Reserva Extrativista Chico Mendes, Acre. Foto: Nanda Melonio/Flickr.
Reserva Extrativista Chico Mendes, Acre. Foto: Nanda Melonio/Flickr.
As comunidades que usam as áreas onde vivem de forma sustentável ganharão um incentivo do governo. Na última sexta-feira (9), foi publicado no Diário Oficial da União, a Resolução do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estabelecendo critérios sobre áreas rurais relevantes para a conservação de espécies ameaçadas de extinção que se enquadram no Programa de Apoio à Conservação Ambiental, o Programa Bolsa Verde.
Dessa forma, as famílias que se enquadram nos requisitos poderão receber um benefício de R$ 300,00 a cada três meses. Segundo o governo, com a medida, pretende-se expandir o papel do Bolsa Verde como um recurso importante para a preservação de espécies da fauna e da flora ameaçadas. O Programa Bolsa Verde foi implementado em 2011.
A inclusão das famílias devem obedecer os critérios estabelecidos na Lei  nº 12.512, de 14 de outubro de 2011 - Programa de Apoio à Conservação Ambiental, ou seja, estarem em situação de extrema pobreza, terem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e desenvolverem atividades de conservação nas áreas previstas.