sábado, 26 de março de 2016

A cidade brasileira que quer ter duas árvores por habitante


logo

A cidade brasileira que quer ter duas árvores por habitante
25 mar 2016
Ainda está longe de poder ser comparada com a aldeia indiana que planta 111 árvores todas as vezes que uma menina nasce ou com o indiano que sozinho plantou uma floresta do tamanho de 800 campos de futebol, mas a cidade brasileira de Campina Grande, na Paraíba, tem boas intenções.


A prefeitura se deu conta que hoje possuem apenas 100 mil árvores e uma população de aproximadamente 400 mil habitantes — ou seja, uma árvore para cada quatro cidadãos. A meta então é realizar o plantio de 700 mil novas mudas, espalhadas pela cidade. O avanço, entretanto, já foi grande: em 2013 havia apenas 29 mil árvores. 


Para que o objetivo seja alcançado, a prefeitura conta com o projeto “Adote Uma Árvore”, que existe desde 2007. A ação é coordenada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que realiza mutirões de plantio e distribui mudas de espécies nativas enquanto educa e conscientiza moradores e estudantes da cidade. No total, o projeto já distribuiu mais de 100 mil mudas ao longos dos 9 anos de existência.


Sozinho, entretanto, não será possível dar conta da meta estabelecida. Por isso também existem os programas “Minha Árvore” e “Habite-se Ecológico”, gerenciados por secretarias da prefeitura, que controlam a quantidade de árvores plantadas e monitoram a situação de cada uma delas — além de também distribuir novas mudas para a população.

Nenhum comentário: