O elefante-marinho Fred em direção ao mar. Foto: Instituto Baleia Jubarte
O elefante-marinho Fred em direção ao mar. Foto: Instituto Baleia Jubarte

Na segunda-feira (12), o elefante-marinho conhecido como Fred voltou ao mar depois de passar 139 dias de tratamento. Uma equipe composta por biólogos, pesquisadores, veterinários e instituições trabalharam durante todos esses dias para que o retorno do animal ao seu habitat natural fosse possível.
A história de recuperação de Fred começou no dia 25 de janeiro deste ano, quando o animal foi resgatado em uma praia no litoral norte do Espírito Santo. O elefante-marinho estava muito magro e com a saúde debilitada.
Durante quase cinco meses, Fred foi tratado por biólogos e veterinários, mantido em uma base do Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras. O elefante-marinho recebeu medicamentos, ingeriu entre 20 e 30 kg de peixe por dia, até que finalmente se recuperou e recebeu alta para poder ser solto.
Agora no mar, caso Fred seja visto em alguma praia, ele poderá ser identificado pelos pesquisadores por apresentar brincos com numeração nas nadadeiras posteriores e um chip sob sua pele, instalados pelo Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA). Além disso, Fred está com uma antena instalada, que permite o seu acompanhamento via satélite.

Fred sendo preparado para ser devolvido para o mar. Foto: Instituto Baleia Jubarte
Fred sendo preparado para ser devolvido ao mar. Foto: Instituto Baleia Jubarte.

Pesquisador instalando transmissor no elefante-marinho Fred. Foto: Instituto Baleia Jubarte
Pesquisador instalando transmissor no elefante-marinho Fred. Foto: Instituto Baleia Jubarte.