Curitiba sempre foi considerada uma cidade exemplo para outras metrópoles do mundo por seus projetos de mobilidade urbana e a grande oferta de parques e áreas verdes para a população. Mas a prefeitura da capital paranaense está envolvida agora numa polêmica, com um movimento de moradores protestando contra uma grande obra, iniciada no começo de novembro, após o segundo turno das eleições, que prevê a possível derrubada de 642 árvores adultas, entre elas 60 araucárias (Araucaria angustifolia), espécie símbolo do Paraná e à beira da extinção, em um dos lotes do projeto, o Parque Linear da avenida Arthur Bernardes.
A obra em questão faz parte do Projeto Novo Inter 2, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que inclui a construção de um novo miniterminal de transporte público na região, com acesso a novas linhas de ônibus, e a implementação de faixas exclusivas para esses veículos. Segundo a prefeitura, atualmente sob a gestão de Rafael Greca (e o vice-prefeito Eduardo Pimental, recém-eleito para assumir o cargo de Greca), o projeto desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), contempla ainda toda a revitalização do corredor verde, com a reforma dos espaços já existentes, como ciclovia, parquinho infantil e quadras de esportes, e a adição de outros.
Mas para os membros do movimento SOS Arthur Bernardes, que já tem quase 10 mil seguidores em seu perfil no Instagram, é simplesmente inaceitável a derrubada de centenas de árvores saudáveis e adultas, ou seja, que capturam muito mais carbono do que uma jovem, justamente quando vivemos uma crise climática. E não é só. Será realizada ainda a canalização de um córrego que passa na região.
Ainda segundo os representantes do movimento, o total de árvores a serem derrubadas na cidade para permitir o avanço do Novo Inter 2 será ainda maior. No total, o projeto inclui sete lotes, em 28 bairros. "No lote da Victor Ferreira do Amaral já foram retiradas cerca de 200 árvores e sabemos que mais árvores já foram derrubadas em outras ruas de Curitiba. Em meio à crise climática, melhorar o transporte público é fundamental, mas também é urgente evitar ao máximo o corte desnecessário de árvores nas cidades", dizem os representantes do SOS Arthur Bernardes no texto de um abaixo-assinado criado para mobilizar a população e que pede mais diálogo com a prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Deixe aqui um comentário"