segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Como nossa poluição plástica está ameaçando as populações de orcas


Por Colleen Weiler, WDC / Tradução de Alice Wehrle Gomide

O amanhecer de uma nova era, apelidada de Antropoceno, tem sido manchete ultimamente; o impacto que os humanos agora estão fazendo na Terra deixará traços duradouros na memória geológica do planeta. Daqui a milhões de anos, nossa era será claramente delineada pelos restos de concreto, alumínio e plástico; somado aos elevados níveis de gases de efeito estufa, nitrogênio e fósforo originados da agricultura e isótopos radioativos deixados em camadas de rochas e gelo.

Mas qual é o seu efeito na Terra nos dias de hoje? Como estes lembretes duradouros estão atualmente impactando nossos oceanos e o meio ambiente? Assim como o projeto Rekos Fellow for Orca Conservation para a organização Whale and Dolphin Conservation, eu preciso saber como estas coisas afetam as populações de orcas nos dias atuais para ajudar a encontrar maneiras de mitigar seus efeitos.

O impacto do plástico nas orcas
Orcas poluicao plastica
Juntamente com as notícias do Antropoceno, várias mortes de orcas também se tornaram notícias nos últimos meses.


O caso incomum de uma orca encalhada numa praia da África do Sul recebeu atenção internacional quando a necropsia revelou que seu estômago estava cheio de lixo. Grandes pedaços de plástico, incluindo potes de iogurte e embalagens de alimentos, foram encontrados em seu estômago junto com outros itens não-digestíveis. 

As orcas da África do Sul tipicamente comem outros animais marinhos, peixes grandes ou lulas e, ainda que os pesquisadores estejam incertos de que o plástico foi a causa final da morte, ele certamente ajudou. Alguns cientistas acreditam que ela se separou de seu grupo, possivelmente devido a uma doença, e nadou até as águas rasas, onde ela comeu tudo que encontrava em uma tentativa de sobrevivência.

Os plásticos, descritos como “a maior ameaça para a vida selvagem marinha”, frequentemente dominam as listas dos restos mortais do oceano, por causa de sua natureza onipresente e uma vida útil muito longa. Mesmo quando eles são decompostos, eles primeiro se tornam pedaços menores chamados de microplásticos, uma categoria que inclui as recentemente banidas microesferas. 


Encontradas em muitos produtos de cuidado pessoais, seus tamanhos minúsculos permitem que elas atravessem as plantas de tratamento de água, e elas acabam chegando ao oceano, se somando à quantidade crescente de plástico encontrado na água de nosso planeta. Minúsculos zooplânctons confundem os pedaços ainda menores com comida e se enchem deles; eles acabam sendo comidos por seres maiores, e assim seguem na cadeia alimentar.


Em adição à contribuição ao problema de lixo marinho, estas minúsculas partículas também podem carregar substâncias químicas tóxicas; os poluentes na água se unem ao plástico, aumentando a toxicidade das microesferas e o impacto no ecossistema oceânico.


A poluição tóxica é a maior ameaça às múltiplas populações de orcas ao redor do mundo, desde as orcas ameaçadas de extinção que residem no sul, na costa oeste dos EUA, até as pequenas comunidades da costa oeste que habitam as águas ao redor das ilhas britânicas; orcas árticas perto da Groenlândia e as populações que residem na Nova Zelândia. Pesquisas recentes indicam que PCBs (bifenóis policlorinados) podem estar levando as populações de orcas do Atlântico Norte à extinção, com níveis de contaminantes entre os maiores do mundo.


Contaminantes plásticos e a vida marinha
Apesar das proibições terem começado no fim dos anos 70, os PCBs são parte da classe de toxina dos “poluentes orgânicos persistentes” (POPs), denominados pela sua atração aos lipídios (eles se acumulam nos tecidos adiposos) e alta estabilidade (eles levam muito tempo para se decompor e desaparecer). PCBs estão entre os mais bem conhecidos POPs, junto de DDT e PBDEs, um tipo de retardante de chamas. 



DDT e PCBs foram banidos na maioria dos países desenvolvidos por décadas, mas muitas nações em desenvolvimento começaram somente recentemente, ou ainda nem começaram, a abordar seu uso – e os esforços para excluir os PBDEs somente começaram no meio do ano 2000. Mesmo com as proibições de produção, seus longos tempos de vida e habilidade de se moverem pelo ar e pela água significam que os POPs ainda são predominantes em nossa terra e água. Enquanto a maioria dos países já abordou sua produção e uso, infelizmente, os esforços de limpeza são lentos na melhor das hipóteses.


Estes contaminantes podem afetar os sistemas imunes e reprodutivos das orcas, atuam como desreguladores endócrinos e alteram o desenvolvimento dos sistemas nervoso e reprodutivo. Em populações bem estudadas de orcas, as concentrações de POPs são significantes o suficiente para podermos dizer onde elas foram procurar comida, baseados na quantidade de DDT e PBDEs em seu sistema. Assim como o movimento dos microplásticos na cadeia alimentar, estas toxinas são absorvidas pelas criaturas na base do ecossistema, então comidos por organismos maiores, e gradualmente aumentando em um processo chamado de “bioacumulação”. 


As orcas, predadoras no topo do ecossistema marinho, são o recipiente de uma concentração dos contaminantes por uma inteira cadeia alimentar. Os filhotes de hoje, que nasceram anos antes do maior uso da maioria dos POPs, ainda são fortemente impactados por essas toxinas através da amamentação, quando suas mães liberam suas próprias toxinas ao queimar reserva de gordura para produzir leite. Nenhuma orca jovem foi vista na comunidade da costa oeste em décadas de estudos, e uma pequena comunidade de orcas no sul da Europa somente tiveram cinco filhotes sobreviventes entre 1999 e 2011.


A ameaça do emaranhamento
Infelizmente, a comunidade da costa oeste agora consiste em somente oito membros, após a recente perda de uma orca fêmea para outra significante ameaça causada por humanos: emaranhamento. Lulu, como era conhecida pelos pesquisadores, encalhou na praia da Ilha de Tiree na Escócia no fim de 2015 com evidências de um emaranhamento crônico ao redor de sua cauda. 


Apesar das orcas não serem uma das espécies que mais comumente ficam emaranhadas, elas podem se ferir ou ser mortas por cordas na água. Outra orca apareceu ano passado na Califórnia com linha e equipamento de pesca amarrados ao redor da sua cauda; e em um incidente memorável no verão de 2014, uma jovem orca da ameaçada comunidade que reside no norte foi libertada de uma rede enquanto sua família esperava ansiosamente por perto.


Plásticos, toxinas e emaranhamentos são somente algumas das grandes ameaças para as populações de orcas ao redor do mundo, e em muitas regiões nós ainda não sabemos o suficiente para entender os efeitos nestas baleias emblemáticas e marcantes.
Orcas poluicao plastica2
Enquanto os pesquisadores coletam informações e aprendem mais sobre o que as orcas precisam para serem saudáveis e prosperarem, aqui estão algumas formas de ajudar a diminuir nosso impacto no oceano:
  • Reduza, reuse, recicle – diminua os produtos plásticos e embalagens – tente as sacolas reutilizáveis nas compras
  • Pratique o cuidado natural do jardim e reduza seu uso de fertilizantes e pesticidas
  • Pesquise de onde sua comida vem – prefira opções locais, orgânicas e amigáveis para a natureza
  • Restaure – apoie os esforços para acabar com as toxinas, participe de projetos de restauração do ecossistema e de mutirões de limpeza ambiental
  • Prefira produtos de limpeza e itens de cuidado pessoal ecológicos
  • Trocando de produtos? Trate os produtos de limpeza como lixo tóxico e verifique na sua cidade como descarta-los.
  • Clique aqui para saber como se livrar de qualquer coisa que contenha microesferas

Fonte: One Green Planet

QUEREMOS DISCUTIR O MODELO MINERAL BRASILEIRO - NÃO ACEITAMOS A VOTAÇÃO DO CÓDIGO DAS MINERADORAS


Em Defesa dos Territórios Frente a Mineração

QUEREMOS DISCUTIR O MODELO MINERAL BRASILEIRO - NÃO ACEITAMOS A VOTAÇÃO DO CÓDIGO DAS MINERADORAS

Hoje acaba o recesso do Congresso Nacional, o deputado Leonardo Quintão, relator Na Comissão Especial disse à imprensa que "votará o Código" na primeira semana de Fevereiro. Não aceitamos!


O que aprendemos com a tragédia de Mariana?

Que a Samarco, maior exportadora brasileira de pelotas de ferro e a Vale, maior mineradora do país, e uma das maiores do mundo pintaram e bordaram no país, usaram de leis bem flexíveis para construir barragens sem qualquer segurança para trabalhadores, meio ambiente e populações ao entorno, sem qualquer plano de emergência. O drama de Mariana ainda não acabou, A Comissão que analisa a tragédia em Minas Gerais anunciou na última sexta-feira que ainda há risco de deslizamento de 20 milhões de metros cúbicos de rejeitos.

Quando solicitado um novo plano de emergência, o plano entregue "É amador", segundo o Ministério Público. Isso expõe as mazelas do quanto a mineração exploratória no nosso país não tem qualquer garantia de segurança e qualquer preocupação com a vida humana e do meio ambiente. Esse código pode dar à sociedade qualquer garantia de segurança?

Em dezembro, a BBC Brasil trouxe à tona que o texto do novo Código da Mineração que tramita no Congresso foi escrito pelo advogado Carlos Vilhena, um dos sócios do escritório Pinheiro Neto. Escritório que atende a Vale e a BHP, donas da Samarco.

A tragédia de Mariana causou a morte de 17 pessoas e ainda há duas desaparecidas. Destruiu o Rio Doce, a lama já chegou à Bahia. Deixou 700 pessoas sem casa, 11 mil pescadores e pequenos agricultores sem trabalho, cidades sem água e atingiu 3,2 milhões de pessoas da Bacia do Doce.

O Deputado Leonardo Quintão tentará vender a ideia que é urgente e necessário votar o novo texto, como se fosse a redenção de Mariana. Mas na verdade, apenas estará fazendo o jogo dos seus financiadores de campanha, entre eles a Vale. O deputado teve 42% da campanha eleitoral de 2014 financiada por mineradoras, recebeu R$ 2,08 milhões, parte da Vale S.A.

O Código redigido pelos advogados da Vale e BHP não podem representar um setor como a mineração no nosso país. A tragédia de Mariana deixa clara a urgente necessidade de discutir o modelo mineral no nosso país, portanto não podemos aceitar a votação desse código.
‪#‎ComunicaçãoComitê‬

kkkkkkk : Projeto de lei quer proibir moradores de Ohio (EUA) de terem relações sexuais com animais

EUA Ohio relacoes animaisImagem meramente ilustrativa. (Foto: Reprodução/Imgur)

Os senadores de Ohio, nosEstados Unidos,Jim HugheseJay Hottinger, apresentaram um projeto de lei que irá proibir os moradores locais de terem relações sexuais com animais.

De acordo com as informações do Metro, a lei também proibirá a venda e a compra de animais com quaisquer objetivos sexuais.

Em declaração ao site WCPO, o detetive Jeremy Hoffman, que apoia a ação dos senadores, comparou o ato com pedofilia.

"Percebi que, parecido com aqueles que optam por abusar de crianças, os que abusam sexualmente de animais também não têm moral. Eles não possuem nenhum senso de limite sexual", disse.

Até o momento, o projeto de Jim e Jay não recebeu nenhuma oposição no congresso americano.

Fonte: RedeTV


Comentário

 Resultado de imagen para surpresa imagens

Guerreiro de verdade! Reclame agora da sua vida se for capaz.

https://www.facebook.com/visaomoraloficial/videos/1040174156034699/

 https://www.facebook.com/visaomoraloficial/videos/1040174156034699/


Visão Moral
 
 
GUERREIRO DE VERDADE ‪#‎Compartilhe‬

Sobre a utilização de banheiros femininos por homens que se consideram mulheres.







23,114 Views
 
Patotinha da Direita , zueira Level Hard

 
Sigam o exemplo de um dos melhores animes japones de todos os tempos: Seja também contra a ideologi@ de gêneros. LOL

Sobre adoção de crianças por gays.

Os homens dinamarqueses saem às ruas usando saias para protestar contra os estupros cometidos contra mulheres.É ASSIM que defendem as mulheres de serem estupradas?USANDO SAIA???!!

Agora é tarde!
A Europa efeminou os seus homens e agora não há mais cabra-macho na Europa pra proteger as mulheres dos estupradores imigrantes islâmicos.

"Quem planta colhe"

Cuidado brasileiras! Não cometam os mesmos erros das européias, senão serão vocês as próximas vítimas da cultura Islâmica que autoriza o estupro de mulheres que saiam às ruas desacompanhadas de homens.





43,953 Views
Canal da Direita with Mulheres contra o Islam.
Jornalista dinamarquesa explica os efeitos nefastos de décadas de feminismo, que tornou o homem europeu um ser afeminado e inútil para proteger suas mulheres e sua cultura.

Socorro!Muitas espécies ameaçadas precisam da sua ajuda!





Mobilização contra a extinção de espécies!

Através do projeto de decreto legislativo, nº 184, senadores querem tirar a proteção dada a espécies terrestres ameaçadas de extinção.

A Justiça Federal já suspendeu, em junho, a Portaria nº 445: ela que proibia a captura, o transporte, o manejo, armazenamento e comercialização de 475 espécies de peixes ameaçadas no país. O mesmo pode se repetir agora, já que o Congresso pretende votar pela derrubada da outra lista, da Portaria nº 445, que protege 698 espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados terrestres ameaçadas.

As listas oficiais de espécies ameaçadas ajudam a proteger espécies que de alguma forma estão sofrendo tamanha pressão que correm o risco de deixarem de existir. Como as listas ajudam? Elas criam restrições para captura, transporte e comercialização de algumas espécies que precisam disto para continuarem a existir.

Está na hora de nos mobilizarmos, de mostrarmos que não vamos aceitar mais este golpe contra a nossa biodiversidade.

Através do link abaixo, dá para votar rapidinho contra a retirada da proteção de espécies ameaçadas, que seria um retrocesso terrível.

Bora? 

É só entrar no site e votar contra, mostrando para o Senador Ronaldo Caiado que este país não vai assistir passivamente esta tentativa de deixar nossas espécies ainda mais desprotegidas.
Pedimos a todos que votem e nos ajudem a divulgar este link.

Vamos fazer barulho e vamos fazer a diferença!

Vamos juntos?

http://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaotexto?id=167617




Comentario:
 
Mariana Kimura Yohans, Thais, Gustavo, Carol, Guilherme


Pessoas, tão querendo tirar a lista das espécies ameaçadas por claros interesses financeiros... o texto é um absurdo atrás do outro...

 
"Além dos fundamentos expostos, a determinação de que as espécies listadas e
ncontram-se sob proteção integral e as restrições, obrigações e condicionantes inovadoras ao sistema normativo ambiental são contraditórias ao princípio da sustentabilidade preconizado no art. 170 e 225 da CF, que visa promover o desenvolvimento sustentável do País de modo a equilibrar os seus aspectos ambientais, sociais e econômicos. Tais proibições podem gerar a paralisação de atividades agrícolas, já que na lista anexa à portaria constam espécies incluindo insetos e aracnídeos, além da imposição de barreiras comerciais não tarifárias às exportações brasileiras, causando prejuízos sociais e econômicos incomensuráveis ao País."

Tem aí o link pra votar contra e ler o projeto na íntegra

 
http://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaotexto...

Poluição da bacia da Guanabara é severamente criticada pelos atletas olímpicos.Que vexame, gente!

https://www.facebook.com/lavajatonline/videos/201745553511945/




10 hrs · 
A TODOS OS TURISTAS NÃO VENHAM AO BRASIL
PORQUE?????????????
VÍRUS ZIKA
CHIKUNGUNYA
DENGUE
E AGORA O PIOR ( LAGOA MERDA PEZÃO ROUSSEFF )
E MOLE OU QUER MAIS .
FORA COMUNISTAS ..
FAXINA GERAL EM BRASÍLIA.

Hora de curtir a beleza traduzida na Natureza...




Dois videos para deixar a gente feliz nesta segunda feira.

https://www.facebook.com/355082971183779/videos/1321382974553769/



 Direitos dos Animais


Este grupo de soldados está cavando para encontrar sobreviventes após um deslizamento de terra, mas depois vejam o que eles descobriram!:)


Amizade improvavel



https://www.facebook.com/amizadesemlimites/videos/1179196242095063/

Pra não dizer que não falei das flores (Caminhando e cantando) .Quem se lembra dele?Continua atual.

 

 https://www.youtube.com/watch?v=6oGlRrJLiiY

A República dos Padrinhos





Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Domingos Pellegrini


Os presidentes do Banco do Brasil e da Caixa também têm culpa nas “pedaladas”, pois pegaram o dinheiro dos depositantes, emprestaram indevidamente e não cobraram devidamente. 


Os conselheiros dos Tribunais de Contas julgam as contas do Executivo que os indicou para seus cargos. No Paraná, há pouco o presidente do TC, que foi secretário e até funcionário do governador, absolveu “pedaladas” do governo estadual. Juízes do Supremo são indicados pela Presidência da República, não sendo, pois, de se estranhar que cinco dos que votaram contra “impichar” a presidente foram indicados por ela. São apenas alguns exemplos do conluio interpoderes em toda a estrutura do Estado brasileiro, uma república de padrinhos.
 

Depois de sete Constituições e décadas de avanço republicano, chegamos a uma estrutura estatal que tem, na base, exemplos de democracia comunitária, como as eleições para conselheiros tutelares. Mas, no alto dessa estrutura, trocando favores e mutuamente protegendo seus privilégios, temos uma superelite que custa muito caro para serviços sem auditoria de produtividade, com imensas máquinas de servidores a seu serviço, dando exemplo de “desdemocracia”.

No topo, os poderes públicos se imiscuem. 


O Judiciário é apadrinhado pelo Executivo, de quem recebe os salários sem autonomia orçamentária, como estamos vendo agora, no Paraná, onde o governo quer se apropriar de recursos do Judiciário. Podemos questionar o desuso dos recursos pelo Judiciário, mas não é legal (no sentido de “conforme a lei”) o governo, por estar de tanga, avançar em recursos que não são seus.

O respeito entre os poderes é fundamento da República, mas as indicações ou apadrinhamentos causam erosão constante nesse fundamento, trocando o respeito pelo ajeitamento.

A profusão não fiscalizada de cargos de confiança amplia essa república de padrinhos, somando União, estados e municípios com centenas de milhares de apadrinhados. É comum deputados e vereadores terem assessores ausentes de qualquer serviço, quando não fantasmas mesmo. E os servidores de carreira agem sempre como os três macaquinhos: nada ouvem de errado, nada veem de estranho, nada informam à Promotoria.

Do topo à base, a doença é a mesma: apadrinhamento. Assim se formam camarilhas, grupos dedicados a se perpetuar no poder com proteção mútua e benefícios barganhados. O pessoal do Judiciário está há anos sem aumento, mas os juízes tiveram aumentos, além de auxílios para moradia e comida. Enquanto isso, o Congresso Nacional se esmera em ser a meca centralizadora e a usina central geradora dos apadrinhamentos, de deputados e senadores, nas redes federal e estaduais, além das empresas estatais.

O juiz Moro não tem padrinhos, nem o poder de indicar substituto ou continuadores. É um samurai da república num pântano de padrinhos, com uma Polícia Federal que acaba de ter orçamento cortado quando merecia mais recursos nessa luta vital para um futuro melhor de todos nós.

Um dos eixos a pautar nova Constituição a reformar para valer a República Federativa do Brasil é reduzir radicalmente e limitar operacionalmente o apadrinhamento, doença mista de corrupção e conivência. 
 

Quem paga 40% de impostos na renda merece Estado enxuto, funcional, estável e produtivo.
 
Essa tendência e atração pela dependência e dominação também está no fundo da escolha popular pelo presidencialismo, em dois plebiscitos. Fosse Estado parlamentarista, já estaria resolvida a crise política, e a crise econômica poderia ser encurtada por medidas cautelares do parlamento, como a destituição da (se fosse o caso) primeira-ministra Dilma Rousseff.
 
Na sua carta ao rei, Caminha já pedia emprego para parente. Passou há muito a hora de se livrar da praga do apadrinhamento.

Domingos Pellegrini é Escritor. Originalmente publicado na Gazeta do Povo (PR) em 30 de janeiro de 2016.

13 Março--Eu vou.

"Derrota na Guerra", $talinácio!


Posted: 31 Jan 2016 03:34 AM PST

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Luiz Inácio Lula da Silva e a petelândia estão experimentando do próprio veneno que sempre usaram contra os inimigos, antes de conquistarem o poder: a máquina de assassinar reputações, a partir de aparelhos estatais ou de esquemas de agitação, propaganda e contrapropaganda. Até agora, Lula, os companheiros de negócios e os seguidores da seita petista não encontraram um jeito de neutralizar o tsunami que lhes desconstrói e destrói a imagem. Perdeu, $talinácio!

Melhor e mais recomendável seria o PT pensar na campanha presidencial de 2022. A de 2018 já era! Se o comissário Rui Falcão estiver realmente falando a verdade (o que sempre se duvida), o fato de não ter plano B para a sucessão de Dilma, sendo Lula "o plano A para o PT em 2018", torna complicadíssima a situação do partido-seita. Por necessidade e falta de alternativa, Lula pode até pode ser candidato novamente. 
O único probleminha é que a desmoralização, facilmente medida em altos graus de impopularidade e rejeição nunca antes vistos, inviabiliza qualquer chance de "vitória na guerra".

A blindagem atual de Lula parece ter a segurança daquela trágica barragem de Mariana. Nunca esteve tão próxima de ser rompida, e com chances elevadas de expor um mar de lama assustadoramente fedorento. Em parceria direta com o peemedebostismo e indireta com a tucanagem, o petralhismo teve o mérito de arrasar com a "Nova República" - um regime de canalhices implantado pelo golpe militar de 1985, que entronizou José Sarney no lugar que só o Presidente eleito (indiretamente) Tancredo Neves poderia ocupar com legitimidade.

A crise estrutural tende a se aprofundar. O impasse institucional vai caminhando, perigosamente, para a ruptura. Os três poderes batem cabeça, enquanto o quarto poder (o militar) se ocupa da feroz caça à mosquita que (ainda) mata menos que o desgoverno do crime organizado. A falta de credibilidade das instituições é fatal para o regime em vigor. Se a crise econômica sair do controle (com carestia, desemprego, inflação e recessão por longo prazo) e a tensão social também aumentar além do tolerável, o risco de uma explosão de violência se torna real. Quando o pau quebra, tudo pode acontecer. Tudo! Para o bem ou para o mal...

 
Vale repetir por 13 x 13: A única saída para o Brasil é uma Intervenção Cívica Constitucional que reinvente e redesenhe o modelo de Estado, rompendo com o Capimunismo Rentista Corrupto, a fim de implantar mecanismos diretos e legítimos de controle da máquina pública pela sociedade, restabelecendo as instituições republicanas. O Brasil tem a urgência urgentíssima de outorgar uma ordem institucional que tenha plena legitimidade, após amplo debate entre os cidadãos com honestidade comprovada e bons propósitos democraticamente definidos.

Quanto mais o processo efetivo de mudança for atrasado, mais violenta e descontrolada ficará a situação brasileira. É por isso que a única solução é romper, o quanto antes, com o modelo Capimunista Rentista Corrupto. A boa notícia é que os brasileiros, interligados nas redes sociais, já começam a saber quem é o inimigo real. A notícia nada boa é que, cultural e historicamente, somos muito lentos para tomar as decisões certas, no tempo exato.

A mudança vem... Pode não ser do barraco para o triplex... Mudaremos, nem que seja, infelizmente, na base da porrada... O Brasil está igualzinho ao PT... Não tem plano B... Ou promovemos uma inédita Intervenção Cívica Constitucional, estabelecendo uma ordem institucional republicana, federalista e democrática, ou vamos para mais um jogo no Cassino do Al Capone - onde sabemos que sempre os honestos perdem de véspera, no começo e no fim...

Bote na cabeça: o Capimunismo, o Rentismo e a Corrupção são o "triplex" que devemos desmoronar no Brasil. Debater soluções, implantá-las logo e mudar de verdade são a nossa tríplice necessidade. O resto é puro barraco... E risco de derrota na guerra, não só para a turma do $talinácio, mas para todos os brasileiros...

Releia o artigo: Onde $talinácio vai morar em 2018?


Numerologia do afundamento


Se o triplex falasse


Triplex perdido


Agradecimento Especial


Cozinhando


Pastel de vento


Leve seu rolinho




Discurso de Dilma indicou fraude em licitação federal


Aracatuba, SP, Brasil - 10.03.2010 - A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, anunciou nesta quarta-feira (10), durante coletiva no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba, que a cidade é forte candidata a receber um estaleiro do governo federal para construção de barcaças, visando a hidrovia Tietê-Paraná. O edital foi assinado durante solenidade na própria Feicana/Feibio. Foto:Paulo Gonçalves/folha da regiao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
No discurso, Dilma adivinhou o resultado da licitação…


Daniela Lima e Aguirre Talento
Folha
Uma declaração dada por Dilma Rousseff (PT) em 2010 levou o Ministério Público Federal em São Paulo a desconfiar de fraude em uma licitação aberta naquele ano para a construção de um estaleiro. Hoje, a obra é alvo da Operação Lava Jato sob suspeita de ter rendido propina ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).


A construção do Estaleiro Rio Tietê em Araçatuba, no interior paulista, é objeto de ação de improbidade administrativa no órgão desde 2014. O processo cita um discurso de Dilma como “indício de fraude” no certame e sustenta que a Transpetro favoreceu empresas que teriam doado para Renan.


“Aqui para Araçatuba é uma grande vantagem você ter um estaleiro produzindo barcaça”, discursou Dilma. “Fazer barcaça aqui em Araçatuba é estratégico”.


Subsidiária da Petrobras, a Transpetro era então presidida por Sérgio Machado, aliado do senador e também investigado na Lava Jato. Então pré-candidata à Presidência, Dilma foi a Araçatuba em 10 de março de 2010 anunciar que a estatal faria uma licitação para a instalação do estaleiro na região.


ACERTOU EM CHEIO
No edital da concorrência, não havia nenhuma indicação sobre qual seria a cidade que abrigaria a obra – tal definição só se daria após o resultado do certame. Para o Ministério Público, a fala de Dilma leva a crer que havia um acerto para direcionar a obra ao município, gerido pelo PT.

Em 10 de fevereiro de 2010, a um mês do lançamento do edital, uma das empresas do consórcio que venceu a licitação arrendou um terreno no município citando que o local serviria para “a implantação e operação de estaleiro”.

A Procuradoria Geral da República já citou a investigação dos colegas de São Paulo e diz que os indícios colhidos em Araçatuba reforçam depoimentos de delatores que associam o estaleiro a pagamentos de propina ao senador. Sustenta ainda que as empresas que venceram a licitação do estaleiro doaram, durante o certame, R$ 400 mil ao PMDB de Alagoas.

OUTRO LADO
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Comunicação da Presidência afirmou que a fala de Dilma em Araçatuba “apenas ressaltou o potencial da região”.

“A então ministra-chefe da Casa Civil apenas ressaltou o potencial da região como centro de atividade de etanol e o fato de exibir todas as condições para abrigar a obra”, disse a assessoria, em nota. “Não fez menção, portanto, a qualquer resultado antecipado para o edital de licitação”.

A assessoria de Sérgio Machado disse que não comentaria a fala da presidente. Machado sustenta que já havia afirmado publicamente, em janeiro de 2010, que tinha intenção de realizar a licitação para a contratação dos comboios na região e que, por isso, as empresas podiam arrendar áreas antes do certame. Sobre as acusações de propina, a assessoria de Renan afirmou que “a Justiça já se manifestou ao negar a diligência solicitada”.

O Estaleiro Rio Tietê diz que “não houve irregularidades no processo licitatório, em sua instalação ou na construção das embarcações”.

Aparecem mais quatro contas de Eduardo Cunha no exterior

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiDE5BsQBoQlLyhYWxeylEveX5gTlrKkkHLCT-ZPAU3gIZRqWe1Dhg4oCi5YAfiDjuqcOtpCicoPHr0JqdqWDJJCc_KaKLPY4HjaijlR7JsEbY2_NIcGGnHJnaY9y8J6wTwmoYisV4hwKBY/s1600/AAAACHANTAGISTA.gif
Ilustração de 007bondeblog


Aguirre Talento e Gustavo Uribe

Folha

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é acusado por dois empresários da Carioca Engenharia de ter recebido propina em ao menos cinco novas contas mantidas no exterior e até então desconhecidas das autoridades brasileiras. 



Em outubro, a descoberta de quatro contas secretas na Suíça mantidas por Cunha e sua família agravou sua situação política e gerou um novo inquérito contra o peemedebista. Se confirmados os novos relatos, totalizariam nove contas bancárias no exterior ligadas ao deputado.


A Folha teve acesso à tabela de transferências bancárias no exterior entregue pelos empresário Ricardo Pernambuco e Ricardo Pernambuco Júnior no acordo de delação premiada que firmaram com a Procuradoria Geral da República na Operação Lava Jato. A documentação está sob sigilo.


De acordo com os empresários, as transferências eram propina para Cunha com o objetivo de obter a liberação de verbas do fundo de investimentos do FGTS para o projeto do Porto Maravilha, no Rio, do qual a Carioca Engenharia obteve a concessão em consórcio com as construtoras Odebrecht e OAS.


FÁBIO CLETO
Essa liberação ocorreria por influência de Fábio Cleto, um aliado de Cunha que ocupou uma vice-presidência da Caixa Econômica Federal e também o conselho do fundo de investimento do FGTS.

As transferências informadas à PGR totalizam US$ 3,9 milhões entre 2011 e 2014, saindo de contas na Suíça dos delatores para cinco contas no exterior que eles afirmam terem sido indicadas pelo próprio Cunha.

“Em geral, seu filho [Ricardo Pernambuco Júnior] se reunia com Eduardo Cunha para saber em qual conta deveria ser feita a transferência”, disse Ricardo Pernambuco em seu depoimento, prestado em 30 de setembro e ainda sob sigilo. “Todos os pagamentos feitos a Eduardo Cunha foram no exterior”, afirmou.


(reportagem enviada pelo comentarista Wilson Baptista Jr.)