quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Eles lutam pelo verde em São Paulo


O duelo do verde contra o cinza

São Paulo, metrópole cinza de pedra e poluição, viu surgir nos últimos anos um movimento em defesa de áreas verdes e pela criação de mais parques. Moradores de vários pontos da maior cidade do país conseguiram se articular para realizar uma luta em conjunto que vai colhendo vitórias e derrotas.


Fundada como vila há 463 anos em uma área de Mata Atlântica, a maior cidade do país tem hoje um grande deficit de áreas verdes. São 4m² de área verde por morador, mas a ONU (Organização das Nações Unidas) estima que o ideal é que uma cidade tenha 12m² de verde por habitante.


Fundamental para o equilíbrio do clima local, o verde ameniza o calor e melhora a qualidade do ar, entre outros benefícios que proporciona.

A luta por novos parques reúne gente de todas as idades e profissionais de diversas áreas, mas esbarra nos interesses e no poder do mercado imobiliário e na luta dos movimentos por moradia, patina nos meandros da legislação e da Justiça e empaca no baixo orçamento público para a preservação de áreas verdes.

Veja as histórias de moradores de São Paulo que, em cenários adversos, desafiam a lógica da cidade e tentam impedir que ela se torne ainda menos verde.

 https://www.uol/noticias/especiais/novos-parques-em-sao-paulo.htm#eles-lutam-pelo-verde-em-sp

Nenhum comentário: