Mico-leão-preto. Foto: Daniel Quini
Mico-leão-preto. Foto: Daniel Quini
Em agosto, mês de seu aniversário de 40 anos, a Estação Ecológica dos Caetetus (SP) reencontrou velho amigo: o mico-leão-preto (Leontopithecus chrysopygus). Uma das espécies protegidas pela unidade de conservação (UC), por seis anos não havia qualquer registro de sua presença.


A redescoberta foi feita pelo pesquisador voluntário Roberto Lázara e consolidada no dia 02 de setembro por meio de registros fotográficos de funcionários da Estação Ecológica (veja as fotos). Na ocasião, foram avistados dois indivíduos adultos próximos à sede administrativa.


Considerado um dos primatas mais raros e ameaçados de extinção no mundo, a espécie costuma se organizar em pequenos grupos. “Nesse caso específico, provavelmente tratava-se de um casal. Com esse novo registro, ficou claro que a espécie continua habitando a Unidade de Conservação e essa é uma grande felicidade para nós”, disse o gestor da UC, Nelson Gallo.
Mico-leão-preto. Foto: Denilson Ruffo
Mico-leão-preto. Foto: Denilson Ruffo


A unidade de conservação foi criada pelo Decreto Estadual nº 8.346, de 9 de agosto de 1976 e passou à categoria de Estação Ecológica por meio do Decreto Estadual nº 26.718/87. Os seus 2.178,84 hectares protegem remanescentes de Mata Atlântica de Interior e abrigam diversas espécies da fauna ameaçada de extinção, como o queixada, a anta, a onça-parda e, novamente, o mico-leão-preto.

*Com informações da Fundação Florestal