sexta-feira, 18 de agosto de 2017

IX EPBio destacará os benefícios econômicos da biodiversidade



Ainda no encontro será apresentado o resultado de quase dez anos do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS)

Nos próximos dias 22 e 23 de agosto, a Secretaria do Meio Ambiente promove o Encontro Paulista de Biodiversidade, em sua sede na capital paulista. Na nona edição, o evento vai destacar os benefícios econômicos da biodiversidade, assim como o custo socioeconômico da perda da biodiversidade e da degradação dos ecossistemas.


O estudo TEEB São Paulo (A economia dos ecossistemas e da biodiversidade) na Bacia do Paraíba do Sul demonstrou a importância da valoração econômica dos serviços ecossistêmicos para comprovar os benefícios econômicos de sua manutenção e resultou em propostas de políticas públicas que serão tema no EPBio, assim como os próximos passos para implementação no Estado.



Ainda no encontro será apresentado o resultado de quase dez anos do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS), com a participação de comunidades tradicionais. Nesse período, o PDRS apoiou a implantação de novas técnicas para tornar a agricultura familiar sustentável e mais rentável, aliada à preservação ambiental. Os aprendizados e as experiências serão compartilhados pelos moradores dessas comunidades que estarão presente durante o evento.


O viés econômico acompanha também os debates em torno dos Sistemas Agroflorestais (SAFs) e Agroecologia e Florestas Nativas de Produção com o objetivo de garantir a preservação de florestas nativas pela sua utilização econômica sustentável.  Para isso, serão debatidos os aspectos da norma que visa regular as atividades econômicas em reservas legais e áreas produtivas.


Os temas serão discutidos com técnicos da SMA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) e de representantes de instituições nacionais e internacionais.


O encontro é aberto a todos os interessados, com inscrições gratuitas e vagas limitadas.

Confira aqui a programação completa e inscreva-se.


Serviço
IX Encontro Paulista de Biodiversidade – EPBio
Data: 22 e 23 de agosto de 2017
Local: auditório Augusto Ruschi, na sede da SMA
Endereço: Av. Professor Frederico Hermann Jr., 345 Pinheiros – São Paulo/SP

Nenhum comentário: