quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Refúgio Biológico de Itaipu é bem-sucedido na reprodução de onças-pintadas

Para garantir a integridade dos bebês-onças e evitar estresse da mãe, não foram feitas imagens dos animais. Se tudo der certo, já em março a mãe e os filhotes serão expostos para visitação. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
Para garantir a integridade dos bebês-onças e evitar estresse da mãe, não foram feitas imagens dos
 animais. Se tudo der certo, já em março a mãe e os filhotes serão expostos para visitação. 
Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

Entre a tarde de quarta-feira, 28/12, e a manhã da quinta-feira, 29/12, o Refúgio Biológico Bela Vista (PR), área de proteção permanente (APP) pertencente à usina Itaipu Binacional, registrou o nascimento inédito de onças-pintadas em cativeiro. Os dois filhotes nasceram apenas três meses depois da aproximação entre Valente, antigo morador do Refúgio, e a recém-chegada Nena, doada pelo Criadouro Científico Instituto Onça-Pintada de Goiás.

A mãe e seus filhotes repousam agora em uma maternidade isolada no Zoológico Roberto Ribas Lange, dentro do Refúgio, onde recebem todos os cuidados. Os filhotes passam bem. Eles são melânicos, isto é, sua cor é preta, como a da mãe. A diferença entre os pais (Valente é pintado) é só uma questão de pigmentação, em função da quantidade de melanina. Ambas as onças são da mesma espécie (Panthera onca).

Para o médico-veterinário Wanderlei de Moraes, da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu, essa é uma das principais conquistas da unidade de conservação. Embora seja referência em reprodução de outros animais – como a harpia, o veado-bororó e a anta -, a reprodução de onças-pintadas era um sonho antigo dos profissionais do Refúgio. A primeira tentativa de reprodução da espécie começou em 2002, com a chegada da onça Juma. Mais tarde se descobriu que Juma tinha problemas de infertilidade, por causa da idade.

Quando Nena chegou, em setembro, os profissionais da unidade de conservação foram bastante prudentes. Eles trabalhavam com a expectativa de que os primeiros filhotes fossem gerados em um ano. A antecipação do prazo traz esperança de nascimento de mais onças-pintadas, espécie em processo de extinção na natureza. A única reserva de grande porte no Sul do País que abriga a espécie é o Parque Nacional do Iguaçu (PR).


Refúgio Biológico Bela Vista
A área de preservação permanente ocupa uma área de 1.908 hectares na margem brasileira da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). O espaço reúne hoje a maior diversidade de espécies da flora e da fauna regional, muitas delas ameaçadas de extinção.


Além de ser um importante centro de pesquisas e desenvolvimento de projetos, o local também é aberto à visitação. Moradores de Foz do Iguaçu, dos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu e da região das três fronteiras não pagam para conhecer o atrativo, que está aberto de terça-feira a domingo, em seis horários: 8h30, 9h30, 10h30, 13h30, 14h30 e 15h30.


Mais informações para visitar o Refúgio Biológico Bela Vista podem ser obtidas no site www.turismoitaipu.com.br ou pelos telefones 0800 645 4645 e 55 45 3529-2892.
Mais imagens
Nena, 3 anos, e Valente, 9 anos. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
Nena, 3 anos, e Valente, 9 anos. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional[/caption 
[caption id="attachment_7005" align="aligncenter" width="750"]Nena, a mãe, é uma onça-pintada melânica. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional 
Nena, a mãe, é uma onça-pintada melânica. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
Atualmente, só Valente é mantido na área de visitantes do recinto das onças, que integra o circuito turístico. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
Atualmente, só Valente é mantido na área de visitantes do recinto das onças, que integra o circuito
 turístico. Foto: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

*Com informações da Itaipu Binacional

Nenhum comentário: