quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Estudo comparativo entre crianças criadas por casais gays e crianças criadas por casais hetero.


O estudo é do sociólogo Mark Regnerus na Universidade do Texas em Austin e apresenta diferenças significativas do desenvolvimento das crianças de acordo com o tipo de família onde são criadas.  Regnerus lidera uma equipe de pesquisadores do NFSS (Estudo de Novas Estruturas Familiares) da Universidade do Texas e conseguiram entrevistar em 2011 uma amostra de 2988 adultos. 

A pesquisa é original em três aspectos:

- Compara a renda familiar de casais gays, de casais lésbicos e casais hetero. A maior parte dos estudos anteriores comparava indistintamente gays ou lésbicas com famílias monoparentais ou divorciadas e não levavam em conta os diferentes extratos socioeconômicos.

- A amostra considera apenas jovens adultos (18 a 39 anos) que falaram sobre suas infâncias. Os outros estudos se concentraram nas respostas que os casais davam sobre como suas famílias homo ou hetero educavam seus filhos. Uma diferença notável.

- O novo estudo se apoia numa mostra representativa da população dos EUA, em cima dos dados obtidos no censo de 2010. Os estudos anteriores se apoiaram em amostras que não podem ser aplicadas ao país como um todo. 

Esclarecendo

Antes de falar dos resultados, dois pontos importantes precisam ser esclarecidos. A pesquisa não pretende analisar a relação sobre o tipo de educação que um casal dá e o desempenho das crianças, mas uma comparação entre os resultados obtidos com casais gays ou lésbicos versus casais hetero. 


Por exemplo, quando o estudo conclui que as crianças que tiveram um pai gay são muito mais propensas a sofrer de depressão quando adultas do que as crianças que vêm de lares hetero, este não afirma que o pai gay foi a causa da depressão do seu filho ou da sua filha, mas simplesmente que essas crianças têm em média mais casos de depressão por razões não identificadas pelo estudo. 


O estudo controlou variáveis ​​como idade, sexo, raça, nível de escolaridade da mãe, renda familiar, o tipo de legislação gay no estado de origem do entrevistado e a experiência de ter sofrido bulling quando jovem. Esses controles foram usados para evitar extrapolações nas conclusões. 

Em segundo lugar, o estudo descobriu que as crianças que foram criadas por um casal gay ou de lésbicas há pelo menos 15 anos atrás, eram geralmente concebidas dentro de um casamento heterossexual, que, em seguida, passou por divórcio ou separação, deixando a criança com uma mãe ou pai solteiro. 


Esses pais ou mães tiveram pelo menos um relacionamento romântico com alguém do mesmo sexo, às vezes fora de casa da criança, às vezes dentro. Para ser mais específico, entre os entrevistados que disseram que sua mãe teve um relacionamento com alguém do mesmo sexo, uma minoria, 23%, disseram ter passado pelo menos três anos vivendo na mesma casa com a sua mãe e sua parceira. 


Apenas dois dos 15 mil pré-selecionados passaram um período de 18 anos com as mesmas duas mães. Entre aqueles que disseram que seu pai havia tido um relacionamento homossexual, 1,1% relataram passar pelo menos três anos, juntamente com os mesmos dois homens.

Isto sugere que as relações do mesmo sexo dos pais eram muitas vezes de curta duração, um achado consistente com uma pesquisa realizada sobre os níveis elevados de instabilidade entre os parceiros de mesmo sexo. 


Apesar de usar uma amostra grande, representativa da população dos EUA, e apesar de usar táticas de triagem visando aumentar o número de entrevistados, um segmento muito pequeno relatou ter sido criado pelos mesmos dois pais ou duas mães por um período mínimo de três anos. 


Estudos de diferentes nações mostram também que, em média, relacionamentos de casais do mesmo sexo são mais curtos do que os dos casais hetero.
Resultados da pesquisa 

(confira em: http://www.prc.utexas.edu/nfss/publications.html)

- 48% dos filhos de gays e 43% dos filhos de lésbicas se declaram negros ou hispânicos, um número muito maior do que anteriormente encontrado nos estudos baseados em amostras de conveniência. Crianças criadas por lésbicas tiveram quase quatro vezes mais probabilidade de usar atualmente a assistência pública do que os filhos de heteros. 

Como jovens adultos, os filhos de homoafetivos tinham também 3,5 vezes mais probabilidade de estar desempregados do que os filhos de heteros.

- Os filhos de gays mostraram maior propensão para se envolver com a criminalidade. Na média, tem mais registro de prisões e condenações do que os filhos de hetero. Os filhos de lésbicas registraram o segundo maior nível de envolvimento em crimes e prisões.

- Os filhos de lésbicas foram molestados sexualmente por um dos pais onze vezes mais e os filhos de gays três vezes mais do que filhos de heteros. Quando a pergunta era sobre ser forçados a ter intercurso sexual contra a vontade, os filhos de lésbicas disseram quatro vezes mais “sim” do que os filhos de heteros. Os filhos de gays disseram “sim” três vezes mais do que os filhos de heteros.

- Quanto à presença de doenças sexualmente transmissíveis (DST), os filhos de gays registraram o problema três vezes mais, os filhos de lésbicas 2,5 vezes mais do que os filhos de hetero (os filhos criados com padrasto tiveram 2 vezes mais do que o caso de filhos criados com pai e mãe biológicos).

- Sobre o uso de maconha, os filhos de pais divorciados tiveram o pior registro: 1,5 vezes mais do que os filhos de pais que permaneceram casados.

- Quanto à percepção emocional de se sentirem seguros na infância, os filhos de lésbicas tiveram os menores índices, seguidos dos filhos de gays. Na questão de acudir a um terapeuta devido à ansiedade, depressão, etc. os filhos adotados tiveram o pior índice, seguido dos filhos de lésbicas.

- No diagnóstico de depressão como adultos, os filhos de homoafetivos registram índices muito maiores do que os filhos de héteros. Os filhos de gays tiveram 2 vezes mais pensamentos de suicídio do que os filhos de lésbicas e 5 vezes mais do que os filhos de héteros.

- Quanto à qualidade do relacionamento que possuem atualmente com outros adultos, as respostas apontam que os filhos de lésbicas tiveram o pior desempenho, seguidos dos filhos adotados, filhos com padrasto e filhos de gays.

- Quanto à infidelidade, filhos de lésbicas tiveram 3 vezes mais casos enquanto casados (ou coabitando) que os filhos de heteros. Os filhos de gays tiveram 2 vezes mais casos.

- Na questão da orientação sexual, filhos de lésbicas são os que registram maior inclinação para relacionamento com pessoas do mesmo sexo, bissexualidade e assexualidade. Filhas de lésbicas tiveram em média uma mulher e quatro homens como parceiros ao longo da vida. Filhas de heteros tiveram 0,22 mulheres e 2,79 homens parceiros no mesmo período. Filhas de gays são as que mais registraram assexualidade.

Mais dados também em: www.familystructurestudies.com.
Conclusões

Estatísticamente, o estudo mostra evidências de que há diferenças profundas em ser criado por casais heteros ou ser criado por casais LG. Mais ainda: ser criado pelo pai e pela mãe biológicos, num lar sem separação ou divórcio, parece ser o que mais traz vantagens para uma criança.

Crescendo com duas mães: um testemunho
Roberto Oscar Lopez foi um dos entrevistados no estudo de Mark Regnerus. Ele também quis publicar o seu testemunho pessoal.
As crianças de pais de mesmo sexo terão um caminho duro pela frente. Eu sei disso porque eu fui uma delas. Entre 1973 e 1990, quando minha mãe faleceu, ela e sua parceira me criaram.  


Elas tinham casas separadas, mas passavam quase todos os fins de semana juntos comigo em um trailer escondido discretamente em um parque a 50 minutos de distância da cidade onde morávamos. Como o mais novo dos filhos biológicos de minha mãe, eu fui o único que teve uma infância sem o pai por perto.

Crescer com mães lésbicas foi muito difícil e não por causa do preconceito dos vizinhos. As pessoas em nossa comunidade não sabiam realmente o que estava acontecendo em casa. Para os de fora, eu era uma criança normal, bem educada e inteligente, terminando o colégio com notas excelentes. 

Por dentro, no entanto, eu estava confuso. Quando a sua vida doméstica é tão drasticamente diferente, você cresce meio estranho. Eu não tenho problemas de saúde mental ou físicos. Apenas cresci em uma casa tão incomum que eu estava destinado a existir como um ponto fora da curva. 


Meus colegas aprenderam todas as regras não escritas de comportamento e de linguagem corporal em suas casas; eles entenderam o que era apropriado para dizer em determinadas situações e o que não era; eles aprenderam tanto dos tradicionais mecanismos sociais masculinos como dos femininos. Eu não.

Mesmo quando os pais dos meus colegas eram divorciados, e muitos deles eram, eles ainda assim cresceram vendo modelos sociais masculinos e femininos. Eles aprenderam como ser duros e inflexíveis, abordagem típica da figura masculina, e como dizer obrigado e ser sensível a partir da figura feminina. São estereótipos, é claro, mas os estereótipos vêm a calhar quando você inevitavelmente tem que deixar a segurança do trailer da sua mãe lésbica e tem que trabalhar e sobreviver em um mundo onde todo mundo pensa em termos estereotipados, até mesmo os gays.

Eu não tive nenhuma figura masculina para seguir, e minha mãe e sua parceira tampouco eram um pai tradicional ou uma mãe tradicional. Dessa forma, eu tinha muito poucos sinais sociais para oferecer a potenciais amigos ou amigas, já que eu não era nem confiante nem sensível para os demais. 


Eu afastava as pessoas e raramente tive amigos. Os gays que cresceram em famílias de pais heterossexuais podem ter lutado com a sua orientação sexual, mas quando chegaram ao vasto universo social sabiam como agir, como falar, como se comportar, porque tiveram a vantagem de aprender em casa. Muitos gays não percebem a bênção de ser criado em um lar tradicional.

 Minha vida doméstica não era tradicional nem convencional. Eu me tornei estranho até mesmo aos olhos de gays e bissexuais que tinham pouca paciência para alguém como eu. Eu era tão estranho para eles como para os heterossexuais. A vida é difícil quando você é estranho. Mesmo agora, eu tenho muito poucos amigos e muitas vezes sinto que não entendo as pessoas. Embora eu seja um trabalhador sério e capaz de aprender rápido, tenho problemas em ambientes profissionais, pois os colegas me acham bizarro.


Em termos de sexualidade, gays que cresceram em famílias tradicionais se beneficiaram de pelo menos ver algum tipo de ritual de namoro ao seu redor. Eu não tinha ideia de como me tornar atraente para as meninas. Quando eu pisava fora do trailer das minhas mães, eu estava imediatamente marcado por causa dos meus trejeitos de menina, roupas engraçadas e modos estranhos. Não é surpreendente que eu tenha terminado a escola virgem, sem nunca ter tido uma namorada.


Quando cheguei à faculdade, acionei o “radar” de todo mundo e o grupo LGBT do campus rapidamente se aproximou de mim para me dizer que era 100% certo de que eu era um homossexual. Quando me tornei bissexual, disseram a todos que eu estava mentindo, apenas ainda não estava pronto para sair do armário como gay. Assustado e traumatizado pela morte de minha mãe, eu saí da faculdade em 1990 e cai no que pode ser chamado de submundo gay. Ali aconteceram coisas terríveis comigo.

Quando eu tinha 28 anos me vi em um relacionamento com uma mulher, o que chocou a todos que me conheciam e surpreendeu até a mim mesmo. Eu me chamo bissexual porque levaria muito tempo para explicar como acabei me acertando depois de quase 30 anos como gay.

O pesquisador Mark Regnerus mereceria crédito da comunidade gay, mas tem sido silenciado. Ele fez um estudo identificando adultos que foram criados como eu. As respostas não são favoráveis à agenda do casamento gay e dizem que ser criado num lar desse tipo oferece um grande risco para os filhos crescerem desajustados, para o álcool e outras substancias perigosas. Cada um desses casos são histórias humanas, com muitas complexidades. Tal como é o meu caso, merecem ser contadas, mas o movimento gay está trabalhando para que elas não sejam ouvidas.

Quero bem a minha mãe, mas não meço palavras quando tenho que dizer quão duro foi crescer num lar gay. Os primeiros estudos sobre o tema abordam crianças que ainda vivem num desses lares e, portanto, ainda não tem liberdade para falar. Honestamente, eu fui reprimido, literalmente, durante décadas.

Como um homem, apesar de ser bissexual, eu não consigo ver a mãe do meu filho como se ela fosse uma incubadora descartável. Tenho que ajudar a minha esposa através das dificuldades da gravidez e da depressão pós-parto. Devo atender a suas necessidades sexuais. Uma vez que me tornei pai, deixei de lado meu passado homossexual e jurei nunca me divorciar da minha esposa ou ficar com outra pessoa, homem ou mulher. Eu escolhi esse compromisso, a fim de proteger os meus filhos de um drama doloroso. Quando você se torna pai, questões éticas giram em torno de seus filhos e você tem que deixar de lado os seus próprios interesses.

“Muitas pessoas têm rejeitado a minha história com quatro simples palavras: “Você é um conservador". Sim, eu sou. 

Porque isso aconteceu? Mudei para esse lado, porque eu vivia precisamente o ambiente antinormativo, marginalizado e oprimido que a esquerda celebra: Eu sou um intelectual latino bissexual, criado por uma lésbica, que experimentou a pobreza no Bronx quando jovem. Eu sou perspicaz o suficiente para perceber que as políticas sociais liberais não ajudam as pessoas nessas condições. 


Condeno especialmente a atitude liberal de não fazer julgamentos sobre a sexualidade das pessoas. No mundo gay do Bronx, eu limpei um número suficiente de apartamentos de homens que tinham morrido de AIDS e entendi que a resistência à tentação sexual é fundamental para qualquer tipo de sociedade humana. 


O sexo pode ser prejudicial não só por causa de doenças infecciosas, mas também porque nos deixa vulneráveis ​​e mais propensos a se apegar a pessoas que não nos amam. A esquerda não entende nada disso. É por isso que eu sou conservador.

Robert Lopez é professor assistente de inglês na California State University-Northridge.

Os direitos dos professores de serem protegidos por não aceitarem impor a ideologia de gênero na escola. ‪

https://www.facebook.com/MarisaLobo/videos/10208462257700115/





-2:41

‪#‎Alerta‬ aos professores e pais. Dr.Gulherme Shelbb esclarece sobre os direitos dos professores, de serem protegidos por não aceitarem impor a ideologia de gênero na escola. ‪#‎compartilhem‬

Dirceu quer receber aumento na pensão por ter sido preso na ditadura


Ex-ministro condenado no mensalão e preso na Lava Jato acionou advogados para lutar pelo direito de receber uma pensão que incluiria o tempo em que esteve preso ou afastado do país durante a ditadura militar, informa Mônica Bergamo, na Folha
Dirceu nega envolvimento em esquema de corrupção na Petrobras e diz que foi remunerado com valores "irrisórios" pelos serviços prestados


Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação no mensalão e investigado na Operação Lava Jato, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu acionou advogados para lutar pelo direito de receber uma pensão que incluiria o tempo em que esteve preso ou afastado do país durante a ditadura militar. Caso seu pedido seja atendido, o petista receberá R$ 10 mil mensais da Previdência, segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo.


No ano passado, a Comissão de Anistia reconheceu o direito de Dirceu de incluir na contagem do serviço prestado para aposentadoria os cerca de dez anos em que esteve preso ou fora do Brasil. A colunista afirma ainda que Dirceu estaria passando por dificuldades financeiras por não poder movimentar nenhum recurso.


Preso na 17ª fase da Operação Lava Jato, Dirceu é suspeito de ter recebido R$ 11 milhões de propina do esquema de desvio de recursos da Petrobras por meio de falsos contratos de consultoria.


Em depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, que conduz as investigações em Curitiba, Dirceu afirmou que não cometeu qualquer irregularidade e que não entende sua prisão. Segundo ele, os valores recebidos por seu trabalho eram “irrisórios”. “Sem falsa modéstia, R$ 120 mil [por mês] é irrisório”, declarou a Moro na última sexta-feira (29).


O petista disse que emprestava seu nome e prestígio às empresas investigadas na Lava Jato. “Quero aproveitar para declarar que estou sendo alvo de notícias, que eu enriqueci. [Dizem] Que eu tenho um patrimônio de R$ 40 milhões. A minha empresa faturou R$ 40 milhões, 85% são despesas, são custeios. Eu ganhei o que ganha qualquer consultor ou advogado, R$ 60 mil, R$ 80 mil por mês”, afirmou.


A defesa de Dirceu entrou com pedido de perdão da pena de 7 anos e 11 meses a que ele foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no mensalão. Ele estava em regime domiciliar quando teve sua prisão decretada pela Lava Jato.

Delcídio diz ser vítima de “armação” e pede anulação de provas ao STF


Preso desde novembro, senador diz que filho de Cerveró atuou como “agente infiltrado” ao gravar conversa em que ele sugeriu rota de fuga e ofereceu R$ 50 mil à família de ex-diretor da Petrobras

Wilson Dias/ABr
Delcídio do Amaral está preso desde 25 de novembro


Edson Sardinha e Gustavo Pontes Os advogados do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) que anule as provas que o levaram à prisão em novembro do ano passado.


Os defensores do parlamentar querem anular a gravação feita pelo filho do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró em que o petista é flagrado tentando impedir o executivo de fazer um acordo de delação premiada.


O áudio foi feito pelo ator Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da estatal. A entrega da defesa, feita ontem (2), foi confirmada ao Congresso em Foco pelo gabinete do senador.


No documento, Delcídio alega que foi vítima de uma “armadilha” e que Bernardo agiu como um “agente infiltrado”, sem ter autorização judicial para fazer a gravação, na qual o parlamentar oferece R$ 50 mil mensais à família de Cerveró e chega a traçar uma rota de fuga, pelo Paraguai, até a Espanha. O ex-diretor da Petrobras está preso desde janeiro de 2015.


A defesa do senador pede ao STF que, caso as provas não sejam anuladas, o tribunal arquive a denúncia apresentada pela PGR. Em dezembro, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou Delcídio por impedir e embaraçar a investigação de infrações penais que envolvem organização criminosa (com pena de 3 a 8 anos).


O senador e seu chefe de gabinete são acusados ainda de exploração de prestígio (com penas de 1 a 5 anos). Janot defende, ainda, a cassação do mandato do ex-líder do governo no Senado.


Mais sobre Delcídio do Amaral

Militar do Exército é torturado e morto por traficantes na Zona Norte

- Atualizada às


Jorge Fernando Souza foi assassinado no interior do Complexo do Chapadão na noite do último domingo. Um ex-soldado também morreu e outra vítima conseguiu sobreviver

Adriano Araújo e Paulo Henrique Gomes
Rio - Um agente do Degase e um cabo do Exército e um ex-militar foram sequestrados e torturados por traficantes do Complexo do Chapadão, em Costa Barros, na Zona Norte. Segundo informações, o caso aconteceu na noite do último domingo e o agente conseguiu sobreviver, mas o militar, identificado como Jorge Fernando Souza, de 30 anos, e o outro, que não teve o nome revelado foram assassinados.


O delegado titular DH, Fábio Cardoso, disse que a polícia já identificou alguns homens como suspeitos do crime. Inicialmente, foi divulgada uma versão de que as vítimas teriam sido torturadas, mas o delegado desmentiu essa informação.


"Os traficantes confundiram os dois como informantes, os famosos x-9. A investigação da DH mostra isso. Eles desapareceram no Parque Esperança e foram mortos no Final Feliz, ambos no Chapadão. Sabemos que usaram o Fox Preto de um deles para desovar os dois corpos. Não teve tortura, eles foram mortos a tiros", contou.


Elias Souza, pai de Jorge Fernando, diz que eles trabalhavam como taxistas em um ponto no Village Pavuna, na Zona Norte, e foram pegos por se recusarem a transportar traficantes em fuga. "Durante uma operação policial no domingo à noite, os bandidos deram uma ordem para que os taxistas os retirassem da comunidade. Não foi a primeira vez que isso aconteceu. O meu filho e outros recusaram a ordem e eles levaram os motoristas a um determinado local do Chapadão. Balearam três. Um sobreviveu e outros dois morreram", diz.


Segundo Elias, assim como sempre fazia, seu filho recusou a transportar traficantes no táxi. "Queremos achar pelo menos o corpo do meu filho. Sabemos que foi executado e não vai voltar", lamenta.


Inicialmente, o registro foi feito na 31ª DP (Ricardo de Albuquerque) e transferido para a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), já que o corpo de Jorge Fernando ainda não foi localizado. No entanto, agora o caso está sendo tratado na Divisão de Homicídios da Barra da Tijuca. "Apesar de ainda não termos o corpo dele, o delegado já considera como um homicídio por causa de todas as evidências", afirma Elias Souza.
Cabo do Exército, Jorge Fernando Souza, de 30 anos, foi assassinado após ser torturado por traficantes da Favela Gogó da Ema
 
Foto: Reprodução Facebook
A família de Jorge Fernando afirma que o corpo dele ainda está dentro de um veículo que se encontra no interior do conjunto de favelas. "As pessoas que viram disseram que o corpo do meu filho está dentro da mala do carro. Foi passada essa informação para a delegacia, mas a polícia ainda não foi lá. 


Eles (bandidos) afirmaram que se a polícia e a imprensa fossem envolvidas, sumiriam com o corpo. Falaram também que ao longo da noite de segunda-feira iriam liberar o meu filho, mas como até às 9 da manhã ninguém nos passou nada, resolvemos falar", desabafa.


O pai lembra que além de ser lotado no 25º Batalhão Logístico Escola, em Magalhães Bastos, Jorge Fernando era estudante de administração e praticava esportes. Elias Souza disse que pediu auxílio ao Exército, mas que não recebeu nenhum tipo de ajuda. "A minha esposa, mãe dele, foi no quartel onde meu filho serve. A informação foi passada para eles e não tivemos suporte algum do Comando Militar", finaliza.


O presidente do Sindicato dos Servidores do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), João Luiz Rodrigues, contou que o agente levou coronhadas na cabeça e nas costas, depois rolou uma ribanceira e caiu na rede de esgoto, onde se escondeu por sete horas.


"No momento da queda, cerca de dez bandidos atiraram contra ele, mas não foi atingido por sorte. Ele se escondeu no córrego de esgoto porque conhecia o local, já que mora perto dali. Ele ficou cerca de duas horas em poder dos traficantes. Está apavorado", disse o presidente.


O Departamento Geral de Ações Socioeducativas informou que, por meio da Coordenação de Saúde do Departamento, prestará o auxílio necessário ao agente do Degase envolvido na ocorrência. Segundo o departamento, o servidor não sofreu ferimentos graves e receberá atendimento de psicólogos e assistentes sociais.


Procurado, o Comando Militar do Leste ainda não se pronunciou sobre o caso. Já a PM afirmou ter feito operações constantes na região, mas garante não ter recebido informações sobre nenhum corpo encontrado na comunidade.


Amigos lamentam pelas redes sociais
Pelas redes sociais, amigos lamentaram a morte brutal do militar: "Apagaram seu sorriso mano, amigo de infância e depois de alguns anos amigos de trabalho, irmãos de farda. Descanse em paz meu parceiro, a ficha ta custando a cair". "Até quando mais irmãos vão ir embora desse jeito ? Que raiva pelo que fizeram com ele, era novo e um grande parceiro e teve um fim assim. Irá deixar saudades, Jorge Fernando Souza. Adeus, amigo e que Deus possa te encaminhar para o paraíso".

Porcos, torturados e assassinados

ANDA » Agência de Notícias de Direitos Animais 

 

Bichos - Martha Follain

03 de fevereiro de 2016 às 13:40

“Gosto de porcos. Os cães olham-nos de baixo, os gatos de cima. Os porcos olham-nos de igual para igual.” Winston Churchill


Cela de gestação e amamentação. Foto: Divulgação
Cela de gestação e amamentação. Foto: Divulgação

A origem do porco doméstico é o javali europeu e, sua domesticação remonta a 5000 anos a.C. e, é creditada aos chineses. Os gregos criavam porcos e os destinavam a sacrifícios consagrados aos deuses Ceres, Marte e Cibele.


O consumo da carne de porco, sempre gerou polêmicas. Moisés e Maomé, por exemplo, proibiam o uso de carne de porco na dieta humana, porque alegavam que era nociva à saúde. Os romanos foram grandes consumidores de carne suína – nos festins ou regularmente, pelos nobres e a plebe.



Os ibéricos e gauleses também criavam porcos e, Carlos Magno indicava o consumo de carne de porco aos seus soldados e seguidores. Na época, chegaram a ser editadas leis que puniam com severos castigos os ladrões e matadores de porcos.


Na América, foi o descobridor Cristóvão Colombo, quem introduziu os primeiros animais, em 1493, na região de São Domingo. Dessa ilha, foram levados para a Colômbia, Venezuela e Equador, espalhando-se por todo o continente americano.


No Brasil, os primeiros suínos chegaram ao litoral paulista em 1532, trazidos pelo navegador Martim Afonso de Sousa e, logo em seguida, à Bahia.


Hoje, há noventa raças conhecidas, com mais de duzentas variedades.


Atualmente, em muitos países, os porcos, estão sendo criados como animais domésticos de estimação, por demonstrarem inteligência e emoções – não sendo mais só encarados como “comida”. Os porcos que vêm sendo utilizados como animais domésticos são o porco do Vietnã ( ele atinge cerca de 20 kg), e o mini porco.


É fisicamente impossível a um porco olhar para o céu.
Porcos amontoados numa suinocultura. Foto: Divulgação
Porcos amontoados numa suinocultura. Foto: Divulgação

Porcos e suas características (síntese de textos):

A alimentação do porco é constituída, principalmente, de verduras, legumes e grãos. Os porcos vivem de 15 a 20 anos;


É possível treinar este animal, tal como se treina um cão. Um porco aprende a fazer as necessidades em determinado espaço, a andar de coleira e até mesmo a fazer truques ou responder a comandos;
A curiosidade do porco leva-o a participar de brincadeiras, e também a explorar tudo o que o rodeia com o seu focinho;

São afetuosos e brincalhões;

As fêmeas têm um temperamento meigo. Gostam de ter a companhia de outros da mesma espécie;
Porcos são mais inteligentes do que cães e golfinhos;


Porcos têm um alto grau de autoconsciência e maior capacidade de interação do que certos humanos com lesões cerebrais ou em estado de senilidade;


Porcos têm linguagem. Com frequência atendem quando são chamados (por humanos e por outros porcos), gostam de brinquedos (e têm seus favoritos) e são capazes de jogar videogames com controles adaptados aos focinhos;


Têm grande autonomia, tomando as suas próprias decisões de modo a conseguirem alcançar os objetivos que pretendem;

Animais admiráveis, os porcos sonham, reconhecem os seus nomes, gostam de ouvir música, de brincar com bolas e outros objetos e, à semelhança dos humanos, gostam muito de receber massagens;

Porcos têm a necessidade de explorar o seu ambiente, o que tanto gostam de fazer, recorrendo grandemente ao seu nariz tão sensível, dada a sua enorme capacidade olfativa.

São animais que criam laços de amizade fortes e que se protegem uns aos outros. Capazes de reconhecer entre 20 e 30 indivíduos diferentes, incluindo humanos, os porcos habitualmente cumprimentam os seus amigos por contato nariz a nariz ou emitindo sons de saudação;

Nos períodos de acasalamento, os porcos machos têm uma “música de acasalamento” especial com a qual chamam e atraem as fêmeas. Há estudos que demonstram que os porcos têm vidas sociais muito organizadas e complexas que antes só se tinham observado em primatas.

Ele atinge a maturidade sexual bastante cedo, apesar de fisicamente só se tornar adulto aos seis anos de idade;

As porcas são mães muito cuidadosas, podendo caminhar entre 5km a 10km para encontrar um espaço isolado e protegido para construirem um ninho seguro onde têm suas crias. A mãe e seus leitões mantêm contato através de diversos sons com significados diferentes e essenciais para a sua complexa comunicação.


Os leitões são gradualmente cuidados pela mãe durante cerca de 17 semanas mas podem ficar com as suas mães apenas até atingirem a maturidade sexual, o que acontece entre as 8 e as 10 semanas;

Durante a sua infância e juventude, e durante basicamente todas as suas vidas, procurarão brincar com outros porcos sempre que puderem – é também algo que estimula a sua inteligência notável;
De acordo com estudos científicos, os porcos são mais inteligentes do que crianças de 3 anos de idade;

O porco é o único animal que se queima com o sol além do homem.


Corte dos dentes dos porquinhos. Foto: Divulgação
Corte dos dentes dos porquinhos. Foto: Divulgação


Como a nefanda indústria alimentícia trata os porcos (síntese de textos):

Porcos de granja normalmente são mortos quando chegam a cerca de 100 kg. Se continuassem a viver, poderiam passar dos 350 kg;

É prática generalizada os porquinhos serem cruelmente mutilados sem anestesia logo depois de nascerem. As caudas são amputadas e os dentes são cortados para minimizar os ferimentos que os porcos possam fazer uns aos outros. Os machos destinados ao consumo são castrados. Não lhes são dados quaisquer analgésicos para os aliviar do sofrimento em nenhuma destas amputações extremamente dolorosas;

Os leitões são habitualmente separados das suas mães depois de 2 a 4 semanas de vida, e são alojados com outros leitões que não conhecem. Se separados muito cedo, eles chamam pelas mães com sons frequentes e distintos e, em alguns casos, parecem mesmo desistir de viver;

Por conta própria, os leitões tendem a ser desmamados com cerca de 15 semanas, mas nas granjas industriais eles são desmamados com 15 dias – com essa idade, não conseguem digerir direito comida sólida, por isso recebem remédios contra diarreia;


Uma série de antibióticos, hormônios e outros produtos farmacêuticos na comida dos animais mantém a maioria deles viva até o “abate”, a despeito das condições de higiene e confinamento em que são mantidos;


Vivendo em espaços de cimento, sem qualquer elemento mínimo de enriquecimento, nunca é dada a oportunidade de fazer o que de mais basicamente necessitariam: explorar o ambiente e o solo, correr, tomar banhos de sol ou de lama, ou, sequer, respirar ar fresco;


As porcas passam a maior parte das suas vidas em celas de gestação – tão pequenas, que elas mal se conseguem mexer e muito menos virar-se. São continuamente engravidadas, até que sejam mortas.


Às porcas usadas para criação mantidas ao ar livre são muitas vezes aplicadas argolas no nariz para impedi-las de tentarem procurar raízes (escavando na terra), o que é extremamente doloroso para estes animais com narizes tão sensíveis e que precisam tanto ter a oportunidade de explorar o solo.


Uma porca mantida numa cela vazia, com chão de cimento, tentará sempre ter o mesmo tipo de comportamento e de movimentos como se estivesse tentando construir um ninho, mesmo que esteja fisicamente impedida de o fazer e mesmo sem ter quaisquer condições para tal. Os porcos machos são mantidos solitariamente em celas para lhes ser retirado o sêmen;


É muito comum os porcos sofrerem de pneumonia e outras doenças, bem como apresentarem diversos ferimentos físicos. Para minimizar os riscos de doenças, são-lhes administrados rotineiramente antibióticos;

Contrariamente à fama que têm, os porcos são animais muito asseados. Eles gostam de chafurdar na lama, sobretudo para se refrescarem nos dias mais quentes (e porque suas peles se queimam ao sol).


Os porcos não conseguem suar, por isso chafurdam na lama para se refrescar. Se tiverem espaço, os porcos nunca fazem as necessidades junto do local onde comem ou dormem. No entanto, nas explorações da indústria, são obrigados a viver permanentemente em cima das próprias fezes e da própria urina;

Não é incomum porcos aguardando a morte terem ataques cardíacos ou perderem a capacidade de se locomover;


As vidas dos porcos são abrupta e violentamente interrompidas depois de uma curta existência. Na natureza, os porcos poderiam viver até os 15 anos de idade.

 Depois do sofrimento também no transporte, os porcos são mortos nos matadouros por sangria, através do corte da jugular, depois de terem sido eletrocutados para ficarem atordoados. Por causa dos ineficazes métodos de atordoamento, muitos porcos ainda estão vivos quando são atirados para dentro de água fervente, que serve para lhes retirar os pelos do corpo e para lhes amaciar a pele.


Quando são mortos, os porcos machos ainda são pouco mais velhos do que bebês – têm apenas cerca de seis meses de idade;


A suinocultura se expandiu no mundo inteiro, com exceções de alguns países da África e do Oriente Médio, porque o Islamismo proíbe o consumo de carne de porco. Com 38 milhões desses animais, o Brasil é o quinto maior produtor de carne suína do mundo, atrás de China, EUA, Alemanha e Espanha.
Corpos de leitões no açougue. Foto: Divulgação
Corpos de leitões no açougue. Foto: Divulgação

O princípio mais elementar, mais básico em relação à alimentação, diz respeito à sensibilidade para com as outras formas de vida – nossa relação com outros seres vivos e a sua utilização como alimento. A morte animal sempre envolve dor e violência. Para quem é morto, não existe “abate humanitário”. O princípio holístico de compromisso com a vida envolve integração e compaixão.


A postura contra a violência deve traduzir-se na incompatibilidade, na incongruência do consumo de carnes – qualquer carne, e seus produtos. A abstenção da carne não é uma restrição alimentar, uma dieta – torna-se um ideal. Para o vegano, não comer carne é uma das leis da própria existência, lei fundamental para que esta se mantenha. Deve-se ser holístico, na compreensão de que as ações (também o ato de comer) refletem nossa posição em relação à vida e ao mundo como um todo.


Temos liberdade que, nada mais é, do que a consciência das alternativas e das possibilidades das escolhas. A liberdade é, na realidade, uma das contingências da consciência. Liberdade de escolha é estar vinculado ao fluxo da vida e à nossa própria integridade.


Aquilo que ingerimos passa a fazer parte de nós – temos a liberdade, a capacidade de escolher não ingerir dor nem violência. É uma responsabilidade que, devemos ter conosco. A alimentação é nosso maior comprometimento com nossos corpos e com nossas almas.

Projeto que proíbe exploração de animais em rituais religiosos é aprovado

Tatuí (sp)


15 de setembro de 2015 às 7:30

(da Redação)
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Tatuí (SP) aprovou, no último mês, legislação que prevê multa de mais de R$ 21 mil para quem usar, mutilar ou matar animais em rituais religiosos. A pena está prevista no projeto 12/2015, apresentado por José Marcio Franson (PT), e ainda precisa ser sancionado pelo prefeito José Manoel Correa Coelho.

Segundo o projeto, fica proibida, no município de Tatuí, a utilização, mutilação e/ou morte de animais em rituais ou cultos, realizados em estabelecimentos fechados e/ou logradouros públicos, tenham aqueles finalidade mística, iniciática, esotérica ou religiosa, assim como em práticas de seitas, religiões ou de congregações de qualquer natureza.

O projeto ressalta a liberdade religiosa, mas segundo a legislação, essa liberdade não deve determine ato volitivo, premeditado e ritualizado de privar um ser vivo de seu mais essencial bem – a vida.

?????????????????????????????????????????????????



Kleyton Jose
PORRA, AÍ NÃO DÁ!!!!
TUDO TEM UM LIMITE, CERTO?.......OU NÃO?



Comments

Marlene Romano Neves
Marlene Romano Neves MISERICÓRDIA

Jose Ungaratto
Jose Ungaratto O LOCO ??????

Aci Siqueira
Aci Siqueira I são é coisa de maluco dar uma cossa de cipó nesses caras

Marcinha Carvalho
Marcinha Carvalho Que coisa é essa?

Mario Jorge
Mario Jorge É o inferno manifesto

Eroaldo Silva
Eroaldo Silva o dragão do inferno o rabo é grande kkkkkkkk


Imagen relacionada
Anonima

Concursos Previstos para 2016 vão oferecer 94,9 mil vagas no país!




Mesmo com a proposta de suspensão dos concursos públicos (ainda precisa de aval do Congresso Nacional), o ano de 2016 terá grandes oportunidades para ingresso no funcionalismo público. São diversos concursos com vagas previstas em órgãos de níveis federal e estadual, além de capitais, chega a 94,9 mil.


A lista a seguir conta com vagas em cargos criados, além de oportunidades que já foram autorizadas ou aguardam autorização dos respectivos órgãos competentes.


Em seleções já abertas, os destaques firam por conta do concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 600 vagas, além do concurso do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS), com 950 vagas para nível médio e superior.


Quanto as seleções previstas, será divulgado a qualquer momento os editais de concurso da Eletrobras Eletronuclear e da Fundação Nacional do Índio (Funai). Além disso, Cerca de 82 mil temporárias estão previstas para a realização do Censo Agropecuário 2016 do IBGE (saiba mais).


Vejas os concursos autorizados e previstos para 2016:


Nacionais:
Fundação Nacional do Índio (Funai)
– 220 vagas de nível superior, sendo 202 para indigenista especializado, 7 para engenheiro, 5 para engenheiro agrônomo e 6 para contador
Edital deve ser publicado até abril de 2016.


Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
– 600 vagas: 140 vagas para os cargos de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas e de tecnologista em informações geográficas e estatísticas, ambos de nível superior de escolaridade, e 460 para técnico em informações geográficas e estatística, de nível médio.
Edital já foi publicado.
– 82.023 vagas temporárias, sendo 223 para analista censitário, 486 para agente censitário regional, 700 para agente censitário administrativo, 5.500 para agente censitário municipal, 12.540 para agente censitário supervisor, 174 para agente censitário informativo e 62.400 para recenseador
Edital a qualquer momento.


Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
– 950 vagas, sendo 150 para analista do seguro social e 800 para técnico do seguro social
Salários: R$ 4.886,87 e R$ 7.496,09
Inscrições: a partir de 4 de janeiro de 2016
Organizadora: Cebraspe
Edital já foi publicado.


Serviço Geológico do Brasil
52 vagas de técnico de nível médio
Organizadora: Cebraspe, antigo Cespe/UnB
Ainda não há informações sobre o edital.

Por estado:
Acre
Governo do estado: abre concursos de acordo com a necessidade das secretarias.
Prefeitura da capital: existe a possibilidade de realização de concurso, mas depende do orçamento.

Alagoas
Governo do estado: não há previsão de concursos para 2016.
Prefeitura da capital: estuda a viabilidade para realizar concurso para a área de educação.

Amapá
Governo do estado: Não há previsão de concursos para 2016.
Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, no Amapá e Pará:
– 28 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis médio e superior
Salários: R$ 5.365,92 a R$ 10.425,75
Inscrições: a partir de 8 de janeiro de 2016
Organizadora: Cebraspe
Edital já foi publicado.

Amazonas
Governo do estado: não informou
Prefeitura da capital: não há previsão de concursos para 2016.
Universidade Federal do Amazonas (Ufam): vagas para professores; inscrições começam no dia 4 de janeiro de 2016.

Bahia
Governo do estado: único concurso autorizado foi para a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba). Ainda não há edital.

Ceará
Governo do estado: não informou.
Prefeitura da capital: realização de concursos está em estudo, mas depende de análise para aprovação.

Distrito Federal
Não há previsão de concursos para 2016.

Espírito Santo
Governo do estado:
– Secretaria de Estado de Gestão de Recursos Humanos (Seger): seleção vai exigir nível médio. Licitação será feita para escolher a organizadora.
– Secretaria de Estado da Educação (Sedu): objetivo é realizar um concurso por ano na área. Ainda não há número de vagas e organizadora.
– Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases): previsão é que concurso seja lançado no segundo semestre de 2016. Oportunidades serão de níveis médio e superior, com salários entre R$ 1.738,88 e R$ 4.232.
Prefeitura da capital: não há previsão de concursos para 2016.
Câmara Municipal:
– 21 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade
Salários: R$ 1.078,65 a R$ 3.786
Ainda não há informações sobre a publicação do edital.
Defensoria Pública:
– até 10 vagas para defensor
Salário: até R$ 10 mil.
Edital deve ser publicado no início de 2016.

Goiás
Governo do estado: não há previsão de concursos para 2016.

Maranhão
Governo do estado: há previsão de concursos para áreas emergências, como Secretaria da Justiça e da Administração Penitenciária, Procuradoria Geral do Estado e Agência Estadual de Defesa Agropecuária. Ainda não há confirmação de data.
Prefeitura da capital: não há previsão de concursos para 2016.

Mato Grosso
Governo do estado:
– 160 vagas, sendo 100 para papiloscopista e 60 para técnico em necropsia para a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec)
– 130 vagas de delegado substituto da Polícia Civil
–  47 vagas, sendo 25 para procurador, 8 para analista e 14 para técnico na Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
Todos estão em fase de estudo pela Secretaria Estadual de Gestão (Seges).
Prefeitura da capital: não há previsão de concursos para 2016.
Tribunal de Justiça do Mato Grosso:
– 168 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de níveis médio e superior
Salários: R$ 2.150,56 a R$ 4.107,57
Inscrições: a partir de 11 de janeiro de 2016
Organizadora: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Edital já foi publicado.

Mato Grosso do Sul
Governo do estado: concurso para a Agência de Administração Penitenciária aprovado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Ainda não há informações sobre o edital.
Prefeitura da capital: prefeito autorizou concurso para as áreas da educação e saúde (agente comunitário de saúde e agente de endemias). Editais estão sendo elaborados e previsão é que sejam publicados na primeira quinzena de janeiro de 2016.

Minas Gerais
Governo do estado:
– 80 vagas para a Fundação João Pinheiro
– 560 vagas para o Corpo de Bombeiros, sendo 530 para soldados e 30 para oficiais
Salários: R$ 3.506,40 a R$ 5.769,42
Inscrições: a partir de 4 de janeiro de 2016
Edital já foi publicado.
Tribunal Regional do Trabalho:
– 18 vagas para juiz do trabalho substituto; tribunal organiza a seleção.

Paraíba
Governo do estado: não há previsão de concursos para 2016.
Prefeitura da capital: não há previsão de concursos para 2016.
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG): previsão de edital até o mês de março de 2016 para vagas técnico-administrativas. Ainda não há informações, sobre cargos, salários e organizadora.
Universidade Federal da Paraíba (UFPB):
– 154 vagas em todos os níveis de escolaridade
Salários: até R$ 3,6 mil
Inscrições: a partir de 4 de janeiro de 2016
Organizadora: Idecan
Edital já foi publicado.

Paraná
Governo do estado:
– 2.114 para agentes de saúde; salário a partir de R$ 1.010
Ainda não há edital ou data definida.
Prefeitura da capital:
– 145 vagas, sendo 39 para técnico de enfermagem (R$ 1.725,09), 31 para enfermeiro (R$ 2.616,62) e 75 para profissional do magistério docência (R$ 1.738,08). Ainda não há organizadora contratada.

Pernambuco
Governo do estado:
– 966 vagas para a Secretaria de Defesa Social, sendo 100 para delegado, 500 para agente de polícia, 50 para escrivão, 40 para médico legista, 56 para perito criminal, 73 para auxiliar de legista, 96 para auxiliar de perito e 51 para perito papiloscopista.

Piauí
Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI)
15 vagas e cadastro reserva para os cargos de analista judiciário e técnico judiciário
Salário: R$ 5.425,79 e R$ 8.863,84
Situação: aplicação da prova dia 24 de janeiro de 2016
Organizadora: Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe)
Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI)
Previsão de concurso para assistente administrativo
Vagas: não informado
Prefeitura de Teresina
Previsão que todos os editais sejam publicados no primeiro semestre de 2016
Vagas: assistente administrativo nos seguintes órgãos:
Secretaria Municipal de Finanças e Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação: 35 vagas
Procuradoria Geral do Município: 22 vagas
Secretaria Municipal de Meio Ambiente: 5 vagas
Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina: 13 vagas
Empresa de Processamento de Dados de Teresina (Prodater): 16 vagas
Governo do Piauí
Órgãos:
Secretaria de Justiça do Piauí
– Vagas: 150 vagas para agentes penitenciários
– Situação: edital previsto para ser divulgado em janeiro de 2016
Demais secretarias
Apenas vão convocar os aprovados nos últimos concursos.

Rio Grande do Sul
Governo do estado: não há previsão de concursos para 2016.
Prefeitura da capital: não há previsão de concursos para 2016.
Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul:
– 15 vagas e formação de cadastro de reserva, sendo 3 para médico psiquiatra (R$ 10.240), 3 para psicólogo (R$ 10.240), 4 para pedagogo judiciário (R$ 5.900), 2 para médico judiciário nas especialidades de clínica médica (R$ 10.240), ortopedia (R$ 10.240) e psiquiatria (R$ 10.240), 2 para assessor judiciário (R$ 8.900) e 1 para contador (R$ 10.240)
Organizadora: Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS).

Rio de Janeiro
Governo do estado: não informou
Prefeitura da capital: não há previsão de concursos para 2016.
Imprensa Oficial do Rio de Janeiro
Vagas em todos os níveis de escolaridade
Organizadora: Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Fundação Ceperj)
Ainda não há informações sobre o edital.

Rondônia
Governo do estado:
– 1.294 vagas para a Secretaria Estdual de Educação (Seduc)
– 1.355 vagas para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau)
– 84 vagas para a Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas)
– 12 vagas para a Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE)
Processo de licitação para a escolha da organizadora ainda será iniciado.
Prefeitura da capital: órgão analisa os pedidos das secretaria e processo está em fase de definição de cargos e número de vagas.

Roraima
Governo do estado:
– Secretaria Estadual de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) terá concurso para cerca de 180 vagas. Edital deve sair ainda no primeiro semestre de 2016.
– Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed): número de vagas estão sendo definidas.
Prefeitura da capital: não há previsão de concursos para 2016.

Santa Catarina
Governo do estado: não há previsão de concursos para 2016.
Prefeitura da capital: concurso previsto para a primeira quinzena de janeiro. Ainda não há número de vagas, mas haverá oportunidades médico, contador, administrador e fiscal de obra.
Organizadora: Instituto Mais.
Polícia Militar de Santa Catarina:
– 415 vagas para agentes temporários
Salário: R$ 1.017
Inscrições: a partir de 4 de janeiro
Edital já foi publicado.
Tribunal de Contas de Santa Catarina:
– 50 vagas para auditor fiscal de controle externo
Salário: R$ 11.607,42
Inscrições: a partir de 5 de janeiro
Organizadora: Cebraspe
Edital já foi publicado.

São Paulo
Governo do estado: concursos serão analisados caso a caso por causa da crise economia e da incerteza sobre o crescimento do país. Não há previsão de concursos para 2016.
Prefeitura da capital:
– 2.472 vagas para professor de ensino fundamental II e médio
Ainda não há informações sobre a publicação do edital.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo:
– 103 vagas em cargos de níveis médio/técnico e superior.
Cronograma da seleção será divulgado em janeiro de 2016.
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
– 214 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade
Salários: R$ 1.739,04 a R$ 3.666,54
Inscrições: a partir de 4 de janeiro
Organizadora: Vunesp
Edital já foi publicado.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sergipe
Governo do estado: não há previsão de concursos para 2016.
Prefeitura da capital: não há previsão de concursos para 2016.

Tocantins
Governo do estado: não há previsão de concursos para 2016.
Prefeitura da capital: não há previsão de concursos para 2016.
Tribunal de Justiça do Tocantins: previsão de concurso para cargos que ainda serão definidos. Número de vagas e organizadora também não foram definidos.

Mortos e moradores de casas de luxo recebem Bolsa Família em Cuiabá


Foram identificados 22 mortos e prefeitura excluiu 4,2 mil famílias.
Prefeitura vai encaminhar nomes das famílias para a Polícia Federal.

Do G1 MT
Algumas famílias beneficiadas moravam em casas de luxo e alto padrão, segundo a Prefeitura de Cuiabá (Foto: Michel Alvim/Prefeitura de Cuiabá)Algumas famílias beneficiadas moravam em casas de luxo e alto padrão, segundo a Prefeitura de Cuiabá (Foto: Michel Alvim/Prefeitura de Cuiabá)
 
 
Vinte e duas pessoas que 'participavam' do programa Bolsa Família, em Cuiabá, foram identificadas em uma vistoria da Prefeitura de Cuiabá, entre os meses de junho e dezembro de 2015. Esse grupo faz parte de 4.212 famílias que estavam recebendo indevidamente o benefício, segundo anunciou nesta terça-feira (2) a prefeitura. Atualmente, o valor médio do benefício é de R$ 122,67.
De acordo com a prefeitura, as 4,2 mil famílias tiveram o benefício bloqueado depois que a fraude foi constatada. Essas pessoas estavam foram dos critérios exigidos para participar do programa. Em seis meses, a prefeitura visitou mais de 7 mil famílias (o que representa 34%), das 23 mil que estão cadastradas no programa. A intenção era atualizar e confirmar as informações do cadastro das famílias.


Podem ser beneficiadas nesse programa somente famílias pobres que possuam renda mensal entre R$ 77 até R$ 154 por pessoa; com mulheres grávidas, crianças ou adolescentes entre zero a 17 anos.


Segundo a prefeitura, foram encontradas várias famílias com renda superior ao que é estabelecido no programa, além de pessoas que mudaram de endereço e não atualizaram informações, sem contar as pessoas que morreram. Algumas casas visitadas, em bairros periféricos como Pedra 90, Distrito da Guia, Cinturão Verde, estavam em um padrão considerado como de luxo pela prefeitura.
Algumas famílias beneficiadas moravam em casas de luxo e alto padrão, segundo a Prefeitura de Cuiabá (Foto: Michel Alvim/Prefeitura de Cuiabá)Algumas famílias beneficiadas moravam em casas de luxo e alto padrão, segundo a Prefeitura de Cuiabá (Foto: Michel Alvim/Prefeitura de Cuiabá)
 
As famílias que tiverem o benefício bloqueado terão os nomes encaminhados à Polícia Federal para que sejam responsabilizados e respondam criminalmente por tentativa de fraude do benefício.

A prefeitura explicou que as irregularidades foram possíveis pelo fato da inscrição do programa ser feita de forma autodeclaratória. Isso permite que o beneficiário sonegue a informação. Atualmente o município faz a inscrição da família, enquanto que o Governo Federal faz o cruzamento dos dados para confirmar as informações e conceder o benefício.

Com o bloqueio do benefício, foi possível fazer a inclusão de outras 2.545 famílias, que aguardavam na fila para participar do programa. Sendo assim, 1.667 benefícios efetivamente deixarão de ser pagos. A prefeitura calcula que vai economizar R$ 2,4 milhões de recursos.

A prefeitura diz que vai continuar as visitas nas famílias do programa para tentar identificar outras irregularidades.