Yellow-faced bee, a abelhinha comum, entra na lista de animais em extinção nos Estados Unidos. Foto: Katja Schulz/Flickr.
Yellow-faced bee, a abelhinha comum, entra na lista de animais em extinção nos 
Estados Unidos. Foto: Katja Schulz/Flickr.


Uma péssima notícia para a biodiversidade mundial: é que as abelhas acabam de entrar para a lista de espécies ameaçadas de extinção pelo US Fish and Wildlife Service (FWS), agência do governo dos Estados Unidos responsável pela preservação de espécies de peixes, de animais silvestres, plantas e seus habitats, uma espécie de Ibama americano. 



Sete espécies de abelhas, todas pertencentes ao estado do Havaí, foram incluídas na lista: Hylaeus anthracinus, Hylaeus longiceps, Hylaeus assimulans, Hylaeus facilis, Hylaeus hilaris, Hylaeus kuakea e Hylaeus mana, que são as abelhas de cara amarela, parecidas com a abelhinha comum aqui do Brasil. 


As autoridades americanas desconfiam que a diminuição está ocorrendo devido ao desequilíbrio da fauna oriundo da inclusão de espécies de plantas e animais invasores e a elevação desenfreada da urbanização da ilha, favorecendo o turismo de forma descontrolada e a destruição do habitat natural dos insetos. Fonte: Exame.