quinta-feira, 24 de março de 2016

Shopping mais antigo dos EUA vira flat com apartamentos minimalistas


Shopping mais antigo dos EUA vira flat com apartamentos minimalistas
02 fev 2016
Com a crise de 2008, muitos shoppings fecharam suas portas. O Arcade Province, shopping mais antigo dos Estados Unidos, construído em 1828, não foi exceção. Para dar um bom destino ao prédio histórico, um grupo de arquitetos reformaram o espaço, transformando-o em 48 microapartamentos de baixo custo. 


Inspirado na Grécia Antiga, o prédio foi inteiramente reformado (respeitando seu design original) e hoje abriga algumas lojas no térreo e apartamentos no segundo andar. O responsável pela mudança foi Evan Granoff, entusiasta do movimento de tiny houses (ou casas minimalistas, em português). No total, foram US$ 7 milhões  investidos nas obras.



A maioria dos apartamentos são de apenas um quarto, banheiro, minicozinha equipada com geladeira, pia, máquina de lavar louças e micro-ondas — com áreas que variam de 20 a 41 metros quadrados. Mas existem dois apartamentos um pouco maiores: um com dois quartos e outro com três.



Além da economia de espaço, o condomínio também investiu com áreas comuns: sala de jogos, lavanderia, bicicletário e garagem. Segundo a administração, já há lista de espera para alugar os imóveis.


Muito mais do que 48 microapartamentos, essa história é uma vitória simbólica para o movimento minimalista de moradia sustentável. O shopping mais antigo dos EUA, símbolo do capitalismo, virou um verdadeiro estímulo para um estilo de vida moderno, que repensa o consumismo.



Nenhum comentário: