Rômulo Mello, durante reunião plenária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), realizada em setembro de 2011. Foto: Elza fiúza/ABr.
Rômulo Mello, durante reunião plenária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), 
realizada em setembro de 2011. Foto: Elza fiúza/ABr.

Desde quinta-feira passada (12), quando o Senado afastou a presidente Dilma do cargo e os ministros foram exonerados, circula o nome de Rômulo Mello como mais provável sucessor de Claudio Maretti no comando do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Rômulo já ocupou a posição. Ele foi o segundo presidente do ICMBio, que já teve 4 presidentes em quase nove anos de existência e comandou o órgão de 2008 a 2012, quando pediu demissão, alegando estafa e problemas de saúde.

Rômulo é um veterano da área ambiental e fez carreira no Ibama desde a sua fundação. Chegou a diretor e, em 2002, presidente do Ibama. Quando o ICMBio foi criado, em 2007, mudou-se para lá e tornou-se o primeiro diretor de Conservação de Biodiversidade. Chegou à presidência do ICMBio em julho de 2008, durante a gestão de Carlos Minc no Ministério do Meio Ambiente, depois do seu nome ser indicado por um comitê, do qual faziam parte Marina Silva e João Paulo Capobianco, que foi o primeiro presidente do órgão ambiental.

Especulações
Fontes no legislativo, nas ONGs e no próprio ICMBio confirmaram a indicação de Mello à presidência do ICMBio. Mas na política só é certo o que é publicado no Diário Oficial da União.

Até ontem, as mesmas fontes confirmavam o nome de Donizetti Aurélio do Carmo na presidência do Ibama, que é funcionário de carreira do órgão e atua como assessor do Partido Verde na Câmara dos Deputados desde 2006.

Mas outro nome surgiu depois que o governo Temer começou a nomear mulheres para cargos importantes no segundo escalão, tentando minimizar o desgaste político causado pela falta de ministras. De acordo com o jornal Estadão, o novo nome para comandar o Ibama é Suely Araújo. Ela é consultora da Câmara especializada em temas ambientais.