sábado, 25 de fevereiro de 2017

Alecrim → As Propriedades Curativas Que Alimentam o Cérebro



alecrim acido carnosico

É muito legal quando começam a surgir estudos científicos que conseguem comprovar porque uma planta funciona tão bem na medicina popular - hoje este é o caso do alecrim. Já falamos, bastante, dos bons efeitos do alecrim para melhorar a memória. Também já falamos de suas outras qualidades medicinais. 




Agora, vamos falar do ácido carnósico, um diterpeno, antioxidante potente e, talvez o maior responsável pela boa memória de quem usa alecrim.

 

 

 

O alecrim e seus componentes curativos

 

 

O alecrim vem sendo usado, há séculos, na medicina popular da região mediterrânica de onde é originário. Na Grécia se usa um ramo de alecrim atrás da orelha sempre que se vai fazer um exame ou prova escolar, por exemplo.
Mas, o alecrim foi se espalhando pelo resto do mundo, acompanhando os navios portugueses e espanhóis e chegou ao nosso continente há, pelo menos, 5 séculos, tomando conta das hortas, da cozinha e das boticas.


Alecrim faz bem para muitas coisas, não só para a memória

As propriedades medicinais e os benefícios curativos do alecrim são reconhecidos pela medicina (popular, fitoterápica e tradicional) como antisséptico, adstringente e estimulante do sistema nervoso.


Seu uso é indicado em casos de depressão, problemas gástricos, debilidade cardíaca, problemas de fígado, intestino, rins, pulmões e vesícula.


Estuda-se o seu uso em tratamentos de câncer da próstata, como antibiótico específico, em problemas como colite e no combate à inflamações acneicas.


Se você tiver lido esse nosso outro artigo sobre A RECEITA DO ELIXIR DE ALECRIM E SÁLVIA: CONTRA ESTRESSE E PERDA DE MEMÓRIA deve ter se perguntado qual a razão do bom efeito, não é? Eu me perguntei e fiquei entusiasmada ao encontrar a explicação.


O ácido carnósico e seu efeito na memória

 

 

Hoje se constata que é o ácido carnósico e seu derivado, o carnosol, componentes ativos existentes na folha do alecrim, são os responsáveis pela redução de tóxicos que poluem nosso cérebro, pela sua função antioxidante e pela reativação dos centros de memória.


As novas pesquisas concluíram que o alecrim, através do nosso olfato, “alimenta o cérebro” ou seja, cria condições para que nosso cérebro seja estimulado, busque no organismo seus “elementos fundamentais”, reative conexões neuronais e até, recupere células danificadas.


E o ácido carnósico, assim como o carnosol, também existem na sálvia (leia aqui e aqui) que compõe a receita do elixir de que falei no artigo indicado acima.


Esses benefícios resultam em aumento da capacidade de memória, na recuperação de memórias perdidas, em uma maior agilidade em raciocinar e tomar decisões.

 

 

A pesquisa

 

 

Os resultados desta pesquisa - os grupos de estudos inalaram, diariamente, óleo de alecrim - foram excepcionais: aumentou a capacidade de memorizar entre 60 a 75% no grupo de voluntários.


O óleo de alecrim e seus compostos

 

 

Supõe-se que um dos compostos do óleo de alecrim, responsáveis pela mudança no desempenho da memória possa ser o 1,8 cineol, também conhecido como eucaliptol, e que existe em uma variedade de plantas aromáticas - louro, cânfora, melaleuca, artemísia, manjericão, absinto, sálvia comum, Cannabis sativa, eucalipto, gengibre e abunda nas folhas verdes do alecrim.


O 1,8 cineol tem um cheiro agradável, suave e fresco, que lembra a hortelã, e ação positiva em casos de demência pois causa o aumento do neurotransmissor acetilcolina.


Como atua o alecrim na nossa mente?

 

 

Quando inalamos alecrim, ou o óleo de alecrim, a presença desses compostos, o 1,8 cineol, o carnosol, o ácido carnósico, evitam a quebra da acetilcolina por enzimas. Quando ingerimos o alecrim, com este objetivo, uma grande parte dos seus componentes são quebrados enzimaticamente, durante a digestão.


Pela inalação, pequenas moléculas passam para a corrente sanguínea sem interferência enzimática - já dissemos aqui que a inalação é uma das melhores formas de se fazer chegar ao cérebro o que ele precisa?


O chá de alecrim e seus usos

 

 

O chá de folhas de alecrim é muito agradável ao paladar, refrescante e digestivo. O alecrim é considerado uma planta solar que, literalmente, te traz a energia do astro rei quando você o usa, em chá, óleo essencial ou tempero.


Receita de chá de alecrim

 

 

Você deve usar um punhado de folhas verdes (ou a metade dessa porção caso sejam folhas secas) para um litro de água fervente. Deixe abafado (tampado) por uns 10 minutos, coe as folhas e tome durante o dia este chá quando buscar um efeito tranquilizante, calmante cardíaco, antidepressivo e clareador da mente.


Água aromatizada de alecrim

 

 

Outra forma de uso muito aconselhável é a água aromatizada de alecrim: um ramo de alecrim verde, fresco deixe em um litro de água e vá tomando durante o dia. Pode ser guardado na geladeira, tomado entre as refeições e antes de deitar. A água aromatizada com o alecrim fresco tem uma ação calmante nas tristezas e situações de luto e, é usada tradicionalmente pelos povos mediterrânicos, em casos leves de depressão. Após o uso, descarte o ramo verde.


Cultive seu pé de alecrim

 

 

Ter um pé de alecrim em casa é uma alegria - suas flores minúsculas, azuis, rosas ou brancas, atraem abelhas e outros polinizadores. Seus ramos verdes são cheirosos o ano todo e, com eles você pode aromatizar sua casa, preparar água de alecrim (ótima para tranquilizar o coração) e muito mais.


Vale a pena você ler mais sobre como cultivar, aqui e também, sobre o efeito inseticida do alecrim, ótimo para espantar pernilongos e mosquitos diversos, aqui.


Mais, muito mais sobre o uso do alecrim

 

 

Em outros artigos nossos (veja abaixo as indicações de leitura) você se lembrará dos bons efeitos do alecrim também para as alterações de humor, nos casos de estresse e confusão mental e, saiba que, quanto mais cineol for absorvido, melhores serão os resultados. Mas, sem exageros pois tudo o que é demais pode ter efeito nefasto também - neste caso, o excesso pode provocar irritação no intestino, nos rins e, em alguns casos, o aumento da pressão arterial em pessoas predispostas (em outras pessoas, no entanto, o excesso pode provocar o inverso, uma crise hipotensiva).

Leia mais sobre os benefícios do alecrim para a saúde:

 

 

Pangolim: uma fofura em grave perigo de extinção

Animais em extinção


pangolim
  • Escrito por Redação
Pangolim (Manis spp.), um mamífero pertencente a uma ordem muito antiga, a Pholidota, que vive em zonas tropicais da Ásia e da África, tem um pequeno corpo escamoso, aparentemente duro e forte, mas que se enrola indefeso quando ameaçado. Esta fofura está seriamente em risco de extinção.

Pessoas de grandes cidades adotam estratégia de vida lenta




Pessoas de grandes cidades adotam estratégia de vida lenta
Parece que o efeito de morar em uma cidade grande pode ser justamente o oposto do que se espera.
[Imagem: Umich]
 
 
Pressa aparente
Pessoas que moram em grandes cidades geralmente são vistas como apressadas, agitadas e sem tempo para nada, sempre envolvidas nos corre-corres vistos nas coberturas de TV.
Essa impressão é tão forte que muitas pessoas que moram em cidades menores afirmam que não aceitariam um emprego em uma cidade grande por causa das multidões e da agitação das áreas mais densamente povoadas.


Mas parece que o efeito de morar em uma cidade grande pode ser justamente o oposto.
Viver em uma região agitada e cheia de gente parece levar as pessoas a adotarem uma abordagem mais lenta, o que resulta em benefícios na vida em geral.


É o que demonstrou uma equipe formada por pesquisadores das universidades de Michigan e Estadual do Arizona (EUA), que fizeram seis análises sobre os efeitos psicológicos da densidade populacional sobre o comportamento das pessoas.



Estratégia de vida lenta
Os dados mostram que as pessoas que vivem em ambientes lotados apresentam um perfil psicológico conhecido como "estratégia da vida lenta", que inclui planejar o futuro, investir mais na educação, preferir relacionamentos românticos de longo prazo, se casar mais tarde e ter menos filhos.



Essa estratégia da vida lenta ajuda os indivíduos a se adaptarem a altos níveis de competição social. E ela é adotada apesar de trazer pouco ou nenhum benefício no presente - mas seus benefícios certamente se farão sentir no futuro.


"A densidade social do ambiente onde vive pode moldar o comportamento de uma pessoa de maneira inesperada, como por exemplo, fazer com que ela planeje melhor o futuro", disse Oliver Sng, principal autor do estudo.


Reexaminar a vida
Os dados mostraram que as pessoas que vivem em regiões mais densamente populosas fazem planos mais para o longo prazo, têm menos filhos, baixas taxas de nascimento prematuro, demonstram-se mais propensas a enviar seus filhos para a pré-escola e têm maior expectativa de vida.


"Com a população mundial crescendo, é mais importante do que nunca entender os efeitos psicológicos da superlotação e como a vida em ambientes lotados pode influenciar os comportamentos das pessoas", disse o professor Steven Neuberg. "Aplicar uma nova perspectiva a uma velha questão é nos permitir reexaminar os efeitos da vida dos ambientes lotados".


Os resultados foram publicados no Journal of Personality and Social Psychology.

Piauí, a derrota do fracking e a defesa do Aquífero Guarani



fracking
Uma decisão da Justiça Federal acabou com a discussão sobre o uso da tecnologia de fracking - fraturamento hidráulico -  para extração de gás de folhelho de xisto na Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, por conta dos elevadíssimos riscos ambientais desta prática, condenada no mundo todo, sobre o Aquífero Guarani.



A decisão, em sentença do último 02 de fevereiro, proferida pelo Juiz Federal Bruno Christiano Carvalho, na Ação Civil Pública 5610-46.2013.4.01.4003, movida pelo Ministério Público Federal do Piauí e que se fundamentou em uma representação da Rede Ambiental do Piauí (Reapi), entidade membro da COESUS e parceira na luta contra o fracking, “anulou o oferecimento de blocos referentes à exploração de gás de folhelho na Bacia do Rio Parnaíba na 12ª Rodada de Leilões da ANP. Determinou ainda que a agência se abstenha de realizar novos leilões (leia a íntegra da notícia, aqui no site Não Fracking Brasil.



nao fracking


Segundo Juliano Bueno de Araújo, coordenador de Campanhas Climáticas da 350.org Brasil e coordenador nacional da COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil pelo Clima, Água e Vida, “este é só o começo da batalha judicial contra a ANP e a indústria do fracking. A decisão cria uma jurisprudência para outros estados em que o Ministério Público Federal ajuizou ações civis públicas similares. No mérito, nós sempre confiamos no discernimento da Justiça quanto aos riscos e perigos do fracking para a saúde, para a biodiversidade e produção agrícola”.



anp vale parnaíba


A campanha Não Fracking Brasil se alinha globalmente no combate à exploração de petróleo e gás de xisto, e outros combustíveis fósseis e, sobre ela, afirma Juliano que, “em várias partes do mundo, inclusive nos Estados Unidos, o fracking está sendo banido ou tendo um endurecimento da legislação em função dos impactos ambientais, econômicos e sociais que estão deixando um rastro de destruição irrecuperável e mortal para as pessoas e biodiversidade”.

Especialmente indicado para você:

 

 

setaFRACKING, FRATURAMENTO HIDRÁULICO – PERIGO, PERIGO, PERIGO!
setaGRANDE AMEAÇA AOS MAIORES AQUÍFEROS DO MUNDO
setaO MAIOR AQUÍFERO DO MUNDO FICA NO BRASIL

Justiça derruba licença da Belo Sun. Nosso ouro não tem que ir pro Canadá!






ouro

Notícia boa a gente dá, voando! A licença de instalação da mineradora canadense, Belo Sun, foi suspensa no último 21 de fevereiro, por decisão da Vara Agrária e Juizado Especial Ambiental de Altamira. 






A resistência dos povos do Xingu está dando seus frutos.



A ação, uma liminar da Defensoria Pública do Estado (DPE) denunciou a violação dos direitos humanos das populações ribeirinhas da Volta Grande e a “grilagem”, por compra ilegal, de terras públicas feita pela Belo Sun. Você pode ler a íntegra da liminar, aqui.



Esta notícia foi dada pelo ISA - Instituto Socioambiental e você poderá lê-la na íntegra aqui. E nós havíamos falado do problema neste artigo: O OURO DO XINGU VAI PARA O CANADÁ

 

 

Suspensão da Licença de Instalação

 

 

O objetivo da suspensão da LI, por um prazo de 180 dias, é obrigar a Belo Sun a apresentar um plano de realocação da população ribeirinha que sofrerá o impacto direto do projeto.

Essa decisão, mesmo que parcial, é considerada uma vitória para os povos do Xingu que, sistematicamente denunciam os atropelos levados a cabo pela mineradora canadense.

Dê uma conferida nos antecedentes dessa ação, aqui no JustificandoNeste outro artigo, fala-se do pedido do Conselho Nacional dos Direitos Humanos para a suspensão da Belo Sun, vale a pena você conferir também.



O projeto da Belo Sun nos interessa?

 

 

O projeto de Volta Grande pretende ser a maior mina de ouro a céu aberto no nosso país e se instalará, caso seja efetivado, no entorno de terras indígenas tradicionais: a 9,5 km de distância da Terra Indígena (TI) Paquiçamba, a 13,7 km da TI Arara da Volta Grande do Xingu e também próxima à TI Ituna/Itatá, habitada por indígenas isolados.
Leia mais: OS JURUNAS, BELO MONTE E A DEFESA DA NATUREZA








Impactos ambientais irreversíveis

 


A implantação de um tal projeto de mineração afetará a qualidade ambiental das águas da região, prejudicando a biodiversidade e as populações tradicionais que dela vivem, ocupando áreas que são hoje, de floresta nativa, contaminando os rios com seus resíduos, destruindo a região de Volta Grande do Xingu que hoje já sofre uma redução de mais de mais de 80% da vazão da água em 100 quilômetros do Rio Xingu com as consequências da enorme “mortandade de peixes, piora da qualidade da água e alterações drásticas no modo de vida de populações indígenas e ribeirinhas desde o início da construção da usina em 2011”.


Impactos ambientais acumulados

 

Na Volta Grande do Xingu se acumularão os impactos ambientais de dois projetos - Belo Monte e Belo Sun - que de “belo” não têm nada.

Belo Monte já destruiu, antes de começar, todo o seu entorno, deslocando comunidades inteiras, saturando as pequenas cidades que antes estavam equilibradas em suas necessidades e condições, matando peixes, bichos e mata. 

Belo Sun promete a continuação deste mesmo percurso, estendendo a área de destruição. Serão estes impactos ambientais sinérgicos e acumulados e, são eles o objeto da liminar de que falamos assim como da postura do MPF e da DPU.



A técnica nefasta da extração do ouro

 

 

A extração do ouro, pelo menos na América Latina, é um procedimento altamente destruidor que produz uma mísera grama de ouro em uma tonelada de terra extraída - o processo é feito por desmonte hidráulico (muita água em jatos fortes para lavar, desmontar, os morros auríferos), esta água escorre para os rios, claro, e para piorar a situação, a separação do ouro é feita por reação com o mercúrio, mineral tóxico altamente contaminante.

“Em 12 anos, a estimativa é que serão extraídas 600 toneladas de ouro. Ao final da exploração, as duas pilhas gigantes de rejeito de material estéril quimicamente ativo terão, somadas, área de 346 hectares e 504 milhões de toneladas de rochas, sem previsão para sua remoção”.

Até onde pretende ir a Belo Sun?

 

A Belo Sun pretende ir longe ocupando as terras da nossa Amazônia - seu site divulgou um plano de pesquisas para a expansão da atividade aurífera em 120 quilômetros ao longo do Rio Xingu. Neste projeto futuro mais áreas tradicionais indígenas serão devastadas: a TI Paquiçamba, dos Juruna, TI Ituna/Itata, dos isolados, a TI Arara da Volta Grande, dos Arara, e a TI Trincheira Bacajá, dos Xicrin.


“Do jeito que tá ali no mapa parece que não existe indígena ali. Pra Belo Sun não tem ninguém ali”, denuncia Mukuka Xicrin, presidente da Associação Instituto Bepotire (Ibkrin).


A ânsia por mais lucro é a tônica. A devastação, uma consequência menor. O genocídio das tribos indígenas, algo de que só nós, ambientalistas humanitários nos preocupamos.
Pois é, a coisa está feia! Não nos esqueçamos disso, continuemos alertas!


E, como é carnaval, recordemos a letra do samba-enredo da polêmica do momento, "Xingu, o Clamor da Floresta", da escola de samba Imperatriz Leopoldinense:


"Brilhou... a coroa na luz do luar!


Nos troncos a eternidade... a reza e a magia do pajé!


Na aldeia com flautas e maracás

Kuarup é festa, louvor em rituais

Na floresta... harmonia, a vida a brotar


(... leia a íntegra) https://www.greenme.com.br/viver/arte-e-cultura/4838-carnaval-2017-samba-enredo-polemico


A nossa voz vai ecoar... preservar!"

Leia mais sobre meio ambiente:

 

Acabe com a ansiedade alimentar


Ela rouba a paz, atrapalha a dieta e leva embora a sua saúde. Veja aqui como driblar essa reação do organismo


Foto: Thinkstock.
Foto: Thinkstock.
Por: Chris Biltoveni - São Paulo - 15/04/2014 
 



O dicionário define ansiedade como comoção aflitiva do espírito que receia que uma coisa suceda ou não; sofrimento de quem espera o que é certo vir; impaciência. Trocando em miúdos, ansiedade é aquele nervosismo que antecede vários momentos da sua vida e que gera sensações estranhas – vazio no estômago, coração batendo rápido, aperto no peito, medo.




A finalidade desta reportagem não é que você deixe de sentir ansiedade, mas aprenda a lidar com ela. Afinal, para os especialistas, é uma reação normal do organismo – que só vira problema quando passa a prejudicar o cotidiano. Para que isso não aconteça, atenção para as recomendações de Marco Antonio de Tommaso, psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo.



1 Fazer dieta é uma grande fonte de ansiedade. Dieta está ligada à punição, privação, frustração. É tudo ou nada – você faz e não come ou não faz e devora o que vê pela frente. Troque a dieta por uma orientação nutricional personalizada, equilibrada e saborosa!


2 Não tente abreviar o processo bancando um faquir, pulando refeições ou jejuando para conseguir resultados mais rápidos. Além de não adiantar, sua ansiedade aumentará e você irá direto para o prato. Não fique sem comer por mais de 3 ou 4 horas.


3 É normal sentir ansiedade diante de situações novas e não previstas. Planeje, dentro do seu estilo de vida, horários aproximados e constantes para as suas refeições e pense no que irá comer. Você se acostumará a sentir fome nesses horários.


4 Fome não é catástrofe! Quando ela aparecer, tenha calma. Não ataque o alimento. Aceite a fome tranquilamente, como uma sensação saudável do organismo que você irá satisfazer com a comida que foi planejada. Coma lentamente, saboreie cada bocado, fazendo pausas entre as garfadas. Mastigue bem. Preste atenção na sensação de saciedade e pergunte-se: “ainda estou com fome?”. Se estiver, coma um pouco mais; caso contrário, pare! Coma porque tem fome e não porque há comida disponível.


5 Claro que existem alimentos que devem ser ingeridos com limite, mas não os elimine. Cuidado com alimentos proibidos. Eles dão muita ansiedade e tentação. Depois, geram culpa e sensação de estar tudo perdido. Não tranque a boca! Abra-a com responsabilidade.


6 Pior que sair da dieta é achar que saiu da dieta. A culpa e a sensação de fracasso causam uma baita ansiedade, que pode levar você a comer muito mais. O problema de comer um bombom a mais, por exemplo, é devorar a caixa toda como forma de autopunição.


7 Aceite seus escorregões. Encare esses episódios com serenidade. Caiu? Levanta! Errou? Corrige! Falhas ocorrerão e deverão ser encaradas como oportunidades para aprendizagem.


8 Inclua prazer na sua dieta e no seu estilo de vida. Mudar o estilo de vida é mudar hábitos. E um novo comportamento só vira hábito se for prazeroso. É preciso ter prazer na comida. Uma refeição monótona, ruim e sem gosto leva ao desânimo. Mas atenção: prazer não é quantidade, e sim qualidade. É o tempo que você mantém uma pequena porção de alimento em contato com a papila gustativa.


9 Faça um exercício físico que dê prazer. A melhor atividade é aquela que, mesmo cansada hoje, você sente vontade de fazer amanhã – e não a malhação que é só uma obrigação chata e que você não vê a hora de se livrar.


10 Não fique o dia todo pensando na dieta. Aprimore outros aspectos da sua vida. Divirta-se, leia, encontre seus amigos. Aumente suas fontes de prazer!


11 Reflita: o que você espera do emagrecimento? Não espere resolver todos os seus problemas com uma silhueta mais fina. O desapontamento pode ser grande.


12 Verifique se não há uma ligação direta das dificuldades em resolver problemas no dia a dia com a comida. O único problema que a comida resolve é a fome. Os demais precisam de outras alternativas.


13 Cuidado com os falsos padrões de beleza, que são inatingíveis para a maioria das pessoas. A busca de um falso objetivo vira angústia. Não existe beleza sem saúde e você pode ser bonita, sim, sem renunciar à individualidade. Desenvolva uma identidade estética e seja você mesma!


14 Fuja do mito de peso ideal. Troque-o por peso viável – aquele clinicamente saudável, que a deixa bonita e que é fácil de manter. Respeite o seu tipo físico.


15 Desenvolva a autoestima – caso contrário, ficará sempre ansiosa e insatisfeita. Lembre-se que tão importante como ser ou estar bonita é sentir-se bonita. Beleza é uma questão de imagem e autoimagem.


16 Não tenha pressa para emagrecer. Isso gera ansiedade e frustração. Dá a sensação de que não está dando certo. Daí para o ataque à comida é um pulo.


17 Cuidado com a “balançomania”. Pesar-se toda hora traz um enorme grau de frustração. A flutuação de peso é esperada. Mal interpretada, pode realmente ser angustiante.


18 O estresse é companheiro da ansiedade. Para espantá-lo, pratique atividades prazerosas, encontre formas de relaxamento. Faça aquilo que você pode realmente fazer em determinada situação. Não se preocupe com o que não pode ser feito, isso não adianta nada.


19 Não tenha alimentos de risco em casa. Se você se sentir ansiosa para devorar um chocolate e tiver que sair para comprá-lo, ganhará tempo e o impulso será enfraquecido.


20 Está com problema afetivo, de relacionamento ou sexual? Não pense duas vezes e procure a ajuda de um profissional. Muitas vezes, esses fatores são a causa do excesso de peso. Tratados, geralmente levam ao emagrecimento.


21 Viva o dia de hoje. Ontem já foi e amanhã ainda não veio. Portanto, o tempo é hoje e agora. Valorize o que você faz. Não fique lamentando o que não fez ou o que deveria ter feito.


22 Estabeleça metas viáveis. Por exemplo: começar a caminhar dez minutos todos os dias. Certamente poderá cumpri-las. Propostas do tipo “vou correr 10 km por dia”, se você é sedentária, são descabidas e causam frustração. Gratifique-se a cada meta conquistada!


23 Você deve emagrecer pela sua saúde, pela sua beleza, pela sua vontade – e não para agradar quem quer que seja (namorado, marido, mãe ou pai). Desenvolva uma motivação interna.