quarta-feira, 23 de março de 2016

Índia projeta prédio de contêineres para resolver problemas habitacionais

Arquitetura & Design

A opção é mais barata e sustentável do que os tradicionais, já que é feito com materiais reaproveitados.


6 de November de 2015 • Atualizado às 10 : 40
Índia projeta prédio de contêineres para resolver problemas habitacionaisA ideia é conseguir abrigar o maior número possível de pessoas no menor espaço.



A cidade de Mumbai, na Índia, sofre constantemente com a falta de moradia. Para minimizar esse problema, o escritório CRG Architects planejou um prédio de contêineres. A opção é mais barata e sustentável do que os tradicionais, já que é feito com materiais reaproveitados.


Como a ideia é conseguir abrigar o maior número possível de pessoas, sem que seja necessário uma área muito grande, o prédio é bem alto. O projeto inclui duas torres em formato cilíndrico, compostas por uma série de contêineres empilhados.
O projeto foi apelidado de “Containscraper”. | Imagem: Divulgação/CRG Architects.
O projeto foi apelidado de “Containscraper”. | Imagem: Divulgação/CRG Architects.
A altura, aliás, é o grande diferencial deste para outros prédios de contêineres. Para que seja possível ter todos esses andares, os contentores são dispostos em uma espécie de circunferência. Este modelo facilita a passagem de ar e a ventilação natural, ajudando a manter os apartamentos mais frescos.
A altura é o grande diferencial deste para outros prédios de contêineres. | Imagem: Divulgação/CRG Architects
A altura é o grande diferencial deste para outros prédios de contêineres. | Imagem: Divulgação/CRG Architects

A disposição mais irregular também foi pensada para aumentar o espaço para as aberturas e janelas, aumentando o aproveitamento da luminosidade natural.

O prédio contará com jardins verticais espalhados por todos os seus andares. Este pequeno detalhe pode fazer uma diferença enorme nas ilhas de calor.


Mumbai sofre constantemente com a falta de moradia. | Imagem: Divulgação/CRG Architects
Mumbai sofre constantemente com a falta de moradia. | Imagem: Divulgação/CRG 

Architects

O projeto foi apelidado de “Containscraper” e surge como uma alternativa eficiente para resolver os problemas habitacionais de grandes centros urbanos.


Redação CicloVivo

Nenhum comentário: