sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

A maior desgraça de uma nação pobre...

ricos

Senador Caiado mostra sua verdadeira indole! Criou Projeto que derruba a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas.Animais em extinção não serão mais protegidos no Brasil?.

((o))eco
Projeto do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) que derruba lista vermelha está pronto pra ser votado na Comissão de Constituição e Justiça. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.
Projeto do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) que derruba lista vermelha está
pronto para  ser votado na Comissão de Constituição e Justiça. 

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.


No final de 2014, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) publicou duas listagens de espécies ameaçadas de extinção, as chamadas Listas Vermelhas: a Portaria nº 444, que reúne mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados terrestres em risco; e a Portaria nº 445, que reúne peixes e invertebrados marinhos. Fruto de um trabalho que reuniu 1.383 especialistas e analisou 12.256 espécies, as listagens geraram muita oposição do setor da pesca e de ruralistas. 

Após protestos e uma batalha judicial, a Justiça Federal suspendeu, em junho, a Portaria nº 445: ela que proibia a captura, o transporte, o manejo, armazenamento e comercialização de 475 espécies de peixes ameaçadas no país. O mesmo pode se repetir agora, já que o Congresso pretende votar pela derrubada da outra lista, que protege 698 espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados terrestres ameaçadas.

Projeto
O projeto de Decreto Legislativo nº 184, de autoria do senador Ronaldo Caiado (DEM/GO), busca suspender derruba a Lista Vermelha com o argumento que o MMA extrapolou suas atribuições: parágrafo dois da Portaria nº 444 estabelece que animais classificados nas categorias Extintas na Natureza (EW), Criticamente em Perigo (CR), Em Perigo (EN) e Vulnerável (VU) receberão proteção de modo integral “incluindo, entre outras medidas, a proibição de captura, transporte, armazenamento, guarda, manejo, beneficiamento e comercialização”. 


Caiado justifica :“(...) a determinação de que as espécies listadas encontram-se sob proteção integral e as restrições, obrigações e condicionantes inovadoras ao sistema normativo ambiental são contraditórias ao princípio da sustentabilidade preconizado nos arts. 170 e 225 da Constituição Federal, que visa promover o desenvolvimento sustentável do País de modo a equilibrar os seus aspectos ambientais, sociais e econômicos. 


Tais proibições podem gerar a paralisação de atividades agrícolas, já que na lista anexa à portaria constam espécies incluindo insetos e aracnídeos, além da imposição de barreiras comerciais não tarifárias às exportações brasileiras, causando prejuízos sociais e econômicos incomensuráveis ao País”.


O projeto de decreto legislativo recebeu parecer favorável da relatora Ana Amélia (PP-RS) e está pronto para ser votado na Comissão de Constituição e Justiça. E esta é a única comissão que ele precisa passar para chegar ao  Plenário. 

Um projeto de decreto legislativo necessita de maioria absoluta pra ser aprovado -- ou seja, o voto de pelo menos 257 deputados e 41 senadores --, e é sancionado pelo presidente do Congresso. Não existe possibilidade do Poder Executivo vetar um decreto legislativo.

Ibram realiza Operação Desestruturar



 
O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) deflagrou nessa quinta-feira, 28 de janeiro, operação visando desarticular o tráfico de animais silvestres na Cidade Estrutural. A ação foi baseada em denúncias e em levantamentos realizados por auditores fiscais do Instituto e contou com o apoio do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e do 4º Batalhão da Polícia Militar.


A operação, batizada com o nome Desestruturar, culminou na apreensão de 46 aves silvestres, 7 armadilhas e na aplicação de multa, em aproximadamente 40 mil reais. Uma pessoa foi conduzida para a delegacia, portando, um pássaro silvestre e munição, ambos sem autorização.
trinca ferro 2 com ferimentos no bico-reduzida
Trinca ferro com ferimentos ao redor do bico


Entre os animais apreendidos havia galos de campina, pássaros nativos do bioma Caatinga, indicando o fluxo de tráfico do Nordeste para o Distrito Federal. Foram encontrados também, pelo menos cinco aves com sinais de maus-tratos, em gaiolas extremamente sujas ou com vários ferimentos na região do bico, o que é típico de animais recém-capturados na natureza.


Criadores cadastrados
Dentre as vistorias realizadas em endereços de criadores cadastrados, em mais de 70% havia algum tipo de irregularidade. Chama a atenção, o fato de terem sido encontrados alçapões, ave com anilha falsificada, além de sete animais sem anilha sob a posse de criadores cadastrados no órgão ambiental.


“Muitos criadores cadastrados têm cometido abuso da autorização, utilizando-se de animais silvestres legais para acobertar crimes contra a fauna”, afirma a Gerente de Fiscalização de Fauna do Ibram, Luiza Brasileiro.
auditores fiscais Ibram-reduzida
Auditores fiscais do Ibram encaminhando aves apreendidas ao Cetas/Ibama
“Um dos fatores mais preocupantes é o fato dessa aparente ‘legalidade’ muitas vezes passar despercebida pelos legisladores que acabaram de votar um Projeto de Lei (PL 153/2015) que facilita, em muito, o tráfico de animais silvestres, além de dificultar a ação da fiscalização.”, completa Luiza.


Todos os animais apreendidos foram entregues no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama e, após avaliação por médico veterinário, poderão ser soltos na natureza.

Dirceu diz que foi usado




José Dirceu deixou há pouco a sede da Justiça Federal em Curitiba. Em depoimento de 2 horas e meia ao juiz Sérgio Moro, o ex-ministro admitiu que o lobista Milton Pascowitch pagou a reforma de imóveis seus -- uma casa e um apartamento.


Disse, porém, que ia devolver o dinheiro gasto e que o lobista usou seu nome para negociatas.

Ele acha que Moro acreditou?

Comentarios

Rafael Nascimento 
Comunista bom é comunista preso


Ter Caráter 
"Ter caráter é agir certo sempre, mesmo quando não tem ninguém olhando"
Acho que o zé não se enquadra na afirmativa acima. 


Fernando X 
Eu acreditei nele e no cara mais honesto do mundo. 

José Carlos 
E é esse o cara que durante o Mensalão disse que "colocaria os pingos nos is". Não sobrou muita cisa desse tal cara... agora não passa de um bandido desmascarado. Infelizmente, se tiver sorte, ele pega uns 30 anos no total, cumpre mais uns 4 até 1/6 da pena e depois vai desfrutar do dinheiro escondido. Se o Brahma ou outro membro da orcrim se elege em 2018, sai mais cedo. 

Kadu 
"Dirceu não fará delação porque tem caráter, diz defesa". Manchete do Uol. Qual caráter??? É um cara-de-p.au. Traiu todos que votaram no PT. Foi condenado no mensalão e agora preso novamente. É ridículo!

alex 
Traste! Lixo! 

Marcio martins
Dirceu a farsa, baita l, a, d, r, a, o . Não tem essa heroi do movimento comunista. Ele e seu grupo promoveram
Assalto , para financiar golpe contra o os brasileiros.
Impor uma ditadura para tutelar o povo.


Juca Ruiz 
Caramba. Isto é Brasil. Quer dizer que o bandido da história não é o Zé Dirceu. É o Pascovitch. Que barbaridade. O Brasil está consternado com o que aconteceu.
Pobre homem.


Thinker 
Será que é permitida a visita de menores na cadeia? Zé Dirceu não tem saudades da filha? Se para sentir saudades é necessário ter coração, a resposta é negativa.

O advogado avisou. 
Bom, rememorando uns dias atrás, o advogado realmente disse que o JD iria falar.Mas não falou que ele chocaria a nação com o que diria. Chocou.


O advogado avisou. 
Bom, rememorando uns dias atrás, o advogado realmente disse que o JD iria falar.Mas não falou que ele chocaria a nação com o que diria. Chocou.

Adamastor 
1000 anos de cadeia para esse ditadorzinho de m3rda é pouco.

Cristiano 
GUERREIRO OU GUERRILHEIRO?

Usado??????? 
Mas, como pode. Um herói do povo. Um bravo guerrilheiro, se deixar usar deste jeito.
O fato quebrou sua aura. Acho que vão destitui-lo da condição de 'guerreiro' depois desta confissão.


Cristiano 
É COMO ELE QUERER QUE TODOS DIGAM QUE O ESPERMA DELE É LIMPO COMO ÁGUA BENTA.
CACHORRO! COVARDE, VIADJINHO!
Rose 
Antagonistas você transcendem os fatos em si, e nós ganhamos muuuitooo com isso!!!
Rapazes sagazmente terríveis ou terrivelmente sagazes?
Fico com os dois para os três incansavelmente batalhadores da informação!
Que luxo dispor de vocês para me atualizar com tanta rapidez!
Adoooooroooo!!!! Obrigada! 


Cristiano 
É COMO ELE QUERER QUE TODOS DIGAM QUE O ESPERMA DELE É LIMPO COMO ÁGUA BENTA.
CACHORRO! COVARDE, VIADINHO!
 
deciocar 
o nosso Guerreiro disse que não vai fazer delação por que tem caráter...pena que o seu caráter estivesse de férias quando fez os malfeitos...

Brasileiro Comum 
A obstrução de justiça deveria ser motivo para duplicação da pena.
 
lws 
Do jeito que estes canalhas são usados, acho que seria mesmo melhor deixá-los na cadeia. São inocentes demais e não podem viver em sociedade, pois representam um risco já que todos se aproveitam deles... 

Adriano 
pergunta... será que ele ia pagar com o que restou da v@quinha?

ana maria muniz 
Ó paí ó, usaram o zé e jogaram fora. Rídiculo.

alberto santo andre 
so uma pergunta para quem realmente conhece o pt , ele e uma incubadora de honestidade e moral , ou simplesmente uma incubadora de mentirosos e ladroes , eu que os conheço desde antes da fundaçao do partido , opto sem medo de errar pela segunda
É hilário, mas é verdade
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!

Adriano 
Coitado do Zé!! Ele também foi usado e não sabia?!?! Como tem gente má no P T... que abusa da confiança dos guerreiros do povo!

JoseAlfredo 
Aí, Zé Abreu! Organiza v@quinha pro Dirceu fazer terapia, coitado. Abusaram dele...

Tôsemsasa 
Antagonistas, esta reportagem é uma fonte preciosa de informações sobre o Dirceu e vale muito a pena dar uma espiada.
revistapiaui.estadao.com.br/matéria/o-consultor
"O consultor" A nova vida de José Dirceu, repleta de viagens, negócios, conversas, internet, nostalgia da política e xingamentos em restaurantes e aeroportos. 16 de janeiro de 2008.

Ambro 
Usado??????
kkkkkkkkkkkkkk.
Papel ridículo para um homem já velho. 


Pobre JD...coitadinho 
Estou consternado com o sofrimento do pobre petralha JD.
Ser usado sem consentimento. Isto gera traumas psicológicos.
Caramba petralhada ordinária. Vocês fizeram isto com ele?

Neymar: denunciado

Em Veja desta semana:

"A edição de VEJA que chega às bancas neste sábado traz revelações exclusivas do mais novo lance que envolve o atacante Neymar Jr., o maior jogador de futebol brasileiro da atualidade. Na quarta-feira, ele e seu pai e empresário, Neymar Santos, além de dois dirigentes do Barcelona, foram denunciados à Justiça pelo Ministério Público Federal por falsidade ideológica e sonegação fiscal, crimes com penas previstas de até cinco anos de prisão.


VEJA acompanha o caso de perto há meses e teve acesso, com exclusividade, à denúncia de 147 páginas, que corre em segredo de Justiça e detalha as transações financeiras em que há suspeitas de irregularidade.


O jogador é acusado de receber a maior parte de seus ganhos por empresas que só existiam no papel, para pagar menos impostos. Também há indícios de falsificação em ao menos 15 contratos - quando eles foram firmados, as empresas de Neymar ainda não existiam, mas seus CNPJs constam dos documentos, o que, afirma a Procuradoria, indica que os papéis foram adulterados.


A denúncia traz detalhes dos ganhos de Neymar (só em publicidade, foram mais de 74 milhões de reais em 2011) e de seu contrato com o Barcelona, além de um depoimento explosivo de seu pai."

Um craque à altura do país.

Comentarios


ForaComunas
-
Se eu fosse Neymar eu também enganaria o (con) fisco, pra não pagar 40% de imposto....

Não é só pelos 40%, é pelo que vc não recebe nada em troca, fora os roubos, né?
-
Beth 
Tenho sentido cada dia mais que o caráter do cidadão brasileiro está bem deformado. Ou sempre foi, mas só agora pude comprovar. De qualquer classe social e grau de instrução, a grande maioria dos brasileiros é desonesto e já incorporou que para se dar bem, tem que ser "esperto". Seja o prestador de serviço, seja o vizinho, seja o comerciante, o motorista que entra na contra mão para fugir do trânsito, qualquer um o tempo todo. É muito triste ter que constatar isso. Mas é o que sinto e o que tenho comprovado, principalmente nos últimos anos. Mais um legado do pt, o exemplo que vem de cima.
 
Vox Populi 
Como São Paulo o Brasil virou exportador de bandido!!
 
Elaine 
Trabucaço: isso mesmo! Crime de sonegação é assunto da Justiça. Política é o nosso assunto! Respeitemos as regras da justiça. Cobremos honestidade dos políticos! Será que Neymar é um problema que mereça todo esse destaque Antagonistas?? Acho que na fila, antes dele tem o lula, a bandilma, o temer, o renan, o cunha (com minúscula mesmo, não merecem a honra gramatical do nome próprio!)... Vamos combinar assim: expulsamos a corrupção de Brasília e em seguida, foco para expulsá-la do esporte!
 
Elaine 
Stanislaw Cordeiro, enfim concordamos! Aqui no Antagonista a questão não é futebol, é política! Deixemos o Neymar para a justiça, se for esse o caso, e mantenhamos o foco em expulsar a corja petista do poder. Mas sem deixar que em nome de nossos valores (honestidade, cordialidade, respeito, liberdade de expressão e vários outros) saiamos por aí falando ou escrevendo qualquer coisa, sobre qualquer um, condenando por "ouvir falar..." Se o Moro tivesse adotado essa conduta a Lava-Jato já estaria pulverizada. Foco Stan, foco! Queremos a cabeça do 9 fingers. Neymar é outro papo!
 
Trabucaço 
"Não é prejulgamento, é fato"
O jogador em questão não foi julgado ainda.
 
Marian 
Neymar está mal assessorado. Deve demitir urgentemente o administrador, advogado e contador, antes que seja tarde .
 
Stanislaw Cordeiro 
Elaine, você é santista e eu sou tricolor. Não estamos falando de paixões futebolísticas : no campo Neymar é indiscutível, mas fora dele está a dar pano-pra-manga. O Barça pagou um PF, e quem embolsou o pixuleco não foi quem detinha os direitos... E isso é crime ! Não é prejulgamento, é fato. Também sempre tive esse "LAOR" como um fanfarrão, mas isso é problema vosso, já aturamos entidade pior. E, por fim, não existe site esportivo melhor. Todos são piores.
 
Terra-de_cumpadis 
Nessa terra, muitos perceberam as vantagen$ fiscais de criar inctituto$. Como prova maior está aquele do homem mais santo. A partir daí, tudo serve de fachada para desviar dinheiro e ludibriar a justiça, PF , receita , etc. Tem que seguir os exemplos que vem dos homens honestos desse país...
 
Marcelo171 
Trabalhe 20 anos , de tudo de si, arrisque tudo ....você entregaria 35% pra este governo gerenciar?
Responda de coração....
Você não preferia VOCE gerenciar a aplicação desta grana.... Fazer o bem da tua forma?

 
ah 
Em Praia Grande/SP, contruíram um tal de instituto neymar.
Devem estar ensinando a molecada como praticar ilícito, jogar futebol,
fumar maconha, cheirar pó.............e outras cocitas mas...........

 
David Horowitz 
Em suma, papinho típico de complexo de vira-lata
"ora, vejam, ele é um exemplo para os jovens, logo, deveria deixar parte de sua renda para políticos e burocratas". Bullshit!

O brasileiro ainda não percebeu que é o gigantismo estatal, alimentado por impostos dados para políticos e burocratas, a fonte de nossa miséria moral e econômica.

"No script deles, serão sempre os mocinhos"





É sempre um prazer ler as colunas de Fernando Gabeira. Na desta semana, ele mostra como é impossível ter um diálogo racional com os populistas de esquerda.


Leiam um trecho:
"O colapso, a ruína, a decadência, nada disso importa aos populistas de esquerda. Apenas ressaltam suas boas intenções e a maldade dos críticos burgueses, da grande mídia, enfim, de qualquer desses espaços onde acham que o diabo mora. O Lula tornou-se o símbolo desse pensamento. Na semana em que se suspeita de tudo dele, do tríplex à compra de caças, do petrolão às emendas vendidas, chegou à conclusão de que não existe alma viva mais honesta do que ele.


Aqueles que acreditam num diálogo racional com o populismo de esquerda deveriam repensar seu propósito. Negar a discussão racional pode ser um sintoma de intolerância. Existe uma linha clara entre ser tolerante e gostar de perder tempo. O mesmo mecanismo que leva Lula a se proclamar santo é o que move a engrenagem política ideológica do PT.

Quando a maré internacional permitiu o voo da galinha, eles se achavam mestres do crescimento. Hoje, com a maré baixa, consideram-se os mártires da intolerância conservadora. Simplesmente não adianta discutir. No script deles, serão sempre os mocinhos, nem que tenham de atacar a própria Operação Lava Jato."

Lula só admite que 'frequenta' sítio


Emparedado pelos fatos, Lula resolveu admitir que frequenta o sítio de Atibaia. O ex-presidente alegou, porém, que o local pertence a "amigos da família".

"Desde que encerrou o segundo mandato no governo federal, em 2011, o ex-presidente Lula frequenta, em dias de descanso, um sítio de propriedade de amigos da família na cidade de Atibaia", diz a nota publicada em seu perfil no Facebook.


Comentarios

OS LULA SEM NADA??? 
Coitadinha da familia lula. Eles estão na miséria, não tem nada, nem casa.
Frequentam o sítio de Atibaia por favor de conhecidos e o ap. triplex do Guarujá também por favor de conhecidos.
PQP....CONTA OUTRA MOLUSCO....SEJA MAIS CRIATIVO PELO MENOS.
O BRASIL INTEIRO TE ODEIA PELA TUA VULGARIDADE E CAPACIDADE DE MENTIR.

 

Pedro Lins 
E a Odebrecht fez uma obra de 700 paus no sítio dos laranjas por que? Francamente Instituto Luladrão...melhor se calar!
 
Alexandre, The Great 
Assim como apenas "frequentou" o Palácio do Planalto de 2003 até a atualidade, né?
 
ricARdo 
Ai, viram só? Aquela manchete da Foia ja serviu para os adEvogados bolarem uma nova conversa.
 
Nelson 
-Por que a Odebrecht faria uma reforma de, pelo menos, 700 mil no sitio de "amigos da familia" ? Qual familia, Odebrecht ? Ou Lula da Silva ?
-Por que o engenheiro da Odebrecht trabalhou de graça, sim, de graça, para estranhos ?

 
Ronaldo
Ele nem sabia que aquilo era um sitio !!
 
silva 
Que tal fazer concurso de fantasia de carnaval com melhores críticas ao governo, PT, Dilma e Lula, lava-jato? Poderiam mandar fotos para O Antagonista. Fica a sugestão.
Com a marchinha do Japonês da Federal, combina muito bem!
Uma das fantasias poderia chamar-se cinismo.

 
LJ 
Hahaha 😄😄😄 para de piada. Essa foi demais.

2015, uma sala de aula



Colunistas

“2015 foi realmente de sangrar a alma. Anos assim, com tanta provação, cansam, porém, também nos ensinam. E se foi para (re)aprender a acreditar, os secundaristas paulistas nos deram uma verdadeira aula de cidadania”



Terminei 2014 agradecendo o fim daquele ano, que eu achava que tinha sido difícil, longo e provado que tudo era possível. Na minha última coluna decidi deixar todos os fatos desoladores de lado e apresentei uma história para provar que apesar de 2014, 2015 iria trazer outros dias.


Inocência minha (e de muita gente)! 2015 conseguiu ser tão indigesto, insuportável, interminável e difícil quanto 2014. Cheguei a me afastar um pouco das discussões políticas e até das minhas colunas aqui, devido à intensidade dos acontecimentos e à forma como eles mexem comigo. Todo o cenário em curso me esgota, me sufoca, me dói a alma e me deixa sem conseguir pensar. Escrever foi, durante este ano, quase impossível.


Não por menos. Não faltaram tragédias, lágrimas, polarização, brutalidade, preconceito, ignorância, ódio, desrespeito, retrocesso, violações aos direitos humanos. Ajuste Fiscal, Guerra na Síria, Refugiados, Atentado em Paris, Baltimore, Crise Econômica, Impeachment, Lava Jato, Panelaço, Tragédia de Mariana, Cunha, Ataques a Indígenas, Zika Vírus e Microcefalia, Redução da Maioridade Penal, Chacinas… 2015 foi realmente de sangrar a alma.


Anos assim, com tanta provação, cansam, porém, também nos ensinam. E se foi para (re)aprender a acreditar, os secundaristas paulistas nos deram uma verdadeira aula de cidadania. A garotada exigiu participação, chamou a comunidade para a luta e resistiu a brutalidade da PM.


Eu visitei uma das principais ocupações, na Escola Fernão Dias, e fiquei impressionada com a coragem dos alunos frente a opressão e intimação da PM. Coragem, resistência, informação e vitória! Sem diálogo e participação nenhuma escola será fechada. 


Um tapa na cara de quem nunca acreditou nessa moçada. Mais do que uma vitória pontual e mais do que a revogação de um decreto, essas escolas, e a relação desses alunos com elas, nunca mais serão as mesmas. Um acalanto para a alma, enfim. Lutar ainda vale a pena.


E é o mesmo empoderamento e apropriação que os secundaristas tiveram com suas escolas que nós precisamos ter com a vida, com nossos direitos e com tudo que é nosso, que é público, que a vida nos deu.


Ao lado dos estudantes, tantos outros movimentos, como a Primavera das Mulheres Brasileiras, 2015 nos ensinou que somos capazes sim de resistir, e que na verdade, precisamos resistir. Desistir, por mais cansado que podemos estar, está fora de cogitação. Ninguém está autorizado a se afastar da linha de frente, pois se assim fizermos nos levarão os direitos que nos restam. Na luta do povo, já dizia um amigo meu, ninguém se cansa. “E é perder o sono mesmo pra lutar pelo o que é seu”.


Não vou me iludir novamente como fiz em 2014, porque sinceramente acredito que 2016 pode (e vai) ser pior que 2015. Porém, dizem que a vida é o que nós fazemos dela, não é? 2016 ainda é uma página em branco, e precisamos resistir ainda mais para garantir que seja um ano, se não de avanços, pelo menos mais justo, respeitoso e tolerante.


Que a virada nos traga força e resistência. Que a gente se cale menos, respeite mais, ocupe mais, lute mais, sofra menos, resista mais, vença mais, aprenda mais, escute mais, ame mais, sorria mais, se some mais e comemore mais.

Pode vir, 2016!

Mais sobre cidadania

Brasil tem sua pior posição em ranking internacional de corrupção



Colunistas

País ficou em 76º lugar entre os 168 analisados e foi o que apresentou maior queda, perdendo cinco pontos e sete colocações em comparação com 2014. Para a Transparência Internacional, alteração de mais de quatro pontos é muito significativa


 
A Transparência Internacional, coalizão global anticorrupção, lançou hoje (27), em Berlim, a 21ª edição do Índice de Percepção da Corrupção (IPC). Enquanto a maioria dos países aumentou sua pontuação, o Brasil foi o que apresentou a maior queda entre os 168 países avaliados, com apenas 38 pontos.


A pontuação vai de 0 (considerado o mais corrupto) a 100 (considerado o menos corrupto).  O Índice baseia-se em opiniões especializadas sobre a corrupção do setor público, e tem sua metodologia ancorada em diversos estudos comparativos.


O Brasil divide o 76º lugar com mais seis países: Bósnia e Herzegovina, Burquina Faso, Índia, Tailândia, Tunísia e Zâmbia.


Em 2014 o Brasil obteve 43 pontos, em 2013, 42, e em 2011, 43. É a primeira vez que o país sofre uma queda tão relevante (cinco pontos) de um ano para o outro. Para a Transparência Internacional, uma alteração de mais de quatro pontos de diferença de um ano para o outro é muito significativa. Em 2014, o Brasil aparecia na 69ª colocação, ou seja, perdeu sete posições de um ano para o outro.

Segundo o IPC 2015, a Dinamarca é o país menos corrupto do mundo, com 91 pontos, seguida pela Finlândia, Suíça, e Nova Zelândia. 


Nenhum país recebeu a pontuação máxima. Um recorte voltado para os países da América Latina coloca o Uruguai, com 74 pontos, e o Chile, com 70 pontos, no topo da região. Na lanterna do ranking global estão a Somália e a Coréia do Norte, apenas com oito pontos cada.


Os países com melhor desempenho compartilham características de democracias fortes: alto nível de liberdade de imprensa; amplo acesso à informação sobre orçamento público, para que a população saiba de onde vem e como é gasto o dinheiro, e sobre as ações do governo, para que a população seja capaz de responsabilizar seus representantes; altos níveis de integridade entre as pessoas no poder; e sistemas judiciários que não diferenciam ricos e pobres, e que são realmente independentes das outras esferas de governo.



Do outro lado, os países que ocupam as posições mais baixas são caracterizados, para além dos conflitos e guerras, por possuírem fragilidades em sistemas de governança; instituições públicas débeis – como a polícia e o judiciário – e que não atendem às necessidades dos cidadãos; falta de independência da mídia e prevalência de subornos, envolvendo tanto agentes públicos como privados.



Essa análise pode ser aprofundada comparando os resultados do IPC com outro ranking mundial publicado na semana passada, no qual o Brasil, classificado como “democracia falha”, também sofreu uma queda significativa, o Índice de Democracias 2015 – ID, realizado pela Economist Intelligent Unit, ligada à revista The Economist. De acordo com a metodologia do estudo, os países são classificados como “democracias completas”, “democracias falhas”, “regimes híbridos” e “regimes autoritários”.

Quanto mais escura a cor, maior a percepção de corrupção. Clique na imagem para ampliá-la


Quase todos os países classificados como “democracias completas” estão na parte mais alta do IPC, ou seja, demonstram serem menos corruptos. Na outra ponta, a maioria dos países classificados como “regimes autoritários” no ID estão na parte mais baixa do IPC, com menos de 30 pontos, classificados como altamente corruptos. Ou seja, pra quem ainda não sabia, regime autoritário e intervenção militar não são (nunca foram e nunca serão) solução para a corrupção, muito pelo contrário.



Apesar dos resultados, o Brasil demonstrou alguns esforços para combater a corrupção nos últimos anos, como a aprovação, via iniciativa popular, da Lei da Compra de Votos e da Lei da Ficha Limpa; também possuímos Lei de Acesso à Informação; somos signatários da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção; participamos da Parceria pelo Governo Aberto (OGP) e aprovamos a Lei Anticorrupção Empresarial. O que estamos fazendo de errado, afinal?



Todos esses esforços são muito positivos, porém, tudo isso ainda é muito pouco. São avanços que se resumem em pequenas reformas, muito específicas e pontuais, até mesmo frágeis, como a participação no OGP, que servem para dizer que estamos avançando, mas que ainda não tocam em questões fundamentais.



O Brasil precisa de reformas profundas e sistêmicas, começando, por exemplo, pelo nosso modelo atual de financiamento político. Os cidadãos precisam conhecer quem financia os políticos e com quanto, sendo capazes de saber para quem eles estão, de fato, votando. Nosso sistema atual demonstra fortes sinais de colapso e é elaborado para manter toda essa situação que estamos vivendo, com um processo eleitoral totalmente dominado pelo capital. Campanha eleitoral e corrupção são sinônimos no país. As grandes empreiteiras e o sistema financeiro interferem diretamente nos resultados das eleições, ao direcionarem montanhas de dinheiro para os principais candidatos. Se não mudarmos esse sistema, não avançaremos na luta anticorrupção.


Paralelamente, repensar o Poder Judiciário, sua independência e a influência política que este sofre é fundamental para garantir o fim da impunidade. A credibilidade na política e nos políticos precisa, urgentemente, ser resgatada. As pessoas precisam confiar nos partidos e nos políticos novamente. Para isso, também devem ser criados mecanismos que protejam e permitam que as pessoas possam denunciar e agir contra a corrupção de forma segura, confiando nas instituições responsáveis por fazerem as leis serem cumpridas.



Do outro lado, os cidadãos não podem renunciar às suas reivindicações de mudanças. Também temos nossa parcela de culpa. É culpado quem é apático à política e se abdica de sua capacidade de realizar mudanças na sociedade, simplesmente porque considera que a corrupção é inevitável, cultural ou genética: “porque somos assim e não há o que possa ser feito”.

A pressão em cima dos líderes deve continuar, exigindo instituições fortes, independentes, responsáveis e eficientes como merecemos. Não podemos deixar na mão de governantes, nos quais na maioria das vezes não confiamos, a responsabilidade de realizar grandes reformas e ações anticorrupção. Não dá para esperar que aqueles que se beneficiam com a corrupção irão, de fato, realizar mudanças que possam eliminá-la. Sem pressão e envolvimento popular não iremos avançar. Volto a dizer aqui, não nos resta outra opção senão aprofundar nosso compromisso com a luta anticorrupção.

“Quem ocupa o trono tem culpa
Quem oculta o crime também
Quem duvida da vida tem culpa
Quem evita a dúvida também tem”


Para saber mais sobre o trabalho da Transparência Internacional, apoiar e saber como você pode participar escreva para: Bruno Brandao – bbrandao@transparency.org

Lava Jato acha lista de empresas de brasileiros em paraísos fiscais




Procurador aconselha proprietários a procurar logo o Ministério Público e lembra a Lava Jato: “Quem procurou primeiro conseguiu acordo melhor”

Dallagnol recomenda pressa


A fase Triplo X da Operação Lava Jato, deflagrada nesta quarta-feira (27), apreendeu uma lista com os nomes de centenas de empresas abertas em paraísos fiscais. As planilhas são consideradas por investigadores como uma rica fonte de informações a respeito de brasileiros que remeteram recursos para o exterior de formam ilegal, nos últimos anos. As informações são jornal Folha de S. Paulo.


A Polícia Federal ainda não divulgou o número exato de empresas. A lista estava armazenada em computadores da filial brasileira da panamenha Mossack Fonseca. O número exato de empresas offshore ainda não foi determinado pela Polícia Federal.


Corrupção
Investigadores esperam que as planilhas da Mossack possam detalhar um esquema de evasão de recursos e lavagem de dinheiro de suspeitos de corrupção na Lava Jato, mas também em outras áreas.

“A Mossack é bem mais ampla que o caso Lava Jato. A empresa não só apresentou indícios de aparecer em outras investigações já deflagradas como provavelmente vai se descobrir muita coisa. Não podemos descartar que surjam provas para outras investigações”, afirmou o delegado da PF Igor Romário de Paula.


A Mossack Fonseca, empresa fundada no Panamá, em 1977, tem filiais em 40 países e é especialista na abertura de offshores. O resultado das interceptações telefônicas da Lava Jato indica que a empresa oferece serviços ilícitos como a venda de “laranjas” e de empresas offshore para ocultar a titularidade dos proprietários brasileiros. Há também indícios de que ela facilitaria a abertura de contas bancárias no exterior.


Petrobras
O juiz Sérgio Moura alega, em decisão proferida sobre a 22ª fase da Lava Jato, que existem provas “de que a Mossack Fonseca providenciou os serviços necessários para a abertura de offshores para pelo menos quatro agentes envolvidos no esquema criminoso da Petrobras e que as utilizaram para lavagem de dinheiro.”


Folha não conseguiu localizar um representante da empresa. O coordenador da força-tarefa do Ministério Público Federal em Curitiba, Deltan Dallagnol, evitou comentar as apreensões na Mossack, porque a Procuradoria ainda não havia tido acesso ao material, mas alertou: “Aconselharia os donos dessas offshore a procurar espontaneamente o Ministério Público, tendo em mente o que aconteceu na Lava Jato.   Quem procurou primeiro obteve acordos melhores”.

Não é crime manter valores no exterior, mas quem tem recursos acima de US$ 100 mil é obrigado a informar à Receita Federal e o Banco Central.

Empresas offshore são abertas para ocultar dinheiro sem procedência, preservando a identidade de seus donos. Isso é possível porque as offshore geralmente são estruturas jurídicas de cotas ao portador. Em seguida, é aberta uma conta em outro país, em nome da offshore. O verdadeiro dono do dinheiro costuma aparecer apenas como procurador de uma conta bancária.

A empresa panamenha também é alvo da Operação Ararath, que investiga crimes financeiros no Mato Grosso e nos Estados Unidos.

Leia integra da matéria da Folha

Lula agora depõe como investigado


Marisa Letícia e Léo Pinheiro também foram intimados para depor como investigados na busca evidências de lavagem de dinheiro na operação que envolve a identidade do verdadeiro dono do tríplex 164 A, no Guarujá

Lula: investigado no caso do apartamento triplex no Guarujá


O ex-presidente Lula e Marisa Letícia vão depor na Justiça, na condição de investigados, sobre o sobre o tríplex do Condomínio Solaris, no Guarujá. O promotor de Justiça Cássio Conserino, do Ministério Público de São Paulo, intimou o ex-presidente, sua mulher e o empreiteiro José Adelmário Pinheiro, o Léo Pinheiro, ligado à OAS, para prestarem depoimento no dia 16 de fevereiro. Também foi intimado o engenheiro da OAS, Igor Pontes, engenheiro da OAS. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Lavagem
Segundo o repórter Fausto Macedo, o promotor Conserino diz ter indícios da ocorrência de tentativa de disfarçar a identidade do verdadeiro dono do tríplex 164 A, no Guarujá, que seria de Lula. Havendo comprovação, pode se caracterizar crime de lavagem de dinheiro.
Lula declarou à Justiça Eleitoral, quando se reelegeu presidente, em 2006, que tinha uma participação em cooperativa habitacional no valor de R$ 47 mil. A cooperativa, a Bancoop, teve problemas de caixa e repassou o empreendimento para a OAS.


Segundo a Polícia Federal e a Procuradoria da República, há suspeitas de que a empreiteira tenha pago propinas a agentes públicos em troca de contratos fraudados na Petrobras.

Leia a íntegra da matéria do Estadão

Lula está só na mira, mas o estrago político já aconteceu

Bernardo Mello Franco
Folha

A 22ª fase da Lava Jato teve um alvo claro, embora não declarado. Os investigadores deram mais um passo na direção do ex-presidente Lula, que se descreveu na semana passada como a “viva alma mais honesta” do país. A nova operação foi batizada de Triplo X, em referência explícita ao tríplex visitado pela família do petista em um edifício no Guarujá. O empreendimento pertence à construtora OAS, enrolada no petrolão.

Em relatório, a Polícia Federal apontou “alto grau de suspeita” sobre a titularidade de imóveis no prédio. “Há indicativos que um tríplex pertence a ele [Lula], mas temos de avançar na investigação”, disse o delegado Igor Romário de Paula.

“Se houver um apartamento lá que esteja em seu nome [de Lula] ou que ele tenha negociado, vai ser investigado como todos os outros”, emendou o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima.

A posse do tríplex já era investigada pelo Ministério Público de São Paulo, que parece apostar corrida com a força-tarefa de Curitiba. Na semana passada, o promotor paulista Cássio Conserino anunciou que denunciará Lula por ocultação de patrimônio, embora ele ainda não tenha sido ouvido sobre o caso.

DEFESA NEGA
A defesa do ex-presidente diz que ele não é dono do tríplex. Afirma que sua mulher comprou uma cota do edifício, declarada à Receita, mas desistiu do negócio.

Aliados alegam que Lula é vítima de perseguição, em complô para afastá-lo da sucessão de 2018. A oposição sonha em vê-lo com roupa de presidiário, como o boneco inflável das manifestações contra o PT.

A ofensiva jurídica fez o ex-presidente perder a imagem de intocável. Nos últimos meses, ele suspendeu as palestras e teve que prestar depoimentos sobre três escândalos diferentes: o petrolão, a suposta compra de medidas provisórias e a teia política da Odebrecht. Pode ser que nenhuma acusação seja provada, mas o estrago político já está feito.



15 comments


  • virgilio tamberlini
    Multipla escolha….
    ” Lula continua fazendo de conta que nada sabe sobre o triplex no Guarujá reformado de graça pela OAS, uma das empreiteiras afundadas no Petrolão. As investigações policiais já constataram que o ex-presidente e seus parentes inspecionaram as obras mais de uma vez. Como decifrar o claro enigma?
    São três as explicações possíveis. Primeira: para os Lulas, visitar imóveis que não lhes pertencem é programa turístico. Segunda: já que os convites para palestras minguaram, o camelô de empreiteira se prepara para seguir ampliando a fortuna como corretor de imóveis. Terceira: Lula está mentindo de novo.
    Examine as opções e responda: qual é a única que não parece absurda aos olhos dos investigadores da Lava Jato”?

  • virgilio tamberlini
    Não está havendo nenhuma disputa entre o MP/SP e o MPF, os crimes investigados são diferentes…. O “condomínio Almas Honestas’ vai virar condomínio Samarco ???

  • Tarciso
    Ninguém jamais sequer suspeitou do Itamar por qualquer ilícito, nem quando era presidente nem depois de deixar de ser. Teria sido muito fácil se livrar de toda esta incomodação, bastaria ter seguido o exemplo do Itamar, o que não custava nada. Se existe toda esta movimentação do MPF e da PF foi por terem dado motivos. Só.

  • virgilio tamberlini
    BOMBA ! BOMBA !!! Quando acabam os pixulecos vão para a mão grande !!!
    ” Ex-assessor de André Vargas é preso acusado de assalto com arma de plástico
    Ricardo Chapola – O Estado de S. Paulo
    28 Janeiro 2016 | 17h 14
    Polícia de Puerto Iguazu, na Argentina, diz que André Alliana, ligado ao ex-deputado preso na Lava Jato, roubou a carteira de duas mulheres; PT pede apuração

    SÃO PAULO – O ex-assessor do ex-deputado André Vargas (PT-PR), condenado a 14 anos de prisão na Operação Lava Jato por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, foi preso nesta quinta-feira, 28, na Argentina, acusado de assaltar duas mulheres portando uma arma de plástico. O nome do ex-assessor do petista é André Alliana. Ele foi detido na cidade de Puerto Iguazu, localizada a 1,2 mil quilômetros de Buenos Aires.
    Alliana acabou de ser nomeado secretário parlamentar do deputado Zeca Dirceu (PT-PR). A nomeação foi publicada na edição do dia 12 de janeiro no Diário Oficial da União. Zeca Dirceu é filho do ex-ministro José Dirceu, que também foi preso durante a Operação Lava Jato. Dirceu cumpre prisão preventiva por tempo indeterminado. Ele já havia sido condenado no processo do mensalão do PT por corrupção ativa. Desde novembro do ano passado, ele cumpria a pena de 7 anos e 11 meses em regime domiciliar.

    Segundo a polícia de Puerto Iguazu, Alliana teria abordado uma jovem com uma pistola 9mm de brinquedo e roubado a carteira dela. O crime aconteceu na quinta-feira passada. Após o incidente, a mulher relatou o caso para a polícia, que passou a procurar pelo suspeito.
    Nessa quinta, os policiais localizaram Alliana, que tentou fugir e acabou fraturando o fêmur. O ex-assessor de Vargas tinha com ele, de acordo com a polícia, pertences de outras pessoas e a arma falsa. Alliana foi atendido no hospital da cidade e encaminhado para a cadeia. Depois de ter sido preso, Alliana ainda foi reconhecido por outras vítimas. A polícia investiga supostas participações do ex-assessor em pelo menos outros 10 crimes semelhantes que ocorreram em Puerto Iguazu.
    A polícia informou ao Estado que Alliana permanecerá preso.
    Procurado pela reportagem, Zeca Dirceu informou via assessoria de imprensa que Alliana “nunca trabalhou com o deputado”. Em nota, a assessoria do parlamentar comunicou ainda que Alliana não chegou a tomar posse do cargo, pois o deputado cancelou o efeito da nomeação após analisar “documentação e histórico” do ex-assessor de Vargas.
    O diretório estadual do PT também divulgou nota e pediu que a justiça argentina tome providências cabíveis caso os crimes sejam efetivamente comprovados. No texto, o presidente do PT-PR, Enio Verri, escreveu também que Alliana é filiado ao PT, mas nunca ocupou cargos na direção no partido.
    O Estado tentou entrar em contato com o pai de Alliana, mas ele não retornou às ligações até o fechamento dessa reportagem.
    http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,ex-assessor-de-andre-vargas-e-preso-acusado-de-assalto-com-arma-de-plastico,10000013854#wrap-comments

  • Antonio Carlos Fallavena
    Lulla está ferrado. Com toda sua empáfia, prepotência e deboche, não consegue mais enganar, nem os trouxas. Só estão com elle, aqueles que ganharam ou continuam sugando as vísceras da nação. Precisará processar o mundo.
    Contratar advogados famosos, é sinal de que terá de se defender. E ser for acusado, é certo que está enrolado, com crimes nas costas!
    Qual será o próximo pretenso trabalhador/sindicalista que se candidatará à presidência? O povo dirá: lá vem um novo Lulla.
    Que Lulla prepare a malinha de roupa. A Papuda lhe espera, de braços abertos!

    • virgilio tamberlini
      Lógico, tanto que estão há mais de 6 meses, preparando o PT 2.0, chamado Ciro Gomes….

  • virgilio tamberlini
    O amigo do Pedro Caroço disse que mentiu ao Dr. Moro, pois foi ameaçado. Ele vai dar novo depoimento..
    http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/01/delator-admite-que-mentiu-sergio-moro-em-fala-sobre-jose-dirceu.html
  • Clau Luz
    Virgilio, quem é Pedro Caroço?
    Estou gostando muito de acompanhar o TI.

    • virgilio tamberlini
      E o apelido que o Ze Dirceu tinha quando estava escondido em Cruzeiro do Sul. Ele se casou com a dona da uma boutique. Naquela época tinha uma música do Genival Lacerda que era sucesso e tinha um verso assim: Pedro Caroço filho de Zeca Gamela…..ele está de olho é na boutique dela…

      • virgilio tamberlini
        PS. : A música chama Severina Xique-xique.

        • virgilio tamberlini
          Completando. Naquela época o Zé usava o nome de não lembro o que Hoffmann. A dona da boutique, mãe do Zeca Dirceu só ficou sabendo que ele era o Ze depois da anistia.

  • José Camilo - Muriaé- MG
    Tarcísio, você lembrou de um exemplo.
    Bem entendido :
    Bom exemplo. Simples, autêntico e HONESTO.
    Quem nasceu para Lula e Dilma, nunca chega a ITAMAR.

  • virgilio tamberlini
    Por mero acaso faz uma semana que a Globo perdeu o patrocínio da Sadia … Agora ela voltou a fazer jornalismo… Hoje foram fundo no condomínio Samarco… Entrevistaram até o jornalista do Voice sobre a multinacional do crime Mossack.

  • Zé Do Povo
    E agora José…..Zé! Kd Tu?


  • virgilio tamberlini

    A coisa está feia !!! Um dos pedidos de impeachment da Dilma saiu do presidido masculino de Mairinque. Está no Estadão. Não posso linkar no momento…

Uma lição sobre a arte de envelhecer


http://www.aplbsindicato.org.br/estadualeinterior/wp-content/uploads/2015/02/Envelhecer.jpgDrauzio Varella
Folha


Achei que estava bem na foto. Magro, olhar vivo, rindo com os amigos na praia. Quase não havia cabelos brancos entre os poucos que sobreviviam. Comparada ao homem de hoje, era a fotografia de um jovem. Tinha 50 anos naquela época, entretanto, idade em que me considerava bem distante da juventude. Se me for dado o privilégio de chegar aos 90 em pleno domínio da razão, é possível que uma imagem de agora me cause impressão semelhante.


O envelhecimento é sombra que nos acompanha desde a concepção: o feto de seis meses é muito mais velho do que o embrião de cinco dias.


Lidar com a inexorabilidade desse processo exige uma habilidade na qual nós somos inigualáveis: a adaptação. Não há animal capaz de criar soluções diante da adversidade como nós, de sobreviver em nichos ecológicos que vão do calor tropical às geleiras do Ártico.


Da mesma forma que ensaiamos os primeiros passos por imitação, temos que aprender a ser adolescentes, adultos e a ficar cada vez mais velhos.


A adolescência é um fenômeno moderno. Nossos ancestrais passavam da infância à vida adulta sem estágios intermediários. Nas comunidades agrárias o menino de sete anos trabalhava na roça e as meninas cuidavam dos afazeres domésticos antes de chegar a essa idade.


A figura do adolescente que mora com os pais até os 30 anos, sem abrir mão do direito de reclamar da comida à mesa e da camisa mal passada, surgiu nas sociedades industrializadas depois da Segunda Guerra Mundial. Bem mais cedo, nossos avós tinham filhos para criar.


UM MITO OCIDENTAL
A exaltação da juventude como o período áureo da existência humana é um mito das sociedades ocidentais. Confinar aos jovens a publicidade dos bens de consumo, exaltar a estética, os costumes e os padrões de comportamento característicos dessa faixa etária tem o efeito perverso de insinuar que o declínio começa assim que essa fase se aproxima do fim.


A ideia de envelhecer aflige mulheres e homens modernos, muito mais do que afligia nossos antepassados. Sócrates tomou cicuta aos 70 anos, Cícero foi assassinado aos 63, Matusalém sabe-se lá quantos anos teve, mas seus contemporâneos gregos, romanos ou judeus viviam em média 30 anos.  

No início do século 20, a expectativa de vida ao nascer nos países da Europa mais desenvolvida não passava dos 40 anos.


A mortalidade infantil era altíssima; epidemias de peste negra, varíola, malária, febre amarela, gripe e tuberculose dizimavam populações inteiras. Nossos ancestrais viveram num mundo devastado por guerras, enfermidades infecciosas, escravidão, dores sem analgesia e a onipresença da mais temível das criaturas. Que sentido haveria em pensar na velhice quando a probabilidade de morrer jovem era tão alta? Seria como hoje preocupar-nos com a vida aos cem anos de idade, que pouquíssimos conhecerão.


Os que estão vivos agora têm boa chance de passar dos 80. Se assim for, é preciso sabedoria para aceitar que nossos atributos se modificam com o passar dos anos. Que nenhuma cirurgia devolverá aos 60 o rosto que tínhamos aos 18, mas que envelhecer não é sinônimo de decadência física para aqueles que se movimentam, não fumam, comem com parcimônia, exercitam a cognição e continuam atentos às transformações do mundo.


EXPERIÊNCIA MEDÍOCRE
Considerar a vida um vale de lágrimas no qual submergimos de corpo e alma ao deixar a juventude é torná-la experiência medíocre. Julgar, aos 80 anos, que os melhores foram aqueles dos 15 aos 25 é não levar em conta que a memória é editora autoritária, capaz de suprimir por conta própria as experiências traumáticas e relegar ao esquecimento inseguranças, medos, desilusões afetivas, riscos desnecessários e as burradas que fizemos nessa época.


Nada mais ofensivo para o velho do que dizer que ele tem “cabeça de jovem”. É considerá-lo mais inadequado do que o rapaz de 20 anos que se comporta como criança de dez.


Ainda que maldigamos o envelhecimento, é ele que nos traz a aceitação das ambiguidades, das diferenças, do contraditório e abre espaço para uma diversidade de experiências com as quais nem sonhávamos anteriormente.
(artigo enviado pelo comentarista Mário Assis Causanilhas)

Delator diz que foi ameaçado e por isso não acusou Dirceu


Moura vai depor de novo para denunciar Dirceu


Fernando Castro
Do G1 PR
O Ministério Público Federal (MPF) pediu para que o juiz Sérgio Moro interrogue novamente o réu Fernando Horneaux de Moura em processo que ele responde na Operação Lava Jato. O pedido é baseado em confissão, feita pelo réu nesta quinta-feira (28) ao MPF, de que ele mentiu para o juiz no interrogatório da última sexta-feira (22). Veja acima o vídeo da confissão.


Conforme os procuradores, nos depoimentos prestados para obter o acordo de delação premiada Fernando Moura disse que, durante a apuração do escândalo do Mensalão, recebeu “uma dica” de José Dirceu para sair do Brasil até que “a poeira baixasse”. Questionado sobre essa afirmação pelo juiz, no entanto, ele disse que não saiu do Brasil por orientação do ex-ministro.


Diante da contradição, o MPF instaurou um Procedimento de Apuração de Violação de Acordo de Colaboração Premiada. Dentro desse processo, Moura foi ouvido pelo MPF nesta quinta e reforçou a versão da delação e confessou que mentiu para o juiz Sérgio Moro.


AMEAÇADO UM DIA ANTES
“Todo o acordo de delação premiada que assinei, que eu vi, integralmente ele está correto, eu assinei, eu li. Apesar de ter afirmado no dia 22 na audiência com o juiz Moro de não ter lido e ter assinado, eu li”, disse Moura ao MPF nesta quinta. Segundo o delator, ele mentiu porque se sentiu ameaçado por uma pessoa um dia antes do depoimento ao juiz.

Moura disse que foi abordado por um homem desconhecido na rua e perguntou sobre os netos dele, que moravam no Sul. “Eu fiquei totalmente transtornado com relação a isso (…) Eles moram em uma cidade pequena, que chama Venâncio Soares, uma cidade que não tem proteção nenhuma”, disse o delator.

O MPF diz que a investigação sobre a contradição deve prosseguir, e não descarta uma quebra do acordo de delação. Mas pede para que, paralelamente, o juiz interrogue Fernando Moura ainda antes do encerramento da instrução do processo, nesta sexta-feira (29), quando também devem ser ouvidos José Dirceu e Gerson de Mello Almada. O juiz ainda não respondeu ao pedido.


SEM ADVOGADOS…
Procurada, a defesa de Fernando Moura informou que não se manifestaria sobre o assunto. Os advogados que o representavam protocolaram um documento nesta quinta renunciando à defesa do lobista, que tem até dez dias para apresentar novos defensores.

Salvação contra eleição


Aécio vai marcar presença na tribuna do Senado

Carlos Chagas
O reinício dos trabalhos do Congresso, segunda-feira, faz prever mais do que tertúlias, senão embates virulentos das tribunas do Senado e da Câmara. O PSDB e penduricalhos da oposição concluíram, durante o recesso, pela necessidade de recuperar o tempo perdido, ou seja, aproveitar os escândalos que a cada dia mais expõem as entranhas do PT e do governo para vibrar golpes definitivos nos companheiros e nos detentores do poder. Aguarda-se para a semana contundente pronunciamento de análise da conjuntura pelo senador Aécio Neves. O Lula não será poupado, assim como outros companheiros e alguns ministros. Sem esquecer Madame, mesmo por motivos alheios à corrupção. Certamente por conta da inoperância administrativa.


Para os tucanos, 2018 se resolverá em 2016,ou seja, vai recrudescer a tentativa do   impeachment da presidente, mais pelo conjunto da obra do que pelas acusações de pedaladas orçamentárias. Quer o PSDB liderar um movimento nacional capaz de demonstrar que o país se esfacelará caso Dilma e o PT continuem no comando até o termino do atual mandato presidencial.


Da roubalheira, que vai sendo comprovada sempre com maiores evidências, até o desemprego em massa, o aumento de impostos, taxas e tarifas, a elevação do custo de vida e a débâcle da atividade econômica, tentarão os adversários do governo que o país logo se tornará inviável. Foram reeleitos ano passado, é verdade, mas acima da eleição está a salvação. A sobrevivência das instituições.


CUNHA A BORDO
Embarcado no mesmo projeto está o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, ainda há dias reforçado pela decisão do Supremo Tribunal Federal de não afastá-lo da função, conforme pretendia o Procurador Geral da República. Quanto ao Senado, parece mais débil o apoio do presidente Renan Calheiros, informado de que a Operação Lava Jato vai estreitando o círculo, além de parte da bancada do PMDB, dá a impressão de estar saltando de banda.

Em suma, ou o governo e o PT mudam de postura e partem da defesa para o ataque ou poderão estar assinando sua sentença de morte. Faltava um componente nessa equação, agora não falta mais: as manifestações populares de inconformismo, estimuladas pelo aumentos no preço dos transportes coletivos.

Vale repetir que a temperatura elevou-se durante as férias parlamentares, e Suas Excelências não poderão deixar de refletir o que julgam ser a voz das ruas. As sucessivas denúncias do envolvimento de líderes petistas de primeira grandeza na lambança que a Polícia Federal e o Ministério Público investigam, atingem agora o próprio ex-presidente Lula.


DEPOIMENTO DE DIRCEU
Voltam-se as atenções para o depoimento que o ex-ministro José Dirceu prestará hoje diante do juiz Sergio Moro. Mesmo disposto a não se transformar em delator, ele será capaz de tornar mais amargas as agruras do grupo que um dia mandou no Brasil.