quinta-feira, 24 de março de 2016

Arara estava tão estressada por estar engaiolada que arrancou as próprias penas


Por Zainab Akande / Tradução de Marcela Leite

A Srta Jade pode parecer um pouco diferente da clássica arara azul e amarela, mas isso não a impede de ser uma dama encantadora.
EUA Oregon arara gaiola penasFotos: Exotic Bird Rescue of Oregon
O pássaro, que completa vinte e um anos em junho e fica confortável na frente da câmera, ingressou na rede de adoção do Exotic Bird Rescue of Oregon em abril, depois de viver na mesma casa a vida inteira. De acordo com Roo Nitz, membro do conselho de adoção e atual mãe adotiva de Jade, o parceiro da antiga tutora de Jade não gostava do animal.
EUA Oregon arara gaiola penas2
“Eu acho que, no fim, eles chegaram a uma questão de ‘sou eu ou o pássaro’, e a mulher escolheu seu marido”, diz Nitz ao jornal The Dodo. Comentou ainda que Jade veio em uma jaula árida, sem saber interagir com brinquedos, sugerindo que talvez nunca tivesse visto um.
EUA Oregon arara gaiola penas3
“Há muitas razões para o ato de arrancar as penas”, afirma Nitz. Dentre elas estão coceira na pele proveniente de alergias, e bicadas de outros pássaros durante a puberdade; mas a mãe adotiva acredita que Jade estava tão entediada que passou a arrancar as próprias penas por entretenimento.
“É claro que os tutores não poderiam fazê-la parar, então ela virou um pássaro nu”, comenta Nitz. Disse ainda que as penas de Jade não devem crescer de novo, mas Javi, outro pássaro com situação parecida, está começando a mostrar melhoras.
EUA Oregon arara gaiola penas4
“O fato interessante sobre Jade é que ela é um pássaro muito doce, mesmo que provavelmente não tenha tido o melhor passado” afirma Nitz. “Eu acho que ela só precisava de amor. No primeiro dia em minha casa, ela saiu da gaiola e veio até mim”.
EUA Oregon arara gaiola penas5
Esse comportamento de Jade é habitual, ela adora seguir Nitz por aí, até fora de casa (geralmente na sombra, já que a arara é mais suscetível a queimaduras solares). Para compensar a falta de penas de Jade, há um aquecedor próximo a sua gaiola, dentro de casa. A tutora já chegou a considerar colocar roupas no animal, mas Jade provavelmente não as aprovaria.
Em particular, Jade demonstra seu amor pela mãe adotiva de um modo especial.
EUA Oregon arara gaiola penas6
“Ela me vê como uma companheira, então ela vomita para mim, o que, na língua deles, significa ‘eu te amo’”, diz Nitz. Além de ser uma gracinha, Jade é também um tanto romântica.
“Ela gosta quando você faz beatbox”, comenta. “Ela dança e canta, é uma graça”.
O que Jade precisa agora é um lar permanente. Nitz, que tem mais três pássaros, além dos resgatados, torce para que uma família especial venha e aproveite ao máximo a companhia da arara.
EUA Oregon arara gaiola penas7
Fonte: The Dodo


Nenhum comentário: