segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Castramóvel amplia conhecimento sobre abandono de animais


Segunda, 10 Outubro 2016

Segunda, 10 Outubro 2016

Notícias
Programa atendeu 3.000 cães e gatos, sendo 542 do cadastro de 2014 e 2.458 e 2016. Coordenadora avalia números como positivos

(Brasília, 10/10/2016) - O programa Castramóvel atendeu 3 mil animais com cirurgias gratuitas de castração em cães e gatos, fêmeas e machos. Deste total, 542 foram cadastrados em 2014 e 2.458, em 2016. Os procedimentos foram realizados entre 16 de novembro de 2015 e 28 de abril deste ano. As informações são do relatório da Unidade Estratégica de Direitos Animais da Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF), que desde hoje está à disposição da sociedade.

O Castramóvel é um veículo equipado para a realização de cirurgias em animais domésticos. É um método ético e eficaz na promoção da saúde pública e ambiental. A Sema-DF construiu o cadastro dos cães e gatos e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) é o responsável pelo programa. 




Todos os animais registrados em 2014 foram atendidos. Do total de 2.458 animais cadastrados este ano, 923 não foram atendidos, sendo que 742 não compareceram e seus donos não justificaram a ausência, 224 desistiram, 176 foram recusados e 146 não foram encontrados para contato. Dos animais atendidos, 1.720 são gatos e 1.280 são cachorros. 
 Mara Moscoso, chefe da Unidade Estratégica de Direitos Animais da Sema-DF, considera os números positivos. “As equipes da Sema-DF e do Ibram trabalharam alinhadas. O Castramóvel é bem equipado e atendeu todas as emergências”, afirmou.




O relatório destaca que a experiência piloto trouxe muito conhecimento para a equipe da Sema-DF, tanto na operacionalização do projeto quanto no contato com os tutores. “Trouxe aprofundamento no conhecimento sobre o abandono e maus-tratos, o que contribui para as discussões no Comitê Interinstitucional da Política Distrital para os Animais (CIPDA) e, também, para a elaboração de políticas públicas”, destacou Moscoso.



O documento conclui que, com pequenos ajustes, o programa poderá se tornar uma ferramenta eficiente para execução de políticas públicas relacionadas ao controle populacional e ao bem-estar animal.



Confira o relatório clicando aqui.

Novo Castramóvel
O programa para castração de animais domésticos do governo de Brasília passará a ser feito por empresas veterinárias credenciadas. Gerido pelo Ibram, o serviço, gratuito para os donos de cães e gatos, será custeado pelo poder público. O investimento previsto é R$ 100 mil com verba do próprio instituto.




A cirurgia tem o objetivo de evitar o aumento desenfreado da quantidade de animais domésticos e contribuir para a qualidade ambiental, saúde pública e bem-estar do animal. Ao controlar a superpopulação de cães e gatos, são reduzidos os problemas como transmissão de doenças, acidentes e ataques a pessoas.



Com informações da Agência Brasília.



Leia mais:






Mais informações:

 
Telefone: (61) 3214 - 5602
alt
Foto: Renato Araújo/Agência Brasília. 

--





__._,_.___


Nenhum comentário: