terça-feira, 29 de março de 2016

Andernach: a cidade “comestível”

[Mais que Ideias] 





Créditos:Ideias na Mesa/UnB

Data:28/03/2026

Postado por Nathália Bandeira Vilhalva Gheventer em Quinta-feira, 24 de Março de 2016

Na Alemanha, uma pequena cidade chamada Andernach, mais conhecida como cidade “comestível”, atrai a atenção de milhares de turistas e visitantes. Não é para menos: o lugar se estrutura de modo a abrigar fortemente a agricultura urbana. Plantações de frutas e verduras lotam canteiros, faixas de grama antigos terrenos baldios e até preenchem os espaços das rotatórias de trânsito.

Qualquer morador tem permissão para plantar alimentos em qualquer espaço público da cidade. Assim, o conceito de cidadania e solidariedade é extremamente reforçado, onde todos se beneficiam de um bem comum. Laços comunitários são criados a partir do compartilhamento destas hortas, tornando a cidade um exemplo de boa convivência.

O coorganizador do projeto Cidade Comestível, Karl Werf, relata: Não temos mais nenhum problema com vandalismo desde que plantamos vegetais comestíveis nos canteiros. Com nossa Cidade Comestível, captamos a tendência do momento.As pessoas têm cada vez mais prazer em explorar a cidade e mexer na terra.”


“Já levei alface e couve”, relata uma mulher que aproveita a pausa de almoço para tomar um pouco de sol em um banco perto dali. 

 “Espero que eu possa beliscar umas uvas”, relata outra morador que aproveitou o dia ensolarado para passear com o cão.


Assim, a cidade goza não só de grandes incentivos à agricultura urbana e à produção ecológica, mas como reforça a prática de hábitos alimentares saudáveis e maior de consumo de frutas e hortaliças.

Seria interessante se no Brasil existisse um projeto assim, não acham?



Fonte: http://www.ideiasnamesa.unb.br/
 

Nenhum comentário: