quinta-feira, 24 de março de 2016

Butão celebra nascimento do príncipe com 108 mil árvores

logo


Butão celebra nascimento do príncipe com 108 mil árvores
24 mar 2016
Nascimento sempre é motivo de celebração. Uma aldeia indiana celebra o nascimento de cada menina com 111 árvores. Até no Brasil existe algumas iniciativas assim — conheça 12 cidades que plantam uma árvore para cada bebê nascido. Mas 108 mil árvores para comemorar o nascimento de um príncipe só poderia ser notícia de Butão, país que quer ser o primeiro a tornar agricultura 100% orgânica até 2020.


O primeiro filho do rei Khesar e da rainha Jetson levou 82 mil moradores a plantar uma árvore, enquanto voluntários plantaram outras 26 mil mudas — somados dão o total de 108 mil árvores — em diversos distritos do país. 


“Cada árvore foi feita com um pedido para o novo príncipe para que, assim como a planta, o menino crescesse saudável, forte, sábio e compassivo”, explica Tensin Lekphell, que coordenou a iniciativa por meio da organização Tendrel. Árvores são muito valiosas em Butão, onde a principal religião é o Budismo. “No budismo a árvore é provedora e simboliza longevidade, saúde, beleza e compaixão”, explica Tensin. 

O Ministro de Turismo aproveitou a ocasião para inaugurar o “Jardim da Felicidade” na capital do país e pede para que turistas plantem “árvores da felicidade”, com o objetivo de ter um representante de todos os países do mundo. 

A monarquia é muito popular entre os butaneses, que só em 2008, quando o Rei Singye passou o trono para seu filho Khesar, conheceu uma forma de governo um pouco mais democrática. O país é muito conhecido por sua forma de medir felicidade, deixando um pouco de lado os índices econômicos tradicionais e valorizando a qualidade de vida.


Butao-celebra-nascimento-principe-com-108-mil-arvores_01












Fotos: Divulgação

Nenhum comentário: