sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Trazendo as zonas mortas do mundo de volta à vida

Trazendo as zonas mortas do mundo de volta à vida

Escrito por Neo Mondo 24 de janeiro de 2018
Trazendo as zonas mortas do mundo de volta à vida
POR – Erik Solheim, diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente) / NEO MONDO

ONU


Em artigo de opinião, o chefe da ONU Meio Ambiente, Erik Solheim, alerta que a poluição tem criado zonas mortas nos oceanos, em que a falta de oxigênio ameaça a vida marinha. Segundo o dirigente, devastação é sintoma da forma como a humanidade trata a natureza, transformada em um lixão para os resíduos de nossas atividades econômicas
ARTReserva de vida silvestre no condado de Kent, em Maryland, nos Estados Unidos. Na imagem, vê-se o rio Chester, um dos cursos d’água que desemboca na Baía de Chesapeake. Foto: Programa da Baía de Chesapeake/Will Parson
Para os amantes de frutos do mar, é um banquete. Milhares de siris-azuis empilhados uns em cima dos outros nas águas rasas da Baía de Chesapeake, uma presa fácil para quem está à caça de um jantar. O fenômeno deixa os estômagos tão cheios de alegria que os moradores o chamam de “farra do siri”. Mas a alegria esconde uma realidade séria.


Por décadas, o maior estuário dos Estados Unidos, que é alimentado por mais de 150 rios e córregos de quatro estados, foi tratado como um grande valão. Pesticidas, fármacos, lixo humano e metais pesados de casas, fazendas e fábricas foram despejados nos rios que desembocam na baía, poluindo um tesouro nacional com um coquetel mortal de toxinas e excesso de nutrientes.


Em média, cerca de 160 mil toneladas de nitrogênio e fósforo, das quais a maioria vem de fazendas, são despejadas na baía a cada ano. Os nutrientes extras na água provocam florações em massa de algas, que impedem o sol de atingir o fundo da baía. Quando as algas morrem e apodrecem, elas sugam o oxigênio da água, sufocando a vida — peixes, erva marinha e siris estão todos famintos por oxigênio. A “farra” dos siris é um nome impróprio. Na verdade, significa o êxodo de criaturas tentando desesperadamente escapar da “zona morta” da baía.

Centenas dessas zonas mortas existem em todo o mundo, transformando grandes partes de nossos oceanos, mares e vias navegáveis em desertos submarinos, desprovidos de vida. O segundo maior deserto desse tipo é encontrado no Golfo do México, cujas águas com fome de oxigênio ameaçam devastar uma região que fornece 40% dos frutos do mar dos Estados Unidos.

As zonas mortas que se espalham pelas nossas costas são um produto de como chegamos a olhar para nosso meio ambiente. Por tempo demais, usamos nossa água, terra e ar como lixões para os resíduos que geramos. Hoje, estamos lidando com as consequências.

Petróleo, metais pesados, plástico e pesticidas poluem os oceanos e solos do mundo, fazendo com que seja mais difícil e mais caro nos alimentarmos. A queima de combustíveis fósseis transformou o ar que respiramos em uma mistura imunda de gases e partículas minúsculas que se alojam no fundo de nossos pulmões, levando à morte prematura de cerca de 200 mil estadunidenses por ano e fazendo mal à saúde de muitos outros. Todos somos afetados por isso: seja pelo ar poluído que respiramos, seja pela água contaminada que bebemos, seja pela comida que ingerimos, incrementada com substâncias químicas.
POLUIÇÃO2
Muitos acreditam que combater a poluição significa que teremos de refrear o crescimento econômico. Mas, na verdade, é o contrário. Fracassar no enfrentamento da poluição prejudica o crescimento econômico porque prejudica indústrias-chave, destrói os meios de subsistência das pessoas, intensifica as mudanças do clima e custa bilhões de dólares em soluções para o problema.


O custo decrescente da energia de fontes renováveis, como o vento e o sol, já prova de fato que é possível responder à poluição no ar sem desacelerar o crescimento econômico. Países que lideram a substituição dos combustíveis fósseis e caminham rumo a economias mais sustentáveis e eficientes no uso de recursos, produzindo menos resíduos, vão colher os benefícios econômicos e ambientais da atual revolução energética.


Os que escolherem não seguir esse caminho serão deixados para trás para arcar com a fatura da limpeza, que aumentará com a poluição que eles geram. Quando destruímos os ecossistemas que nos sustentam, quando poluímos a água, o ar e a terra com metais pesados, toxinas e partículas nocivas, nós debilitamos nossa saúde e nossas economias — e poluímos as vidas das nossas crianças.


Em dezembro, a ONU Meio Ambiente sediou a terceira Assembleia Ambiental das Nações Unidas, em Nairóbi. Combater a poluição — em todas as suas formas insidiosas e ameaçadoras — estava no topo da nossa agenda. E eu estou incrivelmente orgulhoso de dizer que conquistamos 2,5 milhões de compromissos de governos, da sociedade civil, de empresas e de indivíduos para limpar o planeta.


Mas nosso trabalho está longe de ter terminado. Cada um de nós tem um papel a desempenhar nessa luta. Seja comprando um carro elétrico, reciclando nosso lixo, reduzindo a quantidade enorme de comida que jogamos fora ou se recusando a usar sacolas plásticas quando fazemos compras, todos nós podemos reduzir a quantidade de resíduos e de poluição que acaba indo parar em nosso ar, solo e água. Todos nós temos a responsabilidade de defender compromissos ousados de combate à poluição dos nossos líderes políticos e empresariais.


Meu relatório, “Rumo a um planeta livre de poluição”, define como podemos impulsionar essa transformação. Isso exigirá a identificação dos poluentes mais danosos, o fortalecimento das leis ambientais e a disponibilização de recursos para a pesquisa, monitoramento e infraestrutura mais limpa e verde.


Já sabemos o que acontece quando indivíduos, companhias, cientistas e governos se unem para combater a poluição e a devastação ambiental. Após décadas de um progresso lento, mas estável, a Baía de Chesapeake finalmente está mostrando sinais de melhora. A zona morta está, aos poucos, encolhendo. Populações de peixes, siri-azul e ostras estão começando a se recuperar conforme o nitrogênio, o fósforo e outras formas de poluição vão sendo lentamente reduzidas.


A saúde da baía ainda está precária, mas está melhorando graças ao trabalho de uma dedicada força-tarefa formada por representantes do governo local, de agências federais, instituições acadêmicas, ONGs e empresas. Se pudermos replicar essa abordagem em escala global, então o mundo terá uma chance de derrotar um dos maiores flagelos do nosso tempo.
SIRI

Camiseta feita de plantas e algas vira “comida de minhoca” após descarte

Uma camisa feita de plantas e algas que vira “comida de minhoca” 12 dias após o descarte na natureza. Assim é o novo modelo criado pela marca inglesa Vollebak. Basta enterrá-la em seu jardim ou colocá-la junto ao composto.

A companhia Vollebak ficou famosa no ano passado ao fabricar uma calça resistente à água, fogo e abrasões. Um modelo que promete durar 100 anos. Indo agora na direção contrária, lança um camiseta leve e macia como alternativa às camisetas de algodão.

“O futuro das roupas sustentáveis ​​provavelmente se baseará nos mesmos princípios que essa camiseta. Ele precisa ser cultivada com o menor impacto ambiental possível. Quanto mais fácil de entender, melhor. E não deve exigir muito esforço. A única coisa diferente dessa camiseta é que ela cresce no solo e na água, e é aí que ela foi projetada para terminar também. Tudo que você precisa fazer é lembrar de compostá-la no final de sua vida útil”.

Processo

As algas usadas no processo são cultivadas em biorreatores. Com luz, dióxido de carbono e água, elas crescem rapidamente e são super adaptáveis. Agora, para transformar as algas em uma tinta imprimível, a marca passa a água do biorreator através de um filtro que resulta em uma pasta de algas. Tal pasta é então seca ao sol para criar um pó fino que, posteriormente, será misturado com um aglutinante à base de água para produzir tinta de algas.

“Enquanto procuramos alternativas para o tingimento químico, os pigmentos naturais produzidos pelas algas na forma de carotenóides e clorofilas parecem um dos substitutos mais sustentáveis”, explica a companhia.

Uma das grandes diferenças de um tecido comum para o modelo ecológico é que as cores podem mudar ao longo do tempo. Isso porque assim que entra em contato com o ar, a cor começa a oxidar. De qualquer forma, as instruções de cuidados são as mesmas. A única recomendação é lavar em água fria com o mínimo de sabão possível.
A camiseta também é feita da polpa de madeira extraídas do Manejo Florestal, ou seja, por meio de técnicas com menor impacto ambiental. Eucalipto, Fagus e pinho-alemão são alguns dos gêneros usados na produção. A polpa da árvore é transformada em fibra, depois em fios e finalmente em tecido. Segundo a companhia, toda a madeira é extraída de plantações florestais sustentáveis e certificadas com os selos FSC e PEFC.

 

 

Totalmente biodegradável

Como é feita inteiramente de plantas e algas, a camiseta é totalmente biodegradável e compostável. A velocidade com que a biodegradação ocorre depende do ambiente em que é exposto. Quanto mais bactérias, fungos e calor da terra, mais rápido a camiseta desaparece. Segundo a marca, enterrando no solo, a compostagem pode ocorrer em cerca de 12 semanas. “A camiseta que inicia sua vida na natureza é literalmente projetada para terminar lá também”, diz a companhia.


Mas, atenção, o fato dela ser facilmente biodegradável não significa que ela irá se desfazer durante o uso cotidiano. Apenas quando enterrada no solo, em condições adequadas, às fibras passam a se decompor.

No Dia Nacional do Cerrado, petição pede aprovação da PEC 504/2010


 



Nesta quarta-feira (11/09), Dia Nacional do Cerrado, serão entregues no Congresso Nacional as mais de 560 mil assinaturas da petição pública pela aprovação da PEC 504/2010, que transforma o Cerrado e a Caatinga em Patrimônio Nacional. O ato será realizado durante seminário que marca a abertura do IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado. Com o objetivo de combater o desmatamento e contribuir para a preservação dos povos e modos de vida desses biomas, a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado recolhe assinaturas desde 2016 para pressionar a Câmara dos Deputados a votar pela aprovação desta lei.

Para Isolete Wichinieski, uma das coordenadoras da Comissão Pastoral da Terra, entidade integrante da coordenação executiva da Campanha, a iniciativa é importante não só pelo número expressivo de assinaturas, mas também pelo trabalho de mobilização, conscientização e integração de diferentes organizações e setores da sociedade. “Nós, que atuamos nos territórios junto aos povos do Cerrado, compreendemos a importância da aprovação desta PEC por ser mais um instrumento de defesa e manutenção das vidas e culturas presentes neste bioma’’, afirma.


Cerrado como Patrimônio Nacional

A PEC 504/2010 foi apresentada em 2010 e desde então colocada em pauta diversas vezes na Câmara dos Deputados, mas nunca apreciada. Atualmente os únicos biomas considerados Patrimônio Nacional são Amazônia, Mata Atlântica, Serra do Mar, Pantanal e a Zona Costeira. Mesmo com esse respaldo da lei, o bioma da Amazônia sofre com o alarmante crescimento do número de queimadas e desmatamento em seu território.

Não distante dessa realidade, a região Centro-Oeste do Brasil, quase toda ocupada pelo Cerrado, figura na segunda posição quando se trata da elevação do número de incêndios florestais, apresentando o crescimento de 100% do número de focos de incêndio no comparativo com dados de 2018, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). No início do mês de setembro, por exemplo, o incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, situado no Mato Grosso, destruiu quase 4 mil hectares de sua área.

Reconhecida como a savana mais biodiversa do mundo, no Cerrado vivem cerca de 25 milhões de pessoas. Diversos segmentos de povos e comunidades tradicionais estão presentes no bioma. Entre eles, mais de 80 etnias indígenas, quilombolas, ribeirinhos, vazanteiros, pescadores e quebradeiras de coco babaçu que são considerados guardiões de seus territórios por contribuírem com a conservação dos recursos naturais do Cerrado, como nascentes de rios e reservas legais.

É o que defende a indígena Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul, Erileide Domingues. “Para nós, povos indígenas, o Cerrado é importante pois é nele que está a água, é nele que cultivamos as plantas nativas. Como povo tradicional a gente defende que o próprio alimento está no Cerrado, ele que dá a vida para nós, e isso a gente tenta manter o máximo que podemos para levar e mostrar para as próximas gerações”.

Vale destacar que este bioma abriga oito das doze regiões hidrográficas brasileiras e abastece seis das oito grandes bacias hidrográficas do Brasil. Além disso, é nele que estão localizados três dos principais aquíferos do país: Bambuí, Urucuia e Guarani. Não à toa, é considerado a ‘’Caixa d’água do Brasil’’.



Foto: © Marizilda Cruppe / Greenpeace
Casca Danta, Serra da Canastra

IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado

Brasília será palco da nona edição do Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, que será realizado de 11 a 14 de setembro, no Complexo Cultural Funarte. Com o tema: Pelo Cerrado Vivo: diversidades, territórios e democracia, o encontro conta com uma programação voltada principalmente para debater as pautas prioritárias do Bioma e seus povos e ser um espaço dedicado a diversidade de vozes, culturas e modos de vida de seus povos, comunidades tradicionais e agricultores e agricultoras familiares.

São esperados mais de 500 participantes vindos dos 12 estados onde a savana brasileira está presente – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rondônia, Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí.


O IX Encontro e Feira dos Povos do Cerrado é promovido pela Rede Cerrado e contará com diversas atividades, entre elas, a tradicional corrida de toras, seminários e oficinas que abordarão diferentes temas, atrações culturais e feira com produtos da sociobiodiversidade. Programação completa e mais informações.


Campanha em Defesa do Cerrado

A Campanha Nacional em Defesa do Cerrado surgiu com a união de mais de 50 organizações e movimentos sociais com o objetivo de alertar a sociedade sobre os impactos causados pela destruição do Cerrado no Brasil. A valorização e conservação da biodiversidade e das culturas dos povos e comunidades deste bioma guia a Campanha, que também destaca a relevância do Cerrado no abastecimento de água no país.



Seriema (Cariama cristata), ave típica do Cerrado.
Serra da Canastra, Minas Gerais

Propriedades privadas na Amazônia concentram queimadas

por Observatório do Clima – 
 
33% dos focos de fogo estão em áreas inscritas no Cadastro Ambiental Rural, mostra nova análise do Ipam

As propriedades privadas responderam por 33% dos focos de calor registrados na Amazônia até agora. Em segundo lugar vieram as áreas sem destinação fundiária específica, que somam 30% dos focos de calor – 20% apenas em florestas públicas não destinadas, um forte indicativo de grilagem de terras.

Os números fazem parte de uma nova análise sobre a atual temporada de fogo na Amazônia, separada agora por categoria fundiária, feita pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), com base em dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, de 1º de janeiro a 29 de agosto de 2019.

Clique aqui para ver a nota técnica na íntegra.

Terras indígenas e unidades de conservação são as categorias com menor incidência no ano, registrando 6% e 7% dos focos, respectivamente. Essa análise de áreas protegidas exclui as áreas de proteção ambiental, ou APAs: apesar de serem categorizadas como unidades de conservação, elas apresentam um comportamento similar ao de propriedades privadas, e sozinhas responderam por 6% dos focos no período.

Os assentamentos de reforma agrária responderam por 18% dos casos; contudo, análises preliminares indicaram grande concentração de casos em poucos projetos.

O estudo reforça outra nota técnica sobre o tema lançado em agosto pelo IPAM, estabelecendo a relação entre derrubada da floresta e queimadas. “O principal gatilho desta temporada de fogo na Amazônia não é a seca, mas o pico de desmatamento”, explica a diretora de Ciência do instituto, Ane Alencar, que estuda o tema há mais de duas décadas. “Este ano não é especialmente mais seco do que anteriores.”

Ao comparar 2019 com a média de focos de calor registrada entre 2011 e 2018, todas as categorias fundiárias apresentaram crescimento nos casos, com destaque para as APAs (aumento de 141% em relação à média dos oito anos anteriores) e as florestas públicas não destinadas (126% de aumento).

“Existem 67 milhões de hectares de florestas públicas sem destinação na Amazônia que são patrimônio dos brasileiros, mas que por falta de governança estão hoje à mercê de grileiros e especuladores irregulares de terra. O desmatamento e o fogo que acontece nessas regiões é totalmente ilegal, e devem ser alvo de investigação e ações de comando e controle”, diz o pesquisador sênior do IPAM, Paulo Moutinho.

Clique aqui para ver a nota técnica na íntegra.

(#Envolverde)

Dia do Cerrado celebrado em meio a fogo e desmatamento

O Cerrado deu a Mato Grosso alguns de seus símbolos mais icônicos. O pequi para a galinhada. O sarã e a ximbuva para a viola-de-cocho. A bocaiúva, famosa como chiclete de cuiabano. Mesmo assim, não tem recebido a proteção que deveria dos mato-grossenses. Além de desmatado massivamente de forma ilegal, o Cerrado está em chamas este ano.

Dos 360 mil quilômetros quadrados de sua área original em Mato Grosso, quase metade – 45% – já foi desmatada. No último ano, de agosto de 2017 a julho de 2018, foram quase mil quilômetros quadrados, de acordo com o PRODES, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Isto corresponde a 15% de todo o Cerrado perdido no Brasil em um ano.

 


De acordo com a análise das características do desmatamento realizada pelo ICV, 95% deste desmatamento foi feito de forma ilegal, ou seja, sem a devida autorização da SEMA ou do IBAMA. E cerca de um terço ocorreu em imóveis rurais inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e em áreas contínuas de mais de 50 hectares.

O Cerrado também está queimando demais. Desde janeiro, já foram mais de 6,5 mil focos de calor registrados no bioma. Cartões postais importantes queimam sem trégua há semanas.

Em Chapada dos Guimarães, atrativos como as Cachoeiras Geladeira e Marimbondo foram fechados por conta do fogo. Na Várzea do rio Cuiabá, o Parque Serra Azul já perdeu 100 hectares de vegetação para as chamas. Os parques estaduais Serra de Ricardo Franco e Serra de Santa Bárbara, no sudoeste do estado, também acumulam dezenas de focos de incêndios.

Não há indicações de que a situação do Cerrado mato-grossense irá melhorar no curto prazo. A análise dos dados do DETER, sistema de alertas do Inpe desenvolvido para dar suporte rápido à fiscalização e controle de desmatamento e da degradação florestal, mostra tendência de aumento no ritmo das agressões ao bioma.

Desde agosto do ano passado, foram mais de 3 mil alertas de desmatamento no Cerrado, totalizando uma área de 1.086 km² de vegetação natural destruída. A maior parte do desmatamento – 54% – foi detectada em agosto de 2018 e nos meses de janeiro, abril e maio de 2019.

Ainda que a área total de desmatamento no bioma e a taxa de ilegalidade só sejam conhecidos no ano que vem, quando, normalmente, saem os dados do PRODES para o Cerrado brasileiro, o crescente número de alertas do DETER deveria fazer exatamente o que o nome do dado diz: soar um alerta para todos.

Alertas de desmatamento do DETER no Cerrado mato-grossense entre agosto de 2018 e julho de 2019

Quatro municípios – Paranatinga, Cocalinho, Ribeirão Cascalheira e Rosário Oeste – revezam posições no ranking dos 10 mais críticos em três diferentes análises. Dentro do bioma Cerrado, eles figuram entre os municípios que mais desmataram no ano passado, os com maior número de focos de calor este ano e com o maior número de alertas de desmatamento emitidos pelo DETER.

Isto confirma a tendência de que, neste bioma, o desmatamento é bastante concentrado – o que deveria facilitar o combate a frentes de ilegalidade. Neste Dia Nacional do Cerrado, data criada em 2003 com a intenção de estimular a criação de programas de proteção ao bioma, os motivos para comemorar parecem ter virado fumaça.
(#Envolverde)

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Plástico com autodestruição gera objetos que desaparecem a um comando

Plástico com autodestruição gera objetos que desaparecem a um comando

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/09/2019
Plástico com autodestruição gera objetos que desaparecem a um comando
O polímero deixa apenas uma mancha e um leve cheiro.
[Imagem: Paul Kohl]

Plástico que se autodestrói
Você pode pensar nisso como a reciclagem levada ao extremo - ao extremo de não ser necessária.
Um novo tipo de polímero simplesmente desaparece quando é exposto à luz solar ou a uma luz artificial específica.

O objetivo é construir aparelhos capazes de se autodestruir depois de cumprir suas funções.
"Esse não é o tipo de coisa que se degrada lentamente ao longo de um ano, como os plásticos biodegradáveis com os quais os consumidores podem estar familiarizados," afirmou Paul Kohl, do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA. "Esse polímero desaparece em um instante quando você aperta um botão para acionar um mecanismo interno ou o Sol o atinge".

Kohl afirma que esse material estilo "James Bond" é ótimo para ser incorporado em dispositivos militares e de espionagem, mas ele também vê potencial para aplicações do bem. Por exemplo, os pesquisadores fizeram um epóxi autodestrutivo para criar um adesivo temporário que poderia ser usado em materiais de construção. Terminada a obra, todo o material de apoio desaparece.
Eles também imaginam seu material sendo usado como sensor para monitoramento ambiental.

Depois que os sensores terminarem de coletar dados, não há risco de sujar o ambiente, podendo simplesmente vaporizar.

Polímero que se desmonta
A base do novo material é conhecida como polímero com baixa temperatura teto, que é o ponto em que as ligações químicas principais que mantêm a substância unida começam a se romper.

Muitos polímeros degradam-se quando atingem essa temperatura, mas o processo é lento porque muitas ligações precisam ser quebradas. Este novo material foi projetado para que, assim que uma ligação se rompa, tudo se quebre rapidamente.

Para isso, um produto químico chamado aldeído foi misturado a aditivos químicos que podem tornar o material rígido - para fazer um planador ou um sensor - ou flexível - para fabricar um tecido para um pára-quedas, por exemplo.

A luz solar ou a luz artificial podem fazer com que o material se desmanche. Ou, no verdadeiro estilo espião, um pequeno LED pode ser colocado dentro do objeto para acionar o processo de autodestruição sob demanda. Tudo o que vai restar será um resíduo e um cheiro fraco, que Kohl diz serem dos aditivos que controlam a rigidez do material.

A equipe já usou o material para construir um planador, com uma envergadura de cerca de dois metros. Ele é capaz transportar objetos pesando cerca de 1 kg, mas só pode viajar à noite, ou então se desmancha antes de cumprir sua missão.

Bibliografia:

Artigo: Sunlight photodepolymerization of transient polymers
Autores: Oluwadamilola Phillips, Anthony Engler, J. M. Schwartz, Jisu Jiang, C. Tobin, Y. A. Guta, Paul A. Kohl
Revista: Journal of Applied Polymer Science
Vol.: 136, Issue 9
DOI: 10.1002/app.47141

Os efeitos do desastre ecológico estão cada vez mais sendo sentidos



Os efeitos do desastre ecológico estão cada vez mais sendo sentidos


“Os efeitos do desastre ecológico estão cada vez mais sendo sentidos”. Entrevista com Herve Kempf

IHU

poluição do ar

Herve Kempf é um jornalista francês especializado em meio ambiente. Trabalhou no jornal parisiense Le Monde e é atualmente editor-chefe da revista Reporterre, especializada em questões ecológicas. Algumas de suas obras tiveram grande repercussão, como: Para salvar o planeta, liberte-se do capitalismo (2010) e Como os ricos destroem o planeta (2011).


Mirador Provincial falou exclusivamente com esse notável pensador e referência em sua matéria a nível mundial. Kempf estava de férias no interior da França, no departamento de Lozera, no Sul desse país. Após tentativas frustradas via Skype e outra via WhatsApp, o jornalista nascido em Amiens (150 quilômetros ao norte de Paris) respondeu as perguntas por e-mail.


A entrevista é de Hernán Alvarez, publicada por Mirador Provincial, 26-08-2019. A tradução é do Cepat.


Eis a entrevista.

Você escreveu vários livros. O último é de 2013. Quais foram as questões que mudaram de 2013 para cá, em relação ao capitalismo e ao consumismo?

O que é louco é que, apesar da crise financeira de 2008, que emergiu de uma incrível especulação bancária, o sistema capitalista permaneceu essencialmente inalterável e não é questionado de forma alguma. O que mudou é que as evidências de catástrofes ecológicas se tornam cada vez mais evidentes, ano a ano. O capitalismo se tornou cada vez mais autoritário e repressivo, com líderes como Donald Trump, nos Estados Unidos, Jair Bolsonaro, no BrasilNarendra Modi, na Índia, mas também Emmanuel Macron, na França, que reprime violentamente movimentos de protesto, como os coletes amarelos.

As tensões sociais estão aumentando devido à degradação ecológica, desigualdades que estão se tornando insuportáveis e ataques à liberdade cometidos por regimes autoritários e capitalistas. Revoltas em Hong Kong, Rússia, França com coletes amarelos, Argélia. O movimento juvenil por uma política climática real está crescendo, pelo menos na Europa.


Você escreveu que o capitalismo não pode mais existir. Quais são as alternativas políticas ao capitalismo no século XXI?

Ou o capitalismo autoritário permanece em seu lugar e nos conduz ao caos ecológico, que nos leva a situações sociais muito duras, onde uma minoria dos ricos tentará manter seus privilégios, ao confinar o resto da humanidade à pobreza. Ou podemos sair desse sistema mortal reduzindo bastante as desigualdades e procurando uma economia de baixo consumo de material. A chave seria consumir menos e compartilhar mais.

As ondas de calor na França ajudam a aumentar a conscientização sobre o desastre que este modelo econômico está causando?

Sim, absolutamente. As pessoas estão se conscientizando de que são as mudanças climáticas. Não é mais uma teoria. Tornou-se um fenômeno que afeta a vida cotidiana.


Essas claras advertências ajudam as pessoas a ficarem mais conscientes?

Os efeitos do desastre ecológico estão cada vez mais sendo sentidos, como a onda de calor
na Europa, neste verão de 2019, os gigantescos incêndios florestais na Sibéria (quando fizemos essa matéria, os incêndios na região amazônica não haviam sido deflagrados), inundações na Índia. A sociedade está mais consciente do fenômeno da degradação ecológica e climática, mas infelizmente as classes dominantes parecem surdas e cegas.

Na sua opinião, países como Índia e China devem estabelecer leis para reduzir o crescimento populacional?

Índia e China são grandes países e um europeu não deve lhes dizer o que devem fazer. O melhor que os países europeus têm a fazer é ser o mais ambientalmente amigável possível, para mostrar que a prosperidade e o respeito pelos limites do planeta andam de mãos dadas. Este seria um exemplo mais claro do que qualquer conselho que fosse dado por outros.

Você se considera um objetor do crescimento. O que é isso?

Isso significa que o crescimento econômico não pode continuar. Porque? Porque o que mede o aumento, o produto interno bruto (PIB), não leva em conta o ambiente natural, que se tornou exponencialmente frágil e que os seres humanos devem usar inevitavelmente. O PIB se tornou um instrumento enganoso do estado real da economia, que não pode mais esquecer a natureza. Portanto, buscar seu crescimento é perigoso e prejudicial.

Os meios de comunicação podem mudar a imagem positiva que o consumismo possui?

A primeira coisa que os meios de comunicação podem fazer seria … parar de publicar publicidade! A publicidade é realmente a primeira maneira pela qual o consumismo é imposto a todos.

Sem publicidade, no entanto, o sistema dos meios de comunicação terá que ser transformado, porque a publicidade é atualmente uma das principais fontes de financiamento. Mas, é possível, e realmente traz mais leitores. Na França, somos alguns meios de comunicação, como Mediapart e Reporterre, o site que administro, que vivemos sem publicidade e somos financiados pelos leitores.

Este século é crucial em termos ecológicos?

É vital. E ainda mais as primeiras décadas deste século. Se falharmos em parar rapidamente o crescimento das emissões de gases do efeito estufa e a destruição dos ecossistemas, não tenho dúvidas de que a sociedade humana global entrará em problemas graves.

Como é possível romper o círculo do capitalismo de produção, vendas e consumo?

Não sei. Parece tão poderoso que não vejo uma saída. Mas, em 1988, quem teria dito que três anos depois a União Soviética deixaria de existir?


A classe média está silenciada e ontrcolada em muitos países?

Está muito fortemente influenciado pelos meios de comunicação, que estão em grande parte nas mãos de bilionários com interesses financeiros. Os meios de comunicação a fizeram sonhar com uma melhora no padrão de vida. Então, quando isso não é cumprido e as pessoas começam a desafiar o sistema, é onde se usa a repressão.

O que o cidadão comum pode fazer para mudar essa situação?

Cultivar sua liberdade de consciência e seu olhar crítico. Conseguir o máximo de informações possível dos meios de comunicação independentes das forças financeiras. E se comprometer com movimentos ecológicos, políticos e sociais. Ou pelo menos apoiá-los.

Argentina, agricultura, desigualdade …

Aqui, na Argentina, a agricultura é feita principalmente com muitos herbicidas. Quais são as opções para esse modelo?

A agricultura orgânica está progredindo cada vez mais. Está provando que é uma resposta confiável aos desafios agrícolas. Mas isso, obviamente, implica uma mudança no sistema. Muito menos produtos e máquinas e mais trabalho humano. Essa evolução implica que consideremos propriedades agrícolas com áreas menores, o que sem dúvida implica em reforma agrária. A agricultura orgânica não é adequada para grandes propriedades.

Como um país como a Argentina pode mudar seus problemas de pobreza, sem crescer economicamente?

Não conheço a Argentina o suficiente para dar uma opinião precisa. Mesmo antes da questão do crescimento, há um problema de distribuição de riqueza, porque o nível de desigualdade na Argentina é muito alto, embora menor do que no Brasil e Chile. Idealmente, se deveria buscar um crescimento moderado e estável, com uma distribuição muito melhor da riqueza e um movimento em direção a uma agricultura, transporte e política energética mais amigável com o meio ambiente.


(EcoDebate, 29/08/2019) publicado pela IHU On-line, parceira editorial da revista eletrônica EcoDebate na socialização da informação.

[IHU On-line é publicada pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos Unisinos, em São Leopoldo, RS.]

O Fogo na Amazônia e os Discursos de Internacionalização,


O Fogo na Amazônia e os Discursos de Internacionalização, artigo de Douglas de Castro


Pan-Amazônia

[EcoDebate] A partir do aumento das queimadas na Floresta Amazônica, observamos o surgimento de narrativas que não contribuem em nada para a solução do problema. Uma destas narrativas é a necessidade de internacionalização da floresta ante uma suposta ineficiência de gestão do governo brasileiro e a importância que a floresta tem para o meio ambiente. Nas palavras do filósofo Karel Kosik, a realidade nunca se apresenta na sua totalidade, ou seja, os discursos que são feitos de um lado ou de outro apresentam um caráter pseudoconcreto que escondem os reais interesses de cada ator.

No entanto, uma coisa se pode afirmar quanto ao discurso da internacionalização da Amazônia: ela já foi internacionalizada!

Na década de 1970, os países que compõem a bacia do rio Amazonas celebraram o Tratado de Cooperação Amazônica (assinado em Brasília, em 3 de julho de 1978, pela Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela), que para o professor Christian Guy Caubet, da Universidade Federal de Santa Catarina, trata-se de um caso de internacionalização regional.


Antevendo o aumento das pressões que a comunidade internacional faria sobre a região em razão da crescente conscientização sobre a preservação do meio ambiente iniciada na Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente (Estocolmo, 1972) e as pressões das empresas transnacionais sobre a exploração dos recursos naturais (p.ex., a Fordlândia), os países decidiram firmar o tratado, que entre as razões, descritas no decreto nº 85.050, de 18 de agosto de 1980:


CÔNSCIAS de que tanto o desenvolvimento socioeconômico como a preservação do meio ambiente são responsabilidades inerentes à soberania de cada Estado e que a cooperação entre as Partes Contratantes servirá para facilitar o cumprimento destas responsabilidades, continuando e ampliando os esforços conjuntos que vêm realizando em matéria de conservação ecológica da Amazônia.
Como se nota da linguagem do tratado, a preocupação com a manutenção da soberania de cada país sobre os seus recursos naturais, bem como a exploração dos mesmos deve obedecer este princípio (o que não era novidade à época em razão da Resolução 1803 (XVII) da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 14 de dezembro de 1962, que tem como título “Soberania permanente sobre os recursos naturais”).

Pois bem, não satisfeitos com a assinatura do tratado e ainda preocupados com as pressões internacionais, os países decidiram em 1998 criar a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (Protocolo de Emenda ao Tratado de Cooperação Amazônica), uma organização internacional, dotada de personalidade jurídica internacional, que dentre os seus objetivos estão:

– Discutir, criar e implementar mecanismos, de forma conjunta, voltados para a preservação da Floresta Amazônica (combate ao desmatamento ilegal e gestão dos recursos hídricos e de queimadas, p.ex.);

– Buscar formas de utilização dos recursos naturais da floresta de maneira sustentável e racional;

– Possibilitar o intercâmbio de informações científicas sobre os múltiplos aspectos da floresta;

– Criação de sistemas de transportes, comunicação e monitoramento na região;

– Preservação do patrimônio cultural, principalmente dos povos indígenas da região.


A personalidade jurídica internacional da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica implica na sua autonomia, nos limites do seu estatuto, de engajar diretamente com outros países e organizações internacionais que possam contribuir para a gestão da região e, no caso específico, observado atualmente, no combate às queimadas na região.

O que nos causa perplexidade é a falta de protagonismo da Organização, que foi criada justamente para prover a força institucional necessária para a gestão da Amazônia, ante aos outros atores que emergem neste debate (França, G7, ministério do Meio Ambiente, ministério da Agricultura, etc.). Desse modo, se a Amazônia já foi internacionalizada regionalmente, devemos aproveitar esta força institucional para impedir que discursos sobre a internacionalização completa da região prosperem e, principalmente, que sirva como uma mediadora dos interesses conflitantes que as queimadas despertam (ressalte-se, que sempre estiveram presentes na região) e atue de forma efetiva na gestão econômica e socioambiental da Amazônia.

Douglas Castro: Advogado head da área ambiental e regulatória do Cerqueira Leite Advogados é Pós-doutor em Direito Internacional Econômico pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Doutor em Ciência Política – Relações Internacionais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. LL.M. em Direito Internacional pela Brigham Young University. Professor de Direito Internacional e Relações Internacionais na Universidade Paulista (UNIP). Professor Visitante na Foundation for Law and International Affairs (Washington D.C.)

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 09/09/2019

O Fogo na Amazônia e os Discursos de Internacionalização, artigo de Douglas de Castro, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 9/09/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/09/09/o-fogo-na-amazonia-e-os-discursos-de-internacionalizacao-artigo-de-douglas-de-castro

Na crise ambiental, já estamos lutando pela sobrevivência, artigo de Montserrat Martins


Na crise ambiental, já estamos lutando pela sobrevivência, artigo de Montserrat Martins


crise ambiental

[EcoDebate] Seu emprego, segurança e saúde são fundamentais para a sobrevivência, não são? Pois vários países da Europa, além disso, se preocupam com a subida do nível do mar, causado pelo derretimento do gelo do Polos, que podem alagar seus territórios, como é o caso da Noruega, ou da Inglaterra.

Quando presidentes da França, Inglaterra, Alemanha, Canadá se preocupam com o desmatamento da Amazônia, é porque ela é “o ar condicionado (e não o pulmão) do planeta”, a floresta é essencial para evitar o aquecimento global.

Circulam mensagens no whatsapp contra a Europa, como se nós brasileiros fossemos moralmente superiores. Onde está a superioridade moral de negar a ciência? Aqui no Brasil isso virou uma “guerra ideológica”, mas que não faz o menor sentido porque o presidente da França é de direita, a da Alemanha também, o da Inglaterra mais ainda, aliado do Trump inclusive. O discurso do próprio Trump não negou a gravidade do assunto – atestada pela NASA – mas sim “ofereceu ajuda”.

Amazônia e meio ambiente não tem nada a ver com direita ou esquerda. Os maiores poluidores do planeta são um país ‘de direita’, os Estados Unidos, e um ‘de esquerda’, a China. É quase impossível uma conversa racional sobre o assunto, nesse momento de “obsessão nacional” entre o fanatismo de direita e de esquerda, onde a proteção ambiental vira vítima dessa verdadeira “guerra ideológica”.
“Numa guerra, a primeira vítima é a verdade”, já disse um general. O aumento do desmatamento, observado por satélites de todo o mundo, passa a ser “relativizado” como se não fosse importante, ou como se o importante fosse comparar com governos passados.

Os ambientalistas, atentos ao assunto, sempre se manifestaram, nesse governo, no anterior, e seguirão se manifestando nos próximos. Mas agora o assunto tem sido rebaixado a fofocas, do tipo “a foto do Macron (Presidente da França) sobre o incêndio não era de agora”. Qual a relevância disso, a não ser em nível de “fofoca”? E as fotos divulgadas pelo Presidente brasileiro sobre baleias acusando a Noruega, não eram da Dinamarca? Qual a relevância desse tipo de fofocas, num assunto tão sério? As fotos que realmente importam são as dos satélites, sobre a Amazônia.

Quem está ciente da gravidade do assunto para a vida humana na Terra só teria uma solução para não sofrer: torcer para as baratas. Se a destruição da Amazônia chegar ao nível insustentável, o planeta não será destruído, não haverá é condições para a vida humana, só para as baratas. Pessoas trocam de time, quando o seu está perdendo.

Com o fanatismo direita x esquerda sufocando o alerta ambiental, a única solução de vitória é deixar de torcer para os humanos e passar a torcer pelas baratas.

Montserrat Martins, Colunista do EcoDebate, é Psiquiatra, autor de “Em busca da alma do Brasil”.

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 09/09/2019

Na crise ambiental, já estamos lutando pela sobrevivência, artigo de Montserrat Martins, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 9/09/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/09/09/na-crise-ambiental-ja-estamos-lutando-pela-sobrevivencia-artigo-de-montserrat-martins/.

Estudo indica que extinção das Reservas Legais causaria prejuízo trilionário ao Brasil


Estudo traça cenário do que aconteceria se áreas de preservação obrigatória fossem revogadas. Perda de serviços ecossistêmicos, como regulação climática e proteção da biodiversidade, levaria a prejuízos de R$ 6 trilhões por ano

Por Herton Escobar, Jornal da USP

O que aconteceria se o Brasil abrisse mão de suas Reservas Legais e todas essas áreas fossem legalmente desmatadas? O prejuízo seria da ordem de R$ 6 trilhões por ano — sim, trilhões, com  de tatu.

Esse é o valor total dos serviços ambientais prestados por essas áreas de vegetação nativa, incluindo controle de erosão, produção de chuvas e regulação climática, segundo estimativa de um grupo de cientistas brasileiros. O estudo foi publicado na revista Perspectives in Ecology and Conservation, com o apoio de mais de 400 outros pesquisadores, de 79 instituições acadêmicas, que tiveram acesso ao trabalho e concordaram com os resultados.

As Reservas Legais são a porção de uma propriedade privada que precisa ser preservada com vegetação nativa, conforme determina o chamado Código Florestal brasileiro (Lei 12.651/2012). Esse porcentual varia de acordo com o bioma em que a propriedade se encontra: na Amazônia, é de 80%. Numa propriedade de 100 hectares localizada no Estado do Amazonas, por exemplo, significa que 80 hectares têm de ser obrigatoriamente preservados com vegetação nativa, enquanto que os outros 20 hectares podem ser desmatados para construir casas, plantar soja, criar gado ou seja lá o que for.
Nas áreas de Cerrado localizadas dentro da Amazônia Legal, esse índice é de 35%; e em todo o resto do País, 20%..



.
A somatória disso tudo, segundo os pesquisadores, equivale a uma área do tamanho de Itália, Alemanha, França e Espanha somadas: 167 milhões de hectares de Reserva Legal, o que representa 29% de toda a vegetação nativa remanescente no País.

Agora, junte tudo isso aos mais de 100 milhões de hectares de vegetação nativa em áreas privadas que já podem ser legalmente desmatados — porque não se encaixam em nenhuma classificação de área protegida — e a revogação das Reservas Legais deixaria uma área do tamanho da Argentina (270 milhões de hectares) aberta ao desmatamento.

Um cenário extremo, e potencialmente catastrófico, mas nada fictício. Um projeto de lei (PL 2.362 / 2019) apresentado ao Congresso no início do ano pelos senadores Flávio Bolsonaro (PSL/RJ) e Marcio Bittar (MDB/AC) propunha exatamente isso: revogar todas as áreas de Reserva Legal no Brasil, “a fim de possibilitar a exploração econômica dessas áreas”.

Fortemente criticado, o projeto foi retirado de tramitação no dia 15 de agosto, em meio à crise internacional das queimadas na Amazônia. Ainda assim, os pesquisadores esperam que o estudo possa “embasar outras discussões relacionadas com a conservação da vegetação nativa e da biodiversidade no Brasil”.
.
reserva legal por bioma
.

Serviços prestados

O estudo faz um inventário das riquezas naturais contidas nas Reservas Legais e dos serviços ambientais que essas riquezas prestam gratuitamente à sociedade. Entre eles, 11 bilhões de toneladas de carbono (cerca de 21% de todo o estoque de carbono superficial terrestre brasileiro), que, se liberados para a atmosfera (via desmatamento ou queimadas), contribuiriam de forma significativa para o aquecimento global. “As resultantes emissões de carbono teriam fortes impactos no clima regional e global, com efeitos em cascata, tais como maior erosão, secas, inundações e alterações potencialmente irreversíveis dos ecossistemas naturais”, escrevem os pesquisadores.

Outro ativo importantíssimo é a biodiversidade. “Uma das funções primordiais das Reservas Legais é propiciar as condições mínimas para a manutenção da biodiversidade em paisagens produtivas, onde as áreas agrícolas dominam e relegam a vegetação natural remanescente a pequenos fragmentos ou a faixas estreitas ao longo dos rios”, diz o estudo. “Nessas situações, devido à sua ampla distribuição espacial, as Reservas Legais desempenham um papel crucial no estabelecimento de condições que facilitam os fluxos, aumentando assim a conectividade da paisagem e as taxas de recolonização de espécies.”

Não se trata apenas de proteger bichinhos e plantinhas, mas também de reforçar a produtividade e a resiliência da própria produção agrícola. Os ecossistemas naturais abrigam uma grande variedade de espécies essenciais à polinização e ao controle biológico de pragas nas lavouras. “A ligação entre a presença destes inimigos fundamentais de pragas em terras agrícolas e a existência de vegetação natural nas imediações foi amplamente demonstrada em todo o mundo”, destacam os pesquisadores.
Quem gosta de água e energia elétrica também tem motivos de sobra para gostar das Reservas Legais, já que elas “desempenham um papel crucial para a segurança hídrica e energética do País”, apontam os cientistas. O caso mais emblemático é o da Amazônia: “Os altos níveis de transpiração e evapotranspiração das florestas amazônicas são, portanto, importantes não só para sustentar a própria floresta, mas também para manter a pluviosidade no Cerrado e em áreas-chave de recarga, e também mais ao sul, incluindo vários países da Bacia do Prata. Sem esta vegetação, a segurança hídrica e energética ao sul da Amazônia está ameaçada.”
.

..

.Valorização

Considerando todos esses — e mais alguns — serviços prestados pelos ecossistemas naturais contidos nas Reservas Legais, os pesquisadores usaram estimativas da literatura científica para calcular o valor econômico dessas áreas.

“Com base em valores médios de todo o mundo, um hectare de floresta tropical pode gerar um benefício estimado de US$ 5,382/hectare/ano pela prestação de 17 diferentes tipos de serviços ecossistêmicos, incluindo regulação climática, gestão da água, controle da erosão, polinização, controle biológico, serviços culturais e recreativos, entre outros (Costanza et al., 2014). Para campos naturais e pastagens, em geral, a média global é de US$ 4,166/hectare/ano”, diz o trabalho. “Se simplificarmos e assumirmos que a Amazônia, Mata Atlântica e Caatinga são compostas exclusivamente de floresta, Cerrado e Pampa por campos e savanas e Pantanal por planícies aluviais, a perda de 270 milhões de hectares de vegetação nativa desprotegida (incluindo 167 milhões de hectares de Reservas Legais) resultaria em perdas de cerca de R$ 6 trilhões por ano.”


O trabalho é coordenado pelo ecólogo Jean Paul Metzger, do Instituto de Biociências (IB) da USP, em colaboração com colegas da Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação (Abeco) e do grupo Coalizão Ciência e Sociedade.

“Quando consideramos o rol de benefícios que essas áreas podem prover, tanto para o proprietário quanto para a sociedade, começamos a entender que esses benefícios não são pequenos”, afirmou Metzger, em entrevista à Rádio USP, na manhã desta sexta-feira (6/9). “Eles são altos! Na verdade, em alguns casos você tem mais benefícios mantendo a Reserva Legal do que retirando e avançando com o cultivo da área.”

Ouça a íntegra da entrevista aqui: https://jornal.usp.br/?p=270884


Do Jornal da USP, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 09/09/2019
Estudo indica que extinção das Reservas Legais causaria prejuízo trilionário ao Brasil, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 9/09/2019, https://www.ecodebate.com.br/2019/09/09/estudo-indica-que-extincao-das-reservas-legais-causaria-prejuizo-trilionario-ao-brasil/.

Em 13 anos, as áreas suscetíveis à desertificação no Semiárido são agora quase desérticas e ocupam 13% da região



Em 13 anos, as áreas suscetíveis à desertificação no Semiárido são agora quase desérticas e ocupam 13% da região


IHU
Em 2006, no Semiárido havia áreas suscetíveis à desertificação. Eram 6 núcleos – Cabrobó (PE), Gilbués (PI), Inhamus (CE), Irauçuba (CE), Jaguaribe (CE) e Seridó (PB e RN) – que foram divulgados no Plano Nacional sobre Mudança do Clima, o PAN da Desertificação. Hoje, esses núcleos agravaram em muito a situação de degradação e se tornaram o epicentro das áreas quase desérticas do Semiárido que passaram a existir em pouco mais de uma década. No total, o Semiárido tem hoje 13% do seu território classificada como quase desértica.


É o que apontou o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (Lapis), ligado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal). “O total que a gente chegou de áreas de todo o Semiárido brasileiro, incluindo o Norte de Minas Gerais, está em torno de 13% de áreas quase desérticas, que estão em níveis de degradação muito alto. Mas existem outros níveis intermediários que estão acelerando em função do uso da terra, das secas, em função da ocupação do solo”, assegura Humberto Barbosa, coordenador do Lapis, que coordena um sistema de recepção de dados em tempo real e tem a capacidade de gerar informações da cobertura vegetal na frequência diária. O monitoramento da cobertura vegetal é o principal indicador de degradação ambiental utilizado pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD).
 Imagem de satélite de agosto passado que demonstra a umidade do semiárido | Fonte: Divulgação Lapis  Imagem de satélite de agosto passado que demonstra a umidade do semiárido | Fonte: Divulgação Lapis 
Em julho passado, o Lapis divulgou este dado alarmante, mas houve pouca repercussão nos veículos de comunicação. Talvez, esse fato seja só mais uma prova da pouca importância que a região semiárida, o bioma Caatinga e as famílias que vivem nele têm para o Brasil. Um ecossistema que, em tempos de alterações climáticas mundiais, tem muito a ensinar no quesito produção de alimentos em condições de pouca água e alta temperatura.


Na entrevista abaixo, o professor Barbosa, com formação em meteorologia, mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e doutorado em Solo, Água e Ciências Ambientais pela Universidade do Arizona, discorre sobre as principais vulnerabilidades do Semiárido, em diversas dimensões, que contribuem para a ampliação da degradação a passos largos.


Segundo o professor, tais vulnerabilidades são alimentadas pela ausência de políticas públicas direcionadas para minimizar este processo de degradação. “Políticas públicas não podem ser implementadas se você não tem informações. Pelo menos de conter o desmatamento sem saber quais são as taxas, em que ano esse desmatamento tem acontecido. Então, as áreas suscetíveis, as áreas degradadas que a gente destacou mais recentemente é mais em função de falta de políticas públicas para conter este desmatamento no Semiárido“.


Na entrevista, o coordenador do Lapis também lança um olhar específico para a condição da mulher nos territórios que estão se tornando inférteis e impróprios à vida. Esta questão mereceu destaque no recente relatório do IPCC, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas que busca compreender as mudanças climáticas em curso e conta com cientistas e especialistas do mundo todo.
Neste relatório lançado há dois meses em Genebra na versão direcionada para os formuladores de políticas públicas de todo o mundo, o professor Barbosa coordenou uma equipe internacional e multidisciplinar de pesquisadores para a elaboração do capítulo sobre degradação da Terra. “Foi a primeira vez que o IPCC colocava a questão da superfície terrestre nas emissões. Qual era a contribuição da superfície terrestre nas emissões, principalmente, do metano, do óxido nitroso e do CO2 indiretamente?”, disse ele.


Nascido no interior da Paraíba, com avós sertanejos e uma influência fortíssima de um de seus avós, considerado por ele como “ambientalista por preservar muito a cobertura vegetal no sítio”, o professor Barbosa explicou, de forma didática, como se dá o ciclo de degradação. Tudo começa com o desmatamento, hoje em dia, intensificado pela produção de biomassa, agronegócio e criação de animais de grande porte, como os bovinos, em áreas pequenas.


O relato do pesquisador Humberto Barbosa acerca da vulnerabilidade do semiárido foi feito à Verônica Pragana, publicado por Articulação do Semiárido – ASA, 05-09-2019.

 

 

Eis o relato.

 

2006: áreas vulneráveis à desertificação

Primeiro, a gente participou do PAN de desertificação [Plano Nacional sobre Mudança do Clima], que foi uma ação do governo federal com estados e com agências de Estados pra monitorar essas áreas de desertificação.


Até então, eram cinco núcleos de desertificação espalhados pelo Semiárido e havia interesse do Governo Federal de implementar um sistema precoce de monitoramento de seca, de desertificação e de áreas degradadas.


Até 2006, esse plano serviu como referência para mapeamento das áreas de desertificação. Porém não houve sequência, outras ações para complementar o mapeamento dessas áreas degradadas ou suscetíveis à desertificação. Daí a gente começou tomar a decisão de dar sequência, de continuar mapeando, buscando outras informações.


A partir de 2006, nós começamos a perceber que as áreas do entorno dos núcleos de desertificação começaram a ampliar a degradação neste entorno. A gente começou a melhorar a metodologia, começamos a colocar níveis de degradação, colocamos três níveis. Não eram níveis de suscetibilidade, eram níveis mesmo de degradação a partir da cobertura vegetal.


UNCCD, que é a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, tinha a cobertura vegetal como o único indicador das áreas degradadas. Então, a cobertura era a principal métrica pra dizer se a área estava degradada.


A gente adotou isso também, olhando primeiro a cobertura vegetal ao longo tempo, desenvolvendo metodologia para saber. A gente classificou em três níveis, o nível 3 é o que a gente chama de quase deserto, aquela região que está no nível mais alto de degradação e que coincide com os núcleos de desertificação que o PAN de 2006 mapeou e redefiniu como núcleos de desertificação.

2019: 13% de área quase desértica no Semiárido

 

O total que a gente chegou de áreas de todo o Semiárido brasileiro, inclui o Norte de Minas Gerais, está em torno de 13% de áreas quase desérticas, que estão em níveis de degradação muito alto. Mas existem outros níveis intermediários que estão acelerando em função do uso da terra, das secas, em função da ocupação do solo.

A gente tem uma área, por exemplo, se você pegar o Seridó, que se estende pelo Cariri paraibano e ainda pega parte do Rio Grande do Norte, é uma das áreas que você tem ocupação humana, você tem a produção de serviço para o rebanho leiteiro, É uma área bastante rica no sentido de ter uma produção econômica mas é uma área extremamente degradada nos últimos anos e que as secas e o processo de degradação, de desmatamento e de empobrecimento ali também têm aumentado nos últimos anos.

Primeira vulnerabilidade do Semiárido: a desertificação

O que a gente tem percebido hoje de vulnerabilidade do Semiárido brasileiro, a gente classifica em seis tipos de vulnerabilidades. E, a maior delas ou uma das principais, é a desertificação. A desertificação tem um processo em resposta a vários outros processos que ocorrem no uso da terra.
Hoje, o processo de degradação é muito ligado, principalmente, ao desmatamento da Caatinga. Esse desmatamento ocorre principalmente para a produção de biomassa para gerar energia e a gente tá falando do carvão que vai alimentar as padarias e outros setores produtivos.


Some-se a isso as secas. A gente teve [seca] desde 2011, embora na literatura comece em 2012, mas a gente já tinha percebido sinais de variações de precipitação, ou seja, o regime de chuva abaixo da média, a partir de 2011 até 2016, início de 2017, olhando isso de uma forma mais generalizada.
Então foram quase seis a sete anos consecutivos, seis anos de algumas regiões, até sete anos em algumas áreas do Semiárido, onde a seca foi muito intensa e consecutiva.


A gente não tinha visto um registro de seca que tivesse a intensidade e a permanência dela e isso foi o fator também muito acelerador dessas áreas degradadas.


2012 foi um momento em que a Caatinga teve um momento muito crítico em função não só do uso da terra – desmatamento, queimadas, superpastoreio mas, em cima disso, a ação climática natural. As secas extremas aceleraram os processos. A gente fez um mapeamento em 2012/2013 e percebeu que as áreas aumentaram em uma taxa muito mais intensa do que a gente tinha visto nos outros anos.


Degradação nos estados

Em média, botando a degradação como um todo, colocando todos os níveis, a gente está numa escala média de 23% de todos os estados, incluindo uma parte do Norte de Minas Gerais. Mas, no Nordeste, está em torno de 23% a 27% de áreas degradadas.


Se a gente pegar Alagoas e somar os níveis de degradação, vamos para um nível de 23% a 25%, o que é alto. Quando eu cheguei aqui, há 10 anos, eu comecei a perceber uma mudança no sertão de áreas [degradadas] aumentando. A gente via muito na ParaíbaPernambucoCeará, naqueles estados onde as secas são muito mais intensas, onde o processo de ocupação acontece com mais intensidade.


Foi um dos primeiros sinais que mais me chamou atenção. Quando eu comecei a mapear, foi como Alagoas nos últimos anos, no Sertão alagoano, bem no centro do mapa de Alagoas, tem áreas com processo de degradação muito alto, alguns já chegando quase no último nível. O que foi a nossa grande surpresa. Porque Sergipe e Alagoas eram estados que a gente olhava a degradação no nível baixo, médio em função de secas, em função da ocupação, isto tudo tem acelerado o processo.

 

 

Degradação e IDH



Houve uma preocupação nossa também, mais aqui em Alagoas, de estabelecer as áreas que a gente mapeou de áreas degradadas com o Índice de Desenvolvimento Humano. Não foi nenhuma surpresa que as áreas mais degradadas havia uma correlação alta com os dados censitários do IBGE de índice de desenvolvimento baixo. Então isso também nos preocupou.


A gente queria aprofundar mais isso com os dados censitários socioeconômicos embora para o IBGE não tem essa alta frequência. A escala é municipal, a gente estava trabalhando em uma escala menor do que a do município. Esses são gargalos que a gente espera que nos próximos anos possamos aperfeiçoar e envolver mais a questão socioeconômica.


Mulher, mudanças climáticas e a degradação ambiental

O que a gente tem mais chamado atenção agora, assumindo o papel como líder autor de uma publicação sobre a degradação da terra pelo IPCC, é a questão de gênero nas regiões degradadas.


As mulheres e os jovens são os mais impactados pelas mudanças climáticas, mas também na degradação.


Elas estão nesta região e os homens terminam migrando, mas tem um ponto fundamental que a gente levantou nas referências bibliográficas: elas têm pouco papel na tomada de decisão da terra.
A terra ainda é muito machista, ainda está ligada à decisão do homem: a venda, o conhecimento, a formação técnica é muito colocada para o homem, esquece que a mulher está ali na situação de seca extrema ou alguma situação desfavorável que o homem larga aquela terra mas muita dessas mulheres permanecem.


Mas a transferência de conhecimento ainda é feito para o homem. A decisão sobre a terra é do homem: vou vendê-la, vou buscar conhecimento… é muito centrada no homem. Na verdade já existem algumas áreas fora da América Latina que as mulheres detém um conhecimento e elas foram treinadas exatamente para que elas pudessem, na tomada de decisão, serem mais favorecidas.
O problema não é só elas ficarem com o com problema. É como elas estão preparados para lidar com o problema. Porque elas não têm a tomada de decisão, elas não têm o conhecimento e as variações climáticas extremas e o uso do solo estão deixando essas terras improdutivas. Então, se ela depende da sua subsistência dessa área, ela vai ter que a migrar para outras áreas.


O conhecimento tem que ser melhor direcionado para a questão do problema. Nesta questão, a mulher é a solução.

 

 

Políticas públicas


Até 2006, o governo federal reconhece o PAN de 2006 – de mapeamento de área suscetíveis à desertificação – como uma ação. Uma ação governamental oficial porém depois a gente percebeu que esse mapeamento começou a ser feito independente por agências governamentais com metodologias que não eram equalizados. Cada um dava uma metodologia diferente para mapear essas áreas suscetíveis à desertificação após o PAN de 2006.


Aí, essas iniciativas individuais do IBAMA e outros órgãos governamentais já não tinham esse respaldo oficial de uma ação governamental e as metodologias eram as divergentes e os números também começaram a ficar divergentes. Esse fez com que o governo federal, principalmente em 2012 quando estava numa boa situação econômica e o país tinha reuniões e tratados e acordos internacionais, havia um desconforto do governo federal na questão do Semiárido porque a gente não tinha informações oficiais de qual era o desmatamento, quais eram as taxas de desmatamento do Semiárido.


Tinha as taxas de desmatamento da Amazônia, através do Prodes [realiza o monitoramento por satélites do desmatamento por corte raso na Amazônia Legal e produz as taxas anuais de desmatamento na região, que são usadas pelo governo brasileiro para o estabelecimento de políticas públicas], do Inpe que desenvolveu uma metodologia desde 1988. A gente não tinha, não tem isso do Semiárido, nem por alguma agência.


A gente não tem uma série de informações sobre qual é o desmatamento na região semiárida brasileira. Políticas públicas não podem ser implementadas se você não tem informações. Pelo menos de conter o desmatamento sem saber quais são as taxas, em que ano esse desmatamento tem acontecido. Então, as áreas suscetíveis, as áreas degradadas que a gente destacou mais recentemente é mais em função de falta de políticas publicas para conter este desmatamento no Semiárido. Lembrando que 30% da matriz energética vem da biomassa, da lenha que é tirada da da Caatinga. É o que a gente vê de consenso entre alguns órgãos estaduais, agências, em média 30% da energia do Nordeste vem da Caatinga.


Então, as regiões semiáridas, embora tenham um fórum político que é a UNCCD, que é o orgão das convenções de combate à seca, não despertou para políticas públicas se a gente comparar com a Amazônia, que têm tratamento completamente diferenciado se a gente olhar para políticas públicas nacionais e internacionais.


Se a gente olhar em termos de fragilidades, não só socioeconômica, mas climática, hoje o Semiárido é o que mais é impactado. Porém políticas públicas hoje se você ver e abrir as manchetes dos jornais são tudo direcionados para a Amazônia. Não que não seja importante, mas não podemos esquecer que outros ecossistemas no Brasil estão em altíssima condição de vulnerabilidade por falta de clareza de como vai ser o monitoramento, pra que isso baseie decisões municipais, estaduais e do Governo Federal.


Desmatamento e degradação no espaço urbano

 

A questão da degradação não é só rural no sentido de que o rural hoje é bem diferente do que era há 40, 50 anos mas é também urbano, não pode esquecer que esse uso e ocupação urbano, ele é em função de um desmatamento, de uma ocupação irregular, que as pessoas do campo vieram para essas áreas e se tornaram refém desta situação socioeconômica.


Na maior parte das cidades brasileiras, essas áreas de risco estão localizadas em áreas vulneráveis, são áreas de montanha, de encostas, porque foi devastada a vegetação e foi criada uma estrutura de habitação que não era adequada para isso. Também é uma degradação e uma degradação de origem do desmatamento. Você teve a ocupação indevida daquela área para suprir uma carência habitacional.

 

 

O primeiro passo é retirar a vegetação…

O processo começa quando removo a vegetação, essa vegetação já começa a influenciar nas condições de clima. A umidade da vegetação faz com que você harmonize aquela área. Com a vegetação, dá um certo equilíbrio ecológico. Você remove essa vegetação aí você já começa a alterar na umidade, na temperatura dessas superfícies. As chuvas já começam a não se distribuir igualmente, ficarem mais fortes em algumas áreas que a gente chama de enxurrada.


Essa intensidade, esses pulsos de chuvas aumentam em algumas áreas mais do que outras e esses pulsos começam arrastar o que a gente chama de nutrientes desse solo, que já é um solo, de certa forma, impactado pelas condições de Semiárido e se remove esses primeiros nutrientes. Outras chuvas vão vindo e as temperaturas vão aumentando.


Então você começa também a fazer com que o lençol freático altere a localização. A evaporação desse lençol freático vai criando uma pequena camada, que a gente chama de sais, que vão ficando em cima da crosta do solo. Na próxima chuva, a água não percola. Então, você começa a gerar erosão. Tudo isso são os processos que acelera a degradação e desertificação. Naquele solo pode chover, mas ele não responde.


Além disso, nos últimos anos, o processo de desmatamento se soma à queimada e ao superpastoreio, que é quando você começa a criar animais de grande porte em áreas pequenas. O problema não é criar animais, o problema é a quantidade de animais numa área pequena e eles vão compactando o solo, degradando esse solo.


Com isso, você acelera o processo de perda de nutrientes. Porque o solo é uma coisa viva, a gente sempre acha que é a vegetação, mas o solo tem nutrientes e micro-organismos que precisam desta vegetação para ter equilíbrio ecológico.


À medida em que a gente tira essa vegetação, a insolação que é muito alta na região Nordeste do Brasil aumenta esta temperatura e os nutrientes morrem. A gente chegou, há dois anos, a medir a umidade do solo no sertão de Alagoas e eu cheguei a pegar temperatura de 50º com termômetro de solo, queimava a minha mão. E não há pequenos organismos que sobrevivam por 50-60º Celsius.

 

 

Contribuição do agronegócio

A retirada da vegetação típica, nos últimos anos, [também acontece] pela ocupação, pelo uso, pelo aumento da população. Isso é uma outra questão. Sempre uso essa referência. Há um século éramos dois bilhões, um pouquinho mais. Hoje somos sete bilhões. E, em 2050, que não tá muito longe, seremos nove bilhões. Ou seja, o número de boquinhas para alimentar tem aumentado e isso traz também uma certa demanda, uma pressão para intensificação da agricultura, que é um outro ponto que também tem feito que a degradação aumente. Essas áreas desmatadas algumas delas são também utilizadas na agricultura para a produção de alimentos.


A agricultura nossa, no geral, não é sustentável não só pelos fertilizantes, mas pela forma como é a produção de alimentos. Quando as monoculturas são instaladas não tem problemas, mas como o passar do tempo ela começa a extrair um dos nutrientes. A cana-de-açúcar, por exemplo, começa a extrair um determinado nutriente e os demais começam a se exceder e isso vai empobrecendo aquele solo. Esse é um dos problemas, além de algumas delas ter um consumo de água muito alto.


Tem a questão da monocultura para gerar energia, no momento em que a gente tem uma população crescendo, quando a segurança alimentar vai ser decisiva porque você vai ter condições climáticas menos favoráveis a esta agricultura.


Você transformar [o cultivo] em energia é uma questão ética e uma questão também de políticas públicas de como a nossa alimentação vai trazer estas questões de como pegar a cana-de-açúcar para produzir energia. Isso a curto prazo é extremamente rentável economicamente e não tem ainda impacto nas emissões mas, daqui a 50 anos, eu não sei se o modelo tecnológico que a gente tá adotando para transformar a cana-de-açúcar em etanol se vai ser possível em face das alterações climáticas e em face da segurança alimentar e da ética. Em países como a China não se permite você extrair energia de milho, da cana-de-açúcar.

 

 

A Caatinga, único ecossistema adaptado às variações climáticas


O código genético da Caatinga tem uma informação que, certamente, precisa ser melhor explorado que é a informação de como essa vegetação se adaptou – essa palavra adaptação é muito importante – a esses extremos de clima.


Você tem um ecossistema aqui no Brasil que, há séculos, vem na adaptação destas variações de secas, que sempre tiveram, sempre foram recorrentes, desde o tempo de D Pedro II.


Ela tem uma informação genética e como essa informação pode ajudar a agricultura que vai ser desafiada porque as alterações climáticas vão trazer menos chuvas, mais altas temperaturas, isso a gente não está falando do Semiárido, tá falando da região centro-sul. E quem melhor se adaptou em termos vegetativos foi a Caatinga, não tem outro ecossistema que tenha enfrentado essas variações climáticas naturais e, agora, antrópicas, se não a Caatinga.


Então destruir a Caatinga é perder esta informação genética de como ela se adaptou, o que fez algumas espécies se adaptarem tanto às transformações tão bruscas e ela continuar ali ainda resistindo.


Quando falamos do conhecimento, esta região semiárida é uma área muito vulnerável. A gente não sabe as áreas onde estas espécies estão suportando melhor estas condições de variações climáticas ou que espécies poderiam estar ajudando a gente a entender e adaptar outras cultivares, principalmente, com a questão da agricultura resistente a baixo volume de chuvas e a altas temperaturas.

 

Vulnerabilidade institucional


A outra vulnerabilidade é institucional. As nossas agências governamentais, estaduais, todas estas agências que estão na região semiárida brasileira elas são muito vulneráveis, ainda não conseguem atender a necessidade que, nas próximas décadas, de como essa população retirar a sua sobrevivência desse solo que está em condição degradada, que tem alterações climáticas, ou seja, diminuição das chuvas, vários problemas que você precisa ter transferência de capacitação técnica que agências locais teriam que estar fazendo isso.

(EcoDebate, 11/09/2019) publicado pela IHU On-line, parceira editorial da revista eletrônica EcoDebate na socialização da informação.


[IHU On-line é publicada pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos Unisinos, em São Leopoldo, RS.]