domingo, 1 de novembro de 2015

Sobre abuso sexual em meninos e meninas com menos de 14 anos.



sábado, 31 de outubro de 2015

Deus cura as feridas do abuso sexual



Dias atrás li um artigo que diz que pelo menos 36% das meninas e 29% dos meninos com menos de 14 anos já foram abusados sexualmente pelo menos uma vez na vida. E infelizmente, neste exato momento, milhares de crianças e adolescentes de todo o mundo estão tendo a sua sexualidade agredida, muitos, inclusive, sem ter consciência disso. Outros já não convivem mais com esse pesadelo, mas continuam sendo perseguidos pelas cenas que vêm à mente ao se lembrarem dos abusos que sofreram no passado.

Infelizmente, por causa do medo, da vergonha e até do sentimento de culpa (que não tem fundamento), a maioria das pessoas que passaram por algum tipo de abuso sexual sofre em silêncio com as consequências dessa violência física e emocional. Além da depressão, baixa auto-estima, vergonha, insegurança, dificuldades sexuais (quando adulta) etc, a pessoa abusada pode também ficar com mágoas de quem a abusou. Se você foi abusado sexualmente e até hoje não teve coragem de contar para ninguém, eu quero te dizer que a cura é possível sim. Através da graça de Deus, você pode ser completamente restaurado(a)!


DEUS QUER TE CURAR


Por mais que você tenha se sentido usado(a) por alguém, você continua sendo precioso(a) para Deus e Ele é o maior interessado em restaurar sua vida! Independente do que você viveu, Ele tem um futuro de paz e alegria reservado para você. Jesus disse: "O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância" (João 10:10).

Ou seja, quando você entrega sua vida a Cristo, o Espírito Santo começa uma obra de cura e restauração à medida em que você busca uma vida de obediência - "Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!" (2 Coríntios 5:17).

Por isso, creia que os traumas deixados pelo abuso sexual ficaram para trás, e assim como o apóstolo Paulo, ignore o passado e olhe somente para o chamado que Deus tem para você - "... uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus" (Filipenses 3:13-14).


PERDOE QUEM TE FERIU


Para que haja cura das marcas deixadas pelo abuso sexual, você precisa liberar o perdão. Por mais que seja difícil, você deve perdoar aquela pessoa que tocou em você sem a sua permissão. Você pode até me perguntar: "Pastor, como eu posso perdoar alguém que me feriu tanto? Ele(a) invadiu minha privacidade como se eu fosse um nada!" E eu respondo: "Você consegue com a ajuda de Deus! Sim, você não tem condições de perdoar, mas Ele te capacita para isso!" - "Para o homem é impossível, mas para Deus todas as coisas são possíveis" (Mateus 19:26).

"Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: ‘Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?’ Jesus respondeu: ‘Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete’" (Mateus 18:21-22). 

Não importa se você foi abusado(a) por um parente, amigo da família ou um desconhecido; e não importa as consequências que ficaram. O perdão é vital, pois irá te libertar. E a melhor forma de perdoar alguém, é olhando para o quanto Deus nos perdoou ao enviar Seu Filho para morrer em nosso lugar. (Leia: Aprenda a perdoar e fique livre da mágoa)


SE VALORIZE


É muito comum, depois do abuso sexual, a pessoa se sentir desvalorizada, pois foi usada como um objeto de prazer. Mas o amor de Deus pode transformar qualquer coração. Em João 3:16 diz que Deus nos amou a tal ponto de enviar Seu Filho para morrer por nós. Por mais que as circunstâncias te digam o contrário, tenha a certeza que, para Deus, sua vida vale mais do que qualquer tesouro deste mundo. "Você é a menina dos olhos de Deus e Ele te esconde debaixo de Suas asas" (Salmos 17:8), então se valorize! Você é importante demais para achar que sua vida não tem mais sentido. Ore, busque a Deus e peça para Ele restaurar sua auto-imagem. E quando os pensamentos negativos vierem à sua mente, mude o foco e pense em coisas que te darão esperança. 

Para vencer o trauma do abuso sexual, você precisa dar um passo de cada vez, como se fosse um bebê que está aprendendo a andar. No começo pode parecer bem difícil e dar vontade de desistir, mas o Senhor promete: "Nunca o deixarei, nunca o abandonarei" (Hebreus 13:5). Ele estará com você quando as lembranças ruins vierem e o desespero quiser sufocar seu coração. Por isso não pare de sonhar com uma vida totalmente restaurada. É certo que você nunca esquecerá o que passou, mas a dor já não existirá, pois o Senhor irá cicatrizar as suas feridas.

Por fim, quero deixar um breve testemunho de uma mulher cristã chamada Joyce Meyer, que sofreu abuso sexual do pai na sua infância e sofreu os efeitos dos abusos por 33 anos. Hoje ela deu a volta por cima e ajuda milhões de pessoas de pessoas ao redor do mundo. No livro "Beleza em vez de cinzas" ela destaca grandes verdades que trouxeram cura à sua vida:

"O plano do inimigo era usar os anos de abuso que sofri para me destruir. Se eu tivesse escolhido responder às minhas circunstâncias com uma atitude de raiva e amargura, ele teria vencido. Mas eu escolhi ser positiva e crer que Deus queria tinha um plano de restaurar minha vida. Isso aconteceu, e agora Ele está ajudando milhões de pessoas através do meu testemunho! Sempre temos uma escolha a fazer. Quando decidimos reagir com uma atitude negativa - como autocompaixão, amargura e ressentimento, isso dificulta a Deus fazer tudo o que Ele quer realizar na nossa vida e nos impede de alcançar nosso potencial. Ter uma atitude positiva significa focar na coisa certa, que é Deus. Quando focamos no problema ao invés de olharmos para Deus, nó perdemos a perspectiva Dele diante das circunstâncias. Creio mais do que qualquer coisa, que a nossa atitude é o que determina o tipo de vida que iremos ter, e quando somos positivos, isso libera Deus para trabalhar na nossa vida!"

*Se você está sendo abusado(a) sexualmente ou conhece alguém que está passando por isso, não tenha medo de denunciar. Disque 100. Essa é a única forma de ajudar e sua identidade será mantida em absoluto sigilo.


ADENDO ADHT:

Se você precisa de ajuda escreva para defesa_hetero@yahoo.com. Centenas de adolescentes, jovens e adultos já estão vivendo uma vida nova após terem sido restaurados de seus traumas e conseguiram deixar as práticas indesejáveis. Veja seus testemunhos no nosso blog http://exgaysfalam.blogspot.com. Escreva-nos compartilhando seus problemas e dificuldades que com prazer iremos lhe enviar os DOZE PASSOS para se deixar um mal comportamento adquirido por influência ou por abuso.

25 antigas fantasias de Halloween que eram bem mais assustadoras que as de agora



Mistérios do Mundo


Se você gosta de vestir trajes assustadores do Dia das Bruxas, você sabe o quão eficaz um pouco de sangue artificial  pode ser quando se trata de aterrorizar as pessoas. No entanto, não importa o quão assustador seja o seu traje de Halloween de 2015, dificilmente ele será tão assustador como estes.

Abaixo estão 25 fantasias de Halloween perturbadoras do passado. Sério, se víssemos qualquer destes trajes nas ruas hoje, estaríamos correndo e gritando na outra direção.
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
Então, o que acham? Querem ver mais?
14.
15.
16.
17.
18.
19.
20.
21.
22.
23.
24.
25.

Mocinhas dançando?

PETISTA GOSTA MESMO É DE PIXULECO...


O pixuleco capitalista do petista Marco Maia: apto de R$ 2,5 milhões em Miami.


(Da Veja) As histórias mais comuns de corrupção normalmente envolvem a parceria de um empresário ganancioso com um político desonesto. O primeiro é agraciado com contratos públicos milionários. Em troca, distribui recompensas como malas de dinheiro, carros importados, imóveis de luxo. 
No rastro da Operação Lava-Jato, a Polícia Federal descobriu que um grupo de petistas montou um esquema de negócios escusos no Ministério do Planejamento. O padrão era o mesmo do petrolão.

Em troca da assinatura de um contrato vultoso, a empresa repassava parte do valor recebido para o PT. Seguindo o dinheiro, os policiais e procuradores identificaram quem arrecadava e quem recebia a propina. 
Chegaram então a figurões do PT beneficiados pelo dinheiro sujo na forma de financiamento de campanha eleitoral, presentes e regalias, entre elas o direito de usufruto de um apartamento em Miami. 
Chamou a atenção dos investigadores esse imóvel de alto padrão fincado no belíssimo litoral da capital hispânica dos EUA, refúgio de fortunas honestas e desonestas.

A história do apartamento em Miami começou a ser contada em agosto passado, quando a Polícia Federal prendeu Alexandre Romano, ex-verea­dor petista de Americana, no interior de São Paulo. 
Romano atende pelo apelido de Chambinho. De apenas um contrato milionário dado pelo Ministério do Planejamento à empresa de informática Consist, foram desviados 50 milhões de reais. Chambinho cuidava da distribuição da bolada. 

Como era praxe, João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, ficava com fatias gordas. A polícia calcula que Vaccari tenha recebido do esquema cerca de 10 milhões de reais. Parte considerável do dinheiro desviado beneficiou também a senadora Gleisi Hoffmann, ex-ministra da Casa Civil (PT-PR), e o marido dela, Paulo Ber­nardo, ex-ministro do Planejamento no governo Dilma. 

VEJA revelou que a escritura do apartamento em Miami estava entre o material reunido pelos policiais na apuração do caso Consist. 
A revista descobriu ainda que Marco Maia (PT-RS), ex-presidente da Câmara dos Deputados, passou férias no imóvel hoje sob suspeita. Maia afirmou a VEJA que, a convite de Chambinho, se hospedou no apartamento por dez dias, mas "uma única vez".

Depois do depoimento do ex-vereador Chambinho à polícia, o apartamento de Miami ganhou enorme relevância na investigação. 
Em depoimento prestado aos investigadores no curso das negociações para fechar um acordo de delação premiada, o ex-vereador disse que o apartamento está registrado em nome de uma empresa aberta por ele na Flórida, mas que Marco Maia é o verdadeiro dono do imóvel, comprado por 671 000 dólares (2,5 milhões de reais no câmbio da semana passada). 

Se se confirmar a revelação feita aos policiais, além de coletor e distribuidor de propinas, Chambinho - que tem em seu nome um segundo apartamento no mesmo condomínio - se prestava ao papel de "laranja" de luxo.

O apartamento sob investigação tem 164 metros quadrados, fica na South Tower at The Point - e conta com três quartos e dois banheiros. O prédio faz parte de um condomínio de cinco edifícios situado a poucos metros da praia e proporciona aos condôminos o uso de uma marina e de um spa.  
Os investigadores já tinham indícios de que Chambinho fala a verdade sobre a propriedade do imóvel em Miami. 

A polícia sabe, por exemplo, que a decoração do apartamento que o ex-vereador diz pertencer a Marco Maia foi feita sob orientação da mulher do deputado. 
Por decisão do Supremo Tribunal Federal, que não encontrou conexão do caso Consist com o petrolão, a investigação saiu da alçada do juiz Sergio Moro, em Curitiba, e agora corre na Justiça Federal de São Paulo. 
A parte relativa aos políticos com foro privilegiado será remetida ao STF, a cujos ministros, em última instância, Marco Maia deverá se explicar.
31 de outubro de 2015
in coroneLeaks

Lorotas políticas e verdades efêmeras

BATENDO FORTE


ENEM 2015.

Bem meus caros, após um longo e tenebroso inverno resolvi dar uma passadinha pelo cafofo.

Pra falar a a verdade não tenho mais estômago para bater nos PTralhas, a bandalheira contínua e irrestrita mexem profundamente com o meu humor, e para ter uma vida um pouco mais razoável é melhor manter distância de assuntos nada edificantes uma vez que após sete anos batendo nos PTralhas TODOS os blogueiros de oposição só conseguiram úlceras e pressão alta, pois na verdade NADA muda.

Bem, as provas do ENEM 2015 estão causando polêmica por terem questões que não tem nada a ver com o ensino médio tradicional. O negócio é fazer ideologia e pregar o esquerdismo burro que já está comprovado pelo planeta que não funciona. 

Onde as esquerdas se instalam o atraso social, educacional e econômico batem recordes. Mas...ainda existem aqueles idiotas que acreditam que ser de esquerda é ser progressista...Progresso que cresce feito rabo de cavalo, sempre para baixo.

O que a imensa maioria dos alunos e dos críticos do ENEM não perceberam nessa manobra é que o exame está direcionado para os grupos ditos "sociais" que rezam a cartilha vermelha e recebem altas doses de lavagem cerebral e muito pouco de ensino tradicional de fato.

Enquanto o jovem médio do Brasil se racha em estudar as matérias tradicionais que são aplicadas em qualquer prova razoável de ensino médio, os vermelhinhos ficam fazendo proselitismo e lavagem cerebral preparando uma parcela da sociedade para ascender aos bancos universitários para acabarem se tornando maioria a ponto de expulsarem os conservadores, os liberais, os neo liberais, os republicanos, os democratas e os de direita do ensino universitário. Ainda veremos turbas de tarados queimando livros em praça pública, escrevam aí.

Estas provas do ENEM mostraram aos esforçados estudantes que o que vale é estar dentro dos assuntos irrelevantes da esquerda e nada sobre o conhecimento que construiu as sociedades desenvolvidas do planeta.

A manobra é tão nítida que chega a ser irritante, porém a imensa maioria da população não percebe essa manipulação, usam a cartilha vermelha para doutrinar a minoria "organizada" enquanto a maioria desorganizada e torcedora estuda a valer para se dar bem. E quando o exame é preparado pela quadrilha, eles sabem o que colocar nas provas para favorecer aos que aderem ao ideológico.

Uma revolução sem armas, irão sucatear ainda mais as universidades públicas a ponto de todas elas formarem..ou, ao menos, manterem dentro das instituições os grupelhos que vivem de fazer esquerdices e nada de pensarem em trabalho e crescimentos social, o estado suprirá todas as necessidades. 

É certo que com o aparelhamento das instituições e com a expulsão dos conservadores e dos de direita dos bancos universitários manobrada pela esquerda e com o país entrando célere em uma ditadura Boiolivariana não será necessário ter conhecimento algum, pois no socialismo todos são iguais na falência total do ser humano, burros, pobres, desempregados com minorias xexelentas que ditam regras e extremamente dominados pela elite opressora de la revolución.

Outra coisa odiosa nas provas do ENEM é ver parcela da imprensa dando plantão diante dos locais de provas apenas para mostrar a tragédia e a tristeza dos alunos que por qualquer motivo chegam atrasados e dão com os "fucinhos" em portões ditatorialmente fechados à base da truculência e até do sadismo. 
E saibam que no treinamento vermelho também está a chegada aos locais de provas super cedo para que os manipulados não percam suas provas e em número ainda maior se favoreçam com o atraso de eventuais candidatos da classe média filhinhos de papai que poderiam tomar uma vaga ou outra da cumpanherada.

O ENEM, se levado a sério e feito de forma correta é uma puta sacada para aquele que pretende entrar em uma instituição pública para poder estudar de verdade, mas da forma que está e com regras muito obscuras o ENEM não passa de uma trampolinagem rasteira de apoderamento do "ensino" Tupiniquim pela quadrilha vermelha. 

Já tem regras de cotas que prejudicam os que realmente estudam e não se colocam dentro das minorias protegidas por essa aberração. E com provas ideologicamente direcionadas para a cumpanherada o ENEM se torna a revolução do proletariado atacando o ensino.

E cá entre nós, para que um jovem de classe média tradicional que se enfiar em instituição pública? Nenhuma pública Tupiniquim consta dos rankings de excelência pelo mundo, este ano fizeram greves de quase meio semestre e os alunos de verdade que se phodam, estão sucateadas, sem verbas para pesquisa e algumas ameaçam fechar por falta de repasses do MEC.

As universidades públicas estão sucateadas, sem regras com ensino deficiente e viraram um arcabouço do atraso e da ideologia. 
Com greves sem fim e com o aparelhamento vermelho aquele que pretende estudar a fundo vai ter que ir para as instituições particulares, (não que as particulares estejam livres do apequenamento ideológico, tenho conversado com jovens recém formados ou estudando em instituições particulares e vejo o quanto estão equivocados e aparelhados pelo esquerdismo de professores maconheiros, viados* e cotistas a serviço do desmonte da sociedade Tupiniquim.) 

Hoje, ir para uma universidade pública a única coisa que o aluno não irá fazer é estudar, uma vez que vai passar muita raiva e arrumar muita briga ou vai acabar engolido pelos vermelhos do quanto pior melhor. Aqueles que pagam de descolados conhecedores de qualquer assunto, mas raramente saem da própria mediocridade.

 Se não tirarem esses ratos do poder nossa sociedade apodrecerá tão rápido quanto apodreceram a ARGHentina ou a Merdezuela, e mesmo que tirem essa camarilha do poder levaremos décadas para recolocar o país nos trilhos novamente. O PT subiu ao poder e atrasou o Brasil apenas algumas décadas.

E no mais...


PHOD@-SE!!!
..........................
* E como esquerdóides burros e "sem preconceitos" adoram atacar a qualquer um que tenha opinião formada sobre o homossexualismo rotulando de homofóbico....
Deixo claro que existe uma diferença entre viado e homossexual. 
Alguns professores vermelhos e outros tantos esquerdóides são viados e ponto final.
E se vcs vermelhinhos de merda não sabem a diferença entre um e outro, meus mais sinceros PHOD@M-SE, e não adianta ficarem postando respostinhas rancorosas no Blog que não passam pela moderação.

OTÁRIOS!!

31 de outubro de 2015
omascate

Lorotas políticas e verdades efêmeras

INSEGURANÇA DE RAIZ



Você sabia?


Insegurança é componente importante do espírito brasílico.


A desonestidade e a criminalidade geram insegurança e transformam o honesto cidadão em refém da violência de criminosos.

 Caravela 2

As artes da política transmitem tremenda insegurança – fica a impressão de que todos os do andar de cima, embora podres, sejam intocáveis.


A insegurança jurídica é proverbial. Vai-se dormir à noite sem ter certeza de que, no dia seguinte, leis e regulamentos ainda serão os mesmos.


Essas incertezas não vêm de hoje. Marcam a história do país desde o dia em que foi lavrada sua «certidão de nascimento». Falo da carta de Pero Vaz de Caminha, bordada com arte e carinho pelo escriba da esquadra de Cabral.


A missiva é cristalina ao datar a descoberta – ou o achamento, como prefiram – da terra tropical. Diz ela: «nos 21 dias de abril (…) topamos alguns sinais de terra, os quais eram muita quantidade de ervas compridas, a que os mareantes chamam botelho». No dia seguinte, foi avistado um «monte mui alto e redondo», além de serras e de terra chã com grandes arvoredos. Pronto o Brasil estava achado. E era 22 de abril.


Acontece que essa carta, devidamente guardada nalgum escaninho da burocracia lusa, não foi consultada durante 300 anos e acabou esquecida. Só viria a ressurgir no século XIX. Enquanto isso, o Brasil já se havia declarado independente da metrópole. Na complexa organização do novo país, foi buscada uma data de fundação. Na falta de informação segura, foi privilegiado o dia 3 de maio. E por quê?
 Descobrimento 1
A insegurança gerada pela ausência de provas documentais fez supor que o primeiro nome dado à terra – Vera Cruz – viesse do dia que a hagiologia católica consagra à celebração da verdadeira cruz, justamente o 3 de maio. (Entre parênteses: com o nome de Cruz de Mayo, esse dia ainda é festejado em alguns países da América Hispânica.)
Carta de Pero Vaz sobre o achamento


Ao fixar os feriados oficiais, a República fundada em 1889 manteve a comemoração da chegada dos primeiros europeus em 3 de maio. Por essa altura, a carta de Pero Vaz já havia reaparecido – portanto, já se sabia que a verdadeira data não era aquela. Assim mesmo, por comodidade, deu-se preferência a manter a celebração no dia de Vera Cruz. Como o dia de Tiradentes, 21 de abril, já era dia de festa, não convinha impor dois feriados seguidos.

 Carta de Pero Vaz sobre o achamento


Não foi senão durante a ditadura de Getúlio Vargas que a História se rendeu oficialmente à evidência: estava-se comemorando no dia errado. De uma pedrada, derrubaram dois coelhos: o descobrimento passou a ser celebrado dia 22 de abril que, ao mesmo tempo, deixou de ser dia feriado.



Meus pais me contavam que o Brasil tinha sido descoberto em 3 de maio e eu não entendia por que, na escola, me ensinavam data diferente. A insegurança sobre as datas só se desfez muitos anos depois, quando eu descobri que eles me ensinavam tal como haviam aprendido na escola.



O distinto leitor há de convir que, numa terra que já começou com provas documentais desaparecendo de circulação, não espanta que a insegurança continue sobressaindo. Fazer sumir provas tornou-se esporte nacional. Decididamente, vivemos na terra do «eu não sabia de nada».


31 de outubro de 2015


José Horta Manzano

Lorotas políticas e verdades efêmeras

Convite: Oficina de Coleta de Sementes.


Dossiê Belo Monte: descumprimento de condicionantes ambientais é denunciado na Câmara





Esta notícia está associada ao Programa: 
 
 
 
Deputados, moradores da região, representantes do movimento social e do Ministério Público Federal foram unânimes em afirmar que Licença de Operação da hidrelétrica não pode ser concedida neste momento
 
O governo federal e a Norte Energia, empresa responsável pela construção da hidrelétrica de Belo Monte, foram alvo de uma torrente de críticas em audiência pública realizada na Câmara, em Brasília, nesta quarta (8/7). O motivo é o descumprimento das condicionantes e do Programa Básico Ambiental (PBA) destinados a mitigar os impactos socioambientais da usina, que está sendo construída em Altamira (PA).
Carolina Reis, do ISA, apresenta dossiê sobre Belo Monte na audiência realizada na Câmara


Deputados de vários partidos, moradores da região, representantes da sociedade civil e do Ministério Público Federal foram unânimes em afirmar que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) não pode conceder a Licença de Operação (LO) da hidrelétrica, solicitada pela Norte Energia em fevereiro, antes que essas ações tenham sido cumpridas. A autorização permitirá encher o reservatório da barragem e é a última licença a ser concedida de numa série de três, iniciada em 2010, quando a obra começou.


A expectativa do governo e da empresa é que a concessão da LO saia até o fim de agosto. Assim, o reservatório poderia começar a ser enchido em setembro para que a primeira turbina da usina possa ser acionada no início de 2016. Sua operação deveria ter começado em fevereiro e a Norte Energia já teve um pedido de prorrogação do cronograma da obra negado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Por isso, as pressões sobre o Ibama, que já são grandes, deverão crescer nos próximos meses. O diretor de Licenciamento ambiental do órgão, Thomaz Toledo, disse que ele não tem prazo para analisar o pedido da LO.


Para parlamentares, militantes e procuradores, porém, se a licença for dada agora, o descumprimento das condicionantes vai se tornar um consumado. Eles voltaram a denunciar a violação sistemática dos direitos de ribeirinhos, pescadores, indígenas e moradores de Altamira em meio à obra.


“Populações indígenas, de ribeirinhos, de moradores urbanos e assentados, pessoas pobres estão hoje sendo vítimas da execução de seu deslocamento e do aviltamento de seus direitos mais elementares, em pleno século XXI, na execução da maior obra do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento]”, criticou o deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), um dos responsáveis pela audiência.


“É fundamental que Poder Público e o empreendedor assumam responsabilidades e compromissos agora para garantia de que haja cumprimento das condicionantes mesmo depois de mais de quatro anos de inadimplência”, alertou Carolina Reis, advogada do ISA. Ela apresentou alguns dos principais pontos do dossiê “Belo Monte – Não há condições para a Licença de Operação”, lançado pelo ISA, na semana passada. O documento aponta, por exemplo, que 42% das condicionantes relacionadas aos povos indígenas não foram cumpridas (veja abaixo o vídeo).

 https://youtu.be/BQhaux5RCw8


Terras Indígenas
A procuradora federal Thaís Santi denunciou que o Plano de Proteção Territorial das mais de 13 Terra Indígenas afetadas pela hidrelétrica, uma das principais ações mitigadoras previstas, sequer foi iniciado, apesar de o licenciamento exigir que ele deveria ter começado em 2010.


“O componente indígena dos estudos afirmava que de Belo Monte seria inviável para os povos indígenas se essas ações não fossem cumpridas”, alertou. “Às vésperas da concessão de licença para a operação da usina, estamos sem a proteção das terras indígenas iniciada”, completou. Santi afirmou que os povos indígenas afetados pela hidrelétrica estão sendo vítimas de um “etnocídio”.


A procuradora condenou a estratégia da Norte Energia de entregar produtos como TVs, barcos, alimentos industrializados e óleo diesel às comunidades indígenas, além de uma “mesada” de R$ 30 mil por aldeia. Ela afirma que, segundo inquérito do MPF, é possível afirmar que os recursos usados para esse fim, na verdade, foram desviados pela Norte Energia, já que deveriam ter sido usados em um Plano de Etno-desenvolvimento. Para Santi, a ação potencializou os efeitos negativos de Belo Monte, como problemas de saúde e a desestruturação das aldeias.


“Há uma obrigação da Funai de alocar recursos humanos para operar esse plano [de proteção das TIs]. Só que, numa ação do Ministério Público, saiu uma liminar que nos obrigava a alocar essas pessoas. O que estamos discutindo é que não temos obrigação de substituir o poder de fiscalização da Funai”, afirmou José Anchieta dos Santos, Diretor Socioambiental da Norte Energia, em entrevista ao ISA. “Agora, a estrutura física, o sistema, tudo está acordado com a Funai. Ele só está dependendo dessa negociação que está em vias de ser concluída”, comentou.


Santos buscou rebater a crítica incluída no dossiê do ISA de que a empresa desconsidera os impactos da obra na pesca, da qual dependem milhares de pessoas na região. “Nossos estudos, capitaneados por um dos maiores especialistas do mundo, que é o professor [José Galizia]Tundisi, mostram que não há perda de pescado e que não há impactos”, reforçou. O documento do ISA aponta que a metodologia dos estudos da empresa é falha e que há, sim, vários impactos para a atividade ao longo do Rio Xingu (saiba mais).