O Monumento Nacional Bears Ears protege as mais importantes paisagens dos Estados Unidos, algumas são sagradas para muitas tribos nativo-americanas. Foto: Bureau of Land Management/Flickr.
O Monumento Nacional Bears Ears protege as mais importantes paisagens dos Estados Unidos, algumas são sagradas para muitas tribos nativo-americanas. Foto: Bureau of Land Management/Flickr.
Após reduzir 31% do orçamento da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (Environmental Protection Agency, EPA, em inglês) e de retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, a administração Trump se voltou agora contra as Áreas Protegidas. A vítima da vez é o Monumento Nacional Bears Ears, de Utah.
Em abril, Donald Trump ordenou a revisão de 27 monumentos nacionais declarados desde 1996, entre eles Bears Ears. O secretário do Interior, Ryan Zinke, recomendou ao presidente que o Monumento Nacional Bears Ears tenha o tamanho reduzido “para o menor tamanho possível” que seja compatível com a sua preservação. O tamanho exato dessa redução ainda não determinado. O governo abriu consulta públicasobre o monumento de Bears Ears, que funcionará até o próximo dia 10 de julho.
A revisão do tamanho da unidade de conservação, que possui uma área de 547,074 hectares, pôs o Monumento Nacional Bears Ears no centro das discussões entre Washington e os ambientalistas. Para Zinke, a área poderia ser explorada por atividades como mineração, pastagem, talha e caça.
Os ambientalistas afirmam que a decisão abre um precedente para reverter as proteções para áreas que atraem visitantes e preservar paisagens valiosas, além de recompensar indústrias poluentes que enxergam as terras públicas como fonte de lucro.
Ao declarar uma área como monumento nacional, as atividades de mineração e pastagem existentes podem continuar, mas as novas atividades foram proibidas.
Bear Ears
Em dezembro do ano passado, nos últimos dias de sua administração, Barack Obama declarou Bears Ears um monumento nacional. Obama se utilizou do direito ao Antiquities Act (Leis de Antiguidades), lei de 1906 que dá ao presidente autoridade para criar monumentos nacionais a fim de proteger importantes características naturais, culturais, históricas ou científicas. Bears Ears tem uma importância histórica e cultural para os índios da região.
Durante os oito anos do seu mandato, Obama protegeu 28 lugares importantes, seja do ponto de vista histórico ou natural. Até hoje, nenhum presidente reduziu ou desmantelou um monumento nacional.