domingo, 15 de novembro de 2015

Estudo da Nasa confirma: mais árvores, clima melhor




caminho cheio de árvores
Eu sei, você sabe, todos nós sabemos: cidades arborizadas oferecem ar puro e melhor qualidade de vida a seus moradores. Isto não é novidade para ninguém, certo? 



Mas o que um estudo recente da Agência Espacial Americana (Nasa) acaba de provar é que a temperatura das grandes cidades está diretamente relacionada a extensão da cobertura vegetal das mesmas.


A pesquisa, Impact of urbanization on US surface climate”, divulgada na publicação Environmental Research Letters, utilizou dados de satélite e equipamentos de monitoramento de temperatura, em diversas cidades dos Estados Unidos.



O que os cientistas notaram é que durante o verão, centros urbanos cobertos por solos impermeáveis – como asfalto, estradas, edifícios – apresentam temperatura 1,9ºC superior ao de áreas rurais próximas, onde a existência de árvores e folhagens é maior. No inverno, esta diferença cai para 1,5ºC.
mapa nasa temperatura nos estados unidos


Você deve estar se perguntando se menos de 2oC fazem tanta diferença assim na temperatura. A resposta dos pesquisadores da Nasa é sim. A elevação de apenas 1ºC pode aumentar a demanda de energia para o uso de ar condicionado nos Estados Unidos em até 20%, de acordo com o Agência de Proteção Ambiental daquele país.


O que o estudo aponta é que quanto maior a extensão de cobertura vegetal de uma cidade, mais fria ela será. Isto é causado graças a um fenômeno conhecido como evapotranspiração, em que as árvores liberam vapor de água, através dos poros de suas folhas e caules. As plantas têm então um poder de resfriamento, elas se tornam reguladoras do clima (exatamente cono ocorre na Floresta Amazônica).


Grandes cidades já sofrem com o efeito chamado de ilhas de calor. Por concentrarem uma densidade populacional muito grande e serem cercadas por construções de concreto e pouquíssima vegetação, a temperatura nestes locais chega a ser de 1ºC a 3º C mais alta, ao absorverem mais a radiação solar.


Com investimento em reflorestamento e na arborização de seus espaços público, centros urbanos conseguirão diminuir a temperatura local e além disso, economizar recursos ao utilizar menos energia.


Para os especialistas da Nasa, a presença de vegetação é essencial para limitar o aumento de calor nas cidades. “Isto não tem nenhuma relação com a emissão de gases de efeito estufa”, afirmou Lahouari Bounoua, autor líder do estudo e pesquisador do Goddard Space Flight Center da Nasa.


Agora, sobram provas. O que estamos esperando então para plantar mais árvores nas nossas cidades?

Foto: domínio público/pixabay
 
Jornalista, já passou por rádio, TV, revista e internet. Foi editora de jornalismo da Rede Globo, em Curitiba, onde trabalhou durante seis anos. Entre 2007 e 2011, morou em Zurique, na Suíça, de onde colaborou para diversas publicações brasileiras, entre elas, Exame, Claudia, Elle, Info, Superinteressante e Planeta Sustentável. Desde 2008 , escreve sobre temas como mudanças climáticas, energias renováveis e meio ambiente.

Piada do dia: O Brasil se compromete a “alcançar, na Amazônia brasileira, o desmatamento ilegal zero até 2030”.

Crises ambientais brasileiras se aprofundam, artigo de Luiz Marques

Publicado em novembro 13, 2015 por


artigo

[EcoDebate] Em setembro de 2015, o governo brasileiro anunciou ao mundo sua contribuição pretendida nos esforços globais de atenuar a progressão do aquecimento global e das perturbações do sistema climático[1].

O Brasil pretende “reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 37% abaixo dos níveis de 2005, em 2025”.

Como “contribuição indicativa subsequente”, o país pretende ainda “reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 43% abaixo dos níveis de 2005, em 2030”.

Essa dupla pretensão está consignada no documento comunicado ao Secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), em cujo âmbito ocorrerá a decisiva Conferência do Clima em dezembro próximo em Paris (COP 21).


Para atingir essas metas, o Brasil se compromete a “alcançar, na Amazônia brasileira, o desmatamento ilegal zero até 2030”. 


O ceticismo em relação a esse engajamento é inevitável. Márcio Astrini, do Greenpeace, sublinha a incompatibilidade entre essas metas e o novo Código Florestal, aprovado em 2012: “Este plano é baseado em uma lei que sabemos que não funciona. Dilma não propõe nada para mudar essa política. Seu plano é irrealista”.

Antes ainda de irrealista, o documento apresentado à ONU é uma aberração jurídico-política, pois quando o Estado brasileiro promete orgulhosamente que o desmatamento ilegal será zerado em… 2030, ele confessa sua incapacidade de fazer cumprir sua própria lei aqui e agora.


O Estado é, por definição, a autoridade dotada dos instrumentos policiais e jurídicos que o capacitam a garantir a observância de sua legislação. Prometer que as leis vigentes serão respeitadas em 2030 é uma afirmação absurda, auto desqualificante, cômica (se não fosse trágica) e que cobre de vergonha os cidadãos deste país.


Além disso, se o governo quisesse mesmo que sua lei fosse cumprida no futuro remoto, deveria começar por tomar providências nesse sentido no presente. Ora, o que se constata é uma aceleração da destruição e da degradação do patrimônio natural do país, tal como discutido em detalhe em meu livro, Capitalismo e Colapso Ambiental, recentemente lançado pela editora da Unicamp.


O governo apoiou uma legislação que anistia os criminosos e permite mais áreas desmatadas sob o abrigo da lei, reduziu o Ministério do Meio Ambiente à míngua e coroou sua aliança com os protagonistas do desmatamento ao nomear para o seu primeiro escalão


Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Eleita em 2009 e em 2010 pelo Greenpeace “Miss Desmatamento” e “Motosserra de ouro”, Kátia Abreu defende abertamente o desmatamento, a ponto de escrever: “Há um sentido pejorativo que foi atrelado à palavra desmatamento, como se ela significasse um ato voluntário e arbitrário de destruição da natureza”[2].


O resultado objetivo dessas políticas é o aprofundamento das crises ambientais brasileiras. Em apenas três anos, entre agosto de 2011 e julho de 2014, o agronegócio arrasou 15.559 km2 da floresta amazônica, uma área mais de dez vezes maior que o município de São Paulo.


E os alertas de desmatamento identificados pelo sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (DETER/INPE) de agosto de 2014 a julho de 2015 apontam para “os maiores índices de desmatamento e degradação da floresta amazônica dos últimos seis anos”[3]. 


Quanto aos incêndios, a floresta amazônica no Maranhão está em chamas e o INPE detectou no estado do Amazonas, apenas em setembro de 2015, 5.882 focos de incêndio, o maior número de incêndios em 17 anos de monitoramento nesse estado.



Legal ou ilegal, o desmatamento é um só. Ele causa aquecimento global, desequilíbrios climáticos, secas, colapso dos habitats florestais e da biodiversidade, degradação dos solos e insegurança energética, hídrica e alimentar. Mas ainda que o governo conseguisse convencer seus aliados a não desmatar além do permitido pela lei, o que o novo Código Florestal permite desmatar já é suficiente para amputar mais do que já destruímos da manta vegetal nativa brasileira desde 1970!


Como sabemos, o novo Código Florestal permite o desmatamento de 20% da área de uma propriedade na Amazônia Legal, de 65% no Cerrado e de 80% em outros biomas[4]. Ora, segundo estimativas de Gerd Sparovek (Esalq/USP), a área brasileira de vegetação nativa que o Código deixou desprotegida, podendo ser desmatada dentro dos limites da lei, soma 957 mil km², uma área maior que o estado do Mato Grosso, sendo mais de 400 mil km2 no Cerrado, 280 mil km2 na Caatinga e 78 mil km2 na Amazônia.



Como pode o governo brasileiro prometer uma participação expressiva no combate ao aquecimento global, quando permite ao agronegócio trocar florestas por pastagens, como se ignorasse que as florestas sequestram carbono, ao passo que sua queima libera quantidades gigantescas de gases de efeito estufa na atmosfera do planeta?



Após a catástrofe militar, que desencadeou na Amazônia o maior ecocídio da história humana, nada há na política dos governos civis sucessivos que lhes empreste credibilidade no que se refere ao combate ao aquecimento global e à proteção de nosso patrimônio natural. Enquanto continuarmos a eleger governos que não apenas não reprimem, mas financiam e são financiados pelos desmatadores, não poderemos nos queixar da conta que já estamos pagando pela morte de nossas florestas e de nosso futuro.


Luiz Marques é professor do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), da Unicamp e lançou o livro “Capitalismo e colapso ambiental”, pela Editora Unicamp.


[1] Por gases de efeito estufa (GEE), o documento explicita os dois gases de maior impacto – o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4) –, mas também os demais gases que compõem, secundariamente, os GEE: o óxido nitroso (N2O), os perfluorcarbonos, os hidrofluorcarbonos e o Hexafluoreto de Enxofre (SF6). Veja-se: <http://www.itamaraty.gov.br/images/ed_desenvsust/BRASIL-iNDC-portugues.pdf>.
[2] Cf. “Desmatamento eleitoreiro”. Folha de São Paulo, 27/IX/2014.
[3] “Agora é oficial, alertas do Deter disparam 68%”. Amazônia, 1º de setembro de 2015
<http://amazonia.org.br/2015/09/agora-e-oficial-alertas-do-deter-disparam-68/>.
[4] Cf. Soares-Filho, Britaldo, et alia, “Cracking Brazil’s Forest Code”. Science, 25/IV/2014, 6182, pp. 363-364.
[5] Cf. Observatório do Código Florestal <http://www.observatorioflorestal.org.br/noticia/passivo-florestal-e-de-quase-um-parana>.

in EcoDebate, 13/11/2015


"Crises ambientais brasileiras se aprofundam, artigo de Luiz Marques," in Portal EcoDebate, 13/11/2015, http://www.ecodebate.com.br/2015/11/13/crises-ambientais-brasileiras-se-aprofundam-artigo-de-luiz-marques/.

PSOL x Brasil Livre: um debate


15 de novembro de 2015 § 4 Comentários


O coordenador nacional do Movimento Brasil Livre (MBL), Rubens Alberto Gatti Nunes, foi “convidado” pelo deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) a depor na CPI dos Crimes Cibernéticos.


Wyllys acusava o MBL, fundado em São Paulo em 2014 para organizar passeatas contra o governo Dilma pela internet, de “ter uma linha de atuação pautada por injúria, difamação e calúnia” ao que o deputado Odorico Monteiro (PT-CE) acrescentou que “o MBL é uma iniciativa golpista, centrada no ódio” que “produz o tempo inteiro uma tensão para desconstruir o processo democrático”.


O que se vê neste vídeo é o debate que se seguiu na sessão de 20 de outubro de 2015.

https://videopress.com/v/4iaj3qZA

Papo TV Manifestação em Brasília - 15/11/15 - Análise Técnica e Tática

https://www.facebook.com/PapoTVRP/videos/425666580970490/

Hoje em Brasília todos os ônibus que iriam para a manifestação foram impedidos de chegar no Congresso Nacional. Essa é a democracia do PT!

Interesse de quem? Ministério Público cobra informações do GDF sobre venda de sete terrenos

Michael Melo/Metrópoles

les


Promotoria de Defesa da Ordem Urbanística quer saber por que governo vai abrir mão de áreas destinadas à construção de equipamentos públicos como escolas

 
Não é apenas na Câmara Legislativa que o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) vai enfrentar dificuldades para aprovar o projeto que permite a desafetação (mudança de destinação) de 32 terrenos públicos para a venda. A Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) pediu esclarecimentos sobre sete desses lotes. O Ministério Público do DF e Terrítorios (MPDFT) quer saber qual interesse move o Palácio do Buriti, já que está abrindo mão de construir escolas e outros equipamentos públicos importantes.
Segundo a promotora Maria Elda Fernandes, que acompanha o caso, os sete lotes questionados são destinados a equipamentos públicos urbanos e comunitários, e a mudança de destinação de uso dos terrenos será acompanhada de perto pelo MPDFT. “Precisamos verificar qual o interesse público na desafetação dessas áreas, já que a mudança não pode comprometer o planejamento da região onde o terreno se encontra”, afirma.
Maria Elda ressalta que para mudar a destinação de qualquer área pública é preciso muito mais do que audiências. “O governo tem de comprovar o interesse público, a compatibilidade com a área e, principalmente, a destinação”, justifica a promotora. Por isso, ela enviou ofício para a Secretaria de Gestão do Território e Habitação e para a Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap) pedindo informações sobre os terrenos.
A desafetação é o ato pelo qual o Estado torna um bem público apropriável, possibilitando que ele seja destinado a outra finalidade. É o caso, por exemplo, de transformar uma área destinada a um parque em uma escola. A medida é necessária para que o GDF possa vender as propriedades.


Reforço no caixa
Com a venda dos 32 terrenos, o governo quer arrecadar R$ 800 milhões e reforçar o caixa para o ano que vem. Somados, os lotes ocupam área de 119.766,69 metros quadrados, distribuídos em 13 regiões administrativas. Caso passe pelo crivo dos parlamentares, a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) — por ter experiência no ramo — vai administrar as negociações e, a título de taxa administrativa, terá remuneração de 2,5 a 5% do valor líquido das comercializações.

O diretor-comercial da Terracap, Eduardo Roriz, trabalhou na avaliação dos 32 terrenos. Ele garante que nenhum é ocupado por equipamento público e afirma que todos têm valor comercial de mercado.

O governo está buscando suprir uma necessidade com o que tem, e esses terrenos podem se configurar como uma importante fonte de receita."
 
Eduardo Roriz, diretor comercial da Terracap
 
Informa, ainda, que os recursos auferidos com a alienação das terras serão aplicados em saúde, educação, reforma e construção de creches e unidades educacionais, pagamento de restos a pagar e de despesas de exercícios anteriores.

Emendas
Na Câmara Legislativa, o Projeto de Lei 738/2015 já recebeu sete emendas. Os deputados Robério Negreiros (PMDB) e Cristiano Araujo (PTB) também questionam a desafetação de um terreno no Lago Sul, que seria destinado à construção de um Centro de Ensino Médio.


Segundo os parlamentares, além disso, a área tem acesso restrito e, dependendo de quem o comprar, pode haver inclusive danos ambientais por sua proximidade com a orla do Lago Paranoá.

O projeto também ganhou um artigo submarino – que não tem nada a ver com a proposta – que permite que ao GDF dar como garantia ações de empresas públicas nos contratos de parcerias público-privadas fechadas com grupos privados. Os parlamentares já avisaram ao governador que são radicalmente contrários a essa proposta.



Confira os sete lotes que serão analisados pelo MPDFT:
Região Administrativa  Endereço Destinação
Jardim Botânico Setor Habitacional Jardim Botânico, Avenida das Paineiras, Quadra 6, Lote C Educação: Centro de Ensino Fundamental
Plano Piloto Setor de Múltiplas Atividades, Lote B, Asa Norte Segurança Pública
Samambaia Centro Urbano, Quadra 102, Conjunto 4, Lote 1 Estacionamento Público
Samambaia Centro Urbano, Quadra 102, Conjunto 4, Lote 2 Terminal Rodoviário
Samambaia Centro Urbano, Quadra 201, Conjunto 7, Lote 6 Educação
Samambaia Centro Urbano, Quadra 202, Conjunto 5, Lote 16 CAESB
SIA Trecho 17, Rua 5, Lote 55 Coletivo

Advogado produz cachaça premium em um quintal do ParkWay

es

Jornal METRÓPOLES

Num alambique montado em sua casa, Eduardo Moreth produziu 7 mil garrafas da Authoral e garante: “Não há lugar melhor que o DF para envelhecer uma cachaça”

Rosualdo Rodrigues

Rosualdo Rodrigues

Vendida somente on-line, com uma tiragem limitada de 7 mil garrafas, cada uma ao preço de R$ 215, a cachaça Authoral é uma amostra do quanto a bebida derivada da cana de açúcar ganhou em sofisticação nos últimos anos. Antes mesmo de ser lançada, foi avaliada com nota máxima pelo laboratório do Doutorado em cachaça da Uiniversidade de São Paulo (SP) e ficou em primeiro lugar em um concurso de blends do Instituto Cana Brasil.


O produto premium, porém, não saiu do interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais ou outro Estado brasileiro famoso pela produção nesse setor. Em sua casa no ParkWay, Eduardo Moreth realizou todas as etapas de elaboração do produto, desde o plantio da cana que serviu de matéria-prima. E tudo com o auxílio de um único empregado.


“O cerrado não tem nenhuma restrição para o plantio de cana de açúcar. Além disso, nenhum outro lugar tem clima tão propício para envelhecer uma cachaça quanto o Distrito Federal: altitude acima de mil metros, clima seco e temperaturas variáveis”, revela o advogado e empresário, que não chegou  a essa conclusão por acaso.
authoral
Garrafa importada da França: sofisticação

Exportação pouca e ruim
Moreth começou a se interessar pelo assunto em 2008, quando fazia um MBA em administração e resolveu estudar os processos de lambicagem e exportação de cachaça artesanal brasileira. Percebeu que embora exista no exterior mercados abertos ao consumo de nossa bebida, somente cerca de 1% do que é produzido aqui é exportado.


“O que exportamos é pouco e ruim. Apesar de nos últimos 10 anos ter melhorado significativamente a qualidade da bebida. Ao contrário do que ocorreu com a Havaianas, que ganhou em conceito, a cachaça ainda é vista como um produto barato”, observa. Além disso, constatou, as  técnicas empregadas hoje na elaboração são as mesmas usadas há 500 anos.

Começou aí um projeto pessoal de Eduardo Moreth que resultou na criação de um inédito processo no qual se unem técnicas de produção de vinhos, cervejas, azeites e destilados em um único produto. “Além disso, ele é todo sustentável. Utiliza energia solar, o bagaço é doado para o gado  e o subproduto é usado para irrigação”, afirma.


Alambique na sala de estar
É o que ele chama de home distilling. “O alambique fica na minha sala de estar”, ele diz. Sala que no próximo ano passará a sediar jantares para harmonização da Authoral com pratos preparados pelo próprio Moreth. Encorpada, de sabor adocicado e baixa acidez, a primeira cachaça made in Brasília vai bem com queijos mais fortes, carne de caça, carnes vermelhas e sobremesas.



E aí está outro assunto de que Eduardo Moreth entende. Apaixonado por gastronomia desde cedo, só não se tornou chef por causa do machismo do pai, um mineiro conservador que achava que cozinha não era coisa para homem. Mas enquanto frequentava as faculdades de direito e economia, Moreth aproveitava as férias para trabalhar voluntariamente em restaurantes, sem ganhar um tostão.


Passou pelo La Vecchia Cuccina, com Sérgio Arno, pelo Mouraria, Quintal e Le Bâteau Ivre, em Brasília, pelo Piquiras, em Goiânia, e pelo Barracuda, em Búzios. Sem nunca largar mão das ciências exatas, partiu para um curso na escola Le Cordon Bleu, em Paris. Lá, teve uma primeira prova do fascínio que a cachaça exerce nos europeus. Levou garrafas de algumas marcas para dar de presente aos colegas e professores . “Todos adoraram”, lembra.


Por isso, foi pensando principalmente nesse público externo que o empresário lapidou seu produto. O precioso líquido vem embalado em garrafa importada da França, as rolhas foram trazidas do Rio Grande do Sul….A tiragem atual é da safra 2013, mas ideia é produzir anualmente a mesma quantia de 7 mil garrafas.

Fim do momento ternura. Policiais e manifestantes entram em confronto no Congresso. Sobrou spray de pimenta e cacetete. Assista ao vídeo

Fotos: Felipe Menezes/Metrópoles
Fotos: Felipe Menezes/Metrópoles

Polícia faz revista em acampamento antes de ato anti-Dilma no gramado do Congresso

Protesto reúne duas mil pessoas em Brasília neste domingo (15/11) em ato anti-Dilma. Integrantes de movimentos foram presos


 
Os ânimos esquentaram no ato anti-Dilma no gramado do Congresso Nacional. No início da tarde deste domingo (15/11), alguns manifestantes tentaram invadir o espelho d´água e os policiais usaram gás de pimenta  e cacetetes para contê-los.


Houve um princípio de confusão e o Batalhão de Choque foi chamado. Pessoas foram presas. O protesto reúne cerca de duas mil pessoas (segundo a PM) em defesa do impeachment da presidente Dilma Rousseff e da saída do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB).

Veja vídeo no momento da confusão:

Video Player



O protesto deveria ficar restrito ao gramado, onde integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) e do Revoltados On line estão acampados há mais de um mês. No início da manhã, agentes da Polícia Federal Legislativa fizeram uma varredura nas barracas e recolheram material que poderiam servir de arma, como hastes de bandeira e facas de cozinha.


Nilton Caccaos, do movimento Avança Brasil, afirma que a revista é normal. “Sabemos que é por nossa segurança. Queremos um ato pacífico. Mas nossa intenção é entrar no Congresso, nem que seja de forma simbólica”. Eles aguardam cinco mil manifestantes.
Mais cedo, crianças entregaram flores aos policiais, indicando que a manifestação poderia transcorrer sem confronto. Mas não foi isso o que ocorreu.
Fotos: Felipe Menezes/Metrópoles
Além de Brasília, há atos programados para outras capitais do País, mas a expectativa é de uma adesão bem menor em relação aos protestos anteriores – em março, abril e agosto -, no momento em que a investida pelo impedimento da presidente sofre um refluxo nas instâncias formais e as atenções se voltam para o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acusado de envolvimento no esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato.


O peemedebista, no entanto, não deverá ser o foco dos manifestantes, que preferem manter a pauta do impeachment de Dilma.


De acordo com Renan Santos, um dos líderes do MBL, a estratégia agora é a realização de ações pontuais. “Nós fizemos as três maiores manifestações do Brasil. Não precisamos fazer uma quarta para mostrar que as pessoas estão indignadas”, disse. “O que precisamos é de pressão direta sobre os parlamentares. Não é uma mudança de intensidade. É de natureza mesmo.”

O ato em Brasília vai contar com dois trios elétricos. Um boneco inflável que faz alusão à presidente será levado para o local. Segundo a porta-voz da Aliança Nacional dos Movimentos Democráticos, Carla Zambelli, líderes de outros grupos anti-Dilma e organizadores da greve dos caminhoneiros vão participar do protesto.


As primas Elizabeth Pinheiros, de 58 anos, e Diana Pinheiro, 62, vieram de Fortaleza (CE) para a manifestação. Para elas, é preciso mudança. “Esse sistema político é insustentável. Não dá para os políticos viverem de mordomias enquanto o povo sofre. Não somos a favor do regime militar, mas as alternativas democráticas estão se esgotando”, diz Elizabeth. “Estou realizando um sonho de lutar pelo meu país e pelo futuro dos meus netos”, completa Diana.

De acordo Jailton Almeida, porta-voz do Vem Pra Rua, o movimento pretende colher assinaturas de apoio ao projeto do Ministério Público Federal com 10 medidas de combate à corrupção. A ideia, explica Almeida, é recolher 1,5 milhão de apoiamentos, para apresentar a proposta como projeto de iniciativa popular. Até o momento, ele afirma que já foram colhidas 600 mil assinaturas.

AhdvChZw0FqOABmXS5YBrHyietG8zjh00Uke1kCPzF1Q

BOMBA! Manifestação reúne milhares de pessoas em frente ao Congresso


E a ditadura da corrupção liderada pelo 'regime bolivariano de Dilma Rousseff e do PT', no Brasil, segue a todo vapor, agora bloqueando e impedindo a entrada de ônibus de manifestantes que se dirigiam à Brasília.

Em face disso, dessa bandidagem canalha, muitos manifestantes de outros estados estão sendo obrigados a andar a pé ou pegar carona para chegar até em frente do Congresso, o que está atrasando e dificultando a manifestação por um Brasil melhor.

No entanto, mesmo com toda essa repressão, O MBL, O Vem Pra Rua e também os Intervencionistas estão em Brasília tentando se manifestar.




PAUTAS DE REIVINDICAÇÕES:


1ª PAUTA - O Governo Provisório, ao assumir o Poder, será obrigado a determinar imediatamente a Polícia e o Ministério Público a investigarem, minuciosamente, todos os Políticos, desde o Vereador à Presidenta Dilma Rousseff, sem nenhuma exceção e sem precisar de nenhuma autorização judicial para realizar essas investigações; porém, aqueles políticos — acusados de corrupção e enriquecimentos ilícitos provados e condenados na Justiça — serão presos e terão os seus bens confiscados para ressarcirem os cofres públicos que foram roubados, assaltados e saqueados por esses políticos bandidos, facínoras e ladrões.

2ª PAUTA - Todos os Ministros do Supremo Tribunal Federal, Procuradores Gerais de Justiça e o Procurador-Geral da República, dentre outros, serão destituídos dos seus cargos; e estes serão preenchidos — obrigatoriamente — por pessoas escolhidas por concursos públicos, ou de outras formas sem indicações políticas, porque o Poder Judiciário e o Ministério Público têm de ser totalmente independentes dos Poderes Executivo e Legislativo, evitando assim que os políticos corruptos que os indicam para tais cargos sejam protegidos e acobertados por muitos desses doutores da Lei, como está ocorrendo atualmente no Brasil (por debaixo dos panos). Hoje fazem de tudo para proteger esses bandidos envolvidos nos escândalos de corrupção, a exemplo do mensalão, petrolão e outros tantos que destroem a nossa economia e desmoralizam o Povo Brasileiro e a Nação.

3ª PAUTA - Será criado o Poder Fiscalizador de Polícia, formado por todos os Delegados e Promotores de Justiça. Estes passarão a ter poderes de investigar qualquer pessoa sem nenhuma autorização judicial, para assim combater o crime organizado e a corrupção política que campeia e domina o nosso País de ponta a ponta.

4ª PAUTA - Os cargos desde Vereadores ao de Presidente da República serão todos ocupados por pessoas qualificadas escolhidas por concursos públicos, que serão realizados em 4 em 4 anos, ao invés de eleições políticas. Terminados os seus mandatos, caso queiram ocupar novamente esses cargos políticos, terão de submeter-se novamente aos concursos públicos, junto com os demais concorrentes. Desta forma, não só iremos selecionar melhor as pessoas que irão governar o país, como também acabaremos de uma vez por todas com os partidos políticos, os investimentos públicos e privados em campanhas políticas e com as eleições políticas.

5ª PAUTA - Todas as leis e outras coisas de interesses públicos a nível municipal, estadual e federal, dentro das suas circunscrições territoriais, passarão a ser aprovadas ou reprovadas diretamente pelo o seu próprio povo, através de terminais de computadores do governo, não de forma obrigatória e sim, vota quem quer, onde os parlamentares votarão nas suas casas legislativas, e o povo, por sua vez, irá votar nos terminais de computadores do governo, onde os votos dos parlamentares e o do povo serão somados para aprovarem ou reprovarem as leis e outras coisas de interesses públicos dentro de suas circunscrições territoriais, para com isso podermos, desta forma, controlar o Estado de forma direta, onde o Estado tem que atender exclusivamente os interesses do povo, e não os interesses dos políticos como ocorrem atualmente.

6ª PAUTA - As Forças Armadas e as Polícias, sobre o comando do Ministério Público, passarão a ser o fiscal dos Municípios, dos Estados e da União, podendo intervir (com ordem do Ministério Público) na administração pública de qualquer um deles, em caso de corrupção política e de outras ações criminosas que venham afetar a vida do povo. Essas intervenções se encerrarão quando a situação for normalizada.

7ª PAUTA - O futuro Congresso Nacional — que será formado por políticos capacitados escolhidos por concursos públicos, realizados em 4 em 4 anos ( ao invés de eleições políticas) — serão obrigados a encontrar os meios necessários de aprovar, pelo voto direto do povo, medidas de urgência para erradicar com a miséria social, a falta de moradia e o desemprego. Terão de encontrar também os meios necessários para reduzir maciçamente a violência do Brasil e imprimir “padrão FIFA” — qualidade de serviços de primeiro mundo — hospitais, escolas e transportes públicos (assim como outras utilidades públicas). 

8ª PAUTA - O Governo Provisório será obrigado a implantar imediatamente todos os requisitos das Pautas de Reivindicações do "Manifesto da Intervenção Militar & Popular" dentro da própria Constituição Federal de 1988, em nome do povo e da democracia, e decretar que todos os requisitos constitucionais que contrariam essas referidas pautas de reivindicações estão sumariamente revogados e nulos de pleno direito.


Manifestantes colocaram caixões simulando um enterro da presidente Dilma e do ex-presidente Lula em frente ao Congresso Nacional (Foto: Jéssica Nascimento/G1)

OBSERVAÇÃO - Esses são os remédios eficazes para curar de uma vez por todas o câncer da corrupção política, da miséria social e combater severamente a escalada da violência em todo Brasil, que está sendo promovida pela grande maioria dos políticos atuais, que são bandidos e vagabundos, e pelos os falsos defensores dos direitos humanos.

Apesar da chuva, do bloqueio feito pelo MST (a milicia do PT), da barricada dos guardas, os patriotas continuam firmes.

https://www.facebook.com/AvancaBrasilMaconsBR/videos/1081479015204459/


Resultado de imagen para bandeira do brasil https://www.facebook.com/AvancaBrasilMaconsBR/videos/1081525451866482/


Comentário

Nenhum canal de TV, inclusive os canais fechados, não estão mostrando NADA do que acontece em Brasília. Essa tragédia que aconteceu na França, veio a calhar para as emissoras e para o governo. Só estão mostrando isso. Acaba uma reportagem e logo em seguida repetem a mesma. Peço por favor que nos mantenham informados sobre o que acontece por aí, porque o Face é única maneira de sabermos.

Maria Lúcia

Foto dedicada à empresa Vale.

15 de novembro: Patriotas, a data chegou.

https://youtu.be/Z_ZimDJeqgo

No Brasil dos corruptos e bandidos políticos, ainda há patriotas que ostentam o brasão da justiça, da dignidade, da honra e da moral. Que venha o que vier, pois o povo patriota estará sempre do lado da Lei e da Ordem. O Brasil se cansou de "ismos", comunismo, socialismo, liberalismo, modernismos e "ismos" e mais "ismos". 

O Brasil se cansou das roubalheiras, se cansou da corrupção, se cansou de politicagem, se cansou de políticos safados, de políticos corruptos, de Juízes vendilhões, de marginais que se escondem por trás da democracia. 


O Brasil se cansou de comunidades controladas e dominadas por marginais do tráfico, se cansou das drogas, da vagabundagem, se cansou dos bandidos, dos menores infratores, da violência urbana, das invasões de terras, da violência e da destruição familiar.

O Brasil se cansou da pedofilia, dos estupros incentivados pelo governo, da homofobia, do gaysismo, do coitadismo, do racismo. 



O Brasil se cansou da impunidade política, da corrupção da Justiça vendida, das obras superfaturadas, das obras inacabadas, dos crimes de Lesa pátria, dos rombos nas contas do governo, nos saques bilionários nas estatais, nos escândalos na política, das conspirações, dos crimes cometidos pelo governo contra o povo brasileiro, do inchaço do governo que onera o Estado brasileiro em bilhões de Reais. 


O Brasil se cansou das maracutaias, das lavagens de dinheiro, dos mensalões, dos propinodutos, dos desvios de verbas, das obras financiadas pelo governo do PT com dinheiro do povo brasileiro para beneficiar países comunistas e então, ligados ao Foro de São Paulo. 



O Brasil se cansou de traição, de mentiras, das farsas, das pesquisas compradas, da mídia corrompida, da liberdade controlada, da censura velada, das perseguições, do policiamento do Estado, dos projetos empurrados com a barriga, de obras inacabadas e inauguradas oficialmente pela "cara de pau" e pela horda de canalhas que só pensam no poder. 


O Brasil se cansou de tanto atraso, se cansou da falta de saúde, de hospitais decentes, de escolas decentes, de ensino de qualidade, de segurança pública, de estradas asfaltadas e bem cuidadas, de portos modernos, de aeroportos seguros e eficientes, de saneamento básico em todas as regiões deste país, de qualidade de vida e de projetos que realmente desenvolvam esta nação de milhões de brasileiros. 


O Brasil está cansado, enojado, furioso, revoltado. O recado está dado, se preparem pois haverá ranger de dentes!

"Dilma" queimada na frente do Congresso Nacional.Vejam a barricada de guardas!!

https://www.facebook.com/AvancaBrasilMaconsBR/videos/1081480711870956/

AS GARRAS DITATORIAIS DO PT

sábado, novembro 14, 2015


Por Maria Lucia Victor Barbosa (*)

No Brasil tropical onde a moralidade foi sempre frouxa, a corrupção é entranhada no tecido social, a impunidade predomina, o PT encontrou terreno fértil para se estabelecer e não dá sinal que vai deixar o inebriante poder.

Além disso, uma das técnicas petistas para dominar mentes e corações é a propaganda enganosa. Nessa soma-se a exaltação dos feitos do líder ao o temor de criticá-lo o que é interpretado como sacrilégio.


Outra maneira de engabelar intelectos não muito atilados é o apelo à vitimização. 
Baseia-se tal estratagema nos seguintes dogmas: 1º - O PT não erra. 2º - Mesmo que hajam “malfeitos” os companheiros devem pairar acima da lei. 3º - Somente os outros erram. 4º- Especialmente Lula e seus familiares jamais cometem falhas.


Para confirmar tais dogmas ou mandamentos o PT lançou recentemente uma Cartilha do Cinismo onde é afirmado que a Operação Lava Jato existe apenas para criminalizar os coitadinhos dos petistas, inocentes acusados sem provas. 


Só faltou Rui Falcão, presidente do PT, pedir a prisão do juiz Sergio Moro, do ministro do STF, Gilmar Mendes, dos delegados da Polícia Federal, dos procuradores, dos juízes federais. 



Todos estão errados, menos os petistas.
Há também outro fator fundamental do fortalecimento do PT: a falta de uma verdadeira oposição e, principalmente, o apoio que nunca faltou do PSDB a Lula. Nesse momento crucial de nossa história os tucanos querem que Eduardo Cunha, tido como o único corrupto da República, inicie o processo do impeachment de Rousseff, mas querem também destituí-lo do cargo, virando assim a casaca do apoio para vestirem o terno do bom-mocismo. 


Simultaneamente os tucanos se prostram mais uma vez aos pés do PT e se disponibilizam para apoiar o ajuste fiscal, cujo efeito é justamente criar condições para a permanência de Rousseff. É o que se chama de exercício da dubiedade.


 Enquanto na política vilezas e traições se alternam, o descalabro na economia gerado por Lula e sua obediente criatura vai retirando todas as caridades oficiais dadas pelo governo petista aos pobres e infernizando a vida dos brasileiros como um todo. Nessa situação, temeroso de perder seus privilégios e sua vida nababesca, o PT expõem suas garras totalitárias que, aliás, são por demais conhecidas quando os petistas desqualificam, agridem, ameaçam os considerados inimigos e usam a violência dos chamados movimentos sociais sustentados pelo partido.


Exemplo atual foi visto quando o governo Lula/Dilma se abateu contra caminhoneiros em greve. Além das pesadas multas que inviabilizaram o protesto, a senhora governanta estigmatizou a greve como criminosa, porque bloquear estradas é algo criminoso. O MST pode bloquear e invadir o que quiser. 


O MTST da mesma forma. Índios também com direito de agredir quem ousar desobedecê-los. Do mesmo modo a Via Campesina que destrói pesquisas em fazendas quando lhe dá na telha. A CUT pode bloquear o que desejar e é especialista em greves políticas. Os petroleiros estão exercendo seu sagrado direito de greve. 



Porém, para os caminhoneiros que pedem a saída da senhora que infelicita o país, tratamento de choque.

O PT ainda tem força e não vai deixar facilmente as delícias do poder. Por isso Lula está mandando defenestrar o ministro Joaquim Levy para colocar em seu lugar Henrique Meirelles. Esse daria um jeito de retomar os erros do passado e aliviar artificialmente as agruras populares, não sei se por milagre ou por mágica, preparando a volta do salvador da pátria. Quem sabe o PSDB pode ajudar de alguma forma o companheiro Lula nesse sentido?


Enquanto o tempo passa e a governanta vai ficando, os petistas vão pondo sorrateiramente em prática suas garras neocomunistas e atentando contra o direito de propriedade. Observem com cuidado a seguinte e pequena nota publicada na Folha de S. Paulo (12/11/2015), que faz lembrar a Venezuela:



“O prefeito Fernando Haddad (PT) regulamentou projeto de IPTU progressivo que prevê a desapropriação de imóveis vazios ou subutilizados em um prazo de cinco anos”. “Pelo decreto, a alíquota aumenta ano a ano após a notificação do proprietário, até chegar a 15% do valor venal do imóvel”. Já pensaram se a moda pega?

APESAR DO BLOQUEIO GERAL,Brasileiros voltam e pedir impeachment e punição em Brasília

FORA, Dilma


Manifestantes pedem impeachment de Dilma no gramado do Congresso

Publicado: 15 de novembro de 2015 às 12:03
Diario do Poder

https://www.facebook.com/AvancaBrasilMaconsBR/videos/1081495908536103/
Manifestante se diverte com o boneco de Lula numa forca, diante do prédio do Congresso.
Cerca de 2 mil pessoas, segundo estimativa da Polícia Militar, pedem o impeachment da presidente Dilma Rousseff desde a manhã deste domingo (15), em Brasília, no gramado do Congresso Nacional.

Participaram das manifestações uma maioria que pretende destituir o governo do PT dentro do jogo democrático e uma minoria que apelou até para a "intervnção militar" no processo político. Policiais fizeram barreiras pra revistar mochilas, bolsas e bolsos dos manifestantes. Bloqueios no trânsito dificultam o acesso à Esplanada dos Ministérios.

Apareceram boneco do ex-presidente Lula e de Dilma vestidos de presidiários numa forca ou em caixões, para simbolizar o enterro da era petista no poder. O objetivo da manifestação, segundo os organizadores, é pressionar o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), a abrir o processo de impeachment.

Comentário

O MST bloqueou a BR-040 os ônibus estão todos parados lá sem poder passar. Todas as entrada para a manifestação estão bloqueadas pela PM ninguém tem permissão para passar nem a pé. Os manifestantes só podem chegar até a rodoviária. Todos os acessos estão bloqueados nesse momento em Brasília. Acharam que a Dilma ia deixar acontecer sem fazer nada??

Maryanne 

JOICE HASSELMANN DIRETO DO CONGRESSO NACIONAL EM BRASÍLIA!

https://www.facebook.com/AvancaBrasilMaconsBR/videos/1081466538539040/

Agora o Planalto está com receio de que o Estado Islâmico ataque os Jogos Olímpicos.Resultado:Mais verba vai ser alocada para proteger os estrangeiros que vierem para os Jogos Olímpicos.E menos verba será alocada para escolas e hospitais publicos.

O Brasil em guerra

A entrada do Brasil na guerra mundial ao terror deve ocorrer já nos próximos meses. O Globo informa que dois policiais federais sediados em Paris mantiveram contato com autoridades em Brasília para reavaliar a segurança dos Jogos Olímpicos após os ataques de 13 de novembro.

Com ao menos dois atentados marcantes (Munique, em 1992, e Atlanta, em 1996), além de várias edições exploradas politicamente até mesmo por comunistas, fascistas e nazistas, o evento parece perfeito para os interesses do Estado Islâmico.


Andrei Rodrigues, secretário de Segurança de Grandes Eventos, acredita que é necessário adotar um patamar de vigilância ao terror inédito no Brasil.

MICHEL TEMER JÁ SE PREPARA PARA GOVERNAR

Leudo Costa Política


temer... o mordomo
“Vá buscar o funcionário a quem compete me substituir.” Essa foi a ordem de Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente da República, em 1891, mandando avisar a seu vice e desafeto, Floriano Peixoto, que o cargo estava vago. Desde o nascimento da República, em momentos de impasse, vices se ergueram do segundo plano para assumir o poder.



Em 1909, Nilo Peçanha assumiu depois da morte do presidente Affonso Penna. Delfim Moreira, oitavo vice-presidente, tornou-­se o terceiro a assumir a Presidência, pelo falecimento de Rodrigues Alves, vítima da gripe espanhola.



Café Filho, pela morte de Getúlio Vargas, a caminho do impeachment. Jango, pela renúncia de Jânio Quadros. A Junta Militar, pela doença do general Costa e Silva. José Sarney, pela morte de Tancredo Neves, e Itamar Franco, pelo impeachment de Fernando Collor.


Agora, Michel Temer, pelo sim, pelo não, decidiu se preparar para a possibilidade, cada dia mais real, de Dilma Rousseff ser afastada do poder. Em trinta anos de carreira política, Temer se portou sempre com discrição, evitou polêmicas e mediu cuidadosamente cada palavra dita, a fim de se equilibrar entre interesses diversos e muitas vezes contraditórios.


Aos olhos do público, tornou-se o retrato do político sem sal. Nos bastidores, no entanto, consolidou-se como um especialista na arte de trabalhar em silêncio, costurar acordos de coxia e escalar degraus na hierarquia do poder. Mesmo sem despertar paixões, Temer conquistou três vezes a presidência da Câmara dos Deputados e elegeu-se duas vezes vice-presidente da República.


Mesmo sem brilhar nas urnas, prepara-se agora para o maior desafio de sua trajetória. Temer e caciques do PMDB, partido que ele preside, estão certos de que Dilma Rousseff será cassada no começo do próximo ano. Em vez de ajudá-la, querem substituí-la.



E o plano, ousado, vai muito além da simples intenção. Eles já têm em mãos uma tese jurídica para garantir a posse do vice, uma proposta destinada a tirar a economia da UTI e até alianças fechadas no Congresso.


A presidente Dilma Rousseff, como se sabe, enfrenta um momento inédito de fragilidade. Não tem apoio popular nem parlamentar, lida com um cenário de recessão e inflação e está ameaçada pela possibilidade de abertura do processo de impeachment. Além disso, corre o risco de ter o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, caso seja acolhida a denúncia de que abusou de poder político e econômico, incluindo dinheiro sujo do petrolão, para se reeleger.


É justamente na frente aberta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que Temer e o PMDB apostam para assumir o governo. As ações na corte têm a chapa Dilma e Temer como alvo.


A estratégia do peemedebista é separar a análise das contas de campanha da presidente da análise das contas de campanha do vice. A meta é imputar os crimes cometidos apenas à mandatária, excluindo o vice de eventual punição, o que lhe daria o direito de ascender ao cargo de presidente.


 Especialista em direito constitucional, Temer elaborou de próprio punho um parecer preliminar que, em sua avaliação, permite ao TSE desvincular as duas contas. O texto já foi apresentado a ministros de tribunais superiores, juristas renomados e especialistas em direito eleitoral. A receptividade animou Temer.



http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/o-plano-temer
convite-facebook

ZELOTES – JUÍZA CORAJOSA ESTÁ DE VOLTA E VAI INFERNIZAR A VIDA DE LOBISTAS E EMPRESÁRIOS


juiza celia  regina
Não se erra ao afirmar que o Poder Judiciário mergulhou, por inteiro, sem ser convidado,  nas decisões políticas do País, até então reservadas constitucionalmente ao Poder Executivo e ao Poder Legislativo.


Sem entrar no “varejo” dos municípios e estados é importante que se observe a atuação pública dos Ministros dos Tribunais Superiores: Sem nenhuma cerimônia ou constrangimento,  abandonaram a “toga” e passaram a atuar POLITICAMENTE, esquecendo seu papel de Juiz ou de “mediador” dos conflitos sociais. Ao contrário disso, jogaram muita gasolina num cenário prestes a “fazer muito fogo”.



Neste final de semana,  como já mostrou o Cristalvox, externando posições absolutamente antagônicas, os Ministros do STF,  Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio de Mello ‘OPINARAM” sobre o governo ou “desgoverno” de Dilma Rousseff.


O primeiro, sabidamente alinhado ao PT e amigo pessoal do ex-presidente Lula defende  o mandato de Dilma e fez ameaças de que a estabilidade política do país poderia sofrer ruptura, caso o processo de impeachment fosse deflagrado. Já Marco Aurélio foi mais duro ao dizer que: O BRASIL ESTÁ SEM GOVERNO!



lewandowski e marco aurelio
Mas o Poder Judiciário não é essa fortaleza toda que quer parecer.


O tambores dos jornalistas brasileiros de primeira linha, tocaram muito alto nos últimos dias. – leia-se  O Antagonistas(Diogo Mainardi e Mário Sabino), Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo e resguardas as proporções, o próprio Cristalvox que fez 100 mil visualizações num vídeo – O ressoar destes tambores foram ouvidos pela cúpula do TRF1.


Seu Presidente,  Desembargador Cândido Ribeiro assinou ato designando a Juíza  CÉLIA REGINA ODY BERNARDES para auxiliar o juiz titular da 10ª Vara Federal de Brasília,  Vallisney de Souza Oliveira no processo do Carf e da venda das Medidas Provisórias…



Não vingaram as pressões contra a Magistrada. Ao contrário, com efeito “bumerangue”  os “lobistas” viram ruir seu desejo de “abafar” a Zelotes. Agora,  o filho do Presidente Lula vai ter de revelar sua “fórmula mágica” e especial capaz de ganhar mais de R$ 2 milhões de um escritório de lobby, em Brasília.


O editor do Cristalvox,  se  filho do ex-presidente, dormiria de sapatos todas as noites, pois se aproximam dias solitários e angustiantes para lulalazinho e  a turma da Zelotes.
convite-facebook


FILHO DE LULA, LUIS CLÁUDIO “TREME DIANTE DE UM DELEGADO FEDERAL DE POLÍCIA” E ABRE O BICO: FOI ABSURDO O QUE ME FOI PAGO!


luis-claudio-900
Em depoimento, filho de Lula não consegue explicar como ganhou R$ 2,5 Milhões como consultor. Diante de um Delegado de Polícia Federal, ouvido, de forma oficial sobre seu possível envolvimento na venda de Medidas Provisórias no âmbito da Operação Zelotes, Luiz Cláudio da Silva reconheceu sua falta de experiência e admite que cifras pagar por seu trabalho foram absurdas.


Essa matéria está publicada na Revista época desta semana e é assinada pelos jornalista FILIPE COUTINHO COM ANA CLARA COSTA E TALITA FERNANDES


Luís Cláudio da Silva é o filho caçula do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele tem 30 anos e é formado em educação física. Depois de trabalhar para times de futebol em São Paulo, Luís Cláudio resolveu se aventurar no mundo do marketing esportivo. Para isso, abriu uma empresa, a LFT, que não tem nenhum funcionário além dele.



Logo, começou a prosperar. O primeiro contrato foi com oCorinthians, o time do coração do pai – que, na época, trabalhou abertamente para que a construtora Odebrecht viabilizasse um estádio para o clube, o Itaquerão. Luís Cláudio assinou um contrato de R$ 300 mil por ano com o time paulista, que previa a criação de campanhas de marketing para desenvolver o esporte amador e atividades lúdicas para crianças.


Depois de estrear no mundo empresarial no Corinthians, Luís Cláudio ganhou, entre 2014 e 2015, R$ 2.552.400 do escritório de consultoria de Mauro Marcondes, Marcondes & Mautoni, cuja especialidade era representar montadoras de carro.

Luís Cláudio prestaria à consultoria de Marcondes consultoria técnica e assessoramento empresarial de marketing esportivo. E foi aí que começaram os problemas em sua vida. Luís Cláudio agora é um dos investigados pela Operação Zelotes, da Polícia Federal. Seu nome surgiu após a PF começar a investigar Marcondes.


Em 1o de outubro, ao noticiar a investigação, o jornal O Estado de S. Paulo publicou que Marcondes era suspeito de “comprar” medidas provisórias editadas entre 2009 e 2013 para favorecer montadoras, por meio de incentivos fiscais.


Em 26 de outubro Marcondes foi preso. No dia 4 de novembro, Luís Cláudio foi convocado à superintendência da Polícia Federal, em Brasília. ÉPOCA obteve o depoimento com exclusividade. Obteve também o depoimento dado por Marcondes quando já estava preso no Complexo da Papuda, em Brasília.



Os dois depoimentos sugerem que ainda há muito a ser esclarecido sobre o contrato de Luís Cláudio com a empresa de consultoria de Mauro Marcondes. “É como se um não soubesse por que pagou e outro não soubesse por que recebeu”, disse uma pessoa próxima à investigação.
BLA BLA BLA

Luís Cláudio disse aos investigadores que a empresa teve somente dois clientes até hoje: justamente o Corinthians e a consultoria de Marcondes, a Marcondes & Mautoni. No depoimento, ele tem dificuldades para explicar o que é consultoria técnica e assessoramento empresarial de marketing esportivo e para dizer quais suas qualificações para prestar esse serviço – que, aliás, afirma que realizou sozinho.


Consta na declaração: “Que os projetos contratados pela Marcondes e Mautoni foram executados diretamente pelo declarante, que a formação do declarante é a graduação em educação física, não possuindo nenhuma especialização acadêmica em marketing esportivo” (leia trechos dos dois depoimentos ao longo desta reportagem). Em outro momento do depoimento, a PF pergunta sobre um dos projetos, calculado em R$ 1 milhão. O filho de Lula admite que nunca tinha feito aquele serviço antes.


“Que nunca tinha realizado estudo ou projeto contendo o mesmo objeto dessa minuta deste contrato”, diz o depoimento. Para fazer algo que nunca tinha feito antes, Luís Cláudio recebeu R$ 1 milhão.



No total, Luís Cláudio e Marcondes acertaram seis serviços, entre junho e julho do ano passado, embora Luís Cláudio tenha afirmado que não executou todos. Os contratos, obtidos por ÉPOCA, têm de tudo um pouco: trabalhos relativos à Copa do Mundo, violência nos estádios e até um genérico “elaboração de análise de marketing esportivo como fator de motivação e integração nas empresas com exposição de casos e oportunidades”.



No depoimento, a PF tentava esclarecer uma pergunta simples: como se chegou ao valor milionário da consultoria? A memória de Luís Cláudio, contudo, falhava. “Não se recorda, neste momento, o valor desse projeto”, diz o depoimento. De acordo com Luís Cláudio, o valor milionário foi calculado a partir das horas trabalhadas. E quanto Luís Cláudio teve de trabalhar nos projetos contratados?


Diz o documento: “Que utiliza como parâmetro a quantidade de horas trabalhadas para a fixação dos valores cobrados aos seus clientes nos projetos que executa, que não sabe mensurar, neste momento, o valor cobrado pela sua hora de trabalhar”. Mas quantas horas Luís Cláudio teve de trabalhar?



De novo, ele não soube responder. Luís Cláudio tampouco sabe responder sobre o negócio. Qual a margem de lucro? E quanto custou para executar o projeto? “Que, neste momento, não tem noção de quanto foi o custo de execução desse projeto; que também não sabe, neste momento, declinar a margem de lucro obtida nesse contrato”, diz o documento.
BLA BLA LA 02
A Polícia Federal fez uma mesma pergunta para Luís Cláudio, contratado, e Marcondes, contratante. Por que o escritório de advocacia escolheu a empresa LFT? “Que Mauro Marcondes nunca explicou ao declarante por que optou por contratá-lo; que não sabe dizer se o Mauro Marcondes realizou alguma pesquisa de mercado antes de contratar o declarante”, diz o depoimento.


Marcondes, por sua vez, preferiu o silêncio.  No depoimento, a PF pediu que Luís Cláudio apresentasse os documentos que comprovassem os serviços prestados. Dias antes, a busca e apreensão no escritório da LFT tinha sido infrutífera. Os vizinhos relataram aos policiais que o escritório parecia que estava de mudança, em razão da intensa retirada de documentos.



Em seu depoimento, Luís Cláudio não apresentou relatórios que comprovassem os serviços prestados. À Polícia Federal, ele disse que, sim, produziu relatórios e que ficou com cópias, mas que havia entregue a advogados após a reportagem de O Estado de S. Paulo, para uma “confirmação jurídica”  – seja lá o que isso significa.



O escolhido para guardar os documentos foi Roberto Teixeira, advogado do pai, Luiz Inácio Lula da Silva. Por que Luís Cláudio não levou à PF? “Além de não conhecer a legislação, não sabia da investigação em curso envolvendo o nome do declarante e também (disse que) é habitual os ataques à sua família por parte da imprensa.” Os documentos só foram entregues à PF após um mês da reportagem e da análise do escritório de Roberto Teixeira.



De acordo com Marcondes, “a contratação da LFT Marketing Esportivo refere-se à realização de estudo para um projeto de implantação de um centro de exposição numa cidade do interior de São Paulo”. Nada a ver com marketing esportivo. Marcondes, contudo, recusou-se a dar detalhes sobre o tal centro de convenções.



O consultor, aliás, sempre optava pelo silêncio quando a PF o questionava sobre os serviços contratados com Luís Cláudio. Não explica, por exemplo, como escolheu a empresa do filho de Lula. Marcondes, contudo, admite que sabia que o valor pago era “absurdo”. De acordo com o depoimento, ele disse que fez uma “pesquisa superficial” para saber dos preços. Quem fez a pesquisa foi um estagiário da empresa de Mauro.



“Ele constatou que eram absurdos”, disse Marcondes no depoimento. Isso, contudo, não o impediu de pagar cerca de R$ 2,5 milhões a Luís Cláudio, que trabalhava sozinho e nunca tinha prestado aquele tipo de serviço antes. Essa equação financeira está sendo investigada pela PF.


mauro marcondes 01
DETIDO O advogado Mauro Marcondes Machado, dono da Marcondes & Mautoni. Sua empresa repassou R$ 2,5 milhões ao filho de Lula (Foto: reprodução)
Marcondes também falou à PF sobre suas andanças no Palácio do Planalto, onde diz ter estado por “diversas vezes” durante o governo Lula, em razão de ser vice-presidente da Anfavea, a associação das montadoras. Ele citou nominalmente encontros com Gilberto Carvalho, para entregar estudos de interesse das montadoras.



Gilberto também é alvo da Operação Zelotes. Marcondes afirma que “nas reuniões com Gilberto Carvalho não foram tratados assuntos referentes a edição de medidas provisórias para a prorrogação de benefícios fiscais”.


Ele citou ainda que “a entrega dos documentos (a Gilberto Carvalho) ocorreu antes da edição da Medida Provisória 412/2009” – que prorroga incentivos fiscais para a compra de máquinas e equipamentos de uso na movimentação de cargas nos portos brasileiros.


Procurado por ÉPOCA, o advogado de Luís Cláudio, Cristiano Zanin Martins, disse: “Luís Cláudio Lula da Silva, profissional da área privada, já prestou às autoridades todos os esclarecimentos que lhe foram solicitados”.


A assessoria do Corinthians disse que não poderia confirmar hoje qualquer função que Luís Cláudio tenha exercido no clube por meio da LFT, por não dispor dessas informações de bate-pronto. Contatado por ÉPOCA, o advogado de Mauro Marcondes não respondeu até o fechamento da reportagem.


http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2015/11/ainda-faltam-explicacoes-de-luis-claudio-filho-de-lula.html