quinta-feira, 24 de março de 2016

Iniciativa que mapeia rios “invisíveis” enterrados embaixo do asfalto chega ao Espírito Santo


Iniciativa que mapeia rios “invisíveis” enterrados embaixo do asfalto chega ao Espírito Santo
21 mar 2016
A iniciativa Rios e Ruas ajudou a redescobrir mais de 300 rios, córregos e riachos em São Paulo, e já atuou em pelo menos doze cidades brasileiras. A nova missão do urbanista José Bueno e do geógrafo Luiz de Campos Junior, que comandam o movimento, é conscientizar as comunidades de Vila Velha, no Espírito Santo, quanto à preservação da Bacia do Rio Aribiri, que devido ao crescimento urbano desordenado de seu entorno está bastante poluída.


Antes dos trabalhos de campo em solos capixabas, o grupo desenvolveu estudos remotos do rio por meio de mapas, fotos e imagens de satélite. “Tivemos a chance de conhecer a nascente no seu estado puro e encontramos um Aribiri extraordinário e desconhecido da população. Ao longo do caminho, começamos a perceber o quanto começa a ser castigado pela ocupação massiva em torno do rio”, explicou José Bueno.


Como parte das atividade desenvolvidas, o grupo formou uma expedição urbana, que envolve a comunidade e alerta para a importância do rio e de suas áreas naturais. Para saber mais sobre a iniciativa, acesse o site.

Web Rádio Água
Web Rádio Água
A Web Rádio Água é uma ferramenta de comunicação do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH), um centro de categoria 2 do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. A WRA opera na produção e difusão de conteúdos em áudio (técnicos e comunitários) dentro das temáticas “Água, Energia e Sustentabilidade”. 


O projeto dedica-se a ser um espaço colaborativo que possibilita a troca de informações e experiências, para que, a partir da mobilização social, sejam adotadas boas práticas relacionadas à temática água como recurso natural em diferentes cenários da vida.

Nenhum comentário: