terça-feira, 15 de março de 2016

Movimento Diálogos da ARIE Granja do Ipê.



Imagem inline 1
MOVIMENTO DIÁLOGOS
DA ARIE GRANJA DO IPÊ

Caros Senhores,

Em comemoração ao Mês das Águas, temos a grata alegria de convidá-los para um
encontro especial do Movimento Diálogos do Ipê.

"Abraço às águas da Arie do Ipê"

Organizado pelo Movimento Diálogos - UNIPAZ – Comunidade CAUB I
Data: 20 de março - Domingo
Horário - 09:00 hs Chegada

Local - Nascente do Córrego Capão Preto - Mesa JK - onde realizaremos o "Abraço" com a
presença da comunidade e de autoridades

            Ás 09:30 – Solenidade de assinatura pelo Governador Rodrigo Rollemberg do Decreto de criação do CONSELHO GESTOR da ARIE GRANJA do IPÊ.

Às 11:00 - Deslocamento para o CAUB - Associação dos Produtores Agrovila I onde
haverá um Lanche festivo com Música e a Inauguração da Biblioteca Comunitária "Vovô
Fittipaldi"

Às 11:30 - Roda de Conversa com a comunidade com os temas: Bordando o
"Labirinto das Águas" e "Cultivando Água Boa"

Esperamos sua presença para compartilharmos esses momentos de amor e reverência às
águas.

Crueldade animal! Policiais extremamente cruéis!!!Deveriam ser denunciados!!

https://www.youtube.com/watch?v=4v82zx8ZyVU

Resultado de imagen para policial matando vaca


https://www.youtube.com/watch?v=8Tksai8LWRk 

 Resultado de imagen para policial matando vaca

O policial depois teria alegado que o animal estava ferido e colocava os pedestres em risco.

Pelo vídeo pode-se perfeitamente ver que o animal não estava ferido e não colocava ninguém em risco, 

Um poema....Simples assim...

Resultado de imagen para janela sobre o mar

O mundo é grande

 

O mundo é grande e cabe
nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe
na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe
no breve espaço de beijar. 

Carlos Drummond de Andrade

Sessão Solene do Aniversário do Park Way.




Foi realizada no dia 07 de março Sessão Solene em comemoração ao 55º aniversário do nosso querido Park Way- O único bairro realmente ecológico do DF.

A cerimônia foi organizada no Country Club, o clube mais bonito do DF e contou com presença dos moradores e de suas respectivas famílias.

O organizador do evento foi o Deputado Roosevelt Vilela que, como foi Administrador Regional dessa RA, conhece profundamente as necessidades do bairro. 

Na ocasião, foram homenageados os moradores que melhor se empenharam em preservar e proteger o Park Way.  













































Velho Chico e seus infortúnios ambientais ganham voz no horário nobre

ECO

Por Sabrina Barbosa

As filmagens de "O Velho Chico não terão dificuldades em retratar a majestade deste rio. Fotos: Caiuá Franco/TV Globo
As filmagens de "O Velho Chico não terão dificuldades em retratar a majestade deste rio. 
Fotos: Caiuá Franco/TV Globo


A última grande obra na qual o Rio São Francisco foi uma espécie de cenário-personagem foi em “Grande Sertão Veredas”, do escritor mineiro João Guimarães Rosa. No livro, há um misto de amor, paixão e devoção pelo rio. O mítico e o geográfico se entrelaçam e o rio São Francisco é tratado como personagem que alicerça o enredo.


Sessenta anos depois das inquietações de Riobaldo e do seu amor por Diadorim, a Rede Globo de Televisão estreia no seu horário nobre das 21h, a novela “Velho Chico”. O “São Francisco” será, pela primeira vez, cenário de uma novela, e nos 9 meses em que estiver no ar, espera-se que haja um efeito positivo e um aumento do interesse da sociedade pela região.


“O Velho Chico” é uma história de amor, uma saga familiar que atravessa gerações. A novela é sobre o romance entre herdeiros de famílias rivais, que se entrelaça à trajetória de disputas por terras ao longo do rio São Francisco. A primeira parte da história se desenrola na década de 60, na fictícia Grotas do São Francisco, no nordeste brasileiro.


O coronel Jacinto, interpretado por Tarcísio Meira, dono de quase todo o local, comanda a política, assim como a economia. Porém, como a sua ambição é infinita, ele quer tomar as terras do capitão Rosa, interpretado por Rodrigo Lombardi. Dono da fazenda Piatã, o capitão não cede à pressão do "todo-poderoso", e a briga dos dois atravessa gerações, permanecendo até os dias atuais. Com o falecimento do coronel Jacinto, o seu filho, Afrânio (Rodrigo Santoro) assume o lugar do pai, dando continuidade à rivalidade entre as famílias.

Velho Chico
Chico Diaz que interpreta um sofrido retirante.


Velho Chico
Gravações e locações da novela.



"As expectativas são grandes, pois a última novela que destacou um bioma no seu enredo foi “Pantanal”, um marco na teledramaturgia brasileira e apresentou para o Brasil o bioma pantaneiro com belíssimas imagens"
O personagem Afrânio (Rodrigo Santoro/Antônio Fagundes) tem dois filhos: Maria Tereza (Isabella Aguiar/Júlia Dalavia/Camila Pitanga) e Martin (Davi Caetano/Lee Taylor). Já moça, Maria Tereza acaba se apaixonando por Santo (Rogerinho Costa/Renato Góes/Domingos Montagner), filho dos retirantes Belmiro (Chico Diaz) e Piedade (Cyria Coentro), acolhidos pelo capitão Rosa como parte da família.
Essa parte da teledramaturgia parece ser a mais interessante, pois Afrânio, já envelhecido, vira o maior apoiador da transposição do rio São Francisco, entrando em conflito, até mesmo com os seus dois filhos contrários às suas ideias.


A novela será voltada para a porção do médio e do baixo rio São Francisco, uma área que abrange parte do Cerrado e da Caatinga brasileira. A primeira fase está sendo gravada nos seguintes locais: Alagoas, em Olho d’água do Casado, Piranhas e Povoado Caboclo. A locação do Rio Grande do Norte é em Baraúna e na Bahia, em Raso da Catarina, São Francisco do Conde e Cachoeira.
As expectativas são grandes, uma vez que a última novela que destacou um bioma no seu enredo foi “Pantanal” (1990), da extinta Rede Manchete, um marco na teledramaturgia brasileira e apresentou para o Brasil o bioma pantaneiro com belíssimas imagens.


Para realizar uma obra cujo cenário é um rio grandioso que atravessa 5 estados do Brasil, a emissora selou uma parceria inédita com a organização ambiental Conservação Internacional (CI-Brasil), que fará a colaboração técnica de conteúdo para a novela. "Por séculos foi graças ao rio São Francisco que a vida humana pôde prosperar às suas margens.



Mas as atividades humanas ganharam escalas e proporções que nem o próprio velho Chico tem sido capaz de suportar. A novela 'Velho Chico' vai transmitir mensagens que podem despertar a sociedade brasileira para a busca de um planeta mais saudável e capaz de nos prover os recursos que precisamos para viver. Está em nossas próprias mãos", diz Rodrigo Medeiros, vice-presidente da CI-Brasil.


Rios morrem de sede
Desde o império se planeja desviar a foz do rio São Francisco da Bahia até o Rio Grande do Norte e mitigar o flagelo das secas que periodicamente assolam o sertão nordestino.


A obra, polêmica, começou a sair do papel em 2007, vendida como a salvação de 12 milhões de pessoas atingidas pela seca. Após consumir 6,5 bilhões de reais do orçamento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra ainda não aliviou a seca de ninguém. Ao contrário, o próprio São Francisco foi atingido em cheio por ela, na cabeceira do seu leito.


A nascente do São Francisco, localizada no município de São Roque de Minas, na região da Serra da Canastra, secou por dois meses em 2014. Maltratado ao longo de seu percurso e sofrendo com uma seca extrema na sua parte mais preservada, 2014 foi o ano em que os ambientalistas se perguntaram se o maior rio de ponta a ponta brasileiro poderia morrer de sede.
 

O banho do Pégaso:Denúncia por tortura animal??

Prefeitura do Rio retira 3,6 mil toneladas de lixo das ruas com chuva de sábado


Publicado em março 15, 2016 por




O forte temporal que atingiu o Rio de Janeiro no sábado (12), deixando cinco mortos, ruas e casas alagadas, pessoas ilhadas e a cidade em estágio de crise por 7 horas, das 20h de sábado às 3h da madrugada de domingo (13), provocou um verdadeiro caos no município.


A Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb) informou que foram removidas cerca de 3,6 mil toneladas de resíduos (32% a mais do que ocorre aos domingos) das áreas afetadas pelo temporal na noite de sábado. Foram mobilizados 1.015 garis, 65 caminhões basculantes, compactadores e pipas, abastecidos com água de reuso, além de 12 pás carregadeiras e mini- pás.


De acordo com o Sistema Alerta Rio, a chuva forte de ontem foi provocada por um núcleo que se formou sobre o Maciço da Tijuca e ganhou força rapidamente, intensificado pela passagem de uma frente fria no oceano. A área de instabilidade permaneceu estacionada, favorecendo a concentração da tempestade nas zonas sul e norte do Rio.


Foi o primeiro acionamento desse estágio desde a criação do novo protocolo, implantado em outubro de 2014. O estágio de crise é o terceiro nível em uma escala de três e significa chuva forte a muito forte, podendo causar alagamentos e deslizamentos.

A limpeza das praias do Rio também foi intensificada para retirar o lixo de maré que chegou às areias após a tempestade. Nas praias do Leblon e de Ipanema, na zona sul, foram removidos galhos, garrafas pet, folhagens e lixo.

A empresa está fazendo durante todo o dia desta segunda-feira o repasse na limpeza das ruas, removendo lama, lixo, galhos de árvores e os objetos perdidos que moradores disponibilizarem nas áreas atingidas.

Por Douglas Correa, da Agência Brasil, in EcoDebate, 15/03/2016

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário da revista eletrônica EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta enviar um email para newsletter_ecodebate+subscribe@googlegroups.com . O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.

Alimentos industrializados: Corantes, espessantes, gordura trans e outros produtos podem fazer mal

Publicado em agosto 25, 2010 por
 
Gordura trans, vegetal ou hidrogenada, espessantes, acidulantes, ácido cítrico, ciclamato de sódio, aspartame, conservante antimofo. Você sabe o que está colocando no seu prato quando consome produtos industrializados que contêm esse bando de ingredientes e qual a relação deles com sua saúde? 

A maioria das pessoas, não. Devido à sua praticidade, os industrializados ocupam uma parcela cada vez maior no mercado de alimentos — afinal, o único trabalho que se tem é o de abrir a embalagem e colocá-la, geralmente, no forno de microondas. Definitivamente, os industrializados vieram para ficar, pois representam uma solução confortável para a vida corrida de um mundo cada vez mais globalizado.

Esses alimentos, entretanto, podem ser uma verdadeira armadilha para a saúde, causando alergias, doenças cardiovasculares e até câncer quando consumidos demasiadamente, segundo o nutrólogo Ênio Cardillo Vieira, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e vice-presidente da Academia Mineira de Medicina. Reportagem de Ludmylla Sá, no Correio Braziliense.


“Para tornar esses alimentos mais vistosos, práticos e duráveis, os fabricantes se valem de algumas dezenas de aditivos químicos. Os mais comuns são os corantes, aromatizantes, conservantes, antioxidantes, estabilizantes e acidulantes. São eles os responsáveis por dar sabor, cheiro e aspecto naturais aos alimentos industrializados, além de maior durabilidade. Os embutidos e os enlatados, ou seja, os alimentos cárneos, que dominam a nossa vida, caso dos hambúrgueres, defumados e salsichas, são os grandes vilões”, ataca.


“Eles têm alto índice de nitrito, uma espécie de conservante que pode produzir nitrozanina, substância altamente cancerígena. No Japão, há um índice elevado da doença atribuído ao alto consumo de defumados.”

Outra grande vilã é a gordura vegetal hidrogenada, amplamente conhecida como gordura trans. Ela está presente na maioria dos alimentos, como biscoitos (recheados e waffers) — nos quais também são encontrados conservantes, antimofos e corantes —, salgadinhos empacotados, batatas fritas, tortas e bolos prontos, pães doces, pães de forma, sorvete, achocolatados prontos, margarina, requeijão cremoso, pipoca para microondas, temperos prontos, em tabletes ou em pó. “A diferença da margarina para o plástico, inclusive, é de apenas uma molécula”, acrescenta o nutrólogo.


Colesterol
Adotada pela indústria como alternativa à gordura de origem animal, conhecida como saturada, a gordura trans foi considerada, por um tempo, por ser de origem vegetal, pouco ofensiva à saúde.


Estudos posteriores, porém, descobriram que ela é ainda pior que a saturada, pois aumenta o LDL (colesterol ruim) e baixa o HDL (colesterol bom), causando doenças, sobretudo cardiovasculares, como infarto do miocárdio e derrame cerebral, de acordo com Cardillo. “A gordura de origem animal, por seu lado, não diminuiu os níveis de HDL no organismo”, acrescenta.


A aceleração da vida moderna torna uma tarefa árdua saber o que realmente está sendo ingerido, na avaliação da especialista em nutrição Maria Isabel Correia, professora do Departamento de Cirurgia da UFMG. “Se pudéssemos trocar o bolo vistoso daquela confeitaria famosa pelo que fazemos em casa seria o ideal, porque saberíamos o que realmente estaríamos adicionando e, posteriormente, comendo. Como é difícil, o ponto-chave é saber o que é bom e o que é menos ruim, pois, na correria do dia a dia, vamos comê-lo invariavelmente. A dieta ideal é a mais natural possível, o que é quase impossível na nossa rotina”, pondera.


De qualquer forma, é bom que os hábitos alimentares sejam reavaliados, segundo Ênio Cardillo, e, sobretudo, o estilo de vida. Assim, será possível evitar uma série de malefícios à saúde, principalmente o câncer. “Pesquisas do Instituto Nacional do Câncer mostram que o câncer é uma doença de estilo de vida e 30% dos casos são causados pelos maus hábitos alimentares”, acrescenta Maria Isabel.


Então, é bom abrir o olho e ler, tintim por tintim, os rótulos dos alimentos, segundo Maria Isabel. Eles devem trazer, por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), todas as informações referentes ao conteúdo dos alimentos, como a quantidade de colesterol, de cálcio e de ferro e também se o produto apresenta quantidade igual ou superior a 5% da ingestão diária recomendada (IDR) desses itens.


Inimigo oculto
ALGUNS ADITIVOS E OS EFEITOS COLATERAIS DOS CONSERVANTES
» ANTIOXIDANTES: são compostos que previnem a deterioração dos alimentos por mecanismos oxidativos. A oxidação envolve a adição de um átomo de oxigênio ou a remoção de um átomo de hidrogênio das moléculas que constituem os alimentos. Os mais usados são ácido benzoico, nitratos e nitritos. Podem causar alergia, distúrbios gastrointestinais, dermatite, aumento de mutações genéticas, hipersensibilidade, câncer gástrico e do esôfago.


» CORANTES: podem ser naturais ou sintéticos — esses, geralmente em pó ou em grãos, são tóxicos. Como, porém, a concentração usada é muito pequena, não chega a ser preocupante. Mesmo assim, certos corantes permitidos no Brasil (a exemplo do Allura) foram proibidos em vários países (como o Canadá), porque podem causar reações alérgicas, convulsões e câncer.


» ESPESSANTES OU ESTABILIZANTES: a principal função é aumentar a viscosidade do produto final, bem como estabilizar emulsões. A formação e a estabilização de espuma em vários produtos também são efeitos desses aditivos. Podem provocar irritação da mucosa intestinal e ação laxante.


» UMECTANTES: responsáveis por manter o alimento úmido e macio. No coco ralado, por exemplo, é adicionada glicerina. Nos marshmallows, adiciona-se monoestearato glicérico. Podem causar distúrbios gastrointestinais e da circulação pulmonar.


» ACIDULANTES (ÁCIDO ACÉTICO): aumentam a acidez, ou simplesmente dão ou intensificam o sabor ácido. Pode ajudar na conservação, por atenuar o aparecimento de certos microorganismos ao aumentar o Ph do meio. Aumentam ainda a eficácia de conservantes. Quando usados demasiadamente, podem provocar cirrose hepática, descalcificação dos dentes e dos ossos.
» FLAVORIZANTES: são responsáveis por dar ao produto industrializado sabor característico ao in natura. Podem causar câncer e alergias.

» GORDURA TRANS: é a gordura vegetal transformada em gordura sólida. Também conhecida como óleo hidrogenado, é usada para dar crocância e consistência aos produtos industrializados. Causa obesidade, câncer de mama e doenças cardivasculares, em decorrência do aumento do colesterol ruim e da diminuição do colesterol bom.

» AGENTES ADOÇANTES: estão presentes em produtos destinados a consumidores que precisam de restrição calórica, portadores de diabetes ou pessoas que têm problemas ao ingerir certos açúcares. Os mais usados na indústria são o aspartame e os elaborados a partir de ciclamato de sódio e sacarina sódica, que podem provocar câncer, o que ocorreu com estudos em ratos. Por isso, embora vendidos livremente no Brasil, foram proibidos nos EUA, ainda que sem testes em seres humanos.
EcoDebate, 25/08/2010

[ O conteúdo do EcoDebate é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, ao Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

Inclusão na lista de distribuição do Boletim Diário do Portal EcoDebate
Caso queira ser incluído(a) na lista de distribuição de nosso boletim diário, basta clicar no LINK e preencher o formulário de inscrição. O seu e-mail será incluído e você receberá uma mensagem solicitando que confirme a inscrição.

O EcoDebate não pratica SPAM e a exigência de confirmação do e-mail de origem visa evitar que seu e-mail seja incluído indevidamente por terceiros.