quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Dia Nacional da saúde – Cuidados importante na terceira idade

terça-feira, 8 de agosto de 2017


Dia 5 de Agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde e para lembrar dessa data importante vamos falar sobre os cuidados da saúde dos idosos. E não somente das doenças físicas, mas das emocionais que ocasionam algumas enfermidades bem conhecidas hoje em dia.




Sabe aquela sensação que a vida passa muito rápido? Essa é uma percepção comum na vida de todas as pessoas, porém quando você chega na terceira idade isso acontece com mais frequência e mexe muito com o emocional.



As mudanças na pele e no corpo são perceptíveis, aquela disposição de sempre já não aparece com tanta frequência e fica claro com o passar dos anos que todas as experiências se transformaram em sabedoria.



Muitos idosos lidam com a 3ª idade muito bem, conseguem ocupar seu tempo com atividades físicas, grupos de idosos e viagens; tudo para não dar lugar à solidão, que em outros casos é bem presente na rotina. Ao “finalizar” sua vida profissional e dar lugar à aposentadoria, muitos se sentem inúteis e deprimidos, pois automaticamente se isolam do antigo ciclo social, muitas vezes por vergonha, ou até mesmo por se sentirem descartados.



Com o envelhecimento do nosso corpo o organismo fica mais fragilizado e vulnerável, como qualquer máquina que, com o tempo de uso, vai perdendo sua eficácia.



Um estudo da Faculdade de Chicago comprovou o poder das emoções na saúde dos idosos e que esses pacientes são mais propensos a apresentar doenças cardíacas.



A vida continua, ela só mudou o ritmo!



Assumir para si mesmo que as coisas mudaram é o mais difícil, o corpo e a rotina passaram por uma grande mudança, mas isso não significa que não será uma fase boa, ela pode ser sim! Estar velho não é o ponto final. Pense em um novo começo, com novas atividades que sejam apropriadas para o seu corpo e suas limitações. E lembre-se: ter novas experiências é o que faz a vida valer a pena.



Me aposentei, e agora?



A sensação de inutilidade é o que leva os idosos a se isolarem. Deixar de trabalhar não o torna inútil, você já cumpriu com as suas obrigações formais, este é o momento de descansar e aproveitar sua aposentadoria.



E a solidão?



Com passar dos anos vamos perdendo contato com alguns amigos, os filhos constroem suas famílias e com a correria do dia a dia não é possível estar sempre presente. Esse período exige um pouco mais de maturidade e preparo emocional para não causar depressão. É recomendado cuidar da mente até mesmo com tratamentos psicológicos, como terapias para seguir em frente e fazer parte de outros grupos, com pessoas da mesma idade que possam trocar experiências, fazer viagens ou encontros que não permitam o isolamento.



Alguns médicos apontam que mais da metade dos idosos apresenta doenças típicas de quem está sofrendo emocionalmente.



Conheça algumas doenças motivadas pelo emocional na velhice:



- Fibromialgia: dores e incômodos decorrentes de estresse e desânimo;
- Psoríase: Enfermidade da pele relacionada à saúde emocional. Houve um crescimento considerável dessas doenças em idosos;
- Hipertensão: A falta de uma atividade e a depressão atenuam o estresse, causando o aumento da pressão arterial.



Sorria para a vida.



Mantenha bons hábitos alimentares, faça exercícios, converse e saia com os amigos. A qualidade de vida é essencial para a sua felicidade, lembre-se que momentos ruins fazem parte da vida, e se você se sentir sozinho busque ajuda e não deixe de aproveitar os bons momentos dessa fase maravilhosa.
Fonte: Parque da Colina de Águas Mornas

Nenhum comentário: