terça-feira, 29 de março de 2016

Barreira ecológica no Arroio Dilúvio deve evitar que lixo flutuante chegue ao Guaíba

http://zh.clicrbs.com.br/rs/porto-alegre/pelas-ruas/noticia/2016/03/barreira-ecologica-no-arroio-diluvio-deve-evitar-que-lixo-flutuante-chegue-ao-guaiba-5526971.html#

Equipamento deve começar a operar nos próximos dias

Por: Jéssica Rebeca Weber
28/03/2016 - 18h10min | Atualizada em 29/03/2016 - 10h05min

Correção:  o nome do vice-diretor da Safeweb é Luiz Carlos Zancanella, e não Zancanetta, como informava a matéria. O texto com a grafia incorreta  permaneceu no site das 18h10min desta segunda-feira até as 10h05min desta terça.

Porto Alegre ganhou nesta segunda-feira uma ferramenta que promete colaborar para o sonho de ter um Guaíba mais limpo. Uma barreira ecológica foi construída no Arroio Dilúvio, perto da foz, com o objetivo de reter os resíduos flutuantes antes de escoarem para o Guaíba.

A barreira foi instalada de um lado a outro do Dilúvio no trecho entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Borges de Medeiros. A estrutura flutuante foi construída com garrafas PET e nela foram plantadas mudas de capim-vetiver, cujas raízes submersas devem dar mais resistência à barreira e também ajudar a filtrar a água. Debaixo da água, a profundidade da estrutura é de apenas 20cm, mas as raízes podem chegar a até 1m50cm.

Leia também:
Seminário discutirá soluções para garantir nossa sobrevivência no planeta   
Aquecimento global pode provocar 500 mil mortes no mundo até 2050  


A ideia e todo o investimento são da empresa de segurança da informação Safeweb, com sede na Capital. A obra foi construída entre janeiro e março, custando R$ 250 mil, e o preço de operação mensal para a empresa deve ficar em torno de R$ 15 mil, principalmente em função do pagamento de um operador e um segurança. A retirada do lixo deve ser feita diariamente.

Vice-diretor da Safeweb, Luiz Carlos Zancanella Junior destaca que, embora soluções para o meio ambiente não sejam o negócio da empresa, inspirou-se há dois anos ao ver um vídeo sobre iniciativa semelhante na cidade americana de Baltimore. Zancanella, que mora no bairro Petrópolis e enxerga diariamente a sujeira do Dilúvio ao passar pela Avenida Ipiranga, viu uma oportunidade de ajudar.

— Queremos levar o projeto para outros rios que desembocam no Guaíba, como o Gravataí e o Sinos – adiantou.

O equipamento deve começar a ser utilizado ao longo da semana, porque são necessários os últimos ajustes, segundo a empresa. O projeto conta com a parceria do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam).

Na última limpeza da superfície de toda a extensão do Arroio Dilúvio, realizada entre setembro e outubro de 2015, o DMLU removeu mais de 65 toneladas de resíduos.



Novidade desperta a curiosidade dos pedestres
Quem passava pelo cruzamento das avenidas Borges de Medeiros e Ipiranga na tarde desta segunda-feira, diminuía o passo para observar a barreira flutuante e a grande estrutura pintada de verde na margem do Dilúvio, para onde é içado o lixo em uma gaiola de aço carbono.

O advogado Gustavo Suchy 55 anos parou "de curioso", sem entender do que se tratava. Quando soube do objetivo da obra, comemorou.

_ O Dilúvio é um horror, e iniciativas como essas são louváveis. Tomara que dê certo _ desejou. 

Nenhum comentário: