sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Plano de manejo livra Chapada dos Veadeiros da construção de hidrelétricas


Nas próximas duas semanas, a Secretaria das Cidades e Meio Ambiente de Goiás (Secima) publicará a portaria de aprovação que colocará o plano em vigor que impedirá as obras e apontará normas para preservação do parque

postado em 01/06/2016 07:18
 Antonio Cunha/CB/D.A Press - 12/3/15


O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está livre de uma grave ameaça às características ambientais: a construção de hidrelétricas no local. O Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental (Conapa) de Pouso Alto, região que engloba seis municípios vizinhos ao habitat — entre eles, os destinos turísticos de Alto Paraíso, São João d’Aliança e Cavalcante —, encerrou, na tarde de ontem, todas as etapas do Plano de Manejo da APA da área. Nas próximas duas semanas, a Secretaria das Cidades e Meio Ambiente de Goiás (Secima) publicará a portaria de aprovação que colocará o plano em vigor que impedirá as obras e apontará normas para preservação do parque.


 
Segundo o secretário de Meio Ambiente de Pouso Alto, Júlio Itacaramby, a reunião decidiu os últimos tópicos do plano. “Foram sete encartes. Até setembro, quatro deles tinham sido aprovados. Agora, nós discutimos os pontos de fiscalização, monitoramento e sistemas de gestão da APA”, explicou. O documento é a oficialização do impedimento de construção de 22 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). “Essa questão das hidrelétricas gerou uma grande repercussão e, sem dúvida, a pressão popular ajudou bastante para que fossem proibidas essas construções, mas esse aspecto já estava barrado pela lei”, concluiu.

O projeto das PCHs, orçado em R$ 1 bilhão, foi apresentado à Secretaria de Cidades pela empresa goiana Rialma S/A, há dois anos. Desde então, o assunto é discutido pelo conselho, por moradores, ambientalistas e ruralistas da região. Segundo a empresa, a ideia seria dividir a unidade de uso sustentável em duas: a área do parque nacional, que apenas permitiria atividades de baixo impacto; e o terreno em volta, com normas mais flexíveis. No segundo zoneamento estariam liberadas a pulverização aérea com agrotóxicos, a construção das hidrelétricas e a mineração. Mas, segundo o conselho, essas práticas são barradas por lei.

Leia mais notícias em Cidades

Com a notícia, frequentadores da reserva se uniram para garantir a preservação do meio ambiente. No Distrito Federal, ativistas organizaram um evento no Jardim Botânico, o S.O.S. Chapada dos Veadeiros, com piquenique e palestras sobre os impactos ambientais que a interferência das hidrelétricas causaria na paisagem do local, além de um abaixo-assinado com cerca de 3 mil nomes contra o plano de manejo. Moradores da área, principalmente aqueles que vivem da atividade turística, também recolheram aproximadamente 24 mil assinaturas.

Para saber mais
Em nome da preservação
 
 
A APA do Pouso Alto foi criada em 2001 e tem área de 872km². Caso o projeto de construção das pequenas centrais hidrelétricas fosse aprovado, grande parte dos endereços do parque ficaria submerso. O Encontro das Águas, em Colinas do Sul, ponto de convergência entre os rios Tocantinzinho e São Miguel é um exemplo. As obras também colocariam em risco a vida do pato-mergulhão, uma das espécies de ave aquática mais ameaçadas das Américas, segundo pesquisadores de instituições goianas e brasilienses.

Fornecimento de água interrompido, mas desmatamento continua. Loucura ou cupidez?

23/9/16 7:20
Atualizado em 23/9/16 às 7:33

PALOMA SUERTEGARAY E JADE ABREU, DA AGÊNCIA BRASÍLIA - O longo período de seca no Distrito Federal levou o governo de Brasília a instituir uma nova política de redução de consumo de água para os órgãos da administração pública. As medidas, estabelecidas por meio do Decreto nº 37.644, publicado no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (21), incluem cuidados como verificação de vazamentos e economia com irrigação paisagística, limpeza de ruas, pátios e garagens.


A meta é que o gasto de água seja diminuído em no mínimo 10% a partir de setembro. O levantamento mensal será de responsabilidade da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), que, para controlar o uso do recurso, terá de publicar mensalmente no site o consumo de cada órgão. Já a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão se encarregará de definir normas complementares para o decreto, como a indicação de um servidor que ficará encarregado de administrar e de controlar os gastos de água.

“Além de buscar promover uma economia no consumo efetivo de água nos edifícios públicos sob a responsabilidade do DF, esse decreto pretende ser uma medida de caráter simbólico, para servir de exemplo à sociedade”, disse o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, em coletiva de imprensa nesta tarde, no Palácio do Buriti. Para pedir redução do consumo em órgãos do Executivo federal, o governo local reuniu-se nesta semana com representantes do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. O objetivo, segundo Sampaio, é sensibilizar a população sobre o momento e dar o exemplo em ações efetivas.



De acordo com o decreto publicado nessa quarta-feira (21), está proibida a lavagem de ruas, calçadas e fachadas prediais. Além disso, pátios, garagens e veículos não devem ser lavados com periodicidade inferior a 20 dias. Também para evitar excessos, fica vedada a irrigação de jardins entre as 9 e as 16 horas. A norma determina ainda que sejam usados baldes ou equipamentos que ajudem a economizar água, e torneiras e encanamentos deverão ser vistoriados para garantir que não haja desperdício.



Outras medidas para economizar água
Devido à escassez de chuvas, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa-DF) declarou estado de alerta para a capital do País, por meio de resolução publicada no Diário Oficial do DF na segunda-feira (19). A norma determina, por exemplo, suspender a emissão de autorizações para uso dos recursos hídricos superficiais, ou seja, para fins que não sejam extremamente necessários, e orienta a população a evitar o uso de água tratada para lavar carros e garagens, para irrigação paisagística e para encher piscinas.



Uma outra resolução da Adasa, a de número 13, de agosto de 2016, estabelece volumes de referência para os reservatórios do Descoberto e de Santa Maria. Além disso, define ações que podem ser tomadas durante os estados de atenção e de alerta, como controlar a distribuição de água por tempo e em locais determinados.




Desde 10 de setembro, a Caesb tem feito interrupções temporárias em diferentes pontos do DF, diariamente, com o objetivo de evitar problemas em maiores proporções. A companhia está substituindo as redes dos Lagos Sul e Norte e instalando novas válvulas redutoras de pressão, o que evita vazamentos.

Saiba onde haverá interrupção no fornecimento de água até segunda-feira (26)

Caesb divulga as regiões e os horários em que o abastecimento será descontinuado para evitar a falta do recurso em maior proporção

Em função do longo período de seca no Distrito Federal, dos baixos níveis das captações e do aumento do consumo de água, devido às altas temperaturas, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) interrompe, como medida temporária, o abastecimento de algumas regiões para preservar os níveis de reserva e evitar falta de água em maior proporção. Seguem as regiões afetadas desta sexta (23) até segunda-feira (26):


Sexta-feira (23)


Planaltina
Endereços: Setor Residencial Leste/Vila Buritis
Fechamento: sexta (23), às 16 horas
Previsão de normalização: sábado (24), às 15 horas


São Sebastião
Endereços: Bairro São José, Bairro São Francisco e Morro da Cruz
Fechamento: sexta (23), às 9 horas
Previsão de normalização: sábado (24), às 8 horas
Endereços: Setor Residencial Oeste (Quadras 305, 306 e 307, Morro Azul e Vila do Boa)
Fechamento: sexta (23), às 7 horas
Previsão de normalização: sexta (23), às 19 horas


Sobradinho II
Endereços: condomínios do Setor Habitacional Contagem (Morada dos Nobres, Vivendas Serranas, Recanto dos Nobres, Vivenda da Serra e Vivenda Campestre, Jardim Ipanema, Jardim América, Serra Dourada)
Fechamento: sexta (23), às 15 horas
Previsão de normalização: sábado (24), às 14 horas
Endereços: AR 13, 15, 17 e 19, condomínios do Setor Habitacional Contagem (Vila Verde, Residencial Sobradinho III, Versailles)
Fechamento: sexta (23), às 15 horas
Previsão de normalização: sábado (24), às 14 horas



Sábado (24)
São Sebastião
Endereços: Vila Nova e Bairro Residencial do Bosque
Fechamento: sábado (24), às 9 horas
Previsão de normalização: domingo (25), às 8 horas
Endereços: Bairro Centro, Setor Tradicional, João Cândido
Fechamento: sábado (24), às 10 horas
Previsão de normalização: domingo (25), às 9 horas



Jardim Botânico

Endereços: Setor Habitacional São Bartolomeu, Morada de Deus, Setor Habitacional Jardim Botânico, Jardins do Lago, Mirante das Paineiras, Jardim das Paineiras, Estância Jardim Botânico, Jardim Botânico I a V, Belvedere Green, Cond. Ouro Vermelho I e II
Fechamento: sábado (24), às 11 horas
Previsão de normalização: domingo (25), às 10 horas



Planaltina
Endereços: Jardim Roriz, Setor de Oficinas, Vila Nossa Senhora de Fátima, Setor Residencial Oeste
Fechamento: sábado (24), às 9 horas
Previsão de normalização: domingo (25), às 8 horas
Endereços: Setor Tradicional (Norte, Centro e Sul)
Fechamento: sábado (24), às 17 horas
Previsão de normalização: domingo (25), às 16 horas



Sobradinho

Endereços: Sobradinho I (Quadras 2, 3, 5, 7, 9, 10 e 11)
Fechamento: sábado (24), às 15h30
Previsão de normalização: domingo (25), às 14h30


Domingo (25)



São Sebastião
Endereços: Setor Bela Vista
Fechamento: domingo (25), às 7 horas
Previsão de normalização: domingo (25), às 19 horas
Endereços: Bairro Bom Sucesso (Conjuntos 10, 11 e 12), Setor Residencial Oeste (201, 203 a 206, 301, 303 e 304), Bairro Centro (Ruas 57, 58 e 59)
Fechamento: domingo (25), às 10 horas
Previsão de normalização: segunda (26), às 10 horas



Jardim Botânico
Endereços: Esaf, Solar de Brasília (Quadra 3), Condomínio Jardim Botânico I ao IV, Quintas das Alvoradas, Quintas Interlagos, Quintas do Sol, Jardins do Lago, Bela Vista, San Diego, Mirante das Paineiras e Village Ecológico
Fechamento: domingo (25), às 9 horas
Previsão de normalização: domingo (25), às 21 horas



Sobradinho
Endereços: Sobradinho (Quadras 1, 2, 13, 15, 17, Vila DNOCs)
Fechamento: domingo (25), às 10 horas
Previsão de normalização: segunda (26), às 8 horas
Segunda-feira (26)



São Sebastião
Endereços: Bairro São José, Bairro São Francisco e Morro da Cruz
Fechamento: segunda (26), às 9 horas
Previsão de normalização: terça (27), às 8 horas
Endereços: Setor Residencial Oeste (Quadras 305, 306 e 307, Morro Azul e Vila do Boa)
Fechamento: segunda (26), às 7 horas
Previsão de normalização: segunda (26), às 19 horas



Planaltina
Endereços: Condomínios Mestre D’Armas, Mansões Itiquira, Estância, Setor Habitacional Mestre D’Armas
Fechamento: segunda (26), às 9 horas


Previsão de normalização: terça (27), às 8 horas
A Caesb solicita aos moradores que façam uso racional da água, principalmente após o retorno do abastecimento, de forma a ajudar na recuperação plena e equilibrada do sistema.
A companhia ressalta ser fundamental que toda unidade usuária tenha reservatório (caixa d’água) de volume mínimo correspondente ao consumo médio diário, de acordo com o artigo 50 da Resolução da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) nº 14, de 27 de outubro de 2011, que estabelece as condições da prestação e uso dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário no DF.