quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Desmatamento do Cerrado


O Brasil é um país extremamente rico em natureza, biodiversidade, bichos e belezas naturais. Uma das maiores preciosidades que nosso país possui é a Amazônia, além de outras matas com grandes riquezas. Uma dessas riquezas que possuimos é o Cerrado.
Localizado no Brasil central, o Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, fazendo fronteiras com outros biomas bem importantes, como a Amazonia, a Caatinga, o Pantanal e a Mata Atlantica. O cerrado é um lugar rico de espécies vegetais, tendo cerca de 10.000 espécies vegetais e uma grande variedade de veertebrados na terra e na água, além de grande variedade também de invertebrados.
Infelizmente, o Cerrado é um dos ambientes mais ameaçados do mundo pelo homem. De mais de 2 milhões de km² de vegetação, atualmente restam apenas 20% do total. Essa situação desperta a atenção e precupação da população para a conservação dos recursos naturais do nosso país. Precisamos entender que esta grande área está sendo desmatada e precisamos saber o tamanho e a importância que o Cerrado tem para o Brasil.
Muitos estudos foram realizados e chegaram a conclusão que se o desmatamento continuar no progresso que está, até o ano de 2030 não irá mais ter cerrado, pois dos 204 milhões de hectares, 57% já foram completamente destruídos, isso equivale a mais ou menos 3 milhçoes de hectares por ano ou 2,6 campos de futebol por minuto, e metade do que resta está bem alterada, capaz de não nos servir mais aos propósitos de conservação da biodiversidade.
Por isso, toda a população tem que se conscientizar e devem existir esforços de todos os setores da sociedade para que possamos reverter esse quadro.


Nenhum comentário: