sexta-feira, 23 de junho de 2017

O Globo – Noruega corta R$ 166 milhões para amazônia


O ministro do Meio Ambiente da Noruega, Vidar Helgesen, anunciou a redução de cerca de metade do aporte do país ao Fundo da Amazônia por causa do aumento do desmatamento na região no ano passado. O corte nos recursos deve chegar perto de R$ 166 milhões. É a segunda vez consecutiva que a Noruega diminui sua contribuição, mas a redução correspondente a 2015 foi bem menor, em torno de 10%.

— O desmatamento cresceu no Brasil e portanto haverá menos dinheiro. As regras que temos no fundo são baseadas em resultados dos índices de desmatamento. Nossa contribuição será reduzida pela metade — disse Helgesen, em entrevista à imprensa brasileira após se reunir com o colega brasileiro, Sarney Filho.

O ministro brasileiro do Meio Ambiente jogou a culpa do aumento do desmatamento no governo Dilma Rousseff e procurou minimizar a decisão.

— O ministro da Noruega é bem informado, ele sabe que o desmatamento que ocorreu nos últimos três anos é fruto do governo passado. Infelizmente, o desmatamento na Amazônia é contido por comando e controle, poder de polícia. E quando este comando falha, o desmatamento aumenta. Foi o que aconteceu nos dois anos anteriores à nossa entrada no ministério. 

Tão logo entrei, conseguimos recompor os orçamentos destes órgãos, o Ibama e o ICMBio (Instituro Chico Medes da Conservação da Biodiversidade), e tivemos pela primeira vez recursos do Fundo da Amazônia para este fim, e com isso as ações voltaram na Amazônia. As últimas informações que temos é que a curva de desmatamento, que estava ascendente, começou a reverter — disse o ministro.

Nenhum comentário: