quarta-feira, 2 de agosto de 2017

No dia internacional do mico-leão-dourado, comemoramos 25 anos de conservação da espécie

Guia Legal: Imagens do Mico-Leão dourado.



02 Agosto 2017   |   0 Comments
 
O mico-leão-dourado ​é uma das espécies mais carismáticas do mundo. Pesando cerca de 0,5kg, esse primata já é conhecido por quase todos os brasileiros. Mas 25 anos atrás não era bem assim. Graças ao trabalho da Associação Mico-leão-dourado (AMLD), com o apoio de parceiros no Brasil e no mundo, incluindo a rede WWF, a população de micos passou de 146 indivíduos para mais 3 mil vivendo livremente nas últimas duas décadas.

Os números são animadores, mas ainda há muito que ser feito, já que os micos precisam de áreas maiores de floresta nativa de Mata Atlântica para viver. Estudos indicam que, para considerar a espécie fora de ameaça de extinção, são necessários dois mil micos-leões-dourados vivendo livres em pelo menos 25 mil hectares de florestas protegidas e conectadas. O objetivo da AMDL é alcançar esta meta até 2025, sendo que 40% dela já foi obtida.

Além da restauração florestal, desafios como a venda ilegal de primatas e a morte dos animais por epidemias como a febre amarela ameaçam a conservação da espécie. Esforços de instituições como a AMLD, cientistas, educadores, gestores públicos, conservacionistas e as comunidades locais são a chave superar esses desafios. Zoológicos de todo o mundo também tem seu papel, ao auxiliar no trabalho de reintrodução dos animais na natureza.

Comemorações dos 25 anos

Hoje, 2 de agosto de 2017, os motivos para comemoração vem triplicados. No mesmo dia em que é comemorado o Dia do Mico-Leão-Dourado, a AMLD comemora 25 anos de vida e a Sociedade Brasileira de Zoos e Aquários celebra o Ano do Mico-Leão-Dourado, espécie escolhida como bandeira para todo o ano.

Além disso, o ICMBio faz aniversário de 10 anos. Ou seja, muitos motivos para comemorar! Quem estiver próximo à cidade de Silva Jardim, pode participar das celebrações da AMLD, com palestras, apresentação de projetos, novas parcerias e novos produtos da instituição.

Nenhum comentário: