sábado, 7 de maio de 2016

MMA.Contratação de pesquisadores para 11 Vagas Consultorias Individuais - Juventude e Meio Ambiente.


Subsídios para a implementação do Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente


Projeto do Ministério do Meio Ambiente - MMA, em cooperação com o Fundo de Populações e Desenvolvimento das Nações Unidas (UNFPA), tem como objetivo subsidiar a implementação do Plano Nacional de Juventude e Meio Ambiente por meio da elaboração de um estudo sobre a relação entre as diversas agendas ambientais e a população jovem.


Ao final o estudo será publicado e será um importante subsídio para os gestores estaduais e municipais de juventude, bem como para toda a sociedade.

Para contribuir com o estudo, confira os editais que estão abertos para a contratação de pesquisadores para 11 Vagas Consultorias Individuais - Juventude e Meio Ambiente. 


Data de encerramento: 9 de Maio de 2016 || Formulário P11

A candidatura deve ser feita através do site do UNFPA com o preenchimento obrigatório do formulário correspondente a vaga no qual o candidato está aplicando.

1) Mudança Climática: Descrição da Vaga | Formulário de Aplicação

2) Gestão de Resíduos Sólidos: Descrição da Vaga | Formulário de Aplicação

3) Gestão de Recursos Hídricos: Descrição da Vaga | Formulário de Aplicação

4) Produção e Consumo Sustentável: Descrição da Vaga | Formulário de Aplicação

5) Educação Ambiental para a Justiça Ambiental: Descrição da Vaga | Formulário de Aplicação

6) Biodiversidade: Descrição da Vaga | Formulário de Aplicação

7) Regularização Ambiental: Descrição da Vaga | Formulário de Aplicação

8) Conservação Ambiental com Inclusão Social: Descrição da Vaga | Formulário de Aplicação

9) Patrimônio Genético: Descrição da Vaga | Formulário de Aplicação

10) Gestão Territorial: Descrição da Vaga | Formulário de Aplicação

11) Uso adequado de produtos químicos e substâncias perigosas: Descrição da Vaga | Formulário de Aplicação

Curso de Agricultura Orgânica


Feliz dia das mães!!!

Você acha essa cena normal?

Casal é detido após tentar vender saguis pela internet, diz polícia


Os saguis-de-tufo-branco foram resgatados em Itaquaquecetuba. Voluntária de ONG se passou por compradora dos animais.
Por Gladys Peixoto
SP Itaquaquecetuba saguiokSaguis eram vendidos ilegalmente em rede social (Foto: Lisandro Frederico/ ONG PAS)
O Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico Tietê recebe nesta sexta-feira (6) dois saguis-de-tufo-branco resgatados em Itaquaquecetuba. Eles estavam sendo vendidos ilegalmente por meio de anúncios em um grupo no Facebook, segundo a polícia. Os animais foram apreendidos em uma operação da Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente de Mogi das Cruzes na quinta-feira (5).


O presidente da ONG Projeto Adote Suzano (PAS), Lisandro Frederico, contou que uma voluntária da ONG fez o contato com o casal de Itaquaquecetuba que anunciava os animais na rede social. “Ela acertou a compra dos saguis por R$ 450, dando um nome fictício e usando um celular frio. Na hora de buscar os animais, acionamos os policiais da Delegacia de Crimes contra o Meio Ambiente. Eles encontraram com o casal, apreenderam os animais e levaram os infratores para a delegacia em Mogi”, explicou Frederico.


De acordo com as informações da delegacia, o casal foi enquadrado no artigo 29 da Lei Ambiental 9605/98 por matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória sem a devida permissão. A pena para esse tipo de crime varia de seis meses a 1 ano e multa.


Na delegacia, o casal prestou depoimento, assinou um termo circunstanciado e aguardará o processo em liberdade.



Risco para fauna
O veterinário Jefferson Renan de Araújo Leite alerta que além do risco dos animais que são comercializados ilegalmente, muitas vezes em condições péssimas, a fauna local também sofre com esse tipo de ação.


O veterinário destacou que muita gente que compra animais silvestres acaba soltando-os em áreas de mata tempos depois. “Na Serra do Itapety, por exemplo, temos o sagui-da-serra-escuro que está em risco de extinção. E caminhando pela serra já observei outras espécies de sagui, como essa apreendida na quinta-feira. Esse sagui-de-tufo-branco é originário do Nordeste, o mais perto da gente é a Bahia.

E ao se misturaram na nossa fauna com os nossos saguis tiram deles o pouco território que resta. Outra consequência é que o cruzamento das duas espécies pode dar origem a uma espécie híbrida, acelerando assim a extinção do sagui-da-serra-escuro”, explicou o veterinário.
SP Itaquaquecetuba sagui2okSaguis foram encaminhados para Parque Ecológico (Foto: Lisandro Frederico/ ONG PAS)
Fonte: G1

Cachorro é levado para o hospital após receber mordida de homem

Tutora do cão se envolveu em uma confusão com o aniversariante e o ameaçou com uma faca.


Um cachorro foi levado para o Centro de Cuidados de Animais de Montgomery, no Tennessee, Estados Unidos, após ser mordido por um homem. Segundo informações do periódico Clarksville Now, tudo ocorreu durante uma festa. A tutora do cão se envolveu em uma confusão com o aniversariante e o ameaçou com uma faca.


O homem pediu então que ela saísse da casa dele. Como ela recusou, ele pegou uma arma e a conduziu até o lado de fora da residência. No entanto, o cão, da raça pitbull, tentou defender a dona e mordeu o dono da festa. Por sua vez, ele mordeu o cachorro na cabeça.


Segundo informações da polícia, eles perderam sangue, mas não tiveram ferimentos graves. O cachorro — e o homem — foram levados para o devidos hospitais. O cão deve ficar internado por mais dez dias.


Fonte: Diário de Pernambuco

Ela não achava que ele fosse se lembrar dela após 18 anos... até estender sua mão

https://youtu.be/8aIMPtSxfpk

TESTES chimpanzes reencontro mulher
Quando Linda Koebner tinha 23 anos, vivenciou um momento incrível em sua vida de estudante. Naquela época, infelizmente, as leis de proteção animal eram menos rígidas que hoje.

Ela fazia parte de um grupo que lutava pela causa animal e invadia lugares para salvá-los das mãos de malfeitores. Em uma dessas lutas, Linda invadiu um laboratório e abriu a jaula de chimpanzés, permitindo que eles vissem a luz lá fora pela primeira vez em seis anos.
Todos os animais soltos estavam assustados.

Haviam passado anos de suas vidas presos em caixas de metal. Foi Linda quem os ensinou como viver em liberdade e ensiná-los a sobreviver na vida selvagem. Ela foi como uma mãe para todos aqueles macacos, especialmente para dois deles: Doll e Swing.

Depois de anos vivendo com os chimpanzés, Linda sabia que tinha chegado a hora de soltá-los na natureza. Há anos, Linda deu adeus aos seus macacos preferidos. Até que, 18 anos depois, ela voltaria a ficar cara a cara com eles.

O reencontro é emocionante. Prepare os lencinhos. Assista:

Fonte: The Best of Web

 

Ministério Público denuncia Samarco e 14 funcionários da mineradora por crime ambiental


Publicado em maio 6, 2016 por



Barragem da mineradora Samarco se rompeu em Mariana e inundou a região
Barragem da mineradora Samarco se rompeu em Mariana e inundou a região. Foto: Corpo de Bombeiros/MG – Divulgação
 
O Ministério Público de Minas Gerais anunciou ontem (5) que ofereceu denúncia contra a Samarco e 14 funcionários da mineradora. Eles são acusados de se associarem para cometer crimes ambientais em benefício da empresa.

O anúncio ocorre no dia em que se completam seis meses da tragédia em Mariana (MG), quando o rompimento de uma barragem da Samarco devastou distritos e municípios, destruiu vegetação nativa e poluiu a bacia do Rio Doce, além de causar 19 mortes. O caso é considerado o maior desastre ambiental do Brasil.

Segundo os promotores, após a tragédia, a Samarco deixou de atender às determinações e aos pedidos dos órgãos ambientais. Além disso, não teriam sido tomadas medidas adequadas em relação às consequências do rompimento da barragem.

Nos dias 16 e 17 de janeiro, quando houve rompimento de um dique, a empresa teria deixado de executar procedimentos de emergência e de acionar os alertas necessários. Nesses dias, de acordo com a denúncia, não foi feito nenhum comunicado aos órgãos competentes e imagens das câmeras de segurança da empresa foram escondidas.

A Samarco é acusada de causar poluição que pode afetar a saúde humana ou provocar morte da fauna e flora, deixar de cumprir obrigação de interesse ambiental e dificultar a fiscalização.

A denúncia apresentada em 10 de março é assinada pelos promotores Antônio Carlos de Oliveira, Carlos Eduardo Ferreira Pinto e Marcos Paulo de Souza Miranda; Mauro da Fonseca Ellovitch, Marcelo Azevedo Maffra e Francisco Chaves Generoso; Daniel Oliveira Ornelas e Felipe Faria de Oliveira.

Medidas cautelares
Em sua denúncia, o Ministério Público pediu à Justiça a adoção de algumas medidas cautelares em relação aos acusados, entre elas a suspensão do exercício de atividade de natureza econômica e o impedimento de acesso ou frequência a unidades da Samarco. Eles precisariam também comparecer em juízo periodicamente.

Os promotores querem que os denunciados sejam proibidos de se ausentar do país e de manter contato entre eles ou com outros funcionários da mineradora. As medidas seriam justificadas para garantir que não haverá prejuízos ao processo, evitando omissões e ocultamentos ilícitos e a prática de novos crimes ambientais.

Os acusados
Entre os 14 denunciados, está Ricardo Vescovi, então diretor-presidente da Samarco. Os demais funcionários ocupavam função de destaque da empresa, tais como diretorias, gerências e coordenações.

São eles: Kléber Luiz Terra, Maury Souza Júnior e Rubens Bechara Júnior; Márcio Perdigão Mendes, Wagner Milagres Alves e Germano Silva Lopes; Daviely Rodrigues da Silva, Álvaro José Pereira e João Soares Filho; Euzimar da Rocha Rosado e Edmilson de Freitas Campos, além de Reuber Neves Koury e Wanderson Silvério Silva.

Seis destes funcionários são alvos de pedidos de prisão feitos pela Polícia Civil de Minas Gerais, entre eles Ricardo Vescovi. Os desdobramentos deste inquérito da Polícia Civil, no entanto, está suspenso por falta de decisão sobre um conflito de competência.

O Superior Tribunal de Justiça julgará se ações penais, que estariam sendo direcionados para a Justiça Estadual, deveriam ser remetidas para a Justiça Federal, que é responsável pelo julgamento de crimes ambientais e concentra diversos processos sobre a tragédia de Mariana.

Em nota, a Samarco informou que não foi notificada sobre a denúncia. A mineradora informou que cumpre com todas as suas obrigações e que adota todas as medidas de prevenção e precaução em relação às estruturas remanescentes. “A empresa ressalta ainda que conta com procedimentos para comunicação imediata de qualquer evento para as autoridades”, diz o texto.

Por Léo Rodrigues, da Agência Brasil, in EcoDebate, 06/05/2016

[CC BY-NC-SA 3.0][ O conteúdo da EcoDebate pode ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito ao autor, à Ecodebate e, se for o caso, à fonte primária da informação ]

San Andreas: O perigo real de uma das falhas geológicas mais temidas do mundo

BBC 06/05/2016 16h32


Cientistas advertem que a seção sul da falha está 'carregada e pronta' para provocar um grande terremoto.

Da BBC Mundo
A falha de San Andreas se estende do norte a sul da Califórnia ao longo de 1.300 quilômetros (Foto: BBC/SPL)A falha de San Andreas se estende do norte a sul da Califórnia ao longo de 1.300 quilômetros (Foto: BBC/SPL)
A terra treme os e arranha-céus do distrito financeiro de Los Angeles desmoronam, prendendo milhares sob os escombros.


Um tsunami de proporções bíblicas adentra a baía de San Francisco, engolindo, por sua vez, a famosa ponte Golden Gate, antes de arrasar a cidade californiana.

Esses são dois dos cenários terríveis que mostram o filme catástrofe"Terremoto - A Falha de San Andreas" (2015).

Seu roteiro gira em torno das consequências devastadoras de um terremoto na falha que dá nome ao filme e traz caos e destruição à costa oeste americana.

A premissa é projetada para agradar os amantes do cinema de desastre, mas, quando se trata de terremotos, a linha que separa realidade e ficção é muito tênue.

Na quarta-feira (4), em declarações citadas no jornal "Los Angeles Times", cientistas advertiram na Conferência Nacional sobre Terremotos, realizada na cidade californiana de Long Beach, que a seção sul da falha de San Andreas está "carregada e pronta" para provocar um grande terremoto.

O trecho sul
A falha de San Andreas, que atravessa a Califórnia de norte a sul ao longo de 1,3 mil quilômetros e delimita a parte norte-americana da placa do Pacífico, é uma das mais estudadas no mundo, uma vez que está quase inteiramente na superfície da terra.
Ela foi a causa do devastador terremoto de magnitude 7,8 que destruiu grande parte de São Francisco em 1906, matando mais de 3 mil pessoas.

Embora a premissa extrema de "Terremoto" seja mais ficção científica do que cenário real, o fato é que o blockbuster foi um lembrete de que, mais cedo ou mais tarde, a falha voltará a afetar as mais de 38 milhões de pessoas que vivem em suas imediações precisam estar preparadas.

O que mais preocupa os cientistas é a seção sul da falha, que não produz um terremoto há cerca de 300 anos, embora os registros geológicos indiquem que ela causaria um grande terremoto a cada 150 anos.

Estimativas mais conservadoras apontam que, se houvesse um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter nessa seção - o que teria um impacto direto em Los Angeles, a segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos -, cerca de 2 mil pessoas morreriam e haveria mais de 50 mil feridos Os danos materiais superariam os US$ 200 bilhões.

"A informação com que nós, cientistas, trabalhamos indica que o extremo sul da falha de San Andreas é onde é mais provável que se produza um grande terremoto nos próximos 30 anos", disse Jennifer Andrews, sismólogo o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), à BBC Mundo.

De acordo com Andrews, "a parte do meio da falha quebrou cerca de 160 anos atrás e a parte norte, em 1906, provocando os tremores de terra em São Francisco".
"A parte sul da falha não se rompeu em três séculos e sabemos que durante este tempo a tensão tem se acumulado."

Grande impacto
A especialista observa que "no passado, os terremotos na Califórnia tiveram impacto limitado, porque a densidade da população desse território era muito baixa."
"Hoje as coisas seriam muito diferentes porque em áreas como no sul da Califórnia vivem milhões de pessoas."

"O impacto de grandes terremotos seria importante. Ele iria destruir muitos prédios e causaria a perda de serviços básicos como água, eletricidade ou transporte."

"Nas últimas décadas, tem-se trabalhado para fazer uma cidade como Los Angeles mais segura para enfrentar um grande terremoto, mas há muitos edifícios que foram construídos antes da década de 70, quando os novos regulamentos sísmicos foram introduzidos."

Andrews também assinala que no sul da Califórnia há mais de 300 falhas e há temores de que um grande terremoto na de San Andreas faça com que as outras se quebrem também, causando danos ainda maiores.

Ela acredita que filmes como "Terremoto" servem para lembrar os moradores da costa oeste dos Estados Unidos que se trata de uma área de alta atividade sísmica "e, por isso, eles devem estar preparados para a inevitabilidade de um terremoto."

Os últimos grandes sismos que abalaram a Califórnia foram o de Northridge (magnitude 6,7) em 1994, que deixou 57 mortos na área de Los Angeles, e o de Loma Prieta (magnitude 6,9), que tirou a vida de 67 pessoas em San Francisco, em 1989.

Esse último fez com que no norte da Califórnia fossem introduzidas novas regulamentações, obrigando o reforço de estruturas construídas com concreto armado, muitas das quais abrigavam escolas e hospitais.

Mas foi só no final de 2014 que a prefeitura de Los Angeles propôs um regulamento semelhante, o que implicaria um investimento de centenas de milhões de dólares para adequar sua infraestrutura.

Sistema de alerta
Para os especialistas, agora é essencial que as autoridades levem a sério o desenvolvimento de um sistema antecipado de alerta de terremotos.

O sistema, que há anos já foi instalado com sucesso em países como Japão e México - e que na Califórnia tem como desafio a ausência de verbas -, consiste em uma rede de sensores que detectam o início de um terremoto com até 40 segundos antecedência, o que ajudaria a alertar as autoridades e a população.

"Infelizmente neste país muitas vezes a vontade de melhorar as coisas só vem depois de um desastre", disse à BBC Peggy Hellweg, chefe de operações do Laboratório Sismológico Berkeley, no norte da Califórnia.

"Um sistema de alerta precoce seria muito útil. Ele seria capaz de parar trens para evitar descarrilamento e o tráfego de carros nas pontes. Poderia alertar os hospitais. Também avisaria as pessoas para que pudessem se proteger, ficando sob uma mesa ou, se houvesse tempo suficiente, saísse dos edifícios", disse o especialista.

De acordo com Hellweg, os sismólogos na Califórnia realizam suas pesquisas com poucos recursos e, para que pudessem fazer bem o seu trabalho, "teriam que investir muito mais dinheiro".

"Nossos sistemas de alerta de terremoto deveriam ser melhores. Não temos sensores em todos os lugares onde eles são necessários. Não temos uma infraestrutura robusta."
Hellweg acredita que há partes do sistema de prevenção de terremotos que estão funcionando moderadamente na Califórnia, mas outras nem tanto.

"Os serviços de emergência - pessoas que respondem aos desastres naturais, como os bombeiros ou a polícia - estão relativamente bem preparados. Aqueles que não estão preparados são os cidadãos e as empresas", disse o especialista, que atribui isso ao fato de que há tempos não ocorre um grande terremoto na Califórnia - "o que tornou as pessoas complacentes".

Depois do assassinato do lindo leão Cecil, o urso mais famoso e fotografado do Yellowstone Park é morto a tiros

 06/05/2016 18h49

Scarface tinha 25 anos e nunca atacou ninguém, segundo funcionários.


Caça de urso-cinzento é proibida nos EUA e caso está sendo investigado.

Do G1, em São Paulo
Scarface, o urso mais conhecido do Yellowstone National Park, em foto de outubro de 2005 (Foto: Ray Paunovich via AP, File)Scarface, o urso mais conhecido do Yellowstone National Park, em foto de outubro de 2005 (Foto: Ray Paunovich via AP, File)
Funcionários do Yellowstone National Park confirmaram esta semana que um urso-cinzento encontrado morto a tiros no fim de novembro do ano passado era Scarface, o mais conhecido e fotografado dos ursos do parque.

Identificado como número 211, ele tinha esse apelido entre os visitantes por suas cicatrizes do lado direito do rosto, provavelmente após alguma briga com outro urso. O animal era considerado calmo e se tornou famoso por se aproximar das pessoas sem oferecer riscos, sendo filmado e fotografado sem se incomodar.

Scarface tinha 25 anos, idade atingida por menos de 5% dos ursos do parque, e funcionários que o monitoravam acreditavam que ele morreria de velhice em breve. Desde que tinha dois anos, em 1992, ele foi capturado, avaliado e libertado 17 vezes.

Segundo um visitante do parque que publicou um vídeo do urso, James Chagares, muitos diziam que ele se aproximava de armadilhas em busca de comida mesmo sabendo que seria preso, porque já estava acostumado a ser libertado logo em seguida.

Matar um urso-cinzento é proibido nos EUA, a não ser em casos de legítima defesa. Mas, por seu temperamento tranquilo e sua frágil condição de saúde – ele pesava atualmente cerca de 150 quilos, em vez dos mais de 270 que chegou a ter – especialistas acham improvável que Scarface tenha tentado atacar alguém.

A morte do urso está sendo investigada pelo Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.

A falta de empatia produz as maiores mazelas do mundo


A empatia é o sentimento que nos liga ao outro. É quando você se ausenta de si e permite que o outro esteja presente em seu íntimo. E assim tenta sentir o que o outro sente, tenta ver o que o outro vê, tenta entender o porquê do outro, quais as suas dores, quais as suas razões mais profundas, quais as suas carências… É quando você procura no outro aquela dor que o faz tão humano quanto você, aquele sonho que talvez possa ser sonhado junto, aquela ânsia, aquela esperança…

Ao sentir o humano que existe no outro, sabendo-nos também humanos, é que damos sentido à palavra “Humanidade”.


Penso que a nossa geração esteja repleta de pessoas empáticas. Há muitos que sabem sentir a dor do mundo e que primam por preencher a nossa atmosfera psíquica com as flores da gentileza e o perfume da gratidão. Estes seres de Luz, embora raro tenham holofotes sobre si, são os verdadeiramente ricos e poderosos, pois são os seus gestos anônimos, as suas preces silenciosas e seus pensamentos de Paz que espalham centelhas de esperança por tota a Terra.


Mas é inegável que muitos ainda não tenham compreendido que as maiores mazelas do mundo se dão pela falta de empatia dos homens. O político não consegue, por exemplo, sentir a dor do velho aposentado rural que necessita amputar com urgência uma perna necrosada e não consegue uma vaga para a realização do procedimento médico no Sistema Único de Saúde. E porque não consegue sentir a dor desse velho, o político extravia a verba destinada a esse atendimento e vai comer as primícias dos restaurantes mais caros do mundo, em Dubai.


O marido não consegue sentir que a sua mulher é um ser que, assim como ele, quer saber-se amado e livre e a aprisiona nas correntes do ciúme, trancafiando o seu ego nos mais sujos e angustiosos porões.


Por não saber “ser o outro”, o homem furta, rouba, violenta… O homem achincalha a fé alheia, o sonho alheio. O homem escraviza o homem. O homem condena povos inteiros, comunidades inteiras à miséria, roubando-lhes as condições necessária para que possam sequer enxergar a própria indignidade.


É a falta da empatia que contamina o mundo da praga do imediatismo, do consumismo, do uso indiscriminado de recursos naturais.


A falta de empatia faz com que desumanizemos o outro e com nisso nos tornemos menos humanos, mais egoístas, mais individualistas, mais competitivos e mais insanos.
E quando vejo este planeta vivenciar tempos tão sombrios, realidades tão infelizes, quando vejo os poderosos exibirem as suas misérias morais como se fossem troféus , eu me recordo da frase tão recomendada por Chico Xavier “Isso também passará”. Nenhuma ignorância poderá perpetuar-se no tempo e no espaço.


A nossa essência Maior (ela, sim!) é eterna. Somos cidadãos de um tempo a adquirir o aprendizado necessário, coletiva e individualmente, para a nossa contínua e perene evolução.


Diante disso, sorrio! Sei que passará a glória dos avacalham com a sorte do pobre, que riem da Verdade, que zombam da Justiça, que torturam o sonho e a esperança de nações inteiras… E, como já dizia Quintana: “eles passarão” e nós (que nos exercitamos na empatia) nós “passarinho”.