificar-se causando estranhamento dando a ela a sensação de perda.


Se tu está sendo desprezado, é apenas porque você está sendo carinhoso demais, está falando muito, tentando agradá-la toda hora, demonstrando medo de perdê-la, exigindo atenção, carinho e sexo, exigindo a presença e a companhia dela, correndo atrás, ligando o tempo todo, sufocando-a com crises idiotas de ciúmes e coisas desse tipo.


As espertinhas mentirosas costumam dizer que homem tem que ser carinhoso. Mas a verdade é que homem carinhoso se torna cansativo, com o tempo ele só serve pra ser rejeitado e humilhado. De onde você acha que vem a expressão 'pegajoso' que muitas usam pra se referir ao carinhoso, bonzinho, atencioso?



É geralmente quando ele começa a mendigar pelo sexo que já não existe como era antes. Inclusive, aqui você pode descobrir o que deve fazer para não cair nessa categoria dos bonzinhos, pegajosos e chorões.


O carinho do macho tem que ser dosado, tem horas certas pra isso acontecer. Serve principalmente como uma recompensa pela boa conduta de sua parceira. Se torne um macho frio, mais não totalmente. NUNCA nenhum dos dois lados absolutamente. Não seja completamente frio, nem completamente carinhoso. Nunca seja nem o mocinho, nem o vilão. Busque o meio termo e lembre-se faça-a entender (com suas atitudes), que seu carinho é um prêmio a ser conquistado por ela com a conduta de fêmea honrada e digna.


Não converse como se tivesse engolido uma agulha de radiola, não seja tagarela. As conversas das mulheres são sempre superficiais e subjetivas. Não entre nessa, se você começar a participar desses papos inúteis, escutando ladainhas, fofocas sobre a vida dos outros ou desfechos de novelas. No inconsciente delas você será visto com pouca masculinidade, já que uma das características principais do macho é ser racional, direto, é firme, superior e dominador, não tem tempo a perder com a vida dos outros.


Outra dica do Major pra você: Você vai se tornar ridículo se ficar tentando ser engraçado, fazendo palhaçadas, micagens se pendurando em galhos de cabeça pra baixo. Será visto como o alegre palhaço da turma e só serve pra isso, fazer show de stand up de graça pra galera, fazer todo mundo rir e terminar a noite na mão grande vendo o redtube. Não é esse o seu objetivo não é verdade?


Não entre em discussões, não brigue resista as reclamações inúteis. Não grite como uma gazela, isso será visto como pouco masculino da tua parte.. E cá pra nós, homem gritando com mulher é o fim. Quando você se desespera, você perde a razão!


Ela tem que te ver como um macho, forte, viril, alguém com quem ela possa contar pra pedir uma opinião e não como o amiguinho, como um palhaço que está ali pra fazê-la rir a tôa, como um bichinho de estimação. Seja silencioso, sério, fechado, distante e converse pouco, o básico. (Lembre-se não polarize) 




Fale sempre quando for necessário, mais seja direto e reto, fale em tom de comando como quem quer proteger e guiar, orientando-as sempre para o bem, nunca para o mal. 


Não reforce a idéia de que os homens são inimigos das mulheres, opressores e agressores, isso é ridículo. A mulher não tem culpa se Hitler foi um sacana, ou se a globo todo ano lança Ex-BBB's na sociedade, ou se o povo acha que o bolsa família é uma benção, ou se a Seleção Brasileira faz vergonha jogando contra o Gabão, ou se mesmo depois do mensalão Jarder Barbalho teve um milhão e meio de votos e assim por diante. Se pensa assim, é raivosinho, reveja seus conceitos, ninguém tem nada a ver se você acordou hoje com a hemorroida atacada. Pare de se comportar feito um moleque, um pivete, vire homem.


Agora preste bem atenção: Sabendo a teoria do desapaixonamento e morrendo em si como eu disse acima você vai se tornar um macho honrado. Com isso você vai ter o auto-controle sobre sua vida, sobre seus sentimentos:


E aqui vai a dica de ouro, não tenha medo de perdê-la. Isso mesmo. Se você tiver temor, isso vai transparecer por meio de suas atitudes, ou durante os intermináveis testes que tua garota vai te submeter diariamente. Esteja sempre, sempre disposto a perdê-la pra sempre. Mesmo se a garota não estiver mais gostando de você, ela não vai suportar saber que você não se importa se ela.


Que você não está preso, não está enfeitiçado pela bunda dela, e não se humilha pelo sexo.


Ela não vai suportar a ideia de que você pode encontrar uma mulher melhor que ela. Isso vai jogar contra os sentimentos dela, deixando-a em sérios problemas. Se sentir medo de perdê-la, vai demonstrar que não pode encontrar mulheres melhores que ela, mais fiéis, mais dedicadas, portanto você é visto como um macho de segunda classe.

BLOG

E se os animais se comportassem como humanos?

Essas ilustrações criativas revelam como seriam as coisas se a situação fosse invertida.


Confira:



MISTERIOS DO MUNDO

Revogação de Estatuto do Desarmamento é 'um escândalo', diz FHC

 

 

Em vídeo, ex-presidente critica votação realizada por comissão e afirma que legislação foi 'construção política feita com a sociedade'



BRASÍLIA - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) considerou um "escândalo" a votação realizada nesta terça-feira, 27, em que deputados revogaram, em comissão especial, o Estatuto do Desarmamento, facilitando o acesso a armas de fogo. Em vídeo gravado na manhã desta quarta-feira, 28, em seu apartamento, em São Paulo, FHC apela aos deputados que derrubem em plenário o chamado Estatuto de Controle de Armas de Fogo.
"O Estatuto do Desarmamento foi uma construção política feita com a sociedade e teve efeitos, reduziu o número de mortes, que continua sendo absurdo", disse FHC. "Como é que vamos agora derrubar este estatuto e permitir que pessoas, até criminosos, tenham, legitimamente, armas? Isso é um escândalo", afirmou o ex-presidente.

O texto foi aprovado por 19 votos a 8. A comissão ainda precisa analisar destaques apresentados, o que deve acontecer na próxima terça-feira, 3. Em seguida, o texto vai para apreciação do plenário da Câmara e, depois, do Senado.

"Eu faço um apelo: que se recuse essa votação que houve na comissão especial e que o plenário mantenha o Estatuto do Desarmamento", diz Fernando Henrique no vídeo de 29 segundos.


O relatório assegura a todos os cidadãos, a partir de 21 anos, o direito de possuir e portar armas, para defesa própria e do patrimônio, bastando cumprir requisitos legais. Deputados e senadores poderão andar armados e pessoas que respondem a inquérito policial ou processo criminal também poderão ter porte.


A autorização para compra de armas baixa de 25 para 21 anos. Atualmente, o Estatuto do Desarmamento estabelece que é preciso justificar a necessidade de ter uma arma, o que é analisado pelas autoridades e pode ser negado. Os destaques serão votados na terça-feira, antes da análise em plenário.


O substitutivo do deputado Laudívio Carvalho (PMDB-MG), um dos 293 integrantes da Frente Parlamentar da Segurança Pública, prevê que deputados e senadores podem andar armados. O texto permite ainda que policiais legislativos da Câmara e do Senado andem armados em aviões quando realizam escolta de parlamentares, além de estender o porte de armas em horário de trabalho a agentes de trânsito ("marronzinhos") e de medidas socioeducativas - os agentes da Fundação Casa, em São Paulo.



De acordo com o texto, "estando a arma registrada, o seu proprietário terá o direito de mantê-la e portá-la, quando municiada, exclusivamente no interior dos domicílios residenciais, de propriedades rurais e dependências destas e, ainda, de domicílios profissionais, ainda que sem o porte correspondente".


Segundo o relatório, o porte passa a ter validade de dez anos, enquanto hoje é preciso renová-lo a cada três anos. Prevê-se ainda que o cadastro de armas seja gratuito.


O registro e a autorização do porte de armas, hoje tarefa exclusiva da Polícia Federal, passam a ser exercidas também por órgãos de segurança dos Estados e do Distrito Federal.



Em seu relatório, Laudívio Carvalho diz que a revisão do Estatuto do Desarmamento está "restabelecendo o direito universal à posse de armas de fogo". Esse direito teria sido tolhido pelo Estatuto do Desarmamento, em 2003. O parlamentar foi escolhido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).


Conservador, Cunha tem pautado temas polêmicos que agradam às bancadas "BBB" (bala, Bíblia e boi), respectivamente as bancadas de segurança, evangélica e ruralista.

Editorial do Estadão: Lula e o mar de lama

28/10/2015 às 12:29 \ Opinião

Publicado no Estadão


Não se pode dizer que tenha causado surpresa o fato de a Operação Zelotes da Polícia Federal (PF) ter estendido suas investigações à empresa de um dos filhos de Luiz Inácio Lula da Silva e convocado a prestar depoimento o seu fiel acólito, Gilberto Carvalho. Muito menos surpreendente foi a reação do próprio Lula, relatada por testemunhas do desabafo, que extremamente irritado responsabilizou a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, por mais esse ato de “perseguição política”. 


O paladino da igualdade social, como se vê, continua se achando mais igual do que todo mundo e, portanto, acima de qualquer suspeita de ter alguma coisa a ver com o mar de lama que inundou a política e a gestão da coisa pública como nunca antes na história deste país.


Para Lula, de acordo com a queixa relatada por amigos, a ação da PF “passou dos limites”, baseada apenas no “mentirão premiado”, expressão com a qual, doravante, todo petista que se preze passará a se referir ao instituto da delação premiada. E a culpa é toda da presidente da República, que dá ouvidos a seu ministro da Justiça, que por sua vez não tem pulso nem interesse em “controlar” a PF. 


Reclamação um tanto contraditória, uma vez que até algum tempo atrás, quando ainda se sentia fora do alcance do longo braço da lei, Lula tinha a cara de pau de gabar-se de que investigações como a do mensalão, que mandou a alta cúpula do PT para a cadeia, só eram possíveis porque seu governo garantia à PF e ao Ministério Público Federal (MPF) fartos recursos e absoluta autonomia para trabalhar.


A Operação Zelotes foi criada para desvendar esquema de propinas e tráfico de influência no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão encarregado de fiscalizar débitos de grandes contribuintes com a Receita Federal. 


O desdobramento das investigações resultou na prisão preventiva de seis suspeitos de integrar o esquema de “lobby, corrupção e tráfico de influência” revelado pelo Estadão em reportagens publicadas nas últimas semanas sobre a ação de lobistas que teriam logrado “comprar” a edição, pela Presidência da República, de Medidas Provisórias (MPs) que beneficiaram montadoras de veículos com isenção de tributos e de taxas. 


A ação policial de segunda-feira incluiu a busca e apreensão de documentos no escritório da LFT Marketing Esportivo, empresa de Luís Cláudio Lula da Silva, suspeito de ter recebido propina de R$ 1,5 milhão da consultoria Marcondes & Mautoni, cujo diretor Mauro Marcondes Machado integra a lista dos seis presos.


O extraordinariamente bem-sucedido desempenho dos filhos de Lula no mundo dos negócios – sempre de alguma forma beneficiados pela generosidade de poderosos empresários cuja, digamos, amizade o ex-presidente teve a sabedoria de cultivar depois que deixou o poder – começa a se revelar um ponto extremamente vulnerável na imagem do chefe da tigrada. 


Afinal, é impossível imaginar que não haja nenhuma relação entre o enorme poder político de Lula e a largueza com que homens de negócio que dependem de contratos com o governo colocam a mão no bolso para ajudar a prole Da Silva.


A verdade é que Lula é hoje um homem rico, o que atribui exclusivamente a sua conhecida condição de palestrante internacional muito bem remunerado. Ele repele com firmeza as suspeitas de que também se tem beneficiado do papel de lobista de grandes empreiteiras no país e, principalmente, no exterior. Argumenta que essa é uma atividade patriótica por meio da qual muitos ex-presidentes em todo o mundo colocam seu prestígio a serviço dos interesses nacionais. 


É verdade. Mas é preciso considerar – mera possibilidade teórica – que quando se cobra por isso fica quase impossível distinguir patriotismo de tráfico de influência. E também não faz mal lembrar o que Samuel Johnson dizia a respeito do patriotismo e de patriotas.


É perfeitamente natural, portanto, que a tendência inevitável das investigações dessa corrupção, que parece só não existir onde não é procurada, seja a de provocar surtos cada vez maiores de irritação do ex-presidente da República. Pois é perfeitamente compreensível que Lula sofra muito por descobrir que não pode confiar na pupila que escolheu a dedo para ser sua sucessora e guardiã temporária de seu infalível projeto de felicidade para o Brasil.

Wyllys está bravo? Recomendo Lexotan, Rivotril e leitura — qualquer leitura



O PSOL deveria ter vergonha de abrigar nas suas fileiras um mero esbirro do PT, mais enfático na defesa do petismo e do governo do que os próprios petistas.

Por: Reinaldo Azevedo

Fiquei sabendo que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) ficou bravinho com o post que publiquei aqui nesta madrugada. É mesmo? Estou cantando e andando pra ele. Que aprenda a ser tolerante com os que não comungam de sua cartilha, seja ela qual for.

A propósito: alguém já viu este senhor participar de debates na Câmara? Passa boa parte do tempo, com todo o respeito, futricando com jornalistas e fazendo fofoca nas redes sociais.

Num dos seus vídeos, ele enche a boca para atacar o “baixo clero”. Por quê? Wyllys agora é “alto clero”? Ora…

A verdade é que ele ainda se acha membro do BBB. Seu negócio é criar ondas de opinião, dizer-se vítima de preconceito para poder atacar.

Não! Ele não é irrelevante, não! Incentiva a luta de todos contra todos e torna o debate impossível. Jean Wyllys é do tipo que precisa que o mundo seja homofóbico para que ele possa exercer a sua intolerância em nome das vítimas.

E como, por baixo daquela basta cabeleira, não reside um cérebro privilegiado, ele confessa o que quer. Num de seus vídeos, ele deixou claro que convocou representantes do Movimento Brasil Livre para a CPI dos Crimes Cibernéticos — fora do escopo da comissão, diga-se — para “enquadrá-los”.

Quem é ele para enquadrar alguém por crime de opinião?

Wyllys tem uma desculpa para atacar a discriminar: combater o que ele chama de “oposição de direita ao governo Dilma”. Ainda que houvesse… E daí? Se o PSOL pretende ser oposição de esquerda, por que não poderia haver uma de direita?

A verdade é que este senhor usa a razoável visibilidade que o cargo lhe dá para discriminar aqueles de quem não gosta e para lhes pespegar pechas.

E pode ser virulento e preconceituoso. Ao me atacar certa feita no Twitter, me chamou de “bichona”. 

É claro que ele não queria me elogiar. Vale dizer: para desqualificar um adversário de debate, Wyllys o chama de “bicha”. Ou por outra: ele chama alguém de “bicha” como ofensa. Se a tal lei fascistoide anti-homofobia estivesse em vigor, ele poderia ser processado. Ou será que a dita-cuja tornará os gays imunes ao crime de homofobia?

Para atacar um outro que o questionou, não teve dúvida: chamou-o de “negro e gordo” — também em tom pejorativo. Pior até: sugeriu que o outro estava obrigado a pensar como ele próprio porque “negro e gordo”.

Esse cara é patético. Enquanto ele se limitar à sua pantomima submidiática, deixo-o quieto. Se ele quiser usar a Câmara para perseguir pessoas e grupos dos quais discorda, aí não.

De resto, estou pouco me lixando se Wyllys faz sexo com homem, mulher ou abacaxis. Para mim, ele é um deputado. E ponto. Só me incomodarei nesse particular se ele defender sexo forçado e com crianças.

Vai, Wyllys, corra lá para a sua Conexão Havana, em homenagem a Cuba, o país que mete na cadeia gays como você.

O PSOL deveria ter vergonha de abrigar nas suas fileiras um mero esbirro do PT, que já foi reconhecido pela direção companheira como mais enfático na defesa do petismo e do governo Dilma do que os próprios petistas.

Wyllys está bravo? Recomendo Lexotan, Rivotril e leitura. Ler o quê? Qualquer coisa, no seu caso, já será um ganho.

O impacto do lixo nas mudanças climáticas, artigo de Francisco Oliveira


Eco&Ação


Nunca produzimos tanto lixo como atualmente. O Brasil está na quinta posição entre os que mais produzem lixo no mundo, atrás de Estados Unidos, China, União Européia e Japão. Para termos uma ideia, por dia, produzimos cerca de 192 mil toneladas de lixo. Deste total, cerca de 41%, ou 79 mil toneladas, não tem destinação correta.

Tanto lixo também é resultado do crescimento da produção de produtos industrializados, embalagens (representa cerca de um terço do lixo doméstico) e do nosso ciclo de vida, onde consumimos para sobreviver. O fato é que todo esse lixo gerado vai para lixões e gera biogás, um dos principais causadores do efeito estufa, além de gás carbônico, entre outras impurezas. Todos esses gases são prejudiciais para o meio ambiente.

Recentemente, observamos mudanças climáticas e instabilidades ambientais em várias partes do país. Por exemplo, a chuva forte que chegou a Porto Alegre e alcançou mais da metade da média histórica do mês de outubro, ou as catástrofes ambientais registradas em Manaus, também com fortes chuvas e alagamentos. Em São Paulo, não é possível definir em que estação estamos. Um dia faz muito calor, em outro frio abundante. Segundo alguns meteorologistas, o próximo verão promete ser um dos mais quentes de todos os tempos no país, com temperaturas que vão chegar aos 40ºC por vários dias seguidos.

Mas qual será a relação entre essa instabilidade climática e o montante de lixo produzido? Total! As mudanças climáticas têm ligação direta com a má destinação e os efeitos que os gases gerados pelos lixos causam na atmosfera, como o aquecimento global, tema hoje tão discutido por entidades especialistas. Claro que outros fatores contribuem para o aquecimento da Terra, como as queimadas e o contínuo desflorestamento, mas a questão do lixo é algo que podemos mudar. O estilo de vida do brasileiro contribui para que produzamos cada vez mais lixo e que todo esse ciclo se repita.

Pequenas mudanças em nossos hábitos poderiam minimizar esses impactos. Claro que você pode pensar: “minhas atitudes não vão comprometer o futuro do planeta”. Esse é um engano comum. Pequenas ações, como implantar um pequeno sistema de reciclagem em casa, incentivando a família e até amigos a também reciclarem, comprar de empresas que têm essa visão sustentável, atuar contra o desperdício e repensar os produtos que você consome, são importantes medidas que irão contribuir com o meio ambiente.

Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que se todo o resíduo reaproveitável atualmente enviado a aterros e lixões em todo o país fosse reciclado, a riqueza gerada poderia chegar a R$ 8 bilhões anuais. Agora, pense nesse montante investido em iniciativas em prol do meio ambiente e durante gerações. Claro que a discussão é muito mais abrangente. É necessária uma mudança de cultura. Porém, se ninguém se atentar para essas mudanças rapidamente, corremos o risco de não ver no futuro o mundo que conhecemos hoje. Cabe a cada um de nós decidir.

Francisco Oliveira é Engenheiro Civil e Mestre em Mecânica dos Solos, Fundações e Geotecnia e fundador da Fral Consultoria.

Fonte: EcoDebate

Brasil reúne condições para sair de uma matriz elétrica cara, poluente e com impactos desastrosos

Terça-feira, 27 de outubro de 2015


Em seminário na Câmara dos Deputados, organizações da sociedade e parlamentares apontam alternativas para o país adotar de forma acelerada fontes renováveis e sustentáveis de energia

Não falta dinheiro para investimentos, conhecimento técnico, nem condições materiais para que o Brasil comece sair de uma matriz energética baseada em grandes usinas hidrelétricas, causadoras de grandes impactos sociais e ambientais, e em fontes térmicas que queimam combustíveis fósseis caros e poluentes. 


Não falta sequer a premência ética de alterar o padrão de produção de energia, que, a pretexto de atender a necessidade de milhões de pessoas urbanizadas, esbulha o direito de poucos milhares de outras que vivem na área de influência de rios barrados para construção de usinas hidrelétricas, especialmente na Amazônia. O que falta é vontade política dos agentes governamentais e do setor privado para colocar alternativas de menor impacto – como energia solar e eólica descentralizadas, imediatamente, em andamento.

Essas são algumas das principais questões debatidas durante o seminário “O Setor Elétrico Brasileiro e a Sustentabilidade no Século 21: Oportunidades e Desafios”, realizado na Câmara dos Deputados na quarta (21) por iniciativa da Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil e do Grupo de Trabalho sobre Infraestrutura, coordenado pela Articulação Regional Amazônica (ARA), integrado por diversas organizações da sociedade. Também colaboraram na organização do evento, que reuniu cerca de 120 pessoas, a Frente Parlamentar Ambientalista, a SOS Mata Atlântica e a Comissão de Legislação Participativa da Câmara.

Em duas mesas de debate, revezaram-se na análise da matriz elétrica brasileira e suas alternativas sustentáveis pesquisadores, representantes de organizações da sociedade civil e de empresas do setor, senadores e deputados federais, para debater alternativas de expansão do sistema elétrico brasileiro, hoje predominantemente hidroelétrico e baseado no consumo de combustíveis fósseis, para opções ecologicamente mais sustentáveis, socialmente mais justas e economicamente mais inteligentes, como a energia solar fotovoltaica e a eólica.

“Antes de se discutir a matriz energética, precisamos debater a matriz ética”, alertou o antropólogo e sócio fundador do Instituto Socioambiental (ISA), Márcio Santilli. “Por que, para garantir o meu direito de ter o provimento de energia na minha casa na cidade, é necessário inundar a casa de quem vive perto dos rios da Amazônia? Construir usinas superestimadas em potencial e superfaturadas no orçamento? Esse é um modelo corrupto e falido que está trazendo consequências muito negativas ao país”, questionou Santilli.

“A política energética no Brasil é desconectada de uma política de desenvolvimento, de uma política industrial e de desenvolvimento socioambiental. Os PDE estão desconectados dos leilões de energia e, consequentemente, do que realmente é contratado e, posteriormente, instalado””, criticou a advogada Kamyla Borges Cunha, do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), chamando a atenção para o fato de que estão planejadas para serem construídas na região amazônica dezenas de grandes hidrelétricas, com previsão de grandes impactos. “Quando na realidade a prioridade de investimento deve ser nas fontes renováveis, que induzem ao desenvolvimento tecnológico, empregos de qualidade, renda, inovação e apresentam pouquíssimas emissões no ciclo de vida”, analisa a advogada.

Com ela concorda André Nahur, coordenador de mudanças climáticas e energia na organização WWF-Brasil. “O Brasil gastou nos últimos anos, em custos diretos, R$ 34 bilhões com usinas térmicas emergenciais, mas despreza o enorme potencial solar e eólico que possui. Segundo estudos de planejamento energético, instalando painéis solares em apenas 0,03% do território brasileiro, em áreas de insolação média, atenderíamos à toda nossa atual demanda”, afirma, chamando atenção para a necessidade de fazer aquilo que ele chama de “transição acelerada para a energia solar”.

“Se incentivarmos o uso da energia solar com o que usamos com as térmicas emergenciais, em apenas cinco anos teremos a mesma geração em termos de uso da energia solar. Se considerarmos que os sistemas de energia solar têm durabilidade de 25 anos, a longo prazo a energia solar será muito mais barata que as outras fontes”, completa, lembrando que um passo importante nesse sentido é o Brasil adotar, a exemplo do que já fizeram outros países, marcos legais diferenciados para o setor de fontes renováveis.

“Precisamos fazer imediatamente essa transição no Brasil, porque nos Estados Unidos, por exemplo, ela já ocorre e de forma intensa”, alertou Kamyla, do IEMA. “Lá, cerca de 170 mil pessoas trabalham na cadeia de produção da energia solar. Esse é um número maior do que o de trabalhadores da indústria de carvão naquele país”, diz, lembrando que, no Brasil, outro grande problema para o desenvolvimento do setor solar são os instrumentos financeiros de suporte. “Os do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por exemplo, são ocasionais. Necessitamos de uma visão de longo prazo e não de um PDE que muda a cada ano”.

“As fontes sustentáveis geram mais empregos, de melhor qualidade, melhor remunerados e que ainda estimulam a inovação tecnológica”, adicionou Rodrigo Sauaia, da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), que reúne perto de 100 empresas e profissionais do setor. “Cada MW gerado produz 30 empregos desse tipo”, estima, fazendo ainda a comparação com a opção solar que a Alemanha e o Brasil fazem. “Lá, o país de maior capacidade instalada, eles geram perto de 40GW. Aqui, o mesmo sistema geraria o dobro, devido à intensa insolação do território brasileiro”, afirma. O Brasil tem apenas de 42 MW de capacidade fotovoltaica, segundo dados da ANEEL de outubro de 2015. Isso representa uma pífia participação na matriz elétrica brasileira, apenas 0,014%.

Sauaia chamou atenção para a queda expressiva dos custos da energia solar, nos leilões de compra de energia organizados anualmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “Em 2013, cada MW contratado nos leilões saiu a 110 dólares. Em 2014 caiu para 88 dólares e no leilão e agosto passado ficou em 85 dólares. No leilão de novembro próximo esses valores deverão cair ainda mais”.

O uso de fontes de energia sustentáveis foi também defendido com veemência pelo deputado federal Pedro Uczai (PT-SC), que ao mesmo tempo defendeu o fortalecimento da indústria brasileira. “Há no mundo, por exemplo, poucas empresas produtoras de equipamento para geração eólica. Não podemos simplesmente permitir que elas venham para o Brasil e monopolizem o mercado”, alerta. Disse ainda que em seu estado esteve envolvido na resistência à construção de grandes barragens e atua em aliança com o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA).

Outro parlamentar, o senador Hélio José (PSD-DF), também defendeu maiores investimentos em energia solar e lembrou que a existência de várias frentes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal que de alguma forma lidam com o tema das energias renováveis precisam convergir para terem mais força política para propor ao Executivo políticas energéticas mais sustentáveis e, igualmente, enfrentarem o lobby contrário de grandes agentes econômicos das áreas de hidrelétricas, de combustíveis fósseis e até nuclear.

No sentido dessa convergência, Sérgio Guimarães, coordenador do Grupo de Trabalho sobre Infraestrutura, um dos organizadores do evento, propôs e ficou acordado um conjunto de reuniões com diversos parlamentares e a participação deles em um seminário técnico sobre energia solar que será realizado em novembro em conjunto com o MME. Também foi lembrada a importância de convidar os secretários estaduais de Fazenda, a participarem dessa articulação, devido ao peso que as questões fiscais têm quando se trata de viabilidade das fontes renováveis.

Essa reunião com técnicos do governo e pesquisadores de organizações da sociedade, incluindo alguns parlamentares, foi um dos principais encaminhamentos do seminário. De acordo com Joilson Costa, da coordenação da Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil, “o evento também apontou que é necessário unificar os esforços das várias frentes parlamentares que discutem as energias renováveis, a eficiência energética e a geração distribuída, para potencializar a celeridade de tramitação das propostas de lei nessas áreas”, observou Costa.

Entre as propostas elencadas por Costa, a partir das intervenções realizadas nas duas mesas da manhã desta quarta, incluem-se ainda revisitar os vários projetos de lei em tramitação na Câmara e no Senado, estudar a possibilidades de acrescentar incentivos ainda não contemplados e buscar criar um marco regulatório mais amplo para o setor. Também foi sugerida a proposição de uma lei que institua a instalação compulsória de painéis fotovoltaicos em novas unidades de programas habitacionais do governo federal, bem como a destinação de parte das emendas parlamentares para a realização de projetos nas áreas de energias renováveis, eficiência energética e geração distribuída no país.

Fonte: EcoDebate